AS MAIS
LIDAS!

O blogroll de moda e beleza de 2019!

27/03/2019  •  Por Thereza  •  Estilo

Todas as blogueiras da minha geração (2007-2010) cresceram por conta de uma única palavra, o blogroll! Era essa listinha de blogs amigos – que geralmente fica na lateral do layout, que catapultou basicamente todos os blogs. Era o famoso boca a boca dos primórdios digitais, se você gostava de um blog, ia ali no blogroll e abria-se um mundo de possibilidades e blogs relacionados.

E eu nunca enxerguei blogs – consequentemente, blogueiras – como competição. Sempre parti do princípio que ler blog é hábito, portanto, quanto mais blogs você lê, melhor. Nos dias de hoje, quando leio alguém falando que só lê 1 ou outro blog, confesso que fico triste, pois quero que as pessoas leiam cada vez mais blog e  – aqueles que perderam o tal hábito –  (man)tenham esse saudável e charmoso costume na sua rotina.

Na mesma quantidade que eu leio gente me falando que “as pessoas não leem mais blogs como antigamente”, também escuto tantas outras pessoas falando “gostaria de ler mais blogs, mas poucos são atualizados e/ou tem qualidade”. E é aí que entra o ponto, o problema não são os blogs, mas quem os escreve, o blog segue uma ferramenta poderosa, ágil e útil, só que nos últimos anos, a questão se tornou quem bloga… e não o blog, entende?

Produzir conteúdo não é fácil, requer 3 pontos importantes: produtividade, assiduidade e criatividade, com isso, em tempos de redes sociais rápidas (e, muitas vezes, frívolas), produzir conteúdo de qualidade, relevante e que te faça sair de algum app, digitar www ou simplesmente “arrastar aqui”, se tornou um desafio maior. Blogs são um veículo de conteúdo como qualquer site, portal, jornal ou revista, a diferença é que, hoje em dia, é mais difícil ainda produzir um conteúdo relevante e frequente.

Outro dia abri uma enquete no Stories perguntando quais blogs que as pessoas leem rotineiramente HOJE. Blogs que tem assiduidade, frequência (a regra era que todos os blog listados abaixo estivesse atualizados nesse mês) relevância, com isso e pra celebrar nossa semana especial, fiz uma lista dos 20 blogs de moda/beleza/lifestyle mais falados por vocês e, claro, basicamente todos lidos e recomendados por mim também.

 

Chata de Galocha

Coisas de Diva

2 Beauty

Thássia Naves

Garotas Estúpidas

Dia de Beauté

Living Gazette

Bedside Notebook

Silvia Braz

Makeup Atelier

GWS Mag

Moda pé no chão

Futilish

Karla Lopes

Um ano sem Zara

E aí, beleza

GWS Mag

Pausa para feminices

Belezinha

Depois dos quinze

Essa é foi uma lista baseada nos comentários de vocês, nos que eu acompanho e, em comum, que estejam nesse mesmo universo do Fashionismo! Existe um mundão lá fora de blogs incríveis, atualizados, de todos os estilos, temas e nichos. De literatura a viagem, gastronomia a nerdice, tranforme a palavra blog em veículo de comunicação que um mundo incrível se (re)abre pra você :)




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

20 Comentários
  1. Carol alves - 27/03/19 - 12h27

    Leio Fashionismo, Ana Soares e Marina Smith.
    Na lista tem alguns que não conheço, vou procurar!! Achei uma pena foi que na lista tem alguns varios que nem são escritos pelas blogueiras. Como você disse, acho que é mto importante saber “quem bloga”.
    Bjs

    Responder
  2. Luísa Moura - 27/03/19 - 12h29

    Esse comentário sobre descobrir novos blogs pelo blogroll é tao real! Lembro muito de fixar explorando e no final nem sabia como tinha chegado ao blog que estava lendo ahhah. É muito legal ver nomes aí que conseguiram persistir como o Fashionismo, e mais legal ainda ver nomes que não conhecia! Simbora movimentar a blogosfera :D

    Responder
  3. Tata - 27/03/19 - 12h52

    Gosto do 2Beauty e Coisas de diva, mas apenas sigo elas no Instagram. Não consumo conteúdo de maquiagem a ponto de entrar em um blog.
    Os demais, conheço alguns, dos que eu conheço vários reproduzem aquele tipo de post “o que tem que ter”, “usar a roupa que te valoriza”, o que hoje em dia eu já não gosto e nem acho interessante.

