Guia do intercâmbio

05/04/2010  •  Por Thereza  •  New York

Ainda recebo vááários emails com dúvidas sobre como estudar na FIT, e principalmente sobre como estudar fora em geral. Como além de estudar moda, fiz uns cursinhos de inglês pra recauchutar, decidi compartilhar com vocês porque essa época do ano é a fase que as pessoas começam a se organizar pra estudar fora. E pra completar, essa semana tem Feira do Intercâmbio da CI no Rio, SP e Brasília.
E aproveitando o post, além desse da FIT, quem tiver alguma dúvida pergunte por aqui que fica mais dinâmico compartilhar. E quem souber responder, fique à vontade!
estudar-fora

pesquise
Quando eu comecei a colocar meu sonho em prática, pesquisei em várias agências de intercâmbio. O Google e as comunidades do Orkut foram grandes aliados na procura do pró e do contra. Agora desde já aviso, você vai ler sim más impressões de muitas empresas, sempre vai ter uma pessoa relatando um mau atendimento, enganos e decepções, mas vai de você e de um papo sincero com amigos que já passaram por isso pra decidir a empresa que vai te assessorar das dúvidas iniciais ao checkout.
No meu caso, fui com a CI, mas existem outras tipo: STB; EF e World Study que tem filiais em todo país.

planeje1
É super legal fazer no improviso, mas planejar minuciosamente a viagem já rola uma preparação e ansiedade muito boa. O antes pode ser tão bom quanto o durante, fazer listas de restaurantes, pontos turísticos e lojas que você vai visitar é um sonho à parte, então planeje seu intercâmbio com uns 6 meses de antecedência, e o bom de tudo isso é que você pode pagar em suaves parcelas que geralmente, tem que ser quitadas até um mês antes da viagem. Planejei a minha com 7 meses e cheguei em NYC letrada e escolada!
Pra quem vai pra NY fazer inglês+FIT, a  época do ano ideal é setembro, porque pra eles é ano novo, onde tudo (re)começa e quando são oferecidos novas oportunidades de trabalho, até mesmo o New York Fashion Week. E setembro-e-outubro em NY é lindo e fresco!

curso
Não pense que em um mês seu inglês vai mudar da água pro vinho, mesmo sabendo muito ou nada, é muito pouco tempo pra deixá-lo como o de um nativo. Mas certamente você vai melhorá-lo, principalmente fora da escola, com seu amigo coreano (você se sente mais a vontade falando com gente que sabe tanto quanto você) ou com a tia porto-riquenha do mercado. Antes de escolher a escola, veja como é o horário das aulas, pois muitas delas tem curso intensivo com horário manhã+tarde, aí byebye passeios turísticos. Uma escola de inglês que recomendo é a Kaplan, super renomada, que tem até inglês+Estágio na sua área.

burocracia
Se você quiser fazer um curso básico, com pouca carga horária, você pode ir com visto de turista, mas geralmente a maioria vai com visto de estudante por ser mais seguro. O I-20 é um documento que a escola te fornece e que te permite dar entrada no consulado americano. O lado ruim é que se o visto de turista custa uns 200 reais, o de estudante é umas 3 vezes mais caro, mas o que compensa é que na hora da imigração é mais garantido, enquanto o de turista eles podem te dar um limite de permanência bem curto.
No visto de estudante, depois que terminarem as aulas, você tem direito a mais 60 dias de permanência no país, já o de turista vai de acordo com o humor do fiscal de plantão.

moradia
Essa foi  a parte mais complicada pra mim! Como estava indo com meu namorido (haha que fofo), não queria ficar numa residência com ele, então optamos por alugar um apt simpático. O Craiglist foi a primeira opção, mas muita gente falava que poderia ser arriscado, então preferi algo mais seguro, o que implicou num ligeiro aumento de valor. No site deles, vocês podem ter idéia de quanto custa um muquifo no porão ou uma penthouse no Upper East Side.
Eu consegui meu apt com uma corretora brasileira que tem escritório por lá, ela foi ótima e o apartamento era uma graça e super bem localizado. Mas lógico que o valor é prorcional a duração que você vai ficar. Se você alugar por um mês, será bem mais caro que por um ano.
Mas pra quem vai sozinho, o mais adequando é ficar na residência que a escola te oferece, você se enturma logo e o preço é razoável.  Mesmo NY tendo uma linha viária completa, certifique-se que sua casa não seja nos cafundós do Bronx. Conheci várias pessoas que ficaram no New Yorker que tem preço razoável e uma Forever 21 na esquina mais próxima!


valores
Acredite, o curso de inglês vai ser a coisa mais barata nessa jornada. Nem pense que na sua temporada você só vai comer o hot dog da esquina e beber a água da bica (“pode”), você vai acabar sendo seduzida pelas vitrines e se sucumbindo pelos sabores. A H&M vai te enfeitiçar e os restaurantes badalados vão comover seu credit card.
Só pra você ter idéia, uma cerveja básica num pub da esquina custa U$7 e um Marlboro light (não fumo) não sai por menos de U$10. Então a estimativa que você fizer de gastos, acrescente uns 40%, pois a cidade vai te deixar falida, acredite!

curso-moda
Além da FIT, que já foi bem explicado, a Parsons também possui cursos de extensão, são um pouco mais caros (uns U$600), porém bem mais concorridos, tentei me inscrever mas não consegui vaga. A New York University tem alguns cursos na área de moda e em centenas de outras áreas, meu namorado fez um curso de marketing lá e amou, turbina qualquer currículo.
Além da FIT, fiz um curso de moda na LIM que foi legalzinho, visitamos várias empresas, escritórios e ateliers, mas o mais legal foi a turma, super eclética! Aliás, o melhor que você leva dessa experiência são os amigos. Figuras diferentes, exóticas, cada um com sua cultura e essência, inesquecível.

ny
Se você acha que vai pra New York e ficar naquele clima tipo High School de filme, desista, opte por uma cidade do interior. Manhattan é frenética, perigosa, solitária e bem difícil de se fazer amizade com um nativo. A maturidade é fundamental pra sobreviver na cidade. Experiência de vida e destemor contam bastante. Pois não adianta ir pra lá e ficar no roteiro casa-curso-casa, se entregar é fundamental. Se arrepender pode ser tarde demais! Se entregue!

Sei que ficou uma mega bíblia, mas espero que tenha ajudado! Pra quem quer mais informações: Uma entrevista minha pro Blog Iam Leaving Today da Cami, que me ajudou na minha saga. A Roberta do Fashionite fez um post ótimo sobre como estudar em Milão e a Lu do Chata de Galocha sempre fala sobre o tema intercâmbio.

Agora vamos usar os comentários pra compartilhar as dicas e dúvidas!

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

187 Comentários
  1. Milaa - 05/04/10 - 21h24

    *——————————————-*
    tudo que eu precisava \o\
    obrigaaada The

    Responder
  2. Julia Staneck - 05/04/10 - 21h26

    Oi Thê! Obrigada pelos posts de intercambio.
    Estou indo passar 1 mês em Londres para estudar moda na West London College, que também é muito legal!

    Obrigada pela inspiração!

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 21h28

      Julia, se quiser contar sua experiência, qual escola, empresa que conseguiu, seria ótimo!!!!

  3. Sissi - 05/04/10 - 21h31

    Nossa, que post útil! Eu to querendo fazer algum curso ano que vem e fico super em dúvida entre NY e Londres.
    Anyway, é muito legal ler os seus conselhos realistas.. Tem muita gente que glamouriza demais.
    Bjocas!!

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 21h34

      É verdade Sissi, não é tão glamouroso assim. Disse em algum outro post dessa lenda de andar linda e de salto alto pelas ruas de Manhattan, SUPER MITO!!

      Eu amo Londres, mas a contar pela moeda, encareceria mto a viagem!

  4. Nanda - 05/04/10 - 21h33

    The! Amei o post! consegui esclarecer bastante minhas duvidas!!
    Beijos =*

    Responder
  5. carol pupim - 05/04/10 - 21h34

    Nossa The,ameei o post..
    era o que eu precisava realmente pra que desse uma turbinada (mais ainda) na minha vontade de ir pra NY fazer a FIT.
    tu é fo-da! hahaha

    um beeeijo

    Responder
  6. Dafne - 05/04/10 - 21h38

    Adorei as dicas!!!

    Responder
  7. Lilika - 05/04/10 - 21h39

    bom, eu não pretendo ir pra NY, mas já anotei as dicas! Pretendo ir estudar inglês nos EUA por uns 2 meses entre dezembro e fevereiro e tô naquela fase “bunita” de pesquisar, pesquisar e… pesquisar! rs

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 21h48

      Gente, pesquisar é MUITO BOM! Meu namo e eu ficávamos madrugadas e madrugadas só sonhando e planejando, foi bom demais!!!

  8. Eveline - 05/04/10 - 21h44

    Eu quero muito ir pra Londres mas acho que toda experiência no exterior conta pra gente ir lendo e se inteirando…

    Mas se souber de alguém que comentou sobre Londres cita aí :)

    Responder
  9. Duda - 05/04/10 - 21h45

    Olá,

    Adorei o post pois estou alimentando a idéia de morar por lá. Como meu namorado faz arquitetura ajudou os 2! Gostaria de saber se é viável trabalhar junto com os estudos, para ajudar a pagar os gastos…muito legal seu blog, sempre visito! bjos

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 21h47

      Duda, nesse caso que falei da Kaplan o estágio é não remunerado.
      E la nos States, eles não tem esse hábito brasileiro de pagar salário ao estagiário, é muito raro, ainda mais pra imigrante.

