AS MAIS
LIDAS!

Oscar Niemeyer

06/12/2012  •  Por Thereza  •  Decorismo

Quando ídolos da moda como McQueen e YSL morreram, prestei minha homenagem por aqui. E com o falecimento do Oscar Niemeyer, me sentiria alienada se não falasse desse gênio e meu maior ídolo da arquitetura. É mais do que falar ou tentar relacionar com a moda, mas é reconhecer seu legado e deixar registrado sua importância.

Lembro que em 2001, no primeiro período de faculdade fiz um curso de 1 mês com ele onde o tema era: Ele. Falar da vida e experiência dele, imagina a emoção da novata? Certeza que valeu muitos períodos da faculdade e só nos certificou que a arquitetura era o caminho. Ok, não sabia que iria encontrar um blog-de-moda no meio, mas se deixei a arquitetura – profissionalmente – de lado é porque sei que se nada der certo, no dia seguinte a vida de arquiteta continua, e muito disso se deve ao Oscar Niemeyer e seu exemplo máximo da profissão.

Aproveitando a lembrança, resolvi compartilhar 5 de suas (centenas!) obras mais marcantes. Variei de cidade e propósito, mas sempre lembrando sua genialidade, traço perfeito e impacto urbanístico, porque você pode até não ligar pra arquitetura, mas qualquer um consegue identificar – e admirar – um Niemeyer legítimo. ;D

Impossível não começar com Brasília. O cara projetou uma cidade inteira! Pra qualquer estudante de arquitetura (do mundo todo) isso é exemplo e admiração máxima, tive sorte de visitar a cidade no último mês e agora a vontade de voltar aumentou ainda mais. Entre as dezenas de projetos por lá, cito a Catedral como a mais marcante, do seu exterior impactante  ao seu interior repleto de referências e detalhes incríveis. Brasilienses tem sorte de morar num projeto de Niemeyer.

E onde Niemeyer morou? Ele projetou a Casa das Canoas que fica em São Conrado e que diz muito sobre seu perfil arquitetônico, de traços marcantes e modernistas. A casa é um exemplo de arquitetura orgânica (que integra arquitetura com natureza, sempre respeitando-a, vide a linda Casa da Cascata, sempre comparada à das Canoas) e para nossa sorte está aberta à visitação, quem vier de fora do Rio precisa conhecê-la e cariocas também!

Mais um projeto emblemático de Niemeyer! O Museu de Arte Contemporânea em Niterói foi muito criticado no início, mas depois todos compreenderam e passaram a admirar curvas arrojadas e polêmicas, porém únicas. Depois disso, o museu se tornou roteiro oficial de turistas (e não-turistas) e menção honrosa para Niterói que tem outros projetos interessantes de Niemeyer.

O Complexo da Pampulha é um local que não conheço, mas não deixo de ficar admirada especialmente com a igreja! Projeto inovador e ousado, provavelmente na época, assim como o MAC, deve ter vivido seus dias de polêmica (gênios são sempre polêmicos e pensam a frente do seu tempo), mas hoje o que fica são esses traços marcantes, pinturas de Portinari e jardins de Burle Marx, aliás, esse era um trio constante e de projetos incríveis (vide o Ministério de Educação aqui no Centro, outro projeto importante e um dos seus primeiros, junto com Lucio Costa).

Ok, vamos finalizar com um pouco de moda! A Bienal é um dos projetos de Niemeyer dentro do Ibirapuera e palco do SPFW. Quem já foi sabe que o local é impressionante e síntese do trabalho dele. Das curvas sinuosas aos itens clássicos do modernismo, mais uma marca de Niemeyer pra gente ter sempre no nosso cotidiano e lembrar da sua genialidade.

Poderia me prolongar e falar de outros projetos incríveis dele no Brasil e mundo todo, mas selecionei esses 5 que dizem muito sobre ele e que fazem parte do seu incrível legado. Triste com sua morte, mas grata de saber que ele foi e sempre será um ídolo reconhecido, aclamado e homenageado em cada traço dos seus 104 anos de vida. Agora eternizado!

Me contem o projeto favorito de vocês do Oscar Niemeyer ;)




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

55 Comentários
  1. Tassia - 06/12/12 - 03h52

    Ah, estive no auditório Ibirapuera outro dia e, como nunca tinha ido, fiquei maravilhada :) É uma honra um parque tão importante de SP tem obras dele!