    Responder
    • Naty - 29/03/19 - 11h18

      2Beauty no insta vale MUITO a pena, principalmente pelos stories!!

  4. Pâmela Le. - 27/03/19 - 13h24

    Acompanho grande parte dos blogs listados. Concordo com o que você disse sobre a questão ser quem “bloga”. Na minha opinião o que acaba com a qualidade de um blog é a obrigatoriedade de se fazer postagens semanais ou mesmo diárias. Nem sempre há conteúdo para compartilhar e, as vezes, não dá tempo de fazer uma postagem mais bacana em uma semana. Como há variedade de blogs, não há a necessidade dessa chuva de postagens impensadas, só para cumprir com a agenda. Eu, por exemplo, acompanho vários blogs pelo feedly e não vou deixar de acompanhar um blog pq ele tem pouco conteúdo, pq sei que quando sai uma postagem é de boa qualidade.

    Responder
  5. Karla Lopes - 27/03/19 - 14h15

    Que honra está nessa lista! :heart:

    Responder
    • Carolina Zanchetta - 28/03/19 - 13h59

      Karla, juro que eu acho que vc salva o Chata de Galocha.!!
      Pois quando post tem conteúdo estudado.
      Além do que agradeço os Links da Semana, que me permitem conhecer novos blogs interessantes.
      Confesso que não conhecia o seu blog específico, mas vou lá

  6. Carolina Zanchetta - 27/03/19 - 14h24

    Excelente proposta!
    Muitos blogs deixei de ler ou por não estarem sempre atualizados (e nem acho que precisa ser todo dia, mas tem que ter uma frequência regular), ou por mudarem a proposta inicial (ex. só mostrar produtos caríssimos e de difícil aquisição).
    Me chateia principalmente o fato da blogueira SUMIR, sem dar qualquer satisfação para as pessoas que frequentemente buscavam o blog, ou que só se dedicam a outras plataformas (ex. instagram e youtube). Quando em muita a blogueira me aparecer com um: e aí galera? sumi mas estou de volta!
    Oras, quando ela some eu tb sumo!!! e olha que eu fico insistindo um tempo.
    Muitos dos blogs que vc listou são os que eu acompanho, outros concordo com os comentários de que não me agrada mais por não serem tocados diretamente pelas pessoas que criaram.
    Da lista, tenho apreço pelo Coisas de Diva, 2Beauty e Pausa para Feminices.

    Responder
    • Thereza - 27/03/19 - 16h36

      Um dos principais pilares de um blog é ASSIDUIDADE. Você pode ter um conteúdo incrível, único, mas postar a cada 3 ou 4 meses, o leitor simplesmente perde o hábito. E nem precisa ter post todo dia, mas só de saber que aquele blog x tem 1 post por semana ou no dia x ou hora y, isso faz uma SUPER diferença!
      Bjs!

  7. Barbara Resende - 27/03/19 - 15h29

    Que honra estar nessa lista! Cliquei pra ler o post pq achei mto interesssante a pauta e tcharam! Ontem mesmo estava pensando sobre isso, mas o conteúdo que produzo, a melhor plataforma ainda é o blog! E fico feliz de que ele está nessa lista, me motiva a produzir mais! Bjs

    Responder
  8. Érika - 27/03/19 - 15h40

    Quem lê alguma coisa no blog da Thássia? Não tem nada lá, nem comentário não existe naquele blog, de uma pobreza de conteúdo total. Leio Futilish da Cony e Hoje vou assim off da Ana , apesar que ultimamente ela anda meio chatinha, muito mimizenta, mas ainda tem conteúdo bom.

    Responder
    • Thereza - 27/03/19 - 16h34

      Érika, mas nem todo blog é só pra leitura, muitos blogs tem dessa função mesmo ser um diário visual. A Thássia mesmo sempre propôs que o blog dela fosse isso e, confesso, que acho admirável, mesmo o conteúdo dela sendo 100% fit com o Instagram, ela ainda mantém postagens diárias no blog dela e até mesmo tentando mesclar com informações de moda e desfiles. Bjs!

  9. Andressa - 27/03/19 - 17h06

    Sou da época dinossauro de blogs, comecei a ler o Fashionismo desde o início, assim como o Garotas Estúpidas, Blog da Thassia, Futilish… mas hoje vejo como a dedicação de muitas bloguers somente nas redes sociais e que bom que ainda temos blogs como esses das lista para mantermos nosso hábito :)

    Responder
  10. Raissa Machado - 27/03/19 - 18h10

    Estou encantada com essa matéria, antigamente eu passava horas entrando de um blog a outro, muitas das vezes achava conteúdos interessantíssimos através do blog roll (não sabia da existência desse nome até hoje) amei muito a matéria!