      Agora vocês pode fazer aquele esquema de trabalhar em cassino, baby sitter, aí dá pra ganahr uns trocados, mas esse tipo de intercâmbio não sei muito bem!

  10. ky - 05/04/10 - 21h47

    Em que cidade você ficou??

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 21h53

      KY, eu fiquei em Manhattan mesmo!

  11. Silmara - 05/04/10 - 21h50

    Oi, Thereza… Hoje mesmo estava fuçando seu blog, que é meu preferido e pesquisando sobre viajar pq há meses estou ensaiando de ir p/ Califórnia e sinto falta de blogs que postam sobre San Diego ou mesmo Los Angeles.
    Mas foi super bom ter lido seus posts sobre seu intercâmbio, deu a maior ajuda.
    Se tudo der certo, farei um texto sobre minhas pesquisas e mando pra vc, se vc achar legal, vc publica pra ajudar outras pessoas que gostam do sol e da moda “90210”, rs

    Beijos,

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 21h52

      Silmara, adorei a idéia! E olha, NY, LA, acho que esse post praticamente se aplica a toda grande cidade.
      Pq no final, vc vai sempre é exercitar seu ingles com um coreano simpático!!

  12. Nathalia Nunes - 05/04/10 - 21h51

    vc falou sobre visto de turista ser ruim pq pode te deixar no país por pouco tempo, mas se eu já tenho visto de turista suuuper válido por mais uns anos eu posso ir estudar com ele? (: Ou eu preciso de um de estudante mesmo assim?

    Responder
  13. Nane - 05/04/10 - 22h02

    Thereza, eu estou super a fim de fazer o curso de férias no FIT, em julho. Tem idéia se esse curso é bom? Achei interessante a descrição dele no site, pq parece ser mais voltado para extrangeiros e é intensivo (já que eu queria ficar no máximo 1 mês).
    E quanto ao inglês, para acompanhar o curso é necessário ser fluente?
    Realmente o ritmo de NY é frenético, né? Eu até estranhei quando estive lá.. rsrs

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 22h23

      Nane, mas qual curso da FIT? Tem vários tipos. Mas eles são ótimos viu, você não se aprofundo muito devido ao tempo, mas você consegue ter uma visão bem legal, e a experiência dos professores é incrível.

      Nas minhas turmas tinha coreanas que não falavam um pingo de ingles, mas aí vai de vc. Pq vc desembolsar uma grana e não entender nada, não sei se vale a pena.
      E a professora não tem muita paciência – e tempo – de falar com calma, é tudo bem corrido, pq 90% da turma é de americano mesmo.
      E no final sempre tem uma apresentação de um trabalho.

  14. Luuuh - 05/04/10 - 22h02

    Oi Thereza, adoreiiii o post, é muito bom os conselhos de alguém que já botou o pé na estrada e foi! Como sou estudante de engenharia da computação, estou planejando a um bom tempo ir fazer um curso em Sata Bárbara, Califórnia de design de software ,mas gostaria de passar um tempo antes NY, paixão,e super ajudou suas dicas! ;)

    Responder
  15. Thiara - 05/04/10 - 22h03

    Adorei o post e as dicas são ótimas e super completas!
    Parabéns!
    Quem sabe ano que vem eu me jogo e com certeza vou pesquisar por aqui..haha

    Beeijos

    Responder
  16. Kátia Malinoski - 05/04/10 - 22h03

    AMEI AMEI AMEI! Post de super utilidade.Ultimamente a vontade de ir pra NYC tem me tomado de tal maneira que chega a ser um pouco assustador,é quase como se não houvesse amanhã HAHAHAHA

    Responder
  17. Yasmin - 05/04/10 - 22h06

    Eu estudei na Kaplan, a do Empire State, SUPER recomendo
    fiquei no new yorker, no ymca e aluguei um AP
    ficaria nos 3 de novo porque cada um teve seu valor ahahaha
    ah o apto aluguei pelo craiglist!! =)
    bijinhos

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 22h20

      Yasmin, vc gostou do Empire State? Me falaram que é ruim estudar lá pq só pra pegar o elevador demora meia hora e vc não pode atrasar pra aula!
      Eu e meu namo estudamos na da 56th. Ele fez 3 meses e eu fiz 2 semanas lá pra renovar meu visto, mas foi bem melhor que a Rennert

  18. Julia Muniz Weiss - 05/04/10 - 22h20

    Adorei The
    Não tenho idade para ir sozinha mas adorei as dicas
    Parece ser uma experiência incrível!!! Da a maior vontade de fazer as malas agora e ir para lá.
    Parabéns pelo blog
    Beijos

    Responder
  19. Carina - 05/04/10 - 22h24

    Oi Meninas!
    Assim como a Nane estou com muita vontade fazer o curso de moda de férias na FIT.

    Thereza, seu post está ótimo!! Me ajudou bastante, porém tenho uma dúvida: você fechou o curso da FIT pela CI ou foi por conta própria quando chegou lá mesmo? Valeu!!Beijos!!

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 22h27

      Carina, nenhuma empresa brasileira – pelo menos até a data da minha viagem – tem parceria com a FIT.
      E vou te dizer que é melhor assim, fazendo contato direto com eles via email, não tem taxas extras nem nada.
      Eu fiz tudo ainda do Brasil pq assim que abre a inscrição logo acaba, a turma não tem mais de 20 alunos então é bem procurado.

      Meu contato com eles, tentei umas 3 vezes antes de ter uma primeira resposta, foi esse: [email protected]

  20. Daniela Brisola - 05/04/10 - 22h28

    Adoro as suas dicas de intercâmbio, tô sonhando com um já faz um tempinho, vamos ver se esse ano eu consigo.
    Beijos

    Responder
  21. LuaM - 05/04/10 - 22h31

    óótimo post!!! dá pra perceber a sua empolgação ao falar de NY (L)
    Dá vontade de ir pra NY amanhã!!

    Responder
  22. jéssica trisch - 05/04/10 - 22h33

    aaaaaai eu querooo!invejinha booa :P

    Responder
  23. vicky - 05/04/10 - 22h34

    Oi, também quero estudar na FIT, mas só depois da faculdade, como você conseguiu se inscrever para os cursos? o que eu devo falar no e-mail? (tenho tantas dúvidas… mas muita vontade de ir). Obrigada

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 22h36

      Vicky, eu me inscrevi por email, mas antes tem que esperar as inscrições iniciarem pra saber o código da turma e tudo mais.
      E foi através desse email que eu obtive mais informações, e depois vc preenche uma ficha que tem no site e manda por fax E email

  24. Carina - 05/04/10 - 22h42

    Obrigada Thereza;) !!!

    Responder
  25. vicky - 05/04/10 - 22h46

    Obrigada! ^_^

    Responder
  26. Isadora - 05/04/10 - 23h12

    Thereza, pra quem vai estudar na FIT tem o Marriot execustay na 24th com a 7th, do lado! São apartamentos completamente mobilhados, o único requisito é ficar no mínimo um mês, o preço é bem compatível com o de aluguel, mas sem a burocracia… Eu tô procurando lugar pra tropa que vem me visitar aqui e não cabe no ap, daí acabei achando essa opção! é perto da Parsons tb, mas nem tanto…

    Responder
  27. Giovanna - 05/04/10 - 23h13

    Oi The,
    outro dia mandei umas perrguntas pro FIT pra esse email aki: : [email protected]. Achei otimo,pq eles me responderam horas depois..foi super rapido!Quem me passou foi a Cami do GE. Acho q pode ajudar alguém! Minha grande dúvida e problema, está na moradia. Ate perguntei pra eles se indicavam algum lugar ou coisa assim,,Eles falaram que o melhor seria eu fazer uma busca no google na área de Chelsea. Enfim…queria entender..no post vc falou do New Yorkers…Mas o que que é?? um albergue, hotel??
    Obrigada..
    bjosss,,
    Gio

    Responder
    • Thereza - 05/04/10 - 23h21

      Giovanna, o New Yorker é um hotel gigante e tem uns andares reservador pra moradia de estudante. Vc divide quarto com uma, duas pessoas, tem uma área comum, cozinha, banheiro e etc.
      Muitas escolas tem parceria com eles. Na STB e CI eles podem informar preço e disponibilidade.
      A própria Cami falou que ela tentou com eles, mas estava lotado, aí ela foi através dessa corretora que indiquei.
      Mas tanto no meu caso, quanto o dela, o melhor de ir por corretora é quando vc divide com uma pessoa que fica mais em conta, senão é melhor ir em moradia estudantil

      E a FIT, no caso do curso de extensão não ajuda com moradia nem visto.
      Eles te indicaram o Chelsea por ser o bairro da FIT, mas vou te dizer que é meio carinho viu! Tem bairros mais razoáveis.
      O próprio Upper East Side, que tem gente que acha que é bairro so de gente tipo Blair ehhehe é cheio de apts simples e com preços razoáveis. Várias moradias de escola são por lá

  28. Jessica - 05/04/10 - 23h14

    Adoooreii o post! Sempre quis fazer intercambio mas sempre fiquei na dúvida entre NY e Londres, seei que são dois lugares totalemeente diferentes mas são duas paixões! Você deu uma luuuz, Thereza! Brigada.

    beijos

    Responder
  29. Giovanna - 05/04/10 - 23h15

    e mais uma coisa..mais pra cima alguém perguntou uma coisa e acho q vc nao respondeu..tb nao sei se vc sabe isso..rsrs.. mesmo quem tem o visto de turista valido pra anos e anos, qdo se passa pela imigração, eles podem terminar uma data pra vc voltar?????
    bjosss

    Responder
  30. Eleonora Vasconcellos - 05/04/10 - 23h16

    Thereza, muuito obrigada pelo post! Te mandei um e-mail perguntando uma coisas ah algumas semanas e vc me ajudou muito, mais esse post é demais! Obrigada por ter esse blog The!