    Responder
  2. Priscilla - 06/12/12 - 08h12

    Um dos projetos dele que eu mais gosto é a minha escola, ela foi bem projetada e muito bem pensada. ;)

    Responder
  3. Isadora - 06/12/12 - 08h16

    Que linda homenagem, Thê! Niemeyer era querido por todos. Bom, ele projetou a Estação Cabo Branco em João Pessoa – PB, imagino que você não tenha ouvido falar, porque João Pessoa é uma cidadezinha que não é turística, apesar de ser capital da Paraíba (estado de meu pai e minha família toda por parte de pai), eu sou de Salvador e sei que nem aqui no nordeste ela é muito conhecida. Se já conhece, que maravilha rsrs! Essa Estação de Ciência e Cultura é muito linda.

    http://www.lenhs.ct.ufpb.br/seminario/wp-content/uploads/2010/04/estacao2.jpg

    http://www.diariopb.com.br/wp-content/uploads/2010/12/Esta%C3%A7%C3%A3o-cabo-branco.jpg

    Beijo :)

    Responder
  4. Rafaele Ornellas - 06/12/12 - 08h16

    Sou de Niterói e sem MAC não existe praticamente nenhum SIMBOLO de níterói!! Cresci visitando o MAC e sempre que vou la é uma admiração diferente.. a mistura da vista da beleza do rio com a arquitetura casou perfeitamentee!! Grande gênio!

    Responder
  5. Marli - 06/12/12 - 08h35

    Sim, realmente são obras lindas. Mas pra quem mora em Brasília até se esquece de admirar a beleza quando entra nos ministérios abados ou tem que fazer o simples ato de atravessar uma rua (imensas e sob o sol escaldante de Brasília torna-se um verdadeiro martírio). A cidade foi projetada para aqueles que tem carro. Acho que pensar apenas na beleza dos prédios e se esquecer das pessoas que os usarão foi o grande problema de Niemeyer.

    Responder
  6. Nanda - 06/12/12 - 09h17

    Amo a casa das canoas!
    #RIP

    Responder
  7. Cássia - 06/12/12 - 10h24

    E o Brasil fica um pouco mais pobre… :(

    Responder
  8. Mariana - 06/12/12 - 11h12

    O memorial da América Latina ! Para nós paulistas, é uma grande referência deste gênio..

    Responder
  9. Letícia - 06/12/12 - 11h27

    Ver as obras de Oscar por fotos não se compara a emoção de as ver pessoalmente. Quando visitei o Museu do Olho em Curitiba pude perceber a proporção da grandiosidade do que este cara produziu pro nosso País. Vãos enormes, curvas instigantes… A sensação é inexplicável! Como estudante de Arquitetura, favorito todas as obras, mas o MAC me fascina muito, dentro de todo o contexto em que foi construído, não só pela forma.

    Beijos! E Parabéns pela homenagem ao nosso grande Mestre.

    Responder
  10. Luiza - 06/12/12 - 11h30

    Faltou aí o museu do olho (MOM) em Curitiba. É um dos mais recentes, se não me engano, e bem bonito.

    Responder
  11. Mônya - 06/12/12 - 11h32

    Acho que faltou o museu do Olho em Curitiba.. :(

    Responder
    • Thereza - 06/12/12 - 11h35

      Faltou muita coisa, mas não poderia colocar tudo, com isso acabei escolhendo 5.

  12. Ramona - 06/12/12 - 11h46

    Eu amo a bienal!! É um espaço que espressa muito bem a essência do traço do grande mestre!! Moderno e cheio de bossa..
    Tenho uma matéria no blog sobre o trabalho dele..

    http://www.blogtudodamoda.com.br/wp-content/uploads/2012/01/oscar.jpg

    Bjs

    Responder
  13. Mari - 06/12/12 - 11h51

    Também senti falta do Museu do Olho (Museu Oscar Nieyemer). Dentre as (poucas) obras que já visitei dele, é uma das mais impressionantes.

