Look da Semana  •  21 jun 2013

Look da Semana

Certeza que o olhar da semana foi outro. Moda? Sem muita vontade de falar. Por mais que eu tenha me esforçado em manter a rotina no blog, a sensação é outra, a energia tá dedicada à outra coisa. Fiquei introspectiva esses dias, apenas observando cada notícia, manifestação ou movimento, agora porque não ocupar um espaço que “relembra fatos e fotos da semana” pra ir um pouco além?!

Depois de uma semana inteira comovida pela energia e anestesiada de emoção por tudo que temos visto, agora reflito. As manifestações estão em sua maioria pacíficas, admiráveis e já históricas, porém, qual é a hora de parar? Até quando certos vândalos vão se aproveitar desse momento pra destruir a cidade? Como cidadã também não posso deixar de me entristecer com a depredação de parte da cidade. Como arquiteta também me choco com o que eles tem feito com o patrimônio urbano e em especial, com o plano do dia, que é  ~destruir~ a Cidade da Música (ou das Artes, como o Prefeito resolveu chamar), local onde trabalhei 5 anos da minha vida. Onde participei da fundação ao acabamento, onde vivi experiências profissionais, políticas e de vida, mas, acima de tudo,  é um patrimônio urbano e de todos, e nos últimos 6 meses, finalmente, vem sendo muito bem usada.

Mesmo tendo trabalhado muitos anos nesse meio político, não me atrevo a me aprofundar muito, mas acredito que a partir de agora o movimento precisa de objetivos claros. É maravilhoso mostrar as forças nas ruas, mas também acho necessário ter a mínima noção do que está sendo reivindicado e canalizar nossa força para um motivo específico (ou vários!). Definido os objetivos, o caminho é tentar abrir um canal de negociação com os 3 poderes do país, para que se estude uma forma de se promover as tais mudanças necessárias, que certamente serão a médio prazo.

Agora é errado questionar o momento que essas manifestações precisam parar? Qual é o limite? Uma vitória foi conquistada, agora qual é a ordem de prioridade? São tantas perguntas que meu post pode não significar nada, mas apenas me posicionar ao lado das milhares de pessoas que se movimentam, tem fé, mas agora tem dúvidas. E desejamos que esse movimento não fique só nas ruas, mas que ele circule e se perpetue, pelo menos até outubro do ano que vem.

Por fim, ao longo da semana vi pessoas criticando a falta de posicionamento de algumas blogueiras-de-moda diante dos protestos e situação geral que estamos vivendo. Ok, falar é legal, ter opinião é fundamental, mas que tal deixar cada um ter seu momento e, principalmente, permitir que as pessoas sejam espontâneas? Certeza que isso sim é mais legítimo e consciente. Pra mim, forçar a barra ainda é pior que omitir, ser fake no Instagram não convence, cada um tem sua hora e, principalmente, seu lugar. Usar a influência é fundamental, mas cada um com seu momento.

Pensei muito em como postar o LDS de hoje (ia até criar um cartaz do Chuck Bass, mas não ;D), mas acho que a vida segue e nossa rotina também. Falar de moda e ser ‘politizada’ é possível sim, uma coisa não anula a outra e vai da gente saber dedicar nosso tempo e energia para o que vale, para o que é legal. Tudo tem seu momento e esse que estamos vivendo é maravilhoso, mas também de reflexão. E pode até não se tornar rotina, mas só mostrou força e comprometimento com uma causa, seja ela qual for.

E agora, um detalhe dessa semana ;)

LDS

  • Karlie Kloss (37%, 1.753 Votes)
  • Rosie Huntington (20%, 941 Votes)
  • Shay Mitchell (18%, 843 Votes)
  • Emily Vamcamp (10%, 449 Votes)
  • Jennifer Lopez (6%, 301 Votes)
  • Amy Adams (4%, 170 Votes)
  • Julianne Hough (3%, 129 Votes)
  • Beyoncé (3%, 119 Votes)

Total de Votos: 4.698

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

55 comentários em "Look da Semana"
  1. 21 jun 2013 // 16h43

    Perfeito esse post Thereza! Concordo absolutamente com o que vc escreveu, não escreveria melhor!

    Sempre vão ter os chatos criticando as pessoas mais públicas, mas o que vc falou é certíssimo, cada um com seu momento!
    Texto mto inteligente, que novamente, expressa perfeitamente o que estou sentindo!
    Parabéns!! Beijos

    • 21 jun 2013 // 23h09

      Obrigada Nathalia! Não vi outras pessoas que admiro como atores e cantores se ~posicionarem~ sobre e nem por isso são melhores e piores que os outros. O que mata é essa pré disposição contra blogueiras, mas fazer o que né? faz parte
      bjs!

