AS MAIS
LIDAS!

A marca do matelassê

16/08/2011  •  Por Thereza  •  Estilo, Moda, Tendência

Numa época que a labelmania impera, onde há um alfabeto inteiro de exibicionismo, a técnica do matelassê é uma opção fashion e simpática pra quem cansou de certos exageros. O matelassê, que é um procedimento de costura que produz relevo e textura sobre tecidos, é cada vez mais o aliado das empresas em busca desse diferencial e marca registrada. Agora adivinha a procedência de cada um abaixo…

Ok, esse azul está facílimo, Coco Chanel desenvolveu em 1955 um tipo de matelassê por sua admiração pelas roupas dos jóqueis e desde então o tal do matelassê nunca mais foi o mesmo. Denota riqueza, elegância e muito capricho, LÓGICO, que vemos dezenas de inspireds mais ou menos honrosos, mas o matelassê de verdade, quem gosta, reconhece.

Já tinha feito um post contando o procedimento bem artesanal como é feito a bolsa Chanel, o que qualifica mais ainda o produto e reconhece seu diferencial. Para as Chanel lovers, o tipo Caviar (que reproduz as tais bolinhas do caviar) é o mais clássico e seguro, pois não arranha, já o tipo lambskin tem a superfície mais lisa, o que causa mais arranhões, na hora de escolher é bom analisar cada tipo.

E o matelassê rosa (palavra sem sinônimo, será repetida ad nauseum)? Igualmente famoso e desenvolvido por Christian Dior em 1947. A idéia surgiu em seu primeiro fashion show, na loja da Avenue de Montaigne, vindo direto da trama das cadeiras usadas no desfile. Dali surgiu a idéia de reproduzir na bolsa, o clássico matelassê tipo Cannage.

O matelassê da Dior é tão emblemático, que o arquiteto, aquele esperto, usa da tal referência pra criar em algumas das lojas, a padronagem de matelassê, seja nas fachadas, acabamentos e detalhes. O resultado é mais exclusivo possível.

Agora o último matelassê é o mais novo e um dos meus favoritos, porém um dos mais difíceis de se descobrir. Quem arrisca? Pois bem, dona Miuccia Prada, criou a Miu Miu em 1992 para ser a linha mais jovem e ace$$ível pra linha-mãe e desde então é desejo instantâneo, pois mistura tendências, subverte estilos e cria peças cobiçadas a cada temporada (aqui e aqui tem posts sobre a marca).

E seu matelassê moderno é o grande “it” da vez. De formato diferente e criativo, é um frescor em meio às repetitividades. Mês passado fiz uma encomenda ao meu paciente irmão (beijo, Rodrigo!) de uma clutch Miu Miu, e ele, num papo com a vendedora, disse que a tal clutch, exatamente pelo tal matelassê, era hit da marca e última do estoque parisiense, com isso, impossível não querer e apostar na onda matelassada!

Para bom entendedor, matelassê é letra!


AMARO Beachwear

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

33 Comentários
  1. Mary - 16/08/11 - 10h14

    Estou preferindo ultimamente o matelassê da Miu Miu, acho que quando sai do suuuper clássico (da Chanel) e fica uma coisa mais moderna.
    A Miu Miu está matando a gente, com esse monte de acessórios de babar das últimas coleções!
    Miu Miu te amo! kkk
    Beijos,
    Mary

    Responder
  2. Ana Carolina Mattos - 16/08/11 - 10h34

    De todos gosto mais do da Miu Miu.
    Tem tudo pra ser eterno, como o da Chanel!

    Responder
  3. danielle winnie - 16/08/11 - 11h20

    Miu miu inovou e acertou um cheio,os outros tipos de matelassê já estão super batidos até o da clássica channel!esse da miu miu é lindo e menos old!

    Responder
  4. Marcia Horn - 16/08/11 - 11h20

    Pois é guria, de tanto ver esses matelassê Chanel imitação nas lojinhas do centro e com todo mundo usando, eu deixei de gostar dele, acho super comum e até meio bagaceiro.
    Hoje pra mim matelassê só se for numa Chanel verdadeira!

