AS MAIS
LIDAS!

Ser básica também é um estilo

30/08/2017  •  Por Thereza  •  Pense

Outro dia acompanhei um papo interessante na Comunidade do Fashionismo no Face e me gerou uma pequena reflexão. Já reparou que quando há uma conversa sobre definição de estilo, sempre tem uma pessoa que fala “ah, eu não sou muito estilosa, eu sou básica”. Ué, mas isso é um estilo e dos mais legais.

Em tempos de overdose de fashionismo (não o blog rsrs), ser básica remete mais ainda uma personalidade e estilo autêntico. Você não é obrigada a ser refém do “lampshade dress”, da “skinny boot” ou do “look barroco rococó”, ser básica é ter estilo sim!

Mas afinal, o que é ter estilo? Bom, recorri ao bom e velho dicionário, e resumi um apanhado de ideias

“Conjunto de tendências, gostos, modos de comportamento característicos de um indivíduo ou grupo”, “conjunto de tendências e características formais, conteudísticas, estéticas etc. que identificam algo”, “conjunto de traços que identificam determinada manifestação cultural” e por aí vai.

Na minha visão pessoal, estilo é aquilo que define a personalidade, nesse caso, da moda. Ter estilo é tipo uma característica, uma personalidade sua, só que traduzida em roupa. A pessoa gosta muito de preto, é mais minimal, é super sexy, é romântica, adora um look extravagante, termos assim (muitos complementares e que podem coexistir num estilo só) definem um estilo e vai da gente traduzir isso na prática. Enquanto a moda acontece, as tendências vem e vão, estilo é aquilo que você consegue assimilar de tudo isso, na sua prática na vida real.

E ser básica é um estilo real e igualmente interessante. Você só gosta de blusinhas lisas e neutras… tem umas tão lindas. Você adora um bom jeans… eles são tão confortáveis. Não importa se seu vestido tem estampa excêntrica de abacaxi ou listras mininais preta & branca, o que vale é como você se sente e o estilo que você conseguiu construir, adquirir e transmitir com o tempo. Estilo também é questão de tempo, estilo é a resolução da sua visão de moda e só o tempo é capaz de aprimorá-la.

Estilo é a sua identidade visual, a sua embalagem e, antes mesmo de você abrir a boca, sua roupa dirá um pouco de você. E isso pode parecer superficial – talvez até seja – mas pra mim a roupa é uma ferramenta fortíssima de identificação na sociedade. E se a primeira impressão é a que fica, também vai ter um segundo ou terceiro look pra mudar essa ideia do tal do estilo. Ter estilo não é se vestir bem, com as melhores e mais caras roupas, pra mim, ter estilo é saber traduzir sua personalidade em roupa e, de quebra, ainda se sentir confortável e bem com o que veste.

E seja fiel ao seu estilo, mas não se limite a ele. O legal da moda é que ela é um veículo poderoso para transmitirmos nossa personalidade e humor, mas é mais poderosa ainda quando queremos mudar o que estamos sentindo. Por exemplo, hoje estamos meio tristes, desanimadas, que tal uma blusinha mais colorida pra alegrar o dia? Sim, a moda tem esse poder, que está acima do estilo, é a possibilidade de uma simples peça de roupa mudar o dia.

Por fim, se você acha que não tem nenhum estilo definido, isso também pode ser um estilo, se adaptar a situações e até mesmo ao seu humor vigente, um estilo flutuante também pode carregar personalidade e… estilo!

Depois de escrever a palavra estilo 32 vezes no post, Por favor, convido para uma mini pensata aqui nos comentários: o que é estilo pra você?


AMARO Beachwear

Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

19 Comentários
  1. Natália Iglesias - 30/08/17 - 09h43

    Estilo pra mim é a minha essência, é para onde eu recorro quando quero me sentir mais segura e confiante.

    Responder
  2. Aline - 30/08/17 - 10h11

    Me encontrei no final do post com o estilo indefinido, o que me inspira p vestir é sempre o meu humor. Estilo flutuante me traz inspiração. sou feliz usando saia lápis e salto agulha, mais no dia seguinte calça de moleton e tênis me traduzem melhor.
    Fashionismo sempre uma inspiração.
    :kiss: :kiss:

    Responder
  3. dani - 30/08/17 - 10h15

    Estilo é você conseguir expressar quem você é sem utilizar palavras! Estilo é típico empoderamento, é auto conhecimento e autoestima, é amor próprio!

    Responder
    • Ana Luísa - 30/08/17 - 10h43

      :clap: :clap: :clap: :clap: concordo 100%

  4. LIANA MONTEIRO PEREIRA - 30/08/17 - 10h38

    O que é estilo eu não sei hehe mas acho que ele se demonstra quando você olha para uma peça e pensa: isso é a cara dela/isso é a minha cara. Mesmo que isso seja em relação a peças de estilos considerados diferentes. Quando se tem identificação da pessoa com a roupa, com o acessório pq, apesar de variar de acordo com o lugar, clima, humor, a gente acaba tendo um padrão, uma regra básica, seja ela o conforto, a cor, o exagero, a simplicidade.

