Beleza, Cabelos  •  08 dez 2015

SEU CABELO É POROSO? DESCUBRA EM 7 MINUTOS!

cabelo poroso

O meu maior incômodo capilar se chama: porosidade. Por que cabelo sem brilho, um produtinho ajuda, cabelo com duas pontas, um corte providencial colabora, mas e cabelo poroso?

Aliás, como é um cabelo poroso?

O tipo de porosidade dos fios indica a capacidade que seu cabelo tem de absorver água e também os produtinhos babadeiros que você usa pra tratar e cuidar no dia a dia. O ideal é o equilíbrio, nem muito e nem pouco poroso. :DDD Uns dizem que a idade colabora pra porosidade, outros dizem que o excesso de produtos também piora a situação, mas afinal, como resolver isso?

Antes de mais nada, você sabe se seu cabelo é poroso?

Estava pesquisando sobre o tema e entrei no Mane Addicts, pra quem não conhece, é um site que reúne publicações de vários cabeleireiros gringos famosos, tem muitas novidades e pautas bem legais. Passeando por lá, me deparei com a matéria que mostra os níveis de porosidade e como resolvê-la.

Afinal, qual é o nível de porososidade dos seus fios? Bom, em 7 minutos (contando depois de terminar o post, ok?) você saberá…

cabelo poroso

TESTE DO COPO: Pegue um copo com água em temperatura ambiente e coloque um fio (arranca ou pega da escova) do seu cabelo limpinho, sem nenhum produto. Deixe lá por 7 minutos e depois veja…

SE SEU CABELO FLUTUOU: Você tem baixa porosidade. O que signifca que seu cabelo tem cutícula bem fechada, logo, é resistente à cremes e óleos, ou seja, isso não é lá muito bom, afinal, nem sempre o produto penetra na sua cutícula. Cabelos assim também demoram pra secar e carecem de elasticidade.

Como resolver isso? Calor e óleo são a palavra chave para que a hidratação penetre, logo, faça efeito no seu cabelo! Quando for hidratar, tome banho quente pro vapor entrar e abrir sua cutícula, aplique o seu hidratante de sempre e depois sele os ficos com óleos leves, como o de coco ou abacate. Umectação constante, óleo de jojoba e aloe vera também ajudam a devolver equilíbrio aos fios. Cabelos assim tem excesso de proteínas, portanto, evite produtos com esse ingrediente.

SE SEU CABELO FICOU NO MEIO: Você tem porosidade normal, ou seja, seu cabelo tá de boas! A cutícula é ligeiramente elevada, permitindo que a hidratação funcione normalmente. Quem tem fios assim, o cabelo absorve facilmente a umidade, não é necessário hidratação constante e o cabelo responde facilmente à coloração e cuidados em geral.
O que fazer pra melhorar? Se melhorar, pode estragar, continue sua rotina, que está ótima. Mas cuidado ao expor seu cabelo à muita proteína, que pode deixá-lo com aquela sensação mais rígida e sem forma.

SE SEU CABELO AFUNDOU: Você tem alta porosidade. Suas Cutículas são muito abertas, com isso o cabelo absorve mais umidade do que ele é capaz de reter. Cabelos assim tem textura instável, não tem brilho e viço, ficam facilmente embaraçados e com frizz, ou seja, vamo tratar. Geralmente cabelos cacheados, crespos e quimicamente sofridos tem esse problema.

Como resolver isso? Proteína! Condicionadores com esse ingrediente ajudam a deixar a cutícula fortalecidade e na medida do sucesso. Nesse caso, o fundamental é saber dosar a quantidade pra não exagerar! O excesso deixa o cabelo duro e você pode arranjar outro problema, a quebra.

Condicionadores mais profundos, óleos densos (como Karité, ricínio e oliva) e leave-in ajudam a preencher os espaços da cutícula, reparar as pontas e fortalecer os fios. Pra completar, um banho gelado colabora pras cutículas entrarem no eixo.

cabelo poroso

Fiz o teste e lógico que meu cabelo afundou mais que o Titanic. Ok, tô exagerando, ele ficou num nível bem abaixo, como era de se esperar! Não sabia que a proteína era a ajuda número 1 pra que tem esse problema, li por aí e descobri que até mesmo tratamentos caseiros como ovo e abacate nos fios ajudam a reverter esse quadro de grave porosidade, logo, vou testar!

cabelo poroso

Pra quem tinha dúvida sobre o que era e se seu cabelo é poroso, taí um teste eficiente (fiz no Rodrigo e ele foi coluna do meio haha, homens!!). Vocês conheciam esse teste? Se fizerem, me contem!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

27 comentários em "SEU CABELO É POROSO? DESCUBRA EM 7 MINUTOS!"
  1. tamy
    08 dez 2015 // 13h23

    Amei, to aqui olhando pro copo fixamente, o tempo passou e meu cabelo tá boiando, acho que combina com a descrição tb, enfim :(

    • tamy
      08 dez 2015 // 13h34

      pior que odeio secar o cabelo e ele nao seca nuncaaaa

  2. natalia i.
    08 dez 2015 // 13h37

    totalmente fechada, não afundou nadaaa.. e olha que deixei mais um pouco pra ver se fazia alguma diferença. Mas bate bem com a descrição, apesar do meu cabelo ser bem fino ele demora muito para secar. vou fazer a yasmin brunet e usar oleo de coco :ok_woman:

  3. Gabriela Ganem
    08 dez 2015 // 14h38

    Óleo de coco, ovo… A base da minha dieta servindo também para os cabelos! Amei esse post!