    Responder
  14. Débora - 06/12/12 - 12h07

    Oi Thereza!!! Aqui em BH além do complexo da Pampulha temos várias outras obras de Niemeyer… eu mesma estudei em uma escola cujo o prédio foi projetado por ele, tem o conjunto JK, o Edifício Niemeyer na Praça da Liberdade que contrasta com a arquitetura clássica dos demais prédios de forma harmoniosa e linda, dando um charme todo especial à praça, além de um dos mais importantes e grandiosos trabalhos realizados por ele nos últimos anos de vida que é a Sede Administrativa do Governo de Minas, quem chega em BH vindo do aeroporto internacional logo se depara com o conjunto que possui a maior estrutura suspensa do mundo… um orgulho para nós mineiro… acho que vc deveria vir correndo em BH conhecer estas e outra lindezas da minha querida cidade… BH é imperdível e eu uma orgulhosa Belorizontina hahahaha!!! Enfim Niemeyer é um dos responsáveis pelo charme da minha cidade e fica nossa homenagem!!!! BJO!!!

    Responder
  15. Flavia - 06/12/12 - 12h20

    “Quem sabe agora as nuvens nao tenham outras formas?”. Li essa frase ontem e me emocionei. Niemeyer é motivo de orgulho para todos nós. Que vá em paz :)

    Responder
  16. Viviane Moreira - 06/12/12 - 12h26

    No meu primeiro ano cursando arquitetura fizemos uma excursão e nessa viagem conhecemos de perto as obras desse mestre. Brasília, Pampulha estão entre as minhas preferidas. Aaahhh o que é essa capela de Pampulha?
    Foi um grande homem, fica pra vida suas obras.
    Obrigada grande gênio da arquitetura.
    Fica com Deus.

    Responder
  17. thais oliveira - 06/12/12 - 12h56
    Responder
  18. Sol - 06/12/12 - 12h57

    Me reconheço nas suas palavras ” Triste com sua morte, mas grata de saber que ele foi e sempre será um ídolo reconhecido, aclamado e homenageado em cada traço dos seus 104 anos de vida. Agora eternizado”
    Ele em si era, é meu preferido!! Pelo post

    Responder
    • Thereza - 06/12/12 - 13h02

      Poisé Sol, tem tantos ídolos que morrem e não sao tao reconhecidos em vida, lembro que o próprio michael jackson era tão criticado anos antes de sua morte que depois que morreu virou/voltou a ser ídolo, uma pena. Mas ainda bem que ON foi sempre reconhecido e celebrado ;)

  19. Letícia - 06/12/12 - 13h51

    Acho o MAC incrível!! A sensação que você tem ao estar dentro dele é única!! Eu me senti sobre o mar, fantástico!!
    Mas a maior obra dele foi a vida, sempre praticando e pregando a solidariedade, ajudando todos à sua volta e valorizando a vida em todos os seus aspectos. Ele estimulava as pessoas com quem trabalhava a estudar filosofia, literatura, sociologia, etc. Entendia que era preciso conhecer a vida e não só a arquitetura. Talvez por isso, seus projetos sejam tão orgânicos…
    As construções vão ficar, mas não se pode esquecer as muitas outras lições que ele deixou!!
    Bjs,
    Letícia

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h46

      Falou tudo Leticia, certeza que ele ia muito além da arquitetura! bjuss

  20. Caroline - 06/12/12 - 14h21

    Tadinho, o Brasil perde um grande ícone né?! As obras aqui de BH são linda lindas! Pena que algumas estão mal conservadas..

    Responder
  21. Quem Disse - 06/12/12 - 14h54

    Ola, adoramos seu post, no nosso site tem muitas frases do grande Oscar, confira :

    http://www.quemdisse.com.br/

    Att Quem Disse

    Responder
  22. Maria Isabel - 06/12/12 - 15h00

    Eu admiro muito Oscar Niemeyer, e quero seguir o exemplo dele como profissional, desde pequenininha quero ser arquiteta passaram-se alguns anos e eu não mudei de ideia, agora com 14 anos já estou me preparando para um concurso na área.Gostei muito do seu blog! Beijos!

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h45

      Que legal, Maria! Bom ver meninas novinhas tao focadas já, faz bem!!

  23. Barbara Dayrell - 06/12/12 - 15h31

    Acho triste ver uma arquiteta falando que ele projetou a cidade de Brasilia… O projeto urbano é de Lucio Costa!!! Niemeyer projetou vários edifícios na cidade, e participou do projeto urbanistico, mas nao projetou Brasilia, como várias pessoas afirmam.

