AS MAIS
LIDAS!

Cannes, salto alto é opcional

15/05/2018  •  Por Thereza  •  Moda

Estamos no meio da luxuosa temporada de Cannes, um dos principais festivais de cinema do mundo. Estatuetas, luxo, glamour, ostentação. O tapete vermelho recebe os nomes mais famosos e poderosos do universo e, ao mesmo tempo que filmes são premiados, vemos os vestidos mais deslumbrantes feitos pelos mais nobres estilistas em atividade.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas… reza a lenda algo muito retrógrado, pra não dizer machista: a organização proíbe que as mulheres atravessem o red carpet usando rasteirinha e sapatos flat em geral. A regra não é escrita, mas é um dresscode velado do festival e que faz parte da tradição de décadas. O evento está em sua 72ª edição e já estava mais do que na hora das mulheres mudarem essa ultrapassada formalidade.

salto alto cannes

Há 2 anos, alguns fatos chamaram a atenção da mídia  acerca do tema. Várias produtoras foram barradas por usarem salto baixo, uma delas, inclusive, tinha um dos pés amputados. Logo após o incidente, Julia Roberts, em sinal de protesto, atravessou o tapete descalça. Daí, imediatamente os organizadores do evento vieram a público se desculpar e contemporizar a situação.

Dizem que de 2017 pra cá, o tal dresscode ficou mais flexível, produtoras e nomes que chamam “menos atenção” dos fotógrafos já conseguem entrar com sapatos mais baixos e fica tudo bem. Mas um fato que aconteceu ontem em Cannes reacendeu o debate, não só do dresscode, mas especialmente dos limites dos saltos vertiginosos, tudo pelo fashionismo?

kristen stewart cannes

kristen stewart cannes

Kristen Stewart tirou seu Louboutin dos pés no meio do tapete e subiu as escadas rumo à sessão de cinema. Isso não é lá muito novidade em se tratando da atriz que, por muitas vezes, já tirou os sapatos durante premiações, isso quando não foi de tênis mesmo e pronto, Kristen é muito autêntica. Nessa ocasião, não foi dito oficialmente se essa atitude dela tenha sido alguma forma de protesto. Kristen Stewart simplesmente não se sente confortável de salto alto e tá tudo bem.

Obviamente que tirar o sapato no meio de milhares de fotógrafo, no evento mais badalado do mundo, já é um manifesto por si só. Se isso é algo forçado por seu PR apenas pra causar e gerar pautas e fotos, jamais saberemos, mas o fato é: é preciso rever toda essa obrigação de sair com salto 12 por aí.

Ano passado mesmo, postei sobre a minha condição ortopédica rs e de quanto estou cada vez menos usando saltos altíssimos, não só pelo conforto, mas por questão de saúde mesmo. Por outro lado, nem a rasteirinha é a solução pra mim, mas sim saltos baixos, 5cm, kitten heels, salto bloco. A ideia é tentar desconstruir a política do 12 cm ou nada.

Para Cannes, uma boa sugestão de como é possível ter uma rasteirinha ou sapatilha e ainda harmonizar bem com um belo longo. Pra gente da vida real, a montagem acima inspira e mostra que não é apenas possível, mas sinal de conforto, personalidade e estilo.

No caso específico da Kristen Stewart, talvez ela até goste de salto, ache bonito, mas não se sinta confortável na hora h. Quem nunca viu um salto lindíssimo, comprou, usou e não se habituou? Mas tão bonito de rosto.

Já no quesito técnico de styling e sua relação de amor x ódio com Louboutin (que sabemos que não é o sapato mais confortável do mundo), não temos conhecimento se existe um contrato (isso é super comum) que a faz usar a marca assim de forma extenuante, já que ela segue com seus scarpins indefectíveis da sola vermelha. Lembrando que a atriz é embaixadora oficial da Chanel e taí sapato confortável e com vários tipos de salto.

Não sabemos o motivo pela qual ela não diminui a altura dos saltos, mesmo aparentemente se sentindo desconfortável com a maioria deles, ainda mais Kristen sendo tão “free spirit” e nada “fashion victim”. Jornalisticamente falando, tenho curiosidade, mas isso é o de menos, no mais, que gestos oficiais como o da Julia e involuntários como o da Kristen, ajudem a tirar o estigma da obrigação de usar salto alto o tempo todo.

Seja no tapete de Cannes ou na pedra portuguesa perto da sua casa, salto alto é lindo, mas é opcional.

 




Para Usar Ja 728x90

AMARO Beachwear

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

19 Comentários
  1. SILVIA ELAINE DA SILVA - 15/05/18 - 14h56

    Sempre direta e no ponto!

    Responder
  2. thaila carolina - 15/05/18 - 15h09

    Demais! :clap: :clap: :clap:

    Responder
  3. Ana Luiza - 15/05/18 - 15h37

    Arrasou na matéria, Thê! Eu confesso que sou a louca dos saltos, gosto muito, quanto mais algo melhor, mas sempre procuro estar confortável com aquele que eu to usando porque pra mim não funciona muito usar algo que grite desconforto pra ficar com um look legal.

