Beleza, Cabelos, Compras  •  16 ago 2012

Guia da escova de cabelo certa!

Outro dia postei aqui sobre investir numa boa escova (objeto!), de como muitas vezes esquecemos que ela pode ser mais importante e eficiente que meia dúzia de pincéis de maquiagem que gastamo$. Ok que ainda (ainda!) não tive coragem de gastar bons 3 dígitos numa Mason Pearson nada básica, mas continuo cada vez mais prestando atenção nas benfeitorias que uma escova de qualidade pode fazer aos nossos cabelos.

E na Allure (<3) desse mês, li uma matéria bem bacana sobre escovas e suas funções, afinal, você sabe pra que serve cada tipo e formato de escova?!? Bom, eu achava que sabia, até ler essa matéria! Eles pegaram 5 modelos tradicionais de escovas,  falaram dos seus prós e contras, suas reais utilidades e desmitificam algumas funções. Achei muito bacana e fiz uma seleção das principais coisas que devemos fazer ou evitar.

Pra começo de conversa, não sabia que essa escova oval tradicional não pode usar em cabelos molhados! No caso, eles sugerem evitar aquele modelo “acolchoadinho”. Já as escovas semi-ovais, que geralmente tem as cerdas/dentes de plástico, são ideais apenas pra dar forma, e jamais para pentear cabelos compridos ;O!

Já aquela versão quadrada grandona e de madeira serve APENAS pra desembaraçar cabelos molhadas, jamais para outras utilidades, pois eles mencionam que as bolinhas das pontas podem cair e daí quebrar os cabelos (uma verdade). Por fim, as escovas para fazer escova, acho que não é novidade a função tanto da de madeira, quanto a de cerâmica, que de fato dá uma acelerada no processo. Eles ainda sugerem marcas como Chi, Aveda e Denman como boas referências no mercado.

Agora um parênteses básico, muitas leitoras me perguntaram da escova-toalha da Goody que postei aqui, algumas falaram que ela pode dar fungos, mofo ou sei lá o que, por conta de ser tipo uma toalha. Mas na prática, largamos nossas toalhas úmidas ou ensopadas por aí? Bom, com minha escova, depois de usar sempre dou uma secadinha com o secador, estendo deixo no sol e cuido direitinho.

Ela pode não ter vida longa, mas por U$12 e eficiência comprovada (pelo menos pra mim) podemos sempre renovar o estoque! E já vi na CVS de Los Angeles a versão pente dessa escova-secadora, mas acabei nem comprando (acho que a Lu comprou).

Curtiram o tema escovas e suas utilidades? Alguém tem alguma outra dica como usar ou evitar?

 

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

18 comentários em "Guia da escova de cabelo certa!"
  1. 16 ago 2012 // 08h06

    E aquela escovinha de dar acabamento? Onde a gente encontra pra comprar? Tem de alguma marca brasileira?
    Beijos!

  2. Mylena
    16 ago 2012 // 08h40

    para o mundo que eu quero descer! a internet me fez comprar uma escova retangular prometendo cabelos mais lisos caso eu os secasse com ela, e agora vc me diz que tudo foi em vão? #drama . ou desembaraçar cabelo molhado pode ser interpretado como fazer escova em cabelo molhado?

    bj

  3. Caroll Perez
    16 ago 2012 // 10h45

    E pra pentear cabelos longos e lisos? Eu uso uma retangular, seria melhor trocar pela oval clássica?

  4. 16 ago 2012 // 12h49

    Usei por muito tempo escovas… hoje sou adepta ao pente com dentes largos e não troco mais :)

  5. 16 ago 2012 // 15h12

    Excelente dica The.. eu sempre tive dificuldade de saber o que serve cada escova.. geralmente uso 1 única e nao troco por nada!!!

    Bjs,
    Vivi – FashionStorm

  6. 16 ago 2012 // 16h31

    Bah, que ótimo Thereza, gostei da dica, muito util, eu uso uma da avon que adoro. bjss
    http://www.aureliamattos.com.br

  7. 16 ago 2012 // 16h59

    Ameii o post!! E The, não tem umas dicas para fazer escova em casa? Sou um zero à esquerda, nem com escova de cerâmica, nem de madeira, nem nada! bjkss

  8. Tayse Souza
    16 ago 2012 // 18h26

    Oi Thê!!!

    Qual dessas, ou outras, escovas é a ideal para cabelos afro? Meu cabelo é cacheadinho, lembrando o da Taís Araujo, só que (feio) menos viçoso, mas ainda assim bonitinho. Minha pessoa é uma completa relapsa no quesito cabelo e acho que muito disso se deve ao fato de que sempre que vejo produtos e novidades capilares, eles parecem voltados apenas para cabelos lisos (ou pelo menos “bons”) :(
    Sinceramente não consigo imaginar nenhuma dessas escovas sendo eficazes para um cabelo do tipo do meu.
    Beejos

  9. 16 ago 2012 // 20h35

    Sempre quis saber mais sobre escovas. Eu uso a de madeira retangular pra tudo! lol …Muito legal o post~ Beijooo

    http://www.annepavao.com – Blog só sobre Las Vegas

  10. Vanessa Camo
    16 ago 2012 // 20h53

    Nossa, muito boa essa matéria, super útil pra gente aprender mais um pouquinho sobre como cuidar melhor nossos cabelinhos! Arrasou Thereza!!

  11. 17 ago 2012 // 00h44

    pente para tudo, eis meu segredo.

  12. 17 ago 2012 // 08h30

    Já estou encaminhando o post para o meu marido pra ele parar de dizer que eu tenho muita escova =)

  13. Gi
    17 ago 2012 // 11h08

    Adorei o post, Thê! Mas e peente? O q é melhor? Eu não entendo nada.. :/

  14. 18 ago 2012 // 09h07

    E eu que achava que ter uma boa escova retangular (além das de cerâmica) já era suficiente , doce ilusão =/

  15. Fabiana
    18 ago 2012 // 15h28

    Prefiro um pente de madeira. Controla o frizz, desembaraça sem quebrar os fios. Fora a praticidade. Ninguém merece um monte de escovas assim….

  16. Munick
    21 ago 2012 // 18h12

    Thê, na verdade, a escova raquete pode SIM ser usada para cabelos secos.
    Ela é mais indicada para cabelos longos.
    Já a escova mais indicada para alisar os fios junto ao secador é a escova de CERDAS MISTAS. Essa de cerâmica é SUPER PERIGOSA! Ela é indicada para modelar as pontas. Ela super aquece e se a pessoa não tiver MUITO cuidado, queima o cabelo e ele parte. Um drama!!!!