Beleza  •  21 mar 2018

Urgente: Pare de esfregar o creme no seu rosto!

Desculpe o caráter assustador do título, mas essa é uma realidade importante e temos urgência em mudar nossa rotina de beauté, especialmente do rosto! É que não adianta você ter o creme mais caro, a máscara facial mais bonita, usar tudo religiosamente e na ordem certa… se na hora de você depositar o produto, você deposita errado.

Sabe aquela velha história de não “colocar”, mas “depositar” a sombra? Pois bem, produtos para pele também tem uma necessidade similar. Li na Allure de como as japonesas  e sul coreanas são extra cuidadosas nesse quesito e por lá elas passam creme de forma diferente.

Bom, não é nada moderno, é uma maneira até primitiva de passar creme, mas que faz a diferença: dando tapinhas. Não esfregue o creme, como se tivesse remixando uma música na vitrola, mas dê suaves batidinhas. Dizem que faz diferença!

Na realidade, essa é uma técnica oriental comum. Na matéria, inclusive, li que há divergências entre dermatologistas ocidentais e orientais acerca da técnica. É um certo preciosismo? Sim. Deve fazer diferença mesmo? Capaz. Mas é tudo questão de hábito, de inserir na rotina uma nova forma de fazer o creme funcionar, que mal tem?

Mas afinal, qual é a diferença? Na entrevista, uma dermato japonesa falou, “Esfregar cria muitas forças de atrito em sua pele, o que pode irritar e criar uma inflamação desnecessária, especialmente ao redor dos olhos. Você ainda evita de puxar e arrastar a pele”. E ela completa, “Usar a técnica de batidinhas, não só é menos prejudicial à estrutura da pele, mas também aumenta a absorção e a eficácia dos ingredientes, além de estimular o fluxo sanguíneo, dando um brilho agradável à pele.”

Lembro que num papo com o pessoal da Kiehl’s no ano passado, aprendi essa técnica com um produto hit deles, o Midnight Recovery Concentrate. Ele tem uma textura líquida de óleo, mas seca (sim, é diferente, mas maravilhoso) e a forma de usar é aplicar 2/3 gotinhas na ponta dos dedos e dar suaves pressionadinhas no rosto. Outro produto deles que gosto e tem essa função escrita na embalagem, é o Iris Extract Activating Essence Treatment. Depois dessa aula, faço isso basicamente com todos meus produtos similares, especialmente aqueles que vão ao redor dos olhos.

"pressionar suavemente sobre as maçãs do rosto, testa e queixo"

E os japoneses e coreanos são tão focados, que existem técnicas de batidinha, “uns batem as mãos em movimentos rápidos, enquanto acariciam seus produtos de cuidados com a pele. Outros, pressionam-nos com movimentos lentos e pesados”, finaliza.

Mas nem todo produto tem a textura e consistência pra gente sair batendo-e-depositando, segundo os experts. Os Séruns e produtos mais líquidos, são os mais indicados pra técnica. Basta aplicá-los nas pontas dos dedos e soltar as suaves batidinhas. Já os mais espessos,  como cremes e hidratantes, é indicado depositar delicadamente uma fina camada sobre a pele, para depois começar as batidinhas.

E qual é o processo da rotina de cuidados de vocês, esfrega ou deposita? Vale conversar com a sua dermatologista e sempre tratar sua pele com todo o carinho <3

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

26 comentários em "Urgente: Pare de esfregar o creme no seu rosto!"
  1. SILVIA ELAINE DA SILVA
    21 mar 2018 // 14h57

    Se base é com batidinhas, pq com cremes não poderia ser também, né?

  2. Larissa michels
    21 mar 2018 // 15h50

    ai que legal The!! nossa, sao tantas descobertas com esse blog hahaha
    to tentando criar uma rotina de cuidados com a pele do rosto mas nao ta facil, qnd vejo ja to deitada e esqueci do processo! haha mas acho muito legal essas dicas pq deixa a gente com mais vontade de começar a cuidar mesmo! ja quero testar as batidinhas !
    beijos!!

  3. 21 mar 2018 // 16h50

    menina, e eu aqui achando que tava ARRASANDO fazendo a minha massagem no rosto na hora de passar o hidratante. errei feio, errei rude (a gente ainda fala isso?). enfim, lição aprendida, vou tentar usar essa técnica hoje!

    • Alicita
      22 mar 2018 // 12h13

      Maki, você pode fazer massagem no rosto! Só que o ideal é que seja feita com óleo, porque desliza melhor. Os hidratantes eu prefiro aplicar com tapinhas, assim como os tônicos! Beijos.

