AS MAIS
LIDAS!

Urgente: Pare de esfregar o creme no seu rosto!

21/03/2018  •  Por Thereza  •  Beleza

Desculpe o caráter assustador do título, mas essa é uma realidade importante e temos urgência em mudar nossa rotina de beauté, especialmente do rosto! É que não adianta você ter o creme mais caro, a máscara facial mais bonita, usar tudo religiosamente e na ordem certa… se na hora de você depositar o produto, você deposita errado.

Sabe aquela velha história de não “colocar”, mas “depositar” a sombra? Pois bem, produtos para pele também tem uma necessidade similar. Li na Allure de como as japonesas  e sul coreanas são extra cuidadosas nesse quesito e por lá elas passam creme de forma diferente.

Bom, não é nada moderno, é uma maneira até primitiva de passar creme, mas que faz a diferença: dando tapinhas. Não esfregue o creme, como se tivesse remixando uma música na vitrola, mas dê suaves batidinhas. Dizem que faz diferença!

Na realidade, essa é uma técnica oriental comum. Na matéria, inclusive, li que há divergências entre dermatologistas ocidentais e orientais acerca da técnica. É um certo preciosismo? Sim. Deve fazer diferença mesmo? Capaz. Mas é tudo questão de hábito, de inserir na rotina uma nova forma de fazer o creme funcionar, que mal tem?

Mas afinal, qual é a diferença? Na entrevista, uma dermato japonesa falou, “Esfregar cria muitas forças de atrito em sua pele, o que pode irritar e criar uma inflamação desnecessária, especialmente ao redor dos olhos. Você ainda evita de puxar e arrastar a pele”. E ela completa, “Usar a técnica de batidinhas, não só é menos prejudicial à estrutura da pele, mas também aumenta a absorção e a eficácia dos ingredientes, além de estimular o fluxo sanguíneo, dando um brilho agradável à pele.”

Lembro que num papo com o pessoal da Kiehl’s no ano passado, aprendi essa técnica com um produto hit deles, o Midnight Recovery Concentrate. Ele tem uma textura líquida de óleo, mas seca (sim, é diferente, mas maravilhoso) e a forma de usar é aplicar 2/3 gotinhas na ponta dos dedos e dar suaves pressionadinhas no rosto. Outro produto deles que gosto e tem essa função escrita na embalagem, é o Iris Extract Activating Essence Treatment. Depois dessa aula, faço isso basicamente com todos meus produtos similares, especialmente aqueles que vão ao redor dos olhos.

"pressionar suavemente sobre as maçãs do rosto, testa e queixo"

E os japoneses e coreanos são tão focados, que existem técnicas de batidinha, “uns batem as mãos em movimentos rápidos, enquanto acariciam seus produtos de cuidados com a pele. Outros, pressionam-nos com movimentos lentos e pesados”, finaliza.

Mas nem todo produto tem a textura e consistência pra gente sair batendo-e-depositando, segundo os experts. Os Séruns e produtos mais líquidos, são os mais indicados pra técnica. Basta aplicá-los nas pontas dos dedos e soltar as suaves batidinhas. Já os mais espessos,  como cremes e hidratantes, é indicado depositar delicadamente uma fina camada sobre a pele, para depois começar as batidinhas.

E qual é o processo da rotina de cuidados de vocês, esfrega ou deposita? Vale conversar com a sua dermatologista e sempre tratar sua pele com todo o carinho <3

 


AMARO Beachwear

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

24 Comentários
  1. SILVIA ELAINE DA SILVA - 21/03/18 - 14h57

    Se base é com batidinhas, pq com cremes não poderia ser também, né?

    Responder
  2. Larissa michels - 21/03/18 - 15h50

    ai que legal The!! nossa, sao tantas descobertas com esse blog hahaha
    to tentando criar uma rotina de cuidados com a pele do rosto mas nao ta facil, qnd vejo ja to deitada e esqueci do processo! haha mas acho muito legal essas dicas pq deixa a gente com mais vontade de começar a cuidar mesmo! ja quero testar as batidinhas !
    beijos!!

    Responder
  3. maki - 21/03/18 - 16h50

    menina, e eu aqui achando que tava ARRASANDO fazendo a minha massagem no rosto na hora de passar o hidratante. errei feio, errei rude (a gente ainda fala isso?). enfim, lição aprendida, vou tentar usar essa técnica hoje!

