AS MAIS
LIDAS!

Fashionismo entrevista: Susana Barbosa

02/08/2010  •  Por Thereza  •  Moda

Imagina o que é para uma blogueira de moda entrevistar a editora da maior revista de moda do país? Pois bem, Conheci Susana Barbosa da Elle no último Fashion Rio, e ela foi extremamente simpática e antenciosa com a dezena de blogueiras que estavam em sua volta. Depois disso, não resisti, pedi uma entrevista pro blog, e ela prontamente atendeu!

susana-barbosa

Como é o dia de uma editora de moda? Há todo aquele glamour visto em filmes e novelas? Você fica só na parte criativa ou existe muita burocracia por trás disso?

É bastante cheio. Mil reuniões, ligações para fotógrafos e para agências de modelos, sobe e desce no acervo para editar matérias. Muitas coisas para decidir, pensar, organizar. No fim das contas exige muita disciplina e organização. É um trabalho como outro qualquer, com as coisas boas de quando se faz o que gosta e com as coisas ruins que todos temos que fazer.

Como a equipe é pequena, não posso me dar ao luxo de ficar só na parte criativa. Faço de tudo: orçamento, casting, produção de locação e até colo fita crepe nos sapatos se precisar. Acho que o glamour da profissão está em poder trabalhar com o que é belo: roupas, pessoas, lugares. No mais, é um trabalho de muita responsabilidade e exige muita dedicação. Uma espécie de sacerdócio.

Para as meninas que querem trabalhar em revistas e com jornalista de moda, qual é a formação que você aconselha? E quais cursos de extensão você considera valioso pra incrementar um currículo?
Se o interesse for ser jornalista de moda, escrever, acho importante um curso de jornalismo. Acho que se você é um bom jornalista, poderá escrever bem sobre qualquer assunto, inclusive sobre moda. De um modo geral acredito que são mais úteis cursos que podem ampliar seu repertório cultural, como história da moda e história da arte. Isso ajuda a ter referências para escrever ou para criar um editorial.

elle-susana

Qual é a melhor e pior parte no mundo da moda?
A melhor é estar em contato com coisas bonitas o tempo todo, ver roupas lindas, poder expressar a criatividade, criar imagens que as pessoas gostem e se inspirem. Também me agrada muito poder trabalhar num clima mais informal e num mercado que respeita e celebra a diversidade.

A pior é conviver e, muitas vezes, ter que administrar egos, embora eu ache que isso não é um privilégio da moda, e sim uma coisa comum em várias profissões. Acho também que no mercado de moda falta muito profissionalismo por toda parte. E existe uma maledicência gratuita que é muito chata de lidar.

O que te atrai e prende a leitura em blogs de moda? Qual conselho você daria às blogueiras de moda para manterem um blog bacana e atrativo?
Poucos blogs de moda me atraem. Para ser sincera, acho a maioria deles muito ruim (e espero não ser odiada pela comunidade blogueira por causa dessa sinceridade). Grande parte vive de reproduzir conteúdo alheio, publicar fotos “roubadas” no google e criar posts que não passam de uma forma de enaltercer o próprio eu. Acho que falta originalidade.

Quer ter um blog? Experimente fazer algo que ainda não foi feito. Por isso gosto do The Sartorialist. Porque ele criou uma coisa nova, livre de achismos. Acho que um blog é bom quando me leva a lugares inesperados. Isso pode soar contraditório, já que eu mesma tenho um blog que vocês podem dizer que é absolutamente igual a trezentos outros. E é mesmo. Acontece que nunca tive a pretensão de ter um blog, mas a vida corporativa me exigiu isso. Como minha prioridade é fazer a revista, o blog, infelizmente, acaba ficando em segundo plano.

the-sartorialist

Quais mulheres te inspiram hoje em dia e que você acredita que sejam boas referências de estilo e personalidade?
Nenhuma personalidade nacional é referiencia de estilo pra mim. As mocinhas anônimas que eventualmente vejo nas ruas me interessam muito mais. Das internacionais, a atriz/cantora inglesa Jane Birkin sempre me inspirou e inspira. É, definitivamente, minha musa máxima. Tenho gostado muito também da editora Emanuelle Alt. Admiro mulheres que cultivam a simplicidade no jeito de ser e vestir. Para mim, aí mora a sofisticação.

