AS MAIS
LIDAS!

Identificando tecidos!

03/11/2011  •  Por Thereza  •  Casamento, Moda

Confesso que sou uma negação em  identificar nomes de tecidos. Minhas definições giram em torno de  “aquele tecido geladinho que fica meio amarrotado” ou “aquele tecido brilhosinho que pinica”, enfim, nada muito profundo. Agora imagino que essa deficiência fashion não seja uma exclusividade minha, mas também de outras mocinhas interessadas por moda, mas sem muito traquejo para definições precisas.

Daí que na semana passada, recebi a revista Noivas Rio de Janeirobíblia no assunto matrimonial – e tinha uma matéria muito bacana, que serve pra gente guardar, independente de sermos noivas, casadas, solteiras, é útilidade fashionista pública. A matéria – feita na Casa Assuf, super tradicional aqui no Rio – além de contar a história dos tecidos mais nobres e artesanais, mostrava fotos de diversos tipos de renda, bem bacana!  Fiz a seleção de algumas pra compartilhar por aqui.

Segundo o Dicionário da Moda, de Marcos Sabino, “Renda é um tecido delicado, confeccionado à mão ou à máquina, constituído por uma trama aberta, onde fios se entrelaçam, criando desenhos.”

Da renda chantilly francesa (minha favorita), passando pela Jackard e Guipure, ótimo dar nome às rendas, até mesmo pra futuras pesquisas. Mais do que a renda do vestido de noiva, porque não encontrar a perfeira (com nome e sobrenome) pra um vestido aleatório qualquer, não preciso falar que renda é mais que tendência, é um clássico atualíssimo.

Daí que semana passada, lendo outra revista de casamento (já contei que cheguei na parte piracional dos preparativos?), dessa vez a The Knot, e tinha uma matéria igualmente interessante sobre tecidos. Dessa vez mostrava cada tecido usado para noivas, mas que certamente são pra vida real também.

Desculpe se foi direto em inglês mas achei a arte fofa, mas em linhas gerais fala dos prós e contras de tecidos muito usados para vestidos de noivas e festas, ou seja, uma boa análise pra escolher o modelo perfeito, mas acima de tudo, termos um mínimo de conhecimento sobre o que estamos vestindo!


Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

20 Comentários
  1. Joyce - 03/11/11 - 14h08
    Bão demais esse post. Eu sou dessas que fala “renda” para tudo… só tive que me atentar mais ao ajudar minha irmã com o vestido de noiva, mas possivelmente no dia-a-dia continuarei falar simplesmente “renda” heheheh!
    Responder
  2. Madalena Batista - 03/11/11 - 14h09
    Adoreiii o post! Pois eu sou igualzinha, explico o que quero como por exemplo ‘ahh aquele tecido fluido’ ou ‘aquele super leve’. Adoro o teu blog! xoxo
    Responder
  3. FashionStorm - 03/11/11 - 14h40
    The, demais o post!! Super bem explicativo!! ótimo mesmo!

    bjs,
    FS

    Responder
  4. Carol Nasser - 03/11/11 - 14h48
    Realmente, vestidos de noiva feitos em renda são tudo na vida. Tanto adoro que uso muito em minhas criações. Olha esse aqui, clicado por Carolina Pires num ensaio em Ipanema. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=308135702536647&set=a.308134069203477.92814.173700255980193&type=3&th
    Acho muito bacana posts esclarecedores, assim as noivinhas já vão entendendo mais e descobrindo os materiais que gostam.
    Curti!!
    Responder
  5. Mari Chedi - 03/11/11 - 14h53
    Adoreeeei o post..e me identifiquei muito com o tal “aquele tecido que pinica”…hahahhaha muito bom!
    Adoro a Casa Assuf!
    Beijinhos.
    Responder
  6. Mari - 03/11/11 - 15h45
    “aquele tecido brilhosinho que pinica” por acaso é o lurex??hahahah
    Adorei o post! (e adoro todos!Sou sua leitora de cada dia, mas dificilmente tenho tempo pra comentar :/ malzaê!!)

