AS MAIS
LIDAS!

Hierarquia da moda

05/07/2010  •  Por Thereza  •  Moda, Pense

No último Fashion Rio, junto com outras blogueiras cariocas, visitamos o lounge da Elle e fomos apresentadas à querida  Susana Barbosa que é a editora de moda da revista. Conversa vai, conversa vem e ela perguntou nossa opinião sobre o futuro-dos-blogs. Como éramos dezenas de mulheres movidas pela emoção, não chegamos a uma resposta final (e oficial, pois talvez ela nem exista).

Sei que falar sobre blogs, seu futuro, presente ou passado, pode ser um caminho tortuoso e polêmico. É meio que inadmissível você falar sobre o assunto, quanto mais traçar seu destino. Nou vou entrar nesses mérito, pois eu não faço a mínima idéia se em 10 anos blogs serão blogs ou se algum nerd visionário inventará alguma outra potente – e democrática – ferramenta de informação.

moda

Mas pensando de moda pra moda, busquei referência na própria engrenagem fashion pra relacionar os tais meios de comunicação: as revistas de moda, os sites de moda e os blogs de moda.

Tudo começa lá na alta-costura, forma mais antiga de se criar moda, comparado a isso temos as revistas impressas. Não que elas sejam feitas quase que artesanalmente, mas dado o preço, se tornaram artigo de luxo, assim como a alta-costura. Mas quem vive sem elas? Por mais que você não compre sempre as revistas, elas estão aí pra nos inspirar, nos dar referência e eternizar a moda, assim como a alta costura. Imprescindíveis!

alta-costura

Depois disso vem o prét-à-pórter (ready-to-wear; pronta pra usar). É mais recente, adaptada às atuais necessidades e adequada a cada tipo de consumidor, assim como os sites/portais de moda. É universal, criado para um público mais amplo, presta serviço, assim como o prét-à-pórter, que preenche a função de nos prover roupa pra usar, ou notícia pronta pra ler. Indispensáveis!

Algumas marcas de alta-costura também surgiram em versões ready to wear, pra se encaixar ao mercado e suprir as necessidades. E nesse mundo virtual é a mesma coisa, as revistas criaram sites pra estender o campo de atuação. E mais recentemente, o que tem nesses sites?

pretaporter1

Os blogs são a “nova” coqueluche virtual. Surgiram com o intuito de ser uma voz mais opinativa e democrática na internet, comparando-se com eles, o que temos? As fast fashions! Os blogs são ferramentas rápidas, eficientes e agradam à todos, assim como as redes de moda-rápida. Ok que muitos blogs se inspiram em sites e revistas, assim como na moda, Forever’s e H&M’s se inspiram em Jacobs’s e Dior’s! Mas os blogs vão além disso, são praticamente uma libertação fashion, onde a informação é rápida e  autoral. A identificação é rápida e o desejo (pela leitura) é imediato, assim como as fast fashions. Necessários!

fastfashion
Essa analogia toda foi pra mostrar que assim como todas essas referências conhecidas e afirmadas, os blogs permanecerão, encontrarão seu caminho, se moldarão de alguma forma. Alguns deles podem virar sites, outros podem adaptar seu conteúdo. Mas o maior chamariz dessa ferramenta é a opinião. E opinião existe desde antes de Coco dar suas primeiras costuradas e existirá sempre que houver vida. E neurônios!


Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

82 Comentários
  1. Lari Jasbick - 05/07/10 - 13h00

    vc arrasa, the! meu blog preferido,ever!

