Beleza, Cabelos, Fashion Week, Fashionismo pergunta  •  22 out 2015

Um bate-papo sobre cabelos, tendências, erros e acertos!

Sem dúvida que o assunto capilar é um dos que vocês mais adoram aqui no Fashionismo. Seja aquele produto lançamento, uma escova mirabolante ou apenas inspiração pro próximo corte e cor, o tema cabelo é favorito geral! E à partir de agora a tag vem reforçada por bate-papos com profissionais da área que vão nos dar dicas no ponto pro sucesso capilar!

E mês passado tive a oportunidade de entrevistar o Jorge João, “International Redken Performing Artist”, em bom português (inclusive, João é de Portugal!), ele é artista Redken, uma espécie de embaixador e autor de vários cabelos e penteados das semanas de moda mundo afora, tudo com a assinatura e produtos da marca, claro!

jj

Em termos de corte e cor, qual é a principal tendência de 2016?

Jorge João: São muitas as tendências. Acredito que a grande tendência são o cortes e cores mais naturais. No caso dos cortes, são cortes que usam a própria textura do cabelo, como forma das pessoas ficarem com o cabelo pronto mais rápido, sem precisar tanto do secador, chapinha.

Já as cores também tendem a mais naturais, um degradê. Deixam de ser cores, mechas muito marcadas como já houve.

No caso do corte lob, acredito que ele vai durar mais uns 2-4 anos essa tendência. Percebo que geralmente essas grandes tendências duram 2 anos para se instalar, dois anos de todo mundo aderindo e mais dois anos de transição para outra tendência. Foi assim com o bob, e acredito que seja o que irá acontecer com o lob.

Você acredita no envelhecimento dos cabelos?

JJ: Eu não acredito tanto assim no envelhecimento. O cabelo é como a pele, se renova constantemente. Então se um cabelo está danificado, ressecado, apresenta problemas, há formas de recuperar, melhorar. A pessoa tem que procurar um tratamento específico para o próprio tipo de fio. As vezes um tratamento indicado por um amiga não tem tanta eficácia no dela, de repente outro funciona melhor. Cada cabelo é único!

E como  evitar que um possível envelhecimento aconteça?

JJ: Acredito que as pessoas tem de proteger o cabelo não só das ferramentas de styling (secador, chapinha, babyliss). O sol, vento, mar também agridem o cabelo também. Por isso acho muito importante a hidratação, produtos com proteína, primers, cremes que protegem o cabelo contra essas agressões do dia a dia.

Com seus anos de experiência, você consegue observar os erros típicos que as mulheres cometem no cuidado com os fios?

JJ: São vários, e erros muitas vezes simples. Muitas mulheres tem cabelos finos e acabam não usando condicionador, pois acham que pesam. Quando na verdade o condicionador é importante, pois ele fecha a cutícula do cabelo e impede que os fios percam a hidratação, fiquem vulneráveis.

Enquanto isso, há também aquelas que querem um efeito mais pesado e usam condicionador quase que como leave-in. Passam no banho e deixam secar com o produto.

E tem outros mais comuns, usar secador, chapinha, babyliss sem usar o termo-protetor, e dessa forma o cabelo pode queimar e ficar bem danificado. Porém o mais impressionante que vi, é em pleno século XXI, pessoas que usam ferro de passar roupa como forma de alisar o cabelo.

Algo também que geralmente também não recomendo, é aplicar tintura em você mesmo. Tinturas de farmácia são desenvolvidas para vários tipos de cabelo, e por isso esses tipos de química são mais fortes. Além disso, não necessariamente ficará o tom que deseja, justamente porque foi desenvolvido para todos os tipos de cabelos e cores. Recomendo as pessoas procurarem um cabeleireiro, pois ele vai saber exatamente qual tipo de tintura, de tom, ficará certa nos seus fios, e qual tipo se “adaptará” melhor ao seu cabelo.

Dentre uma enorme variedade de produtos Redken, você consegue eleger seu favorito?

JJ: É difícil, porque no dia a dia uso tantos produtos. Mas um dos que mais uso, um coringa, é o primer Pillow Proof. Ele serve como protetor térmico, ajuda a secar o cabelo mais rápido e potencializa a ação de outros produtos de styling, como spray fixador, texturizador e outros. [Nota da editora: Também amo e já postei aqui!]

Com a chegada do verão, a brasileira sofre com o calor, umidade e para manter a dignidade dos fios. Você tem alguma dica especial e produto Redken que seja perfeito para temporada, tanto no aspecto de cuidado quanto de styling?

JJ: Eu normalmente recomendo para climas mais quentes e úmidos o Frizz Dismiss (linha nova da Redken). Uso bastante o número 2 do leaven in (Smooth Force – Spray anti-frizz). Ele blinda o cabelo contra a umidade e tem entre os compostos o óleo de pracaxi, um fruto aqui da Amazônia. O produto foi desenvolvido pensando nas brasileiras. Ele aplicado antes do spray fixador ajuda mais na manutenção do penteado. Mas sempre recomendo para dias muito quentes e úmidos, usar o Frizz e trabalhar com a textura normal do seu próprio cabelo, pois dessa forma ele permanecerá mais tempo

Redken-6

Obrigada, João! Espero que tenham gostado da entrevista e aceito sugestões para próximos convidados e temas!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

3 comentários em "Um bate-papo sobre cabelos, tendências, erros e acertos!"
  1. Dai
    22 out 2015 // 17h22

    Amei!

  2. Marta Bosse Foscarini
    22 out 2015 // 22h51

    Vi algumas bloggers gringas falando que o L’Oréal Blow Dry It Quick Dry Primer Spray é um “dupe” do primer Pillow Proof . Como a Redken é da L’Oréal acho possível,
    Tenho só a versão baratinha e amei!!! Aliás comprei pela sua indicação ;)
    Compara os dois pra nós Thê!!!!

  3. Camila
    23 out 2015 // 14h34

    Post sensacional, Thê!