Pense  •  15 maio 2018

Você compra em brechó?

Quando eu falo brechó, o que te passa pela cabeça? Eu consigo vislumbrar 2 extremos, de um lado peças vintages e com um quê sofisticado de outrora (falar outrora é tão de outrora rs adoro), achados Dior e Chanel de décadas passadas, mas por outro lado, muita gente associa brechó com quinquilharia, coisa velha e mofo. Enfim, são 2 universos de um nicho cada vez mais poderosíssimo.

Mês passado li uma matéria muito interessante no Fashionista, logo compartilho com vocês. O ThredUP, que é o maior brechó online do mundo, estima que até 2022, o universo de revenda de peças (que vai muito além de um brechó na prática) vai faturar certa de U$49bilhões, superando até mesmo o faturamento de gigantes da moda, leia-se fast fashions. Enquanto os formatos tradicionais de venda tem crescido em média 2% ao ano (isso é até muito, já que as gigantes cada vez mais enfrentam prejuízos), empresas de venda de peças usadas crescem até 49% no ano, babado!

Os responsáveis por esse novo panorama da moda? Os millennials, sempre eles, salve salve! No assunto consumo, dada a enorme demanda, eles são muito impulsivos na hora da compra, porém usam em média 5 vezes uma peça de fast fashion, com isso, o mercado dos “semi novos” aumenta. Mas por outro lado, são mais conscientes e propensos a comprar de marcas com preocupação ambiental e também começar a vender suas próprias peças usadas. O que no passado poderia ser uma ~vergonha pros jovens, hoje é uma forma de negócio e ainda com um quê consciente.

Agora se você acha que esse universo de resale é feito só com os tradicionais brechós, super se engana. Hoje em dia cada vez mais surgem marcas apostando no viés da consignação,  nichos específicos (lembra da moda do aluguel de bolsas?) e até aluguel de roupas usadas. O que num passado digital recente era exceção, até 2022 parece que se tornará cada vez mais regra.

Lembro que quando morei fora, adorava desbravar brechós, eles eram comuns e daquele achado vintage chic no West Village até um 2 dígitos baratex em Williamsburgh, parece que na gringa isso é mais comum e aceitável que no Brasil. Espero que nos próximos anos possamos nos acostumar mais com esse novo universo e que tenhamos cada vez mais opções que mesclam fashionismo e sustentabilidade.

E qual é a relação de vocês com a revenda de looks?!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

48 comentários em "Você compra em brechó?"
  1. Yandra Pascoal
    15 maio 2018 // 11h47

    Amo Brechó. Adoro passear pelas peças, pensar em novas combinações, saber que elas chegam até nós com história. Se moda é arte, eu considero bons brechós como verdadeiros curadores. As peças mais raras e bonitas do meu enxuto guarda-roupa vieram de brechó.

  2. Barbara Alves Silva
    15 maio 2018 // 11h48

    Eu fico meio frustrada em brechó, pq ainda estou acostumada em achar roupa no meu tamanhozinho e tal. É bem decepcionante amar uma peça, ela não servir e voce seguir a vida sem ela hahahaha.
    Mas pra achadinhos, eu amo brecho, ainda mais se for roupa de trabalho, bem social, que eu não gosto de gastar, mas gosto de usar roupas mais caras – tipo le lis e outas fora das minhas possibilidades.
    Em SP tem um mara na Vila Madalena que eu vou focada a sair com roupas de tia rica empreendedora.

    • Vitoria
      15 maio 2018 // 13h22

      Conta o nome desse brechó para as paulistaaaas

  3. SILVIA ELAINE DA SILVA
    15 maio 2018 // 11h56

    Até acho interessante, mas geralmente vejo o povo perder a mão nos valores cobrados

    • Maria
      15 maio 2018 // 16h50

      Eu sou viciada em brechós,mas prefiro os da periferia, geralmente o pessoal não gosta de qualidade eles preferem roupas de modinha, já comprei calça da Lélis Blanc por um real vestido de Maria filó por dois reais e assim vai

    • Stefania Madureira
      16 maio 2018 // 19h33

      Venham conhecer o Brechó da Rê , na zona sul de São Paulo.

