Viagem  •  11 jul 2012

Um dia na fábrica da Boeing

Quem me conhece um pouco já sabe que tenho um certo pavor de barata avião. Então quando recebi o convite da TAMpatrocinadora oficial do F*Hits – para acompanhar os alunos vencedores do Projeto D para conhecer a fábrica da Boeing eu achei que fosse pegadinha, depois encarei como um desafio, afinal, Washington é o estado mais a noroeste dos EUA (onde fica Forks, terra de Crepúsculo ;D) e colado com o Canadá. Ou seja, além das 10 horas para NY, ainda foram mais 6 horas até aqui, e cá estou com menos medo de avião!

E ontem passamos um dia inteiro na fábrica da Boeing, daí o medo virou respeito, porque é tipo in-crí-vel! Sabe quando você nunca cogitou conhecer algo na vida? Pois bem, nunca imaginei ver de perto a construção de aeronaves enooormes, é impressionante!

E se construir um avião não é fácil, imagina centenas deles por mês, com isso a fábrica da Boeing é o maior prédio do mundo em volume. Eles falam – com orgulho – que dentro das dezenas de prédios e galpões cabe uma Disney inteira! Inclusive, coincidentemente, durante a visita vimos uma aeronave 777 novinha em folha da TAM recebendo os retoques finais!

Pra vocês terem idéia, só a “casca” do avião – um básico – custa apenas (!) U$174mi, além disso, são mais de 3 milhões de peças e muitas delas (tipo a asa) vem de avião de países asiáticos. Um avião demora em média 3 a 15 dias pra ficar pronto e já partem do aeroporto próprio da Boeing, obviamente! E todo esse passeio super exclusivo foi feito graças ao bom relacionamento da TAM com a Boeing, que disponibilizou uma equipe super simpática e eficiente pra acompanhar a gente por aqui.

Infelizmente, por questões de segurança, não foi possível tirar fotos dentro desse setor de montagem, mas a equipe do TAM Nas Nuvens fez várias imagens bem bacanas e que em breve virará conteúdo exclusivo da TV e Revista TAM Nas Nuvens.

Depois da visita à fábrica propriamente dita, fomos à Dream Liner que é o local onde as partes internas são expostas para as cias. aéreas escolherem cada uma à sua necessidade. São inúmeras novidades, mas separei algumas que estaremos vendo – e viajando – em breve, já que a TAM receberá logo logo esses modelos fresquinhos!

Sabe aquele voo super longo onde chega uma hora que você precisa levantar pra circular (literalmente)? Pois bem, para estimular os passageiros a se movimentarem, a Boeing desenvolveu esses “bar units“, que são cabines com bebidas (vinhos!), para que a gente levante, relaxe e tome bons drinks e ainda evitar tromboses e afins! Além disso, adorei esse banheiro decorado, com cara de casa, pastilha no chão e um arranjo de flores, senti um toque de Decorismo nele ;D.

Agora a inovação mais relevante serão nas janelas. Primeiro de tudo elas aumentaram de tamanho e se você reparar, não tem mais aquele abre-e-fecha. A partir de agora, os aviões 787 produzidos pela Boeing terão um sensor de luminosidade que funciona automaticamente de acordo com o tempo lá fora, tudo isso pra gente não fechar a janela e perder todo o senso de controle do tempo, o que é fundamental para um bom voo.

Além disso, com a janela maior e mais bem posicionada, temos uma visão da linha do horizonte, outro fator fundamental para um voo mais confortável, inclusive pra quem está na fila do meio e que não precisará mais fazer contorcionismo pra dar aquela olhadinha básica!

 

Isso tudo foi só na parte da manhã! Depois ainda fomos num restaurante com essa vista linda e também como não somos de ferro, passamos na lojinha do museu e compramos souvenirs! Pra finalizar, o Cássio Reis que é o apresentador do TAM Nas Nuvens, está aqui com a gente e mandou um beijo pra vocês, leitoras desse blog. Beijo dado ;D

O próximo post da viagem será todo sobre design, arquitetura e como a concepção do interior de uma aeronave tem muito a ver com a criação de uma decor e até mesmo de uma roupa! É bem bacana e espero que vocês estejam curtindo essa semana temática!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

30 comentários em "Um dia na fábrica da Boeing"
  1. Barbara
    11 jul 2012 // 12h41

    A parte que eu mais gostei foi o Cássio Reis mandando beijo, hehehe

    • 12 jul 2012 // 04h19

      hahahaha sabia que vcs iam amar!!