    Thê, gostaria de ter as referências dessas revistas. Sou modista (ô profissão antiga!!) e essas publicações são bastantes úteis para mim!
    Obrigada!

    Beijinhos

    Responder
  7. Lu - 03/11/11 - 16h55
    Você poderia me dizer, qual programa usa para fazer as montagens das fotos que posta no blog?
    Obrigada! Bjs
    Responder
  8. Cássia - 03/11/11 - 17h12
    Sou igualzinha, cetim, algodão, e renda são os únicos que conheço de cara. Resto é tudo na explicação mesmo.
    E estou louca por um vestido de rendas, vou mandar afzer, se não achar um do meu gosto.
    Responder
  9. Carolina Barros - 03/11/11 - 17h17
    Muito útil esse post!
    Adorei!

    :)

    Responder
  10. Bruna Venâncio - 03/11/11 - 17h48
    Bacana. Descobri que comprei a Rendxa Jackard para fazer o meu vestido de Formatura!
    Responder
  11. Amanda - 03/11/11 - 21h17
    Haha, eu sou um desastre nos nomes dos tecidos também. Mas adoro ir comprar roupa com meu pai, que quando mais novo tinha loja de tecidos, conhece tuuuudo e sempre fica olhando a qualidade da roupa, dando pitacos, bom demais.
    Responder
  12. Talita Bittencourt - 03/11/11 - 21h18
    Oii Thereza. Conheci seu blog faz um ano e me apaixonei pelo seu jeito de abordar moda de um jeito descolado.Confesso que nunca comentei… até msm aqueles posts maravilhosos (#Chuck)…hehe..
    Mas ao ler esse post, foi uma bela coincidencia, pq eu passei a maior vergonha na loja de tecidos hj e amanhã sei que naum vou passar mais (uhuuuu)…
    Já q hj resolvi fazer um texto enorme de comentário, já vou aproveitar e te parabenizar por tds os posts lidos e naum comentados… Saiba q sempre tem gnt lendo seu blog, concordando com vc mas nem sempre comentando….BJOS
    Responder
  13. thaty - 03/11/11 - 23h10
    Que post maravilhoso!! Como eu queria ele antes do meu casamento. Também dou nomes igual a você nos tecidos. Mas consegui achar uma renda linda para o meu vestido, só não sei o nome. Mas o post foi show e ajudou muito!!
    Responder
  14. marcela souza - 04/11/11 - 00h43
    Amei o post! Também muita dificuldade na hora de identificar tecidos e cores!
    aah nunca ia imaginar que renda ia ter tantos nomes assim! rs.
    beijos The!
    http://blogdamarcelasouza.wordpress.com/
    Responder
  15. Camila Leal - 04/11/11 - 02h18
    Adoreeei esse post! É super útil porém é muita informação pra guardar! Rs…Vou ter que salvar na minha pastinha de inspiração do note p tirar dúvida de vez em qndo!
    Beijos,
    Cami
    http://www.camileal.wordpress.com
    Responder
  16. Carol Lancelloti - 04/11/11 - 12h03
    Ishi, eu aprendi tudo isso no 1o período de faculdade, com lupa pra observar tramas e tudo. mas cadê que eu decorei? Só o básico mesmo… rs Muito útil o post!
    Responder
  17. carolina de paula - 04/11/11 - 15h00
    muito legal mesmo o post!!faz outros do gênero!!seu blog está cada vez melhor, especialmente os textos…
    Responder
  18. Adriana - 04/11/11 - 18h37
    amei o post!
    Responder
  19. Tais - 30/11/13 - 21h24
    Na verdade os desenhos variam muito, não há como diferenciar essas rendas apenas com as imagens, só é possível diferenciar tocando o tecido e sabendo sua composição! E não há uma renda melhor que a outra existem apenas funções diferentes, a escolha da renda vai depender do caimento que você quer dar para a peça!
    Responder
  20. […] fashionismo.com.br […]
    Responder