    Responder
  11. rafa - 27/03/19 - 18h23

    Interessante notar que quase todas são da velha guarda das blogueiras… mas embora tenham aparecido na lista, muitas mantém o blog só com o “basicão”, sem quase nenhum conteúdo real. A impressão é que alimentam os seus sites apenas para não deixar a coisa morrer, mas não há real dedicação ou vontade em estar atualizando aquilo ali.
    Eu adorava a época onde esperava o dia todo por um post novo, cheio de informação real, que agregava conteúdo e formou toda uma geração de antenadas em moda, ligadas em assuntos femininos e empoderadas por mulheres tão fortes. Hoje a instantaneidade me agonia e por isso volto todos os dias por aqui, junto com os blogs da Chata, do 2Beauty e da Bárbara, as únicas que se mantém fiéis aos blogs, mas sem deixarem de se renovar!
    Parabéns por se manter aqui, The. As suas leitoras, desde 2008, como eu, ou as mais novinhas, com ctz agradecem!

    Responder
  12. Natalha - 27/03/19 - 22h39

    Acompanhei muitos desses blogs em meados da década passada e nem sabia que alguns ainda existiam, pensava que elas tinham se rendido a ficar só no look do dia do instagram (que não é só isso, claro)… O único que sigo acompanhando com assiduidade é o Fashionismo.
    Eu gostava muito da Camila Coutinho no começo, mas achei que ela ficou mto artificial; a Silvia Braz eu acompanhava até ontem no instagram, mas comecei a achá-la mto numa vibe ostentação, meio família Kardashian (hehehe). A Thassia, apesar de estar hoje em outro patamar de acessibilidade ($$$), segue sendo uma inspiração visual que poucas no mundo chegam perto (na minha opinião, claro ne!). O Coisas de Diva e o 2 Beauty eu costumo acessar quando quero saber a opinião sobre algum produto, pq me parece que elas já experimentaram tudo no mundo! hehehe Eu adoro a Chata, acho ela uma fofa, mas não sei pq o blog dela nunca me cativou…
    Enfim, acho que um outro ponto é que os blogs ficaram meio “tudo igual”, todo mundo falando das mesmas tendências, dos mesmos produtos, tudo de uma maneira superficial. Acho que para algumas blogueiras faltou crescer pra esse lado da criticidade, do questionamento, de trazer para o blog um diálogo com os leitores, como a Thereza faz tão bem. Gosto daqui pq sempre rolam reflexões nos posts e eu me sinto convidada a comentar e partilhar minha opinião. Não fico só na passividade de receber o conteúdo e pronto, sabe, acho que rola de fato uma interação entre autor e leitores, e eu gosto disso (por isso aqui estou! hehehe :)

    Responder
  13. […] a Thereza Chammas do blog Fashionismo escreveu recentemente “em tempos de redes sociais rápidas (e, muitas vezes, frívolas), […]

    Responder
  14. Aline - 29/03/19 - 12h27

    Nessa lista tem alguns que eu lia, mas infelizmente perdi o prazer de acompanhar, pq o blog não é mais escrito pela blogueira e sim por assessores… Meus blogs preferidos são aqueles que ainda são atualizados pelas criadoras, tipo o seu o Futilish (Cony) e o 2 Beauty (Marina). A escrita é uma questão muito pessoal e quando se delega perde a essência… Não é uma crítica a blogueira x ou y, talvez foi mais interessante para elas investirem em outro tipo de ‘influência digital’, só uma constatação mesmo. Queria fazer uma menção a Lu do Chata de Galocha, não acompanho mais o blog, mas o conteúdo dela no Youtube é maravilhoso!!! Acho legal também quem se transforma, vai para outros formatos, mas continua produzindo conteúdo relevante.

    Responder
  15. Ana Paula Araujo - 29/03/19 - 13h42

    Nossa, até salvei esse post!

    Leio o fsshionismo por causa do blogroll do 2beauty que foi o primeiro blog que comecei a acompanhar e até hoje esses dois são os meus preferidos <3

    Responder
  16. Heloisa Carvalho - 01/04/19 - 12h14

    Eu leio apenas 3 blogs com frequência: o seu, o 2beauty e o CDD. Conheço todos os outros da lista, alguns eu leio eventualmente, mas acho que esses 3 são os que ainda me atendem tanto porque gosto do conteúdo como porque gosto das pessoas por trás dele.

    Responder