Gastronomia, Vinho  •  01 fev 2018

FAQ DO VINHO: Como começar, temperatura e churrasco

Hoje nossa coluna de vinho vem num formato diferente, ela vem na função FAQ! Um post dedicado única e exclusivamente pra responder as dúvidas comuns de leitoras. A Thereza abriu um post lá no #MelhorGrupo pedindo perguntas sobre o tema e foram centenas, logo, selecionei as mais comuns e pontuais e trouxe pra cá! Infelizmente não conseguirei responder todas (pois algumas são mais complexas), mas semana que vem voltamos com o FAQ2.

Diáro de viagem, conhecendo os barris da Antinori, na Toscana

A pessoa pode se acostumar a beber vinho? Igual com japonês, ela começa pelo hot e depois come de tudo? Eu não aguento nem o cheiro de vinho, mas queria conseguir tomar. Por qual vinho eu começo?

Talvez essa seja a pergunta mais recorrente de quem quer iniciar no mundo dos vinhos. As principais características que afastam as pessoas no primeiro vinho são os taninos e a secura. É bom lembrar que à partir do momento em que entramos na mamadeira, nosso paladar fica condicionado aos sabores doces. Nem é comum apreciar um vinho tinto seco de primeira justamente por isso, daí geralmente a tendência é achar os vinhos suaves mais agradáveis.

A verdade é que o paladar precisa se habituar com os sabores mais secos para poder assimilar as nuances da bebida. Minha dica é começar pelos vinhos mais frutados do Novo Mundo (Argentina, Chile, Austrália, EUA). Uvas como a Malbec e a Tempranillo da Argentina, Shiraz do Chile e Merlot dos EUA costumam a produzir vinhos mais macios, cheios de fruta e até com um certo dulçor. No mais, é questão de tempo e hábito!

Como escolher um vinho pra churrasco?

Tintos e carnes formam a melhor harmonização. Tem coisa melhor do que um churrasco de costela com um vinho encorpado e cheio de taninos numa noite fria? A questão é churrasco a céu aberto, pelo menos aqui no Rio, é sinônimo de verão, então é comum tomar cerveja e drinks leves não para harmonizar, mas para aplacar o calor. E convenhamos, um tinto pancadão nos 40 graus é meio pesado.

Vinhos brancos e espumantes são ótimas pedidas para um churrasco em dias quentes, pois o frescor e a mineralidade vão harmonizar com a gordura, além de serem bons digestivos. Contudo, se seu negócio for tinto em qualquer ocasião, vá naqueles mais leves, com maior acidez, com teor alcóolico menor (abaixo de 14%) e feitos para se tomar a uma temperatura mais baixa, tipo Pinot Noir, Barbera ou Merlot. Os taninos junto com a acidez farão a diferença e deixarão o seu churrasco inesquecível.

 Sabe quando você combina um jantar e cada um leva um vinho? Aí você tem vinhos diferente e eu nunca sei se existe uma ordem… toma primeiro os mais leves e depois passa para os mais encorpados? Quando tem uma festa assim, existe uma uva mais “neutra” para evitar problemas de harmonização?

Em eventos ou degustações, é aconselhável começar sempre pelos mais leves, pois os encorpados tendem a neutralizar os sabores dos mais leves, como se você começasse pelo prato principal antes da entrada. Geralmente se faz assim, brancos leves, brancos encorpados, tintos leves, tintos encorpados e vinho de sobremesa. Tem um post legal sobre o tema aqui.

Quanto tempo rola deixar um vinho aberto? Às vezes numa noite qualquer bate aquela vontade de beber, mas como não vou acabar com uma garrafa sozinha, fico com dó de desperdiçar o resto e nem abro.

Vinhos mais complexos podem até melhorar no dia seguinte. Eu mesmo já achei um vinho pesado assim que abri, e quando fui experimentar no dia seguinte, estava bem mais aromático, mas os mais simples e os brancos acabam indo pro “vinagre”. Minha sugestão é comprar uma daquelas bombinhas a vácuo para fechar a garrafa (algumas são bem baratinhas) e guardar na geladeira.

Quais as diferenças entre reserva, reservado, reserva especial? Existem mesmo ou é só marketing?

Muita gente acaba comprando gato por lebre por causa dessas denominações. Na Europa, Espanha principalmente, os termos Crianza, Reserva e Gran Reserva são relacionados ao processo de produção e envelhecimento, inclusive reconhecidos pelo governo. Entretanto, aqui pela América do Sul, não há nenhuma regulamentação sobre isso, e as vinícolas podem nomear os vinhos com quiserem.