  4. Heloisa
    15 maio 2018 // 12h07

    Amo brecho e acho que faltam bons brechos no BR, ou são os de luxo que vendem tudo a preço de novo ou são os fundo de quintal l. Particularmente tenho alguns achados desse tipo de loja, nada de marca mas peças com materiais de alta qualidade que paguei 2, 5 reais nelas

  5. Layla
    15 maio 2018 // 12h14

    Eu acho que falta aqui uma pegada mais moderna pro formato engrenar. Morei uns tempos no Uruguai e vi isso muito forte lá, até trabalhei em um brechó no setor de comunicação, pra você ver como a coisa é bem mais evoluída. Pelo menos aqui no meu país ES, os brechós ainda seguem essa linha das coisas amontoadas, super barato porém feio na mesma proporção. E também não sei, acho que rola um preconceitozinho, pra mim precisa de uma mudança de pensamento geral pra fazer a roda girar. É muito fácil achar uma peça Chanel no brechó e sair comemorando, mas quero ver isso acontecendo com uma peça legal de fast fashion, por exemplo. Nesse brechó que trabalhei, era movido a consignação (com uma escolha bem criteriosa) e vendia muito online, tinha muita peça da Forever21, Zara e tudo super bem aceito. Se eu encontrasse algo com essa pegada por aqui super seria cliente.

  6. Naira
    15 maio 2018 // 12h38

    Sinceramente penso que brechós no RJ são de uma cultura mais elitista. É muito difícil encontrar brechós que não sejam na Zona Sul, por exemplo. Quando na verdade essa cultura deveria beneficiar a galera que realmente precisa pagar mais barato nesses bens de consumo…

  7. Maiara
    15 maio 2018 // 12h54

    Eu amo brechó, aqui em Brasília temos boas opções e minhas últimas compras foram todas de brechó. Roupas baratas e de qualidade. O brechó que frequento tem o maior cuidado com a higiene e limpeza! Óbvio que nem todas as vezes que vou acho coisas bacanas mas quando acho valem muito a pena!

    • Gabrielle
      16 maio 2018 // 09h16

      Maiaraa, você que é de Brasília, que brechó é esse que frequenta? ♡

    • Maiara
      24 maio 2018 // 10h10

      Peça Rara! Tem na Asa Norte, Asa Sul e Águas Claras! É mara!

  8. Tata
    15 maio 2018 // 13h22

    Eu nunca comprei em brechó. Aqui em Porto Alegre não é muito comum. Só conheço um, mas vende bolsas Chanel e coisas do tipo, valores muito altos.
    Já fui em alguns para vender minhas roupas, mas o valores oferecidos eram ridículos.
    Prefiro vender online em sites como OLX e tenho feito muito isso.

  9. Celma Reis
    15 maio 2018 // 13h30

    No Brasil as pessoas só gostam de coisas novas. Eu usei muitas roupas usadas de uma prima, eu e minha irmã ficávamos ansiosas para ganha-las e felizes ao usa-las. Mas outra prima ,quando começou a comprar roupas novas falou: graças a Deus parei de usar roupas velhas. E as roupas eram lindas e da moda e não eram velhas. Onde tem brechos bons em Belo Horizonte? Alguém me fala?

  10. Elis Chiachia
    15 maio 2018 // 13h35

    Eu super compraria de brechós, mas por aqui só tem esses do mofo rs
    Não vejo problema nenhum em roupa usada, pelo contrário, da pra sempre ter roupa “nova” no armário!

    • Isabel C. Nicolau Correia
      15 maio 2018 // 14h56

      Parabéns vc não é preconceituosa, tem muitos ainda em relação a Brecho uma bobeira enorne né?

  11. Clara
    15 maio 2018 // 13h45

    Eu passei de uma pessoa que gostava de brechó, pra comprar umas peças com carinha mais antiga, pra alguém que tem 90% do guarda roupa vindo deles. Hoje acho todo tipo de peça em brechós e lojas tipo enjoei, principalmente pelo que vc falou, as pessoas enjoam fácil e eu acho peças usadas de coleções de poucos meses atrás pra vender. Uma dica é que os melhores brechós, aqui e na gringa, são os vinculados a algum tipo de projeto social e que as peças são todas de doação. Compro direto do brechó da Santa Casa, onde as peças mais caras (sobretudos e vestidos de festa) são 10 reais (brusinhas são 2, e não 2 digítos, mas 2 reais hahaha), no bazar Cantinho Fraterno (todas as peças são 2 reais).
    E o mais engraçado é que quanto mais eu passei a comprar em brechó, mais a qualidade so meu guarda roupa melhorou. Pq dá pra comprar coisas muito boas pagando muito menos do que eu pagaria em fast fashion.

  12. DORACI BERNADETE PEREIRA
    15 maio 2018 // 14h04

    Amo brechó…estou abrindo um gostaria de receber dicas de onde posso adiquirir peças vintage…entre outra. Meu BRECHÓ BOUTIQUE. Preciso de muitas dicas. Abçs.

