AS MAIS
LIDAS!

4 coisas que aprendi sobre proteção solar

16/04/2018  •  Por Thereza  •  Beleza, Publicidade

O verão acabou e, para muitas pessoas, aquela sensação de diminuir a mão no protetor solar aumenta. Confesso que no passado era uma dessas, mas hoje, com o advento da idade rsrs, ando me preocupando muito mais com essa questão, é um vício saudável que quando saio de casa sem protetor, parece que está faltando alguma coisa, sabe?!

Vocês já perceberam que cuidados com a pele tem sido meus posts favoritos e quando o assunto é proteção solar, meu lado hipocondríaco apita e é muito difícil sair de casa sem. Já contei nesse post aqui que o Anthelios Airlicium (tem dele aqui na Drogaria São Paulo!) foi meu primeiro protetor solar e, assim como sutiã rsrs, a gente nunca esquece. Foi através dele que consegui incorporar o processo à minha rotina sem sentir a pele sufocada ou pegajosa e também é o único que o Rodrigo aceita que eu passe nele (aliás, convencer maridos e namorados a usarem protetor, merece um post exclusivo).

E depois que minha dermatologista me orientou a passar protetor até pra escrever esse post aqui, minha relação com o produto mudou 100%, com isso, fiz uma seleção de 4 coisas que aprendi sobre a importante arte de passar protetor solar!

proteção-solar

PROTETOR SOLAR EM CASA

Não tem muito tempo que eu descobri a importância de passar protetor solar em casa. Inocentemente (ou bem ignorante mesmo), achava que só deveria me precaver na rua, mas que nada, minha dermato me contou da importância de se proteger ao ficar no computador e até celular, pois ficamos diretamente expostos à luz azul contínua emitida por essas telas. Sabia que cada 4 horas que passamos diante de uma tela capaz de irradiar essa luz, seria o equivalente a 20 minutos de exposição ao Sol?! Pois é!

Confesso, muito cá entre nós, que esse é um hábito que ainda estou tentando incluir na minha rotina (especialmente na parte do retoque), mas quem passa muito tempo diante do computador/celular, precisa se precaver.

A ORDEM DAS CAMADAS ALTERA O PRODUTO

Protetor solar já é um hábito pra você, maaas, a forma que você passa pode estar errada. Nunca e em hipótese alguma passe o seu protetor solar pela manhã antes dos seus cremes de rotina. Talvez você até saiba que isso não é correto, mas sabe o motivo?

Simples, se o protetor for a primeira camada da sua rotina de cuidados, ele vai evitar que os outros produtos penetrem, afinal, se ele impede o astro-rei, quem dirá nossos produtinhos de beauté. Além disso, e talvez o mais importante, ele pode até alterar as propriedades do filtro solar, portanto, a ordem desses fatores altera a proteção sim! Produtos de cuidado com a pele + protetor + make = Sucesso!

FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR IMPORTA?

Claro que importa! Mas, afinal, qual é a diferença entre FPS 15, 30, 70 e por aí vai? Bom, antes de mais nada, acho que é de conhecimento geral que o 30 é o mínimo garantido por convenção internacional para proteger a sua pele, mas e os outros? Simples, quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50.

Aprendi recentemente esse cálculo (para o meu tom de pele): se, em apenas 10 minutos exposta ao sol sem proteção, sua pele já fica vermelha e ardida, ao passar um protetor com FPS 30, levará 300 minutos (5 horas), para que isso comece a acontecer. Para chegar a esse número, multiplique os 10 minutos pelo número do fator de proteção, nesse caso, 30. Por fim, vale lembrar que geralmente filtros e bloqueadores com maior FPS contêm uma concentração maior de compostos que os tornam mais aderentes à pele, deixando-a mais protegida.

A QUANTIDADE RAZOÁVEL E NECESSÁRIA

Mais uma polêmica envolvendo proteção solar. Como a gente passar creme em 100% do corpo? Bom, dizem que é necessário encher um copinho de shot pra passar o produto adequadamente no corpo, mas e o rosto? Na embalagem do Anthelios diz “abundantemente” e o que isso significa? Bom, depois de muitas dúvidas e versões, peguntei à minha dermato e ela disse “uma colher de chá está bom”. Na dúvida, pergunte sempre à sua dermatologista!

E como é a relação diária de vocês com protetor solar pro rosto? Sabiam de todos esses itens, tem outros segredos e querem compartilhar?! Conta aí!




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

34 Comentários
  1. SILVIA ELAINE DA SILVA - 16/04/18 - 14h44

    Demorei muito pra aprender a usar sempre

    Responder
  2. Stefani Rubia - 16/04/18 - 14h53

    Uso todos os dias, mas ainda é uma dificuldade retocar, ainda mais quando tô de maquiagem, as empresas tem que lançar em spray pra facilitar

    Responder
    • Vanessa - 17/04/18 - 08h10

      A Polishop tem protetor solar em spray, com toque seco. Não fica aquela sensação pegajosa. É maravilhoso!

