AS MAIS
LIDAS!

As principais tendências dessa temporada de moda!

24/09/2013  •  Por Thereza  •  Estilo, Fashion Week, Moda

SUMMER

A terceira parte da temporada Primavera/Verão 2014 terminou hoje e já na terça começa a última semana com os desfiles em Paris! E acho que essa é a primeira vez que faço algo mais organizado (e trabalhoso, tô tipo vesga) de acompanhar desfile por desfile, semana por semana, daí fui observando cada tendência, agrupando em cada tema e nem vou esperar Paris chegar… já vou compartilhar o que observei nas últimas semanas!

Pra quem é blogueira, acho um exercício importante ficar de olho bem a fundo no que vem por aí, já na condição de leitora, acredito que seja legal observar esses resumos e enxergar a visão como um todo e assimilar o que a interessa. Agora depois de ver centenas de desfiles, chego à principal conclusão da temporada, a próxima grande ~tendência~ é:

0FW TOPS

Tops, biquinis, bustiês, lingeries aparecidas e afins! Mas não é a ideia daqueles top croppeds delicados & duvidosos, é um movimento que vai além, é mais complexo e mais profundo. Sério, inúmeros estilistas apresentaram suas versões de ‘tops’, do mais conceitual ou passando pelo tipo literal, só resta saber o que se levará pra prática.

E eu comecei a reparar nessa ideia na semana de Milão, com Prada bem direta colocando esse bustiê com shape de sutiã grandão sobre a blusa e assim Miuccia já deixa registrado a referência. Daí Gucci vem com uma versão mais praia, mais esporte de… biquinis! Lembro bem dessa tendência de usar tops cortininha sob uma blusa uns 7 anos atrás e a ideia ressurge numa versão sexy da Gucci.

Daí junto a esses destaques, reparei no top versão tomara-que-caia, seja com calça corsário ou saia lápis como Osman e Michael Kors fizeram num estilo bem parecido. Seja uma maneira mais literal e ousada ou apenas  buscar entender a prática, de qualquer forma é bom ficar atenta à essa ideia, porque veio pra ficar!

Mas agora outro grande movimento que vi e revi e adorei!

0FW CAMISAS

Camisa statement (foi mal o excesso de inglês), mas acho que essa palavra diz muito sobre a ideia de elevar a camisa a um patamar não só utilitário de vou-ali-trabalhar, mas notei que agora ela está (ok sempre esteve) chique! Uma camisa impecável e de alfaiataria, mas usada com uma parte de baixo poderosa e interessante, é uma combinação a se observar.

Tudo começou com Altuzarra e suas mulheres contemporâneas, além da saia poderosa, a camisa é masculina, porém ainda sexy. No mesmo dia Alexander Wang (juntos os dois são as grandes revelações da moda americana nos últimos 5 anos) apresentou uma ideia mais charmosa (e quase pijama), mas ainda mostrando a força da peça.

Da versão transparente de Burberry, extra grande de Donna Karan, despojada de Michael Kors ou até mesmo tipo grunge-californiano de Rodarte que inclusive se você reparar, junto com Wang, seguiu essa ideia da camisa abotoada só no topo (e olha o bustier meio escondido lá!). Daí foram outras dezenas de looks pra confirmar a tese, agora vai da gente reinventar o look todo, porque camisa já temos no armário!

0FW DECOTES

Um detalhe que adoro: decotes! A versão ombro a ombro é minha favorita, acho sexy, poderoso e com as saboneteiras em destaque fica um charme, vi bastante dessa ideia por lá. Assim como o decote V profuuuundo! Poderoso e alongador, é sexy, porém mais indicado para seios comedidos, destaque pra esse colete metalizado bem lindo da Costume National.

0FW ESTAMPAS

A temporada é de verão e logicamente temos estampas! A mais falada e usada foi a Hawaiian print, ou seja, a velha e boa estampa giga florida, seja com hibiscus, palmeiras ou na versão chique e noturna de Marc Jacobs.