  13. Beatriz Paiva
    15 maio 2018 // 14h19

    Amei, estou com planos de abrir um brecho, como faço para adquirir peças de roupas

  14. Jéssica Semedo
    15 maio 2018 // 14h25

    Queria um guia dos bons brechós no Rio. Acho tão legal a experiência de fazer achados e trazer looks antigos pro dia a dia.

  15. Taniq
    15 maio 2018 // 14h26

    Tenho um brechó vendo bem mas trabalho bastante lavo minhas peças garimpo bastante o um bom negocia

  16. Isabel C. Nicolau Correia
    15 maio 2018 // 14h55

    Comecei há 7 meses vendender roupas usadas. E graças a Deus já é um sucesso. Logo pretendo ter a oportunidade de ir para a rua. Amei a matéria.

  17. 15 maio 2018 // 14h57

    Amo Brechó. Tanto que já trabalho no ramo a quase 4 anos. Primeiro meu brechó se chamava D.Cigarra mas agora chamá-se santa tag uma loja que não é só um brechó mas uma loja de consumo consciente.

  18. Julia
    15 maio 2018 // 16h09

    Oi Thereza, tudo bem?

    Eu trabalho numa ONG que chama Aldeias Infantis SOS, que atua cuidando de crianças que foram separadas de suas famílias, ao mesmo tempo em que fortalece essas famílias para não perderem o cuidado de seus filhos por razões de pobreza, violência ou deficiência. No Rio, trabalhamos com a comunidade do Morro do Banco.

    Nós temos muuuuitas peças legais para brechós garimparem e queríamos até fazer um bazar, mas fica bem difícil com falta de verba e tudo o mais, além do que, nem sempre é possível dá-las aos atendidos, que são 120 crianças, 40 mães e 40 jovens. Desta forma, pensamos em vende-los num “esquema brechó”, se é que podemos dizer assim.

    Fica uma sugestão de post: bazares e brechós legais pra expor/vender peças usadas :)

    Bjs,

    Julia

  19. Cleia
    15 maio 2018 // 17h55

    Eu acho que está mais quê na hora, das pessoas no Brasil, aderirem aos brechós, na verdade eles são um luxo! Eu moro na Suiça e aqui tem centenas, e vemos pessoas de todos os níveis sociais como clientes! Os Europeus não teem este tabú, de achar que é brega ou vergonha, conheço vários Países aqui na Europa, e todos aderem ao stilo super na boa!! Mente aberta e zero de preconceitos!! Isso sim é viver bem!!!

  20. Sônia
    15 maio 2018 // 18h25

    Adoro brechós gostaria de abrir um na minha casa alguém poderia me ajudar me cedendo roupas doadas ou em consignação pois tô precisando ganhar dinheiro não tenho como investir de eu recebesse doações agradeceria

  21. Gabriela Lopes
    15 maio 2018 // 19h41

    Não frequento brechós porque não me sinto bem usando um sapato ou uma roupa já usada por outra pessoa…mesmo que seja um lindo Louboutin (é frescura mesmo, mas tô tentando superar rsrs).
    Todavia, vendo sempre minhas coisas para brechós e confesso que me dá um retorninho considerável.
    Mas hoje, pela primeira vez na vida, fiz uma compra em brechó: uma bolsa Gucci que eu namorava desde o ano passado, mas tinha dó de comprar na loja (acabei que comprei duas Pradas pelo preço dessa Gucci). Só que há cerca de 1 mês vi vendendo num brechó, novinha, e por menos da metade do preço da loja (na verdade negociei tanto que consegui reduzir em R$1.200 o preço dela rsrs).
    Então, aos poucos, estou vencendo meu preconceito em comprar em brechós.

  22. Marcio da cruz
    15 maio 2018 // 20h52

    bom bom

  23. Elisabeth Ferreira Guimarães
    15 maio 2018 // 22h38

    Amooooum brecho sustentabilidade acho que o Brasil ainda nao caiu a ficha

  24. Roseneia Ferreira Diniz
    16 maio 2018 // 05h39

    Bom dia!
    Amo brechós! Sempre encontro peças interessantes acessórios e outros. As pessoas deveriam deixar de pensar q brechó e só coisa velhas mofada. Brechó e td de bom e luxo.
    Abracos

  25. 16 maio 2018 // 07h04

    Sou mega consumidora de brechós , conheço e frequento vários …no meu bairro Cambuci…cada dia se abre mas brechós….sustentabilidade….economia…..ecológico….I Love Brechó

  26. ANGELICA
    16 maio 2018 // 08h15

    Eu adoro brechó. Pela sustentabilidade e originalidade. Mas na minha situação só tem um brechó de vergonha, os outros são todo empoeirados rsrs. Gosto tambem de vender pelas no brechó. Porém ultimamente tenho praticado muito o guarda roupa mais prático, mais simples, preto, cinza, bege, branco, atemporal, de forma que tenho consumido bem menos roupas e elas tem durado várias temporadas comigo.