    beijos

    Responder
  2. Camilla - 05/07/10 - 13h01

    Parabéns, Thereza, ótimo post!
    Bom para algumas pessoas que não entendem o objetivo de blogs e vêm criticar. Elas tem que compreender que blog é algo bem pessoal, e você escreve sua opinião!
    Tomara que daqui a 10 anos os blogs ainda existam, pois do jeito que andam as coisas, daqui a pouco iremos andar em carros voadores, tirar fotos com os olhos e digitar pelo pensamento! auahauhas (viajante)

    beijos, Camilla http://www.semeuclosetfalasse.blogspot.com

    Responder
  3. Stephanie - 05/07/10 - 13h01

    Amei a analogia!
    Beijos ;*

    Responder
  4. Tati Gallo - 05/07/10 - 13h03

    Muito bom o post… adorei!
    Todos os dias nascem milhares de blogs e vários com ótimo conteúdo e dicas.
    Tenho visto bastante preconceito por aí, algumas pessoas encaram os blogs de moda como um tipo de futilidade. O que é interessante para alguns, pode não ser para outros… Se for assim, blogs humoristas e de esportes também são fúteis! Não é verdade? Vai daquilo que a pessoa acha interessante na visão dela!
    Eu também acho que os blogs vão se moldando aos poucos e mudanças são sempre bem-vindas! Aparecendo novos recursos, lá estou eu pesquisando para não ficar por fora e continuar “atualizada”! ^^

    Responder
  5. Carol - 05/07/10 - 13h06

    Eu li com esse post com taaanta atenção, que gostosa essa reflexãozinha!
    Feliz da internet se tivessemos mais blogueiras (e afins) com esssa linha de pensamento mais adulta e delicada.
    Thê, voce PENSA e realmente sabe sobre o que fala, e esse é uns dos seus diferencias por aqui!
    Beijosss

    Responder
  6. Silvana Cristina - 05/07/10 - 13h06

    Muito bom o post.

    Responder
  7. […] This post was mentioned on Twitter by Thereza Chammas, MelSalvi, TodaMeninaDeve and others. TodaMeninaDeve said: Meninas, recomendo : http://www.fashionismo.com.br/2010/07/hierarquia-da-moda/. É muito bom, o twitter dela é: @fashionismo […]

    Responder
  8. Eliza - 05/07/10 - 13h21

    Thethe .. que lindo post!!!!!!
    Ameei!
    Aqui, sei que vc é arquiteta, então vc tem alguns blogs de arquitetura legais para indicar??? Pq vc n faz uma coluna no seu blog p falar sobre arquitetura hein?
    beijoos

    Responder
  9. Jaky - 05/07/10 - 13h22

    Ótimo post! Vc escreve muito bem, adoro quando você se empolga para falar sobre algum assunto! É gostoso de ler e faz todo sentido !

    =]

    Responder
  10. paola scott - 05/07/10 - 13h29

    Muito legal o post, Thereza. O que eu acho fundamental, e é um ponto em que vc tocou, é que os blogs tenham opinião. Na verdade, eu acho que é essa a função real dos blogs. Ser opinativo, autoral.Esse é o maior diferencial. E tb permitir uma troca rápida através dos comentários ( definitivamente eu não gosto de blog sem espaço pra comentar). Note que opinião é diferente de crítica.Pra criticar, de verdade, tem que ter base, conhecimento. Mas pra dar sua opinião de leiga, não. E acho importante diferenciar isso, pq acho que isso está pegando um pouco pro pessoal das revistas. Cansei de ver por aí grandes jornalistas reclamando dos blogs, ou seja, de alguma forma estão incomodando.
    Eu sou daquelas que acha que a opinião tem que ser dada e os leitores escolhem em quem acreditar. Tudo é uma questão de gosto e adequação e acredito que exista público pra todos os blogs.
    Mas o que eu vejo muito é que, em nome de uma audiência mais ampla e de fazer uma média com a indústria, os blogs começam a ser chapa branca, reproduzir releases, atirar pra todos os lados. Esses podem até conseguir um maior número de “visitas”, mas e a qualidade? Ou seja, quantas pessoas que te leem gostam do que vc escreve e acreditam no seu gosto? Esse pra mim é o ponto. pq isso é que vai transformar o blog num veículo de mídia eficiente. São poucas as blogueiras que têm a coragem de expor seu verdadeiro gosto ( seja ele qual for), e as poucas que fazem, são as que dão certo.Acredito que vc como leitora também perceba isso.
    Não basta fazer lindas montagens, escolher fotos maravilhosas, dar copy/paste de algum lugar. É preciso que a gente ( leitor) reconheça a personalidade daquele blog.E se dê bem com ele ou não…
    Chega de cópias e de mais do mesmo, né?
    Bjs paola

