Moda  •  18 fev 2016

Cervejas especiais: iniciando com as IPAs!

O Vinho de Quinta de hoje vem com um tema que muita gente tem pedido: cerveja, afinal, quem não gosta daquele chopinho estupidamente gelado? Mas e quando o assunto for cervejas especiais?

Acho que todo mundo sabe do boom que as cervejas artesanais proporcionaram ao mercado brasileiro nos últimos anos. A cada dia, mais e mais pessoas se interessam pelo assunto, pesquisam, e até mesmo mudam antigos hábitos e passam a adotar o conceito “beber menos, mas beber melhor”.  Eu mesmo sou um apaixonado por essa categoria de cerveja que vem ganhando consumidores fiéis e defensores do estilo.

Quando você ingressa nesse universo, acaba se transformando num embaixador e seus amigos viram seu eleitorado, no final das contas, toda galera migra para esse tipo de cerveja. Não que você precise parar de tomar sua gelada tradicional, mas o universo das especiais é muito rico, cheio de informações para compartilhar, e muitos estilos diferentes pra conhecer!

beer-flight

Depois disso, seu paladar vai mudando de cerveja para cerveja e aí, percebe-se o quão vasto é esse mundo. Tem gente que se identifica tanto, que até começa a produzir suas próprias receitas em casa. São os cervejeiros de panela, aqui no Rio tem aos montes e muitas cervejarias premiadas começaram com produção caseira.

Até aí vocês viram que eu sou um defensor da categoria, mas o que beber, ou melhor, degustar? Ano passado, fiz um post geral falando sobre estilos de cerveja e você pode se perguntar, o que faz uma cerveja ser especial?

Principalmente os ingredientes utilizados na receita. Matéria prima mais nobre na qual se destaca o uso de cereais maltados, 100% malte, sejam de cevada, trigo e até aveia, ao contrário de muitas cervejas por aí cuja base é o milho, mas isso é tema pra outro post.

7801b69002acf84f12c3163909230ace

Como seria pouco didático, pra não dizer maçante, resenhar diversos estilos, hoje falarei apenas do meu preferido: IPA ou India Pale Ale. Muita gente conhece por ser aquele tipo de cerveja bem amarga. Não precisa se assustar, pois com o costume, você vai adorar e até sentir falta desse amargor. A Thereza, que torcia o nariz para as IPAs, hoje em dia adora, e quando toma diz com toda eloquência, “amarguinha, do jeito que eu gosto!”

Como surgiram as IPAs? Foi na época da colonização britânica na Índia, quando as cervejas eram enviadas da Inglaterra para as tropas que lá estavam. Naturalmente elas estragavam devido ao trajeto. Daí, veio a ideia de se adicionar mais lúpulo nas cervejas, pois sendo um conservante natural, a bebida se tornava mais resistente à bactérias. Resultado, o estilo pegou e caiu no gosto popular.

E o que é lúpulo? Trata-se dessa planta parecida com um flor, que contém óleos essenciais e polifenóis que conferem o amargor da cerveja. Quanto mais lúpulo, mais amarga é a cerveja. Existe uma grande variedade lúpulos cultivados em todo mundo, cada um com características particulares de sabor e aroma.

As IPAs são produzidas e consumidas em vários países. O estilo mais apreciado no Brasil são as American IPA ou American Pale Ale, APA, AIPA e por aí vai! O que define essa categoria é justamente a quantidade e procedência dos lúpulos, que geralmente são americanos e trazem sabor mais amargo, cítrico e resinoso diferente das inglesas que tem aromas mais terrosos.

Como não poderia faltar, vou indicar algumas IPAs que eu adoro e indico, muito pelo fato de serem nacionais. Isso nos mostra a qualidade que a escola cervejeira do Brasil atingiu. Já somos referência e nossos cervejeiros tem conquistado inúmeros prêmios internacionais, motivo de orgulho mesmo!

cervejas

Mistura Clássica Hop Rio: Bela cerveja pra quem está começando, pois está dentro do estilo Session IPA, que nada mais é do que uma IPA mais leve, não tão amarga e com menos álcool. A Hop Rio tem apenas 4,5% de teor alcóolico. Muito fresca, ideal para o verão. Aromas de casca de laranja e floral. Pra degustar sem preocupação. Disponível também em latão de 1 litro.

Mistura Clássica Vertigem: Outra da Mistura Clássica, cervejaria de Volta Redonda que tem investido muito na qualidade de seus rótulos com sucesso. Essa premiada American IPA, lupulada no talo tem aromas maravilhosos de maracujá, muitas notas cítricas e florais. Na boca tem um pouco mais de corpo, mas sem perder o frescor. Bem seca e com um amargor pronunciado e delicioso. Com um hambúrguer caseiro, então…

Júpiter American Pale Ale: Cerveja maravilhosa da paulista Júpiter. Muito aromática com aromas cítricos de maracujá e laranja além das notas frutadas de pêssego e manga. Na boca, é leve com amargor muito gostoso. Refresca mesmo! Tentem degustar com uma pizza de calabresa ou um peixinho na brasa.