O que você acha de algumas celebridades (especialmente as brasileiras) que contratam Personal Stylist para melhorar o visual, mas com isso acabam exagerando ou perdendo a personalidade. Qual você acredita que seja a diferença entre ser naturalmente e notoriamente vestida por alguém? Você acha que um bom personal stylist é aquele que parece que a cliente não tem um?
Eu acho que lançar mão de um bom personal stylist pode sim ser de grande valia para uma celebridade. Veja o caso da nossa Grazi. Ela foi reinventada, graças ao cuidado com a sua imagem. Hoje há quem a considere chic e não é raro vermos seu nome citado nas listas de atrizes mais bem vestidas, etc… Acho que nesse meio há muitas mulheres que não se interessam por moda mas que precisam cuidar da aparência, então porque não contratar esse serviço?

Acho que personalidade é assim: ou você tem ou não tem. E, se você tem, certamente não vai se deixar transformar num mero cabide nas mãos de um personal. Por outro lado, se o personal for bom, vai saber respeitar seu jeito de ser e o tipo de vida que leva na hora de montar um look.

entrevista-elle

Qual a sua opinião sobre a imprensa internacional que eventualmente critica a moda brasileira e o processo criativo de alguns estilistas, alegando serem apenas cópias de coleções já criadas anteriormente por marcas internacionais?
Acho que ainda existe muita cópia mesmo. Somos um mercado que ainda não aprendeu a pensar portanto se sente mais seguro em copiar. Não estamos acostumados a correr riscos. Por outro lado temos excelente acabamento e muitas condições de fazermos uma moda de alto nível.

Precisamos é de um design melhor. Mas reconheço que temos evoluído muito. Não podemos ser pretensiosos. Eles estão há anos luz a nossa frente e, até então, viveram sob um outra realidade econômica, totalmente diferente da nossa. Nós ainda estamos correndo atrás do prejuízo.

Quais são suas marcas e estilistas favoritas? Aquelas que você sabe que sempre pode contar com a criatividade pra um editorial bacana e aquelas que recheiam seu guarda-roupa pessoal?
Existe uma grande diferença aí, entre o meu gosto e o que tem impacto visual para um editorial. Às vezes as duas coisas se esbarram e às vezes não. Ou seja, posso gostar de uma peça ou uma coleção para um editorial mas isso não significa que gostaria dela pra vida, entende? Ou vice versa. E isso costuma variar muito de coleção para coleção. Mas, de um modo geral, para os editoriais geralmente encontro peças fortes na coleção do Reinaldo, do André Lima, do Studioacqua, dos meninos novos da Casa de Criadores, da Gloria Coelho e do Alexandre Herchcovitch.

Meu guarda-roupa pessoal é bem diferente do que eu gostaria. Adoro roupas mas não tenho investido muito nelas ultimamente. Tenho poucas peças importadas, adoro um vintage e confesso não ter preconceito, compro em qualquer lugar, desde que goste da roupa. E não tenho coragem de gastar muito numa única peça. Já fui mais consumista. Hoje me considero bem consciente. Tenho outras prioridades no momento.

estilistas

Depois de algumas temporadas cheias de referências dos anos 80, qual você acredita que seja o novo caminho da moda? Você aposta numa fase mais minimalista? Qual é o norte que as consumidoras poderão se guiar para fazerem compras acertadas para as próximas estações?
Sim, acho que os 90 são os novos 80 na moda atualmente. Chega do excesso. Que venha a simplicidade, com suas formas limpas que remetem aos 90 e aos 60.

E por fim, qual aprendizado que você acha válido compartilhar com as leitoras do blog?
Estou há 15 anos nesse mercado. Já vi muita gente entrar e sair. E os que ficaram foram os profissionais sérios, que sempre estiveram aqui pelo bom trabalho —trabalho duro — e não pelo glamour. Portanto, o que eu gostaria de dizer, principalmente nesses tempos de exposição fácil, é que antes de aparecer, é importante ter o que mostrar.

Não se deslumbre com os 15 minutos de fama que as redes sociais podem te oferecer. Não se preocupe tanto com a forma e sim com o conteúdo. No fim das contas, ele é sempre mais importante. No mais, tenha paciência. Leva tempo para se construir uma carreira sólida.

susana-barbosa-fashionismo

Muito obrigada à Susana por ter prontamente aceitado responder minhas perguntas! E espero que todas gostem!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

85 Comentários
  1. Avatar
    Helen - 02/08/10 - 12h28

    Gostei da entrevista, achei a Susana Barbosa muito sensata nas respostas dela.

    Responder
  2. Avatar
    jess - 02/08/10 - 12h37

    “criar posts que não passam de uma forma de enaltercer o próprio eu”

    Vou criar um facebook só para criar uma “comunidade” Fãs de Susana Barbosa….òtima entervista …..ótimas perguntas !!!!!