    Responder
    • Thereza - 06/12/12 - 23h16

      Barbara, fica triste não hehe é lógico que eu sei que o projeto urbano é do Lucio Costa, mas o Niemeyer também é um dos responsáveis da construção e projetos, e como preciso ser sucinta pro post n ficar mto grande e tecnico, não posso entrar em detalhes e diferenciações da questão urbanistica da arquitetonica, de um modo geral, niemeyer foi muito importante pra cidade (senao ele nao seria velado la hehe)

      bjs!

  24. Luiza - 06/12/12 - 15h35

    Não é apenas por ser belorizontina, mas a igreja da Pampulha é uma coisa de linda!

    E não é apenas por ser fã de Tom Jobim que chorei até lendo esse texto do Chico Buarque, que homenageia ON também : http://comtrapondo.blogspot.fr/2006/01/casa-do-oscar.html

    Você já conhecia, Thereza?

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h45

      Nao, Luiza! Que lindo! obg por compartilhar ;)

  25. Julia - 06/12/12 - 16h48

    The, adorei a homenagem!
    Mas faltou o museu do Olho, em Curitiba, que é simplesmente incrível!
    Bjos

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h44

      é lindíssimo mesmo, mas tive que ser sucinta!! dai foquei no museu de niteroi apenas ;))

  26. Ana Carolina - 06/12/12 - 19h02

    Adoro quando vc fala de arquitetura no blog, Thereza!!! Faço faculdade de arquitetura e adoro moda… acompanho seu blog quase todo dia, então me identifico muito com vc, ainda mas quando vc faz esses posts.
    Oscar Niemeyer é um dos meus ídolos da arquitetura e acho que por mais que ele tenha morrido “de corpo”, ele sempre vai continuar vivo através das suas obras geniais.

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h43

      Aaaamoo leitoras arquitetas tb ;)))

  27. Mariana Rosa - 06/12/12 - 19h31

    Moro em Brasília e pra mim é gratificante passar pela esplanada todos os dias e sempre me admirar com as obras do cara!
    sou fã do museu redondo e que serve de palco pra uma galera que dança pendurado em cordas de rapel, muito legal vou deixar o videozinho do youtube pra quem quiser ver aquii – http://www.youtube.com/watch?v=m9pNWYRmWCQ

    e enfim, gosto do MAC e finalmente o meu favorito é o edificio COPAN, aquele em forma de S lá em SP, é lindo, cheio de estilo, iconoclástico e eu sonho em morar lá! hahahahaha
    The, amei seu post assim como amo todos os outros! BEIJO

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h42

      Deve ser incrivel mesmo passar pela esplanada e ver todas essas obras reunidas assim, é tao suntuoso e impressionante, qdo fui, fiz o passeio de madrugada e fiquei encantada ;))

  28. Mila - 06/12/12 - 19h55

    Amei a homenagem, The! Estou no primeiro ano do curso de arquitetura e estou amando, o pessoal todo da facul está postando homenagens ao Niemeyer, grande mestre!Não vejo a hora de conhecer Brasília, beijos!

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h41

      primeiro ano é o mais delicioso, APROVEITA!!!

  29. Catharina - 06/12/12 - 20h05

    Serio que ele era seu arquiteto preferido, the? Sei la, fiquei apaixonada pelo Gaudí depois que fui a Barcelona, acho que ele pensava mais na engenharia e os projetos dele sao mais funcionais, sem contar que ele planejava até a maçaneta da porta hahaha. Mas tambem admiro mto O Niemeyer, a cidade administrativa aqui em Belo Horizonte (novo centro do governo de Minas) foi um projeto que ele fez quando ja estava com 90 e tantos anos e é linda!

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h40

      Catharina, no brasil adoro ele e Ruy Ohtake, mas no mundo, ainda vivo, sou MUITO fã do Tadao Ando, acho ele incrivel e meu projeto final foi todo isnpirado em suas obras. Outro que segue o perfil do niemeyer e já morreu, é o frank lloyd wright, outro mestre.
      Gaudi sem palavras tb, acredita que nunca fui à Barcelona? Preciiiiso conhecer a cidade hehehe
      bjuss

  30. Monica M. - 06/12/12 - 21h13

    com certeza o Brasil todo está mais triste hoje. Eu admirava ele, era um batalhador, um comunista (talvez o último?), um sonhador…

    que sabia construir coisas belíssimas como ninguem.

    beijos,
    http://www.monicamodas.com

    Responder
  31. Marcelle - 06/12/12 - 21h36

    Me orgulho de morar numa cidade praticamente projetada por ele. Brasília é puro Oscar Niemeyer! :-)

    Responder
  32. Carol - 06/12/12 - 21h57

    Aqui na entrada de Belém, temos uma obra dele O memorial da Cabanagem! Sou advogada e não entendo nada de arquitetura, mas acho que Niemeyer não estava muito inspirado quando o fez! Talvez a obra seja má vista por se situar em local de maior trânsito da cidade e falta-lhe conservação!
    Conhece a obra Thereza?! Dá um Google!