Lucan-Beer-Tasting

Essas são apenas algumas que eu consumo e recomendo, além de não serem tão difíceis de encontrar. Espero que tenham gostado e se animado pra experimentar não só as IPAs, mas as cervejas especiais de forma geral. Qualquer dúvida sobre estilo, rótulo, harmonização, podem comentar e se tiver sua IPA favorita, me conte também!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

17 comentários em "Cervejas especiais: iniciando com as IPAs!"
  1. julha
    18 fev 2016 // 21h42

    amarguinha do jeito que eu gosto

    • Rodrigo
      21 fev 2016 // 19h29

      É assim mesmo. hehe

  2. Irina
    19 fev 2016 // 11h13

    Adorei o post! Meu namorado está fazendo cerveja e IPA é uma das preferidas dele, mas ainda acho meio amarga demais. Mas Bohemia lançou uma IPA muito boa, a Jabutipa !

    • Rodrigo
      21 fev 2016 // 19h30

      Oi, Irina.
      A Jabutiba é boa pra começar, pois não é tão amarga. Depois vc vai se acostumando com o amargor.
      Abs.

  3. Ramona
    19 fev 2016 // 12h40

    Adorei o post, gosto de vinho, mas cerveja é a minha paixão :heart_eyes:

    • Rodrigo
      21 fev 2016 // 19h31

      É verdade, Ramona.
      As mulheres tem uma quedinha pelas cervejas!!
      Abs.

  4. 19 fev 2016 // 13h25

    Oi, Rodrigo! Muito bons seus posts! Adoro IPAs, mas agora já estou numa fase sour. Minha IPA preferida até hoje é a ballast point habanero sculpin, muito boa e surpreendente. Você tem Untappd? Se tiver, coloca seu nome no proximo post pra gente seguir, vejo pelo snap de Thereza que vcs tem ido em várias cervejarias legais aí no Rio.

    • Rodrigo
      21 fev 2016 // 19h34

      Oi, Nanda. Também sou fã das sours, adoro as Lambics e cervejas com mais acidez. A BAllast é maravilhosa e ainda dá aquele calor da pimenta. Não tenho o aplicativo ainda. Boa dica.
      Abs.

  5. 19 fev 2016 // 14h17

    Meu namorado é um curioso da cerveja e já está me levando para o mesmo lado. Hoje em dia prefiro realmente beber cervejas diferenciadas do que me manter nas de combate.
    Vou buscar as indicadas.

    Beijoks

    • Rodrigo
      21 fev 2016 // 19h35

      Valeu, Alice. Esse é o movimento que muitas pessoas estão aderindo. Realmente vale.
      Abs.

  6. 19 fev 2016 // 14h37

    Arrasou no post Rodrigo!
    Tô indo comprar minhas cervejas pro fim de semana agora.

    beijos pra vocês!

    • Rodrigo
      21 fev 2016 // 19h35

      Legal, Nathalia. Se quiser uma dica de outra cerveja, é só falar.
      Abs.

  7. Sofia
    20 fev 2016 // 08h58

    Amei o post!!! Eu amooo cervejas artesanais!! Sou adepta do beba menos mas beba melhor há uns 4 anos e realmente a quantidede de rótulos nesse período aumentou muitooo!!! Fui viajar p Sudeste da Asia nas ferias..e la nao achei nenhuma cerveja local diferente das lager…voltei louca pra tomar uma IPA bem amarga!!!!! =)

    • Rodrigo
      21 fev 2016 // 19h36

      Oi, Sofia.
      Conforme vamos nos aprofundando, a variedade de rótulos aumenta. Isso que é legal, experimentar sempre coisas novas.
      abs.

  8. Rai
    23 fev 2016 // 20h52

    Arrasou! Amo as IPAS!
    Meu namorado e eu somos adeptos das especiais. Hoje só tomamos Heineken nos churrascos da vida e várias especiais para degustação. O duro é que realmente o paladar apura e é difícil de tomar um copo de Brahma que seja…

    • Rodrigo
      24 fev 2016 // 12h16

      Oi, Rai.
      É viagem sem volta mesmo, hehehe.
      Abs.

  9. Elis Chiachia
    04 ago 2017 // 20h23

    Também faço cerveja em casa!! Mas ainda não consegui acertar uma IPA do jeito que espero…
    Não conheço essa Hop Rio! É só aí do Rio?
    Minha favorita é a 10 lúpulos da Jupiter, uma Imperial IPA na verdade.
    Amei o post! Essa é definitivamente minha tour hahaha