AS MAIS
LIDAS!

10 séries e filmes da Netflix pra quem ama gastronomia e viagem!

07/07/2017  •  Por Rodrigo  •  tv, Viagem, Vinho

Televisão é sempre ótima pedida para esses dias de frio. Ficar em casa, debaixo das cobertas assistindo um bom filme é realmente uma delícia, e quando o tema  é gastronomia/vinhos, aí é que a coisa fica mais gostosa. Já virou quase um ritual aqui em casa, assistirmos séries e documentários sobre vinhos e culinária, e o mais legal é que a qualidade desses programas tem atingido níveis de perfeição, quem conhece sabe.

Além de serem fonte de entretenimento, as séries oferecem informações valiosas para quem se interessa e quer se aprofundar mais nesse universo. Pra mim mesmo, várias delas serviram de inspiração para posts, bem como para me deixar envolvido e apaixonado pela enogastronomia. Separei algumas séries e programas da Netflix, que vão fazer você mudar sua visão sobre gastronomia, viagem, vinhos e até cervejas.

Chefs Table: Obra prima indispensável para os amantes da alta gastronomia, ou simplesmente de imagens lindas. A série que está na terceira temporada, apresenta em cada capítulo a rotina de um chef conceituado. Com uma linguagem didática, é quase uma biografia do cozinheiro, falando das suas inspirações para criar e sobre sua vida pessoal. A variedade dos temas é incrível, desde um sofisticado chef de restaurante estilo farm to table em Nova York até um exclusivo chalé no interior da Suécia. A fotografia é um caso à parte. Tem até um episódio sobre o nosso Alex Atala, que te faz admirar ainda mais o estrelado chef brazuca.

Anthony Bourdain: Esse desbocado e carismático chef e apresentador é um dos messias quando o assunto é roteiro gastronômico que foge do habitual e turístico. Dá pra programar uma viagem com base nos seus programas, do Brooklyn até Taiwan, o cara arrebenta nas dicas e descrições dos lugares, tudo com uma edição primorosa.

A Year in Burgundy: Voltado para os vinhos, esse documentário mostra como tudo funciona numa das mais importantes regiões vinícolas do mundo, a Borgonha. Do plantio à vinificação, conseguimos entender a complexidade dessa indústria. Tem também o A Year in Champagne, que segue a mesma linha, só que voltado para as borbulhas mais famosas do mundo.

Somm: Documentário sobre alguns sommeliers que tentam passar no exame mais importante no mundo dos vinhos, para conseguirem a classificação de Master of Sommelier. Depois de assistir dá até pra achar o Enem fácil.

Sour Grapes: Outro documentário de vinhos, esse aborda o maior escândalo de falsificação da bebida da história. Tem humor, drama e investigação, e você ainda fica curioso pra saber o desfecho.

Decanted: Bem legal e técnico ao mesmo tempo, ele fala sobre a evolução da produção de vinhos na Califórnia. Dá pra ver que os caras fizeram por merecer o lugar de destaque na viticultura mundial. Se gosta do tema e região, já postamos sobre as vinícolas que visitamos aqui.

Crafting Nation: Para os aficcionados por cervejas artesanais esse documentário é um elixir, pois aborda o crescimento do segmento nos EUA, e como as pequenas cervejarias incrementam a economia das comunidades locais.

King George: Lindo documentário com um toque dramático, sobre como o estrelado chef francês George Perrier luta pra manter seu restaurante na Filadélfia aberto, mesmo sendo considerado como um dos melhores de culinária francesa do país. O mais legal é que mostra sem romantismo, o estresse dentro de uma cozinha.

Jiro Dreams of Sushi: Para os entusiastas de comida japonesa, esse simpático documentário fala sobre o sushiman Jiro, de 85 anos, dono de um micro restaurante em Tóquio, mas com três estrelas Michelan. A receita para o sucesso é simples, tradição e a melhor matéria-prima. Você vai passar a ver um sushi com outros olhos e querer  comprar passagens pro Japão.