    Responder
  5. Perfeito o post! Ameiii!

    Responder
  6. Patrícia - 16/08/11 - 13h10

    Também tô gostando mais do matelassê da Miu Miu, tô meio enjoada do classicão da Chanel. Adorei o post! beijones

    Responder
  7. lais - 16/08/11 - 13h36

    olhem o meu site de moda http://namodadaszebras.blogspot.com/

    Responder
  8. Luhana Andreoli - 16/08/11 - 14h40

    Amo os três tipos, amo matelassê, amo as três marcas. Pra ficar ainda mais interessante, Gucci e YSL também poderiam entrar de cabeça no matelassê para suas criações, pois são marcas que têm bolsas lindas. Thereza, esse post está perfeito, parabéns!!!

    Grande Beijo.

    Responder
  9. bel - 16/08/11 - 14h59

    oi Thereza…

    Sei que, assim como eu, vc babou naquela bolsa chanel vermelha….
    vc tem ideia de qto custa? é só pra eu saber se continuo sonhando com ela ou caio na real e dsencano de vez!
    obrigada!
    ah, aproveitando, ontem fui dar uma olhadinha na Vitor Hugo…quase caí dura com os preços…2 mil reais pra cima , uma bolsa tamanho medio…como assim, não entendi…preço de uma chanel ??? ou mais cara, ne!!!

    mil bjs!

    Responder
  10. bel - 16/08/11 - 15h00

    quero dizer, preço de uma Luis Vuitton…entrei no site deles…tem bolsa mais barata que na Vitor Hugo,…

    Responder
  11. Jéssica Savi - 16/08/11 - 15h21

    Puro Luxo né, amo demais!!!
    Beijão
    http://dare-up.blogspot.com/

    Responder
  12. Diana - 16/08/11 - 16h05

    Lindo o metalassê da Miu Miu.
    http://naomaisumsexofragil.blogspot.com/

    Responder
  13. Vil Muniz - 16/08/11 - 16h15

    Oi Thê!!!!
    Amei essa matéria!!! Adooooooro bolsas de metalassê, é glam e muito chique!!!
    Prefiro a linda e maravilhosa Chanel!
    beijocas!!

    Responder
  14. FashionStorm - 16/08/11 - 17h43

    ótimo post.
    eu trabalho com acessórios e sei que realmente existem esas diferenciações.
    Mto bom!

    Beijos!
    Vivi – FashionStorm

    Responder
  15. Flavia - 16/08/11 - 18h13

    A Balenciaga fez um matelassê, só assim… Listras verticais, naquelas bolsas feito pastas, acho que chamam A3, A4, sabe? Bem lindo, achei elegante, mas acho que não emplaca como clássico, não dá aquele comichão na gente quando bate o olho, tipo, preciso-agora-desta-bolsa! Hihihihi! Essas três aí já fazem parte do nosso imaginário faz muito tempo e embalam muitos dos meus sonhos!
    E gente, só pra terminar: o que é Miuccia Prada? Deusa! Tudo que ela toca vira ouro! Lançou o matelassê dela tipo, ontem, e ele já está aí ao lado dos clássicos cinqüentões!

    Responder
  16. Nina - 16/08/11 - 18h22

    THE, SIMPLESMENTE O MELHOR BLOG!
    AMEI ESTE POST E SÓ AGORA ME DEI CONTA Q QUANDO PENSO EM BOLSA PENSO EM MATELASSE… TALVEZ POR ISSO NÃO ME ENCANTE TANTO COM MULBERRY, CELINE, AMOOOOOOOO O MATELASSE CHANEL E MIUMIU !
    BEIJOS

    Responder
  17. Maria Isabel - 16/08/11 - 21h20

    Thereza, uma dúvida já li em algum lugar que o matelassê da Chanel foi inspirado na verdade por causa dos vitrais da igreja do orfanato em que ela morava quando pequena! Não confere então? Fiquei em dúvida… Amei o post, amei o matelassê da Miu Miu, mas ainda sou dos clássicos e amaria mesmo estando batido, uma Chanel pra chamar de minha hehe bjs