  4. katrine
    08 dez 2015 // 15h02

    A locaa trabalhando e olhando pra um copo com cabelo kkkkkkkk, meu super boiou já amava oleo de cocô, agora mesmo vou fazer com mais frequencia, massss oh bichinho caro hehe! Bjusss (ps:. amo materiais cabelisticas) :purple_heart:

  5. Natalia
    08 dez 2015 // 15h59

    The! Posto super top! Tô louca pra chegar em casa e fazer o teste até nos pelos dos gatos! :smirk:

  6. 08 dez 2015 // 17h28

    Fazendo em 3…2…1 e acho que vou ficar igualzinha a você…rs

  7. Mayara Gaudêncio
    08 dez 2015 // 19h42

    Amei saber disso! Vou testar hj. Já imagino que o meu vai afundar :scream:

  8. Linda Maria de Oliveira
    08 dez 2015 // 20h18

    Adorei! O meu , ficou no meio, acho que estou no caminho certo, o menos é mais. Hidrato o meu cabelo com o próprio óleo. Sabe como? Deixo sem lavar uns dias, aí fico uns cinco minutos com uma touca plástica debaixo do chuveiro bem quente e lavo só uma vez com xampoo. Já tentei sem sulfato , não deu certo e começou a cair.

  9. Nina
    08 dez 2015 // 20h21

    E quando os fios de trás afundam e os da frente boiam faz o que? rsrs

  10. Leticia
    08 dez 2015 // 22h19

    Oi Thê! Acabamos de nos encontrar no curso da Gabi e eu fiquei de postar aqui pra vc me incluir no melhor grupo :)
    Meu email é leticiapalhano@gmail.com

    Obrigada lindona!!

  11. Mylena
    08 dez 2015 // 23h03

    AMEIIII hahaha, adoro um teste. E o meu fio encaracolado afundou :smirk: amanhã já vou atrás de creme com proteína (estou sem coragem para o ovo).

  12. 09 dez 2015 // 02h08

    Eu ainda não entendo muito bem isso, meu cabelo tem sido bom, mas eu não sei se meu cabelo é porosa :purple_heart: :heart:

  13. karen
    09 dez 2015 // 08h23

    Nossa, eu também não sabia desse teste..
    Vou fazer já.. Afinal de contas, uma ajudinha a mais para os cabelos não é nada mal…
    Valeu The!!!!!!!

  14. Abi
    09 dez 2015 // 09h09

    Oi The, realmente funciona, porque meu cabelo flutuou o tempo todo. Tem baixa porosidade. Odeio secar porque demora muuuuito. :/

  15. 09 dez 2015 // 10h05

    Eu sempre suspeitei que meu cabelo era poroso… Mas estou no trabalho e não tenho como fazer o teste, estou louca para fazer em casa!!!

  16. Jessica
    09 dez 2015 // 12h16

    The, meu cabelo é bem poroso também. Fiz a hidratação com ovo e abacate e o cabelo ficou pior ainda.
    Talvez tenha sido falta de sorte minha, mas tome cuidado pra não piorar.

  17. Jessica
    09 dez 2015 // 13h41

    O meu boiou total kkkk fiz o teste duas vezes… meus fios são grossos e ultimamente tem caído mtooooooo :cry:

  18. rafa
    09 dez 2015 // 15h37

    O auge do deficit de atenção: coloquei o fio para fazer o teste, esqueci, bebi a água e só lembrei horas depois. kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    • 10 dez 2015 // 12h53

      Morri com teu comentário, rafa! hahahahahahaha

  19. Helena
    09 dez 2015 // 23h36

    O meu flutuou ! Eu já tava com vontade de começar a seguir o cronograma capilar, depois desse resultado vou começar o quanto antes !! O post veio na hora certa <3

  20. Flávia
    10 dez 2015 // 14h46

    Uma parte do meu cabelo flutuou, a outra boiou…não sei o que fazer…

  21. shirley souza
    16 set 2016 // 21h36

    Meu cabelo não afundou nem boiou. Uma ponta ficou em cima e outra no fundo como se tivesse ficado esticado dentro do copo de água. E agora é ou não é poroso.?

    • Janaína
      09 nov 2016 // 17h37

      Meu fio ficou em pé na água :satisfied: :satisfied:
      E bate com a descrição de que ele está de boas. Hahahaha… Pelo menos sinto isso :)
      É isso ??
      Beijosss

  22. Priscila Oliveira
    11 out 2016 // 21h32

    Eu fiz o teste e o meu fio afundou. O meu cabelo é crespo e realmente embaraça muito rápido. Tem um aspecto sempre de ressecado e eu sempre lavei com água normal. Me identifiquei com tudo. Vou começar a usar os óleos e mascaras com proteínas e fazer esse teste após um tempo de uso.
    Obrigada :thumbsup:

  23. Regina Márcia Silva de Oliveira
    31 jan 2017 // 14h12

    Meu cabelo ficou quase por cima dá água, faço hidratação com creme de mandioca e azeite de mamona (óleo de rícino) só que mais incorpado

  24. Matheus Ferreira
    11 maio 2021 // 01h32

    Vou fazer esse teste no meu cabelo. Ele é um tipo 4c.