AS MAIS
LIDAS!

Como ter um blog

27/03/2017  •  Por Thereza  •  Pense

Entra na internet, cria um nome, registra um domínio, se cadastra no wordpress e compartilha o que você ama.

Resolvi falar sobre blogs hoje, porque o Fashionismo completou 9 anos ontem e me deu vontade de falar! Ao longo dessa quase década e mais de 7.100 posts publicados, uma certeza: eu faço o que amo. E, ao longo dos últimos anos, tenho buscado cada vez mais defender esse veículo blog. Amo quando tem post novo de amigas blogueiras, fico triste quando blogs param de ser atualizados, torço por uma nova geração se formando e busco incentivar quem deseja ter – ou voltar a ter – seu domínio na Internet.

Ao longo dos últimos 5 anos, vimos a invasão das redes sociais, a hegemonia do Instagram e sua vida perfeita e editada, a presença generalizada do Facebook e “no que você está pensando”. Tem também o Twitter e suas adoráveis aleatoriedades e até mesmo o Pinterest e seu mundo cor de rosa (pantone 13-520 tcx). Junto a isso, vimos o Youtube se transformar de lugar para ver vídeos aleatórios, para ser palco de um verdadeiro reality show, show!

O que difere o blog disso tudo? É que, enquanto em todos esses acima, você é /algumacoisa, no blog você.é.com.br. Literalmente falando, é o seu domínio, é seu e pronto. Se um dia o Mark Zuckerberg quiser virar um monge tibetano e desligar os servidores do Vale do Sílicio, seudomínio.com.br seguirá intacto. Ok, isso não é suficiente, eu sei, mas se você seguir criando bom conteúdo, de forma genuína, autêntica e interessante, você será lida/vista/assistida.

Digo isso, porque enxergo o blog como a origem de tudo, a base, a sede do seu conteúdo. É lá (ok, aqui) que falaremos das coisas, compartilharemos nossos textos, ideias, novidades, looks. Uns chamam de revista digital, outros de portfolio online, ainda tem aqueles que falam site ou portal, mas o blog é um veículo de informação na internet, um local pra você falar sobre o que ama, domina, o que você quer compartilhar com o mundo. As redes sociais são uma forte ferramenta, mas complementam o tal conteúdo do blog, umas de forma até mais relevante, mas o legal do blog é que ele pode ir além dos 140 caracteres do Twitter ou 24 horas do Snap/Stories, um blog pode ir bem além.

Vez ou outra me perguntam o que fazer pra ter um blog (nem vou mencionar a palavra sucesso ou não, porque isso vai depender de outros fatores e também do ponto de vista) e eu amo falar sobre isso, defender esse universo e querer cada vez mais e mais gente blogando. Enquanto Instas e Faces andam tentando definir o que vemos, é tão bom ter a autonomia de poder entrar no www que bem entender. Acredite, esse movimento de ter o conteúdo livre e independente – como era 5 ou 7 anos atrás, está voltando. Ainda bem, afinal, pagamos a internet pra ver o que a gente quiser e não o que o Mark definir (Mark, please, não diminui meu alcance orgânico, hein).

E voltando à pergunta sobre como fazer um blog, talvez a resposta não tenha fórmula, mas seja mais simples que se imagine: fale sobre o que você ama. Ama moda? Fale sobre ela. Adora sapatos e bolsas? Blogs de nicho tem um alto alcance. Gastronomia, decoração, coisas saudáveis, imagens bonitas, poesia, ter blog é gratuito e o retorno não tem preço, acredite.

Quando me perguntam como ter ~criatividade pra manter um blog com muitos posts e sempre atualizado. A resposta é igualmente simples, se afogue em inspiração. Sério, se rodeie de ideias, seja uma revista, um programa, uma ida ao shopping, uma amiga descolada. As minhas ideias de posts vem do dia a dia, do que vejo, intuição, de uma sensibilidade que fui apurando com o tempo. Afinal, falo do que eu amo, portanto vem tudo natural e totalmente incorporado ao meu dia a dia. E justamente por isso que gosto de ler blog de gente na 1a pessoa, se eu gosto de alguém, eu quero saber o que ela curte, o que ela pensa e até o que ela compra #influenciadadigitalmente.

E o mais legal de ter seu blog, não é só compartilhar ideias, mas sim TROCAR ideias. Os blogs começaram fazendo sucesso 10 anos atrás justamente por isso, a gente lia um post e sabia que tinha uma pessoa tão real e amiga quanto você disposta a trocar ideias e isso é incrível.

Se o mundo como um todo está em plena transformação, acredito que esse movimento pela volta dos bons tempos da vida real retorna com tudo. Assim sendo, espero ver uma nova geração de blogs, blogueiras e gente na internet disposta a falar de coisas, pessoas ou, simplesmente, trocar ideias! Sem nenhuma pretensão, mas com altas expectativas.

Se você pensa em ter – ou voltar a ter – um blog, o que eu posso falar é: faça, se jogue, vai dar certo. E você, que não quer ter, mas acompanha blogs (“antigamente eu lia tantos, hoje são poucos”, eu recebo muito esse tipo de comentário, entendo e fico triste, pois também sinto essa falta), leia mais, se abra para outros, veja o blogroll, isso vai ser muito legal e sem dúvida reforçará esse ideal.

Nesses 9 anos, já fiz muitos posts falando do universo dos blogs e suas transformações e afirmações, mas hoje fico muito feliz em ver que nessa década, o tal do boom passou e hoje vemos bons clássicos, gratas surpresas e uma nova geração disposta a seguir compartilhando ideias, simples assim!

E você, enquanto leitora, o que gosta de ver em blogs? E enquanto blogueira, o que tem pensado? Se curtirem o tema, podemos ter uma tag fixa sobre pra gente trocar ideias e saber de todos os lados!



Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

92 Comentários
  1. Luanne - 27/03/17 - 15h17
    Eu gosto de sentir que estou lendo o que a pessoa (blogueira) realmente gosta/gostou.
    Responder
  2. Monica - 27/03/17 - 15h24
    Parabens, Therezaa!!
    Amo tanto aqui, Me sinto em casa e conversando com uma amiga.

    Bjos!

    Responder
  3. Leticia - 27/03/17 - 15h29
    AMO a ideia de transformar esse assunto em tag fixa! Tenho um blog há dois anos que é alimentado só por amor hahaha não tem retorno, é só gostoso de fazer :purple_heart: e amo aprender mais sobre o assunto!
    Sobre não acessar tantos blogs mais, minha solução foi o leitor de feed! Antes usava o feedly, agora uso o bloglovin. Tenho vários blogs cadastrados, entro lá uma vez por dia, leio o que me interessa, passo o que não me interessa, fico feliz e informada :grin:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h35
      Feed é vida! Recomendo pra todo mundo que perdeu o hábito de ler blogs, pq lá você pode concentrar conteúdo de blog, site, revista! Mesmo a gente perdendo o pageview, o que importa mesmo é ter o prestígio :)
      e eu tb cansei de cad viu hehehe
      Bjs!
  4. Jakeline Andrea de Melo Souza - 27/03/17 - 15h56
    Parabéns pelos 9 anos do blog The! Disparado o melhor de todos. O que me desperta interesse em ler do começo ao fim todos os posts, que me faz rir, que me faz pensar, que me emociona e influencia digitalmente. Você é brilhante. Não perca essa essência que é a escrita. Hoje em dia tem tantos blogs tão vazios e mal conduzidos que mal consigo ler um parágrafo. Como já disse em outro comentário: você seduz o leitor e isso é uma dádiva. Num mundo digital de imagens vazias eu passo com a barra de rolagem rapidão e zaz. Mas o fashionismo não… o fashionismo é biscoito fino. Sucesso pra você linda… que a deusa lhe cubra de bençãos e prosperidade. Todo amor do mundo para você. Como fã do seu trabalho e tiete no melhor grupo te considero a rainha dos blogs então: GOD SAVE THE QUEEN!!!!!!!!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h33
      No dia que estiver triste, virei aqui e lerei seu comentário!!
      MUITO obrigada!
      Bjsss
  5. Vanessa Joaquim - 27/03/17 - 16h17
    Que post mais fofo!! Parabéns pelos 9 anos!!
    Responder
  6. Iasmine - 27/03/17 - 16h18
    Parabéns pelos 9 anos de blog, The! Sou jornalista e te acompanho há muuitos anos. Você é uma das minhas inspirações para novos conteúdos, muito obrigada!! :heart:
    O que eu mais gosto dos blogs é justamente essa autenticidade de lermos um conteúdo escrito por alguém que entende do assunto e tem opinião pra dar. Esse é o diferencial pelo qual vc cresceu: conhece do assunto, sabe o que diz e tem propriedade! Parabéns, de novo! :kiss:

    Ah, curti muito a ideia da tag fixa!

    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h33
      Vai super virar uma tag fixa, já estou com vários temas!
      Bjs e obrigada pelo carinho!
  7. Ah, super me identifico! Tb não troco meu blog por rede social nenhuma e sou super a favor desse retorno… adoro te acompanhar por aqui. (:
    Responder
    • dai - 27/03/17 - 20h01
      Flavia linda e estilosa seu blog é um que sigo a dois anos e adoro seus Look Du Jour :heart:
    • Thereza - 31/03/17 - 14h32
      Oi Flávia! Que alegria receber um comentário seu! Admiro muito seu trabalho, você arrasa! Parabéns e mais sucesso!
      Bjss
  8. Daiane - 27/03/17 - 16h23
    Nossa eu tbm prefiro mil vezes os blogs…mas aquele que e atualizado pela própria blogueira…q eu sinta q é pessoal. Antes eu tbm olhava varios blogs por dia, mas agora quase ninguém atualiza, e qdo atualiza q com propaganda. O youtube está com tudo, mas nem sempre da para parar e ver um vídeo, as vezes e melhor e abrir um blog, tipo o seu que sempre está atualizado e cheio de informações. Uma outra coisa que eu amava ver era os looks do dia..mas look de verdade, não aquele que teve q vestir a roupa de uma loja..enfim, gostava de qdo era tudo natural. Eu amo os blogs..tanto q fiz um, não atualizo como gostaria, mas sempre q posso vou lá dar minha opinião sobre alguma coisa. Bjos e adorei o post!!
    http://senhoritadoslacos.blogspot.com.br/
    Bjos
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h31
      Penso super igual e busco manter o Fashionismo sempre atualizado e, logicamente, na 1a pessoa :))
      Bjs!
  9. Biessa - 27/03/17 - 16h34
    Amei, Thereza. O que mais gosto no seu blog é que, embora de sucesso, vc não perdeu sua essencia. A gente sabe que tem um trabalho dedicado ali e os posts pagos são bem sinalizados. Não me sinto enganada por vc, como me sentia por outros blogs. Que venham mais anos de sucesso!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h30
      Muito obrigada, Bi! Busco ser a mais transparente possível e, mesmo os posts publicitários, são muito bem recebidos por vcs, afinal, eles fazem parte e funcionam pro Fashionismo ser uma empresa e eu poder me dedicar 100% a ele, mas tudo com muito cuidado!
      Bjs!
  10. Ellen Medeiros Cunha - 27/03/17 - 16h49
    The! Postei um desabafo ontem no blog sobre exatamente isso. Me vejo cada vez mais falando pras paredes na blogosfera e confesso que isso acaba um pouco com a auto estima hahaha, você tem uma mega comunidade de pessoas que ainda leem e isso é o nosso combustível. Não sei até que ponto conseguimos manter um blog bem atualizado sem tanto combustível como era antes :( Tô bem confusa se continuo ou não com o blog!
    Responder
  11. Ana Vieira - 27/03/17 - 17h22
    Amo quando os posts tem uma linguagem que parece que a autora ta conversando com você pessoalmente. E acredito que um dos grandes diferenciais para fazer acompanhar um blog é a atualização do mesmo, é muito triste quando demora mais de 1 mês para um novo post.