    Responder
  11. Natalia Oliveira - 05/07/10 - 13h34

    Concordo com vc!
    E eu sou sempre a favor de críticas construtivas, mas sou totalmente contra indiretas que às vezes algumas pessoas mandam com o intuito de magoar as pessoas ou de parecer que são “entendidas” do assunto. E mesmo que não tenham esse intuito, não estão nem aí pra como vão falar o que pensam, se de modo educado e respeitoso ou não. Os blogs estão aí para ficar, independentemente da formação da blogueira. As pessoas têm que começar a aceitar isso desde já. E, quem quiser, tem sempre a opção de não ler tal blog. A liberdade de expressão está garantida na Constituição Federal! Mas também não vou ficar mandando indiretas a quem não sabe disso, pois respeito quem não tem a mesma formação profissional que eu.
    Beijos!

    http://modernyces.com/

    Responder
  12. Fernanda Bittencourt - 05/07/10 - 13h34

    Ahhh, bem interessante a analogia que vc fez!! Aliás, estou com um projeto de um blog que tem justamente a ideia de pret-a-porter… O nome? “Pronto para fazer” mesmo. Assim que estiver pronto, venho lhe mostrar aqui, pode ser? Bjuus

    Responder
  13. Dani - 05/07/10 - 13h41

    Adorei The! Muito legal e eficiente essa analogia… tb não sei o futuro dos blogs daqui a 10 anos, por isso procuro viver e trabalhar em cima do meu blog HOJE. Com a minha cara, minhas opinões e minhas idéias…!!
    Adoro o FAshionismo sempre.

    Bisous…

    Responder
  14. Fê MarconI - 05/07/10 - 13h43

    Eu já disse q admiro a The exatamente por isso: Ela pensa além!!!!! Não está presa num mundinho onde td é perfeito, como algumas pessoas!
    AMO DEMAIS ESSE BLOG!! MEU PREFERIDO!!!!!! Espero q daqui 10 anos ele esteja aí, firme e forte, como blog, como site, renovado, com a mesma cara…. sei lá! Mas acredito q como revistas e afins não perderam seu espaço com os blogs, não tem pq acreditar q os blogs sumirão um dia. Eles vieram pra “encrementar” esse mundo de informações. Assim, se houverem novas tecnologias, as blogueiras com certeza se adaptarão!

    Bju The!! Amo pensar com vc! kkk!

    Responder
  15. Marcia - 05/07/10 - 13h46

    Excelente post!!!

    Responder
  16. Milaa - 05/07/10 - 13h57

    já disse que você escreve muito bem? :]
    se não, repito …
    Thê, você escreve muuuito ^^

    Responder
  17. Cris Bastos - 05/07/10 - 14h00

    AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  18. Daiana - 05/07/10 - 14h06

    Adorei as comparações. Muito interessante a construção da linha de pensamento baseada na própria moda. Concordo com a Paola, a opinião pessoal nos blogs é o diferencial! Beijos

    Responder
  19. Ana Carolina - 05/07/10 - 14h14

    sobre o que a paola comentou… alguns blogs mais parecem um desfile de alta costura, são conceituais, e não exprimem a realidade, a ‘opinião’ da blogueira. Acredito na máxima de que pra vc escrever bem, vc deve principalmente escrever sobre algo que vc conhece. Não adianta fazer do seu blog uma vitrine, nem todo leitor é burro (sorry), existe muita gente boa fazendo blog, e exoste muita gente boa (rá) lendo blogs, e opinando, criando… Acho que o futuro dos blogs, vai depender da disposição das autoras em continuar a dinamica das informações, e principalmente acompanhar em tempo real as vontades das leitoras.

