Estilo, Moda  •  04 dez 2014

7 dicas pra organizar seu armário!

Tenho um defeito fashionístico que pode ser de muitas: Eu esqueço que tenho certas roupas! Não porque eu tenho milhões de roupas (nem tenho hehe), mas porque muitas delas entram num buraco negro desorganizacional do meu armário pra nunca mais.

O lado bom é que quando lembro/encontro parece um presente novo, o ruim é que isso não é nada inteligente. E um dos motivos se deve à tal organização do meu armário, quer dizer, a não-organização dele. E outro dia me peguei pensando como meu armário anda zero prático e funcional, daí fui atrás de dicas simples, logo, compartilho com vocês. Acho que o fim de ano é ótima oportunidade de praticar mudanças, que tal?

arrie

1. ESVAZIE TUDO: Se você acha que seu armário precisa de uma renovação, comece do zero! E ao começar monte 3 pilhas de roupas: 1. MANTENHA 2. ARMAZENE 3. DOE.  Das suas peças mais usadas, passando por aquela jaqueta de couro que você provavelmente não vai usar pelos próximos 6 meses e, por fim,  sabe aquela peça que não encaixa em nenhum look seu e que você não usa há mais de um ano? Você não vai usar mais, então… DOE!

2. COORDENE CORES: É fato, organizar seu armário através de cores cria uma estrutura que facilita na hora de procurar as peças, afinal, é sempre na correria que bagunçamos o armário E deixamos de encontrar aquela peça bacana pro momento certo. A organização com cores diminui o tempo e ainda deixa seu closet mais bonito, com sensação de organizado e você não precisa fazer a Taz Mania de jogar tudo pro alto em busca da peça preta x.

closet34

3. EDITE SEU ARMÁRIO: Colocar um vestidinho praiano perto do seu blazer Wall st. não vai ajudar a deixar seu armário otimizado. Apesar de ser complicado na prática, é necessário editar seu closet como se você fosse um stylist de si mesma e manter perto uma das outras peças que possam ser usadas num look só! Esse é um trabalho de formiguinha mas que, na hora da pressa, pode ajudar a criar um look especial. Essa organização vale para separar pontos como verãoxinverno ou estilos, rockerxboho

4. OTIMIZE ESPAÇO: Sei que a vida aqui é real, não temos o tamanho do closet da Paris Hilton ou Mariah Carey, então é necessário ser sucinta e resumir espaços. Use caixas bonitas (!) pra colocar peças que não usamos frequentemente, por exemplo: meias, biquinis, lenços. Itens sazonais podem ficar em caixas especiais e essas guardadas lá no topo do armário ou embaixo de uma cama.

5. INVISTA EM CABIDES: Eles são fundamentais e uma hora você precisará investir em modelos de qualidade. Os de madeira mantêm o formato da roupa, os de plástico funcionam para itens básicos e os acolchoados são indicados para tecidos delicados e especiais. Vale apostar numa cor só, mas criar um esquema de cores também pode te ajudar a achar peças específicas.

6. ROUPAS NA MEDIDA: Quem não tem misturado no armário uma calça jeans que não te cabe mais desde 2007? _o/ Ou aquela saia que você comprou um número menor? Acredite, essa prática de deixar roupa de tamanho diferente no armário não ajuda nem no aspecto psicológico, muito menos no organizacional. Vale ter uma ‘caixa do passado’ e só abrí-la quando você se sentir segura pra fazer a ginástica do estica e puxa, tirando isso, é apenas mais um espaço mal utilizado no armário.

b260d35920c1d842832a4c5eb589ba22

7. BOUTIQUE INDOOR: Isso eu já tinha lido num livro e faz muito sentido: Trate seu armário como se fosse uma loja! Destaque o que você quer vender/comprar, ou seja, deixe sempre ‘por perto’ e visível o que você usa mais, com isso, aquele meu papo do início do post não acontece e conseguimos lembrar dos itens essenciais e que constroem o look.