    Responder
  31. Giovanna - 05/04/10 - 23h18

    the,
    sou eu novamente..rs..o new yorker é um hotel, certo?? é pq clicando no link do post vai pra pagina do jornal!!
    bjs

    Responder
  32. Giovanna - 05/04/10 - 23h48

    obrigada Therezaaa…de verdade..vou olhar tudo..depois dou noticias, como estão indo as pesquisas..bjsss

    Responder
  33. marcela - 05/04/10 - 23h53

    oii The…obrigada pelo post…
    mas tenho uma duvida…se vc arrumou o ap, se matriculoou no curso tudo sozinha, pra que serve a agencia de intercambio??? o que ela faz por vc?
    bjao

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 00h11

      Marcela, a agência fez muita coisa. Me orientou na parte burocrática de visto e foi através deles que me matriculei nos cursos de inglês e tb comprei a passagem com eles de estudante.
      Essa passagem é mais barata e permite que eu possa fazer uma troca (adiantando) de passagem aérea sem pagar nenhuma taxa.
      Isso foi ótimo pq fiquei mais 1 mes la heheh

  34. Nane - 06/04/10 - 00h12

    Thereza, o que eu pensei em fazer é o ESL/Fashion Business Program (http://www.fitnyc.edu/3204.asp).

    Responder
  35. Juliana Beraldo - 06/04/10 - 00h30

    Oi Thê! Parabéns pelos posts de intercâmbio, tenho certeza que ajuda muita gente, é super explicativo eheh
    minha dúvida é relativa à intercâmbio também…e acho mais legal perguntar aqui do q mandar por e-mail…assim todo mundo pode ver.
    Bom, eu estou de viagem marcada para a Austrália, intercâmbio também, vou ficar 6 meses por lá. Eu tenho um blog também, humilde, mas que eu batalho bastante pra colocar conteúdo legal, conseguir deixar sempre atualizado, enfim, é meu bebezinho ehehe e eu estou em pânico, pois não sei como vai ser durante a viagem. Quando vc viajou, vc fez o que? Manteve os mesmos assuntous ou focou mais pro lado pessoal e pra cidade que você estava? Eu tenho medo que o meu se torne um diário de viagem e as leitoras percam o interesse. Será que dá para conciliar os assuntos de sempre focando no país novo? sei lá, mostrar um pouco d como é a moda de rua lá, produtinhos de make interessantes, será que funciona? eheh
    Beijosss

    Responder
  36. Yasmin - 06/04/10 - 01h06

    Thereza, eu amei o empire, só de ter aquelas vistas todos os dias… sem contar os funcionarios, o diretor Bill (sera que era esse ja? ahahha) veio ate se despedir da aluna senior da escola (foi mt triste) hahahah
    e o elevador pra mim era o maximo, pelo menos nao via problema nenhum, mesmo depois de ficar presa uma vez (em seis meses), hoje ate da pra rir disso, mas na la hooora…. foi TENSO hahaha =)

    Responder
  37. Natasha - 06/04/10 - 01h52

    Olá thereza, seu post veio no momento certo, nao sei se vc vai conseguir me ajudar mas eu espero que sim, pq ja to ficando desesperada. To querendo ir pra europa de dezembro a fevereiro, mas nao encontro curso de ferias nessa epoca, voce sabe me dizer se as escolas fecham nessas datas? tem alguem qe vc possa me indicar pra eu falar??
    brigadaaa
    beijao

    Responder
  38. Julia Staneck - 06/04/10 - 02h03

    Não vou por empresa não Thê! Tive uma super oportunidade. Uma prima muito próxima minha está indo passar 2 anos lá, e poderei me hospedar lá :D
    Liguei pra faculdade de Londres pelo Skype (que é um otimo meio, porque quando você abre uma conta, eles te dão creditos pra ligar pra telefones residenciais), falei com uma moça, que foi muuuuutíssimo simpática comigo.
    O nome da faculdade é West London College, fica perto do Parliament House. Você manda um email pra lá pedindo o application, eles te enviam via email junto com o boleto, e there you go! Facil, facil! Tem um metro pertinho da facul, o que facilita muito! O curso é de Fashion Design, tem excursão pelos museus de moda de londres, aulas práticas em manequins, muito legal, MESMO!

    Responder
  39. Carol Angotti - 06/04/10 - 02h23

    Oieee The como sempre eu amooooo seus posts!!! Vim dar uma diquinha mas não de NY e sim de Miami!! Acabei de chegar de lá e uma boa pedida para hospedagem são os hostel (tipo albergues mesmo). O que eu conheci se chama miami beach international travelers hostel, site é http://www.hostelmiamibeach.com….. Bom para quem for pra Miami fica a dica, a diária é super barata, os quartos são super limpos e sem falar na galera que fica por lá são super jovens, interessantes e muy bonitos…rsrsrsrs!!! Ahh e toda noite eles fazem uma ‘excursão’ para as melhores baladas de miami beach!!! Bom fica a diquinha pra vcs e boa viagem!!! Mil beijossss

    Responder
  40. Matt B. - 06/04/10 - 02h27

    Parabéns pelo post, é sempre excitante ler sobre intercâmbio de moda, mas prefiro terminar a graduação antes pra não passar tanto tempo fora.

    P.S.: Já vi o New Yorker em Gossip Girl haha

    Responder
  41. Gabriela - 06/04/10 - 07h33

    Vc escreveu: ” Disse em algum outro post dessa lenda de andar linda e de salto alto pelas ruas de Manhattan, SUPER MITO!!” . Concordo em partes com vc, acho salto alto em NY o fim, mas andar linda é super necessário. Te acho sempre muito desarrumada em todos os eventos que vc vai. Esse último evento que teve no Rio mesmo(vi no blog de carla lemos), vc estava de rasteirinhas, parecia que ia comprar pão( sem falar do cabelo né? que estava taãoooo oleoso e assanhado,que parecia que vc tinha vindo direto da academia). Em resumo, te arruma mais The, vc é tão bonita e nas suas fotos de Ny te achei super arrumada e bonita. Capricha mais garota.
    bjss
    Gabi

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h11

      Gabriela, sinceramente, não sei se você já foi pra NY. Andar de salto alto pra sair pra um restaurante a noite, OK! Mas pra andar durante o dia? Insanidade, baby!
      A não ser que você seja louca e queira dar pinta ao invés de aproveitar a cidade. Percorrer 30 quarteirões de salto 12, acho no mínimo ignorância.
      Até Miss Olivia Palermo faz uso de sapatilha pra ir de um ponto ao outro.

      Quanto ao evento, antes de criticar, você ficou a par do horário? 11 da manhã de um domingo de sol no Rio de Janeiro. Salto alto ali só nas prateleiras, não vi uma usando. Quanto ao cabelo, são seus olhos querida!
      Você como moradora de uma cidade quente do nordeste deveria saber que quanto mais quente o clima é, mais despojada nos vestimos e não tem Anna Wintour que vá mudar esse conceito.
      Relaxa!

  42. Elvira - 06/04/10 - 09h18

    Oi Thereza.

    Adorei seu post com otimas dicas.
    Faça um post com a sua experiência na França e na Itália. Vai ser bem legal ter dicas sobre a Europa também.

    Bjs.
    Elvira

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h08

      Elvira, minha experiência na França e Italia é exclusivamente como turista heheheh nada especial!

  43. ana - 06/04/10 - 09h36

    Thereza, vc poderia nos dar o contato dessa corretora que lhes alugou o apto lá ?Se vc colocou aí , me desculpe , mas naum vi !!!
    bjs e jah agradeço demais !!