    Enfim, sorry pelo textão rs

    Amo ler e acompanhar o fashionismo ❤

    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h29
      E estamos conversando mesmo, um dia vou fazer um post falado pra parecer mais ainda papo de amiga hehee :)
      Bjs!
  12. Stefani Souza - 27/03/17 - 17h48
    Maravilhosaaaaa… :heart_eyes: :heart_eyes: dona do melhor blog. :smiley: :smiley:
    Responder
  13. Mônica Marques - 27/03/17 - 17h58
    Adorei o incentivo!! É muito trabalhoso manter um blog sempre atualizado e interessante, e as vezes a motivação diminui, mas gosto muito de poder compartilhar e opinar sobre as coisas que eu gosto! Espero um dia chegar tão longe como o fashionismo completando muitos anos de blog.
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h28
      Oi Monica, é muito trabalhoso mesmo! E tb rola desmotivação e é natural, especialmente pq a gente mexe com criatividade, então não dá pra forçar, mas acho que isso acontece e faz parte, como disse no post, só se cercar de coisas legais e inspiradoras, que tudo regulariza! E torço por você, pode contar comigo!
      Bjs!!
  14. luciana* - 27/03/17 - 17h58
    Você é um dos poucos blogs de moda que acompanho no Brasil. Morro de tédio de OOTD que proliferam por aí, um desfile de labels sem nenhuma personalidade, um monte de fashion victims que parecem ter sido montadas por uma vitrinista. Gosto de conteúdo, gosto de sentir que não sou apenas mais uma potencial presa para um publieditorial. Parabéns pelo seu trabalho tão autêntico. <3
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h27
      Obrigada! Fico feliz que vc segue acompanhando!!
      Bjs!
  15. Marianna Portela - 27/03/17 - 18h13
    Blogs <3

    Bom ter você sempre por aqui, The! :)

    Responder
  16. Daiana - 27/03/17 - 18h36
    Parabéns The! Adoro o fashionismo e continuo lendo o blog porque acredito que a curadoria e o conteúdo foram melhorando conforme o tempo. Acho que isso faz parte do seu amadurecimento como pessoa e ele demonstra muito isso, ele demonstra quem tu és. Nesse período em que leio blogs, já faz um tempinho, deixei de ler muita gente no mundo da moda porque a maioria perdeu a essência pessoal, na área de bem receber muito gente parou de blogar, na temática de gastronomia achei que melhorou muito com o youtube, assim como o pessoal que se dedica ao faça você mesmo de qualquer área… Então, para mim, é bem pessoal. As diferentes plataformas ajudam, se as funcionalidades são bem exploradas, e se a essência do que deu certo no início não se perdeu. Beijos.
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h26
      Oi Daiana, muito obrigada! Acho que é justamente isso que voce falou, sempre buscar amadurecer o conteúdo e até mesmo pela nossa experiencia. E também acho que todas essas plataformas podem coexistir, cada uma com sua funcionalidade e estilo. Todo mundo me pergunta pq não faço canal, não faço pois acho que não é minha praia e algo que eu não domino tao bem quanto escrever e, nessa altura da vida hehe, pra fazer uma coisa preciso fazer bem feito :)
      bJS!
  17. Stella - 27/03/17 - 19h19
    Thereza,

    Amei demais o post! Exatamente nesse segundo, to preparando o planejamento do meu blog. Fui inspirada por tantos blogs legais e sempre amei escrever e compartilhar coisas com as minhas amigas. A ideia de ter um grupo de amigas ainda maior, me encanta :) há pouco tempo atrás fiz um workshop com a Amanda do Starving e tive ainda mais certeza disso! Quando o meu blog estiver pronto, te envio! :)) obrigada por ser inspiração para taantas garotas como eu! Beijooo

    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h23
      Oi Stella, envia sim! Adoro conhecer blogs novos, de verdade! E Amanda é ótima e tb expert no assunto! Bjs!!
  18. Flávia - 27/03/17 - 19h28
    Oi Thereza,
    Tudo bem?

    Obrigada pelo artigo.
    Estou neste exato momento querendo fazer um blog do que eu amo que é cultura.
    Eu já entrei no WordPress mas não achei tão simples assim.
    Fora que eu preciso de dicas que não são só referentes à construção técnica do blog e sim sobre qdo publicar conteúdos de outros blogs, dar créditos, fazer parcerias, etc.

    Eu não sou o perfil mais auto ditada quando o assunto é tecnologia e por isso eu queria muito fazer um curso de blog envolvendo todas essas questões. Já olhei na internet mesmo mas são tantos que nao da pra saber qual eu deveria escolher.

    Você tem alguma boa sugestão, por favor?

    Obrigada.

    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h22
      Oi Flavia!
      É um tema muito legal e que pode render muito! O wordpress não é difícil não, acho super friendly, mas de fato requer prática e com o habito vc consegue!
      A Alê garattoni, além de dar workshops sobre o tema, tem uma tag mais técnica sobre o assunto, vale ficar ligada nela, foi o primeiro blog de moda que li e ela é fera no assunto!
      Aqui no Fashionismo vou tentar falar um pouco mais do tema também!

      Bjs!!