  2. Rai
    21 jun 2013 // 16h46

    O look da Shay não está repetido?

    • 21 jun 2013 // 23h09

      naao! ele entrou naquele post do evento, mas n teve enquete pra votacao bjs!

  3. Thai
    21 jun 2013 // 16h47

    Achei Emily Vamcamp muito linda, considerando o conjunto todo.
    Dá para copiar e adaptar na vida real.

  4. Rai
    21 jun 2013 // 16h50

    Já vi que está no post do MuchMusic, sorry! ;)

  5. Ana
    21 jun 2013 // 16h50

    Falou tudo The, te admiro muito. Meu coraçãozinho de estudante de arquitetura chorou com o Itamaraty ontem e nada me tira da cabeça a tristeza de um menino ter morrido em Ribeirão. Enfim, vamos mudar, mas com amor e respeito pelo próximo ne?

  6. MYLENA
    21 jun 2013 // 17h15

    Jloooo disparado, a ocasião merecia, ela é diva maior, sambou, já se fosse para ganhar um dos looks acima, com certeza seria o da Emily #vingativa. Agora quanto ao outro assunto, acho q o lance da cobrança quanto ao posicionamento se deve ao fato de vcs serem formadoras de opinião, alguém dúvida de o quanto os globais foram decisivos no que se refere ao número de pessoas e visibilidade dos movimentos? Quanto ao momento de parar, ou não, definitivamente não tenho conhecimento para opinar a respeito, o que sei é que não dá para sair às ruas todos os dias para sempre e acredito que os motivos para pararmos não possam ser os vândalos que depredam nossas cidades (ontem aqui em Campo Grande, MS um ônibus c passageiros foi hostilizado, um horror). Agora o que tenho certeza é que boa parte daquela multidão (a grande maioria) está lá pelo calor do momento, não sabe nada a respeito da PEC 33, ou 37, e aí fica difícil, virá fogo de palha e só. Nossa gente precisa se informar, conhecimento salva!

  7. Amanda
    21 jun 2013 // 17h20

    Lindo The! Adorei o post.
    Essa manifestação já passou e muito do limite! As pessoas parecem que estão em transe, não se fala outra coisa e pior, praticamente obrigam os outros serem assim. Vi no instagram vários comentários desrespeitosos e sem sentido para pessoas famosas que não estão nessa falsidade de publicar foto com cartaz. Realmente tem muita coisa fake!

    Eu sou de Brasília e estou cansada de ouvir as pessoas me dizendo que sou filha de deputado ou qlqr coisa assim, sendo que ñ sou! As pessoas tem uma visão muito deturpada e sem o menor senso crítico!

    Eu ia para a manifestação, mas desisti quando soube da violência e estou até agora digerindo o que fizeram com o patrimônio público! Sinto mais ainda pelos inocentes!

    Enfim… os looks em geral estão lindos, apesar que já enjoei do conjuntinho cropped top + saia lápis.
    E o que deu na JLO??

    Rs… Beijos!!

  8. 21 jun 2013 // 17h38

    Thereza, sempre te admirei, e agora admiro mais ainda! Tanto pela sua opinião quanto pela sua maneira de se colocar no assunto. Muitas pessoas criticaram que as blogueiras não estavam incitando as leitoras a irem às ruas, mas isso era realmente o certo? Muitas fizeram isso, outras publicaram besteira no instagram e passaram vergonha… Você esperou o momento certo e conseguiu resumir muito bem qual é a posição que uma blogueira deve tomar. Sempre te admirei por esse contato mais próximo com as leitoras, sendo você a única a atualizar o blog e ainda permitir um diálogo conosco, te acho muito inteligente e agora você ganhou mais um pontinho comigo. Adoro seu blog, adoro você, continue assim!

