Estudar na FIT

01/10/2009  •  Por Thereza  •  Etc e Tal, Moda, New York

Antes tarde do que nunca, o post da FIT! Além de abrir meu diário pra vocês, esse é um post que gostaria de ter lido desde janeiro, período em que comecei a pensar nessa possibilidade de realizar meu sonho antigo de morar em Nova York. Então espero ser bem clara, se não for sintam-se à vontade pra perguntar, e quem tem experiência, compartilhe! E usando a máxima do Obama, yes, you can!

O INÍCIO

O primeiro passo, muita pesquisa! Não é uma mudança que é feita de uma hora pra outra, tem-se que pesquisar as opções de curso, de acordo com tempo e dinheiro disponíveis, e também saber se oferece visto. Bem no início da pesquisa não achava nada sobre a FIT, e as agências no Brasil não tinham nenhum convênio estabelecido com a escola, porém eles ofereciam um curso de Inglês + Moda na LIM, outra faculdade de moda daqui de Nova York. Como esse curso oferecia visto de estudante me matriculei nele pra garantir. O curso durou um mês e durante o dia era o curso de moda e a tarde inglês na Rennert, o que foi bom que desenferrujei my ingrish. Cada semana era um tema diferente (o meu favorito foi fashion buyer) e nós sempre fazíamos field trips pra conhecer empresas, lojas e como funcionava a parte mais bussines da moda. Recomendo! Em qualquer CI, STB ou agência de Intercâmbio você pode se informar.
fit-ny1

A FIT

A minha intenção não era fazer faculdade ou pós-graduação, que são duas opções mais longas, que precisam de TOEFL e bastante dinheiro, então procurei por algum curso de extensão em uma área mais definida e de meu interesse, mas o site da FIT é o pior site do universo e não cooperava com minha busca! Aí uma alma iluminada chamada Cami do blog I am leaving today me mostrou o caminho das pedras! Ela comentou dessa área da FIT chamada Continuing Education (os tais cursos de extensão) e que são ideais pra quem não tem  muito tempo, nem visto de estudante ou TOEFL. Os cursos duram em média 1 ou 2 meses e tem desde Planejamento de evento até Pet design e o melhor, o preço é bacana! Os cursos custam em média U$300, mas o único porém é que você tem que se matricular assim que as vagas (limitadíssimas e disputadíssimas) são abertas.

MINHA EXPERIÊNCIA

No meu caso, optei por dois cursos, Fashion Stylist (tô amando!) e Image Consultant, e assim que as vagas foram abertas, em julho, imprimi a ficha de inscrição e enviei via fax (!) com meus dados e cartão de crédito. Os cursos duram 2 meses e acontecem uma vez por semana, geralmente durante a noite. A aula é ótima, as professoras são super renomadas e com um inglês ligeiramente avançado você compreende tudo. Esses cursos tem geralmente durante todo ano e as inscrições começam em janeiro ou julho. Quem quer passar o verão aqui também tem cursos de verão com duração de um mês, em junho e/ou julho.
A FIT tem uma infra estrutura maravilhosa, os alunos já são uma inspiração fashion e colocar um curso desse num curriculum acredito que seja bem interessante.
fit-ny-1

NEW YORK FASHION WEEK

Além de estudar na FIT tive a chance de voluntariar (que é sinônimo de trabalhar, porém menos divulgado) no New York Fashion Week. A professora Barbara Berman recruta alunas da FIT para ajudar no backstage dos desfiles, e pra quem gosta dessa área é incrível ver como tudo funciona! Além do Bryant Park, trabalhei no Milk Studio e em outros lugares, o trabalho não tem nenhum glamour, mas é super limpinho. Consta basicamente em vestir a modelo 1 minuto antes dela entrar na passarela (olha a responsabilidade!), e mesmo não sendo nenhuma Anja Rubik, vestir Natasha Poly e Kassia Struss foi no mínimo interessante. A adrenalina empolga e não deixa de ser divertido você esbarrar com Julia e Carine Roitfelld pelos backstages sempre movimentados. E mais uma vez, mais experiência no curriculum! A Barbara Bermam é ótima, super acessível e mesmo não ter sido aluna dela, ela se “impressionou” com meu curriculum (de arquiteta, só pode). Mês que vem vou trabalhar no desfile de noivas da Jenny Packham! Agora não me perguntem quanto ganhei, porque já está explícito que foi só experiência! Aliás, nem americano ganha 1 centavo trabalhando de estagiário ou voluntário, essa cultura é estritamente brasileira.

MAIS TRABALHO

Não satisfeita com a NYFW (que dura só uma semana), entrei no site do Fashion’s Night Out e vi que podia se cadastrar pra voluntariar de alguma maneira, então já que estou aqui, porque não?! E pra completar, me colocaram justamente com Anninha Wintour, se não se lembra, clica aqui. Além dessa experiência, trabalhei por um período bem curto no Seventh House, um showroom super badalado por aqui que tem dezenas de marcas hypes, mas como tenho 27 anos e sou taurina, não aguentei algumas coisas (longa história!). Mas a grande maioria dos estágios por aqui, só você estando matriculada na faculdade, o que não é meu caso. E por causa disso perdi um estágio fantástico na Harper’s Bazaar (minha maior tristeza), a moça me adorou, queria marcar entrevista, mas era norma da empresa só oferecer para quem estava matriculado. Enfim, nesse site aqui tem ofertas de  estágio desde Stella McCartney até Vogue, e posso falar, nem é difícil, recebi várias respostas, mas que ficavam presas nesse detalhe.
nyfw1

ALÉM DA MODA

Minha formação é de arquitetura e eu nunca vou deixar de ser arquiteta, independente de qual será meu futuro quando voltar pro Brasil, então não posso deixar de vir pra cá e fazer algo na minha área, além de observar os prédios incríveis que vejo todos os dias! Uma ótima dica para quem quer vir pra cá e não necessariamente estudar moda é fazer um curso de extensão na NYU. A maior Universidade do país, super notável e que agora tem até Blair Waldorf em seus corredores, oferece cursos em centenas de áreas. Nesse caso é mais caro, dependendo da duração e do curso, pode girar na faixa dos U$700, mas também vale muito a pena. E diferente da FIT, o site é ótimo e tem a lista de todos os curso!

EXTRA

Vocês devem imaginar que viver por aqui não é barato (carne e papel higiênico são artigos de luxo), além disso o metrô não é dos mais aconchegantes e você não anda feito Olivia Palermo de salto 12 everyday, mas a cidade respira moda (e arquitetura) e você certamente se inspira mais com as pessoas nas ruas do que com as vitrines deslubrantes. Sinto falta do Brasil, da minha família, dos amigos, do trabalho (e de trabalhar!), mas exceto pelo frio que já chegou, tem sido maravilhoso! Espero que esse post tenha ajudado e servido de incentivo a quem pretende vir pra cá.
love

E quem tiver algo a acrescentar, por favor, vamos compartilhar nos comentários abaixo!


Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

144 Comentários
  1. Érica Minchin - 01/10/09 - 14h59
    Thereza, o post está maravilhoso e eu também gostaria de ter lido um desses quando estava fazendo as minhas pesquisas pra ir pra lá!
    Se vc me permite, só faltou falar duas coisas:
    – Uma delas é que o site da fit foi reformulado e agora está bem mais acessível (quando a gente nào precisa mais eles mudam.. é osso!), inclusive com alguns cursos online pra quem não pode ir pra ny fazer in loco…
    – A outra é que faltou mais explicação de como os cursos de extensão/educação continuada funcionam.. Eu não sei se quem leu o post vai ler meu comentario, mas lá os cursos não funcionam que nem no brasil que vc paga por um curso de consultoria de imagem e nele vc aprende tudo.. Lá as matérias são separadas nesses cursos, pode fazer esses cursos avulsos, montando a sua grade, ou fazer o programa do certificado inteiro.. Por exemplo, você pode fazer cursos de consultoria de imagem 1, 2 e 3 (ou o confidential) mas para ter o certificado do programa você precisa fazer uma lista enorme de cursos que envolvem desde esses que tem consultoria de imagem no nome, passando por fashion speak, fabrication (tecnologia textil), fashion buyer e mais um monte… Que somando todos os cursos custa entre $3.000 e $5.000 em média..
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 15h16
      Érica, bem lembrado!! Mas pra fazer todos esses cursos requer bem mais tempo, mas se quiser pode vir e fazer e voltar ano que vem e continuar, são os tais cursos de certificado.
      E tem os online também,mas nem sei se são legais.
  2. Érica Minchin - 01/10/09 - 15h00
    pessoa burra e distraida coloca o e-mail de contato no lugar do site.. boa, Érica!
    Responder
  3. Dayse Galhardo Camara - 01/10/09 - 15h09
    Me interessei por esse da LIM, é de 1 mês e é justamente o tempo de férias que posso ter. E ainda consigo convencer namorado a ir tb e fazer algo ligado a area dele tb. Nossa! Agora se vc conseguisse esse da Harper’s Bazaar seria tudo hein? Quando penso em alguém trabalhando numa revista top de moda, sempre imagino aquele closet imenso igual ao do filme “O Diabo veste Prada”. Adoro seu blog e viciei minha irmã tb nele hehehehe. Muito sucesso aí para vc! Mil beijus!
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 15h14
      Dayse, não sei se voc~eleu a minha resposta do outro post! Mas convenci meu namorado a vir e arranjei pra ele, via CI, curso de ingles de manha e ser trainee de uma empresa a tarde. A área dele é marketing e publicidade, mas tem em diversar áreas, mas esse dele dura no mínimo 2 meses.
  4. Roberta Pinheiro - 01/10/09 - 15h10
    Amei o post, tava super querendo essas infos!!!!!

    Mas vc anda super me ignorando né Sra The!!!!!!!!!!!!!! Me respondaaa, qnd vc volta ao Brasil?

    beijaaao

    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 15h13
      Foi mal Beta!!! É que por aqui eu me enrolo toda pra responder!! Me manda email!
      Eu devo voltar em novembro, antes que o frio me pegue de vez!!!
  5. Lyanna - 01/10/09 - 15h14
    Fiquei feliz por vc e emocionada com o post. Pretendo ir pra NYC em janeiro, mas de férias. Porém, estou amadurecendo fortemente a idéia de me lançar de uma vez por toda no mundo da moda. A minha área de formação não tem absolutamente nada a ver com o fashion. Sou advogada e trabalho como assessora de uma Juíza. Mas meu coração não bate com a mesma empolgação pelo direito. Talvez por estar saindo do retorno de Saturno consigo ver melhor o que quero e o que não quero mais. Vai ser uma decisão difícil, mas é a vivência que estou disposta a enfrentar. Super parabéns pra vc e boa sortxy
    Responder
  6. Fernanda Pinheiro - 01/10/09 - 15h16
    Oi Thereza!

    Que post ótimo! =) Muito bom ter alguém que indique “o caminho das pedras”, não?
    Acho que vai servir de guia pra muitas meninas daqui pra frente!!

    Tenho acompanhado sua rotina aí de NY por aqui, e tenho que dizer que o blog está cada vez melhor, e que suas experiências aí tem sido maravilhosas para todo mundo que pode aprender um pouco mais sobre tudo com elas!

    Muito sucesso para o tempo que você ainda ficar aí!! =) ( o que aparentemente já está acontecendo, porque a srta. tem arrasado!)

    Bjos!

    Responder
  7. Lia - 01/10/09 - 15h22
    ótimo post, até deu vontade de fazer um curso aí também. Espero que tenhas sucesso nessa sua nova fase de vida por aí. bj
    Responder
  8. Carol B. - 01/10/09 - 15h26
    Nossa thereza… A espera por esse post valeu cada minuto!! Ameiiii… Foi um tanto esclarecedor em todos os aspectos!! Estou chegando em NY agora dia 11 de outubro, e vou conhecer melhor as faculdades e me informar melhor sobre os cursos, marquei de encontrar com uma pessoa que tb faz FIT para fazermos um tour pela faculdade… Se vc estiver por ai, seria otimo poder te encontrar tb!?!? Obrigadaaaa… E ja vou colocar uns casacos na mala!! Hehehe…. Bjss
    Responder
  9. Lola - 01/10/09 - 15h39
    Oi Thereza!
    Adorei o post muito esclarecedor! Mostra que é possível fazer um curso bacana sem gastar tanto. Vou continuar com as minhas economias.
    Só gostaria de saber sobre acomodação. Tu moras onde aí? Como conseguiu, é caro… Esses detalhes.

    Beijo.

    Responder
  10. Karine - 01/10/09 - 15h46
    Oi Thereza,
    sempre venho aki no seu blog e vejo vc falando de NYC e tal… moro aki tb ja ha alguns aninhos e tb faco esse mesmo curso de Fashion Stylist n FIT, ja to quase terminando. e vou comecar o de Imagem tb. Mais eu tive o memso problema q vc em arrumar intership, eles so querem dar p/ pessoas q cursem a faculdade, um erro!
    Bem, te desejo boa sorte aki na selva. E o site da FIT e no minimo uma vergonha.
    XOXO
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 18h43
      Karine, vc faz esse de stylist?? Que legal!! Mas vc vai ta fazendo um com certificado ne??
      Eu queria fazer esse mas nao tenho tempo e jaja volto pro Brasil!!
      Vc tem aula com a Nancy ou a Sadia?

      O site da fit, mesmo com a mudança, continua pessimo!

  11. rUth - 01/10/09 - 15h47
    Adorei o post muito esclarecedor (2) , q mara q vc esteja lá q invejinha boa q estou sentindo hahahahaha
    Responder
  12. Me - 01/10/09 - 15h48
    Ahhh Thereza …. vc é uma fofa!!!!
    poxa super bem explicado ….pena q vou casar ano que vem …. mas q deu um animo p ir estudar moda, isso deu …quem sabe mais p frente ne ….
    me senti na obrigaçao de te agradecer pelo lindo post e por dividir suas experiencias …. VC É DEMAIS !!!!! hehe
    muito mais sorte p vc por ai e tenho certeza que novas e otimas oportunidades surgirao pra vc ….
    bjao e aproveita muuuito essa cidade incriiivel !!!
    Responder
  13. danielle lorenzo - 01/10/09 - 16h11
    post muitooo bom, tava esperando por ele.So tenho uma duvida esse curso na LIM é pra que ja é formado em algo ou pode ser feito para estudantes? Eu faço faculdade de moda mas ainda vai demoar um pouco para me formar.Pelo que ue ércebi o da FIT tambem é so para pessoas ja formadas sera que voce conhece algum curso que junte moda e ingles e que nao precise ser formado ainda?
    beijos e obrigada pelo post
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 18h41
      Danielle, nenhum desses cursos requer que a pessoa seja formada nao!!
      Na LIM eles pedem que seu ingles seja pelo menos intermediario-avançado e na FIT, não pede nada, mas obvio que rola um bom senso de saber alguma coisa de ingles!!
  14. Cinthia Pascueto - 01/10/09 - 16h21
    Nossa, que sonho! Super me animei em tentar minha pós em Jornalismo de moda por aí mesmo… Fiquei totalmente deslumbrada com a possibilidade de estágio (imaginem!) ao lado de Anna Wintour.

    Arrasou no post, guria.

    Beijos!