    Beijos

    Jess

    Responder
  3. Avatar
    Mimi - 02/08/10 - 12h38

    Respostas bem francas, bem do jeito que eu imagino que ela seja.
    Acho louco trabalhar num mundinho movido a consumismo, principalmente de roupas, e conseguir ficar de fora disso. Tem que ter personalidade mesmo.
    Parabéns pela iniciativa, The!

    Responder
  4. Avatar
    Carol Linden - 02/08/10 - 12h40

    Parabéns pela entrevista, The! Ficou ótima. Adorei algumas considerações da Susana, especialmente o que ela fala sobre blogs e sobre a fama instantânea das redes sociais.
    bjs
    Carol

    Responder
  5. Avatar

    Ótima entrevista, só confirma o que vimos no Fashion Rio.
    Suzana é uma delicia de pessoa!

    Beijos

    Responder
  6. Avatar
    Naama - 02/08/10 - 12h45

    Adorei as respostas!!
    mulher consciente!!

    Responder
  7. Avatar
    Carla Lemos - 02/08/10 - 12h49

    Arrasou Thereza Poeta! SMACK!

    Responder
  8. Avatar
    Cá Ribeiro - 02/08/10 - 12h59

    Muito boa mesmo a entrevista The!
    A Suzana se mostrou muito consciente e direta. As observações sobre os blogs, os minutinhos de fama e moda/estilo no Brasil foram bem pé no chão.
    Ótimo! :)
    Bjs

    Responder
  9. Avatar
    Caçadora de Tendências - 02/08/10 - 13h08

    Parabéns pela entrevista, Thereza! Gostei bastante e as perguntas foram mto boas!
    Bjs

    Responder
  10. Avatar
    Manoella (In-vestindo) - 02/08/10 - 13h13

    Gostei da sinceridade!! Parabéns pela entrevista!

    Beijos

    Manoella
    in-vestindo.blogspot.com

    Responder
  11. Avatar
    paola scott - 02/08/10 - 13h18

    Amei a entrevista! A parte em que ela fala “antes de querer aparecer, tem que ter o que mostrar ” é fundamental! Conteúdo, djá!
    Bjs

    Responder
  12. Avatar
    Camila Zanoelo - 02/08/10 - 13h18

    A.D.O.R.E.I !!!!!!!

    Responder
  13. Avatar
    isabel - 02/08/10 - 13h56

    Muito bacana mesmo! Cada resposta, a Susana é muito talentosa. Prova disso é a Elle está tão boa como está e muitose dve a ela. Tive o prazer de conhece-la e de longe já achei: Essa mulher é muito real e depois quando conversamos com ela pude ver isso. não é afetada mas uma pessoa que ama a sua profissão. As perguntas foram muito fofas e amei a dica do blog.

    Responder
  14. Avatar
    Ana Rezende - 02/08/10 - 14h00

    Adorei a entrevista, e fiquei muito feliz com a sinceridade ela, pelo contrário do que ela disse, eu pelo menos, passo a adorar mais o trabalho dela pela sinceridade ao falar do blogs de moda, do que o contrário. Super talentos e muito convista nas respostas, amei!

    Responder
  15. Avatar
    Silmara - 02/08/10 - 14h02

    Adorei as pergutnas da The e as respostas da Suzana.
    Acho que é por isso que eu gosto do seu blog, The, porque nunca vi um post seu enaltecendo você mesma. Leio outros, mas para mim, você mantém simplicidade e contéudo sem precisar mostrar os jabás que ganha ou as viagens patrocinadas que faz.
    Parabéns, The!

    Responder
  16. Avatar
    Ana Carolina - 02/08/10 - 14h10

    Amei a entrevista, de ponta à ponta. Bem inspiradora para uma segunda-feira!
    Adorei!
    Parabéns pelas perguntas bem boladas e o conteúdo da entrevista foi sem igual!
    bjs

    Responder
  17. Avatar

    Fiquei mais fã da Susana. Arrasou na entrevista. Thê!

    Responder
  18. Avatar
    céline - 02/08/10 - 14h16

    Boas perguntas e respostas sinceras. Acho que ela está bem certa quanto aos blogs. Mas chuto que, mais cedo ou mais tarde, o bons vão obrigar as revistas a se reiventarem.

    Responder
  19. Avatar
    Rery - 02/08/10 - 14h25

    Muito boa a entrevista, perguntas e respostas super inteligentes e uteis!
    amei :)
    beijos Thê

    Responder
  20. Avatar
    Ana Paula Pedras - 02/08/10 - 14h26

    Por isso que eu amo o Fashionismo.
    Hoje estou sentimental… me deixa… hahahaha
    beijos

    Responder
  21. Avatar
    Julis - 02/08/10 - 14h46

    Ameii a entrevista! Você arrasou nas perguntas também..