    Responder
  44. Vivi - 06/04/10 - 09h37

    Q post ótimo!!! Adoro intercâmbio.. já fiz dois de línguas (ingles e de espanhol) e agora estou super afim de fazer um de moda.. qnd vi esse post me estimulou mais ainda.. mas tenho taaaaaaaantas dúvidas… heheheh como não vai ser esse ano ainda.. queria saber só se vc precisa ter inglês fluente pra ingressar no FIT, algum certificado, essas coisas, como eles fazem em relação a lingua!! Bjinhos

    Responder
  45. barbara - 06/04/10 - 10h43

    adorei a dica!!!!!!
    estava vendo os seus post antigo de ny … que da agua na boca e vontade de fazer as malas e ir jaaa!!!!
    sabe o que seria legal the … vc postar seu estilo de se vestir ..sou super curiosa para saber como as blogueiras se vestem … e é claro foto sempre me da idéias de looks!!!!!!!
    bjssssss

    Responder
  46. mariana - 06/04/10 - 10h47

    gente, eu trabalho numa agencia de intercambio… se puder ajudar alguem com as duvidas, e so me avisar…
    thereza, meu namorado foi pra argentina ontem, e sabe quem ele encontrou na sala de embarque? axl rose…pedi pra ele tirar foto, mas nao conseguiu…lembrei de voce

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h06

      Mariana, mentira!!!??? Ai que sortudo!!
      Conta qual é sua agência, de repente algumas leitoras vão te visitar hehehehe

  47. barbara - 06/04/10 - 10h48

    the nao acho que vc se vista mal … muito pelo contrario o pouco que vi de seus loooks estao de mais … e nao é porq vc ta de rasteirinha que nao esta arrumada ….
    salto nao quer dizer nadaa !!!! estiloo é isso …ir num mega evento de rasteirinha ou ir de salto comprar pão …depende do seu humor naquele dia !!!!!
    the adoroo esse blog …ando lendo outros blogs mas parece que esse aqui é meu numero !!!!!hehe
    beijossssss

    Responder
  48. Anna - 06/04/10 - 10h50

    Faz um tempo que sonho com a NYU. Suas dicas são sempre super bem vindas, e algum dia eu estarei aqui relatando meus dias na Big Apple

    Responder
  49. Ju Martins - 06/04/10 - 11h03

    geeente NY deve ser tudo mesmo

    Responder
  50. Bianca - 06/04/10 - 11h28

    BA-BEI na sua história em NY! Conheci o blog há pouco tempo e hoje li toda a sua trajetória em NY, todas as dicas e tal… Não sou muito da moda, tampouco da arquitetura, sou jornalista, mas tem como não amar NY?? Estive lá uma única vez e sonho em voltar… Fiz um intercâmbio também, foi muito diferente do seu (mas ainda assim foi MARAVILHOSO) e concordo com as suas dicas… O planejamento é IMPORTANTÍSSIMO, mesmo quando vai com a agência, porque elas mesmas vendem muitas coisas pra gente que não existem!
    Boa sorte na sua jornada! O blog é ótimo!
    Beijos!

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h06

      É verdade Bianca, uma dica simples mas bem importante: NÃO ACEITE O TRANSFER DA AGÊNCIA!!
      Eles SEMPRE metem a mão.
      Por exemplo em NY, eles querem cobrar 200 dolares por um carro pra te buscar no aeroporto, sendo que o taxi amarelinho e oficial tem o preço FIXO de qualquer aeroporto pra qualquer ponto de manhattan, se não me engano, 55 dolares!

  51. Beta - 06/04/10 - 11h28

    The, thanks por linkar o post do Fashionite! :)
    Acho super importante dar dicas desse tipo pq quando eu vim pra Milão há 3 anos, eu não sabia nada disso, tive que me virar sozinha em tudo e nem falava italiano naquela época!!!
    Quando eu tava decidindo sobre o curso aqui em Milão eu ainda tava pensando se era melhor eu ir pra NY ou aqui… acabei escolhendo a Itália, mas acho que NY deve ser tudo de bom também, de um jeito bem diferente daqui!
    Bjsss.
    Beta

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h03

      Betam foi mega coincidência, pq antes de vc me indicar seu link, esse post já está agendado há uns 10 dias e com seu link incluído hehehe
      Super útil!!!

  52. Fabiana Silveira - 06/04/10 - 11h30

    Oi The, tudo bem?
    Sou arquiteta como vc, e estava pensando na possibilidade de me jogar nos states, mas eu queria fazer um curso voltado pra arquitetura. Você conhece algum pra indicar?
    Bjos!

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h03

      Fabiana, a NYU tem diveeeeeersos cursos de arquitetura, tanto voltado pra interiores, quando construção mesmo, dá uma olhada!

  53. Karol - 06/04/10 - 11h38

    thereza! é meio chato comentar de valores, mas voce poderia dizer em média, quanto se gasta por mes lá? moradia + alimentação, essas coisas!
    beijos

    Responder
  54. Daniela - 06/04/10 - 12h40

    que post fantástico The!
    é incrível como você escreve bem e informa a gente de um jeito super prático!
    queria muuuito passar um tempo fora e queria saber de valores..
    é meio chato eu perguntar, sei disso rs
    mas já que estamos aqui né? vou repetir a pergunta da Karol (é meio chato comentar de valores, mas voce poderia dizer em média, quanto se gasta por mes lá? moradia + alimentação, essas coisas!) (2)
    aguardo resposta :* beijos querida

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h02

      Daniela, eu reamente morro de vergonha de falar valores, mas posso dizer um valor médio.
      Meu apt era quarto e sala, num prédio grande com porteiro e laundry e saiu por 2300, mas como disse, vai de acordo com o tempo que vc vai ficar.
      Quem fica 6 meses é um preço, um mes é bem mais caro.

      Quanto a alimentação, fica dificil calcular, mas posso dizer que saiu bem mais caro que imaginávamos hehehe
      Tipo 2 pedaços de carne pra bife, 10 dolares! hehehehe

  55. Claudia - 06/04/10 - 12h42

    Therezaaaa! eu simplesmente AMO o seu blog , é o melhor de todoooss!!
    eu vou me mudar no meio do ano NY , mas eu vou morar sozinha mesmo,no seu caso , você conseguiu ajeitar tudo por e-mail ou teve que esperar chegar lá para conseguir ap,assinar contrato e etc? essa dúvida esta me matando!
    beijooos e parabens denovo ;)

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h00

      Claudia, eu vi as fotos do ap por aqui, mas paguei assim que cheguei lá. E minha garantia com ela foi pagar os 3 meses (a princípio ficaria 3) logo no primeiro dia!!!
      Só as contas que pagaria a medida que vinha, internet, net e fone!

  56. Camila - 06/04/10 - 12h46

    Oi Thereza, eu estou indo morar em Miami e queria o contato dessa corretora. Será que vc pode me dar? Vai que ela sabe de alguma coisa lá!?! thanks e beijos

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 13h59

      Meninas, o email da corretora é [email protected] podem falar que são minhas amigas ehehhehe
      Mas olha, antes dêem uma olhada no Craig list pra ter uma noção, POR BAIXO, dos preços!!
      E lembrem-se que é relativo ao tempo que ficarão!

  57. Nicole Bernardes - 06/04/10 - 12h59

    Oi The, amei o post…dicas preciosas como sempre!
    Estou indo esse mês para LA ficar 6 meses, vou estudar inglês e depois conforme for me jogo em um curso de cinema hehe! Tô tãoooo ansiosa, vc nem imagina! O meu namorado já mora lá (o que é um ponto super a favor) mas mesmo assim as mudanças nos deixam aflitas!
    Assim que chegar por lá e começar a viver essa expriência, vou dividir tudo com vcs tb e contar como está sendo ;)
    Claroooo que tb vou aproveitar alguma semana pra me jogar em NY e seguir todas suas dicas que já estão mais que anotadas rs!
    bjusssssss

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 13h58

      Nicole, que tudo!!! Olha, aproveita seu espaço e compartilha mesmo, váriassss meninas interessadas e a informação é bem escassa viu!!!
      E quero muitas fotos dos seus looks ehhehehe
      Forever 21 na veia!!!

  58. Cris - 06/04/10 - 13h55

    Nossa esse ano termino a facul e quero muito fazer um intercambio antes de entrar no mercado de trab…só não sei pra onde ainda……tbm passei aqui pra te deixar um toque…caso vc queira algo para organizar suas makes tem uma dica otima no meu blog..dá um pulinho lá bjuss

    http://blogcoisasqueusei.blogspot.com/

    C

    Responder
  59. Nina H. - 06/04/10 - 14h01

    Seus posts sobre intercambio são maravilhosos! tão me ajudando muito na organização da minha viagem! sério não sei como agradecer! hahaha
    Vou fazer praticamente o mesmo que você, ir pra fazer uns cursos em NY e turistar, mas meu maior medo é que vou sozinha pra lá!
    foi fácil se “enturmar” com o pessoal do curso, nova iorquinos e etc? não quero passar minhas férias sozinha! ahahaha

    beijos, parabéns pelo blog!