  19. Sarah - 27/03/17 - 19h39
    Adorei o post, the. O seu blog realmente me marca, acho que faz uns cinco anos que te acompanho, concordo que hoje eu acesso bem menos blog e sites em gerais, to mais voltada pra redes sociais, mas o seu site é realmente muito bom, desde o conteúdo, ao layout, a sua escrita, td isso tem um diferencial e me faz querer acompanhar todos os dias.Como vc escreveu, no blog vc tem mt mais liberdade, nao tem isso de alcance de posts, sempre consigo acompanhar tudo. Torço muito por ti, que vc continue tendo altas inspirações, conheci mais de Kardashians,beauty e fashionismo por vc. Deus te abençoe muitão!!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h20
      Sarah, muito obrigada pelo comentário, fico feliz!
      Acho que com essa multiplicação de informação a gente acaba se forçando a gerar um melhor conteúdo e quem ganha são os leitores!
      Obrigada, e chuva de bênção pra vc tb!
  20. Dani Petry - 27/03/17 - 19h40
    Oiii amore! Amei o seu post sobre blogs! E realmente, hoje são poucas as pessoas que procuram entrar em sites para ler matérias e descobrir coisas novas… quase todos estão optando pelo youtube e instagram. Mas confesso que adoro esse universo <3 Acho ele totalmente inspirador e cheio de informações, diferente dos outros!
    Mas concordo com o que você disse no post, que de antigamente para hoje restaram poucos blogs. Lembro que uns anos trás lia váaarios, entrava em todos (todos os dias, várias vezes por dia)… mas com o tempo foram parando, super triste. E o seu continuou firme e forte <3 Amo ele desde o comecinho, e entro aqui TODOS os dias para conferir as novas matérias! Amo esse espaço e espero mesmo que você continue e que venham muitos e muuuitos anos de aniversário de blog! Você mereceeee, parabéns The!!!!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h19
      Oi Dani! Acho que as pessoas ainda procuram super entrar em blogs e sites sim! Até mesmo se você pesquisar uma tendência, um produto no google, os blogs/sites que serão a fonte e referência, o que mudou é que a “concorrência” aumentou e a forma de consumir info foi multiplicada, o que é legal também pq a gente se desdobra e busca sempre melhorar nosso conteúdo! Bjs!
  21. Dani Petry - 27/03/17 - 19h42
    Oiii amore! Amei o seu post sobre blogs! E realmente, hoje são poucas as pessoas que procuram entrar em sites para ler matérias e descobrir coisas novas… quase todos estão optando pelo youtube e instagram. Mas confesso que adoro esse universo <3 Acho ele totalmente inspirador e cheio de informações, diferente dos outros!
    Mas concordo com o que você disse no post, que de antigamente para hoje restaram poucos blogs. Lembro que uns anos trás lia váaarios, entrava em todos (todos os dias, várias vezes por dia)… mas com o tempo foram parando, super triste. E o seu continuou firme e forte <3 Amo ele desde o comecinho, e entro aqui TODOS os dias para conferir as novas matérias! Amo esse espaço e espero mesmo que você continue e que venham muitos e muuuitos anos de aniversário de blog! Você mereceeee, parabéns The!!!!

    http://www.danipetry.com

    Responder
  22. Helena Mattos - 27/03/17 - 19h44
    The, me inspirei muito em você pra criar meu blog, e sigoacompanhando esse mundo! Mesmo que eu não tenha renda com ele, é um respiro no meu dia-a-dia, onde compartilho tudo que acho de interessante por aí. Parabéns pelos 9 anos de Fashionismo, e por favor continue blogando! Beijos!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h16
      Eu fico muito feliz em honrada em ser inspiração! e que responsa!
      E no final é um pouco disso que você falou, é aquele respiro do dia a dia, algo desprestensioso e se se tornar algo sério, beleza!
      Bjs!
  23. Alice Marques Bogado - 27/03/17 - 19h47
    O grande problema dos blogs atuais é que estão criando para fazer sucesso e não por amor. Infelizmente a mídia está saturando com mais do mesmo, são poucos os blogs que ainda tem aquele “Q” de pessoal, como o Fashionismo.
    Tenho blog desde 2010 vergonha de nunca ter realmente me dedicado. Mas nunca pensei em ser o tal “blogueira famosa” escravia quando queria e quando sentia que tinha algo relevante a falar.
    Seu texto está incrível. Parabéns pelos 9 anos e por inspirar muitas mulheres, como me inspirou.