    Responder
  20. Lara Costa - 05/07/10 - 14h59

    Thereza, eu adorei seu post. Ele mostra a visão que você tem da moda, como um universo cultural, artístico, amplo e incrível, como uma parte de nossas vidas, como uma forma de expressão. E é aí, quando você abre seus pensamentos e reflexões sobre o assunto, que isso se manifesta, que podemos entender que isso tudo não é futilidade, é um hobby e a mais bela forma de arte: aquela feita em nós mesmas, para ambelezar nossos próprios corpos, para passar uma mensagem que anda conosco. Continue nesse mix de notícias e opiniões que o seu blog certamente se perpetuará. Eu conheco todos os mais badaladinhos blogs de moda, de meninas ótimas como você, mas esse nunca deixou de ser o meu favorito! Parabéns

    Beijinhos

    Responder
  21. Laisa - 05/07/10 - 15h23

    Achei muito inteligente essa sua comparação, Thereza.
    Os blogs realmente aproximaram a moda da vida das pessoas e teve um papel muito importante na aceitação também, mostrando que moda não é para alguns – é para todos.
    Beijos

    Responder
  22. Gabi - 05/07/10 - 15h24

    Eu tô no 3º ano e minha escola resolveu “liberar” as aulas das 2 últimas semanas de julho. Eles falaram que nós poderiamos usar o que quisessemos… contanto que fosse calça e cobrisse os ombros!
    Eu tô meio que desesperada por que eu só vivo de short e vestidinho. E tenho QUATRO blusas com manga, o resto é tomara-que-caia, um ombro só.
    O que você acha de fazer um post com roupas pra escola/faculdade, eu acho que é um tema super legal

    Responder
  23. Tanize Costa - 05/07/10 - 15h27

    Sem querer ser redundante, mas já sendo: excelente analogia!!

    Só chamaria a atenção de mais um fato: blogs mais badalados, comumente, se tornam lugares para divulgar produtos e marcas.

    Disse, na pesquisa que você fez há algum tempo, e repito: adoro no fashionismo.com sua sinceridade com relação a produtos, marcas e também preços (muitas vezes omitidos).

    Como você mesma disse, blogs são ótimos pela atualidade, frequência e opinião (sem a qual é só mais um).

    Obrigada por nos oferecer nosso blog favorito!

    Responder
  24. Tanize Costa - 05/07/10 - 15h28

    Sem querer ser redundante, mas já sendo: excelente analogia!!

    Só chamaria a atenção de mais um fato: blogs mais badalados, comumente, se tornam lugares para divulgar produtos e marcas.

    Disse, na pesquisa que você fez há algum tempo, e repito: adoro no fashionismo.com sua sinceridade com relação a produtos, marcas e também preços (muitas vezes omitidos).

    Como você mesma disse, blogs são ótimos pela atualidade, frequência e opinião (sem a qual são só mais um).

    Obrigada por nos oferecer nosso blog favorito!

    Responder
  25. Cecilia - 05/07/10 - 15h30

    Enquanto no blog e no fast-fashion a informação vem em quase tempo real , pronta para ser “consumida” , a alta-costura e as revistas estudam e fazem um balanço ate apresentarem suas ideias todas reunidas , seja em um desfile ou em uma data em que o material chega as bancas para as leitoras assiduas (oi!).
    Acho que a principal diferença , alem de vc poder mostrar sua opiniao no blog , eh tambem esta ideia da informação rapida , que já estamos acostumadas em tempos modernos (alo twitter!) . Quem concorda?

    Responder
  26. Dominique - 05/07/10 - 16h40

    Adooorei a analogia! Tudo a ver mesmo! :)
    The, posso te pedir uma coisa? Estou indo pra NY no fim do ano e tá uó conseguir um apartamento lá… você pode me passar o contato da Dora?
    Beeeijos

    Responder
  27. Lyvia Salem - 05/07/10 - 17h02

    A-do-rei a analogia! Faz mto sentido! Adoro seus posts, Thê! Ahhh, sabe uma coisa que sempre me deixa curiosa??? Quais os seus looks da semana preferidos… sempre vejo vc comentar que seus looks não ganharam e tal.. vc podia colocar no resultado da enquete qual vc achou melhor! O meu tbm nunca ganha hahahha
    Blog favoritooooo!! Desde o comecinho desse meu interesse! Desde sempre!
    Um beijoooo =*

    Responder
  28. Arrasou Thê!