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 14h16

      Nina, se enturmar com o pessoal do curso é super fácil e a própria escola organiza eventos pós aula TODO DIA.
      Agora com os new yorkers deve ser mais complicado viu, talvez na balada movida a umas tacinhas de champagne. No meu caso não testei esse networking pq estava devidamente acompanhada hehehe
      Mas se joga viu, vai conhecer um bando de coreano e europeu doidinho, do lado deles brasileiro é santo

  60. Enelim - 06/04/10 - 14h05

    Oi!!!
    Adoro todas suas dicas!!sempre são muito interessantes, tanto as de moda, quanto as de NY!!!
    Estou indo para NY em agosto para conhecer a cidade e tudo mais…vou com meu namorido tbem..hehehe…e tbem estamos meio loucos planejando tudo….muito bom…vamos passar 21 dias nos USA, indo para Orlando/Miami , Boston e para NY, tenho família lá o que ajuda nos custos tbem, mas em NY estamos na espera de um ap que uma amiga nos falou que talvez conseguisse para nós, mas ainda estamos na pesquisa ….ai vi que vc locou um apartamento através de uma corretora lá, vc poderia me passar essa corretora??, para eu dar mais uma pesquisadinha…caso não consigamos o ap da nossa amiga, estamos procurando hotéis e outras alternativas, para deixar a estadia lá mais em conta…
    bom todas suas dicas sobre a cidade já estão anotadas aqui para usarmos lá!!hehehe
    parabéns pelo blog!!!
    bjus

    Responder
  61. Enelim - 06/04/10 - 14h15

    Acabei de ver que você já tinha postado o email da corretora!!!
    obrigada de qquer jeito!!
    bjus

    Responder
  62. Helô - 06/04/10 - 14h25

    Ai que bom que alguém foi com a CI, tô planejando o meu pro ano que vem *_* (não é nada de facul, é high school HSAUISAHIUSAU) mas é muuuito bom saber que alguém foi com a mesma agencia que eu :B
    btw, adoro o blog e é a primeira vez que me manifesto ;x

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 15h03

      HelÔ, eu fui com a CI mas preciso dizer que deixou a desejar em alguns quesitos. Enquanto eu estava lá e mandava email com algumas dúvidas, eles me ignoravam solenemente e tive um problema com passagem que tive que resolver com uma cordial atendente da AA lá!

  63. Caroline Salles - 06/04/10 - 14h32

    Oi The!Amei o seu post, aumentou ainda mais minha vontade de fazer esse intercâmbio!Só tenho uma dúvida, vc é formada em arquitetura certo?Antes de fzr o curso na FIT vc já tinha feito algum outro na área de moda?Pq eu estou me formando em direito, apesar de minha verdadeira paixão ser moda(moro em Natal/RN e aqui não tem esse curso na faculdade ), e nunca fiz nenhum curso na área.O que sei sobre moda é por conta própria, tipo devorando o máximo de informações possível!kkkk.
    Então, pra fzr esse curso de moda na FIT é necessário ter feito algum outro na área ou uma pessoa cm eu, por exemplo, poderia fazer?
    bjusss e parabéns pelo blog!

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 15h02

      Carolina, eu fiz faculdade de moda por um ano e vários outros cursos de extensão na área, tipo desenho de moda.
      Mas não acho que vc precisa ter alguma experiência não!! Vai de vc se dedicar, estudar, pesquisar na internet, não precisa ser letrada no assunto não, depois vc começa a se aprofundar.

  64. amanda - 06/04/10 - 14h32

    nossa, muito bom esse post! esse é um assunto mega interessante e que gera mts duvidas, e vc conseguiu sanar elas!

    Responder
  65. Karol - 06/04/10 - 14h39

    The! 2300 os 3 meses? reais ou dolares? Beijos!

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 15h00

      2300 dólares americanos por mês!!!

  66. Milaa - 06/04/10 - 15h03

    caramba The, eu estou mega acompanhano toodos os comentarios!!
    parabéns, e obrigada né, por responder tudinhooo! (L)

    Eu pretendo fazer intercambio em dezembro, Ny of course! mas só para aprender inglês mesmo. estou fazendo tudo pela Egali Intercambio, que é ótima, e tive milhões de recomendações de lá. Aqui no RS, sem duvida é a Best das agencias!!
    se alguém quiser dar uma olhada por lá, tem várias opções de cursose talz…
    http://www.egali.com.br
    HASUOHSO, Propaganda Gratis ein! :]

    beeeijo

    Responder
  67. Lara - 06/04/10 - 15h05

    Thereza, gostaria de saber qual o nome do curso da LIM que você fez, me interessei muito nele, mas não encontrei no site… A CI que te informou dele e organizou pra você?

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 15h07

      Lara, esse curso da LIM se chama Fashion Summer course mesmo, vc estuda moda de manhã e ingles a tarde na Rennert e dura um mes.
      Nesse caso fiz direto com a CI, mas STB e várias outras tem essa parceira.

  68. marina - 06/04/10 - 15h21

    aaah pelo amor de Deus né gente, depois das maravilhosas dicas da the sobre TUDO, moda estilo comportamento lugares legais, vim “alguem” aqui pra falar que ela usa rasteirinha? qual o problema ? uem mora no RJ sabe a elegância que é um vestidinho de rasteirinha, e cabelo oleoso e bagunçado, já vi a the pessoalmente e posso te dizer que nao é nada disso, super fail :x beijos the :*

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 16h01

      ahahah Obrigada Marina!!
      mas po cabelo oleoso doeu meu coração, a pessoa pode criticar meus dois dedos de raiz, aí até entenderia.
      Por isso que evito ao máximo colocar looks meus por aí, não tenho paciência pra gente cricri, super difícil de agradar a gregos e troianos!

      E a gente faz um mega post, deu mó trabalho, mas na maior gentileza pra compartilhar informações aí chega uma pessoa e critica o sapato que você usa?! Valha-me Deus!

  69. Fernanda - 06/04/10 - 15h48

    Eu tava querendo ir durante a faculdade, trancar e passar uns meses lá com o curso pós high school que eles têm no site; sabe alguma informação sobre esse?

    Responder
  70. Gabriella - 06/04/10 - 15h58

    Thereza, vi que você falou do new yorker e achei o site bem confuso, tem esse site aqui http://www.studenthousing.org/, que deixa tudo mais explicadinho e tem outros residences /, não sei se é exclusivo pra estudantes mas vale a pena dar uma olhada :)
    adooro seu blog e suas dicas

    Responder
  71. Milaa - 06/04/10 - 16h10

    eu estava lendo os comentarios, e me veio uma duvida :]
    é melhor levar pouca bagagem (digo não passando da cota), e comprar lá? ou a taxa de excesso não é muito cara? porque daí posso levar bastante e comprar tbm :P
    isso tá me encucando ahsuoahsouahs

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 16h16

      Milaa, eu levei muita coisa que não usei viu, se sua veia consumista estiver aflorada, leve o estritamente necessário
      Fui com uma mala e voltei com 3, sendo que as 3 voltei com excesso de bagagem, e paguei 100 dolares por cada
      buaaaa

  72. Lu - 06/04/10 - 16h14

    Amei o post.
    Assunto de utilidade pública!

    Responder
  73. Vanessa Michels - 06/04/10 - 16h18

    Eu procurei até achar o comentario!
    Lamentável alguem dizer uma coisa dessas!
    Thereza está sempre linda!
    E mulher charmosa como ela não precisa andar no salto!
    O salto é indispensavel, para mulheres que não são seguras o suficiente,
    e precisam dele para se sentirem poderosas.
    O que não é o caso de Thereza, que é o poder em pessoa!!!
    Por ser essa pessoa tão inteligente, e que nos ajuda tanto!!!!
    Santa ignorância!

    E parabéns pelo post, maravilhoso!
    Beijo

    Responder
  74. mariana l - 06/04/10 - 16h25

    the, providencia um pé de arruda e coloca na porta da sua casa! pq senti o olho gordo dessa menina pra cima de vc! hahaha fala sério, né! e no final das contas, vc acabou indo no show do guns neste dia 04?
    ahh, adorei as dicas tb!! não irei pra ny tão já, mas smp é bom sonhar! mas, btw, vc tem alguma dica de algum blog com infos sobre barcelona ou madrid? serão os meus próximos destino no comecinho do ano que vem!!
    Thanks, darling!
    ps: sim, me sinto a sua bff! hahahaha

    Responder
  75. Milaa - 06/04/10 - 16h27

    aaah, obrigada por respondeer.
    mas entao, as taxas de excesso de bagagem são caríssimas que medo! ahsuahsao
    e tipo, Ny, acho que não tem como não aflorar a veia consumista néam?? hasuaohs
    tenho até medo dos cartões estourados :x ahsuoahsuoah
    beeijo

    Responder
  76. Stefania Bottino Fernandez - 06/04/10 - 16h31

    Quem tá em duvida entre Londres e Nova York.. ESCOLHE LONDRES.. hahaha.. infelizmente nunca fui a Nova York.. mas eu não troco Londres por NADA nesse mundo!!!! Não é nenhum mar de rosas, mas é tudo de bom!!!!

    Responder
  77. Stefania Bottino Fernandez - 06/04/10 - 16h35

    Milaa, é difícil se controlar na hora de fazer a mala, mas levar muita coisa é a maior burrice que alguem pode fazer.. (digo isso com MUITA experiência própria.. pq errar é humano, mas insisitir no erro é querer gastar dinheiro a toa).. poupe seu dinheiro pra gastar lá ao invés de ficar dando dinheiro pro aeroporto por excesso de bagagem!!! Minha próxima viagem vou com malinha de mão e lavo a roupa na pia.. mas me recuso a dar mais dinheiro pra essa gente..

    Responder
  78. Milaa - 06/04/10 - 16h37

    Stefania! HUSAHSAHO adorei a dica!! :]
    foi bem isso que eu pensei na verdade, pra que levar um mundaréu de coisa, pagando excesso de bagagem, se eu posso guardar o dinheiro e gastar lá, não é mesmo?? \o\
    a minha maior duvida era se a taxa de excesso era muito cara, rá! foi confirmada :~
    hsuaohsaohsouahso
    beeeijo, e obrigada!