    Responder
  15. virginia lopes - 01/10/09 - 16h49
    que post incrivel !!!!!!
    Responder
  16. Weber - 01/10/09 - 16h50
    Li tudo e achei fantástica sua experiencia *-*
    Pena que eu nao faço moda e nao tenho grana suficiente pra ir pra ae e me manter
    sou pobre e o máximo que eu vou fazer é embarcar pra America do Sul [Argentina, Uruguai e Chile] nessas proximas ferias =/
    Responder
  17. Fernanda - 01/10/09 - 17h00
    Thereza, muito obrigada por esse post! Quero muito fazer faculdade fora ou cursos. Mas queria por favor se você souber, me dar uma dica, porque eu quero ser fotografa, principalmente de moda, e já faço um curso muito bom aqui no Rio, mas obvio que isso não basta! Queria saber se você sabe algum curso, faculdade, ou até mesmo como é esse mercado ai! Obrigada, beijos e amo muito o blog, vejo todo dia!
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 18h40
      Menina!!!
      Tem cursos maravilhosos de fotografia na FIT!!! Se enquadra nesses que te falei! Mas a School of Visual arts também tem cursos ótimos na área!!
      E já que vc é fotógrafa de moda e eu quero ser stylist, vamos manter contato pra fazer uns testing!! ahahahah
      #networking!
  18. Carol Veit - 01/10/09 - 17h07
    AMEI AMEI AMEI!!!!!!
    Como eu já planejava ir para NY no ano que vem, vou ver se agrego um curso desses. O problema é que sou fisioterapeuta, e sempre achei que estes cursos teriam como pré-requisito já trabalhar ou estudar moda.
    Adorei sua experiência e vou correra atrás pra fazer a minha ser tão legal qto a sua.
    O blog tá cada vez melhor!!!!!
    BJOOOOOOOOOOO
    Responder
  19. Lígia - 01/10/09 - 17h15
    Meu sonho poder passar uma temporada em NY, nem q fosse só pra fazer um curso de idiomas… mas o dinheiro não dá! :(
    Sortuda vc!
    Bjoks
    Responder
  20. Luiza - 01/10/09 - 17h28
    Que delícia de oportunidade, hein Thê??? Sucesso aí!!!

    Já que você se ofereceu para ser a “orácula” das dúvidas de NY, tenho mais algumas…
    Como foi pra achar acomodação?? Você já saiu daqui sabendo onde ia morar? E imagino que como os estágios são voluntários, você já levou uma grana de reserva daqui, né? Ou dá tempo de trabalhar braçalmente (!) também??

    Aproveita muito aí!
    Bjão

    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 18h37
      Lu, eu conheci uma corretora brasileira e arranjei um apartamento fofo por aqui, como estou dividindo com meu namorado, financeiramente vale a pena.
      Pra esses tipos de curso parece que a FIT nao oferece acomodação, mas os cursos de ingles oferecem apts razoãveis.
      Mas o bom e velho craiglist é a solução!
    • Thereza - 01/10/09 - 18h38
      Quanto ao trabalho não tive coragem de me arriscar a trabalhar, morro de medo da imigração me pegar! Mas tem gente que arranja emprego (nada relacionado a moda) e consegue gfazer uma graninha!
  21. Pri - 01/10/09 - 18h07
    Maravilhoso o seu post! Estou pesquisando cursos em Londres, mas a princípio vou me preparar para o IELTS… Muito obrigada pela generosidade em dividir suas informações! Amei!
    Responder
  22. Josane - 01/10/09 - 18h20
    Valeu Thereza!! Esclareceu graaande parte das minhas dúvidas! As outras vão surgir quando chegar a hora de fazer! hehehehe
    Beijos e muita sorte aí! ;)
    Responder
  23. Anna - 01/10/09 - 18h36
    Já estou vendo tudo loucamente! depois é só conciliar com meu intercâmbio da IE e tudo dará certo!
    Responder
  24. Priscila - 01/10/09 - 18h47
    O post ficou perfeitooooooooo!!
    Vc continua querendo ser arquiteta(*vc já trabalha ou estuda ou os dois??), mas vc vai usar o que aprendeu sobre mundo da moda nos seus futuros trabalhos de arquiteta??Ou vc fez esses cursos de moda mais por hobbie??
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 21h38
      Priscila, nunca vou deixar de ser arq! E antes de vir pra cá trabalhei durante 4 anos numa obra maravilhosa e quem sabe volto pra ela, pq eu preciso me capitalizar!! Mas ainda nao sei meu futuro com a moda!!
  25. Isabelle - 01/10/09 - 19h16
    Thereza, acompanho o blog há um tempo, mas nunca cheguei a comentar algo antes. Me identifiquei muito com esse post, como outras leitoras, esperava ansiosamente. Tenho 17 anos, vou prestar vestibular ano que vem e minha grande dúvida é entre arquitetura ou moda. Sobre ambos tenho medo a respeito do mercado de trabalho e etc.. e acho que só teria coragem de estudar moda se fizesse algum curso no exterior, como você fez. Como funciona a faculdade na FIT para estrangeiros, é muito caro mesmo? Se puder me adicionar no msn (fornecido no e-mail) será ótimo, mas como sei que você está super ocupada em ny, fico grata com dicas aqui mesmo!
    beeeijos, o blog está ótimo!
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 21h37
      Nossa Isabelle, duvida cruelll mesmo,sei bem como eh! Quando sai do colegio tb tive duvida entre as duas, mas optei por arq. Durante ate tentei fazer as duas, mas eh humanamente impossivel!

      O preço pra estudar na fit como faculdade, nao sei te dizer, pq alem disso tem a moradia que com certeza encarece muito, vou procurar me informar melhor e te falo
      Eunao uso msn, mas me manda via email!!

  26. Eneida - 01/10/09 - 19h23
    Olá!
    Vim conhecer o blog!
    Muito bom!
    Cultural, informativo, bem interessante!
    Beijo!
    Responder
  27. Carol Delgado - 01/10/09 - 19h30
    eu quero !!!! ótimo post, arquivado já!! vou pensar neste da LIM…
    Responder
  28. Matt - 01/10/09 - 19h48
    Nossa que vontade que me deu de NYC agora, ah você tem muita sorte viu, estudar na NYU, vai ver a Queen B. sempre pelos corredores rs
    E adorei as dicas, ajudou na minha pesquisa.
    Responder
  29. Nfuzaro - 01/10/09 - 19h49
    Thêee, que máaara esse post! Super esclarecedor e inspirador! E o engraçado é que, quando me formei há pouco, comecei a olhar cursos de extensão rápidos em instituições bacanas e os que mais gostei são da FIT! Adorei suas opiniões e teremos que conversar algum dia! ;)
    Beijoks querida, aproveita muito aí e continue arrasando!!!
    Responder
  30. Sarah - 01/10/09 - 19h50
    ah, que lindo, Thereza! vc é uma fofa e post ficou super didático, sem falar que rola uma super empolgação né ahaha
    eu queria saber se pra fazer esse curso da LIM é preciso ter algum tipo de formação ??? pode ser só com ensino médio???