    A parte mais bacana foi a sinceridade dela ao falar dos rumos dos blogs de moda.
    Meses atrás li uma outra reportagem bacana sobre blogs na Criativa:

    1º falava das top blogueiras mundiais
    2º como elas chegaram lá..mostrando q não foi de ontem e escrevendo qq coisa.
    3º O PRINCIPAL: mostrando oq não fazer, oq nao falar e o que não pedir só pelo fato de ser blogueira e bah..ME RESPEITE.

    Pq tenho visto muitas blogueiras de 1 dia querendo ser respeitadas, ameaçando e exigindo coisas absurdas de empresas, marcas e lojas só pelo fato de que tem um blog em mãos pra falar bem ou falar mal de algo.

    daqui 1 ou 2 anos poucos blogs vao sobreviver nessa selva.. e dos meus preferidos são Fashionismo(aborda vários assuntos com uma linguagem tão bacana), GEstupidas(se ela continuar com o pé no chão e não viajar no deslumbre) e Dia de BEautè(enciclopédia de beleza diária)

    Só.

    Responder
  22. Avatar
    karla - 02/08/10 - 14h48

    Muito legal a entrevista e meio que um tapa na cara pra muita gente que quer entrar nesse mundo da moda apenas pelo glamour, desvalorizando o que realmente é fazer roupas e lançar tendências, que afetam o comportamento geral da sociedade.
    Beijos!

    Responder
  23. Avatar
    Raquel - 02/08/10 - 14h48

    “Nenhuma personalidade nacional é referiencia de estilo pra mim” > OUCH!

    Sinceridade, objetividade e consciência focal. Essa entrevista deixou bem clara a forma como a Susana encara todo o mundo fashion e não fez questão de ser “simpática”. Falou o que pensa e ganhou muitos pontos comigo por tal atitude.

    Gostei muito da entrevista, The! Parabéns!

    Beijos!

    Raquel
    http://meumix.wordpress.com

    Responder
  24. Avatar
    Luana Meneguetti - 02/08/10 - 14h50

    Parabens pela entrevista, seu blog se diferencia pelo conteúdo e pela maneira inteligente que escreve!
    Sou leitora há apenas um mês e estou adorando!
    As perguntas foram inteligentes e nos inspiram a desenvolver melhor os posts de nossos blogs!!
    bjo

    Responder
  25. Avatar
    Sissi - 02/08/10 - 14h51

    Faço coro com todas: adorei!

    Acho tão genérico “blog de moda”. Talvez se desdobrássemos a nomenclatura…. Me sinto comparando melancia com alface quando penso em Sartorialist e Fashionismo, por exemplo. Mas isso já é outra discussão!!
    Bjocas!! Parabéns!!

    Responder
  26. Avatar
    Mariana - 02/08/10 - 14h51

    Parabéns pela entrevista The, achei muito bem feita.
    Mas confesso que esperava mais das respostas, não me cativaram…
    Acho que depois de ver uma recente entrevista da Franca Sozzani fiquei muito exigente, achei ela forte mas sem clichês. Acho que é isso que falta tanto nos criadores quanto nos formadores de opinião de moda brasileira. Mas é apenas minha opinião. Beijos!

    Responder
  27. Avatar
    Laís Vergilio - 02/08/10 - 14h56

    Olá Thereza como vai? Tenho acompanhado seu blog no ultimo mes mas este é o primeiro comentário que escrevo. Gosto mto dos assuntos abordados aqui e da forma como vc os escreve… mas com certeza o post de hoje se superou. Assim como outras meinas comentaram acima, achei a parte em que a susana cita os blogs de moda mto interessante. Abri o meu a pouco tempo pois curso moda com a finalidade de divulgar meus trabalhos e passar mais conhecimentos na área assim como tecnicas. Tenho achado varios blogs mto parecidos e com pouco conteudo, foram os poucos que garimpei e salveu em “meus favoritos”. Saiba que o seu serve como inspiração para o meu e espero um dia receber uma visita sua! Parabens pela matéria.
    Laís V.

    Responder
  28. Avatar
    Thaisy - 02/08/10 - 15h01

    Muito boa a entrevista! Concordo em gênero, nº e grau com ela…

    Responder
  29. Avatar
    Carol Malaua - 02/08/10 - 15h29

    Virei fã!ótimas perguntas e ótimas respostas!