    Beijoks
    http://Www.atesemsalto.com

    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h15
      Sim, super falta uma despretensão, daí cria-se uma expectativa muito grande, o que acaba influenciando no conteúdo e forma de conduzir! Daí como diria aquele nobre ditado do pagode, deixa acontecer naturalmente heheh
      Bjs!
  24. dai - 27/03/17 - 19h56
    Me lembro no começo dos anos 2002 os blogs eram usados como um diário pessoal pra muitas pessoas, elas escreviam sobre seu dia-dia e eu adora ler já estava cursando a minha faculdade de comunicação social, faz tempo isso, hoje vejo que as coisas mudaram e leio poucos e bons blogs que são bastante diversificados, gosto de vários assuntos, foi uma grata descoberta o Fashionismo :heart: parabéns pelos seus 9 anos :clap:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h14
      Dai e eu só posso te agradecer por comentar sempre, viu! Você é muito muito querida!!
      Bjss
  25. Marilia - 27/03/17 - 20h22
    Primeiramente, parabéns pelo blog, 9 anos de conteúdo não é para qualquer uma. Eu me sinto de saco cheio das redes sociais, não aguento mais a pasteurização do instagram. Que bom que vc nunca desistiu, e nos presenteia com seu conteúdo há tampo tempo!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h13
      Também me canso um pouco do instagram, especialmente agora com essa seleção da timeline!
      Bjs!!
  26. ingrid cenely - 27/03/17 - 20h31
    Amei o post! Realmente ler blogs é uma delicia , pena que hoje em dia sao poucos que mantem o padrao despretensioso de alguns anos atras, confesso que tinha uma lista de blogs que olhava todo dia , era adolescente e nem a Capricho comprava mais, achava que nao precisava , os blogs falavam sobre tudo ! Mas infelizmente uns deixaram de ter o estilo “conversa de amigas” e passaram a ser “chuva de publipost” ! Fica chato, e acho que isso poe em jogo a credibilidade da pessoa que tem o blog, tipo, “sera que ela gosta mesmo, ou so ta falando por que vai ganhar dinheiro?” . Voce manteve a sua essencia nesses 9 anos, tem credibilidade e ainda é nossa amiga :blush: Parabéns pelos 9 anos ! Seu blog continua sendo #mustread e se um dia virar livro, o primeiro exemplar já é meu e nao tenho duvidas de que terá uma capa Linda e Bafônica, daqueles que servem pra ler e decorar o ambiente ! bjooo :kissing_heart:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h13
      Como leitora de blogs também fico triste dos que perderam a essência e também muitos que pararam de postar, quero todo mundo blogando!
      E todo mundo me pergunta sobre livro heheh quem sabe <3
  27. Eleonora Rigotti - 27/03/17 - 20h35
    Nem sei o que escrever… só sentir! S2
    Continue com o blog, por favor. Não dou conta de assistir video de nada, não me contento com os mini posts no insta… eu quero é leeeer, ver imagens, entrar todo dia no endereço que eu quiser e me sentir em casa.
    O Fashionismo ainda é a minha casa. Obrigada, The!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h11
      Penso 100% igual, adoooro consumir conteúdo, noticia, fofoca, ver foto, enfim, preenche nosso dia <3
      Obrigada por estar sempre por aqui!
      Bjss
  28. Camila Valeriano - 27/03/17 - 21h56
    Eu voltei a blogar por sentir falta de escrever, dividir minhas descobertas, minha visão sobre as coisas, desde uma série na netflix até minhas músicas mais ouvidas no Spotify. No começo achei que poderia ser bem egocêntrico, mas depois percebi que eu não sou jornalista e não escrevo para um portal de notícias, então está tudo bem. Continuo amando o Fashionismo por manter essa aura real, de gente real escrevendo do outro lado e não uma pessoa com a vida perfeita-inatingível para a maioria dos mortais. Inclusive voltei com o blogroll depois de um papo no #melhorgrupo, obrigada por mais isso!!!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h10
      Cami, blogroll é vida, diz aí quantos blogs você conheceu através de um blogroll, acho que é a melhor forma de indicar de forma legítima e muito eficiente! Fico feliz que tenha voltado com seu cafofo <3
      Bjs!
  29. Mariana - 27/03/17 - 21h59
    Amo quando você escreve esses textos mais reflexivos, porque sempre são muito bons. Eu confesso que parei por um tempo de acompanhar os blogs, muito por causa do yt, e aí um dia senti saudades, rs, e voltei. Youtube é maravilhoso, e ainda acompanho, mas me sinto tão “em casa” em alguns blogs. Parece que o conteúdo aqui é mais pensado tb. E acho que os blogs ainda são o melhor lugar (entre as redes) p ter informação de moda, como você traz. Enfim, admiro mt blogueiros no geral pela dedicação a isso aqui, já tentei ter o meu e foi assim que vi que não é exatamente moleza manter. E parabéns pelos 9 anos!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h09
      Concordo super, talvez possa ser ignorância minha pq não sou muito habitué do yt, mas ainda não descobri conteúdo legal especificamente de moda no yt. Por isso que acho que o formato blog é mais agil e atraente pro tema, daí da pra viver harmoniosamente nos dois universo, cada um com sua pegada
      Bjs!
  30. Wanessa - 27/03/17 - 22h26
    Que reflexão mais linda Thê, amei e assino embaixo!!
    Adorei essa parte do texto “E o mais legal de ter seu blog, não é só compartilhar ideias, mas sim TROCAR ideias. Os blogs começaram fazendo sucesso 10 anos atrás justamente por isso, a gente lia um post e sabia que tinha uma pessoa tão real e amiga quanto você disposta a trocar ideias e isso é incrível.”
    Ela funciona pra qualquer época e principalmente pra quem sonha em criar um blog e não sabe como. As ferramentas estão em nossas mãos, basta mergulhar.
    Eu ainda gosto mt de ler blogs e que falam sobre novidades e informações do mundo feminino como num todo.
    Conversando dias atrás com amigas blogueiras achei q os blogs estavam morrendo, por causa do boom das redes sociais. Por mais que as pessoas amem as postagens instantâneas eu ainda gosto de passar horas lendo e descobrindo alguma novidade em um dominio.com :)
    Bjoka http://diadebrilho.com
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h07
      Sim, Wan, você disse tudo, “as ferramentas estão em nossas mãos, basta mergulhar”. Você pode ser ótima em vídeo, excelente no texto ou incrível montando um look, esse universo digital nos proporciona tanta opção, que basta fazer um conteúdo legal e relevante que vai dar certo! bJS!
  31. Rachel Moniz - 28/03/17 - 00h27
    Você é maravilhosa e inspiradora sempre! Que texto incrível!
    Responder
  32. Wellen - 28/03/17 - 00h50
    Que post maravilhoso. Eu voltei ontem com o meu blog e tenho muito que aprender ainda. Esse post veio na melhor hora. Quero compartilhar o que eu gosto, o que amo. E como leitora, gosto de ler post de dicas, de livros, de moda, de atualidades. É tão gostoso, que eu acabo aprendendo muita coisa que nem sabia que existia através dos blogs ❤️
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h05
      Eu tb! Como eterna curiosa, adoro saber o que pessoas que eu identifico estão lendo, vendo, usando, enfim, é tão gostoso mesmo <3
      Bjs!
  33. Aline Louzada - 28/03/17 - 06h36
    Parabéns por esses nove anos de blog! Sigo o Fashionismo a tanto tempo… Amo sua forma de escrever, sua autenticidade, o conteúdo pensando, a diversidade de assuntos … esse conjunto me cativa de um tanto! Percebi que gosto de leitura, YouTube me cansa… Desejo cada vez mais sucesso e que o Fashionismo continue assim, desse jeitinho que só ele tem!
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 14h04
      Oi Aline! Também sou um pouco assim, tem certas pautas que só recorro ao youtube, como uma receita, um vlog sobre viagem, um tutorial de maquiagem, mas acho que tem coisas que só um texto e foto podem ajudar de forma mais rápida e direta. Bjs e obrigada!
  34. Luciana - 28/03/17 - 07h28
    The,