    To louca pra passar no vestibular pra segundo semestre e aprovetar os 6 meses livres para viajar!!

    obrigada!
    beijinhos

    Responder
  31. Livia - 01/10/09 - 20h21
    Oi! Adorei o post! Sempre procuro informações assim. =)
    Sem querer ser grosseira, mas já sendo, vc tem uma ideia de qt vc gasta por mes com moradia e comida incluida?! Preciso ter uma noção! E tb queria saber se o “ingrish” precisa ser mttttt bom! Tenho medo d não entender nd, apesar de já ter ido a NY e não ter tido problema nenhum de comunicação!
    Obrigada!
    Bjs
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 21h33
      Livia, um studio em Manhattan custa pelo menos u$2000, no minimo. No Craiglist tem vários!!
      E vou te falar que meu ingles tava bem enferrujado antes de vir pra ca!!
      Mas entendo bem!!
  32. Sil - 01/10/09 - 20h23
    que sonho! deve valer muito a pena! deve ter sido incrível “voluntariar” no NY fashion week! hahaha
    beijos
    Responder
  33. Barbara Resende - 01/10/09 - 21h00
    Nossa Thereza….que experiência você tá tendo aí! Adorei as dicas, dá vontade fazer as malas agora! Que bom que está tendo acesso a tudo isso que a gente aqui só vê pela internet…Não vejo a hora de ter uma oportunidade como essa! bjs!
    Responder
  34. Thaís - 01/10/09 - 21h13
    Minha nossa Thereza! Esse post foi muito bom! Muito esclarecedor, o legal é que dá pra se programar e nem precisa largar o emprego aki pra fazer um destes cursos. Dos cursos de arquitetura você recomenda algum? Esses também dá pra comprar aki pelas agências tipo CI? E seu visto, é visto de turista mesmo? Você acaba ficando com bastante tempo livre ai pra passear, tirando esses trabalhos que você fez? ah, queria saber se vc já tinha ido a NY antes de ir para estudar. Nossa desculpe o monte de perguntas mas é que fiquei curiosa mesmo.
    Beijoss
    Thaís
    Responder
    • Thereza - 01/10/09 - 21h32
      Thais, esses cursos de arq tem que ver tudo direto com a NYU mesmo, mas voce pode pagar ainda no Brasil. Além disso, esqueci de falar que a PARSONS tem cursos tanto de moda quanto arq nesse mesmo esquema, porem giram em torno dos u$600

      E com certeza ta dando pra passear e fazer umas comprinhas!
      Eu ja vim em Nova York umas 8 vezes, mas nunca passei mais que 10 dias, bem turistona mesmo!!