    Responder
  29. vanessa - 05/07/10 - 17h28

    Thê

    Responder
  30. vanessa - 05/07/10 - 17h30

    Thê voçe arrasa.. Meu Deus..
    Escreve muito bem.. Melhor blog do mundooooooo!!!
    bjsss

    Responder
  31. Mari Montagner - 05/07/10 - 17h31

    Demais!!!!!!!

    Responder
  32. clarinha - 05/07/10 - 17h47

    Muito bacana o post, nunca tinha pensado desse jeito.
    Thereza, voce sabe se o seu corretivo Laura Mercier vende no Freeshop?
    Se nao, aonde vende?

    Responder
  33. Geovanna Sobrinho - 05/07/10 - 17h49

    Adorei esse post e as comparações. Ahazou!
    Beijos

    Responder
  34. FLAVIA PORTO - 05/07/10 - 18h20

    Parabéns pelo trabalho que tem feito no blog! Sou blogueira há pouco tempo e estou amando! É muito bom poder compartilhar idéias sobre moda com gente do mundo todo!

    Responder
  35. Alice Désirée - 05/07/10 - 18h31

    Adoro blogs de moda, adorei o post!
    =1

    Responder
  36. Juliana Costa - 05/07/10 - 18h40

    Excelente post, Thereza! Parabéns, adorei!!
    Beijos

    Responder
  37. Monique Zilli - 05/07/10 - 19h25

    Adorei Thereza. Concordo que com a popularidade que o blog conseguiu, acho meio que impossível terminar uma ferramenta que as pessoas estão cada vez mais viciadas.
    Bjãooo

    Responder
  38. Roberta - 05/07/10 - 19h36

    Oiii..adorei o post! O blog está com tudo hoje me dia, mas claro que tem coisas não tão boas!! Ahh não querer colocar o link do meu blog aí na tua lista de blogs de cá? Aproveita e segue o Pautas da Moda no twitter, eu já te sigo lá!! Beijos

    @pautasdamoda
    http://www.pautasdamoda.blogspot.com

    Responder
  39. yasmim - 05/07/10 - 19h57

    Oláa! Já tenho acompanhado o blog faz algum tempo e adoro cada vez mais. Entro quase todo dia e adora as novidades que você posta aqui, tudo sempre muito atualizado! E tenho que confessar que me supreendi, quando vi esse post -gigantesco- sobre a evolução da moda junto com a evolução dos blogs. Achei super maduro e muito inteligente! Mostra um lado diferente seu, que eu, pelo menos, não conhecia.. Adorei mesmo, parabéns! ;)
    Beijos

    Responder
  40. Camilla Correia - 05/07/10 - 20h12

    Posts inteligentes, gostosos de ler e bem humorados são o diferencial do seu blog, Thereza! Parabéns!

    Responder
  41. Nicole - 05/07/10 - 20h29

    YEAAH, viva os bons blogs ! :D
    Nada como a internet para compartilhar ideias, tendências e inspirações…
    com certeza nenhum outro meio expoe tanta informação, além de fazer a felicidade das fashion addicteds ;)

    Responder
  42. Narda Rafaela - 05/07/10 - 22h09

    Ameeeeeei todas as suas analogias!
    E realmente é tudo bem verdade.
    “Ode” aos blogs e às fast fashions… kkkkkkk
    Beijocas

    Responder
  43. Sissi - 05/07/10 - 22h14

    Thereza, que genial esse paralelo!

    Tão genial que nem penso como complementar no comentário… Rs.

    Parabéns!!

    Responder
  44. Ana Paula - 05/07/10 - 22h19

    Thereza!! Sempre entro no Fashionismo, mas não comento. Me surpreendi com esse seu post!
    Gostei muito das analogias, nunca tinha pensado nessas comparações, e acho que não tinha forma melhor de você expressar sua opinião sobre os blogs se não fosse assim, falando de moda!
    Um texto bem escrito e com conteúdo, mas também leve, e que deixa as leitoras chegarem às próprias reflexões.

    Parabéns!!!