  9. Letícia
    21 jun 2013 // 17h43

    Vou deixar registrado aqui uma coisa que não registrei em nenhum outro lugar: como exigir da população uma manifestação civilizada quando o que se oferece à essa mesma população é muito menos que civilização. Entendam, não estou justificando, nem defendendo, mas queria aprofundar a discussão. Protesto “sueco” na Suécia é fácil, lá as pessoas recebem educação, formação, saúde, transporte público. Aqui, se você for roubada e perder sua carteira vai ficar horas na delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Quando há uma movimentação de massa, a polícia não sabe como agir e dispara como uma metralhadora desgovernada (se é que isso existe). Uma minoria recebe educação de nível e tem acesso a uma formação contínua e progressiva.
    Resumindo, antes de se exigir qualquer coisa de qualquer pessoa é preciso começar com o exemplo, e oferecer a formação que queremos exigir mais tarde.
    Parabéns pela iniciativa de se posicionar!!

  10. Letícia
    21 jun 2013 // 17h48

    Só para complementar o dito anteriormente: acho necessária e salutar que as manifestações (essas ou quaisquer outras) permitam a participação de organizações, sejam partidos ou sindicatos. Nosso sistema político se baseia na representação política através de partidos, sem eles, dificilmente haverá uma mudança aprofundada e perene. Tenho muito medo quando vejo o repúdio a todo e qualquer partido, como se o problema fosse esse. Alô! Sem partido não há democracia!!

  11. Mariana
    21 jun 2013 // 17h55

    Agora não é hora de parar ainda. São manifestações voluntárias, claro que existem coisas desse tipo (somo uma país sem educação lembra?), mas se existem coisas piores em show de rock com toda a organização possível, acho que para uma manifestação feita por desesperados está até ordeira e pacífica.

  12. Maely
    21 jun 2013 // 17h59

    É por essa e outras coisas que vc é uma das melhores do Brasil.. Gostei dessa parte: “mas que tal deixar cada um ter seu momento e, principalmente, permitir que as pessoas sejam espontâneas? Certeza que isso sim é mais legítimo e consciente.” Não gosto dos que criticam pessoas “públicas” por falta de posicionamento. Tem que ter espontaneidade.. Mas gosto menos ainda de pessoas “públicas” que, por medo das críticas, acabam disseminando ideologias baratas.

  13. Cristine
    21 jun 2013 // 18h11

    Tu disse tudo mesmo, eu estou tão distante das manifestações, só acompanho pela internet mesmo, eu moro em uma cidade bem pequena em Santa Catarina e mesmo as manifestações no meu estado, estão longe da minha cidade, então nem imagino como deve ser difícil ver a cidade onde tu mora ser destruída, os manifestantes deveriam ser mais pacíficos sim, porém eu não sei o que acontece no meio do tumulto e nem qu proporções ele acaba muito triste, o nosso país deve mudar, é uma pena que passe por tanta violência para talvez ser possível.

  14. Anna
    21 jun 2013 // 18h19

    Concordo com tudo, mas gostaria de ressaltar também, que a polícia é muito pior que os baderneiros. Ao invés de cercarem e prenderem esses bandidos, eles tacam gás em todos nós..ontem sofri, depois da manifestação que estava super pacífica, tentando voltar pra casa. Todos os metros fechados, sem ônibus e taxi e polícia cm bomba pra todo lado! sou completamente contra o vandalismo e a violência de qualquer tipo, só queria deixar isso claro!
    Agora, falando de moda, a Emily tá perfeita..

  15. 21 jun 2013 // 18h20

    Tinha birrinha da Karlie Kloss mas votei nela porque achei esse look da semana MUITO esquisito. Só look estranho ou sem graça. Ela foi a única que se salvou na minha opinião.

    http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

  16. Vanessa
    21 jun 2013 // 19h44

    Achei sua opinião bem sensata…eu sou de sp e apoiava os protestos quando era do movimento passe livre, porque considerava a pauta justa. claro que a depredação não é legal, assim como a violência policial.
    acho que as pessoas estão saindo ás ruas sem um objetivo claro, porque protesto não é um fim em si mesmo, é um meio para obter melhorias, pra ser ouvido…sair na rua por sair não leva a nada, e por isso que me posicionei contrária ás manifestações a partir do momento da revogação da tarifa, porque depois disso, não existia pauta, só reclamações gerais, e me pergunto: como sentar com o governo pra discutir o fim da corrupção, por exemplo?
    além do autoritarismo e antipartidarismo que começou a dar o tom nos atos, não achei legal, acho que já chegou o momento de o brasil parar e pensar no que está fazendo e para que.