  35. Ana Paula - 01/10/09 - 21h49
    Amei o post.
    Deu até vontade de fazer o curso.
    Bjs
    Ana
    Responder
  36. Thaís - 01/10/09 - 21h53
    Nossa Thereza é muito difícil mesmo ficar se dividindo entre essas 2 paixões neh!!! Eu estou super animada pra pesquisar esses cursos agora! Quero todooooooooosss ahauhauhauha Faz tempo q vc se formou em Arquitetura? Você trabalhava onde no Rio, trabalhava com execução de obras (li na resposta anterior)? Eu sou do Paraná, trabalho mais com Interiores aqui, que sinceramente, dentro da arquitetura é a área que mais gosto.
    Responder
  37. GessicaB - 02/10/09 - 00h26
    AIII! Babei horrores *-*.
    Eu queria fazer arquitetura, mas to estudando Direito. Moda é maara, e quem sabe um dia acabe fazendo algo no ramo. *-*
    E o lado da NYU me interessou bastante, quem sabe não pare por lá.
    ooh, New York, New York! -q IUSAHSUIH
    Parabéns pelo post, super me inspirou.
    Responder
  38. Ana Carolina - 02/10/09 - 00h31
    nossa,adorei o post dessa vez
    to fazendo moda e pretendo muuuuito ir pra NY fazer minha pós.
    agora sobre os estagios ai,é como aqui no Brasil que ainda nao se pagam absolutamente na-da o maaaximo que eles ‘pagam’ é horas extra curriculares e tb uma puta experiencia,que vale muito!!!!
    Responder
  39. raq - 02/10/09 - 08h33
    thereza, vc é a fofa mais cool da blogolândia.
    Responder
  40. Renata - 02/10/09 - 08h56
    Muito bom o post!!
    Mas ainda fiquei curiosa sobre as acomodações… onde fica o apê de vcs? Você viram fotos antes? Correspondeu às expectativas? Qual a faixa de preço do aluguel? Tem o contato da corretora?
    Agradecida! :-)
    Responder
  41. Isabela - 02/10/09 - 11h00
    adorei!!! adorei o post, adoro a maneira que vc monta o blog, suas opiniões …
    sou arquiteta tambem e como vc adoro moda e penso muito em migrar para essa área, que na minha opinião moda e arquitetura estão caminhando juntas, já tinha entrado muitas vezes no dite da FIT mas nunca acreditei na possibilidade, por causa do trabalho , dos projetos e etc, mas com seu post vi q dá pra fazer esses cursos mais rapidos e adorei!!! conta mais dicas?? vc acha q podemos conseguir entrar em contato com a Fit daqui do Brasil e ja matricular nesses cursos??
    OBRIGADA, estou super animada agora!!!
    bjos
    Responder
  42. Thalita Peres - 02/10/09 - 11h09
    Thereza, que sonho! Assim que sobrar dinheiro, vou até a CI para dar uma olhadinha nos preços. Vou até salvar seu post nos meus favoritos.
    Beijos
    Responder
  43. DANIELA - 02/10/09 - 11h12
    Tereza, maravilha esta fase hein? O sonho de qualquer uma que gosta de moda. Estou morando na Bélgica, será que vc não consegue informação de algo semelhante por aqui? Por favor, por favor rsrsrsrsrs Beijos e boa sorte
    Responder
  44. Luísa Samuel - 02/10/09 - 12h13
    Thereza, isso é exatamente o que eu to querendo fazer! To me organizando pra ir pra NY em janeiro e, como eu quero ficar 6 meses, fui na STB e vou me matricular em um curso de inglês, na escola Embassy. Quero muuuito fazer um curso de moda também. Chegando aí é possível eu fazer um curso desses? Fico um pouco apreensiva, pois nunca morei nos EUA. Faço faculdade de Propaganda aqui em Porto Alegre, mas gostaria demais de fazer um curso de moda, ainda em NYC. Se puderes me dar mais algumas dicas ficaria muuuuita agradecida! Beijos, adoro o blog!
    Responder
    • Thereza - 02/10/09 - 20h36
      Luisa, por ser do sul vc deve estar acostumada com o frio, mas em janeiro aqui eh braaabo!
      E com certeza pra essa epoca terão esses cursos da Fit que nao duram mais de 2 ou 3 meses. E como vc tem tempo, pode pegar um certificado na área, fazendo mais de 2 ou 3 cursos.
      Manda um email pra Fit e pergunta quando começam as inscrições de fall
      O email que em me contactava com eles eh esse: PROF_STUDIES@fitnyc.edu
  45. Karine - 02/10/09 - 15h17
    Oi Thereza,
    sim eu to fazendo p/ pegar o certificado sim. Ja passei pela Sadia, ela foi a primeira a ter como professora e com a Nancy Aluscky tb, porem voltarei a ter outra materia com a Nancy. Ah! E o site continua uma vergonha… super confuso, nao entendo como pode ser assim. Q pena q ja esta quase voltando. Vamos tomar um cafe qq dia desses.
    xoxo
    Responder
  46. Geraldine - 02/10/09 - 15h27
    Olá!
    Adoro seu blog, e fiquei super interessada nesse seu post!
    Já morei 5 meses na Virginia, fiz aquele programa work experience, sabe? Nesse período fiquei enacantada com o país, e mais ainda com NY, qd passei 10 dias aí passeando!
    Vc sabe aonde consigo encontrar cursos ráipidos de 2 a 3 meses ligados a Business, Int. Business ou algo do gênero aí em NY? E que nao sejam absurdamente caros é claro!
    Ah, o q seria o craiglist q vc citou?
    Beijos e aproveite mto aí!!
    Responder
    • Thereza - 02/10/09 - 20h33
      Geraldine, a NYU eh o lugar ideal para curso de bussines, tem CENTENAS
      Dá uma olhada que com certeza tem um que se encaixa com o que vc quer
      craiglist.com eh um site de classificados que tem desde ap ate emprego! eh otimo!!!!!!
  47. Lalá - 02/10/09 - 17h44
    Thê, amei! só desanimei com o preço do studio! Bem salgadinho, né??? Tô super querendo fazer essa loucura…..
    Responder
    • Thereza - 02/10/09 - 20h32
      Lala! Olha, de todos qu eolhei, quando baixava de 2000 pra 1900 ja era um muquifo absurdo!!!
      Mas voce pode ficar num dorm que dizem que eh otimo!!
      Ou em Williamsnburg que eh o futuro!
  48. Isabelle - 02/10/09 - 18h15
    obrigada The, pode deixar que quando eu tiver outras dúvidas sobre a FIT e etc eu mando por e-mail. beeijos e sucesso!
    Responder
  49. […] A Thereza do Fashionismo tá passando temporada em NY, estudando no FIT. Ela fez post explicando como faz pra ir pra lá também, pra estudar e até pra conseguir trabalhar… com […]
    Responder
  50. Roberta - 03/10/09 - 00h05
    Tô torcendo pra vc fazer um curso em PARIS para termos um monte de posts aqui e no twitter =)
    Responder
  51. Gisely Chessed - 03/10/09 - 20h22
    Amei as dicas, vou pra NY em fevereiro, provavelmente 2 meses, estudar Visual Merchandising e se já estava empolgada, agora estou ligada no 220w hahaha, bj
    Responder
  52. Luiza Valente - 04/10/09 - 14h47
    Ameii as dias sobre NY. Esse ano fui em Julho e estou indo agora dia 13 de novo. Amo essa cidade e meu maior sonho eh morar ai. Sou estudante de arquitetura mas adorooo moda as vezes fico em duvida se estou no caminho certo fazendo arquitetura. Adorei seu post foi muito util para mim. Gostaria de saber se para fazer algum curso ou na FIT ou na NYU preciso estar formada ja?? beijao
    Responder
    • Thereza - 04/10/09 - 14h50
      Luiza, precisa nao!!! Basta ter noção de ingles pra entender a aula e nao gastar dinheiro a toaQ
  53. Helo - 04/10/09 - 21h14
    Oi, thereza!
    fiquei curiosa pra saber como é a faculdade aí, quero dizer, os cursos para quem não faz faculdade ainda. Tenho 16 anos e quero fazer moda,só que não consigo muita informação sobre fazer o curso fora… será que é muito caro fazer a faculdade em si aí?e fora a FIT e a NYU, que outras você já ouviu falar e me indicaria??
    Amei o post!! não passo um dia sem visitar o blog!
    bjooss
    Responder
  54. Gabriela - 04/10/09 - 22h08
    Oi,
    Adoraria saber sobre os cursos que a parsons oferece… você acha que eles valem a pena? Andei olhando nos sites da FIT e da Parsons por cursos de verão…
    Para quem gosta da área de criação qual é a sua sugestão de melhor experiência?
    Bjaoooo
    PS: Amei o post e acho seu blog super bacana!!!!
    Responder
  55. Lorrane - 05/10/09 - 00h06
    não tenho nem como te agradecer!
    tava super em dúvida do que fazer, quando ir, como, pra onde
    e você abriu minha cabeça
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    faço jornalismo e essa dica da NYU me salvou
    as duas áreas que tenho interesse: sports writing e fashion writing!
    acabo a faculdade em breve e embarco praí
    tem mais algum curso ligado a jornalismo que você conhece, Thê!?
    beijão
    Responder
  56. Flávia Aguiar - 05/10/09 - 09h09
    Oie Thereza!Obrigada pelo post!Informações valiosíssimas!Beijo.
    Responder
  57. Marcela - 05/10/09 - 11h50
    òtimo post. Lembrei de mim…. Morei por 2 anos nos EUA, em San Francisco. Fui por causa do namorado americano e para estudar. Sou advogada. Fazia extensio na UC Berkley em SF, is a corte acompanhar processos, etc. Sempre amei moda, e achei vários cursos no City College de lá. Começei só para suprir a minha adoração. De repente, frequentava os escritórios de grandes marcas americanas, grupo GAP, Bebe e Levi’s, que são de lá. O acesso é realmente incrível, eles são super receptivos, adorei ! Recoemndo a experiência a todas.
    Responder
  58. Yohana Paixão - 05/10/09 - 13h34
    AAAAAH! QUE T-U-D-O
    Responder
  59. anna - 08/11/09 - 10h01
    Oi Thereza,
    Parabéns pelo seu blog , é ótimo!
    Gostaria de saber como faço para fazer faculdade de moda na FIT. Qual é o custo? Posso ficar morando no campus ou tenho que alugar um ap?
    Thanks….
    Abs,
    Anna
    Responder
  60. ALINE RESENDE LOBO - 09/11/09 - 16h02
    Oi tereza,
    Quem me disse de vc foi marcela ,vcs tem uma amiga em comum no rio.
    Entao eu sou formada em direito e em moda sou de goiania mas moro em sao paulo acabei de terminar uma pos em criaçao e direçao de moda na faap
    trabalhei com aquela stylist chira gadaleta e meu ultimo trabalho foi gerente de moda em uma loja de sapato em moema.
    Amei as dicas q voce deu é isso mesmo q eu quero fazer estes cursos de extensao
    mas realmente o site da fit é maluco ,tendo vc ai é uma referencia, o que devo fazer essas inscriçoes loucas sao quando.
    Me da um help. já falo ingles e ate janeiro vou fazer um intencioso.
    Aguardo sua resposta anciosa
    beijos
    aline lobo
    Responder
  61. Cami - 11/11/09 - 08h38
    The!!!
    Incrível que deu tudo certo com você e fico muito feliz em saber que te ajudei!!! NY é incrível mesmo né! Morro de saudades daí e continuo tentando me acostumar com a vidinha brasileira! Apesar de todos os luxos que encontramos por aqui como poder andar de carro e ter uma bendita alma que faz a limpeza de casa, não dá para negar que a vida aí é muito especial!!!
    Estou tentando voltar com o ritmo do blog, passei por um período de ressaca forte de NYC, hahaha…
    Bom, garanto que você vai voltar diferente dessa experiência toda!!!
    Beijos!!!
    Cami
    Responder
  62. […] Quanto
    Responder
  63. nikita - 25/11/09 - 21h54
    hiii! vim parar aqui por acaso, mas foi uma lufada de ar fresco. sou portuguesa, tou mt insatisfeita com o meu curso q devo acabar no proximo ano a licenciatura. o que quero mesmo é fazer moda, e ficando assim a saber que há la cursos de 1 mês, no maximo passaria la dois, mas no site n consigo perceber o preço desse tipo de curso. nem percebi se ficas com algum certificado em como o fizeste. o meu inglês também não é dos melhores, mas acho que pouco a pouco lá deve melhorar muito. gostaria de saber como consguiste a vaga para a FIT, em que alturas nos devemos inscrever.. uma estimativa dos custos, da casa, comida, desses cursos, gostava de fashion styling e fashion events planning. pra esses seriam precisos uns dois meses n? desculpa tanta pergunta. fiquei muito interessada…era tudo o que precisava agora. obrigado, beijo!
    Responder
    • Thereza - 25/11/09 - 22h44
      Nikita, vamos lá!

      Os cursos que fiz duraram 6 semanas, tem outras mais curtos, outros mais longos, mas a média é essa!
      No meu caso que começou em setembro, a lsitagem saiu em julho e LOGO me inscrevi, as turmas tem em média 15 alunos e são estudantes do mundo inteiro, mas na maioria são de próprios americanos, então as vagas voam.
      Fiz tudo por email, passei meus dados e tudo, mas de início eles pedem via fax. meu contato foi feito via email, manda um pra eles prof_studies@fitnyc.edu
      se eles não responderem, insista, eles acabam respondendo e dando as datas certas.

      Os cursos estão na faixa de U$300 dolares e custuma ser 1 vez por semana, eles não dão nenhum certificado não, sõ quando você faz uma quantidade de curso estipulada, e dura um pouco mais de tempo. O curso de styling foi meu favorito, adorei mesmo!

      Quanto a casa e comida, depende muito, a qualidade de vida lã é um pouco alta, mas se voce gosta de pizza e hot dog, tá mais tranqulo! O ingles não precis aser dos melhores nao, tinham meninas na minha sala que não falavam direito e a professora super compreendia a dificuldade, ma sno final tem uma pequena apresentação a ser feita.
      manda email pra eles!!
      espero ter ajudado!!