782804aa3d514f3c0cfd62f7f1da2db2

“Usamos 20% de nossas roupas, 80% de nosso tempo”, o que significa isso? Organização é mais que fundamental e especialista (sim, eles existem!) na área dizem que uma makeover dessa é necessária ser feita a cada estação. Vai da gente se conscientizar que um armário/closet precisa ser prático e eficiente para dias mais corridos ou menos inspirados

Alguém tem alguma outra dica especial de organização de armários & closet? Compartilha com a gente! E quem não tem, vale colocar essas em práticas, eu colocarei :) 

Ah, aqui no meu Pinterest tem um painel com muitas dicas e inspirações para o seu armário perfeito!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

8 comentários em "7 dicas pra organizar seu armário!"
  1. Bianca Calvo
    04 dez 2014 // 14h37

    The, o blog “Organize sem Frescuras” é de uma personal organizer e é maravilhoso. Tem várias dicas para organização de closet/armário e pra casa toda ;) vale seguir!
    Beijos

  2. Cauana
    04 dez 2014 // 15h28

    Oii Thereza!! Amei esse post com as dicas de organização. Onde eu acho essa caixa que dá pra escrever na frente o que tem dentro?? EU AMEEEI ESSA CAIXA!

  3. Livia
    04 dez 2014 // 15h40

    Adorei as dicas The… já estou me organizando pra dar aquela arrumada no armário agora no final de ano. E não esquecer de passar um pano úmido pra limpar as poeiras que teimam em se instalar nos armários ;) Bjs

  4. Gabriela
    04 dez 2014 // 17h48

    Pena que é bem mais difícil fazer isso né? Eu sinto que se eu tirar tudo de dentro do meu armário para começar do zero, vai sair de lá uma emily rose junto, pq ó, tem muito troço guardado nos confins altos do armário hahahha.
    Mas vou fazer pq as coisas que eu espero ganhar no Natal precisam ter espaço para habitar minha residência.
    Amiga que amou as cxs, acho que igual a essa vc não acha fácil no Brasil não, MAS dê uma olhada no ebay que devem vender pra vc só montar, caso não, eu comprei pelo amazon só essas tags pretas de escrever com giz e vc só faz colar numa caixa!

  5. 04 dez 2014 // 22h26

    Oi Thereza!
    Eu faço faxina no meu closet várias vezes no ano, porque acredito ser fundamental para economizar tempo na hora de se vestir e dinheiro, já que podemos desencalhar peças encostadas. Fiz um post no meu blog com mais dicas! Veja se vc gosta: http://www.vazcomestilo.com.br/2013/11/faxina-no-guarda-roupa-e-no-estilo.html
    Um bjuuu!

  6. 05 dez 2014 // 00h49

    Adorei as dicas!! Principalmente a 3! Vou testar pra ver se fico menos confusa na hora de montar um look! hehehe.

  7. lari
    05 dez 2014 // 09h36

    Gente, já tentei MIL VEZES organizar meu closet por cor…
    Não rola pra mim, por que eu SOU a Taz Mania.
    Agora pelo menos tá mais fácil pq eu mudei de casa e no projeto fiz questão de um closet maior do que o que eu tinha, e uma partezinha infinitesimal para o marido (afinal, ele tb mora em casa né.. ahuahuahau)então tem lugar pra tudo, mas mesmo assim….
    Cores é impossível.
    A única coisa que separo por cores são meus sapatos, sou meio Carrie Bradshaw.
    O resto eu separo roupa social de trabalho, roupa inverno, roupa calor, e subdivido as ultimas duas em roupa pra sair, roupa pra ficar em casa.
    Separo casacos tb… Pq eu tenho uns 482908320983 trench coats… e vestidos longos de festa né… que ficam naquele canto que quase não uso pra nada. ahuahauhau

  8. Carol
    05 dez 2014 // 10h30

    Muito bom post!

    Tenho uma colega de trabalho que faz assim: toda vez que ela compra uma peça nova, ela doa uma da mesma categoria. Assim o armário está sempre “sucinto” e renovado. Ainda estou tentando aplicar essa técnica..

    Agora, tirar tudo pra começar do zero também acho difícil, e demora forever. O que eu faço é separar algum dia mais tranquilo e organizo uma gaveta. Outro dia qualquer, organizo uma prateleira.. e assim vai.. rs.. Afinal, pouco é melhor que nada!

    Bjs