  17. Nath Barros
    21 jun 2013 // 19h55

    Arrasou The!! Só trocaria manifestantes por vândalos ; bandidos nessa frase “os manifestantes vão se aproveitar desse momento pra destruir a cidade?”
    E acho sim que uma pessoa pode ir as ruas manifestar e gostar de moda ao mesmo tempo! Tipo eu rsrsrs

    o LDS não arrasou tanto quanto vc mas curti a Revenge

    • 21 jun 2013 // 23h26

      Vc tem toda razão, Nath! E eu revisei tanto esse texto que procurei não repetir palavras (esse é meu vício), mas manifestantes é uma coisa e vândalos outra totalmente diferente!

      ja o lds tava bem fraquinho mesmo haha, mas tive q colcoar ne ;)

  18. Camila Santos
    21 jun 2013 // 19h57

    Chuck Bass segurando um cartaz “It’s not just 20 cents” seria épico. hahaha Mas Chuck Bass sairia as ruas no máximo por um reajuste no preço de whisky. haha

    • 21 jun 2013 // 23h25

      hahaha eu so nao fiz pq nao sou TÃO sagaz no photoshop assim, mas quem quiser fazer me repassa que replico por ai hahah
      bjs!

  19. Letícia
    21 jun 2013 // 20h19

    Achei seu comentário bem pertinente. Entendo que pra quem está vivendo o momento é difícil ter cabeça pro resto das coisas cotidianas – moda ou qualquer outro assunto. Mas não acho que ninguém tem que exigir e ninguém tem que ser sentir pressionado a expor uma opinião, especialmente se esse ato for movido pela necessidade midiática de estar sempre em pauta. E acho também que o resto da vida não pode parar; não precisamos repudiar o assunto moda só porque passamos por um momento importante nas ruas.

    Sobre as manifestações, achei a outra Letícia ali em cima muito esclarecida, e acho que existe uma confusão sobre o vandalismo que é mostrado na TV e o que está acontecendo nas ruas de fato. Fora os crimes de oportunidade, não acho que o que esteja acontecendo seja simplesmente necessidade/falta de noção sobre destruir o patrimônio público. Não podemos esperar de um povo que nunca teve direito à cidadania que agora entenda o que isso tudo representa, e não acho que exista lucidez sobre o que significa destruir a cidade. Não tem havido muita lucidez sobre o que significa manifestar-se nesse momento, na verdade, e a falta de liderança só contribui para a confusão. Mas isso não quer dizer que a hora é de parar, é apenas de recuar, tentar entender isso tudo, lidar seriamente com a hipocrisia e então seguir em frente com seriedade.

    • 21 jun 2013 // 23h24

      Concordo Leticia! No meu caso me senti zero pressionada pq sempre emiti minha opiniao no Twitter e Facebook, quem me acompanha viu, mas super lamento a pressao psicologica que fazem com outras blogueiras, acho lamentavel e desnecessario. Ainda prefiro ~ver~ o silencio de umas do que a forçação de outras, enfim! Mas no final das contas amo mais ainda que vocês sempre complementam o post com comentarios incriveis!
      amo minhas leitoras hehehe <3

  20. 21 jun 2013 // 21h34

    The, como sempre, arrasou no post. Concordo com tudo o que você disse e aproveitando que já tivemos o pronunciamento da Dilma, diria que eh hora de dialogar com o governo e tentar colocar em pratica tudo que esta sendo reivindicado. E lembrar de todas essas coisas ano que vem na hora de votar…Bjsss

    • 21 jun 2013 // 23h22

      Alessandra, eu curti o discurso da Dilma e fiquei feliz que ela mencionou justamente essa questao dos 3 poderes se reunirem e buscarem medidas para tal. Se foi da boca pra fora nao sei, mas o curto tempo dirá ;)

  21. Krishina
    21 jun 2013 // 22h06

    Prédios e mesmo obras de arte da arquitetura podem ser reconstruídos, o q não pode ser reconstruído é o momento inédito q surgiu p pedir cobranças…e vc ta certa, ñ pode ter manifestação p sempre, mas ñ é pq tem um bucado de vândalo se aproveitando pra depredar, mas pq esse volume de gente precisa ser ouvido, é preciso entender o grito de basta e usar esse momento p q se tome providências reais contra a corrupção, q na verdade é o cerne da grande questão. Um bando de gente diz q as causas são confusas, q as pessoas ñ sabem uq elas querem, mas é mto simples, q a corrupção pare de comprometer os direitos básicos do povo e eu acho uma infelicidade q vc não possa apreciar isso mtoooooo acima de prédios e qualquer efeito colateral…pq essa bagunça de semanas pode render a mudança de rumo da nossa história e isso supera qualquer coisa.
    O momento de parar? quando as mudanças começarem a ocorrer, quando os políticos se posicionarem c mais do q discursos vazios ou silêncio, quando quem é ficha suja estiver fora de Brasília, quando os condenados do mensalão estivem na cadeia?
    Vc ñ acha que essa sim seria a hora de parar? Eu acho q sua reflexão precisa de mais tempo e mais cuidado, principalmente pq eu e vc, a dita classe média, ñ somos tão afetados pelos problemas públicos como a grande maioria dos trabalhadores e pessoas pobres e é mto mais por eles q eu quero ir pra rua e ñ quero q isso pare até mudanças REAIS começarem a ocorrer…pq eu ñ tenho o DIREITO de deixar de ser cidadã