  64. Mariana - 30/11/09 - 12h53
    Muito bacana seu post. Estou me formando em moda agora e estou procurando curso de inglês e moda em Londres e Nova York para começar ano que vem. E amei seu post.
    Muuuuito legal! Obrigada

    Beijos

    Responder
  65. Juliana - 21/01/10 - 20h21
    Menina, que experiência perfeita foi essa? Você não se sentiu uma Lauren Conrad da vida não? Simplismente o meu sonho é fazer TUDO e mais que você fez! haha Tá dee parabéns
    Responder
  66. Clipping! | Fashionismo - 22/01/10 - 14h30
    […] E falando de Nova York, ainda recebo muuuitos emails com dúvidas sobre o tema. Quem ainda não leu esse post aqui, leia porque acho que ele esclarece 70% das dúvidas! E pra completar, a Cami me convidou pra dar […]
    Responder
  67. Jessica Pimenta - 23/01/10 - 20h45
    Theresa, eu A-M-O seu blog! De verdade!
    Todo santo dia eu dô uma espiadinha nas novas postagens desde pouco tempo atrás, mas já não consigo largar o vício!

    Eu tenho 16 anos e acabei de ler esse post da FIT, e mais uma vez eu fiquei aqui sonhando…sou L-O-U-C-A pra ir pro EUA pra estudar teatro e trabalhar em Hollywood (o que pra muuitos é um sonho impossível, mas pra mim é mega possível pra quem realmente quer e corre atrás). Meus pais ODEIAM a idéia e não apóiam em nada pra que isso se realize, MAS EU NÃO DESISTO! Never!
    Mas não sei que caminho seguir: as agências de intercâmbio cobram muito caro e eu não tenho nenhum parente fora do país pra eu morar junto…
    Espero encontrar uma solução e espero que não seja tarde porque eu não tenho um plano B pra minha vida, já que eu sempre sonhei com essa profissão.

    Bjão pra você e aproveita muito a oportunidade que você tem!

    Responder
  68. […] nostalgia absurda! E como ainda recebo muitos emails pedindo dicas da cidade (e de como estudar na FIT!), fiz uma listinha com passeios aleatórios pra curtir o verão insuportável na […]
    Responder
  69. Haryan - 07/02/11 - 11h34
    thereza, adorei seu post! ele ja tem um bom tempo né, mas eu to planejando ir pra NY em janeiro 2012.. vc sabe se pra fazer a graduação continuada precisa de TOEFL? e se eu consigo isto de estudante se for fazer ela? ahhh, e essa graduação continuada, sera que vale pra conseguir estagio, tpo os que vc perder por não ta matriculada na universidade? brigadão..e muito sucesso aii com o blog! beijos
    Responder
  70. mayara - 18/02/11 - 11h11
    Tereza to querendo fazer o curso de ingles+ moda na Lim so que nao entendi mto bem como que eu faço para me matricular…
    Responder
    • Thereza - 18/02/11 - 12h48
      Mayara, eu fiz pela CI. Mas sei que em outras empresas de intercambio tb tem
  71. Ana Cristina Sampaio - 04/04/11 - 17h28
    Oi Thereza, adorei o post, super detalhado, vc já iluminou muita coisa do meu plano de viagem!! Deixa eu te perguntar, você chegou a fazer esse curso da LIM? Você acha que vale a pena? Estou pretendendo passar uns 5 meses em NYC qual é a sua indecação para mim? E sobre o seu apartamento? Qual era o esquema? Mil desculpas pelas perguntas! Beijos e obrigada desde já!
    Responder
  72. Paloma - 29/04/11 - 14h54
    Olá Thereza!

    Gostaria de saber como faço para ver o calendário de cursos de extensão na FIT para 2012. Não achei pelo site. Tem como eu me programar tanto tempo antes? Bjs

    Responder
  73. Camila Koch - 29/04/11 - 15h28
    Oi! Tudo bem?

    Estou interessada em fazer cursos de moda na FIT e na LIM,mas encontrei dificuldades para obter informações. Tenho como saber as datas de cursos para 2012? Vou ir em Janeiro para NY. A LIM eu conheci pelo seu post e não compreendi como funciona a escola. Seria cursos de moda + inglês durante à tarde? E teria a possibilidade de ficar na casa da escola durante esse curso de curta duração, ou serve somente para cursos de longa? Mandei e-mail para eles,porém,como preciso agilizar meu visto seria de grande utilizada saber essas informções o quanto antes.
    Obrigada pela atenção dispensada,aguardo seu retorno.

    Responder
  74. […] quis conhecer um pouco mais sobre esse mundo, e pesquisando aqui, pesquisando ali, descobri várias dicas no blog Fashionismo! Falei com ela por twitter também (@fashionismo), uma fofa, me esclareceu as últimas dúvidas, me […]
    Responder
  75. Gabriela - 16/05/11 - 18h59
    Adorei seu post ! estou pensando em fazer isso no final do ano e ficar uns 2, 3 meses no maximo. em meu periodo de ferias da faculdade. Nao gostei do site da fit, muito complexo, mas esta melhor que antes sim. Mais para frente voce poderia me dar uma ajuda, já que está morando ai?

    beijooo

    Responder
  76. Jéssica - 16/06/11 - 20h40
    Thereza sera que vc saberia me informar se o curso de Fashion Styling acontece também no inverno.
    Beijos
    Responder
    • Thereza - 17/06/11 - 00h27
      Acontece sempre sim, Jessica
      bjao
  77. […] Thereza do Fashionismo também reuniu muitas dicas legais sobre o assunto, tirei várias dúvidas por lá antes de […]
    Responder
  78. Jéssica - 29/06/11 - 13h17
    Tem algum corretor para indicar em NY?
    Responder
  79. Jéssica - 30/06/11 - 02h23
    Oii.. Conhece alguém que queira fazer os cursos da FIT no inverno? Ou ALGUÉM que esteja lendo meu POST e que queira estudar lá em meados de Dezembro/Janeiro, no inverno deles, entre em contato comigo PLEASE! Podemos dividir apartamento.
    Beijaoooo
    Responder
  80. […] Thereza do Fashionismo também reuniu muitas dicas legais sobre o assunto, tirei várias dúvidas por lá antes de […]
    Responder
  81. carolina - 06/07/11 - 22h01
    Ola voce tem algum email que eu possa entrar em contato com voce e conversar melhor sobre o curso na fit? obrigada
    Responder
  82. Maria Bevilacqua - 22/08/11 - 10h59
    Ola…eu estou pensando em ir para New Yorque ano q vem, estava meio perdida, sem saber se o que eu esperava, e o que eu procurava era possivel, o seu site me ajudou muito! O melhor site de todos! muito obrigada!
    Responder
  83. […] para quem quer saber como é o esquema no FIT, a Thereza Chammas  do Fashionismo falou como foi a experiência […]
    Responder
  84. […] que receber emails de meninas que foram pra lá estudar graças às dicas do blog (esse post aqui super […]
    Responder
  85. Hanna Campos - 08/09/11 - 02h29
    Oi Thereza :] conheci seu site faz pouco tempo então estou a dias viajando nele e quando finalmente cheguei a esse post percebi q não estou sozinha! Kkk, parece meio estranho mas eu tenho 15 anos e sonho desde os 10 em cursar moda em NY, inclusive o meu aniversário de 15 anos foi de NY *–*. Mas eu queria saber se esses cursos de inglês e moda menores de idade podem fazer também? Quero muuuuuito fazer um intercâmbio ou passar um tempo em NYC mas também não quero passar um mês avulsa em NEW YORK né. Assim, decidir estudar por umas semanas (ou meses) lá e estou tentando amadurecer o mais rápido possível essa ideia para poder aproveitar esses pacotes para menores de idade, já q ano q vem estou o ensino médio e vou a luta com essas provas doidas ( PSC, Enem e tal).
    Espero sua resposta, beijos. :D
    Responder
    • Thereza - 08/09/11 - 02h54
      Oi Hanna, tudo bem?
      Eu acho que nao tem nenhuma restrição quanto à idade, mas por NY ser uma cidade muito grande (e perigosa) geralmente essas escolas aconselham a ir estudar em escolas do interior, mais tranquilas e morar em casa de familia!
      Vai numa STB ou CI, que eles indicam o melhor pra vc!
      bjsss
  86. […] pelo assunto, vale a pena conferir duas bloggers que andaram estudando fora em super escolas: a  Thereza do Fashionismo e a Helô do Sanduíche de Algodão podem falar de suas experiências com conhecimento de […]
    Responder
  87. Estela - 14/09/11 - 22h03
    Querida,