E o termo reservado? Puro marketing, geralmente são os vinhos mais “fraquinhos”, que acabam desembarcando no Brasil, pois não são vendidos em seus países de origem.

 É verdade que vinho bom sempre tem um “buraco” no fundo da garrafa? Sempre escuto essa história, mas não sei se é real.

É real sim, embora algumas vinícolas usem essas garrafas para aumentar o valor agregado do vinho, geralmente os vinhos de qualidade superior são colocados nesse tipo de garrafa. Isso ocorre, pois esse buraco serve para que os sedimentos do vinho, resultado do envelhecimento, sejam armazenados em torno dele. No geral, essas garrafas são feitas para grandes vinhos de guarda.

 Como acertar a temperatura do vinho?

Não é a coisa mais fácil, pois além de ser meio subjetivo, quem tem termômetro de vinho em casa? O fato é que servir o vinho na  temperatura correta é importantíssimo para que se aproveite todos os detalhes da bebida. Tintos muito gelados, ficam com os aromas escondidos e a boca fica meio que anestesiada, assim como com qualquer outra bebida. Se o vinho for tomado numa temperatura muito alta, o álcool acaba sobressaindo, o que não é legal também.  Ainda precisamos levar em consideração o clima, pois em lugares quentes, é aceitável dar aquela resfriadinha a mais.

Em tese, a temperatura certa varia entre 6 a 12º para espumantes, rosés e brancos, dependendo da estrutura, e entre 14 e 18º para tintos e fortificados. Como cada vinho vinho se adapta melhor a uma temperatura diferente, minha dica é, para tintos, deixe uns 15 minutos no congelador antes de tomar, pois ele tem que estar refrescado e não gelado. Para brancos, pode guardar na geladeira sem problema. Se for botar pra gelar quando estiver quente, pode deixar o branco no congelador por uns 40 minutos e depois que abrir, guarde na geladeira assim que servir para não esquentar.

Numa viagem para a Borgonha e isso foi o mais perto que chegamos de um Romanée Conti rsrs

Como foram muitas perguntas, não pude colocar tudo aqui, mas na semana que vem volto com mais uma leva! Gostaria de agradecer às meninas do grupo e se você também tiver uma dúvida a respeito, só deixar um comentário aqui que pode entrar no nosso FAQ ou até mesmo virar pauta de post!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

11 comentários em "FAQ DO VINHO: Como começar, temperatura e churrasco"
  1. Wedja Tainelly
    01 fev 2018 // 17h22

    AAAA amei muito Rodrigo, amei saber esse lance do buraco da garrafa já vou ficar atenta. Ansiosa para a parte 2 <3.

  2. Laíse
    01 fev 2018 // 17h26

    SHOW!!!

  3. Juliana
    01 fev 2018 // 17h42

    Rapaz, tu me salvou!!!!
    Sou professora de francês e na faculdade de letras francês estudamos cultura francesa e consequentemente, vinhos! Todas as perguntas frequentes dos meus alunos, você respondeu!!!
    Rodrigo, com todo respeito Thereza, você é muito massa!
    MERCI BEAUCOUP!!!

  4. Edson tomazelli
    01 fev 2018 // 18h11

    Gostei!

  5. Ilana
    01 fev 2018 // 22h06

    Excelente post! Comecei a tomar vinho há quase um ano, por pura influência do blog! Eu e meu marido gostamos tanto desse mundo do vinho que fizemos uma viagem para Bordeaux no final do ano passado. Incrível como o paladar amadurece “rápido” e atualmente já nem gosto mais dos vinhos “doces” heheheh

  6. Stefani Souza
    01 fev 2018 // 23h19

    Arrasou, amei as dicas, já quero ingressar no mundo dos vinhos!!!!!

  7. Laura
    02 fev 2018 // 15h18

    Muito bom!
    Acho ótimo ter essa FAQ mais vezes. Adoro vinhos e, por ser iniciante, tenho dificuldade de entender alguns termos mais específicos por aí. A linguagem é muito simples e acessível, adorei!

  8. Beatriz Lima
    02 fev 2018 // 17h37

    Adorei Rodrigo

  9. SILVIA ELAINE DA SILVA
    15 fev 2018 // 14h20

    Ótimas dicas! Aguardando mais sobre harmonização

  10. Gabrielle Maués
    18 fev 2018 // 16h08

    adoro tomar vinho, mas não entendo nada, então esses post tão me salvando! <3

  11. Laila Leite
    09 mar 2018 // 11h54

    Caí no conto do reservado e ainda estava me achando a entendedora. kkkk