    Responder
  5. Patricia - 30/08/17 - 11h16

    Eu entendo estilo como algo que caracteriza indivíduos e a faz identificar-se com grupos afins ao mesmo estilo que o seu. É lógico que vivenciando esta era abissal, alguns estilos são rotulados como melhores em detrimento de outros, mas, no fim das contas, é um modo de dizer ao mundo “oi, sou assim!” e, uma vez definido, não há tendências que possa deturpá-lo. O grande problema é se encontrar, né? Acompanhamos com, ora pesar, ora felicidade, o encontro de estilo de grandes famosas e me sinto pessoalmente feliz quando elas se encontram. Isso porque entendo que vai além das roupas, as pessoas quando encontram seu estilo, podem também encontrar outros aspectos do seu eu ~profundo, hahaha Mas acho que pode ter a ver com autoconhecimento e autocompreensão também.

    Responder
  6. Carolina Presotti Almeida - 30/08/17 - 12h36

    Cada vez mais eu me identifico a este estilo. O básico pode ser chique, pode ser simples, pode ser fashionista. Ele transita por todos os estilos apenas com alguns toques

    Responder
  7. Laísa - 30/08/17 - 13h26

    Estilo é tudo aquilo que vc acha que é… que transmite exatamente aquilo que vc está pensando/ sentindo e falar apenas não basta… é o que faz alguém ver determinada peça ou modo de vestir e dizer “é a cara dela, nossa parece demais com ela, é como se ela própria tivesse aqui!… é quando vc tira inspiração de filme, de livros que nada tem a ver com roupas…

    Responder
  8. Cirdele Azevedo - 30/08/17 - 13h44

    “Ter estilo não é se vestir bem, com as melhores e mais caras roupas, pra mim, ter estilo é saber traduzir sua personalidade em roupa e, de quebra, ainda se sentir confortável e bem com o que veste”. Melhor definição que já li na vida! Amei o post, só para variar…

    Responder
    • Sofia - 01/09/17 - 08h52

      Exatamente!
      As pessoas acham q ter estilo é se encher de tendências e só consumir coisas caras. Estilo é se vestir de acordo com sua personalidade.

  9. Raine - 30/08/17 - 15h28

    Amo o básico e o pretinho básico. Aliás, estou quase sempre de preto rs
    Estilo pra mim é se vestir como gosta, mesmo que o blogueiro da moda tenha dito que tal peça não pode ser usada pelo seu biotipo, que você use uma cor que não está em alta no momento, ou que vista uma cor que está em alta no momento.

    Amei :heart:

    Responder
  10. Beatriz Lima - 30/08/17 - 18h01

    Esse é muito o meu estilo, mas apesar de amar eu tento sempre introduzir alguma informação de moda pra ele não cair na mesmice.

    Responder
  11. jessica lorrany - 30/08/17 - 22h53

    Estilo pra mim é algo entre o meu humor e a minha personalidade. Os dois juntos traduz o meu estilo, o estilo de 1 dia, 1 semana, ou 1ano inteiro.. Independente se é como quero me sentir ou como estou me sentindo. :blush:

    Responder
  12. raisa - 31/08/17 - 10h06

    Ter estilo é se conhecer e ter auto estima para usar o que lhe cai bem e o que lhe valoriza sem medo da opinião alheia, seja ele básico ou mais espalhafatoso. É conseguir mostrar um pouco de você. AMO meu estilo. rsrs

    Responder
  13. Heloisa Carvalho - 01/09/17 - 12h33

    Eu sou básica e flutuante. Minhas roupas são quase todas sem estampa, de cores neutras, sem brilho… Mas esses dias eu comprei um vestido mostarda com florzinhas e parece que era sob medida pra mim. Tem coisas que eu realmente não uso, tipo muitas estampas ou cores muito vivas juntas, mas fora isso eu me visto de acordo com meu humor.

    Responder
  14. Camila Valeriano - 04/09/17 - 12h31

    Acho que estilo é a sua identidade. Na moda ele mostra quem você é, por quais experiências você já passou e isso te fez crescer. Estilo é basicamente quem você é!
    E nesse estilo, a minha musa mor é Emmanuelle Alt! Tenho passado por essa fase de deixar o look mais limpo, mais clean e ela tem sido minha inspiração faz uns bons anos!

    Responder
  15. Vitória Gonçalves - 04/09/17 - 18h44

    estilo pra mim é identidade, essência. eu amo admirar, me inspirar mas ainda não sei se me encontrei totalmente. já fui a pessoa dos girlie florais, já fui a do jeans+allstar+cinza e agora to bem perdida! mas acho que consigo me identificar mais com os básicos e minimal, e amei esse post por tirar esse mito de “sem graça” de cima dos básicos. esses posts mais reflexivos estão sendo uns dos meus preferidos, The! :heartpulse:

    Responder
  16. Beatriz Santiago - 04/09/17 - 22h58

    Estilo pra mim é quando uma pessoa usa algo e você sente que ela está confortável, na sua essência, que não está forçando algo ou fingindo ser alguém que não é. Estilo é ser você, usar as coisas que você gosta, indepeda moda vigente, do trend, da próxima new best thing. Estilo flutua, com os anos, o amadurecimento, mas a essência permanece a mesma.
    Eu me acho básica, no dia a dia eu ando de calça jeans, blusa e uma rasteirinha ou slip-on.
    Massa para festas, amo um lurex, um brilho, um metalizado.
    E ta tudo bem. Eu me visto apenas com o que me faz sentir confortável e bonita.

    Responder
  17. Debora - 06/09/17 - 19h26

    Ser eu.

    Responder