    • 21 jun 2013 // 23h21

      Krishina, super concordo com você, porém acho que as medidas do governo não serão feitas de uma hora pra outra. Plim, não vamos acordar e estar tudo diferente, mas acredito que as manifestações continuarão, não todo dia, como rotina, mas num belo dia, uma av Paulista ou Rio Branco pode reunir 100 mil pessoas e mostrar força e, acima de tudo, acho que teremos um próximo ano decisivo. Pelo tom do pronunciamento da Dilma, nesses próximos 365 até Copa, muita coisa vai mudar, seja um cala boca pra gente, seja algo a logo prazo, assim espero :)

  22. Krishina
    21 jun 2013 // 22h11

    E eu concordo com a Letícia…Vandalismo mesmo é o q os políticos fazem com a gente, mas p ñ dizer q eu só critiquei eu tiro meu chapel pra vc Thereza por ter tomado um espaço no blog e pelo risco de se posicionar…isso é verdadeiramente cumprir com a cidadania, mesmo quando se fala de moda, mas só vamos refletir mais sobre quanto temos mto mais a ganhar do q a perder continuando indo a rua pacificamente e fazendo de tudo pra tornar o vandalismo exceção…

  23. thais
    21 jun 2013 // 22h29

    Personalidade assim é para poucos!!!! parabéns

    • 21 jun 2013 // 23h17

      bjos sua linda :*

  24. beatriz rocha
    21 jun 2013 // 22h31

    Thereza, me desculpa mas a cidade da música é um dos maiores roubos que a cidade já viu, e se vc não falasse no post eu nunca iria saber que ela já está pronta! Mto feia(minha opinião).
    Eu tbm acho mt feio essa depredação, na qual muitos pivetes e bandidos msm estão envolvidos, mas o povo tá revoltado, tá p*** da vida com essa roubalheira e a cidade da música é um dos maiores símbolos desse roubo.
    Sei que vc tem um carinho imenso por ela, mas sejamos justas, a historia dela é uma vergonha para os cariocas.

    • 21 jun 2013 // 23h17

      Maiores, Beatriz, tem certeza?

      Vou te citar uma comparação rápida: para a CONSTRUÇAO da CDM que é um projeto de excelência intenacional, tem um MEGA projeto acústico e é muito superior ao Theatro Municipal (nao vamos mencionar questões estéticas de construções de cada periodo arquitetonico) custo 600 milhoes e, o principal, a Globo manipulou fortmente pra parecer que houve desvio, porém teve dela cpi e tudo esclarecido. Assim como qualquer obra do mundo, do banheiro de uma casa até um projeto megalomaniaco, houve imprevistos e aumento de cerca de 20% do estimado, se teve alguma ~roubalheira~ interna NADA se compara ao Maracanã, que para a REFORMA do estádio foi necessário mais de 1 bilhão ou seja o dobro disso. Além da questão matemática, é notório o gasto com uma e com outra, com isso, a CDM é dos males, o menor.
      Respeito você não achá-la bonita, mas conheça antes e por dentro pra dar um parecer final. Por fim, arquitetonicamente falando, tem duas questoes de suma importancia que nao foram finalizadas na CDM: o projeto paisagístico e luminotécnico, que certamente farão muita diferença no complexo todo, mas isso a gente aguarda a boa vontade do Eduardo Paes para tal!

      Bjs!

  25. Karla Pereira
    21 jun 2013 // 23h28

    The, matando as leitoras de orgulho!! <3
    Muito linda vc, com opinião própria, e tão sensata, esperando a poeira baixar pra falar sobre o assunto que mexeu o Brasil nessa semana e ainda assim não deixando de cumprir o seu papel com o blog. Parabéns e um grande beijo, The!!

