AS MAIS
LIDAS!

Dicas naturais pra cuidar dos cabelos!

07/03/2018  •  Por Thereza  •  Cabelos

Vitamina é uma palavra que nos acompanha desde criança. Se lá na infância, um pouco para nosso desespero, nossas mães nos obrigavam a comer alimentos x e y para crescermos de forma saudável, agora procuramos loucamente tais vitaminas para se tornarem aliadas da nossa beleza.

E eu sempre me perco entre vitamina A ou um pote completo de Centrum, afinal, quais são os benefícios que certas vitaminas e ingredientes podem fazer no nosso universo de beleza? Pois bem, esse é um miniguia com foco no cabelo!

Pro cabelo crescer mais rápido: Ovo, óleo de rícino, óleo de alecrim.

O milagre que todas nós queremos pra não depender da próxima lua crescente! Foco nos ovos, eles contêm lecitina e proteínas que fortalecem, nutrem e restauram seus fios. Além disso, seu alto teor de enxofre pode até ajudar nos problema de caspa. Para fazer uma máscara caseira, misture 2 ovos com 2 colheres de sopa de azeite. Se a viscosidade te incomodar, você pode adicionar uma meia xícara de água para diluir a mistura. Aplique a máscara diretamente no cabelo seco e deixe por 30 minutos, depois tome seu banho normalmente.

Já o óleo de rícino tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater as infecções do couro cabeludo que impedem o crescimento. Ele também contém ácidos graxos ômega-6, vitamina E.

Pra evitar o envelhecimento dos fios: clara de ovo; creatina; vitamina B5; óleo de alecrim.

Seja pela idade ou por excesso de procedimentos químicos,  o “afinamento” do fio é uma realidade que incomoda e não pense que se o seu cabelo cheio irá se beneficiar disso, não, essa perda da espessura é ruim para qualquer tipo de cabelo. E da clara do ovo à vitamina B5, é bom procurar produtos com esses ingredientes. A dica de expert é que a aplicação direta de óleo de alecrim duas vezes por dia durante seis meses foi tão eficaz no tratamento da alopecia androgenética quanto o Minoxidil, portanto, se você gosta de um tratamento caseiro, esse pode ser eficiente!

Para dar mais volume e sedosidade aos fios: Proteína de arroz, cevada e extrato de lúpulo.

Quer deixar o cabelo mais encorpado? Pois bem, muita gente tem o truque de fazer hidratação com cerveja e não é que pode funcionar?! “A proteína de cevada hidrata e condiciona o cabelo, já a do arroz adere aos fios, o que, por sua vez, agrega corpo”, você pode até fazer uma máscara caseira com cerveja, mas logicamente não será qualquer uma (quanto mais lupulada melhor). No mais, vale procurar produtos que tenham esses itens e com certeza terão um cheirinho melhor, nos EUA já existe uma marca dedicada a criar produtos com esses ingredientes à la cerveja artesanal.

Para limpar couro cabeludo: extrato de menta; amido de milho.

O extrato de menta não apenas fornece uma sensação boa de formigamento, mas ajuda a remover suavemente o sebo do couro cabeludo. Outro item que também faz a diferença na hora de eliminar impurezas do couro cabeludo é o amido de milho, “É comum em shampoos secos porque é absorvente, ajudando a absorver o óleo”.

Para minimizar a coceira da caspa: extrato de alcaçuz; vinagre de maçã; suco de limão; mel.

As propriedades anti-inflamatórias do extrato de alcaçuz podem tratar a caspa e aliviar a coceira. Além dele, tem outros ingredientes presentes na nossa cozinha que podem minimizar o incômodo, “O vinagre de maçã ou o suco de limão ajudam a esfoliar melhor a região e ainda previnir caspas no futuro”. Outra opção DIY: a aplicação de uma máscara de mel no cabelo a cada 2 dias pode reduzir a caspa e a coceira, e possivelmente inibir até mais grave condições do couro cabeludo, como a dermatite seborréica.

 

E você, tem algum segredo caseiro, um ingrediente ou vitamina que faça a diferença no seu cabelo? Compartilha suas impressões!

 

 




Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

12 Comentários
  1. Anne - 07/03/18 - 07h48

    Thé, adorei a dica! E coincidentemente estava lendo ontem que o oléo de rícino é muito bom para as sobrancelhas. Em mais ou menos 04-05 meses ele ajuda a preencher as falhas e fortalece os cabelinho mais ralos. É para aplicar com um cotonete antes de dormir. Já soube que um frasquinho custa 5-7 reais. Vou comprar djá! Kkkkkkkk. E claro, com sua dica vou aproveitar ele pro cabelo também, rsrsrs. Obrigada por compartilhar essas diquinhas com a gente! Beijos.

    Responder
  2. SILVIA ELAINE DA SILVA - 07/03/18 - 10h10

    Amei as dicas! Duas eu já conhecia, mas as outras já quero testar

    Responder
  3. Evelyn Perez - 07/03/18 - 10h49

    Eu tenho um óleo de rícino, mas nunca usei, pois achei o cheiro forte. Vou tentar dar uma chance.

    Responder
    • andi - 07/03/18 - 12h02

      o cheiro é esquisito e ele é meio grossão, tenta misturar com óleo de coco!

  4. Aline Tavares - 07/03/18 - 11h32

    Uso vinagre de maça pelo menos uma vez por mês.
    E máscara de amido de milho é bom para reduzir o frizz.

    Responder
  5. andi - 07/03/18 - 12h02

    the, amei o post mas senti falta da fonte ou saber quem é o autor das citações!

    Responder
  6. naathalia - 07/03/18 - 13h15

    Eu tava lutando com os fios finos por conta do platinado, fiquei lutando um ano para ele melhorar e diminui muito a química, coisas que eu notei diferença: SR- DH (proteína), Nioxin ( step 3), Kerastase initialiste, biotina e um tratamento na dermatologista. E agora estou usando um produto da Phyto para limpeza do couro cabeludo.

    Responder
  7. Beatriz Lima - 07/03/18 - 16h15

    Já to atrás de um óleo de alecrim pra chamar de meu

    Responder
  8. Anne Machado - 07/03/18 - 16h54

    Amei o apanhado de dicas.

    Responder
  9. Vitória Gonçalves - 07/03/18 - 19h59

    melhores dicas! a maioria você com certeza tem em casa e não vem em potinhos com mil e uma substâncias que nem imaginamos o que significam hahaha já uso óleo de rícino e quero experimentar o amido e o vinagre de maçã

    Responder
  10. Martha - 12/03/18 - 15h33

    Muito boas as dicas, adorei! Prático e fácil.

    Responder
  11. Patricia - 13/03/18 - 15h25

    Nossa! Já quero uma marca que produza algo Para dar mais volume e sedosidade aos fios com Proteína de arroz, cevada e extrato de lúpulo!!!!! Não teria coragem de fazer uma sozinha. :grin:

    Responder