Outro destaque foram para as Picnic prints (hehe #povoinventa) ou estampa quadriculada de toalha de mesa da vó, muito se viu, da maneira óbvia de Derek Lam até a ideia fofa de Tracy Reese no top e casaco.

Por fim, essa estampa é mais que clássica, mas parece que a cada temporada volta renovada. Amei demais essas duas ideias de looks da Burberry e D&G, seja com o mix bolinhas+listras ou a versão saia barroca dourada com bolinhas, looks fofos e cheios de informação, dá pra se inspirar!

0FW SAPATOS

Não me empolguei muito com os acessórios, mas teve uma onda que me assustou porque veio forte, as Birkenstocks. Lembram dessas sandálias de sola anatômica, muito confortáveis e nada bonitas? Lembro que ela era febre no final dos anos 90 (eu nunca usei hehe)  e agora voltou de vez! Ano passado a Céline já tinha apresentado uma versão bizarra e agora ela apareceu digitransformada na passarela. Versões com salto, esportivas, fashionistas ou bem exóticas, tem quem goste!

 Agora finalizando com o que eu mais e amo e me chamou mais atenção na temporada: as saias!

0FW SAIAS

Altuzarra fez um desfile perfeito e essa saia com tecido brilhoso, fenda e amarrações deu o que falar. Já David Koma arrasou na geometria, o top e a saia assimétrica, usa logo Emma Watson! Preen foi numa versão envelope desconstruído e Victoria Beckham apostou nessa barra assimétrica e plissada, achei delicada.

Emilio Pucci apresentou um desfile sexy e super periguet’s pride e essa saia justinha e estampada é linda! Por fim, o estreante Fausto Puglisi apresentou looks impactantes e eu amei esse da Kurkova, o shape dessa saia me lembra um pouco daquele vestido pink da Carrie Bradshaw, pode não ser dos mais usáveis, mas que é bonito é!

Ficou giga o post, mas só assim pra reunir as principais tendências e destaques das fashion weeks, curtiram vê-las reunidas assim? Mas ainda volto com meu Top10 de Milão e ainda com a cobertura especial do meu desfile favorito da temporada!


Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

25 Comentários
  1. Luciana - 24/09/13 - 09h00

    Excelente apanhado! Tô esperando agora o da semana de Paris! ;)

    Responder
  2. Marylebone - 24/09/13 - 09h11

    A muito tempo não via um post tão com quanto este! Ótima compilação das tendências! Parabéns!
    Nosso post de hoje fala sobre ROCK IN FASHION! O que realmente reina nesse estilo é a cor preta. Destacada com estampas de bandas e muito metal nos detalhes, como spikes, tachas, cintos, etc… Confira o post em nosso site: http://www.marylebone.com.br

    Responder
  3. Mylena - 24/09/13 - 11h02

    Ficou sucesso esse resumão. Muito medo desse top pq né a minha barriga não “exatamente” igual a da Candice. Concordo com vc Emilio Pucci arrasou, qria muita coisa do desfile dele. Agora minha trend favorita foi a do decote ombro a ombro, acho lindo! Beijos

    Responder
    • Thereza - 24/09/13 - 14h57

      haha a minha tb, Mylena #chopp #detected mas lembro que na década passada essa ideia de roupas + biquinis veio de uma maneira mais discreta e comportada, tipo de deixar sutilmente a mostra um top, mas sem nem sequer aparecer a barriga, entao vamos observar o que vai ser eficiente de verdade pra nossa vida real!
      Bjs!

  4. Flávia - 24/09/13 - 11h06

    Thê, arrisco dizer que este foi o melhor post de todo a história do fashionismo. Nos últimos tempos, você está ficando cada vez mais profissional, amei aqueles posts da história das marcas. Mas hoje você se superou!!! Trouxe pra gente um post bem completo com as próximas tendências, antes mesmo de elas chegarem às ruas e isso é o mais incrível. Ficou nítido o seu trabalho e empenho para chegar a essas conclusões e trazer tudo da forma mais mastigadinha possível pra gente. Amei!