    Seu post é super esclarecedor! Queria saber o que vc achou do inglês do Rennert estou buscando um curso de inglês em NY e estou super em dúvida sobre qual fazer…

    Obrigadíssima,

    Bjs

    Responder
  88. Ana Paula Faria - 15/09/11 - 13h43
    Olá Thereza, gostaria de saber onde encontro esta ficha/formulário de matrícula no site…é meio confuso mesmo! Se puder me indicar, agradeço! Faço Personal Stylist aqui em SP e quero muito dar um up com estes cursos da FIT, caçando informações caí aqui no seu blog. E o visto para 2 meses lá, como fica? É permitido?
    SE puder me responder uma curiosidade: onde vc morou lá? ap? hotel? … várias dúvidas, estou começando a me organizar para isso e buscando o máximo de dicas possíveis.
    Obrigada.
    Ana Paula Faria
    Responder
  89. Marianna - 19/09/11 - 15h11
    Olá!!!
    Nossa seu post foi um achado!!!
    Estou indo pra NY estudar inglês, em dezembro e vou ficar lá até fevereiro, porém como tenho formação em moda e atualmente estou fazendo faculdade de administração com enfase em marketing queria aproveitar e fazer algum curso ligada a business de moda ou marketing!!! Só que o site do FIT não dá pra entender e queria sair programada daqui, só que não vi nenhum email de contato e nem programação!!!você sabe como faço?
    aguardo respostas
    Marianna
    Responder
  90. intercambio - 13/12/11 - 02h15
    Olá, Thereza!
    Vim conhecer o blog!
    Muito bom!
    Cultural e com grande informativo, bem interessante!
    Com certeza voltarei mais vezes Beijo!!!
    Responder
  91. Fernanda Rossi - 02/02/12 - 21h08
    Thê, você preciou de visto de estudante? Beijos!
    Responder
  92. Isabella - 08/03/12 - 13h57
    Thereza gostaria de saber se aqueles estágios que eram oferecidos em revistas de moda, tinha que ser estudante de moda ou podia ser também jornalismo? Obrigada, beijos
    Responder
  93. soraia costa - 19/03/12 - 19h59
    Oi a vaguear aqui pela Internet encontrei o teu blog e desde já dou-te os meu parabéns o blog esta fantástico. Eu sou portuguesa e não acabei o meu curso de design de moda infelizmente( não conclui a escola obrigatória)Desde então tenho trabalhado numa loja de roupa muito conceituada aqui em portugal onde faço um pouco de tudo vitrínismo, merchandising mas principalmente Fashion Stylist. Gostava de voltar a estudar e construir uma carreira nesta área que tanto adoro, mas aqui em portugal é impossível.Não sei como fazer nem onde me dirigir para me orientarem.podes ajudar-me? Beijo e obrigado
    Responder
  94. Natália F. - 30/04/12 - 14h57
    Eu não consegui achar no site onde eles dizem a duração dos cursos, se alguém puder me ajudar… Obrigada (:
    Responder
  95. […] e apelei para o amigo google que me levou depois de algum tempo ao ótimo post da Thereza do Fashionismo, que me levou à área dos “Continuing courses” da […]
    Responder
  96. Thais - 12/07/12 - 23h13
    Olá Thereza,

    Em primeiro lugar queria dizer que AMEI seu Blog!! :)
    Estava pesquisando sobre alguns curso na FIT e acabei sem querer encontrando seu blog no google.
    Já havia obtido algumas informações no Blog da Cami a respeito. Eu morei 4 anos nos USA, faz 1 ano
    que retornei ao Brasil e no momento estou fazendo um curso no Senac de Tecnico em Estilismo e Cordenação
    em Moda. Me formo no começo do ano que vem e pretendo ir para NYC fazer um deses curso livres de educação
    continuada na FIT e gostaria de saber a respeito do registration, seria melhor já ir registrada? E quanto ao visto esses
    cursos dão algum visto ou poderia fazer como turista? Pelo o q li no site para obter o certificado é preciso fazer as 12 hs
    semanais que custaria em media de 3 mil a 5mil. No caso fazendo so alguns como você fez não recebe nenhum diploma?
    Também gostaria da saber se tem algum pre requisito?
    Thank you very much!!!! :)

    Responder
  97. Aline - 21/08/12 - 16h55
    Olá,

    gostaria de uma ajudinha sua!!

    Quero muito fazer o curso de consultoria de imagem.

    Qual o valor? Quanto você gastou em média?

    Responder
  98. Estudando na FIT | Blur-U - 17/09/12 - 14h57
    […] realmente não colabora! Super confuso, complicado e extremamente irritante. Então li esse post aqui no blog Fashionismo, que me ajudou bastante. De estação em estação eles oferecem um catálogo […]
    Responder
  99. Verônica - 01/11/12 - 16h50
    Olá, estava a procura de um curso de férias fora do país para estudar moda, soube que você fez, e queria saber como foi? se tem algum lugar que você indica?
    Responder
  100. Fernanda - 09/11/12 - 10h37
    Bom dia, Thereza. Gostaria de saber como entro em contato com você. Sou da produção de um programa na TV Brasil e gostaria de fazer uma matéria sobre o seu trabalho no blog. Aguardo retorno!!!! Att, Fernanda Ricciotti
    Responder
  101. Carol - 19/11/12 - 18h25
    Estou amando ler seus posts!!
    Sou arquiteta recém formada, e tenho mmmuita vontade em estudar no exterior!
    Tive pesquisando alguns cursos relacionado à design de interiores.. vc conhece algum pra me indicar??
    bjsss
    Responder
  102. Viviani - 13/01/13 - 11h32
    Olá Thereza, gostei muito do seu post!!
    Meu sonho é ser estilista e faser uma faculdade em Londres,mais não tenho muita noção de como eu posso começar. Será q vc poderia me dar algumas dicas?
    Desde já agrdeço!
    Beijoss
    Responder
  103. Viviani - 13/01/13 - 11h49
    Me confuncom meu e-mail mais o nova ja ta ai ficaria muito feliz se vc me mandasse um e-mail
    Responder
  104. Maria Eduarda - 20/03/13 - 21h46
    Ola Thereza, amei o seu post, muito bom!!
    Tenho algumas duvidas.. estou no terceiro ano e esse ano me formo e vou para faculdade, antes de comecar na faculdade gostaria de fazer um curso.. queria saber se precisa estar na faculdade? Outra duvida é o que voce estuda exatamente no curso de Stylist e Image Consultant que voce fez, eu vi no site que tem Fashion Business , queria saber se voce sabe desse curso e como é, e tambem nao entendi muito bem como faco para conseguir o certificado? se fizer 3 cursos por exemplo non-credit certificated eu consigo o certificado?
    Ultima pergunta é se voce sabe como fazer faculdade mesmo na FIT?
    Muito obrigada, estou aguardando.
    Maria Eduarda.
    Responder
    • Thereza - 20/03/13 - 22h08
      Oi Maria Eduarda, tudo bem?

      Bom, sobre suas perguntas!

