Decorismo  •  26 jan 2016

RECEITA DO DIA: PANZANELLA, SALADA TOSCANA DELICIOSA!

Ano passado, durante minha viagem pela Toscana, tivemos um agradável – e muito barato! – almoço em Montepulciano. A cidade é um charme por si só e, entre suas muralhas e ladeiras, encontramos um restaurante super simples e agradável, daí como estava muito calor, escolhi uma salada típica toscana (que eu nunca tinha ouvido falar): a Panzanella!

Eu gosto de salada, mas nunca tinha comido nada igual! Era uma salada simples, mas muito saborosa e refrescante, e ainda tinha um item que fazia toda a diferença, pão! Na época, postei no snap e  compartilho aqui nesse edificante vídeo no meu ~canal no yt:

Simples, né? Essa é uma salada muito comum na região, especialmente em dias de verão, pois é leve e fresquinha! A panzanella, assim como muitos outros pratos toscanos, tem origem camponesa, ou seja, pratos simples e feito de sobras, mas altamente saboros!

Como sempre posto a preparação dela no meu snap, chegou a hora de compartilhar por aqui. Minhas receitas são altamente intuitivas, depois de ver uma ou outra receita por aó, fiz à minha maneira e, modéstia à parte, é saborosíssima!

DSC09307

A base da Panzanella: Cebola roxa cortada tipo Julienne (lascas beeem fininhas), tomates cortados grosseiramente (sugere-se variar no tipo, mas eu fui com um só)  e pedaços de pepino.

DSC09312

O corpo da Panzanella: Pão! Mas não pense que é tipo crouton, pelo contrário, o pão é bem molhadinho, pode ser dormido e embebido do suco especial!

Você pode pegar qualquer tipo de pão (lá eles pegam a versão local, o italiano hehe), cortar em cubinhos ou de maneira bem aleatória, daí você leva ele na frigideira por 3 minutos, não muito mais que isso, pra ele criar uma casquinha, mas jamais ficar duro. Junto a isso, adicione um pouco de azeite e queijo parmesão.

Depois dessa fase e de esfriar o pão por uns 10 minutos, você vai criar uma marinada que fará toda a diferença na salada. Coloque uma porção generosa de azeite e toques de vinagre balsâmico, vinagre de maçã e um limão. Essas proporções ficam ao seu critério, caso gostem de mais ou menos ácido. Deixe essa mistura quieta por pelo menos 20 minutos pra dar bastante gosto e ~malemolência~ ao pão

RECEITA PANZA

Complementos essenciais: Essa parte é mais flexível e vai de acordo com seu gosto, mas pra mim é essencial ter manjericão, coentro e pimenta-do-reino. Mas tem gente que adiciona mel (especialmente quando acham que está muito ácida), alho, azeitona,  mussarela de búfala, alici e até outros vegetais, mas eu sigo com essa base clássica!

PANZANELLA1 RECEITA

Depois da marinada, pronto, só misturar todos os ingredientes e voilá! Eu ainda deixo um pouco marinando, especialmente por conta do suco do tomate, mas ela fica tão apetitosa que nem precisa esperar muito!

PANZANELLA RECEITA

Sempre quando estou com desejo de salada, essa é tiro e queda! Sacia na medida, tem muito sabor, é refrescante e ainda me remete à uma viagem inesquecível.

Gostaram da receita? Se tiverem mais alguma dúvida, só falar! E se curtem esse tipo de post por aqui, me contem, pois tenho várias outras receitas fáceis e intuitivas :)

Anterior
Próximo
Comente Aqui

8 comentários em "RECEITA DO DIA: PANZANELLA, SALADA TOSCANA DELICIOSA!"
  1. Bethania
    26 jan 2016 // 19h30

    The, uma vez vi no seu snap uma forma de fazer salmão no papel alumínio que parecia ter ficado maravilhosa! Pena que não consegui dar print daquela vez! Aguardo a proxima vez que voce fizer e postar no snap ou postar por aqui! =)
    Amo seu blog e acho que voce deveria virar uma vlogger tb!

  2. Bethania
    26 jan 2016 // 19h30

    The, uma vez vi no seu snap uma forma de fazer salmão no papel alumínio que parecia ter ficado maravilhosa! Pena que não consegui dar print daquela vez! Aguardo a proxima vez que voce fizer e postar no snap ou postar por aqui! =)
    Amo seu blog e acho que voce deveria virar uma vlogger tb! :kissing_heart: :kissing_heart:

    • Daniele
      03 fev 2016 // 12h05

      Amo as diquinhas de receita! Fiz o salmão e ficou maravilhoso

    • Daniele
      03 fev 2016 // 12h06

      Ops, enviei sem querer!

      É super simples, forra a forma com papel alumínio, coloca a salmão, tempera com sal pimenta azeite e limão. Corta tomate cereja e cebola em rodelas, espalha por cima do salmão. Também coloca em cima do salmão molho pesto e alecrim.
      Depois é só fechar com papel alumínio e assar por 30 min!

  3. Barbara
    27 jan 2016 // 09h03

    The, traga mais receitas sim! As leitoras conterrâneas cariocas precisam de dicas de coisas refrescantes! :grin:
    bjão

  4. Catia da Paz
    27 jan 2016 // 11h17

    Adorei The! Esse tipo de post é ótimo. Essas dicas de receitas regionais das cidades que você já conheceu é muito bacana de dividir! Beijos

  5. Luiza
    27 jan 2016 // 14h17

    Quando vc postou essa receita no snap, fiz no mesmo dia!! Fica incrível mesmo! E poste mais receitas tb!!! Amo essas que são práticas para o dia a dia :)
    Adoro seu blog e te vejo as vezes no Werner rs
    Vc é mara :D
    Bjoss

  6. Michelle
    08 fev 2016 // 14h54

    Amei, parece deliciosa, pretendo fazer logo!