    Responder
  30. Avatar
    nadiah - 02/08/10 - 15h44

    posso falar ADOREI! o que ela disse sobre os blogs é pura verdade!
    “grande parte vive de reproduzir conteúdo alheio, publicar fotos “roubadas” no google e criar posts que não passam de uma forma de enaltercer o próprio eu. Acho que falta originalidade.”
    parabéns!o fashionismo está cada dia melhor!

    Responder
  31. Avatar
    caroline - 02/08/10 - 15h56

    Super bacana a entrevisata, mais que moça sincera!
    Kisses

    Responder
  32. Avatar
    Eliane - 02/08/10 - 16h10

    Adorei a entrevista! Parabéns pelo blog que é uma delícia de ler! Eu acompanho sempre!
    Um beijo!

    Responder
  33. Avatar
    Mel Salvi - 02/08/10 - 16h18

    Maravilhosa a entrevista, a entrevistada e tudo mais. Cada dia voce se supera Thê!!!
    bjks
    Mel

    Responder
  34. Avatar
    Annye Monique - 02/08/10 - 16h32

    Eu simplismente ME APAIXONEI por essa entrevista! Pelas resposta da Susana Barbosa ela é bem centrada e não tem nenhum tiquinhu de medo de expor o que pensa, isso é RARIDADE EXTREMA, não é por acaso que essa diva de opiniões está no comando de uma Revista como a ELLE!

    Parabéns pela iniciativa Srtª Tereza, você arrasou nas perguntas e super arrasou na iniciativa de fazer essa deliciosa entrevista para sua blogleitoras.

    Da vontade de ler de novo, e de novo, e mais uma vez.. até decorar cada toque que ela dá!

    Um beijo gatona!

    Responder
  35. Avatar
    Gisely Chessed - 02/08/10 - 16h35

    Eu leio via feed mas tinha que comentar.
    Adorei a entrevista, perguntas bem feitas e respostas melhores ainda!
    Leio a Elle todo mês e é perceptível que suas editoras tem personalidade própria e não se deixam entubar em uma nomenclatura massiva, não existem ellettes. Amei!

    Responder
  36. Avatar
    Melina Portugal - 02/08/10 - 16h36

    Adorei a entrevista! Achei as perguntas bem elaboradas e as respostas super sinceras. Por isso gosto desse blog, conteúdo é o que não falta.

    Responder
  37. Avatar
    Adriana Alfaro - 02/08/10 - 16h55

    Adorei a entrevista, mesmo porque, adoraria trabalhar em uma revista, fazer editoriais, enfim..
    Achei que ela foi muito sincera, mas um pouco rude…eu sei que o mercado de moda brasileiro está em expansão, e não acho que é tudo cópia! O problema é que moda não seria moda se ninguém falasse sobre ela…é inevitável repetir os assuntos ou criar algo completamente fora do contexto! Claro que isso tem que ser abordado de um jeito diferente, de acordo com a sua personalidade, enfim…
    Gostei da entrevista, mas naõ concordei com algumas partes…
    Beijos, Thê!

    http://www.fashionfrisson.blogspot.com

    Responder
  38. Avatar
    amanda - 02/08/10 - 17h06

    adorei, achei as perguntas super pertinentes, realmente o q eu queria saber. parabens!

    Responder
  39. Avatar
    Raísa Lacerda - 02/08/10 - 17h07

    Parabéns! Só isso que tenho q a dizer sobre seu blog. E acho que diz muito!

    Responder
  40. Avatar
    Amanda Barone - 02/08/10 - 17h25

    Adorei a entrevista, parabéns!

    Responder
  41. Avatar
    paulissima - 02/08/10 - 17h40

    muito, muito boa a entrevista… fiquei impressionada como ela é pé-no-chão e zero de deslumbramento. e ela falou uma coisa que vale ouro, logo no começo da entrevista: trabalhar com moda é como trabalhar em um emprego qualquer. isso não faz de ninguém melhor ou pior. o que importa é amar o que se faz. ela passou grandes aprendizados pras menininhas que acham que estão abafando só porque se acham trendsetters ou se autodenominam itgirls.

    Responder
  42. Avatar
    bianca - 02/08/10 - 17h47

    Gostei muito da entrevista, não achei que ela deixou de ser simpática e nem foi rude. Aliás, a opnião dela foi bem sincera.
    Thereza, você está de parabéns… Muito boa suas perguntas!
    beijão

    Responder
    • Avatar
      Thereza - 02/08/10 - 18h05

      Brigada meninas por todo o carinho e que bom que gostaram das perguntas feitas pela jornalista acidental aqui
      E a Susana é realmente incrível, um exemplo e referência para nós blogueiras, leitoras ou simplesmente consumidoras de moda!

