Gastronomia  •  10 out 2016

Um jantar no Shiso, japonês do Grand Hyatt Rio

Enquanto a Thereza fala sobre moda e todo o universo do Fashionismo, sigo comentando sobre vinhos e cada vez mais gastronomia em geral, com dicas de locais e atrações do Rio de Janeiro. E na quarta passada, aniversário desse que vos escreve, tivemos uma experiência maravilhosa no Shiso, restaurante japonês do Grand Hyatt, aqui do Rio.

O Hotel que por si só já vale a visita, inaugurou na Barra da Tijuca no início do ano e conta com três restaurantes especializados em cozinhas distintas, muito legal pra quem quer ter um serviço de qualidade e com respaldo da rede.

Falando do Shiso, pude constatar de perto essa qualidade. Excelência no serviço, ingredientes super selecionados, pratos perfeitamente elaborados e um ambiente sofisticado e acolhedor, só poderiam tornar nosso jantar em uma noite inesquecível.

O Shiso é um japonês com uma pegada meio fusion, que integra elementos asiáticos com um diferencial muito legal, o conceito de cozinha autoral. Isso mesmo, você consegue perceber em cada prato, uma idéia, um estilo, desde belas apresentações ao mais importante, o sabor. Tudo com um propósito pensado para transformar seu jantar em uma imersão gastronômica. Definitivamente não é um restaurante japonês qualquer.

Shiso Hyatt

Antes de falar sobre o nosso menu, preciso fazer um pequeno adendo. Quando fui ao coquetel de inauguração do Grand Hyatt, em abril, provei uma iguaria que ficou na minha memória afetiva até semana passada, a barriga de porco defumada do Shiso.

Essa delícia é grelhada na churrasqueira que fica no centro da cozinha exposta do restaurante e servida com um mix de pimentas asiáticas. Tão macia e suculenta que tive que pedir assim que chegamos. Por favor, peçam!

Shyso Hyatt Entrada

Pois bem, para o nosso jantar, ao invés do cardápio normal, optamos pelo menu degustação Omakaze Zen de cinco etapas (R$210 por pessoa). Começamos com sashimis de atum no molho ponzu, o peixe super fresco estava perfeitamente servido com o molho levemente cítrico, dispensa até o shoyu.

Depois seguimos com lagostins grelhados e servidos na própria casca, fizeram a nossa alegria! Eu sou um apaixonado por lagostins e seu sabor adocicado estava na medida.

shiso-hyatt-bento-box

A 3a etapa foi uma surpresa para os olhos e paladar, uma bentô box de 2 andares. Nos explicaram que o conceito caixa era pra simbolizar a forma com a qual os trabalhadores japoneses levavam seus alimentos quando iam para o trabalho. Achei a referência o máximo!

E o conteúdo? Na parte de cima, cortes de sashimi de atum, salmão, peixe branco que varia com o dia para manter o frescor e vieiras, ahh vieiras! Macias ao extremo, derretendo na boca. Na parte de baixo, criações de sushis do chef com aquele toque de azeite trufado que a Thereza ama!

shiso-hyatt-wagyu

Na etapa seguinte, ficou ainda melhor. Os peixes já estavam fantásticos, mas quando recebemos um corte delicioso de contra-filé de Wagyu – o lendário gado japonês – quase acreditamos estar no oriente. A carne tenra, suculenta e de sabor marcante e rico estava grelhada no ponto perfeito e ainda era acompanhada por um molho suave de gergelim, legumes, uma sopa missoshiro e arroz oriental.

shiso-sobremesa-hyatt

Para a sobremesa, além do bolo do aniversariante, comemos essa espécie de mousse com chocolate branco, chá verde e frutas vermelhas, doçura na medida para finalizar uma experiência completa.

O menu degustação ainda pode ser harmonizado com saquês, o que eu recomendo, pois você tem a oportunidade de provar diversos estilos, dos mais secos aos mais suaves e perfumados, além de ganhar uma aula sobre aromas, sabores e processo de produção da bebida. Vale muito a pena, pois você passa a entender e conhecer seu paladar através dos estilos.

shiso-hyatt-saque

A carta de vinhos é compacta, bem feita e ainda tem opções de vinhos em taça, indico o Gran Tarapacá Merlot para harmonizar com a carne. Os drinks também são muito gostosos, Thereza foi com o delicioso – e, segundo ela, muito fotogênico – Shochu Punch, feito com destilado japonês (o shochu), melão e limão siciliano.

Então, o Shiso é aquele tipo de restaurante que proporciona um pouco mais do que somente uma refeição. Assim que você entra, já sente o clima oriental através da decoração cuidadosamente elaborada pra trazer o clima do Japão pro Brasil. Se você está procurando por esse tipo de experiência com uma gastronomia de qualidade, o Shiso com certeza é uma bela opção, sem contar o prazer de estar dentro de um hotel e se sentir “viajando”, nem que seja por uma noite!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

14 comentários em "Um jantar no Shiso, japonês do Grand Hyatt Rio"
  1. Chris
    10 out 2016 // 09h07

    Sempre amei as indicações do #vinhodequinta e agora estou curtindo muito esses posts gastronômicos do Rodrigo…Escreva mais :beers:

    • Rodrigo
      10 out 2016 // 11h41

      Valeu, Chris!
      Pode deixar que vai ter bastante coisa de gastronomia.
      Abs.

  2. Caroline Santos
    10 out 2016 // 10h13

    Rodrigo você tá arrasando nos posts. Deu até vontade de ir no restaurante e ter a mesma sensação!

    • Rodrigo
      10 out 2016 // 11h42

      Obrigado, Caroline
      Vale a pena mesmo.
      Abs!

  3. 10 out 2016 // 10h24

    A apresentação ficou show de bola, gostariaaa muito de gostar de comida japonesa D:
    Masssssssss

    • Rodrigo
      10 out 2016 // 11h43

      Olá, tudo bom?
      Tem opções boas de pratos quentes também!
      Abs.

  4. Fernanda
    10 out 2016 // 12h26

    Parabéns pelo aniversário, Rodrigo! Adoro as indicações e explicações sobre vinhos e gastronomia! Que tenhas muitas alegrias sempre e muitas bebidinhas e comidinhas ótimas para compartilhar com a gente :wine_glass: :tada: :smiley:

    • Rodrigo
      10 out 2016 // 12h29

      Muito obrigado pelo carinho, Fernanda!
      Abs.

  5. Vitória Gonçalves
    10 out 2016 // 13h14

    amei a descrição da experiência toda! legal os posts gastronomicos do rodrigo, especialmente pra mim, que não sou muito fã de vinhos hahahah

    • Rodrigo
      10 out 2016 // 13h37

      Valeu, Vitória.
      Abs!

  6. Ana Paula
    10 out 2016 // 15h10

    As fotos dos pratos e o post estão ótimos, mas a Thereza tá MARAVILHOSA ein! Razô !

    • Rodrigo
      10 out 2016 // 15h25

      Concordo!!

  7. Andreza
    10 out 2016 // 16h27

    The, vc está linda!
    Parece que emagreceu bastante, faz uma atualização daquele post sobre exercícios!! Precisando urgente de inspiração :kissing_heart:

  8. Yasminni Tomaz
    14 out 2016 // 10h44

    Nossa, fiquei com vontade! quando ao Rio for vou me lembrar dele. Parece otimo e realmente muito fotogenico. Abraços Rodrigo