  2. 11 jul 2012 // 12h56

    adorei o post, mas claro, adorei mais ainda o beijo do Cassio Reis, aquele lindo!

  3. Lea K
    11 jul 2012 // 13h25

    Thereza que legal! Ja foi ao Space Needle e Seattle Central Library do Rem Koolhaas? Seattle e’ muito linda, ja estive la 2x, espero q vc esteja curtindo muito!
    bjoss

    • 12 jul 2012 // 04h18

      Que legal, Lea! Que bom que ja veio aqui ;))
      Ja passei em frente à SN, mas amanha irei subir!!
      dps conto aqui ;))
      bjusss

  4. 11 jul 2012 // 13h39

    Oi The!! Também sou dessas que tem medaaa de voar! Que antiquado, né? Mas já estou bem melhor! Acho que também precisava de uma “visitinha básica” a fabrica da Boeing para aprender a ter mais respeito pelos aviões, e medos medo hehehe1
    Ah, adorei a novidade das janelas! Com certeza faz toda a difetença.

    • 12 jul 2012 // 04h18

      Poise, Nathalia!! Bobeira ne? Mas ja fui muito mais medrosa! Na realidade eu tive um voo MTO assustador qdo tinha meus 16 anos e tomei trauma, mas agora deixa pra la q viajar é bom demais!

      e a novidade das janelas fazem toda a diferença, foi minha novidade favorita
      bjs!

  5. 11 jul 2012 // 15h05

    Achei uma gracinha os cacarecos! Já o beijo do Cássio Reis foi recebido com muita euforia!!

    • 12 jul 2012 // 04h16

      hahaha mto fofos ne? tem comida de marte e sorvete de astronauta, tudo pro meu sobrinho é claro heheheh
      bjusss

  6. 11 jul 2012 // 17h31

    Super experiência, The! Mas ainda to tentando entender como o Cassio Reis mandou beijinho com 2 dedos só! hahaha
    Beijos

    • 12 jul 2012 // 04h15

      Mas o charme está justamente aí! Nao pode ser um beijo qualquer, tem que ser um beijo diferenciado heheh
      ps> ele foi muito simpatico e passou o dia todo com a gente como se fosse aluno hehehe
      bjuss

  7. Tayse Souza
    11 jul 2012 // 18h30

    Nossa, que super!!! Amo aviões (note, não disse voar!)!!! Quando era pequena eu queria ser engenheira aeronáutica. Com o passar do tempo, descobri que não tinha um talento nato para física, embora sempre tenha me saído muito bem na escola #quementende, mas a estrutura, a grandiosidade das aeronaves me impressionam

    • 12 jul 2012 // 04h14

      Nossa, que legal vc ter querido seguir essa profissao nova, pena que nao foi em frente, mas deve ser bem bonita! dps dessa viagem respeito essa area ainda mais!
      bjusss Tayse!

  8. 11 jul 2012 // 18h45

    experiencia certamente emocionante e de um aprendizado surpresa….. super legal :D

    confiram meu blog, e’ novo e esta’ com novidades super legais pra voces .. bjos!

  9. Tamara
    11 jul 2012 // 18h56

    Noooossa, eu tenho pânico de avião!!! Vou pra SP semana que vem e já não estou dormindo direito. Imagina USA! Mas tenho que encarar. Rsrsrs

    • 12 jul 2012 // 04h13

      Eu tb era assim, Tamara!
      Ja neguei muuuita viagem de trabalho (so domestica heheh)
      mas acho que tem apenas uma coisa que faz com q a gente diminua o medo de voar: VOANDO!

      Bjus!

  10. 11 jul 2012 // 20h15

    Terra de Grey’s Anatomy!! :)

    • 12 jul 2012 // 04h13

      hahaha eu coloco foto no twitter e TODO MUNDO só fala de GA!
      Todo mundo conhece, so no assisto pq morro de medo de coisa medica (mais q aviao heheheh)

  11. 11 jul 2012 // 20h29

    ADOREI!! Que experiência incrível.

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    • 12 jul 2012 // 04h12

      Demais, Patricia!!
      Pra quem estiver vindo pela costa oeste, Canadá, vale ficar uns dias em Seattle e incluir a fabrica no roteiro!

  12. 11 jul 2012 // 22h17

    ADOREI o post! Tb quero visitar a Boeing e a Airbus. A Embraer eu connheço bem! :)
    Quero ver os outros posts.