    Beijos :)

    Responder
  45. Ana Paula Salomão - 05/07/10 - 22h26

    Thereza! Adorei esse post! Achei brilhante, a analogia a evolução da moda, foi PERFEITO! Os blogs existem para compartilhar opiniões, trocar experiências, ajudar, informar…. Eu mesma já aprendi muito e me precavi lendo blogs! PARABÉNS! Continue sempre com esse blog maravilhoso!!! Bjx!!!

    Responder
  46. Marcella - 05/07/10 - 22h56

    Não se esqueçam que a palavra de ordem é a sustentabilidade e uma revista consome papel,energia e sei lá mais o quê!!A quem diga que os livros serão virtuais……não sei,mas acredito que o mundo passará por uma grande mudança
    nos póximos tempos,caso contrário não sei no que dará…
    Bjs e parabéns pelo blog.

    Responder
  47. Re - 05/07/10 - 23h18

    Didático, sweet, inteligente e divertido! Esse texto merece destaque nos desfiles de alta-costura!

    Responder
  48. Myrian Isis O. E Silva - 05/07/10 - 23h28

    Amei essa analogia, perfeita e bem fácil de entender pra quem não é letrado.

    Responder
  49. Mary - 05/07/10 - 23h39

    Genial sua comparação! Os “fast fashions” blogs são mais do que informações rápidas, são informações pessoais! Se destacam aquele que graciosamente são autorais, que mostram o conhecimento como se estivessemos “conversando”… Sempre que leio o seu blog me sinto assim, sua colega/amiga! O seu é o THE BEST!

    Responder
  50. Tassia B - 05/07/10 - 23h57

    Analogia perfeita, Thereza! Alta costura, pret-a-porter e fast fashion sempre vão existir e se complementar. Um nunca tirou o lugar do outro, assim como as revistas, sites e blogs. Eu mesma assino Elle e Vogue, leio sites como o Chic e o Style.com, e ainda visito diariamente vários blogs, incluindo o seu. Acho que a apresentação do conteúdo é que faz destas 3 ferramentas importantes cada uma do seu jeito. TTalvez um dia os blogs deixem de existir, mas só se for pra dar lugar é uma outra ferramente que preencha exatamente os mesmos requisitos, senão apenas entrará pra lista de meios e vai agregar ainda mais informação!
    :*

    Responder
  51. Fernanda - 06/07/10 - 08h32

    The..eu entro aqui todo dia quando chego do trabalho…e por causa da correria nunca comento em nada, apesar de adorar seus post…mais esse realmente não pude deixar passar….
    Parabéns….
    beijos

    Responder
  52. patricia - 06/07/10 - 08h50

    Posso falar ?! Okej, antes de encontrar os blogs e me tornar um blogueira tbém me sentia fora de moda, prq havia me mudado para suécia e aqui ficava meio fora da moda nao saia a noite nao tinha amizades um dia nao sei porque ja nao me lembro encontrei um site que se chama bymk e dai comecei a encontrar os blogs, antes disso comprava revistas todo dia saia da aula e passava em banca revista e mais revistas inglesas, francesas, suecas alemãs…. Hj economizo muita grana desde que encontrei os blogs acho muito mais interessante navegar por eles de um para o outro ler e estar antenada. Resultado disso me sinto muito mais feliz agora comigo mesma, aprendi a fazer looks brincar com oque eu irei vestir. Os blogs me seduziram e oque penso é que os blogs sao o futuro pessoas que interagem na net, informaçao… E oque eu acho é que nao sou a única que deixei de comprar revistas. Um exemplo lendo outro dia o blog da mexicana/francesa, the chicmuse no ano passado fotos dela no fashion week de paris algumas fotos com Anna Dello Russo, e no post ela disse que Anna Dello Russo disse a ela na moda vc tem estar antenada sempre como nao perca nenhum lance, refletindo sobre se blogs fossem mesmo uma coisa que daqui há alguns anos já não irá existir, porque Anna Dello Russo estaria perdendo o tempo escrevendo com tanta poesia e paixão, paixão pela moda e por tudo que ela representa, o futuro é interagir ser acessivel ou ao menos parecer ser está na moda gente. Apenas a minha visão.
    with love
    Patrícia fernè

    Responder
  53. Jalu Ferreira - 06/07/10 - 09h14

    Adorei! Um Post informativo e inteligente sobre a verdadeira moda! O Blog é meu favorito! Parabéns Thereza!