  43. Avatar
    Helen - 02/08/10 - 18h17

    Ah, comprei minha primeira Vogue mês passado… achei muito boa, mas nunca tinha pensado em comprar uma Elle (quer dizer, eu vi, senti vontade, mas a falta de grana me impediu de por ela na lista do que comprar), mas agora ela entrou na minha lista, só para conferir a revista.

    Responder
  44. Avatar
    Bel - 02/08/10 - 18h40

    Thé, meus parabéns pelo post, a entrevista ficou bacana. Gostei muito mesmo da sinceridade da Susana a respeito dos blogs de moda. Gosto muito do teu blog, pela sinceridade e humildade dos seus posts. Não gosto de gente metida a besta, acho mais cafona do que escolher a peça errada. Mas, nada PIOR do que as bloggueiras que tinham um estilo x e mudaram para y só para ganhar jabás e viagens e fama, etc. Não vou citar em específico, mas existe um blog que eu não entro mais simplesmente porque a bloggueira mudou de personalidade de geek a chique num pa-pum. Continue do seu jeitinho Thé que é bastante especial e agrada a muitos, como eu, que nada tenho a ver com mundo da moda.
    Beijos.

    Responder
  45. Avatar
    Marina - 02/08/10 - 18h44

    Incrível a entrevista, mas concordo com a Sissi sobre as comparações… Até porque o que define um blog como blog de moda? Já que a moda por si so já éextremamente difícil de ser definida.
    Mas é fantástico ler uma entrevista dessas em um segunda-feira cinzenta!!!

    ps: notou que das 4 capas da elle que ilustram a entrevista em três as modelos tem poses super parecidas? kkk

    Responder
  46. Avatar
    Barbara - 02/08/10 - 19h00

    Oi Thereza, este eh o meu primeiro comentario aqui e nao poderia deixar de parabenizar pela bela entrevista…na verdade, sao conselhos para a vida de uma mulher madura e que sabe muito bem o que faz.

    Responder
  47. Avatar
    Rafael Barreto - 02/08/10 - 20h25

    “Ninguém faz melhor”. Adorei a entrevistas, com certeza vai trazer muuuita reflexão pra muitos blogueiros… VAMOS AUMENTAR O NIVEL BRASILLL!!! o/. Concordo com o que ela disse: precisamos evoluir mais, precisamos de inovação e ousadia pra moda brasileira. X.O.X.O. The!

    Responder
  48. Avatar
    Carolina - 02/08/10 - 20h37

    eu amei essa entrevista!! eu lia as perguntas e pensava “ai, era isso mesmo que eu queria saber”..tinha coisa que eu nem sabia que me interessava saber
    amei..
    vc fez as perguntas certas pra pessoa certa.
    parabéns

    Responder
  49. Avatar
    Débora Fagundes - 02/08/10 - 20h52

    Adoreeeei a entrevista!! Tanto as respostas dela, quanto as suas perguntas que estavam muito bem resolvidas =)
    Parabéns e sucesso!

    Responder
  50. Avatar
    Isa Assunção - 02/08/10 - 21h11

    Parabéns não só pela entrevista, mas pelo blog também.
    Concordei em gênero, número e grau com tudo que a Susana falou. As vezes tenho a impressão de que certos blogs são como coluna social de jornal de cidade de interior, sabe? Muita foto de gente se exibindo esperando centenas de comentários de elogio.
    Beijos!

    Responder
  51. Avatar
    Thiara - 02/08/10 - 21h22

    Ameeeeei a entrevista!
    Primeiramente, parabéns Thê pela entrevista de um grau mais elevado e inteligente que uma editora de moda pode proporcionar.
    Segundo que adorei e concordei com muuuitas coisas que a Susana falou…Atualmente é difícil ver blogs que não são cópia, meras imagens do google postadas ou alguém querendo se alto promover…Claro que esse não é o seu caso e é por isso que é uma leitura diária minha, mesmo que não comente todos os dias, pela pressa mesmo…
    Acho que ela foi super sincera e realista nas respostas, me ideintifiquei bastante.

    Beeijos

    Responder
  52. Avatar
    Editorial - 02/08/10 - 21h48

    Muito legal, parabéns!!!