      Nao precisa de faculdade nao, nem toefl, nem nada, mas é interessante vc ter um bom ingles pq la sao professores americanos falando para americanos, ou seja, a linguagem é rápida e eles nao diferenciam pelo fato de ter outras nacionalidades.

      Os dois cursos q fiz foram bem legais, mas foram pinceladas superficiais sobre o tema, o mais legal pra mim foi ouvir a experiencia das profs que ja trabalharam em vogue e nas principais marcas de moda, isso que achei o mais interessante, pois é um curso rápidos, mas com esse perfil q te falei.

      Qt ao de fashion business nao fiz entao nao sei bem, mas deve seguir esse mesmo perfil.

      quanto ao certificado se vc fizer por exemplo o fashion stylist I, II, III… vc ganha um certificado que é mais ‘formal’ e específico, mas como so fiz o básico nao sei bem, mas sei que vc pode fazer um e um ano depois voltar e fazer o outro ou até mesmo fazer online pela net, sei q a fit tem disso.

      qt a fac, tem q segui todo aquele esquema americano de application e td mais, é bem mais complexo
      bjs!

  105. Alvaro Werner - 08/05/13 - 22h38
    OI TEREZA..
    gostei muito de ter lido su post e queria mais ajudas de como me matricular e entrar em contato…,acabarei meu ensino medio fim deste ano,e ate meio de ano q vem estou indo pra NYC se DEUS quizer,mas to com dificuldade em me engressar em algum curso de moda laesta quase tudo programado a inha ida..so falta a escola a estudar…tentei olha na F.I.T. e nao acho nada pra inscrever ou oq q eh necessario para entrar…e estes cursos citados por vc..o concorridissimo de 1 mes…e mesmo q seja demorado nao importa..quero saber como entrar e me inscrever…entao vou e ate quem sabe… nos cruzamos pelas ruas de NYC(o q nao eh dificl)
    grato desde ja, A.Werner
    Responder
  106. Priscila - 23/05/13 - 20h51
    Oi Thereza, sei que faz tempo que escreveu esse post, mas to desesperada tentando entender esse site da FIT e ta dificil, vou viajar em agosto e gostaria de fazer alguns cursos la no segundo semestre, aquele guia em pdf ainda ta valendo, voce sabe me dizer?
    bjos
    Responder
  107. Isabel Paz - 18/07/13 - 11h17
    Olá Thereza. Primeiro… adorei suas dicas! Olha só… sou jornalista e procuro uma válcula de escape na área de moda, que eu adoro. Procuro então, a princípio, um curso parecido com o que vc fez de moda e inglês – na FIN, mas não estou encontrando no site. Sabe como faço para ter acesso a essas informações? Quais os meses devo ficar de olho para tentar uma inscrição?
    Bjs
    Responder
  108. Vivian - 31/07/13 - 17h26
    Olá Thereza,
    Você pode me passar mais informações sobre a LIM? qual o nome do curso, nao acho no site deles.
    Obrigada
    Responder
  109. Carolina - 11/08/13 - 00h58
    Olá Thereza, gostaria de cursar moda por fora do país qual faculdade você sugere ?? Estou completamente perdida com relação isso !! Bjos amo seu blog
    Responder
  110. Jéssica ventrilho - 23/08/13 - 15h39
    Ola Thereza você saberia me dizer quanto custa e quanto tempo dura mais ou menos esses cursos com certificados?

    Obrigada
    BeijO

    Responder
  111. Brenda Costa - 16/12/13 - 23h05
    Oi Thereza, sobre o curso de Fashion Stylist I, II e III, tem como fazer todos de uma vez? Um atras do outro? Ou os cursos são todos no mesmo período? Daqui a 1 ano eu estava pensando em fazer e não pretendo voltar de novo, queria fazer tudo em uma viagem só e ganhar certificado sabe?

    Ótimo post, beijos
    http://sonhandoacordada.com/

    Responder
  112. Cris Severo - 29/12/13 - 13h19
    Oi Thereza, adorei seu post me deixou ainda mais empolada para estudar fora do Brasil. Mas estou quebrando a cabeça pesquisando cursos, valores, cidades. E aproveitando a sua experiência gostaria de saber se ao estudar fora do Brasil eu tb poderia trabalhar, se precisa de algum visto especial para isso, e quanto tempo dura o visto? Bjus
    Responder
  113. Nicole - 23/03/14 - 23h01
    Thereza, tanto tempo depois esse post continua ajudando muuita gente!!! Minha duvida é, tu fez os dois cursos ao mesmo tempo? Pois como eles sao apenas uma vez por semana, seria interessante fazer mais de um pra preencher mais dias da semana com aulas… E quanto ao lugar que tu ficou, alugou um apartamento em algum site ou tinha algum contato por la?? Bjjs, teu blog é maravilhoso e muito útil, viu?
    Responder
    • Thereza - 24/03/14 - 01h11
      Oi Nicole, poisé até hj recebo emails sobre o tema hehe!!

      Eu fiz os dois cursos ao mesmo tempo sim, conforme vc falou é mais interessante pra preencher os dias!Eles tem duração de 6 semanas e tinham 3 horas de aula por dia!
      E eu aluguei um apt sim, com uma corretora brasileira mas, infelizmente, ela faleceu e eu n conheco mais ng :(((
      bjs!!

  114. Ana Clara Cordeiro Pena - 20/07/14 - 17h51
    Thereza, gostaria de saber como você encontrou o curso de moda + inglês na LIM. Tem no site? pois não encontro nenhum curso para o segundo semestre. Como você fez para se matricular?
    Responder
    • Thereza - 20/07/14 - 20h15
      Eu fiz pela agencia aqui no br e foi um pacote rennert+ lim, ingles+moda
      bjs
  115. Jane Roncada - 03/03/15 - 15h00
    Boa tarde, Thereza!

    Me chamo Jane, moro em São Paulo, gosto de viajar, conhecer e pesquisar tudo que se refere a moda, gastronomia, decoração, mas descobri há um tempo que minha verdadeira e, maior paixão , são os pets; amimais dosmetiscos.

    Tive uma empresa no ramo em microchipagem de animais de pequeno porte, importava os chips da Suíça , mas infelizmente em nosso país , a falta de apoio, por parte de nosso governo e falta de preparo culturalmente de nosso país em tecnologia etc ,é complicada, ainda mais quando a China toma conta com seus produtos baratos e com total liberdade de comércio.Enfim , to buscando novas ideias, vi seu blog e penso que você me deu uma nova injeção de ânimo a encontrar o que quero na área de PETS; Pet design course. poderíamos conversar a respeito? Fico no aguardo ! Grata Jane

    Responder
  116. catarina - 15/03/15 - 15h43
    Preciso de mais informacoes pois e o meu sonho
    Responder
  117. Ana Luiza Thomé - 26/03/16 - 03h01
    Nossa, o post me ajudou muito!! beijos!
    Responder
  118. Bella - 15/05/16 - 07h25
    Oi Thereza, cheguei no seu blog pesquisando sobre a FIT no Google. Minhas intenções são um pouco diferentes: quero cursar a faculdade na FIT, ensino superior mesmo, não curso de extensão ou curso de verão. Sabe passar alguma informação sobre? Como se matricular pra graduação, o que eles pedem na application, o que é preciso pra ser aceita…? Imagino que concedem o visto pra quem faz graduação, né? Eu já tenho o TOEFL.
    Responder
  119. Divelena - 27/06/16 - 16h52
    Quero fazer o curso corte
    Responder
  120. carol coelho - 29/09/16 - 11h54
    The, tudo bem? Sempre te acompanho aqui e sei que vc estudou no FIT, mas nunca tinha me despertado a vontade de ir para NY estudar… meu sonho era Paris. Agora estiou mudando de ideia e aí os links do seu post não estão funcionando, não abre página nenhuma… será q vc pode me ajudar? Não to conseguindo encontrar resultados eficientes nessa pesquisa sobre cursos, valores e etc no FIT.
    bJS
    Responder