    Responder
  79. Stefania Bottino Fernandez - 06/04/10 - 17h02

    É caro sim.. e o pior de tudo.. nem sei como é no EUA, mas na Europa por exemplo.. (levando em conta que vc não mora lá, mas está passeando pelos países como turista…).. vc pode levar do BR duas malas de 36kg, ae por exemplo vc está em Londres e quer ir para Itália, para depois ir para Alemanha.. sei lá.. dentro da Europa eles só permitem uma mala de 20kg.. o que tu vai fazer com os outros 52kg? Adivinhou quem disse pagar o excesso CADA VEZ que entrar em um avião.. de londres pra itália, da itália pra alemanha.. e paga aí uns 10 euros/8libras POR KILO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não estou brincando qd digo que deixei essa gente rica.. ¬¬ infelizmente.

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 17h10

      Stefania, MUITO bem lembrado!!!
      No meu caso, tinha direito a ir pra Los Angeles, com passagem de graça e hotel baratinho e depois uns dias em Miami, tudo incluido no pacote da passagem de estudante, mas não fui justamente por isso, o voo doméstico tem um peso permitido bem menor e eles nao querem saber se no final das contas o destino final eh outro país, eles cobram mesmo!!

  80. Natasha - 06/04/10 - 17h15

    genteeeeeee, alguem por favor me responde se tem curso de ferias na europa em dezembro e janeiro?? beijao

    Responder
  81. Cristiane - 06/04/10 - 17h51

    Olá Thereza!! parabéns pelo blog! amo ler seus posts todo santo dia!!! haha
    Vou começar um curso livre de desenho de moda aqui no Senac, em São Paulo, e ano que vem pretendo fazer o técnico com duração de 1 ano. Há alguma escola ou curso que você recomendaria? obs: também já sou formada – fisioterapia hahahah a vida dá muitas voltas mesmo!
    Obrigada!

    Beijinhos

    Responder
  82. ma - 06/04/10 - 18h14

    POR FAVOOOR, pretende fazer uma mudança radicaal no cabelo daqui dois diaas!! Precisava de algumas sugestoes de invernoo!! HEEEELP!!!

    Responder
  83. mariana - 06/04/10 - 18h18

    Natasha, depende do curso que voce quer, conheco varias opcoes na europa…como a thereza falou, uma excelente opcao e o instituto marangoni…mas, tem outras escolas tambem viu?
    meninas que precisarem de ajuda, e so me procurar, minha agencia e a New Way Intercambios no rio, e eu sou socia…nao posso garantir que a viagem seja 100% perfeita, mas que atendimento personalizado, isso, eu faco questao de dar pra todos os meus clientes…quero que eles possam ter os sonhos realizados como foram os meus….

    Responder
  84. marina - 06/04/10 - 18h45

    the, to precisando de uma mega ajuda sua, tenho um aniversário de 15 anos no sábadoe tinha comprado um vestido pra ir, mas com essa chuva achoq eu ele vai ficar com muita cara de verãozão, me ajuuuda please! me diz um email que posso te mandar a foto dele e o sapato que comprei pra usar! não esquece de mim the tô louca aqui beijos :*

    Responder
  85. Caroline Salles - 06/04/10 - 18h49

    Brigada The pela resposta!Perguntei pq pra falar a verdade bate uma certa insegurança de chegar lah e ser a única “leiga” no assunto.E aqui onde moro é dificil escolher por onde começar já q o único curso q tem relacionado a moda é um do senac.
    Ah, tb procurei o comentário da “garota da rasteirinha”.kkkkkkk.Triste, tem que rir mesmo p espantar o olho gordo!!
    Bjus!

    Responder
  86. marina - 06/04/10 - 18h53

    the vc podia fazer um post só de looks legais com rasteirinha _O/

    Responder
  87. Ciça Jovita - 06/04/10 - 18h55

    nossa the! mto mto bom esse post!
    ameeei! quero, quem sabe num futuro próximo, fazer um curso de moda lá em ny, já sei pra quem pedir as dicas! :)
    beeeijos,
    Ciça.

    Responder
  88. Giovanna - 06/04/10 - 19h05

    nossa the..acheiiiii pessimoooooo akele comment daquela menina falando que vc tava de rasteirinhaaaaaa…kkkkkk..no Rio ainda..no maior calorrr…genteee…as vezes, rasteirinha é bemmmm maisss chique que um salto!!!!! aaiai..pelo amorrr de Deus…. vc dando duro pra ajudar as suas leitoras..rs..e vem uma falando isso..e o pior, ainda falou do seu cabelo…imagine como está o dela????? kkkkkk..aiai…bjsss

    Responder
  89. mariana - 06/04/10 - 19h28

    the vc podia fazer um post só de looks legais com rasteirinha (2)

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 19h32

      hehehe vou fazer, mas nesse friozinho que começa vou ver se faço com sapatilha pq amo mais ainda hehehe
      ;p

  90. Cecilia - 06/04/10 - 19h37

    ME FALARAM de um curso no NYFW , nele voce nao paga nada e fica no backstage do evento! Achou pouco? alem dos alojamentos ficarem no New Yorker e o visto sair pela metade do preco , voce faz estagio em lugares simpaticos (forever21 na lista) e ganha uma semana com um grupinho “turistico” com direito a guia e tudo!
    O MELHOR E QUE FALARM QUE O CURSO E SO PARA GENTE DA AMERICA DO SUL! vamooo la povinho

    Responder
  91. Cecilia - 06/04/10 - 19h38

    ERREI-SO PARA GENTE DA AMERICA DO NORTE

    Responder
  92. isabel - 06/04/10 - 19h52

    Eu tb já pertubei a Thereza pedindo dicas!!!Valeu por todas! Eu sonho muito com o meu intercÂmbio mas ele é um plano de médio prazo. Só que sou muito organizada e planejo tudo!Por isso, ADOREI esse post de paixão!

    Responder
  93. decooy - 06/04/10 - 19h56

    oooiii thereee!!
    adorei seu post, estou pensando em fazer intercambio!! nao relacionado a moda, mas okay… haeuaehuaeh
    aproveite pra comentar aqui porque a Camila do “Garotas Estúpidas” fez HOJE o primeiro dos posts dela sobre experiências com a FIT (que ela começa na quinta)!!
    talvez seja interessante como dica e mais uma fonte de informações sobre o assunto para as leitoras ;D

    http://www.garotasestupidas.com/

    xoxo

    Responder
  94. Malu - 06/04/10 - 20h36

    Aaii, adoro qnd vc fala sobre intercâmbio, The!
    Como tenho saudade do meu ><
    Faz mais de um ano que eu viajeii :P
    Fui pela CI tb, fazer um curso de inglês na Califórnia por 4 meses, e ADOREI!
    não me arrependo de nadaaaaaaaaaaa!! :D

    bjaaaaaaaaaaao!

    Responder
  95. ana castilho - 06/04/10 - 21h12

    muito legal! Amei as dicas!

    Responder
  96. Rayni - 06/04/10 - 21h16

    Super legel suas dicas The,eu tenho 14 anos nunca fiz uma viagem internacional,más gostari muito de ir pra Itália,França.
    Minha amiga foi para Ny e disse que nunca mais queria vir só pq das lojas=F21,Topshop,etc.Falo Inglés,Alemão,Russo,e acho que já é um bom começo.

    Responder
  97. glaucia - 06/04/10 - 21h24

    Amei Amei Amei esse post! Arrasou Theresa!

    Responder
  98. Bianca Dantas - 06/04/10 - 22h24

    Nossaaaaaa, fiquei fascinada pelo post. Estava precisando de muitas dicas. Só não tenho interesse de ir para NY. Mas foi tudo válido!

    Responder
  99. Carol Truzzi - 06/04/10 - 22h42

    aaaaamei o post! muito obm e muito útil, beijos.

    Responder
  100. Natasha - 06/04/10 - 22h49

    Oi mariana, como posso entrar em contato com voce? Gente, eu vi o instituto marangoni, mas eles so tem aula em julho e agosto, nao tem pra janeiro, alem de ser MUITOOOOOOOOO caro, um curso de 3.500 euros? preciso de ajuda! :D brigadaa

    Responder
  101. Luisa - 06/04/10 - 23h11

    Mariana, como posso falar com vc? Procurei no google mas não achei o site da New Way Intercambios!

    Bjos

    Responder
  102. Julia Staneck - 06/04/10 - 23h26

    A World Study tem parceria, nao lembro se com a FIT ou com a LIM, já andei trocando uns emails com a galera de lá e parece ser bem interessante!

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 23h51

      Julia, a WS tem parceria com a LIM, assim como STB e CI! Mandem um email pra eles que eles mandar a tabela de preços atualizada

  103. Vania - 06/04/10 - 23h31

    Oi, Thereza!
    Tenho muita vontade de fazer esse tipo de intercâmbio de estudos e estágio! Já fiz o de trabalho no exterior e aproveitei pra passar uma semana em NY, aí já viu, né? Fiquei apaixonada pelo lugar! Queria saber se você conhece algum programa de estudo lá para estudantes de arquitetura, e se pode me dar dicas!!
    Beijos, e parabéns pelos posts! São sempre muito interessantes e bem feitos!!

    Responder
    • Thereza - 06/04/10 - 23h51

      Vania, a NYU tem bons cursos na área, até a Parsons tem!