    Responder
  53. Avatar
    Tassia B - 02/08/10 - 21h50

    The, adorei a entrevista! Vc mandou muito bem nas perguntas e adorei o quanto ela foi “pé no chão” nas respostas! Ela arrasa :)

    Responder
  54. Avatar
    Nathália - 02/08/10 - 22h26

    Ai, olha aí a entrevista com ela!!! Eu amei! a entrevista ficou ótima e achei ela uma pessoa super legal, consciente e simples. Parabéns Thereza, o blog como sempre arrasando!

    Responder
  55. Avatar
    Narda Rafaela - 02/08/10 - 22h35

    Thereza, AMEI de paixão a entrevista.
    Sabe quando você lê uma coisa exatamente no momento que precisa? Então, foi examente isso!
    Estou vivendo um “dilema” profissional no momento e ler tudo isso me fez pensar ainda mais sobre que rumo tomar.
    Com certeza, vou ler e reler várias vezes!
    Uma coisa que eu acho que seria legal é saber como o profissional começou, se é formado especificamente em Moda, etc.
    Já vi que muitas pessoas que trabalham com Moda, não tem graduação exatamente na área… mas que acabam conseguindo um lugar no mercado por conta de alguns cursos, etc.
    E essa é a minha maior curiosidade no momento! rs E acredito que de outras leitoras também.

    Parabéns pela super entrevista!
    Mais uma vez: amei!
    Beijocas,
    Narda

    Responder
  56. Avatar
    Cris Bastos - 02/08/10 - 22h58

    Nossa The, adorei demais a entrevista. Que idéia boa, a sua!
    Extremamente ponderada ela, né?
    Taí um profissional que sabe o que quer e tem as idéias bem organizadas. Gosto de gente assim. =]

    Responder
  57. Avatar
    marcia - 02/08/10 - 23h04

    Ótima matéria!!!
    Seu blog está cada dia melhor!!!
    Bjusssssssssss

    Responder
  58. Avatar
    Aline Sideris - 03/08/10 - 00h08

    Yeyy,olha eu ali!

    Muito legal Thê,ela realmente não tem papas na língua né? Fala mesmo o que pensa,mulher de coragem (não é qualquer uma que chega num blog onde 80% das leitoras são blogueiras e fala o que falou sobre blogs de moda!). Não que eu discorde dela, mas ela se mostrou mesmo muito verdadeira e equilibrada na entrevista.

    Salva de palmas pra vcs duas!

    Responder
  59. Avatar
    Carol-Alfinetes de Morango - 03/08/10 - 01h46

    The
    Perguntas super pertinentes. Coisas que eu gostaria de perguntar mais não sei se saberia..rsrsr.
    A Suzana desglamuriza ser a editora da Elle. Uau.. simples, objetiva excelente trabalho o seu e o dela…

    Responder
  60. Avatar
    Zilda Carolina Dias - 03/08/10 - 02h11

    Thereza, acompanho seu blog há um tempo já, apesar de nunca ter comentado. Adorei o post sobre o cabelo da Jessica Biel, e inclusive tomei coragem para mudar o meu: http://twitpic.com/2b2fk1
    não ficou IGUAL, mas deu aquela iluminada mais degradê…a minha cabeleireira disse que era californianas + mechas transparentes, o nome. Eu quis mais claro mesmo pq morro de medo de mudar radicalmente (isso vindo de quem já teve cabelo laranja e roxo, ahahahhaha).
    Anyway, obrigada pelo post, me inspirou e me deu coragem! Beijos

    Responder
  61. Avatar
    Thais Goetz - 03/08/10 - 03h03

    Primeira entrevista na vida que eu consegui ler até o final! Parabéns, suas perguntas foram MUITÍSSIMO interessantes e bem feitas!

    Responder
  62. Avatar

    Thê sisss, cara aamayyy a entrevista da Susana. Ela é Phoda!! Muito boas as perguntas sis, já pode ser jornalista!!! Baphooo!!!
    E TREMAYY com a declaration “anti’-bloguísticas que tenho super q concordar!!

    Beijocasss sissss!
    Avena;)

    Responder
  63. Avatar
    Carol - 03/08/10 - 06h54

    Cheguei super atrasada na vida aqui, mas vou comentar!
    Amei a entrevista Thê, como pretendo trabalhar no ramo, é super importante absorver o tipo de informação que uma pessoa como ela pode dar!
    Muito obrigada por isso, se não fosse voce como eu teria acesso a essas coisas ein? provavelmente nunca.
    LOVE U!