  4. 21 mar 2018 // 17h11

    Amei a dica

  5. Amei, acho q nossos.irmaos japoneses estão.cerytos.
    21 mar 2018 // 18h23

    Adorarei esse sistema das batidinhas. Obrigado

  6. Amei, acho q nossos.irmaos japoneses estão.cerytos.
    21 mar 2018 // 18h24

    Muito obrigado pela orientação.

  7. karen
    21 mar 2018 // 18h29

    nossa, esfrego um pouco..
    e a parte dos olhos eu sempre faço ao contrario, de dentro para fora..
    mas agora vou fazer os tapinhas pq essas orientais são as magas da juventude! =)

  8. Beatriz Lima
    21 mar 2018 // 19h21

    24 anos fazendo errado, hora de mudar

  9. Marlene Vicente silva
    21 mar 2018 // 20h22

    eu achei interessante ótima dica

  10. Marlene Vicente silva
    21 mar 2018 // 20h23

    eu achei interessante ótima dica NAO

  11. Rosângela
    21 mar 2018 // 21h11

    Tenho 60 anos e cuido muito de minha pele e costumo fazer batidinhas.

  12. Rita de Cássia
    21 mar 2018 // 21h12

    Faz sentido , as batidinhas causam uma pequena hiperemia. Gostei!

  13. Mariana
    21 mar 2018 // 23h42

    Menina, os cremes para as bolsas sob os olhos só funcionam assim. Aqueles sem efeito Cinderela principalmente. Vou adotar para o resto do rosto tb

  14. ITAMARA SANTANNA
    22 mar 2018 // 07h56

    Adorei a dica!

  15. Heloisa Carvalho
    22 mar 2018 // 08h05

    Não vou dizer que funciona ou não, mas minha mãe tem a teoria de que a “massagem” que você faz ao passar o creme é mais importante que o creme em si. E a pele dela é linda. E ela só usa um hidratante qualquer. Mas ela passa esfregando, não dando batidinhas.

    • Izabel Soraia
      23 mar 2018 // 08h29

      Minha mãe é da teoria de que a massagem é até mais importante que o creme em si, minha avó sempre passou com massagem e com mais de 70 anos tem a pele ótima.
      Tem um tempo estou fazendo massagem, mas massagem mesmooo usando óleo de coco, depois tiro, higienizo a pele e passo cremes também “esfregando” porém mais leve.
      Confesso que não me convenceu muito a coisa das batidinhas huauahuahua

  16. camilla
    22 mar 2018 // 09h08

    sempre passei dando batidinhas no rosto

  17. Jandira Lima
    22 mar 2018 // 10h13

    Bom dia,
    Sou esteticista e na faculdade minha professora de dermato nos orientava sobre esse método de aplicação dos produtos. Utilizo esse método e fiquei feliz em ler essa matéria.

  18. Elis Chiachia
    22 mar 2018 // 13h51

    Eu já tentei essa técnica uma vez, mas confesso que esfregar é mais “fácil” rs
    Vou dar uma nova chance!

  19. Vitória Gonçalves
    22 mar 2018 // 15h52

    Eu lembrei justamente desse produto da Kiehl’s quando li o título do post. nunca tinha visto uma indicação assim e a partir de agora já vou colocar isso na minha rotina. é preciosismo, claro, mas não custa nada né hahaha :massage:

  20. Anne Machado
    26 mar 2018 // 21h24

    Amei a dica, agora é incluir na rotina.

  21. Stella Ravalhia
    27 mar 2018 // 13h33

    Eu já faço muito isso na maquiagem, especialmente para passar primer. Já mais ou menos fazia também aplicando hidrante, mas confesso que meus cremes na área dos olhos sempre acaba esfregando! Preciso incorporar esse habito urgente!

  22. Soninha
    03 abr 2018 // 22h39

    NOOOSSSSSSSSSAAAA !!!
    Mudando minha forma de cuidados em 3,2,1.
    Nem vou discutir, pois as asiáticas tem peles simplesmente maravilhosas.
    Vou tomar banho daqui a pouco e já adotarei hj na rotina da noite com meu queridinho huile prodigieuse da Nuxe
    obrigada pela valiosa dica.

  23. Layana
    20 abr 2018 // 11h57

    menina eu esfrego a cara inteira hahahaha
    vou adotar o hábito das batidinhas pra ver se faz diferença!

  24. Ana Luiza
    16 maio 2018 // 11h52

    Eu amei tanto esse post e incrível como depois desse dele eu nunca mais ousei esfregar creme no rosto hahaha #influenciada