    Primeiramente, parabéns pelos 9 anos de Blog. Parabéns, principalmente, por continuar escrevendo, atualizando sempre o Blog e por manter e até mesmo melhorar a qualidade a cada post. Sou muito grata a suas informações que me inseriram nesse mundo da moda. Amo ainda mais quando tu faz esse tipo de texto mais profundo e metafísico. Se eu gosto de saber da opinião da blogueira sobre veludo nessa estação, quero ainda mais saber o que ela pensa sobre seu próprio veiculo. Quero entender. Obrigada!

    Lendo esse texto me peguei pensando sobre essa frase “lia tantos blogs e hoje poucos”. Lembrei daquele post falando para onde os blogs vão e eu, por um momento, cheguei a pensar que eles acabariam. Quando li teu texto, tu falou que enquanto tiver gente produzindo conteúdo, os blogs continuarao existindo. Aí caiu a ficha. SIM. Blogs sempre estarão aqui, conteúdo nunca vai acabar. Fiquei pensando outra coisa com esse texto, Blogs são feitos para serem lidos e como tu falou em TROCA, acho que uma coisa muito importante é o prestígio por parte das leitoras. Por isso, vou tentar comentar mais, interagir e quando eu ver algo que goste vou comentar nem que seja um pequeno “gostei” no post, pois quero demonstrar pra blogueira minha admiração e acredito que o aval das leitoras seja algo importante pra vocês.

    Queria escrever mais e mais sobre como e porque gosto do teu blog, The. Mas sinto que vai ser cliché (lendo os comentários anteriores), mas se é cliché é pq tem fundamento, não é mesmo? Mas acho que uma coisa a ser mencionada é a tua capacidade de manter essa essência que sinto a cada post como se fosse o primeiro que li, lá em 2009. Esses dias, por exemplo, comprei minha primeira bolsa cara e onde fui pesquisar? Aqui primeiro! Pq confio no teu bom gosto e nas tuas informações. Isso se chama credibilidade! E eu não preciso dizer:continue assim! Pq sei que tu vai continuar, sei que tua essência e credibilidade estarao aqui quando eu for comentar meus parabéns por 20 anos de Blog. Mesmo que tiver mudanças, sei que serão orgânicas, e elas devem acontecer conforme teu amadurecimento, pois isso é um Blog em 1a pessoa e o crescimento faz parte da vida.

    Beijo grande, desculpa a bíblia kkk e parabens!

    Responder
    • Bruna - 28/03/17 - 10h38
      Eu queria marcar 5 estrelinhas, mas foi meu primeiro “vote”, então não sabia como fazer. Rs… Mas concordo contigo, integralmente.
    • Thereza - 31/03/17 - 14h02
      Luciana, muito obrigada, poderia imprimir sua “biblia” e ler sempre!
      Muito obrigada por captar a essência do Fashionismo e até mesmo nesse universo dos blogs e revolução digital. Os videos se tornaram ferramenta fortíssima, mas acho que esses meios (blog, yt) só mostraram que o conteúdo segue em primeiro lugar, seja a forma como você for fazer, contanto que faça bem feito! E a troca é importantíssima, pois nos aproxima, um feedback de vocês (até mesmo negativo, é tão importante), a interação, seja aqui ou nas redes sociais. Do meu lado, é o melhor termômetro pra saber se estou no caminho, no lado de vocês é sempre uma opção pra um dia que vocês precisarem de uma amiga pra falar de moda, kardashian ou qualquer assunto desse universo hehe

      Bjs e obrigada por cada palavra!

  35. Juliana - 28/03/17 - 09h30
    Thereza querida!
    Passando para dizer que AMO seu blog.
    Seus textos são ótimos, sempre aprendo muito.
    Sou apegada e te visito todos os dias!!!! =)
    Beijos, sucesso!
    Juliana
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h57
      Obrigada, Juliana! Fico feliz e leia sempre <3
  36. sabrina - 28/03/17 - 11h09
    que texto bacana e inspirador.
    parabéns e que venham mais 9!
    adoro seu blog e acompanho há anos.
    Responder
  37. Talita - 28/03/17 - 12h52
    Posso falar? Resumiu tudo em uma frase: falar sobre o que gosta/tem afinidade. Por isso gosto do seu blog. Você fala do que gosta, e com isso consegue ser criativa e não só manter seu público, mas também atrair novas leitoras. Não checo toda semana por falta de tempo mesmo. Mas se quero saber de moda/beleza/decoração venho aqui. Beijo!
    Responder
  38. Gabriela - 28/03/17 - 12h56
    Parabéns pelo aniversário do blog! O meu vai completar cinco anos e eu não abro mão. http://www.alemdolookdodia.com
    Responder
  39. Regina Cely Cassunde - 28/03/17 - 13h49
    Ola, tenho um site que é da minha loja de bolsas, fico em duvida se no BLOg que tenho dentro do site posso colocar conteúdo diversos de outras areas como sapato, roupas, make minha BOLSASSS que amo tanto, ou se por ser uma loja on line o Blog deve ser voltado somente para os produtos que eu vendo??o que acham??