    Responder
    • Alicita - 22/03/18 - 12h13

      Maki, você pode fazer massagem no rosto! Só que o ideal é que seja feita com óleo, porque desliza melhor. Os hidratantes eu prefiro aplicar com tapinhas, assim como os tônicos! Beijos.

  4. Sandra - 21/03/18 - 17h11

    Amei a dica

    Responder
  5. Amei, acho q nossos.irmaos japoneses estão.cerytos. - 21/03/18 - 18h23

    Adorarei esse sistema das batidinhas. Obrigado

    Responder
  6. Amei, acho q nossos.irmaos japoneses estão.cerytos. - 21/03/18 - 18h24

    Muito obrigado pela orientação.

    Responder
  7. karen - 21/03/18 - 18h29

    nossa, esfrego um pouco..
    e a parte dos olhos eu sempre faço ao contrario, de dentro para fora..
    mas agora vou fazer os tapinhas pq essas orientais são as magas da juventude! =)

    Responder
  8. Beatriz Lima - 21/03/18 - 19h21

    24 anos fazendo errado, hora de mudar

    Responder
  9. Marlene Vicente silva - 21/03/18 - 20h22

    eu achei interessante ótima dica

    Responder
  10. Marlene Vicente silva - 21/03/18 - 20h23

    eu achei interessante ótima dica NAO

    Responder
  11. Rosângela - 21/03/18 - 21h11

    Tenho 60 anos e cuido muito de minha pele e costumo fazer batidinhas.

    Responder
  12. Rita de Cássia - 21/03/18 - 21h12

    Faz sentido , as batidinhas causam uma pequena hiperemia. Gostei!

    Responder
  13. Mariana - 21/03/18 - 23h42

    Menina, os cremes para as bolsas sob os olhos só funcionam assim. Aqueles sem efeito Cinderela principalmente. Vou adotar para o resto do rosto tb

    Responder
  14. ITAMARA SANTANNA - 22/03/18 - 07h56

    Adorei a dica!

    Responder
  15. Heloisa Carvalho - 22/03/18 - 08h05

    Não vou dizer que funciona ou não, mas minha mãe tem a teoria de que a “massagem” que você faz ao passar o creme é mais importante que o creme em si. E a pele dela é linda. E ela só usa um hidratante qualquer. Mas ela passa esfregando, não dando batidinhas.

    Responder
    • Izabel Soraia - 23/03/18 - 08h29

      Minha mãe é da teoria de que a massagem é até mais importante que o creme em si, minha avó sempre passou com massagem e com mais de 70 anos tem a pele ótima.
      Tem um tempo estou fazendo massagem, mas massagem mesmooo usando óleo de coco, depois tiro, higienizo a pele e passo cremes também “esfregando” porém mais leve.
      Confesso que não me convenceu muito a coisa das batidinhas huauahuahua

  16. camilla - 22/03/18 - 09h08

    sempre passei dando batidinhas no rosto

    Responder
  17. Jandira Lima - 22/03/18 - 10h13

    Bom dia,
    Sou esteticista e na faculdade minha professora de dermato nos orientava sobre esse método de aplicação dos produtos. Utilizo esse método e fiquei feliz em ler essa matéria.

    Responder
  18. Elis Chiachia - 22/03/18 - 13h51

    Eu já tentei essa técnica uma vez, mas confesso que esfregar é mais “fácil” rs
    Vou dar uma nova chance!

    Responder
  19. Vitória Gonçalves - 22/03/18 - 15h52

    Eu lembrei justamente desse produto da Kiehl’s quando li o título do post. nunca tinha visto uma indicação assim e a partir de agora já vou colocar isso na minha rotina. é preciosismo, claro, mas não custa nada né hahaha :massage:

    Responder
  20. Anne Machado - 26/03/18 - 21h24

    Amei a dica, agora é incluir na rotina.

    Responder
  21. Stella Ravalhia - 27/03/18 - 13h33

    Eu já faço muito isso na maquiagem, especialmente para passar primer. Já mais ou menos fazia também aplicando hidrante, mas confesso que meus cremes na área dos olhos sempre acaba esfregando! Preciso incorporar esse habito urgente!

    Responder
  22. Soninha - 03/04/18 - 22h39

    NOOOSSSSSSSSSAAAA !!!
    Mudando minha forma de cuidados em 3,2,1.
    Nem vou discutir, pois as asiáticas tem peles simplesmente maravilhosas.
    Vou tomar banho daqui a pouco e já adotarei hj na rotina da noite com meu queridinho huile prodigieuse da Nuxe
    obrigada pela valiosa dica.

    Responder