COP27 E A MODA

O Egito recebe a COP27, evento da ONU pelo clima e a moda é assunto importante e urgente, afinal, especula-se que é a a 2a indústria mais poluente depois do setor de petróleo e gás. Quais foram as tendências quando o assunto é sustentabilidade fashion?

ESTIMA-SE QUE 2.150 PEÇAS DE ROUPA SEJAM JOGADAS FORA A CADA SEGUNDO NOS EUA. E A INDÚSTRIA DA MODA RESPONDE POR 1/5 DO PLÁSTICO PRODUZIDO GLOBALMENTE A CADA ANO.  COM ESSAS ESTATÍSTICAS EM MENTE, A MODA FOI UM DOS PRINCIPAIS SETORES DISCUTIDOS NA COP27.

Grandes grupos de moda, como H&M, Zara, Kering, já se comprometeram em comprar mais de meio milhão de tonelada de fibras alternativas e tecidos com baixo impacto ambiental. Outra ação afirmada é a melhor – e mais sustentável – escolha de papéis de embalagens.

Rota mais positiva (e menos longa) entre materiais da indústria têxtil; 

METAS PROPOSTAS NA COP27

Alianças mais compromissadas para descarbonizar a cadeia de moda; 

Soluções mais inovadoras de baixo carbono para ajudar a reduzir o impacto no clima e proteger as florestas;

Ações mais contundentes para promover a moda circular e de reciclagem; 

Ambientes de trabalho mais respeitosos, seguros e com salários dignos.

“Há um problema sistêmico em nossa economia que não incentiva a CIRCULARIDADE e a RECICLAGEM e isso precisa ser revisto imediatamente.”

LILY COLE, ATRIZ E ATIVISTA DO CLIMA

Agora como conseguir honrar essas propostas ambiciosas e de fato transformadoras? A organização pediu investimentos mais acelerados, metas mais abrangentes (ainda que realistas) e alianças mais ambiciosas em toda a cadeia de valor.