    Responder
  18. Allie - 16/08/11 - 23h57

    Lindosss classiquerrimos!!!! Sou louca com matelasse acertei todos de barbada, esse Chanel nunca jamais sera antiquado e para um bom entendedor de uma it bag sabe a diferenca de um matelasse cuidadoso artesanal de uma Chanel, tem seu valor NADA comparado as imitacoes que alias nunca vi uma ao vivo, anyway… a Prada tb lancou ano retrasado se nao me engando um matelasse interessante tb, vale a pena conferir! Bjo bjo o post ficou 10!!!

    Responder
  19. Lisa - 17/08/11 - 03h23

    I love the pink one!

    Responder
  20. Kátia - Femininous - 17/08/11 - 10h25

    Post sensacional, adorei, meu sonho sempre foi ter uma bolsa Chanel preta, quem sabe um dia…rssss
    Bjinhos

    Responder
  21. Camila C - 17/08/11 - 10h45

    Adorei esse post! Só conhecia o matelassê da Chanel e a pouco tempo descobri o da Miu Miu também. É impressionante como são chiques e não se perdem com o tempo :)

    Responder
  22. Maria Tereza - 17/08/11 - 12h31

    Amo matelassê, tenho duas bolsas com essa técnica. Na minha opinião, o mais básico é o mais bonito (Chanel).
    Beijos.
    http://noestilonamoda.blogspot.com/

    Responder
  23. Camila - 17/08/11 - 12h33

    Adoreiii o poste!
    essa bolsa enorme vi nesse site http://bit.ly/pr14gZ super legal que direciona a compra!
    beijos

    Responder
  24. Joice M - 17/08/11 - 13h54

    se não for o original(chanel, dior e miu miu), acho super bregaaaaa.

    Responder
  25. Camila - 17/08/11 - 14h02

    The, vc podia comentar esse problema que tá rolando com a Zara com relação ao trabalho escravo.

    Responder
  26. Lívia Duarte - 17/08/11 - 15h57

    Eu acho a bolsa da Dior feia, só tem nome.

    Responder
  27. Anônimo - 20/08/11 - 18h57

    A ultima foto não eh matelasse, eh tipo pachwork.

    Responder
  28. […] mostro esse vídeo que vale muito a pena e até mostra a técnica do matelassê, que super lembrei desse outro post […]

    Responder
  29. […] essa máquina de matelassê, que me fez lembrar outro post bem recente falando da história dele! Tags: Chanel, História, Londres Arquivado em: Tendência […]

    Responder
  30. […] Além do layout novo, agora também pode comprar pro ocasião, ou seja, escolher peças que sejam pro trabalho, noite ou praia. Além de várias marcas bacanas (tem a carioquíssima Lenny), a marca própria FD Collection é cheia de peças atuais, como saias longas, camisas de seda e com preço bom de fast fashion, e o parcelamento pode ser feito em até 6 vezes. E nas compras acima de R$650 você ganha uma bolsa com aquele matelassê tipo Miu Miu, lembra que já postei sobre aqui? […]

    Responder
  31. […] em dia é super fácil identificar uma “it” bag, afinal são dezenas de logos, alguns tipos de matelassês e infinitos modelos clássicos, propagados e almejados por aí! Enquanto os reles mortais ainda […]

    Responder
  32. […] em dia, além do matelassê em formato de diamante da Chanel, tem o da Dior e da Miu Miu (a Thereza explica melhor aqui). Mas ele pode ter todos os tipos de formas e desenhos, de flores a quadrados. Por ser quentinho, […]

    Responder
  33. […] em dia, além do matelassê em formato de diamante da Chanel, tem o da Dior e da Miu Miu (a Thereza explica melhor aqui). Mas ele pode ter todos os tipos de formas e desenhos, de flores a quadrados. Por ser quentinho, […]

    Responder