    Responder
  64. Avatar
    carla - 03/08/10 - 10h07

    amei, né! como sempre….

    http://inspiracoesdacarla.blogspot.com/

    Responder
  65. Avatar
    Bebel - 03/08/10 - 10h46

    Entrevista maravilhosa, inspiradora e realista demais. Susana é um exemplo a ser seguido por mostrar o pé no chão necessário e as opiniões mais do que certas, seja para quem quer trabalhar com moda como com qualquer outra coisa da vida. Sem falar que é compentente, adoro o conteúdo (e o design gráfico incrível e lindo!) a Elle BR tanto quanto outras “Vogues da vida”. Adorei, Thereza!!!
    Beijos

    Responder
  66. Avatar
    Bebel - 03/08/10 - 10h47

    Competente!!! Digitei o n a mais, ignorem please! hahaha bj

    Responder
  67. Avatar
    Mari Silva-Baars - 03/08/10 - 10h50

    The, isso aí: conteúdo excelente e totalmente original, suado mesmo. Mandou bem

    Responder
  68. Avatar
    Marcella - 03/08/10 - 12h27

    The…
    adorei a entrevista. Perguntas inteligentes com resposta inteligentes.
    Adorei o que ela falou sobre os blogs. O seu é um dos que salvam hoje em dia, por ter um otimo conteudo e pela sua humildade.
    beijos

    Responder
  69. Avatar
    Cy - 03/08/10 - 12h31

    Adorei o Blog, e a entrevista, me interesso muito por essa área, e a Susana é um exemplo.
    beijos

    Responder
  70. Avatar
    Clarice Sgaria - 03/08/10 - 12h52

    Olá!
    Muito boa a envrevista! Acho importante absorver tudo o que os profissionais da área tem a dizer.
    Cada vez que leio algo sobre esse assunto sinto mais vontade de fazer parte desse “mundo”.

    Beijos,
    Clarice

    Responder
  71. Avatar
    Lai Limma - 03/08/10 - 16h51

    Não sei se alguém notou a semelhança, mas, a personagem de Malu Mader em Tititi é muito parecida com ela, além do mesmo cabelo jogado p/ frente,da profissão e das roupas,ñ bastasse tanta semelhança o nome da personagem de Malu é Suzana.Acho q a persoagem da novela foi inspirada nela,agora só o escritor da novela mesmo p/ esclarecer essa dúvida!

    Responder
  72. Avatar
    Camilla Correia - 03/08/10 - 20h44

    Adorei, The!
    Inteligente, consciente e sincera. Adoro a Elle.
    Bjos

    Responder
  73. Avatar
    Rayssa - 03/08/10 - 22h40

    Suas perguntas foram muito bem formuladas e a entrevista mostrou porque merece esse cargo… Uma mulher consciente, convicta, inteligente e com respostas para marcar, pensadas, tecidas com base em opiniões de verdade e não respostas vazias. Virei fã!

    Responder
  74. Avatar
    Carol- de tudo um pouco - 04/08/10 - 12h20

    Achei ela meio seca, né? Uma coisa assim, bateu levou. OK, é sincera, mas dizer que não existe no Brasil alguém com estilo é um tanto qto metido, para se dizer o mínimo… No geral gostei da entrevista, e acho que cabe a nós não “endeusar” pessoas que trabalham nesse meio (como ela, por exemplo), por que são simplesmente pessoas como nós.

    Responder
  75. Avatar
    liana - 04/08/10 - 13h00

    Surpreendente!!
    Adorei a entrevista!

    parabéns!

    Responder
  76. Avatar
    Narda Rafaela - 04/08/10 - 23h18

    Thereza, muito obrigada pela dica do texto. Muito bom mesmo!
    Tão bom quanto a sua entrevista com ela e ainda mais inspirador :)
    Beijocas!

    Responder
  77. Avatar
    Humberto - 05/08/10 - 00h22

    Muito bacana a entrevista, tanto as perguntas quanto as respostas. Não tenho morrido de amores pela Elle, mas admiro bastante os pés no chão da Suzana Bardosa.

    Parabéns pelo post. Vou ler sempre o blog.

    Responder
  78. Avatar
    Mila - 05/08/10 - 23h15

    Ótiima perguntas na minha opinião e adorei as respostas sinceras! Muito bom o post!!
    Parabéns, The!!

    Responder
  79. Avatar
    Cris - 13/09/11 - 12h17

    Ela pode até ser referência na moda, mas estava com uma roupa ridícula no Miss Universo 2011. Aquela transparência toda é para quem está com tudo em cima e não foi o que vimos quando ela estava sentada, com a silueta murcha… Existe moda para cada ocasião, cada IDADE.. Particularmente, nem gosto da Galisteu, mas ela ofuscou a Susana com o vestido rosa. Estava linda! Parabéns!!!

    Responder