  3. Natalia Nunes Andrade - 16/04/18 - 15h04

    Preciso aprender e me policiar a utilizar todos os dias, acho que pra mim, o mais difícil, é retocar.

    Responder
  4. Flavia Pupo Sad - 16/04/18 - 15h08

    Há dois anos indo na dermato e ela puxando minhas orelhas pra tentar passar pelo menos 3 vezes ao dia. Só lembro na parte da manhã. É uma luta diária ;/

    Responder
  5. Stella Ravalhia - 16/04/18 - 15h50

    Caramba nunca tinha pensado sobre esse cálculo com as horas de proteção de acordo com o fator! Sobre a ordem eu sempre gravo me baseando nas Makes: protetor sempre o último dos tratamentos antes de começar a maquiagem. Já usei muito o anthelios também, meu preferido é o de 30 sem cor.

    Responder
  6. Clara Damasceno - 16/04/18 - 16h13

    Aprendi a ordem dos fatores com Sandy. Hahaha ela sempre fala isso e eu copiei! Uso fator 60 todo santo dia, mesmo em casa, mas não retoco no dia a dia… mas pelas contas, um fator 60 protege por muitas horas né? Espero que sim!

    Responder
  7. Beatriz Santiago - 16/04/18 - 16h18

    Eu passei a usar protetor solar todo dia sem falta tem uns 3 anos pq comecei a tratar a pele de manchinhas de acne com ácidos e não podia manchar de sol de jeito nenhum, né? E virou hábito! Mesmo não fazendo mais uso de ácido, continuo usando meu fps 70 todo dia antes da maquiagem!

    Responder
  8. Junior Santos - 16/04/18 - 16h23

    eu fiquei bem loco do protetor quando li que até o excesso de luz pode judiar da nossa pele hahaha e eu amo essa da La Roche

    Responder
  9. Vitória Gonçalves - 16/04/18 - 16h30

    Sou uma vergonha nesse quesito! Até agora só isso mesmo pra praia/piscina e tô tentando incluir na rotina pra sair de casa. É pura preguiça e desleixo, tenho até vergonha de falar, por que né, É MUITO SIMPLES. Amei saber isso de passar depois do hidratante, fiquei chocada FAZ TODO O SENTIDO e jamais pensei

    Responder
  10. Anna Beatriz Lima - 16/04/18 - 16h31

    Eu nunca entendi muito bem direito essa questão do FPS. Preciso incorporar o hábito de usar protetor em casa pq passo muito tempo na frente das telinhas.

    Responder
  11. Nattany Martins - 16/04/18 - 16h35

    Passo seeeempre! Todos os dias antes da make, na verdade começo a preparar a pele com um protetor solar. No momento estou usando TheraSkin e amando.

    Responder
  12. mariana - 16/04/18 - 17h56

    Caramba! Trabalho no computador o dia todo e nunca lembrei de retocar o filtro :cry:

    Responder
  13. Carolina Presotti Almeida - 16/04/18 - 18h39

    Eu uso protetor solar direto, mesmo em casa. Minha meta agora é retocar conforme minha dermatologista indicou: a cada 3 horas

    Responder
  14. Paula Rocca - 16/04/18 - 21h00

    Esqueceu do mais importante: todos os filtros químicos usados até o momento apresentaram níveis importantes de toxicidade. Em outras palavras: são absorvidos pela pele, no organismo mimetizam estrogênio e funcionam como disruptor endócrino, elevando inclusive o nível do estrogênio secretado na urina; e é uma tendência mundial (ja observada por grandes marcas, como a Skinceuticals p ex.) a formulação de protetores solares com filtros 100% físicos.

    Responder
    • Há Controvérsias - 17/04/18 - 14h51

      Exatamente, Paula. Vejo isso muito como, parcialmente, “culpa” dos médicos que prescrevem fármacos e cremes indiscriminadamente, entrando na bola de neve da indústria farmacêutica. Isso gera uma sucessão de efeitos colaterais e uso de medicamentos para tratar sintomas e efeitos causados por outro medicamento, um efeito cascata terrível.
      Hoje, se instila mais medo no câncer de pele do que em todos os outros, que ocorrem com menos frequência em quem possui níveis altos de vitamina D, que, convém lembrar, é sintetizada a partir da exposição solar (sem filtro!).
      Com a falta de exposição ao sol, a população tem ficado com níveis cada vez mais baixos de vitamina D, assim ficando doente com mais frequência, levando ao uso de mais fármacos.
      O fim da cadeia é que acaba-se prescrevendo suplementação de vitamina D, o que seria totalmente desnecessário – basta exposição ao sol, que é gratuita.
      É indiscutível que a radiação em excesso é prejudicial e acelera o envelhecimento cutâneo, mas a exposição solar frequente, moderada, da maior parte do corpo (pode proteger o rosto!) e sem proteção é uma das melhores coisas que podemos fazer pela nossa saúde.

