Moda  •  21 jan 2009

Fashionistas, tremei!

Ontem foi um grande dia para a humaninade: Barack Obama, tomou posse, lindo e com uma responsabilidade que nunca nenhum ser humano jamais teve. A primeira dama estava lá ao lado dele, linda e questionavelmente elegante. Mas enquanto isso, lojas, empresas, indústrias e centenas de milhares de empregos são perdidos a cada dia, o que torna a missão do moço, cada vez mais difícil.

Onde a moda entra nisso? Nessa onda de demissões e falências, o mundinho fashion estremeceu e agora revê seus conceitos, excessos e prioridades.

20090120_obamagirls_560x375Resolvi fazer esse post, pra associar essa crise política ao mundo-fashion em que vivemos. Se Obama será  a solução para os problemas, espero que sim, a esperança é grande, mas caso não seja, a decepção será maior ainda.  Mas Se depender de Michelle Obama, Isabel Toledo e Jason Wu, estilista relativamente-não-muito-famosos foram alçados ao sucesso, fama e consequente fortuna. E se depender das meninas-Obama, a J.Crew continua soberana na categoria.

obama-michelleAgora veja abaixo a quantidade de empresas que, ou decretaram falência, ou demitiram centenas de funcionários, ou fecharam lojas ou simplesmente deixaram de desfilar  nas fashion weeks worldwide.

A Burberry vai demitir 500 de seus funcionários; Chanel demitirá 200; a Sak’s 1.100; a Neiman Marcus mais 375; a inglesa Marks & Spencer demitirá 1.230;

1Betsey Johnson, Peter Som e Sass & Bide não desfilarão mais no Bryant Park no próximo NYFW; que na última edição teve 80 estilistas desfilandos nas tendas, mas dessa vez o quórum caiu para 52. A Topshop atrasou em – no mínimo – 6 meses a abertura da sua primeira e tão aguardada loja nos EUA; Alexander Wang e Marc Jacobs cancelaram suas after-parties na NYFW; A revista Cosmo Girl encerrou suas atividades; e revistas como Vogue e Allure perdem cada vez mais e$paço de publicidade.

2A Searle, tentou vender suas lojas, não conseguiu, aí pediu falência; a gigante Macy’s está fechando 11 das suas lojas nos EUA; a menina russa Kira Plastinina que tinha intenção de dominar a América com centenas de loja da sua modinha de gosto duvidoso, quebrou todas e só vai manter apenas 1 delas nos EUA; já Alessandro Dell’Acqua  e Sergio Rossi fecharam todas suas lojas no país e rumaram de volta para la dolce Italia.

31A crise tá na moda? Essa moda veio pra ficar? Que cafona…

Anterior
Próximo
Comente Aqui

3 comentários em "Fashionistas, tremei!"
  1. Ana Luiza
    22 jan 2009 // 14h19

    É triste , muito triste
    tudo que tenho a dizer sobre esse fato terrível e que a minha temporada de compras nos EUA em Julho não será mas a mesma! Help Me!!!!!!