Vinho  •  27 out 2017

18 Posts imperdíveis da coluna Vinho de Quinta!

Atendendo à uma sugestão de leitora, hoje resolvi fazer um resumão da nossa coluna Vinho de Quinta, que em dezembro completa 3 anos no ar aqui no Fashionismo! Selecionei alguns posts que valem a leitura e que acredito que sejam úteis para quem está começando – ou quer se aprofundar – nesse universo.

Já falei muito sobre países, regiões produtoras, uvas, sugestões de vinhos por estação, pechinchas e por aí vai, mas os posts que indicarei hoje são sobre temas mais relacionados ao comportamento das pessoas em relação ao vinho, com dicas variadas para melhorar o seu relacionamento com a bebida. Podem ficar tranquilos, pois não tem nada no estilo Enciclopédia do Vinho, e sim posts com informações práticas pra vocês aplicarem no dia a dia ou noite a noite. Afinal, quem é que gosta de enochato?

Como identificar se o vinho está estragado – Talvez alguns de vocês não saibam, mas vinho pode estragar sim, seja por problemas de produção, armazenamento ou até mesmo pelo tempo. O importante é saber como descobrir se o vinho “passou do ponto” e assim pedir na loja para que seja trocado. Sim, você não só pode como deve pedir para trocar!

Qual o seu estilo de vinho? – Muita gente que começa a se interessar por vinhos ainda não conhece bem seu paladar para os diferentes estilos. Então se você é daqueles que não sabe se prefere um tinto “pancadão”, mais frutado, um branco mineral ou mais encorpado, vai gostar.

Clube do Vinho – Tenho falado ultimamente sobre esse tema, que pra mim, é a melhor forma de se aprender bebendo, ou melhor, degustando. Muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona, sendo assim vale conhecer.

Recebendo em casa – Receber é uma arte e nesse post você vai poder entender como encantar seus convidados com boas escolhas de vinho e harmonizações.

O ritual – Dicas para você aproveitar o vinho em toda sua plenitude, com os olhos, nariz e boca. Um post quase espiritual, mas coloque em prática agora e me agradeça depois rsrs.

Girl Power no mundo dos vinhos – Precisa falar mais? Post aprovado pela própria Thereza!

 

10 séries e filmes da Netflix – Que a Netflix é uma mão na roda ninguém duvida, mas o que algumas pessoas não sabem é que ela está recheada de filmes e séries sobre vinhos, gastronomia e viagens.

Livros, filmes e apps – Como não se aprende apenas degustando, esse post tem ótimas dicas para você ficar sentado na poltrona assistindo um bom filme, lendo ou usando um aplicativo.

O vinho e a taça – Bem legal para entender como uma simples taça pode fazer toda diferença e influenciar no sabor.

Espumantes e Champagne – Qual a diferença? Quando posso chamar de Champagne? Tudo o que você precisa saber sobre a bebida dos deuses!

Começando pelo começo – É muito comum as pessoas que começam a apreciar vinhos já quererem degustar rótulos super complexos, mas é importante respeitar o paladar e deixa-lo amadurecer com o tempo.

Regras que você pode quebrar – Nesse mundo de Baco, o que não falta são regras e mais regras, mas como é bom transgredir de vez em quando…

 

Como harmonizar vinhos e queijos – Talvez a harmonização mais cliché, mas é importantíssimo saber que tipo de queijo vai com cada estilo de vinho.

Erros comuns na hora de degustar – Bom para acertar em detalhes simples e que fazem a diferença entre uma degustação prazeirosa e um trauma.

Resoluções para você entrar de cabeça no mundo dos vinhos – Dicas simples para você dar uma chance ao vinho.

Evolução do vinho – Tem gente, e olha que não é pouca, que acha que para todos vinhos é só abrir e tomar, mas é bom entender que vários vinhos precisam das uma “respirada”. Ficou curioso?

Dicas que vão fazer a diferença na sua relação… com o vinho – Dicas bem pessoais de coisas que você pode fazer pra deixar o vinho entrar na sua vida, de como tomar até como evitar uma ressaca.

Dicas para pedir vinho no restaurante – Aquelas informações e nomeclaturas básicas, mas certeiras pra parecer um entendedor de carteirinha quando for pedir um vinho.

 

Então, muito post né!? Dei uma garimpada pra selecionar um posts com conteúdo bem legal pra vocês que querem conhecer mais sobre os vinhos. Quem não leu ainda vai gostar e quem já leu pode ler de novo. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem mais uma edição desse apanhado, é só deixar um comentário nesse post mesmo.

Anterior
Próximo
Comente Aqui

3 comentários em "18 Posts imperdíveis da coluna Vinho de Quinta!"
  1. nathally
    27 out 2017 // 13h04

    Excelente post!!!! :clap:

  2. Bárbara Bia Coutinho
    27 out 2017 // 14h53

    Adorei esse apanhado de posts!

  3. Vitória Gonçalves
    14 nov 2017 // 23h31

    Quase uma graduação em vinho! To sempre querendo aprender mais e esses posts são um guia mais do que básico, é completo e super bem feito