  15. Roseli dangela - 16/04/18 - 22h27

    Amei essa materia sempre passo protetor p fazer caminhada e trabalhar so que e o primeiro produto
    Roseli

    Responder
  16. Gabriela - 16/04/18 - 23h01

    Outro dia vi a Ellen Jabor dizendo que não usa pq tem ingredientes cancerígenos…

    Responder
  17. Eliana - 17/04/18 - 01h49

    Eu tbm uso protetor solar tds os dias…pode tá frio chovendo q eu uso até no serviço

    Responder
  18. Márcia - 17/04/18 - 09h26

    Desculpa,mas não concordo com a aplicação do protetor.Ele deve ser o primeiro item a ser passado antes da maquiagem

    Responder
    • Thereza - 17/04/18 - 11h44

      Oi Márcia, foi isso mesmo que disse! Estava me referindo aos passos de cuidados com a pele, ele é o último, aí depois começa a maquiagem hehe Ele vem entre os cremes de rotina e a make. Bjs!

  19. Alessandra - 17/04/18 - 16h43

    Eu tenho esse vício tbm, não consegigo ficar um dia sem usar protetor solar

    Responder
  20. ITAMARA SANTANNA - 17/04/18 - 20h15

    Eu tenho 60 anos de idade sempre que lembro passo filtro solar, mais não sou acostumada passar dentro de casa acho que não precisava pela minha ignorância mesmo lendo essa matéria vou começar a ter bons costumes agora daqui pra frente!!!

    Responder
  21. Thaila Carolina - 18/04/18 - 11h45

    Não imaginava que a ordem dos produtos influenciava. Amei a dica!

    Responder
  22. Gabrielle Maués - 19/04/18 - 13h58

    Eu sou dessas que estranha se não passar, mas ainda não incorporei o uso em casa e passo bastante tempo no computador. Vou tentar me policiar nisso! E o Airlicium ainda é meu protetor preferido!

    Responder
  23. Karoline Cunha - 19/04/18 - 15h05

    Também já virou rotina pra mim, mas ainda tô devagar qnto passar protetor no corpo ohh, rss. Achei o Anthelios maravilhosooo o efeito sequinho é best!!

    Responder
  24. Thaynara - 22/04/18 - 21h29

    Confesso que fico com preguiça d passar protetor pra ficar em casa, mas dps dessa vou ficar mais esperta

    Responder
  25. Path - 23/04/18 - 09h54

    Adoro esse protetor também, acho muito bom! Passo todo dia, só. Não tenho o hábito de passar em casa ainda

    Responder
  26. Ana Clara Sixel - 23/04/18 - 11h21

    Sou viciada em protetor!!! E desde que The falou no grupo que é importante passar em casa tb, eu passo assim que acordo e vou retocando!

    Responder
  27. Maria Eduarda Hoffmann - 23/04/18 - 15h53

    The, adorei o post! Tenho uma grande dúvida, talvez você saiba me dizer: se a maquiagem possui fator solar, ela não anula o protetor anteriormente postado? Pois tenho diversas maquiagens com fator, porém sempre baixos. Como funciona nesses casos? Beijos <3

    Responder
    • Maria Eduarda Hoffmann - 23/04/18 - 15h54

      Opa, anteriormente passado* :see_no_evil:

  28. Patrícia Sacramento - 11/05/18 - 10h16

    Thê! Visito seu blog há tempos, mas nem sempre comento. Hoje resolvi fazer isso! Percebi que com a evolução da internet, o boom dos youtubers e vídeo, você, incrivelmente, mantem-se firme forte com o blog, escrevendo essas maravilhas que tanto amamos. Hoje em dia, são pouquíssimos os blogs que são fiéis às letras e acredito que sempre que procuro inspiração para minhas pirotecnias capilares, encontro aqui (GG, Kardashians e Victoria´s Secret também). Dá muito gosto te visitar todos os dias! Beijo grande por mais mil anos de Fashionismo!

    OBS: Estava procurando sobre protetor solar achei aqui também!

    Responder
  29. POLIANA ANTONIA DA SILVA SANTOS - 15/05/18 - 08h31

    Já fui bem descuidada com uso do protetor solar, a cerca de 02 anos que comecei usar sempre e não fico sem. Uso esse da Anthelios também, só que de fator 70.

    Responder
  30. Ana Luiza - 15/05/18 - 14h08

    Depois que comecei meu (loooongo) tratamento pra acne até chegar ao roacuran, o protetor solar entrou na minha rotina pra nunca mais sair. Mesmo que eu vá no mercadinho da esquina eu passo, se não passo fico com aquela sensação de estar esquecendo de alguma coisa hahaha e agora vou me lembrar de não esquecer do protetor em casa também!

    Responder