    Responder
  54. sarah elisa - 06/07/10 - 10h27

    AKSOAKSOAS nosssa ADOREI essas analogias,pura verdade!só vc mesmo thereza,arrasou!
    abrçs!

    Responder
  55. Marina Guimarães - 06/07/10 - 11h01

    Thereza, dá uma olhadinha no blog do Proença e veja o vídeo da Olivia Palermo e do namorado, já morria vendo fotos dele, ouvindo ele falar então, sensacional!!!
    Beijoss

    Responder
  56. Mari - 06/07/10 - 11h22

    Thereza, adorei esse post.
    Mas me diga, quem é o estilista desse lindo vestido salmon com forro branco de flores?

    Responder
  57. Natália - 06/07/10 - 12h46

    http://www.modabelezaeafins.wordpress.com

    Para não fugir do assunto, um blog dinâmico e atualizado com as últimas tendências.

    Responder
  58. Mari - 06/07/10 - 12h57

    Obrigada Thereza !

    ;)

    Responder
  59. Helen Miranda - 06/07/10 - 13h09

    The, te mandei um e-mail, mas acho que não deu tempo de vc reponder, e como estou precisando da resposta, acho que por aqui você poderia me ajudar mais rapidamente. Vc fez uma postagem, mostrando atelies e como pretendo montar um em breve (bem pequeno, aqui em casa), vou me basear em uma foto da postagem que eu gostei muito. Queria saber se você me conseguiria essa imagem em tamanho maior: http://i50.tinypic.com/1zfu5wp.jpg é o ultimo ateliê, o vermelho e rosa :) agradeço se vc puder me ajudar

    Responder
  60. Anna - 06/07/10 - 14h02

    adoro seus textos sobre a blogosfer ou só sobre a moda mesmo.

    Responder
  61. livia - 06/07/10 - 16h49

    Thereza, sou sua leitora ha poucos meses e desde então visito diariamente.
    Quero te dar os parabens pelo post e dizer uma coisa: seu blog tem identidade, coisa rara de se ver!
    Atualmente todos os blogs parecem que falam as mesmas coisas, os mesmos lançamentos, as mesmas opinioes, os mesmos “esmalte da semana”.. e o seu e de poucas outras pessoas consegue se destacar como UNICO

    Parabens!

    Responder
  62. Marina - 06/07/10 - 17h07

    muito bem feitas as comparações!
    melhor blog de moda ever ;)

    Responder
  63. nubiha - 06/07/10 - 19h08

    Analogias perfeitas, arrasou!

    http://glamourzinhobasico.wordpress.com/

    Responder
  64. Nati Vozza - 06/07/10 - 19h54

    Até falei no twitter, esse post está incrível…Amo suas analogias.
    Bjooocas amyyga.
    Nati

    Responder
  65. Luiza - 06/07/10 - 20h08

    The, pergunta que foge do assunto do post.. Uma vez vc twittou que estava procurando o Infinium aqui no Rio.. e ai, achou? Pq eu tbm vivo na busca, mas nunca tive sucesso hehehe beijao!

    Responder
    • Thereza - 06/07/10 - 21h37

      Luiza, achei sim!
      Foi no Downtown!!
      Numa loja de produtos de beleza que fica no patio interno do mesmo bloco da mr cat, não tem erro
      foi 56 eu acho!!

  66. Vicky - 06/07/10 - 20h59

    The, como sempre vc foi otima!
    Agora me diz onde vc pega as imagens para o blog. São sempre lindas.
    E esse vestido com laço vermelho atras? lindo, da onde é?

