Celebridades, Red Carpet  •  01 maio 2017

10 Fatos sobre o Baile do Met

1. Mais que apenas uma festa, o Baile do Met é um evento criado em 1946 para gerar renda para o Costume Institute, ala fashion do Metropolitan Museum. Vários museus criam esses eventos de caridade para gerar renda e apoiar a causa e o Met Gala se tornou o mais proeminente deles, tudo graças ao apoio da Vogue e tendo Anna Wintour como sua grande organizadora e entusiasta, desde 1995. Inclusive, essa ala do museu leva o nome da editora.

2. Desde que Anna+Vogue assumiram o evento, não basta ter dinheiro para estar no Baile, precisa ser alguém. A editora é extremamente rigorosa com a escolha dos convidados e se alguma vez alguém já pisou no calo dela, está pessoa será non grata. Pense no Diabo Veste Prada? No Met ele é personificado. Dizem que nomes como Rachel Zoe e Tim Gunn – ambos com desavenças passadas com Anna – não são habitués da festança.

3. Dito tudo isso, para esse ano, uma mesa custa à partir de U$500.00. No ano passado, o Yahoo pagou U$3mi pelo patrocínio e por 2 mesas, os convidados? Tudo escolha da Anna e não da empresa. Já um ingresso individual vai de U$25.000-50.000, mesmo assim, não basta ter dinheiro, tem que ser alguém de relevante para Anna e que não só paga para estar, mas costuma apoiar a causa do museu.

Geralmente, celebridades, atores e modelos não pagam para ir ao evento, mas fazem ~parceria com grandes marcas ou estilistas que apoiam a cau$a. Tudo isso, claro, com o aval de Anna, pois é ela quem define quem veste quem. Reza até a lenda que ela vê – e aprova ou nega – cada roupa antes.

4. O Baile do Met leva em torno de 12 meses para ficar pronto. Isso mesmo, mal termina um, a equipe exclusiva de Anna para o assunto já começa a preparar outro! Ano passado, foi lançado o documentário “The First Monday  in May” (aqui você consegue assistir), nele dá pra ver a super estrutura do evento em si, que é mais que uma “simples” festa. Pra quem gosta desse universo, programão!

5. Todo ano, Anna escolhe co-embaixadores, para servirem de hosts junto à ela e receberem os convidados. Nomes como Kate Moss, SJP, Taylor Swift, J.Law e muitos outros já fizeram parte. Esse ano, o cargo fica com Gisele Bundchen, Tom Brady, Pharrell e Katy Perry.

Eles, inclusive, ajudam até a montar a lista, sugerir convidados especiais e banir outros. Por falar nisso, a top Coco Rocha, sempre habitué do evento, esse ano foi banida e o motivo? Dizem que ela já falou mal de Katy Perry no Twitter e até agora ela não recebeu seu convite.

6. Foi convidado? É queridinho da Anna? Seja pontual! A editora escolhE o horário de chegada de cada convidado e depois eles tem que cumprimentar os cicerones e, antes da festança, passar na exposição, que abre naquele dia. Sim, tem que fazer o dever de casa, pra depois curtir a festa.

BAILE-DO-MET-LOOKS

7. Aqui no Fashionismo, fazemos a cobertura do Met desde 2008 (o blog começou em março/2008). Ao todo, foram mais de 200 posts e as enquetes refletem as vitórias e melhores looks do ano. Do tricampeonato da Gisele Bundchen até o vestido que iluminado da Claire Danes no último ano, qual foi seu favorito?

8. Foram usadas 250.000 rosas no último Baile.

9. Em 2016, o tema foi “Manus x Machina: Fashion In An Age Of Technology” e foram arrecadados mais de U$13mi. No ano anterior, que celebrou a China, foram arrecadados mais de U$12mi e a exposição foi uma das 5 mais vistas de todos os tempos do museu.

10. O tema desse ano? Rei Kawakubo, estilista japonesa de 74 anos e fundadora da Comme des Garçons. Desde 1983, com Yves Saint Laurent, que não era feita uma homenagem a um estilista em vida. O que podemos esperar dos looks? Minimalismo, geometria e muita ousadia japonesa. Vestidos de impacto, silhuetas que prometem causar e uma subversão à frente do nosso tempo. No dia seguinte, a exposição será aberta ao público com 150 criações de Rei desde os anos 80.

Animados com o evento? Vem acompanhar aqui no Fashionismo todos os looks, detalhes e comentários à partir das 19h de hoje!

 

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

5 comentários em "10 Fatos sobre o Baile do Met"
  1. Ellen
    01 maio 2017 // 04h22

    Faz um post sobre os brasileiros no Baile do Met

  2. Ana Paula
    01 maio 2017 // 14h40

    Nossa, interessante saber essas coisas, mas confesso que fiquei com uma imagem ruim do todo… agora parece ainda mais forçado/artificial, não sei explicar, vejo com maus olhos todo esse controle. Ainda assim, amo os looks e acompanhar a cobertura aqui do blog!

  3. dai
    01 maio 2017 // 16h10

    Ana Wintour é o capiroto de cabelo chanel

  4. Patricia
    01 maio 2017 // 16h14

    Adorei os fatos sobre o baile. Não fazia ideia de nada disso!!!! :ok_hand:
    O ponto é que me pareceu mais uma festa particular dá Anna (que tenho preguiça) do que qualquer outra coisa. Um nível de controle grandioso…. Não perde o encanto devido aos looks, mas… :sweat_smile: já não vejo o evento com a mesma empolgação.

  5. Anna K.
    04 maio 2017 // 09h37

    Parabéns pelo post super informativo e pela cobertura desde 2008, amo acompanhar o Baile do Met e sua cobertura é incrível!!!