    Responder
    • Ana Luiza - 15/05/18 - 15h38

      *mais alto

  4. Elis Chiachia - 15/05/18 - 15h39

    Free pezinhos!!
    Amei as fitos da montagem, da muito pra ir sem salto em festa!

    Responder
  5. Ana Porto - 15/05/18 - 15h44

    QUE HINO DE POST! Eu acho que ela tirou os sapatos por conta da chuva, mas independentemente do motivo amei a atitude! RAINHA

    Responder
  6. Angélica - 15/05/18 - 15h48

    isso mesmo, nos deixem usar o sapato que queremos, e tb sempre lembrar dos saltos esquecidos, como os blocks e baixinhos!

    Super post ❤️

    Responder
  7. Natalia Nunes Andrade - 15/05/18 - 15h58

    Amei as fotos de inspiração.
    Eu até gosto de salto, mas não sou de usar e quando uso, não consigo ficar muito tempo com eles.
    É tão arcaico a mulher ser obrigada a usar um certo sapato.

    Amei o post. Direta ao ponto, como sempre! <3

    Responder
  8. Junior Santos - 15/05/18 - 16h01

    amém fashionismo!

    Responder
  9. Yasnaya - 15/05/18 - 16h36

    Eu tenho apenas um salto alto e é anabela. De resto só rasteiras e tênis.
    Não dá, acho lindo, mas não consigo, 5 minutos depois e estou quebrada, nem consigo caminhar mais rs

    Responder
  10. marina - 15/05/18 - 18h16

    Marion Cotillard usou botas acetinadas, com pérolas, porém flat para um evento também… talvez seja a pauta entr as atrizes no festival, combater essa tal regra

    Responder
  11. Gabriela Lopes - 15/05/18 - 19h32

    Eu amo salto e uso muito, mas sou totalmente a favor de que cada um use o que bem entender…mesmo se for um tênis All Star em pleno red carpet.

    Responder
  12. Thalyta - 15/05/18 - 22h02

    AMEI O POST ❤ Mas The, eu vi uma entrevista dela em uma tv francesa dizendo que tirou os sapatos por que nessa exata hora que ela estava no red carpet a chuva aumentou (já estava chovendo) e aí ela tirou os sapatos por medo de escorregar! Tem um video que você pode até ver ela dando uma corridinha quando chega na escada

    Responder
  13. Cinthia - 16/05/18 - 12h52

    AMEI o post! Esses dias eu tinha um mega casamento e era madrinha. Comprei o vestido longo da minha vida, e quando fui fazer a barra.. cortei para sapatilha!
    As vendedoras choraram sangue quando falei como ia usar, e as costureiras da loja levaram 2 provas para finalmente cortar, porque achavam que eu ia mudar de idéia.
    Foi a melhor decisão que tomei! Fiquei TÃO livre a festa inteira, foi maravilhoso!
    Massss, o vestido tinha a saia mais rodada e não aparecia o sapato. Não fui tão ousada assim, de deixar aparecer um sapatão flat.
    Quem sabe no futuro, quem odeia salto e gosto de seguir um dress code, não fique mais livre para escolher algo que não salto!

    Responder
  14. Ju Freitas - 16/05/18 - 14h24

    Ótimo post!
    Eu acho lindo salto, mas mto desconfortável!
    Tenho usado os bloco para o dia a dia!
    Trabalho com casamento e acho o máximo quando as noivas casam de tênis / flat, respeitando seu estilo!

    Responder
  15. Vitória Gonçalves - 16/05/18 - 16h05

    depois saíram infos de que o que ela fez foi um protesto mesmo, mas de qualquer forma, acho essa obrigação do dress code extremamente chata. que bom que mulheres estão percebendo como isso é péssimo e fazendo coisas, mesmo pequenas, que chamam a atenção pro problema

    Responder
  16. Beatriz Lima - 16/05/18 - 16h44

    A obrigatoriedade do uso do salto é machista e antiquada. Como você mostrou nesse post da pra ser bem elegante com uma rasteirinha. Eu uso salto pq eu amo, mas não me sinto nem um pouco refém já que como bela carioca que sou uso muito a velha havaianas.

    Responder
  17. Uynna Carla - 16/05/18 - 20h18

    Que tanto de inspirações bonitas!
    Anos atrás, quebrei a patela e não pude usar salto durante um tempo. E tinha de ir numa formatura que exigia um dresscode. Aí arrumei um vestido longo, mas não arrumei nada flat que combinasse. Mas fui assim mesmo com o que tinha em casa mesmo kk

    Responder
  18. Larissa Michels - 17/05/18 - 15h47

    como sempre, otimo post The! passando as infos e sua opiniao de forma bem franca e seria!
    concordo em tudo! haha e as fotos de looks com sapato baixo estao lindas, otima inspiracao!

    beijos!

    Responder