Moda  •  02 abr 2008

O que é fashionismo para você?

Antes de criar esse blog com as minhas amigas queriiidas, ficamos alguns dias pesquisando um nome legal e tal, até que surgiu o nome fashionismo, e como nada melhor apareceu, achamos esse forte o suficiente e disponível no domínio do wordpress!

Mas depois andei pensando no significado da palavra fashionismo, primeiro tentei desmembrá-la para entender. Bom, fashion, todo mundo sabe, é relativo a moda, o que está na moda e etc… e o sufixo ismo, primeiramente, designa uma concepção, um conjunto de idéias, de doutrinas, mas, ultimamente também tem significado algo como exagerado e excessivo. Mas para mim, misturado à essa primeira designação oficial, cria-se um neologismo (fashionismo não consta no dicionário) que significa uma doutrina da moda, conjunto de princípios básicos e fundamentais para a…moda!

O que simplificando tudo é um conhecimento básico sobre o mundo fashion, o que traduz a proposta despretensiosa desse blog, porque ninguém aqui fez faculdade de moda (tá, eu fiz 1 semestre só) ou parecido, somos arquitetas metidas a falar de moda e tudo que gira em torno dela.

Mas andei lendo por aí que algumas pessoas classificam a palavra fashionismo da segunda maneira, como algo over, exagerado ou excessivo, praticamente um fashion victim (quem nunca foi que atire a primeira pedra). Mas caso queiram usar essa opção, notem que a palavra fashionismo pode ser adequada a um contexto muito existente no tal mundo fashion, como nos desfiles (haute couture, por exemplo), no qual ele é feito para ser um fashion-show, algo para se contemplar, mostrar tendências, divulgar e não chegar lá e usar. Assim como diversos outros casos.

Enfim, analisando a palavra em si, prefiro considerar o termo fashionismo numa simples concepção sobre a moda, e cada um tem a sua própria concepção sobre aquilo que usa, compra ou simplesmente admira!

vogue-afeast-01.jpg
Menos é mais? Qual é a sua percepção sobre a moda?
Anterior
Próximo
Comente Aqui

1 comentário em "O que é fashionismo para você?"
  1. 23 ago 2011 // 17h18

    Adorei como usou as palavras para desembolar fashionismo!

    bjinhusss