  104. marina - 07/04/10 - 00h05

    the vc ainda tá ai? te mandei um email pelo [email protected] o meu email é [email protected] por favor me responde se vc puder, pliiiiiiiiis beijocas :*

    Responder
  105. mariana - 07/04/10 - 07h27

    meninas, o meu email ‘e [email protected]

    Responder
  106. Bianca - 07/04/10 - 08h20

    Oi Thereza! Nossa, adorei o post, achei demais mesmo.. eu estava pensando em fazer por uns 3 meses, até porque meu namorado não iria comigo e não quero ficar muito tempo longe. Acha legal? Será que já está bom?
    Beijos

    Responder
  107. Beta - 07/04/10 - 08h44

    Serio?? hehehe que boom!!!!!!!!!! Fico feliz! :)
    Bjsss,
    Beta

    Responder
  108. Milena Paes - 07/04/10 - 10h09

    Nossa, que post tudo que precisava, mas o meu pensamento era ir para Europa, acho que lá tem mais glamour e acho mais fácil para conhecer outros lugares. Mas com seu post começei a mudar um pouco de ideia, vou pesquisar preço dos dois lugares para ver, se tiver alguma ideia, ou infrmação para me passar, agradeço.
    Milena Paes
    Seu blog tudinho.

    Responder
  109. Daniela - 07/04/10 - 11h19

    obrigada pela resposta The!
    você é sempre muito prestativa e querida!
    não ligue pro comentario da outra lá em cima, desculpe-a, ela não sabe o que diz hahahahaha
    Vou começar a fazer meu pé de meia! – que expressão mais breguinha! enfim..
    obrigada mesmo *-*
    :*

    Responder
  110. Carol Zago - 07/04/10 - 13h28

    Tuuuudo o que eu mais quriiiiia era um post sobre isso. Alguém que me desse uma luz!!!!
    Obrigadaaaaa The!!

    Responder
  111. Marina - 07/04/10 - 13h59

    The, você conheceu alguém que já ficou em host family? Eu uma loucura… mas morro de curiosidade de saber como que é…

    Responder
    • Thereza - 07/04/10 - 14h30

      Marina, esse meu amigo da calça rosa na foto ficou!
      Ele era frances, tinha 33 anos e colocaram ele numa casa de familia no Bronx (kms e kms de distancia da aula), enfim, ele detestou e ficou uma semana só!!
      Depois ele se hospedou num hotel pq achou melhor, mas geralmente caso a pessoa não goste, eles mudam de lugar viu.
      Mas pelo menos em NY, a maioria vai te colocar em lugar longe, impossivel achar uma familia no upper east side que te dê abrigo hehehe

  112. carolina - 07/04/10 - 14h14

    The, muito legal tudo que você falou. Mas o que mas me interessa é o fato de vc ser uma arquiteta indo fazer curso de moda! me interessa porque, não sei se o meu caso seria o mesmo caso que o seu, mas acho as áreas da arquitetura muito limitadas e gostaria de abrir mais meus horizontes, pq ficar trabalhando em escritorinho de interiores ganhando 2000 não dá, ne? Queria saber então se vc acha que valeu a pena esse investimento eu se foi meio “fogo de palha”. Voce procurou aplicar realmente (e conseguiu?) o conhecimento que você adquriu nos cursos (alem do blog, que é o maaximo)? Ou voce continua limitada ao ofício do arquiteto? que as vezes é meio chato… hehehe
    Bjss, Carol

    Responder
    • Thereza - 07/04/10 - 14h28

      Carol, já que vc é arquiteta, vou te dizer sinceramente: eu amo os dois, igualmente, lógico que tenho muito mais conhecimento em arquitetura porque é minha formação. Adoraria trabalhar com moda, mas as ofertas que vi, arquitetura paga muito melhor eheheh, muito mesmo viu!! Mas não escritório de arq, que é uma pobreza mesmo, mas em construtora, bem melhor!!

      Mas no meu caso, ir pra NY, que foi sempre um sonho, achei que teria mais a ver estudar algo relacionado a moda, pra me integrar no ambiente. Mas meu sonho era fazer um curso da NYU de interior design que tinha lá, mas lotou, sniiif

  113. Jessica - 07/04/10 - 17h00

    Thereza, estou pensando em fazer o curso de verão na FIT, que dura 3 semanas… vc já ouviu falar desse curso? E acho que vou ficar no ape da escola… é ruim??
    Adoro seu blog!!!! Bjo

    Responder
  114. Mariana - 07/04/10 - 18h12

    eu li ali em cima que mais alguém vai pro summer course do fit, ou tá pensando em ir, se a guria ler isso, faz sinal de fumaça pra mim? to resolvendo as coisas pra ficar junho no inglês e julho no summer course mas a ci não tá colaborando muito aqui :/
    e muiito obrigada as dicas, eu so desenrolei a viagem por que vi que dá certo fazer um pouco sem as agências, porque como voce falou elas nao tem parceira com a Fit :/

    beijo

    Responder
  115. Daniela - 07/04/10 - 19h36

    Nossa adorei os comentários, participei desta experiência ano passado em novembro. Fiquei 30 dias em NY, estudei na Kaplan gostei da escola porém escolhi o visto de turista portanto so pude estudar pela manhã. Fato bom pois tinha o resto do dia para conhecer a cidade direito. Vai uma dica: se tiver um GPS quando estiver sem destino coloque-o no modo pedestre, pois vc pode estar do lado de uma atração muito legal e nem sabe. Foi assim que conheci o Pier 17. Ha fiquei hospedada no Upper East – EHS. Boazinha, porém achei meio suja. Falam muito bem do New Yorker mas não tinha mais vaga.
    PS: Adorooooooooo tudo no Blog, bjim!!!

    Responder
    • Thereza - 07/04/10 - 20h11

      Daniela!! Tb estudei na Kaplan em novembro!! A sua foi na 56??
      Quem era seu prof??
      Beijos

  116. Ju Santos - 07/04/10 - 23h56

    Thereza, amei o post. Aliás, amo todos em q vc fala sobre a sua experiência em NY. O que eu queria era ter mais noção dos gastos por lá mesmo, na cidade, com alimentação e aluguel de apto, porque eu fico me planejando sem ter muita ideia desses dois.
    Beeeeeeeeijos! :*

    Responder
  117. Jessica - 08/04/10 - 10h26

    Oi Mariana!!! Eu provavelmente vou fazer o Summer Course!! Estou resolvendo tudo sozinha… sem agência! Vou fechar o curso com a FIT por contato email/telefone, inclusive a estadia nos apês da escola! Aliás, alguém sabe se é bom?
    Se alguém mais for fazer o Summer Course me manda email!!! Vamos trocar figurinhas! [email protected]
    Bjoooo

    Responder
  118. Aline - 08/04/10 - 10h55

    The como sempre colaborando com suas dicas preciosas para nós leitoras assiduas!
    Amei o post e sempre se inspiração pra mim, como ja disse inumeras vezes.. haha
    beeeijos!

    Responder
  119. Adryana Bontorim - 08/04/10 - 16h01

    Oie , amei o post e queria saber se alguém sabe de cursos de moda em Paris . sonho se alguem souber ajudem – me please *.*

    e-maik: [email protected]

    Responder
  120. Jéssica - 08/04/10 - 23h14

    Oi The, tudo bem? Venho acompanhando seu blog há tempos, e adorei esse post, me interessou muuuito! Eu queria saber mais sobre os cursos da NYU, você sabe me dizer a duração dos cursos, o valor… ou alguém aquí no Brasil que possa me dar essas informações, e explicar mais detalhes sobre? Tô super interessada! beeijos

    Responder
    • Thereza - 09/04/10 - 00h17

      Jéssica, meu namo fez um de marketing lá (que tem um nome bem complexo)
      e foram 4 aulas com duração de 4 horas.
      Uma vez por semana.
      Ele pagou uns 700 dolares e disse que foi bem legal viu, a turma era 90% americanos e os professores otimos!!!

  121. Áurea - 09/04/10 - 09h33

    Adorei o post !!!!! .. VocÊ poderia falar mais sobre NY.. é um assunto que me interessa muito, pois estou pensando em passar 1 ou 2 meses fazendo curso de inglÊs !!!! VocÊ usou o visto de turista ou estudante ? beijos

    Responder
  122. Paula - 09/04/10 - 09h42

    http://www.fitnyc.edu/3059.asp

    foi esse que voce fez?
    Os links dos outros posts são antigos, o site mudou.

    Responder
  123. Jade - 09/04/10 - 16h45

    the, mas tipo no caso do execesso de bagagem não era melhor mandar algumas coisas pelo correio pra sua casa?? ou o correio lá é mto caro??

    bjs

    Responder
    • Thereza - 09/04/10 - 16h52

      Poisé, eu ate poderia, rincipalmente revista e tal, mas acabei nem pensando nisso e achei, sã consciência, que não ia ultrapassar o limite!

  124. Gi Moraes - 11/04/10 - 02h01

    The, acompanho seu blog, ADOOOROOOO essas dicas de NY estao excelentes!! Estou querendo fazer o ESL/ Fashion Business Program, de 3 semanas, em junho/ julho. Inclusive, quem mais for fazer, entra em contato, pq fica mais facil de fechar um ap/ quarto juntas… [email protected]! Bjos

    Responder
    • Thereza - 11/04/10 - 02h22

      eba!! adorei os classificados, imahina se leitoras minhas se juntam p viajar juntasss
      me contem pls

  125. juliana - 07/06/10 - 17h36

    Estou desesperadamente tentando falar com a Dora Davis, corretora, não consigo falar por email (ela nao responde) vc tem algum outro contato?