    Responder
    • Thereza - 24/09/13 - 14h55

      Uau, Flavia, obrigada!! Fico feliz que tenha gostado pq esse post é daqueles que fiquei semanas preparando, selecionando as fotos e no final ainda tive que dar uma editada pra nao ficar mto grande ;)
      Bjs!!

  5. Fêh Zenatto - 24/09/13 - 14h18

    AMEI o post, The! Um dos melhores de toda essa blogosfera e só imagino o trabalhão que deve ter dado!
    Mas, falando das tendências, gosto muito dos decotes, tanto o ombro a ombro como o profundo.
    Não me animo muito com os prints da temporada, exceto o polka dots já clássico. E abomino essas sandálias estranhas, feias etc etc hahaha.

    http://www.blogcoisaetal.com

    Responder
    • Thereza - 24/09/13 - 14h54

      Obrigada, Fê ;)
      E tb sempre presto a atenção nos detalhes de decotes e estampas, pq acho que no final das contas são sempre o que trazemos pra nossa realidade :0
      Bjs!

  6. Brendha - 24/09/13 - 14h47

    Amei seu resumo The, sua dedicação sempre se revela, amei, beeijos
    http://www.pinterest.com/brendhaaguiar

    Responder
  7. Victoria Renner - 24/09/13 - 15h24

    Depois do crop top, o bustier!!! Tendencia que eu adorei foram as saia da Altuzarra, e odiei as tais Birkenstocks!!! hehe!! Beijoss

    Visit http://www.victoriarenner.wordpress.com

    Responder
  8. Vil Muniz - 24/09/13 - 15h36

    PARABÉNS THÊ!!!pode até dar trabalho um post assim, mas acho que é isso que suas leitoras procuram,informações valiosas das trends que virão por aí!!! Aí fica esse monte de blogueira viajando pra lá e pra cá, só fazendo post de look do dia e o que é pra elas mostrarem, não mostram…seu post tá sensacional, vc acertou no alvo, semana de moda é pra mostrar os desfiles,as novas tendências,as novidades do mundo da moda e não somente look do dia!!!
    beijocas no coração!!

    Responder
    • Thereza - 25/09/13 - 14h20

      Vil, muito obrigada pelo carinho sempre, se tivesse uma categoria “top comentadora” acho que vc estaria no topo hehe
      e vc sabe muito bem que blogueira adora comentário, isso incentiva mais ainda a postar ;)
      Obrigada por sempre participar
      bjs!!

  9. Camila Grandi - 24/09/13 - 16h17

    Best post ever! ;)
    Tá bom, pode não ser ever (porque vc sempre se supera), mas com certeza o melhor post sobre temporada de moda que já vi. Completo e, ao mesmo tempo, sucinto. Sensacional!
    Parabéns, The! Pelo post e pela Forever 21 no RJ… (hehehe não podia perder a oportunidade…)

    Responder
    • Thereza - 25/09/13 - 14h19

      Noticia maravilhosa F21 IN RIO!! <3

  10. Paula - 24/09/13 - 16h45

    The, arrasou demais! Parabéns por tamanha dedicação e por, de fato, manter no ar um blog de moda. Leio sempre e fico dando pinta de entendida #soudessas kkkkk
    Observei mais uma tendência e das mais usáveis que, nós brasileiras de quadril padrão dançarina do tchan, mesmo não podendo usaremos bastante. Talvez não seja tão novo assim – apareceu na temporada de julho -, mas vi bastante nesses últimos. De repente é percepção seletiva pois acho lindo: saias rodadas, “A”, evasê e parentes, umas mais rodadas e volumosas e outras menos, mas sempre com um ar lady like. Nessa seleção que colocou no post tem a Alberta Feretti (no desfile dela tinha bastante), DKNY e Malandrino. Vi mais alguns: Versace (lindo o vestido que a Selena estava usando), Armani (mais leve e esvoaçante, Mary Katrantzou, Oscar de La Renta e o mais mais da DVF <3
    bjos