    Lendo esse conteúdo incrível, me inspirei em postar conteúdos no meu também voltado para tendências principalmente de Bolsas kkk , com fotos e links de outras marcas se for o caso??? mas falar sobre oq ue amo, como a amo, o que faço e como faço?? será que combina esse tipo de conteudo com o BLOg dentro do site de vendas. :kiss: :lipstick: :ring: :raised_hands: :rose:

    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h56
      Oi Regina, tudo bem?! Eu acho que o foco principal deve ser bolsa, mas ter um espaço complementar, de coisas que te inspiram, é mais que bem-vindo sim! Afinal, seus clientes buscam inspiração e um conteúdo que vá além vai fidelizar seu público como um todo. Bjs!
  40. Dani Schwanke - 28/03/17 - 14h08
    The,
    Eu acompanho o seu blog há anos e adoro! Apesar da lista ser menor do que alguns anos atrás, ainda tenho alguns que entro religiosamente :heart:
    Aproveito para falar que retomei o meu há cerca de um ano, quando resolvi sair do Brasil e viver em Lisboa. Dou várias dicas de hotéis, restaurantes, cafézinhos, etc. Vou ficar feliz se você gostar!
    Se quiser conferir basta acessar: http://seeyoumag.com
    Beijinhos com muito amor,
    Dani :rose:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h54
      Dani, que máximo! Acompanho seu blog há tempos e fico feliz desse novo direcionamento, blogs de nicho assim fazem toda a diferença e, no seu caso, só vão aumentar minha vontade de conhecer Portugal!
      Bjs!
  41. Carol Mancini - 28/03/17 - 14h27
    Voltei a ter blog há bem pouco tempo (ago/16) e digo que foi uma decisão muito bem acertada, estava com saudade de ser EU, de escrever sobre o que der vontade, como passatempo e não obrigação. Amo blogs, leio e consumo MUITOS blogs e digo: não há veículo que eu ame mais! :purple_heart:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h53
      Carol, você falou num ponto incrível, parece simples, mas é a maior verdade, no blog a gente consegue – e deve – ser a gente, falar na 1a pessoa, compartilhar nossas ideias. Pode ser de forma casual, hobby, ou trabalho, mas pra mim é o veículo mais sincero e próximo do publico
      Bjs!
  42. Sarah - 28/03/17 - 17h41
    The,
    vai parecer clichê e é, mas o seu blog é um dos poucos que mantém a originalidade e a essência, principalmente no hall do Fhits, o que convenhamos, não é nada fácil. Você é sincera, engraçada, sutil e escreve MUITO bem. Seus textos vão além de “a blusa da moda”, ” a volta do veludo”. Você escreve com a mesma desenvoltura sobre looks, tendências, feminismo e fofoca gringa. Não terei um blog, mas permaneço sua leitura assídua!
    beijos e parabéns
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h51
      Sarah, que amor de comentário, muito obrigada! fico feliz pq você traduziu exatamente o que desejo transmitir com o Fashionismo! <3 <3
  43. Bruna - 28/03/17 - 21h47
    Que acalento esse post! Te acompanho desde sempre e nunca deixou de ser meu favorito. E, hoje, um dos únicos que leio. O único, talvez. Ainda essa semana eu pensei em tirar meu blog do ar, já que está há tanto tempo parado. Além da falta de tempo, o boom do YT e Instagram desanimaram, parece que pouca gente segue lendo de verdade. Mas amo escrever, amo blogar e não tive coragem. Confesso que lendo teu post deu um ânimo de voltar! Quem sabe?! :) E viva o Fashionismo! Que venham mais muitos e eternos anos! Beijão
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h50
      Bruna, jamais apague seu blog! Mesmo que vc continue sem postar, é muito legal ter a sua história, sua visão registrada na internet! E se você ama escrever, vai fundo, não precisa ser diariamente, mas se for o que você ama, vai valer a pena!
  44. Juliana - 29/03/17 - 15h35
    Thê que post incrivel!Também tenho um blog que escrevo porque amo moda real,feito pra todas nós.Lendo isso só me faz querer me aprimorar cada vez mais.Vida longa ao fashionismo! :clap:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h49
      Oi Ju! Entro no seu blog e ele é muito legal! Continue o bom trabalho!!
      Bjss
  45. Bruna - 29/03/17 - 20h35
    Obrigada pela inspiração, The!
    Eu acredito que o a plataforma blog tenha decaído um pouco por conta de o fato de as pessoas quererem cada vez mais tudo “mastigado”, o conteúdo fácil. Por isso, o youtube cresceu tanto: você só precisa dar o play, sentar e ouvir. Não tem esforço nenhum, não precisa ler nada e ainda tem o advento do som prendendo a nossa atenção. Mas, assim como você falou, acredito que o blog está voltando justamente porque queremos ver o que queremos ver!
    Tenho um blog há 5 anos agora e ele está paradão, mas você me inspirou a voltar! Só gostaria de ter mais tempo para me dedicar a ele, porque trabalhando o dia todo fica tão difícil de cuidar :cry:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h48
      Oi Bru! Concordo, mas eu penso assim (pelo menos experiencia propria) enquanto vc lê um post em 3 minutos, você demanda 10-15 minutos pra ver um video, sendo que não é todo o lugar (por exemplo, trabalho) que você pode assistir um video, então acho que o conteudo texto segue forte justamente por ser tb conteudo facil, que você pode ler no elevador, enfim, não importa o veículo, o que vale é a mensagem!
      E não deixe de atualizar seu blog, ele é muito legal!
      Bjs!!
  46. Bruna - 30/03/17 - 16h35
    Adorei o seu post, The! Já leio blogs (de moda e de mil coisas) há muuitos anos e sempre quis ter o meu, mas desanimei depois de ver tanta gente dizendo que o blog está morrendo e o vídeo é o novo formato da internet. Já li muitos blogs, mas com o tempo vários foram ficando irreais e hoje em dia só ficaram os que falam diretamente comigo enquanto leitora, aqueles em primeira pessoa mesmo. Entre os meus preferidos estão o seu e o cupcakes and cashmere. Obrigada por (mais esse) esse sopro de incentivo e inspiração. Vc é demais! #teamfashionismo :ribbon:
    Responder
    • Thereza - 31/03/17 - 13h45
      Oi Bruna! Acho que o universo do youtube é muito forte e poderoso, mas acho que um não anula o outro, afinal, se o texto for bom, se a matéria for interessante, a pessoa lerá, se não tudo nessa vida seria video, acredito que quem for capaz de gerar conteúdo, será lido/visto/ouvido!
      Bjs!
  47. Mônica Teixeira Iribarrem - 31/03/17 - 14h39
    Achei ótimo o seu texto! Eu sempre fui muito fã de blogs de moda, culinária, viagem… mas nos últimos tempos não tenho acompanhado quase nenhum… estou tão cansada dessa vida irreal que as redes sociais demonstram por aí! Eu me considero uma pessoa feliz, mas não o tempo todo, a vida real não funciona assim… a vida das redes sociais (aparência transmitida) é de uma minoria, minoria mesmo! É um estilo de vida quase impossível para as pessoas normais alcançarem… não há mais essência nas pessoas. É uma ostentação tão grandes que novas conquistas não devem nem ter graça… coisa boa comemorar um presente super esperado, a compra de uma bolsa linda (programada e parcelada por meses)… as roupas e acessórios são descartáveis? Desde quando é feio repetir roupa e reaproveitar peças? Eu tenho fé na nova geração… tudo que é de mais cansa… Mais uma vez gostaria de dizer que amei seu texto, vou passar a acompanhar seu blog com certeza! E torço muito para a volta dos blogs de verdade escritos por pessoas normais como nós leitoras! Grande beijo e muito sucesso para você.
    Responder
  48. Camila - 02/04/17 - 08h30
    Amei o post The.
    Sou apaixonada por blogs since 2009 e toda vez que leio algo sobre eles estarem entrando em extinção,fico louca!
    Não tem insta nem face que substitua a riqueza dos textos,a troca de informações e a liberdade de se escrever sobre o que der na telha . :)
    Responder
  49. Alessandra C. - 02/04/17 - 13h03
    Adorei seu post! Um alívio de ver que você valoriza a plataforma blog. Quando fiz o meu há um ano, me questionaram se não estava muito ultrapassado. Mas eu discordo! Acho que vai ter sempre espaço para quem quiser se aprofundar em qualquer tópico. O seu é um dos únicos que eu acesso com muita freqüência.

