Cabelos  •  27 set 2017

Miniaturização capilar, do que se trata? Descubra se você tem e saiba como tratar!

Desculpa ser a portadora da más notícias, mas quanto mais vivemos, mais problemas descobrimos. E, quem diria, quando o assunto é cabelo, entraríamos na fase da miniaturização capilar. Oi, do que se trata? Bom, para homens é a famosa  queda de cabelo, mas para nós significa um encolhimento dos folículos capilares que produzem fios mais fracos e que já não conseguem alcançar seu potencial máximo de crescimento. Com isso, eles ficam mais flácidos, frágeis, com tendência a quebrar e com o diâmetro menor.

Li uma matéria ótima na Vogue que fala muito desse papo de que “cabelo envelhece” e que já foi tema de post aqui e a própria Gisele alerta em comerciais da Pantene. Essa é uma realidade que acomete 1/3 das mulheres próximo dos 40 anos e cada vez não apenas produtos, mas também cuidados dermatológicos tem surgido para tentar envitar a tal da miniaturização. Se você acha que essa questão vem atingindo seus belos fios cuidados com Moroccanoil e Kérastase, veja 6 dicas para cuidar/evitar.

miniaturização capilar

INCORPORE SUPLEMENTOS À SUA DIETA

Segundo especialistas, suplementos podem ser extremamente úteis, pois eles reforçam os fios de dentro pra fora. Nos EUA, dermatologistas já criam sob medida coquetéis com ingreditentes botânicos e antioxidantes que combatem o stress e melhoram o sistema imunológico, com isso, evita-se justamente a tal da Miniaturização.

Além disso, exames de sangue avaliam as deficiências nutricionais de cada paciente que sofre além da conta desses males. A Ouai (marca da Jen Atkin, cabeleireira bff das kardashians) tem seu Thin Pack, suplemento capilar que promove produção extra de queratina (que aumenta a espessura do fio) e é bestseller na Sephora.

ESFOLIE DO SEU COURO CABELUDO

Já falei aqui algumas vezes da necessidade de cuidado extra do cocuruto, pois ao esfoliar a região, aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a diminuir não só as células mortas da pele, bem como resto de produtos e ainda remove o excesso de DHT (hormônio que induz a perda de cabelo), ao mesmo tempo que a massagem promove o crescimento de novos folículos.

Uma receita diy de expert no assunto? Misture açucar bruto no seu shampoo e esfregue suavemente sobre seu couro cabeludo, depois lave bem. Agora se busca um produto específico, adoro e já recomendei aqui o Magic Elixir da Kiehl’s.

TERAPIA COM LASER

Lá fora essa questão da miniaturização é uma realidade e preocupa, com isso, surgem vários tratamentos mais específicos e até invasivos. Nas clínicas de beleza de NY, O LLLT – que é uma espécie de terapia com laser de baixa intensidade – usa a energia dos lasers para absorver as células dos folículos capilares, estimulando seu metabolismo e síntese protéica. O tratamento não só visa combater o envelhecimento dos fios, mas também gera um crescimento extra!

E ainda existem versões mais simples e até caseiras de laser, com uma ferramenta chamada NutraStim Laser Hair Comb da HairMax, que é uma espécie de tiara futurística pra usar durante 20 minutos por semana para aplacar o tal do envelhecimento capilar.

TERAPIA ALTERNATIVA

Fala-se muito de produtos livres de toxinas prejudiciais, parabenos e sulfatos. E esses ingredientes presentes na grande maioria de produtos, pode de fato ser fator de risco para muita gente, sabotando o ciclo de saúde dos fios.
Com isso, surgem mais e mais marcas alternativas, que buscam produtos naturais e rituais de aplicação para combater esse tipo de problema. Se miniaturização for o seu, vale evitar e até mesmo seguir famosas técnicas como Low e No Poo.

TERAPIA DA NOVA GERAÇÃO (INCLUI SANGUE!)

Sabe aquele tratamento que vez ou outra a Kim faz e consiste em agulhadas no rosto e com o sangue você renova seu pacto de beleza? Bom, o tal PRP consiste em reintroduzir o tal plasma na pele, garantindo benefícios rejuvenescedores que nenhum creme já viu.
E existe versão desse tratamento para a região do couro cabeludo, estimulando o crescimento dos folículos, revertendo a miniaturização capilar feminina e masculina. A empresa que aplica esse procedimento é a mesma que desenvolveu o uso de botox no couro cabeludo pra aplacar a transpiração excessiva e agora sai na frente com esse novo tratamento.