  26. beatriz rocha
    21 jun 2013 // 23h39

    E vc realmente acha que 600 milhões é pouco pra uma CDM???????
    É disso que o povo reclama. Não que não se deva trazer cultura pro povo, mas cultura pra quem??? O povo msm, maioria da população, nunca vai entender um projeto de excelencia internacional se eles não tem educação pra apreciação deste.
    É disso que o povo reclama!!!! Nós temos prioridades humanas, estamos pouco nos lixando pra cdm queremos hospitais bem equipados, educação, etc…
    Além do mais, por dentro pode ser maravilhoso, mas por fora é bem feio sim, minha opinião. Espero, de vdd, que o projeto paisagistico e luminoso façam alguma diferença.

    • 22 jun 2013 // 00h21

      Beatriz, nao sei se é pouco ou muito, mas é o que vale. Existe um cálculo de valor de projeto por m2 e ela esta no parametro Bem aceitavel. E foi feito um comparativo com diversas casas de musica do mundo, de varios estilos e culturas, e ela so perdeu em questoes financeiras pra CHina, por razoes beeem obvias.

      Agora se a gente pensar que o povo não esta preparado pra musica classica, ballet e afins, nunca andaremos pra frente culturalmente falando, é preciso comecar e a cidade da musica esta pronta para tal, no centro da cidade geograficamente falando e com varios tipos de espetaculos e com precos acessives. Ela pode nao ser reconhecida hj, mas num futuro ela sera mais que necessaria. So mais um adendo, no projeto dela existem salas de musicas para criancas e projeto que atingem comunidades carentes, com isso a ideia eh ir bem alem do trivial.

      Por fim, nunca compare o dinheito investido na cdm com o dinheito gasto em hospitais e educação, pois toda verba de governo e prefeitura tem um destino especifico de acordo com cada secretaria, seja saude, educaçao, cultura ou obra, a construcao de uma nao impede a necessidade de outra.

  27. 22 jun 2013 // 00h06

    Foi ótimo ver o povo acordando, indo atrás dos direitos, conseguindo em partes o que estava sendo pedido. Foi e está sendo feio ver bandidos (pois são o que são na minha visão) Destruindo patrimônios, ônibus, a loja do meu primo na Barra teve as janelas quebradas. Tive que sair correndo do trabalho com medo das manifestações e o que chegaria com elas.
    Mas infelizmente é um preço que pagamos por lutar pelo país.
    A declaração da Dilma me mostrou que ainda estamos longe de chegar onde nosso país merece estar.

    • 22 jun 2013 // 00h26

      Essa parte foi muito triste, Alice! O que vimos na tv do que acontecu na Barra foi lamentavel, no final de tudo isso perdemos nosso direito de ir e vir, fui na rua por volta das 20h e estava tudo deserto, nao tinha um mercado e rstaurante aberto e mtos fechados com tapumes, uma pena atingir esse nivel de preocupacao e medo ;(

  28. 22 jun 2013 // 00h21

    Palavras muito bem colocadas. Parabéns pelo texto.
    Quando ao look da semana, o que é a Rosie? Não acho normal essa beleza toda. HAHA
    Mas votei na Jennifer porque ta mais ousada.

  29. La
    22 jun 2013 // 00h21

    O triste é ver a Dilma, depois disso tudo, tentar acalmar as coisas falando que vem medicos cubanos para o Brasil resolver o problema da saúde.
    Sou médica e isso é um tapa na cara, moro em um cidade que tem cerca de 300 mil hibitantes, trabalho no maior hospital público da região e falta médicos!!!! Trabalho sem carteira assinada, sem férias e sem décimo terceiro…sem direito algum…pq será que falta médico ? nesta mesma cidade tem uma faculdade de medicina que forma cerca de 120 novos médicos por ano..e eles não ficam aqui!
    Todo plantão interno pacientes em cadeiras no corredor, em um ano trabalhando lá nunca consegui mandar um paciente para o CTI, nunca vi uma vaga no CTI !!
    O negócio aqui tá feio… espero que os cubanos tragam com eles medicamentos, leitos, vagas em UTI, um hospital inteiro se possível pq aí sim eles serão capazes de fazer alguma coisa…. qual a hora pra acabar com as manifestações ?? Não sei, difícil responder…pra quem entra diariamente em hospitais do SUS a resposta provavelmente é NUNCA =/

