Beleza, Cabelos  •  16 ago 2016

9 Formas de usar Bicarbonato de Sódio

Pense comigo, 3 anos atrás, o que era óleo de coco pra você? O item, que hoje em dia é hit e unanimidade da cozinha às prateleiras do banheiro, até uns anos atrás era algo trivial e esquecido no armário, mas hoje em dia só prova que as pessoas estão indo além e até, de forma sustentável, usando produtos que inicialmente tinha uma finalidade, para usos múltiplos!

Bicarbonato de sódio

Falo tudo isso porque quem acompanha sites e blogs gringos de beleza, sabe que um outro produto “de cozinha” ganha cada vez mais status de it produto de beauté, o bicarbonato de sódio! Não sei bem a função original dele, mas para o momento de beleza ele se mostra bastante versátil e queridinho para momentos de apuro, desde a época das nossas avós, mas revisto nos dias de hoje!

Marcas gringas (como a Bioré e até a Colgate) já desenvolveram produtos 100% no espírito bicarbonato pra gente usar na nossa vida, mas pra que ele serve? Listei 9 itens que são hit quando o assunto é NaHCO3:

Bicarbonato de sodio

1. Limpar escova de cabelo Como você limpa as suas? Pois bem, vez ou outra é preciso higienizar as escovas e aí que entra o bica! Pegue uma vasilha, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato e encha de água quente, mergulhe sua escova por 20 minutos e depois espere secar. Voilá, escova limpa!

2. Recuperando as bijoux prata Não sabe como recuprar as bijoux prata que comprou na F21 e redondezas, eis outra dica! Ferva 1l de água e 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 folha de papel alumínio. Com uma pinça de cozinha, mergulhe a bijoux por 10-15 segundos e pronto!

3. Limpando manchinhas das unhas Esse é um clássico! Certos esmaltes deixam suas unhas manchadas, não seja por isso, mergulhe as unhas num potinho com bicarbonato,  depois esfregue em movimentos circulares e pronto, logo suas unhas voltam à cor normal!

4. Refrescando o armário Essa dica é meio de vovó, ou seja, atemporal! Ficou com o armário fechado por um tempo ou acha que seu closet está sem muito frescor? Deixe um potinho aberto de bicarbonato de sódio pra refrescar o ambiente e, principalmente, suas roupas!

5. Shampoo seco caseiro É isso mesmo, lá fora as gringas transformaram dry shampoo em bicarbonato de sódio em spray! Seja pelo preço ou simplesmente pra inventar moda, o danado absorve a oleosidade da sua raiz e faz efeito pro cabelo manter um pouco mais de dignidade!

6. SPA do pé! Pés sofridos? Quem nunca, sejam pés cansados ou com calosidade, eis o pózinho milagroso pra cuidar dessa área tembém! Encha um balde com água quente (até o limite que você aguentar), acrescente 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e use uma esponja pra massagear os pés, especialmente nas áreas mais sofridas.

7. Sapatos cheirosos Vez ou outra certos tipos de sapatos dão um cheiro, digamos, mais forte rsrs. Se isso tá te incomodando, salpique bicarbonato de sódio nele, que o pózinho milagroso ajuda a eliminar o cheiro. A dica também funciona pra roupas, especialmente quando você volta de um churrasco agitado ou de uma balada intensa :)

8. Limpeza capilar profunda Sabe quando você quer fazer aquela faxina profunda no cabelo? Pois bem, misture um pouquinho de bicarbonato de sódio ao seu shampoo para ele potencializar essa limpeza. Lembrando, isso não é pra ser usado diariamente, já que os resíduos ajudam a proteger nossos fios.

9. Manchinhas nas roupas Foi tomar aquele vinho e manchou na roupa? Lá vai o bicarbonato entrar em ação, use uma toalha molhada e quente e coloque um pouco do pó e esfregue levemente sobre a roupa, pronto, lá se foi a mancha. Eu, que sou extremamente estabanada, irei usar essa técnica em breve!