    Responder
    • Thereza - 25/09/13 - 14h19

      Eu tb reparei isso, Paula! Ia até fazer uma montagem so com esses formatos de saia, mas o post tava ficando mto longo! Além dessas rodadas, vi muito nesse shape ‘A’ tipo sino, eu acho uma graça, só não sei como meu quadril reagiria haha Mas pra quem curte com certeza vem forte por ai!
      Bjs!!

  11. Bianca - 24/09/13 - 17h57

    Amei o post! Principalmente a parte do Birkenstock hahaha. Em meados de 2005 essas sandálias viraram febre e eu adquiri a minha, era realmente bem confortável. Há uns meses estive na casa dos meus pais e encontrei o bendito sapato, resolvi trazer ele comigo e veja só, apareceu numa semana de moda! Eu particularmente gosto e já usava em casa quando ia visitar meus pais.

    Responder
  12. Cássia - 24/09/13 - 18h09

    The, leio seu blog já faz uns 3 anos. Achei quando estava procurando vestidos pra um casamento e me deparei com um live. Seu blog tem esse diferencial, realmente fala de moda, de tendências do que pode ser aplicado na vida real, não é aquela baboseira de look do dia, maquiagem do dia, unha do dia etc.
    Que me desculpem as outras blogueiras, que na minha opinião são egocêntricas, mas você é a MELHOR! Entende do assunto e passa tudo de um jeitinho especial que faz com que nós leitoras também assimilamos!
    Parabéns! Dá pra sentir a sua dedicação ao seu trabalho!

    Responder
    • Thereza - 25/09/13 - 14h17

      Ai que bom ler isso, Cássia! Adoro saber que tenho leitoras fiéis desde o início!
      E que bom que curte essa ideia de blog <3 <3
      Bjss e keep reading!

  13. Chris Anelise - 24/09/13 - 22h01

    Que post mais bacana, The! É preciso muita dedicação e gosto para fazer um post detalhado e ainda assim resumido. Imaginei você acompanhando cada desfile, fazendo anotações, juntando dados, encaixando as peças e chegando a uma conclusão, que no caso é a que a gente aqui tá lendo.Se eu não tenho tempo ou mesmo paciência para realizar todos esses processos, tem uma lôra linda que ahasa e mostra tudo o que eu quero saber de moda e afins e Chuck Bass. Continue sendo essa blogueira dedicada! Depois de anos lendo tantos blogs de moda, hoje tenho os meus selecionados, e esse é o principal, não me faz perder tempo e ainda me acrescenta conteúdo e me mostra uma visão crítica de cada assunto aqui abordado.

    Responder
    • Thereza - 25/09/13 - 14h16

      Chris, que bom que curtiu! E é bem assim mesmo, tipo trabalho de formiguinha, vendo desfile por desfile pra montar o quebra cabeça ;)
      E obrigada por acompanhar sempre, desde os primórdios!!
      bjuss

  14. Rayssa Pascoal * - 25/09/13 - 11h17

    Apenas clap clap clap. Concordo com todos os elogios que as meninas fizeram acima.
    Parabéns!

    Responder
  15. Gi - 26/09/13 - 00h45

    Acho lindo cropped tops mas já tá tão saturado, vide nightzinhas do Rio de Janeiro q só se ve isso.. Pelo visto vai ficar por mais tempo. Acho q a moda hj em dia é assim mesmo, ne? Mal chegou e a gente já enjoa.

    Responder
  16. Lívia - 26/09/13 - 20h39

    Thereza Chammas, a dona dos posts mais bem feitos do mundo. Adorei, muita dedicação mesmo :)

    Responder