    • 22 jun 2013 // 00h30

      La, tb nao entendi essa parte dos medicos, mas li duas coisas a respeito, que talvez vc possa dizer melhor. Uma diz respeito que amaiora dos medicos n querem trabalhar em cidades pequenas e mto do interior. E outra, que talvez esteja atrelada a essa, é que nossa media de medicos por pessoa eh muito baixa e eh necessario equiparar, aqui tem um link, nesse caso n sei o q eh verdade, mas li mta gente endossando bjs!
      Bit.ly/maisSaude

  30. raq
    22 jun 2013 // 09h56

    parabéns pra você. achei bem sensato o seu post. posso ter uma opinião bem controversa, mas acho muito delicado sair declarando a opinião a torto e a direito por aí. blogs de moda são muitas vezes lidos por gente muito muito jovem e que pode aderir a uma opinião de uma blogueira só porque gosta de como ela se veste ou do estilo de vida/carreira que ela tem, mas opinião TEM QUE SER pessoal. a roupa, bolsa, maquiagem podem até não ser, mas opinião sim. uma coisa que me dá calafrios é o tal de formador de opinião. quem tem que formar a minha opinião sou eu, e mais ninguém.
    por isso achei muito sensato o seu post: eu tô pensando aqui no que está acontecendo, que tal você aí também pensar.

  31. Manuela
    22 jun 2013 // 11h18

    Thereza, adorei o post! Quanto ae importação de médicos cubanos: se passarem pelo revalida, que são provas para provar capacitação mínima para exercício da profissão, não há problemas ( mas também ñ resolve todos os problemas do sus). a questão é que a presidente quer trazer estes médicos sem nenhum tipo de controle, revalidando automaticamente diplomas obtidos em outros países, coisa que ñ ocorre em nenhum país sério deste mundo! Muitas vezes os médicos ñ querem ir para o interior pois ñ há a mínima infraestrutura e os vínculos empregatícios são precários ( por mais que os salários, ás vezs, sejam maiores que nos grandes centros). Achei importante comentar pois sou médica do sus no rio de janeiro e fiquei indignada com esta parte do discurso da Dilma! Como se importar estes médicos fosse uma panacéia… E ela ñ fez nenhuma outra proposta para a saúde! Bom, é isso. Adoro seu blog!

  32. 22 jun 2013 // 17h29

    The, vc falou uma coisa mt séria mesmo: a falta de foco nas manifestações. “Contra a corrupção”, mas gente, isso é mt vago !! A gente tem que lutar por medidas específicas, temos que botar a cabeça pra pensar, pq só pedir fim da corrupção é mt fácil, temos é que refletir sobre os meios de acabar com ela pra aí sim cobrar dos representantes, pq se a gente ficar esperando que ELES decidam o que fazer, claro que não vão fazer nada.

    Enfim … sem contar de pessoas que estão indo pra botar foto no insta com cartaz “não a pec37” sem saber o que significa PEC e muito menos o papel do Ministério Público. E esse nacionalismo exacerbado ? Pessoal indo pintado de Brasil, com camisa da seleção … gente, não é jogo da Copa não !!

    Também acho que antes de decidir pela continuação ou não dos protestos é importante pensarmos nessas questões e ver onde queremos chegar com a nossa atitude atual … Resumindo, mt bom post, sua opinião foi super bem colocada, 0 forçada, dá pra perceber que cada palavra é legítima, o que só reforça a boa imagem que já tinha de vc :D

    beeijoss

  33. Gabriela
    22 jun 2013 // 17h32

    Sempre li seus posts thereza, alias me divirto com tds, venho aqui de hora em hora para ler um novo post, mais nunca gostei mto de comentar, acho que fiz isso só uma vez na minha vida ( na comunidade do the oc!.. hahahah #velhostemposdeorkut), confesso que estava ansiosa em ler o que você teria pra falar, ja que mora rio onde as manifestaçoes foram lindas, e no final problematicas, onde eu moro no interior de sp tmb teve uma, acho bem interessante o povo decidir ir pra rua, mesmo sem ainda mesmo saber o que se revindica, mesmo sem saber se haverá mudanças, mesmo sabendo que uma parte estava lá ora tirar foto, e participar da bagunça ( povo na rua como na copa do mundo), mais a energia é mto positiva, e nos fez ver que o povo de sp não estava só, e que a luta deles, é a luta de tds os brasileiros, um pais melhor, com menores custos, e digno, com o “padrão fifa” em hospitais, escolas, e segurança publica, acho que é sempre valido um começo, e afetar a nação assim só mostra que ainda há cidadãos de bem no brasil, e que NÓS somos a MAIORIA!