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h38

      Nao conhecia Carol, mas fui dar um google e realmente nao é dos mais bonitos hehe, nao fui ler a historia e conceito, mas olhando assim de primeira é meio agressivo né? obras em concreto armado tem muito disso! bjuss

  33. Luciana Mendonça - 06/12/12 - 23h21

    Fiquei muito triste quando soube da morte dele… Ano que vem é meu ultimo ano na faculdade de Arquitetura, por isso sei o quanto ele é importante para nós estudantes. Moro em Anápolis-GO, cidade que deu suporte quando Brasilia estava sendo construída… Muita gente diz que foi Niemeyer quem projetou Brasilia, mas só lembrando que quem projetou a cidade foi Lucio Costa e os edificios foi Niemeyer…

    Responder
    • Thereza - 06/12/12 - 23h24

      Isso, Luciana! O Niemeyer acabou levando mais ‘fama’ que o Lucio Costa, que inclusive é tao incrivel quanto, moro num bairro (barra) que ele tb fez o plano piloto e moro na rua c nome dele hihih

  34. Sabine - 06/12/12 - 23h32

    (ai que vergonha dessas meninas que dizem Museu do Olho. ¬¬ aquilo nem é um olho pra começar. É uma bailarina e se chama Museu Oscar Niemeyer – MON <3) Beijos, The! Adoro seu blog!

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h37

      Sabine, acho que é um maneira popular de falar, tipo um apelido que virou hábito. o mac parece uma espaçonave, mas nem é hehe (duh) e tem gente que chama assim tipo carinhosamente bjuss

  35. Clara - 07/12/12 - 00h40

    É por isso que gosto do seu blog: vc fala de moda, comportamento, seriados mas também homenageia Niemeyer! Ótimo texto! O Brasil e o mundo perderam uma grande pessoa :( Eu sou de SP e gosto muito do Copan, aquele prédio é único!

    Responder
    • Thereza - 07/12/12 - 01h35

      Tks Clara, se é tipo papo de amiga, amiga fala dos gatchenhos, modas, compras e do que acontece por aí ne ;)

      eu acho o Copan lindíssimo tb!!

  36. Aline - 07/12/12 - 09h27

    Moro em Brasília, sou brasiliense e não acho nada de incrível. Não vou negar q o cara é bom, grande, e que algumas coisas são bem bonitas, porém não gosto muito das formas do interior de tudo o que ele faz. Ele me parece muito mais ligado a estética do exterior do prédio e esquece o que tá por dentro. O Museu Nacional Honesstino Guimarães, daqui de Bsb, é um exemplo do que eu falo, e falo como aluna de Museologia, que o espaço interior é quase que primordial para o nossos estudos. Nunca fui muito fã dele, quando entrei no curso meio que tomei uma raivinha, mas Brasilia é mais um problema criado por Lucio Costa. Mesmo assim, adorei o post!

    Responder
  37. Claudia - 07/12/12 - 10h08

    O meu favorito é o museu do olho, em Curitiba. As curvas, a iluminação, a sensação de estar em um lugar tão diferente, mas ao mesmo tempo dentro da própria cidade. Na minha opinião, este é uma das obras mais marcantes deste grande arquiteto :)

    Responder
  38. juliana fiuza - 08/12/12 - 19h21

    Tenho a sorte de estudar numa universidade projetada por ele (UENF). Era realmente um gênio. Tanto o hospital veterinário , quanto o centro de convenções da minha universidade são impressionantes !

    Responder
  39. Paloma - 09/12/12 - 17h44

    Adorei o post em homenagem a Oscar Niermeyer, sou Arquiteta tb e admiradora dos trabalhos dele!!! bjaoo

    Responder
  40. Tarsila - 13/12/12 - 21h32

    Adoro o edifício Copan e conjunto das obras no Parque do Ibirapuera em si, a forma com que elas não interrompem o ambiente e propósito do espaço. 104 anos e uma herança importantíssima, parabéns pelo post!

    Responder