    • 12 jul 2012 // 04h11

      Legal Lorena!!
      Como vi que é engenheira, tem MUITA coisa dessa area la ;)

  13. 11 jul 2012 // 22h35

    Olá Thereza! Simplesmente incrível!
    Sou comissária de vôo e amo aviões! Vivo quase todos os dias voando em “Boeings” (737-700/ 737-800) os “sky-interior” são lindos! Tbm tenho um blog, e quem sabe um dia serei tão famosa qto vc e convidada a conhecer a Boeing! hahahaha… quem dera!
    Adorei o post!
    Adorei a iniciativa da Tam… Mas como sou de outra empresa, pelo que eu saiba a tam trabalha com Airbus, certo?
    Coloque as fotinhos depois sim! Beijão!
    Elen.

    • 12 jul 2012 // 04h11

      Que chique, Elen!!
      Adorei saber que tem comissaria de bordo leitora do blog ;)
      Se um dia me encontrar em algum voo, me da umas aulinhas que ando super entendida no assunto!
      E olha, de qualquer forma a Fabrica da Boeing tem visitação aberta ao publico, nao sao todas as areas, mas a principal dela tem visita sim!
      E a TAM tem Boeing sim! Se nao me engano sao rotas europeias e em breve chegam muito mais, acabamos de ver um 787 enooorme e lindissimo deles ;)
      bjuss

  14. Mari
    11 jul 2012 // 22h39

    nao suporto aviao, nao pelo medo, mas eh que soh o CHEIRO ja me deixa enjoada!! tenho que viajar dopada o tempo inteiro pra nao vomitar, ai vc ja imagina o suplicio que eh uma viagem, ne?? imagina qndo eu for pro exterior, 8/9 horas dentro do aviao! vou pirar e vomitar ate as tripas!!

    ps. morri no cassio reis! kkkk

    • 12 jul 2012 // 04h09

      Jura, Mari!??
      Nunca reparei com o cheiro, até pq meu nariz tá sempre entupido hehehe #sinusitesucks
      mas olha, no inicio eu era assim, tomava lexotan, dramim, mas nessa ultima viagem tomeim um vinhozinho, assisti 3 filmes e cheguei!!
      bjuss

  15. 13 jul 2012 // 00h08

    Eu MORRO de medo de avião…e não tenho muita sorte com viagens, sempre tem turbulências assustadoras! Já desisti de uma viagem porque o vôo atrasou e eu achei era um sinal divino. UHAHUAUAHUAU aloka!
    Eu fico da cor de um papel durante toda a viagem, tremendo as pernas, suando… levo milhões de revista pra relaxar, ás vezes consigo, mas ás vezes não.
    #desabafo
    Precisaria de um passeio desses pra saber como eles são fabricados e ter a certeza que eles não vão despencar lá do alto! hahuahuau

  16. JÉSSICA
    17 jul 2012 // 15h19

    Thereza gostaria de fazer uma crítica construtiva. Vejo seu blog há bastante tempo e percebo que por ser um blog da plataforma F*Hits vc se preocupa pouco com a qualidade das fotos. É claro que não é obrigação de ninguém ser fotógrafa profissional, mas acho que vc deveria pensar com carinho sobre isso. A parte visual do site é a que mais agrada as leitoras, além dos textos, é claro. Por isso acredito que se vc comprasse uma câmera melhor ou fizesse um curso de como manuseá-la, ou até mesmo um curso de edição, photoshop, essas coisas melhoraria muito, já que estão muito amadoras pra um blog “prime”.
    Bem, é minha opinião e espero não ter sido rude.
    Beijos e sucesso.

  17. 18 jul 2012 // 01h31

    Hahaha… Thereza chique é você!!!
    Se um dia voarmos juntas eu que quero mil dicas ótimas… ahahha…
    Sim, sabia que a visitação era aberta. Me lembro que antes de uma possível fusão tam e varig, elas “dividiam” os vôos com passageiros voando boeing… e logo depois eles passaram a ter aeronaves da boeing, mas como por aqui só vejo airbus… se não me engano eles tem 777… bom enfim… vai que to falando besteira…
    TOmara que venham muitosssss 787 dreamliner para tam, pro Brasil, pra gol, pra todas… nossa aviação está realmente precisando! Tomara que a aviação retome a expansão! E que nosso país tenha maior e melhor infra-estrutura. Afinal, quem não amaaaaa viajar?!?
    Bjusss, obrigada pela sua atenção!