  34. Lara
    22 jun 2013 // 19h28

    Parabéns, The. Texto sem ares de pseudointelectualidade, muito natural e coerente. E, como sempre, fluido e leve. Mil bjs.

  35. 22 jun 2013 // 19h45

    Eu sou do time Fashionismo! Parabéns pelo texto The, concordo com o seu posicionamento.

  36. Iviane
    22 jun 2013 // 22h31

    Por isso que eu te amo, Thereza…
    Falou tudo!
    Bj!!!!

  37. 23 jun 2013 // 00h01

    REPRESENT!
    Adorei! <3
    Beijosss

  38. Rosa Moura
    23 jun 2013 // 00h05

    Ótima reflexão, Thereza!
    Quando eu comecei a ler o texto, eu pensei comigo mesma: “Faça com que a Thereza não “fale” nenhuma besteira, não quero perder a admiração que tenho por ela”. Graças que você não me decepcionou. Muita luz para o nosso Brasil.

  39. 23 jun 2013 // 22h49

    Linda The, votei na Jennifer (que não está bombando esta semana…) pela ousadia que tem TUDO a ver com ela e pelo sapato belíssimo sapato, sabes a procedência? Beijo!

  40. La
    24 jun 2013 // 22h01

    Essa historia dos medicos nao quererem ir para interior é muito simples de se explicar e há alguns motivos… na hora de oferecerem os cargos eles oferecem salarios maravilhoso que na grande maioria das vezes simplesmente nao é pago, eles te jogam no interior sem o mínimo de recurso, sem a a possibilidade de vc crescer…pq nao faltam juizes no interior ? pq eles tem plano de carreira, pq eles sabem que não ficarão vivendo em uma cidade de 5 000 habitantes pro resto da vida e pq eles são bem remunerados.
    Há bastante medicos no brasil, nao acredito que o problema seja quantidade, até pq quantas pessoas vc conhece que gostariam de cursar medicina mas muitas vezes nao conseguem pq é caro e pq só entra em federal hoje em dia quem tem dinheiro o suficiente para pagar bons cursinhos !!?
    Procure o numero de medicos que se formam no Brasil por ano e compare com o numero de vagas de residencias médicas (especialização) que o governo oferece !Cerca de 10% dos médicos que se formam conseguem fazer residência! As faculdades federais de medicina estão cada vez mais sucatiadas, e não vemos a Dilma se preocupar com isso. Pq os médicos cubanos não vão fazer a prova do revalida se médicos brasileiros formados em outros países precisam fazer para clinicar aqui ? Qual o medo da Dilma? De os cubanos não passarem na prova ?
    O Brasil é cheio de pessoas inteligentes e totalmente capazes de se formarem bons médicos basta que haja investimento no lugar certo. Se médicos cubanos são tão bons assim pq eles vão todos para o interior ? Coloquem eles aqui…. Rio – São Paulo pra eles atenderem pessoas como eu, vc e nossa querida PresidentA… aí não né! Jogar cubanos na região norte/nordeste que nao fizeram a prova do revalida é mais um ato de desrespeito com nosso povo !!
    Assista esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=bzpAD0ij_UE, pra mim foi o que explicou melhor a situação até agora !

    É uma pena a forma como algumas informações são passadas e perpetuadas, o povo brasileiro que não precisa do SUS não sabe como é saúde por aqui… pra falar a verdade, eu não sabia até começar a fazer medicina e entender nossa realidade, é triste, muito triste, e desanimador. Quando eu estudei o livro não me ensinou o que fazer quando nao se tem medicação, quando não se tem o cirurgião de plantão para operar de emergência, o livro não me ensinou como falar pro paciente que ele ficará internado no corredor, numa cadeira, nao me ensinou a falar pros familiares que, embora o seu ente querido precise de tratamento intensivo em unidade fechada, ele vai ficar entubado, em ventilação mecânica, sem monitorização no corredor pq nao há vagas… e por aí vai! No livro a medicina é linda é reconfortante, na realidade não!

  41. La
    24 jun 2013 // 22h07

    Só pra completar que adoro seu blog, acho o melhor… nao perco uma matéria, mas esse assunto dos médicos me tira do sério !! rs Formei tem pouco tempo com um ideal que vejo que eles tentando derrubar todo o tempo…eles tentam mudar a gente, mal formei e já to apanhando e muito do sistema ! Desculpa o desabafo ;) Adoro seu blog !

  42. 26 jun 2013 // 07h37

    Karlie <3