O VILÃO E O MOCINHO

O grande responsável pelo envelhecimento capilar dessa geração pode ser nosso queridinho, o shampoo seco. Enquanto ele disfarça uma raiz sujinha por um ou dois dias, ele também é responsável por “entupir” e obstruir justamente o local que precisa estar limpo e bem cuidado. Com isso, você pode até usar sem moderação, mas sabe o que ajuda a limpar e é tão baratinho quanto? Shampoo anti-caspa.
Segundo matéria da Allure, estudos realizados descobriram que existe um ingrediente nesse tipo de shampoo que limpa o couro cabeludo e ajuda a reverter um pouco dos problemas causados pelo dry shampoo e outras sujeirinhas mais.

miniaturização capilar

Resumindo, vale ficar ligada nessa região do cabelo que a gente cuida menos. E é importante ler essas dicas, descobrir tratamentos e experimentar novos produtos, mas numa próxima visita ao dermatologista também vale abordar esse assunto, afinal, também é coisa de pele!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

12 comentários em "Miniaturização capilar, do que se trata? Descubra se você tem e saiba como tratar!"
  1. Mabel
    27 set 2017 // 02h25

    Muito bom saber as novas técnicas para proteção dos nossos queridos cabelos!
    Essa técnica de reintroduzir o sangue no couro cabeludo não seria a hemoterapia?
    Ah! Falando em produtos fitoterápicos eu gosto muito do Pantogar, dá pra fazer em farmácia de manipulação.

  2. 27 set 2017 // 10h38

    Nossa adorei conhecer este blog, tem muitas coisas interessantes aqui. :heart_eyes:
    Colaboradora do blog:https://www.noticiasdaweb.com.br/resultado-da-tele-sena/

  3. Camillla
    27 set 2017 // 13h42

    Leia sobre o Livin térmico pra fazer escova

  4. Barbara
    27 set 2017 // 13h50

    Thereza, post super mega util e importante! Parabéns!
    Há um tempo atrás meu cabelo começou a cair loucamente e pensei ser psicossomático (também perdi minha mascotinha em Maio, foi bem dificil – meus sinceros sentimentos pelo seu :broken_heart: ). Minha dermato ventilou essa possibilidade da miniaturização, além de suplementar o Ferro e tratar o couro cabeludo. Minha indicação de shampoo é o Bioderma Nodè DS, mesmo não tendo seborreia ou caspa, eu o introduzi na rotina de cuidados, e uso 2x na semana (não fiz por conta própria, tudo foi recomendação médica).
    Agora, uns meses depois começo a ver os resultados! Bem importante esse post, pois somos todas loucas por cabelos, da raiz às pontas. :)
    Beijao

  5. Amanda
    27 set 2017 // 15h17

    Eu bem reparei que meu cabelo ta quebrando muito, bem frágil e nada faz melhorar. Esse post veio no momento certo! Vou logo prestar atenção nas dicas

  6. Angélica
    27 set 2017 // 15h59

    Quanta dica legal!!! Adorei

  7. Beatriz Lima
    27 set 2017 // 17h08

    To um pouco longe da faixa etária de alerta, mas vou ficar bem atenta pq prevenção é tudo.

  8. Morgana
    27 set 2017 // 22h28

    The, eu descobri essa semama que tenho alopecia androgenetica, que é nada mais nada menos do que: calvície! E eu que sempre achei que só tinha cabelo fininho . Acho que entra nessa questão que você expôs aqui, é um problema genético e que nunca nem pensei em checar, porque achava que era só cabelo menos denso mesmo, fica então a dica pras meninas de cabelo ralinho que tem pai, tio, avô, etc calvo olharem se não é o caso delas. Queda de cabelo é um dos sintomas, mas o meu mesmo nunca caiu!
    O que estou usando, por indicação médica é o shampoo DERCOS antiqueda da Vichy, o tônico avicis e um suplemento que chama eximia kera d fortalize.

  9. TAINA KRUGER CAVALHEIRO
    28 set 2017 // 11h19

    Thereza, eu tenho esse problema no cabelo, fazia tratamento com dermato especializada, que era justamente fazer 2x por semana uma sessão de laser de baixa intensidade, só que o tratamento era muito caro, já estava ficando sem condições de pagar. DAÍ QUE DESCOBRI um BONÉ de laser de baixa intensidade, super bom e muito mais barato do que essa tiara tecnológica. É o CAPELLUX (https://capellux.com.br/), custa R$ 890,00 (o que tem mais área de abrangência, pegando a lateral da cabeça também), estou usando desde maio/2017 e sinto que ele dá o mesmo efeito do tratamento lá com a médica, que é diminuir a queda, o que, para mim, já é excelente!
    Fica a dica aí :*
    Inclusive, AMEI tua nova cor de cabelo, mais quente, realmente valorizou muito mais!

    • Ilana
      24 out 2017 // 20h47

      Taina,, vc usa quantas vezes por semana esse boné? Eu tenho alopecia androgenética, minha dermato também me receitou o tratamento com o laser na clínica, mas achei caro demais cada sessão por 600! Fiquei super animada com esse boné que vc falou! Já estou me coçando para comprar!

  10. Vitória Gonçalves
    01 out 2017 // 23h20

    meu cabelo vive com fios bem curtos e tenho a impressão que nunca crescem. meu médico falou que os baby hairs que são babys para sempre talvez signifiquem um problema de vitaminas, como no post. amei a dica de esfoliar com açucar, e já vou testar amanhã mesmo isso. low poo já é minha vida, e eu realmente notei uma diferença grande na textura e brilho dos fios desde que comecei (e nem faz tanto tempo assim, uns 5 meses).

  11. Beatriz Santiago
    10 out 2017 // 19h47

    eu tenho muitoooos fios curtos, vou ficar atenta.
    mas uma coisa que ajuda muito, alem de suplementação vitaminica, é fazer lowpoo! amem lowpoo