Mind of Chef: Produzido e narrado pelo nosso querido Anthony Bordain, essa série que está na quinta temporada, tem um apresentador diferente em cada uma. O bom da série é que alinha gastronomia, história, viagem e até ciência, com foco nas inspirações e estilos de cada chef. Já no primeiro episódio você fica sabendo sobre como o tradicional e barato macarrão instantâneo teve impacto na cultura do mundo. Dá até pra aprender a transformar um miojo num super prato de chef.

Espero que tenham gostado das dicas e se interessado em assistir. Posso garantir que é gratificante e útil. Se tiverem dúvidas ou sugestões de mais séries é só deixar um comentário.


Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

14 Comentários
  1. Jéssica Semedo - 07/07/17 - 16h45

    The, ameeei o post! Não sou de muito interesse dos temas mas não fazia ideia desses docs. E a Netflix as vezes é aquela coisa, parece que a gente já viu tudo que interessava, sempre bom acrescentar coisas novas na nossa lista. Pela sua sinopse me interessei por Chefs Table, o do Alex Atala será o primeiro que assistirei com certeza, Sour Grapes e A Year in Champagne. Vou até compartilhar esse post com pessoas que conheço que gostam do tema.

    Dicas de séries e filmes principalmente fora do obvio e mainstream são sempre ótimos!

    Responder
    • Rodrigo - 08/07/17 - 13h54

      Oi, Jéssica.
      Pode começar pelo Chefs Table que você não vai se arrepender.
      Abs!

  2. Daiana - 07/07/17 - 20h08

    Adorei! Netflix é um vício aqui em casa. E vinho é vinho né. Amo! Parabéns Rodrigo, arrasou no post!

    Responder
    • Rodrigo - 08/07/17 - 13h54

      Oi, Daiana.
      Que bom que gostou.
      Abs!

  3. Elisa Bueno de Vita - 07/07/17 - 22h19

    Que post ótimo!!!! adorei as dicas! Você e a The colaborando juntos está deixando o blog ainda mais perfeito!

    Responder
    • Rodrigo - 08/07/17 - 13h55

      Valeu, Elisa.
      Abs!

  4. Joyce Ribeiro - 07/07/17 - 22h57

    Não tinha explorado esse lado do Netflix ainda e confesso que até esse seu post, era completamente desconhecido pra mim. Meu fim de semana tá recheado agora, arrasou demais no tema!!!

    Responder
    • Rodrigo - 08/07/17 - 13h56

      Oi, Joyce.
      As produções sobre gastronomia do Netflix são muito boas mesmo, você vai gostar.
      Abs!

  5. Mayara Cordeiro - 08/07/17 - 06h49

    Quants dica maravilhosa! Desses só assisti Chef’s Table e amei.

    Responder
    • Rodrigo - 08/07/17 - 13h58

      Oi, Mayara.
      O Chefs Table é realmente o mais conhecido, mas o Mind of a Chef também é muito legal e segue essa linha.
      Abs!

  6. Natalia Vasco - 08/07/17 - 07h59

    Adorei as dicas, inclusive já tinha assistido alguns!

    Mas não achei o A Year in Burgundy. Será que tiraram do catálogo?

    Responder
    • Rodrigo - 08/07/17 - 13h59

      Oi, Natalia.
      Já deve ter um ano que eu assisti, mas eu não sabia que eles tiravam do catálogo, vou pesquisar.
      Abs!

  7. Daniele - 09/07/17 - 11h11

    Amei a seleção! Já inclui na minha lista os que ainda não assisti.
    Só não achei no catalogo Jiro Dreams of Sushi e A Year in Burgundy :(

    Responder
  8. Simone Guerra - 12/07/17 - 15h49

    De todos que já assisti no Netflix sobre a temática , o melhor é o For Grace. Um exemplo lindo do self made man.

    Responder