Bicarbonato de sodio

Dos áureos tempos de nossas avós até as dicas reinventadas dos dias de hoje, é sempre bom ter um bicarbonato de sódio milagroso para eventuais apuros! Vale lembrar que é preciso que seja o puro (que vende em farmácias e lojas de produtos naturais) ou de marcas como a Bioré que já criaram na medida do sucesso.

E vocês, usam bastante esse truquinho caseiro? Conta a sua finalidade favorita!

 

 

 

 

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

18 comentários em "9 Formas de usar Bicarbonato de Sódio"
  1. Débora Quirino Martins
    16 ago 2016 // 11h55

    Já vou usar a dica pra recuperar as bijoux prata <3

  2. Carol Presotti
    16 ago 2016 // 12h45

    Até dei print na dica pra salvar bijus! =)

  3. Luciana
    16 ago 2016 // 13h18

    Tenho alergia a desodorante, então uso bicarbonato de sódio no lugar. É MARA!

    • Izabel Soraia
      17 ago 2016 // 08h57

      E funciona até melhor que muitos desodorantes. Já usei assim tmbm.

    • Simone Batista de Oliveira
      17 ago 2016 // 11h22

      Como? Só o pozinho, seco?
      Não mancha a roupa?
      Tambem tenho dificuldades com desodorantes…

    • Ana Cristina
      18 ago 2016 // 21h19

      Eu uso de desodorante também, é bem melhor!
      Coloco um pouquinho do bicarbonato na palma da mão, umas gotinhas de água, faço uma misturinha e passo nas axilas!
      Fica um pouco braco, mas, depois que seca, mancha até menos que alguns desodorantes!
      Vale a pena experimentar!!

    • Ana Cristina
      18 ago 2016 // 21h20

      **branco

  4. 16 ago 2016 // 14h52

    dicas valiosas. Meu pai usa pra lavar verduras e frutas ficam bem limpinhas :)
    bjoka http://diadebrilho.com

    • Izabel Soraia
      17 ago 2016 // 09h00

      Opa! Amei essa. Vou usar.

  5. Titi
    16 ago 2016 // 16h48

    Faltou a funçao de esfoliante p o rosto. é o melhor esfoliante que existe!!! Só fazer uma “papinha” com água e pronto

  6. Carol
    16 ago 2016 // 18h23

    Ameeeeeeiiiii!!! :D
    Eu só usava na limpeza da casa, mas vou já incluir na bancada de beauté!
    Ótimo post! Bjs

  7. Simone Batista de Oliveira
    17 ago 2016 // 11h23

    Excelentes dicas! Amei!
    Quero testar a do cabelo.

  8. angelica
    17 ago 2016 // 17h21

    Ja uso no armario e funciona mesmo! Tb to usando o esfoliante da Biore… The sempre com as melhores dicas

  9. JUD PERBOT
    24 ago 2016 // 10h26

    10ª UTILIDADE – Para limpar os dentes também é bom. Coloca-se uma pitadinha sobre o creme dental e a 11ª UTILIDADE: misturar a um pouquinho de água e fazer piling. A pele fica macia e limpinha.

  10. Yasminni Tomaz
    25 ago 2016 // 11h14

    Amo bicarbonato, uso pra um monte de coisas! não só no lugar do fermento do bolo. Adorei as dicas das bijus pratas, essa eu não conhecia. beijos The

  11. Vitória Gonçalves
    17 ago 2017 // 18h39

    Esse post é uma parceria com minha mãe, com certeza hahahah ela sempre me fala sobre bicarbonato, mas essas dicas todas eu nunca tinha ouvido! Sei que também ajuda em aftas (mas arde!) e pra escovar o dente vez ou outra (nada cientificamente comprovado, apenas teoria de vó)

  12. Olívia
    17 ago 2017 // 18h41

    Sintonia, ontem eu tava nervosa pensando em como se limpa uma escova de cabelo ja vou pegar o bicarbonato no armario e testa, obrigada thereza s2

  13. Anderson
    19 ago 2017 // 14h04

    Já usei pra recuperar prata!! É mto bommm!!!