  27. 16 maio 2018 // 09h29

    Adoro brecho’. Meu poder financeiro não me permite que eu compre em brecho caro. Mas o que eu posso. Compro e fico muito feliz. Muito legal.

  28. Ana Luiza
    16 maio 2018 // 10h45

    Eu amo brechó! Principalmente aqueles brechós de igreja, com peças super mega baratas e que você ainda consegue arrematar coisas muito boas. Hoje em dia tem grupos de “brechó” no facebook, eu participo de pelo menos uns 5 hahahah acho muito legal porque até eu mesma já vendi nesses grupos ou troquei peças que não usava por outras que eu com certeza usaria mais.

  29. 16 maio 2018 // 11h11

    Bem legal amei só compro nos brechó só que não tem muita divulgação gostaria que tivesse mais divulgação

  30. 16 maio 2018 // 12h32

    Adoroooo

  31. Lari
    16 maio 2018 // 13h19

    Vcs conhecem algum brechó com roupa barata em São Paulo?já fui em alguns em Pinheiros porém só roupas feias e caras .

  32. 16 maio 2018 // 13h28

    Tenho um Brechó que se chama Divina Brechó mas devido a minha sócia me passar a perna estou vendendo tudo com muita tristeza!

  33. Vitória Gonçalves
    16 maio 2018 // 15h43

    eu sou péssima com isso, apesar de não ter nenhum problema com revender minhas roupas ou comprar outras usadas. sou basicamente preguiçosa ainda. mas acho MUITO legal, ainda quero fazer um tour brechós e colocar roupas que não uso mas estão boas ainda para vender

  34. Beatriz Lima
    16 maio 2018 // 16h47

    Não consigo comprar em brechó pq acredito muito que a roupa tem energia. Ai sei lá qual era a energia de quem usou né …

  35. Luanne
    16 maio 2018 // 23h01

    Nunca fui em um, mas tenho curiosidade. Aqui na minha cidade estão surgindo vários brechós agora, tô achando legal essa novidade, inclusive existe grupos no WhatsApp para venda de roupas e sapatos usados. A cidade é grande, mas também pequena então fica fácil esse tipo de venda. Eu tenho muita roupa usada que ganhei das colegas de serviço da minha mãe ou primas que uso há anos e ngm nunca nem desconfiou que eram usadas e uso para trabalhar

  36. Mariana
    17 maio 2018 // 13h07

    Vendo e compro direeeto. Tem uns maravilhosos em Brasília, inclusive de luxo. Acho que vale muito a pena, ajuda a manter um guarda-roupa conciso e funcional, além de incentivar uma moda mais sustentável.

  37. Larissa Michels
    17 maio 2018 // 16h06

    eu ate gosto de brecho mas as vezes parecem pecas velhas mesmo pelo menos aqui na minha cidade.. mas é bem interessante esse novo conceito de brecho, acho que vale a pena ficar de olho! vou dar mais atencao haha

    muito legal o post! beijos!

  38. 01 jun 2018 // 16h21

    Eu compro muito em brecho, as vezes tenho sorte de encontrar peças boas, de marca por um preço maravilhoso.

    http://www.styledadani.com

  39. Simone Batista de Oliveira
    01 jun 2018 // 16h49

    Me identifico bastante, pois aqui na cidade onde moro, no interior de Minas(Pirapetinga), temos até grupos no facebook para revenda de peças! Compro sempre no enjoei, que é um site bastante confiável e tem de tudo… Mas já ouvi de amigas a frase “ah que estranho, se não quer então doa para alguém.” Algumas vezes doamos, noutras vendemos e ainda podemos trocar também! O importante é ambas as partes ficarem satisfeitas. Sou adepta e inclusive digito aqui usando uma parka mara verde militar que comprei por um preço excelente no enjoei. Beijos!

  40. Stefani Rubia
    03 jun 2018 // 21h01

    Aiiii queria muito ser adepata de brechós, mas parece tão trabalhoso encontrar algo bom e aqui na minha cidade é difícil encontrar rbm

  41. Gabrielle Maués
    16 jul 2018 // 19h57

    Acho a ideia sensacional, mas nunca comprei. No meu país não tem nenhum e em viagens confesso que passo batido…

  42. Eliana Nhoatto
    24 jan 2022 // 11h22

    bom dia nunca comprei quero comprar