    Sucesso! Beijos

    Responder
  50. Karen - 03/04/17 - 11h27
    Eu tinha um blog, o Marikotas, e resolvi fechá-lo porque percebi que estava seguindo um caminho oposto do que eu realmente desejava seguir. Sempre gostei da naturalidade e da ideia de falar do que se ama, mas no meio do caminho me peguei fazendo conteúdos apenas para agradar os leitores e para manter as parcerias com marcas conhecidas. Com isso, blogar perdeu o sentido para mim. Ou eu fechava o blog, ou continuava fazendo algo apenas por “obrigação”. Hoje tenho sentido uma necessidade enorme de voltar a blogar, mas queria algo que tivesse minha “cara” do começo ao fim, pois não sei explicar, acho essa sensação de escrever neste tipo de veículo tão incrível, maravilhosa e inspiradora ..

    O Fashionismo é um dos poucos blogs que continuo entrando todos os dias (para falar verdade entro todos os dias no seu e o da finlandesa Mariannan, pois ambas continuaram com a mesma naturalidade do início, e acho isso incrível). Então neste caso, PARABENS pelos 9 anos. Que venham muito mais pela frente, pois sinceramente, não vou saber viver sem Fashionismo hahaha

    Responder
  51. Genesis - 03/04/17 - 11h54
    Que post interessante! Gostei! A parte mais difícil de ter um blog é gerenciá-lo. Dizem por aí que é possível ter um blog sem saber nada de programação, mas isso é impossível. E há poucas empresas que prestam serviços de “gerenciamento de hospedagem” (#CrieMeuBlog), e geralmente o preço é alto e não é completo. Eu particularmente falando investi nesse ramo exatamente por ser uma área muito carente de profissionais.
    Responder
  52. Nyna - 03/04/17 - 17h05
    Oi The
    Criei um blog e exclui daí criei outro e estou postando aos poucos. Até pq fico meio perdida no que e como postar. Por isso seu post veio em boa hora para clarear as ideias, aos poucos vejo que não preciso falar sobre o que todo mundo fala, tem que ser o que eu gostaria de ver num blog, fazê-lo como se fosse pra mim sem ser egoísta, sobre assuntos que me interessam e que eu possa opinar né rsrs. Por enquanto, o domínio do blog é gratuito e eu ‘atirei’ pra todos os lados rsrs no Wix e Blogger, mas acho que esse vou excluir, tenho que ter foco e complementando o blog fiz no Tumblr, Facebook e Instagram. Pergunta: quando vc começou foi domínio pago ou gratuito? Beijos.
    Responder
    • Thereza - 03/04/17 - 17h18
      Oi! Quando eu comecei era fashionismo.wordpress.com, acho que o wordpress é a melhor plataforma e é gratuito! Mas se você quiser fazer um .com.br pode ser legal tb e nem é caro, se não me engano R$35 por ano! O propro wordpress tem uma aba que você pode comprar esse dominio.
      Bjs!
    • Nyna - 06/04/17 - 15h16
      Oi, muito obrigada por responder :satisfied:
      Pensei que o WordPress fosse somente pago. Vou verificar.
      Abraços
  53. Loja Dócia - 04/04/17 - 23h43
    Adorei!!

    :kiss:

    Responder