AS MAIS
LIDAS!

Inverno 2018: Dicas pra harmonizar massa e vinho!

28/06/2018  •  Por Rodrigo  •  Vinho

Enfim, o inverno, e com ele vem aquela vontade de caprichar num almoço ou jantar com comidas mais elaboradas e cheias de sabor. É super comum, para essa época do ano, escolhermos pratos mais ricos e de sabores marcantes e acolhedores e, é claro, com um bom vinho para harmonizar e fazer da refeição algo especial!

Se esse tipo de harmonização parece fácil, saiba que é preciso ficar de olho em alguns detalhes importantes para que a comida e o vinho se completem e que não deixem o sabor de um atrapalhar ou anular o do outro.

Sendo assim, decidi começar uma série de posts com dicas de harmonização de vinhos com comidas clássicas de inverno. Então, para começar, vamos de massa, que além de ser algo que a maioria das pessoas gosta, ainda tem a questão da praticidade, afinal, quem não curte uma massinha, seja ela qual for, numa noite mais fria?

E que vinho combina com massa? Isso depende, pois o que realmente vai determinar o sucesso da harmonização são os molhos ou recheios. Molhos mais encorpados, untuosos e fortes vão precisar de um estilo de vinho mais intenso, ao passo que molhos mais simples e leves, certamente se beneficiarão com vinhos um pouco mais delicados.

Sem mais delongas, vamos às dicas de vinhos que vão cair bem com as massas mais conhecidas. Lembrando que a Grand Cru, nossa parceira de eventos, está com 15% off em todo site para quem usar o cupom FASHIONISMO10GC.

 

MOLHO DE TOMATE

Certamente o tipo mais conhecido e super simples de fazer. Do spaghetti ao ravioli, quando o assunto é molho de tomate, temos que levar em conta a acidez natural que ele tem. Portanto, o melhor é optar por tintos frutados, de sabor delicado e corpo mais leve para não “atropelar” o gosto da massa. Os Chiantis são sempre uma excelente opção, assim como Merlots mais leves. Agora que tal um italiano feito com a uva clássica dos Chiantis, mas com um toque de Merlot?

Poderi Dal Nespoli Fico Grande Romagna 2016: Feito com a uva Sangiovese, esse delicado tinto leva 5% de Merlot, responsável por dar mais maciez ao vinho. Fresco, floral, com aromas de cerejas e frutas secas, corpo leve, poucos taninos e acidez gastronômica. Italiano perfeito para massas, melhor que ele, só o preço! Tem dele aqui.

Bolonhesa

Massas com molhos à base de carne também são muito tradicionais e vão bem em diferentes tipo de massa. Tanto o bolonhesa, presente na gostosa macarronada de domingo, quanto o suculento e reconfortante ragú, ambos precisam de um tinto com um pouco mais de corpo e taninos para oficializar um casamento perfeito com a carne. A América do Sul produz ótimos vinhos para essa harmonização com uvas como a Cabernet, Malbec e até Shiraz.

La Flor de Pulenta Cabernet Sauvignon 2017: Ótimo Cabernet argentino para qualquer molho de carne! Cassis, ameixa, baunilha e ervas são fáceis de perceber no nariz, já na boca tem um traço mineral bem interessante, madeira e um final levemente mentolado. Muito gostoso e fácil de harmonizar! Aqui você acha ele.

MOLHO DE QUEIJOS

Esse tipo de molho vai bem com massas mais densas, como as recheadas e gnocchi. Como tem mais gordura por causa do queijo, uma boa alternativa é procurar por um vinho branco de bom corpo e acidez para cortar o peso do queijo e limpar o paladar. Geralmente os Chardonnays envelhecidos em madeira cumprem bem esse papel.

Escorihuela Familia Gascon Chardonnay 2017: Delicioso Chardonnay argentino, perfumado e cheio de frutas tropicais, abacaxi em calda e maça verde no nariz. Na boca tem médio corpo, boa acidez e um sabor levemente doce e amanteigado. Vai muito bem também com massas ao molho carbonara. Tem dele aqui!

Frutos do Mar

Pra quem não abre mão de frutos do mar em qualquer época do ano, pode ficar tranquilo que um bom espumante eu até um rosé geladinho são tudo que você precisa pra se deleitar com massas com camarões, mexilhões, lagostins e por aí vai…

Victoria Geisse Vintage Rosé: Já que espumante e vinho rosé vão bem com frutos do mar, imagina um espumante rosé mais que top! Elaborado através do método champenoise por uma das melhores vinícolas do Brasil, o Victoria já encante no visual. Sua bela cor de salmão e seu perlage finíssimo abem espaço para aromas de framboesas e romã maduro, além de uma textura cremosa com suas borbulhas que explodem e fazem carinho na boca. Excelente! Tem dele aqui.

Espero que tenham gostado das dicas. Semana que vai tem mais sugestões de harmonização com pratos de inverno. Qualquer dúvida ou sugestão de prato, é só deixar um comentário. E quem quiser aproveitar nosso código FASHIONISMO10GC, é até dia 30, às 23:59h.

 

 

 

 

 

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

5 Comentários
  1. Laíse - 28/06/18 - 14h05

    Muito bom!!!

    Responder
  2. Ludmila Assumpção - 28/06/18 - 23h02

    Amei o Victoria, preço ótimo inclusive. Entrou pra lista.

    Responder
  3. Ana Luiza - 03/07/18 - 14h01

    Amei esse post!! Pra mim massa pede um vinhozinho sempre!

    Responder
  4. SILVIA ELAINE DA SILVA - 05/07/18 - 13h46

    Adorei! Vou salvar pra consultas posteriores

    Responder
  5. Vitória Gonçalves - 08/07/18 - 18h31

    apesar de ainda não ser a maior apreciadora de vinhos, acho que com massas+frio combinam demais! amei as indicações

    Responder