    Responder
    • Thereza - 06/07/10 - 21h37

      Vicky, geralmente são em foruns tipo tfs ou no google mesmo!!
      Esse de laço eu acho, ACHO que é Givenchy, mas to muito na duvida, mas vou pesquisa com calma pq esse post tava pronto há um mes hehehehe

  67. Joana - 06/07/10 - 22h38

    The eu posso concordar em genêro número e grau?
    Amei, o mais genial é a maneira que você escreve aliada a suas ideias tão boas!
    Fantástica essa ideia das analogias!
    CONCORDEI E AMEI MESMO
    Parabéns pelo trabalho tão competente!
    beijos
    jo

    Responder
  68. Amanda Vilela - 07/07/10 - 13h14

    Nossa!! Parabéns! Adorei o post.. a analogia e principalmente sua capacidade de prender a atenção de quem está lendo… Parabéns!!! Adoro seu blog, está na lista dos favoritos!
    Beijos

    Responder
  69. Brunna Villar - 08/07/10 - 22h22

    Therezaaaaaaaa q post incrivel meuuu!!!! a cada dia q passa vc se destaca mais!!! meus parabens!!! eu realmente adoro seu blog, visito tds os dias praticamente mas não sou de comentar mas pode ter certeza q eu to sempre por aki!!! eu tabalho com moda entao mtas vezes entro pra pegar alguma informação q eu tenha visto ou ate as fotos msmo q vc faz uma seleção mto bacana!! o post ta demaaaaaaaaais!!!
    beijaoooo

    Responder
  70. Pri Sganzerla - 09/07/10 - 12h08

    Delícia ler gente que pensa, se posiciona e mais do que informação, traz conteúdo com opinião e crítica.

    Daí a importância de selecionar o que se lê no mundo dos blogs. Existem os que fazem diferença e os que simplesmente se repetem em fórmula, conteúdo e mesmice. Imprimir personalidade à escrita é fundamental e é diferencial.

    Por isso seu blog faz parte das minhas leituras. Porque ninguém vai ficar perdendo tempo lendo mil “crtl+C/ctrl+V”. O meu tempo eu quero gastar aprendendo, lendo algo que me torne uma pessoa melhor e amplie minha visão sobre o assunto.

    Parabéns pelo seu texto! ;-)

    Responder
    • Thereza - 09/07/10 - 12h12

      Nossa Pri, obrigada!!!

      Também penso da mesma maneira, entre um post “básico” de moda, tendência, estilo ou outro, é bom pensar, refletir, trazer algum assunto pra reflexão pública e múltipla, confesso que são meus favoritos. Os posts onde as leitoras interferem, opinam são meus favoritos, os que mais me acrescentam!
      Beijos
      The

  71. Caroline Rocha - 09/07/10 - 13h44

    Parabéns Thereza,

    Ótimo post! Concordo com você e acho que a informação e a opinião é o bem mais precioso da atualidade. E os blogs fazem o seu papel, assim como outros meios de comunicação.

    Abraços,
    Caroline Rocha
    http://carolinerochafashion.blogspot.com/

    Responder
  72. […] Hierarquia da Moda […]

    Responder
  73. Rayssa - 10/07/10 - 20h38

    muiiiito filosófico!
    “Mas o maior chamariz dessa ferramenta é a opinião. E opinião existe desde antes de Coco dar suas primeiras costuradas e existirá sempre que houver vida. E neurônios!”
    essa parte fechou com chave de ouro…

    Responder
  74. Suh Rabelo - 11/07/10 - 20h31

    Thereza ameeeei *-*
    Parabéens !
    Ainda bem que existem blogs que fazem a diferença :D

    Responder
  75. Lorena Suhett - 12/07/10 - 16h12

    Ótimo post!

    Responder
  76. […] um blog, curtimos um site, mas as revistas sempre serão soberanas em nossa cabeceira! Lembra desse post aqui, onde conversamos como elas nunca perderão espaço pro virtual e são a forma mais poética de […]

    Responder
  77. […] Fashionismo – Pela Não Banalização dos Blogs e Hierarquia da Moda […]

    Responder
  78. […] ver o que realmente preciso ter anotados no meu caderno virtual.  – Segunda-feria 05/07/10 Hierarquia da moda by Thereza Chammas (@fashionismo) Uma visão super interessante das mídias tradicionais x […]

    Responder