    Responder
  126. […] tem cheiro de quê? Muitos perfumes pra experimentar! Um guia pra você estudar fora e além! Em 2011 tem Rock in Rio, quer dicas de looks pra  show de Rock? E cinco dicas de lojas […]

    Responder
  127. Fernanda - 30/12/10 - 15h22

    The, depois que vc publicou esse post, me meti a pesquisar muitooo pra estudar em NY, meu sonho também. E agora, relendo, me lembrei de uma dúvida que talvez você saiba me responder: pra fazer o curso na NYU seu namorado tinha que ter o TOEFL? E teve muita burocracia também pra ele se inscrever no curso e tal?
    Desculpa incomodar, hehe ;P

    Responder
  128. barbara - 30/12/10 - 16h04

    Nossa The (olha a intimidade) arrasou!! Tipo tudo de bom NY, muito agitado e quando vc volta para casa sente ate falta daquele barulhão.
    The, eu vo fazer intercambio com uma host-family porque 1. eu não tenho idade pra alugar um ap. (14 anos) 2. porque eu acho que vai ser bem mais facil pra mim.
    Você sabe se a CI faz por host-family?
    The eu to super em duvida entre NY e europa, em NY tem mtaa coisa de moda que eu amo e tals, tipo a forever 21 *—*. Mas ao mesmo tempo eu acho que a Europa, como estudante, pode me oferecer mais do que NY, porque a Europa é muito mais facil conhecer varios paises ao mesmo tempo. Tipo eu conheço uma garota que foi pra França, mais a host-family dela levou ela pra conhecer tipo todos os paises da Europa, eles foram ate pra Russia. Tudo em que fica mais caro, mas fazer o q neh?
    Tbm me falaram isso da diferença do ingles, porque tipo aqui você aprende ingles-brasileiro com muito sotaque e tals, mais lá a coisa muda radicalmente tipo tudo bem que seus amigos intercambistas tbm falam o meio ingles que você, mas a diferença dá muitos nos professores. Foi o que me falaram é verdade?
    Eu acho ridiculo essa menina que veio falar do jeito que você tava vestida, tipo minha filha vai no Rio 11 hras da manha pra você ver o que é bom pra tosse, quero ver você o dia inteiro de salto porque isso aqui não é GG não, onde todo mundo e bilhonario e só se veste arrumadinho, uma rasterinha faz bem alem de ser uma das coisas mais confortaveis do mundo.
    The prentendo fazer o intercambio ano que vem 2012, so que ja começei a arrumar agora porque eu sou muito perfectcionista, tipo eu morro de medo de dar alguma coisa super errada.
    Meus planos são fazer o intercambio de 1 ano de duração pra França, eu falo so um pouco de frances mas eu escrevo bem, e tentar visitar alemanha eu so escrevo em alemao porque falar que é bom mesmo nada, e depois voltar pro brasil matar saudades de todo mundo com tipo 1 ou 2 meses nas ferias e seguir direto pra outro intercambio que eu ainda nao deicidi pra onde.
    Tomara que de tudo certo, a e só pra dar uma dica eu pretendo ir pelo intercambio do Rotary club-internacional, porque meu pai participa e é tipo super sem erro eles fazem testes em todo mundo pra ver se nao vai bater o arrependimento depois, e eles pagam TODAS as suas contas o que é super otimo e a unica coisa que você tem que fazer depois e dividir suas esxperiencias nos cursos que eles oferecem pra quem pretende ir…
    Nossa meu comentario foi um daqueles folhetos de missa inteiro, sorry, mas o post tava mto bom.
    Beijos, Bárbara

    Responder
  129. barbara - 30/12/10 - 16h06

    o comentario nao vai, sera que ta muito grande?

    Responder
  130. CELLY - 17/01/11 - 17h12

    ADOREI, QUERO ESTUDAR MODA NO EXTERIOR
    A ONDE VOCE ACHA MELHOR PARA EU ESTUDAR?
    GRANDE BJ E PARABENS.

    Responder
  131. Nauan - 18/04/11 - 23h23

    The, seu Blog é “MAGNIFICO” . Tenho medo de não ter suporte aos estudos de lá . Vc fez algum curso, faculdade ( estilistico ou moda) antes de entrar na FIT ? . Vou começar me proficionlizar agora, e NY séria meu começo (FIT) .
    Agradeço! BJ

    Responder
    • Thereza - 19/04/11 - 00h10

      oi querida, entao, fiz um ano de faculdade de moda, e alguns outros cursos, mas acho que foram as pesquisas do blog que me deram algum conteudo, mas mesmo assim, lá, o curso é bem de iniciante, todos estao p aprender
      bjs e boa sortee

  132. Júlia - 25/08/11 - 02h19

    Oiii Thereza, adorei suas dicas! Quando você fala que em NY no outubro é fresco, o que seria a melhor tradução pra isso, frio? chove? que tipos de roupas? (saia, vestido, calça, casaco) tu usavas nesta época?
    Parabéns pelo Blog :D
    bjs

    Responder
    • Thereza - 25/08/11 - 02h25

      humm, olha é um fresco mais pra frio viu
      Vc pode ter sorte de pegar um tempo de 15 graus, mas pode dar azar e pegar 5
      Quando morei la em 2009, a semana mais fria foi justamente no meio de outubro, com ventos cortantes e uma media de 5 graus.

      Aconselho um trench coat e muitas camadas ;)

      bjss

  133. […] Blog Fashionismo, oferece muitas dicas de Thereza Chamas, que já alinhou intercâmbio com estudos de […]

    Responder
  134. Latisse reis - 13/08/12 - 20h33

    Adoramos esta idéia de um intercâmbio voltado para moda, mas temos apenas 15 anos e gostaríamos de nos informar sobre o assunto. Você poderia poderia nos informar qual a idade mínima para a execução do curso? Grata pela atenção

    Responder
  135. Luiza - 20/08/12 - 15h31

    The, ja perguntei uma vez e não recebi resposta, vc sabe dizer se tem algum curso de moda nas high schools? ou que seja p menores de 18 anos?
    Estou querendo fazer intercambio em ny mas c algo relacionada a moda, pq ja vi outros pela europa mas estudando italiano e não ingles.. :x

    Responder
  136. Luciene - 24/04/13 - 18h53

    thee, esse post é o melhor da vidaa! ano passado perdi a inscrição do esl da fit, mas esse ano eu vou! to mt animada! mais alguém ta indo? e vc sabe se tem algum grupo ou pagina do face desse curso? procurei mais nao encontrei! beijoos pra vcc! quem for também, me manda um email [email protected]

    Responder
    • Thereza - 24/04/13 - 19h10

      que mes q vc vai? uma amiga ta indo pra fazer de julho
      q bom que ajudei ;)
      se tiver alguma leitora do fashionismo na turma, me avisa!!

  137. Rayanne - 30/05/13 - 15h44

    Qual a sua opinião sobre a world study? Estou planejando meu intercambio, e estou com duvidas entre ela e a CI.

    Responder
  138. Thais - 10/03/14 - 11h55

    Oi The,
    Sei que este seu post é bem antigo, mas estou procurando contato de corretora em ny e vi que vc e a Camila indicaram a Dora Davis. Enviei um email, mas voltou.
    Vc sabe se ela ainda trabalha como corretora ou tem uma outra dica de corretores?
    Obrigada!

    Responder
    • Thereza - 10/03/14 - 13h21

      Thais, infelizmente a Dora faleceu :(((
      E não conheco outra corretora
      bjs!

  139. Luisa Bruna - 23/10/14 - 18h20

    The, boa tarde!! Sei que esse post é bem antigo, mas está me ajudando muito nessa decisão de pra onde ir!

    Faço administração e adoro moda! Ano que vem vou tentar processos trainees em empresas do ramo e acho que seria interessante realizar algum curso fora!

    Pesquisei a rennert e vi que tem duas opções relacionadas a moda! O fashion intesive (inglês+moda) e o vacation and learn, você conhece? Pelo que pesquisei seria um curso que alia aprendizado normal ao voluntariado na área de interesse!

    Acha que vale a pena fazer esse curso na Rennert? Estou em duvida se faço lá ou se faço um curso normal de Inglês, que é bem mais em conta e dá pra aproveitar mais a cidade!

    Um beijo e sucesso!

    Responder
  140. Fabiane Muller - 12/04/16 - 12h23

    Oiii Tudo bem???
    Achei super interessante a sua matéria sobre as dicas para o intercâmbio… gostaria de tirar mais algumas dúvidas… você tem um email para contato!!

    Obrigada,

    Fabiane

    Responder
  141. Juliana - 17/07/16 - 23h14

    Gostaria de dicas sobre cursos relativos a moda na Flórida. Não busco graduação. Quero cursos complementares pois meu plano é ficar cerca de 3 meses em Boca Raton.
    Desde já agradeço.

    Responder
  142. LUCIANA PINHEIRO DE CASTRO - 01/11/16 - 18h18

    Gostaria de saber quanto mais ou menos em dinheiro voce gastou…
    Adorei esse post sobre intercambio gostaria de ir para o canada, mas acho que mudei de ideia hhahah

    Responder