Viagem  •  27 jul 2015

DICAS DE ARUBA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR!

aruba-mapa-

Já pensou em conhecer Aruba? Esse adorável país fica a algumas horas do Brasil e tem cada vez mais se tornado destino certo de brasileiros que buscam sol, mar e, é claro, umas boas comprinhas no meio de tudo isso! Fui convidada pela ATA, Autoridade de Turismo de Aruba, para conhecer o país, desvendar suas praias, experimentar sua gastronomia e no final compartilhar tudo que você precisa saber antes de ir! Então aguarde que nas próximas semanas teremos vários posts com dicas de Aruba, que eu tenho certeza que você vai gostar. Agora começando pelo básico: Quando, como, por quê, onde e outras dúvidas!

DICAS DE ARUBA

COMO CHEGAR: Fomos para Aruba com a Copa Airlines. Fizemos Rio – Panamá – Aruba, nosso voo saiu 1am e chegou às 13pm no destino final, e com uma parada estratégica na Cidade do Panamá e o que significa isso? Um Duty Free enorme, esse já é um bom aperitivo pra quem quer ir à Aruba e fazer boas compras.
Além da Copa, a Avianca também voa via Bogotá, a Gol via Caracas e ainda tem voo direto pela Insel Air de Manaus, ou seja, pra quem mora no norte ou nordeste pode ser uma opção mais rápida ainda. Ah, e pode chegar chegando, pois não é necessário visto pra entrar na ilha Feliz (depois que você conhece, o slogan “One Happy Island” faz muito sentido!).

ARUBA FACTS: O país tem 110.000 habitantes, recebe 1 milhão de turistas por ano e 25 mil deles são brasileiros. A ilha é pequena, tem 180km², ou seja, em poucos dias você já fica familiarizado! A moeda é o florim, mas não se preocupe, o dólar é aceito em qualquer lugar.

Aruba foi colonizada pelos holandeses, mas é um território independente do país, com isso, pense numa ilha com espírito latino, essência européia e ainda forte influência americana. É um mix  cultural bem interessante e o que faz do país um destino bem especial no Caribe (já estou bem apegada!).

A temperatura média é de 28º, chove pouco, venta bastante e por lá não rola aquele calor insuportável, pra você ter ideia, o inverno do Rio estava mais insupor que a agradável Aruba, mas não subestime o sol, eu fiquei bem bronzeada mesmo numa tarde com um pouco mais de nuvens, o que foi ótimo, já que tirei meu amarelo home office, danki Arubita!

O PAPIAMENTO: Já ouviu falar? É a língua falada em Aruba e é uma mistura entre diversas outras, como espanhol, holandês, francês, italiano, inglês e até português! É uma língua muito bonita e até curiosa de se ouvir, porque você consegue identificar vários desses idiomas, mas nunca sabe se a pessoa é francesa, americana, espanhola ou simplesmente Arubiana. Mas é lógico que em qualquer lugar fala-se inglês, espanhol e também um quê de portunhol, afinal, por lá também somos conhecidos como o adorável povo que curte boas comprinhas :)

DICAS DE ARUBA

QUANDO IR: É verão o ano todo em Aruba! Por lá pouco chove e o país está fora da rota de furacões, o que já é um alívio e diferencial pra quem busca uma ilha caribenha para as férias. Por ser um país extremamente turístico, está sempre movimentado (há inúmeros cruzeiros que também param por lá), mas temporadas como Ano novo (todos os hotéis tem atividades especiais e muitos fogos) são excelente sugestões. Porém qualquer semaninha do ano é uma boa razão pra visitar o país.

ONDE FICAR: Me hospedei no Hyatt Regency, que fica em Palm Beach e é uma opção incrível, o hotel é muito bem localizado e com decoração chique caribenha, muito confortável e aconchegante! Ele tem uma super estrutura, piscinas, restaurantes, muitos animais (fiquei miga dos cisnes negros) e, é claro, a praia de Aruba a seus pés. Agora pra quem gosta de fatos da realeza, das últimas vezes que o casal real da Holanda foi pra Aruba, eles se hospedaram no Hyatt e eu confesso que achei isso o máximo :)

Outra excelente sugestão que visitei foi o Renaissance, adoro a rede e o hotel fica na região central, em Oranjestad (capital do país e a 5 minutos do aeroporto). O legal deles é que tem duas opções de hospedagem, um hotel só pra adultos, boa sugestão pra quem quer mais curtição ou romance e também o Family, que dispensa explicações, é ideal pra quem vai com família e tem toda a estrutura pra crianças e mais, um fica na frente do outro, mas com esses formatos diferentes. Agora o mais legal de tudo é que o Renaissance tem sua praia privativa e é lá que ficam os famosos – e maravilhosos! – flamingos, mas esse tema virá em outro post.

VALE A PENA ALL INCLUSIVE? Essa é uma dúvida comum quando se vai para locais paradisíacos e que existe a opção de café+almoço+jantar no pacote. Minha opinião bem pessoal é que, num local como Aruba: não vale, mas por quê? Simplesmente porque lá tem incontáveis restaurantes incríveis e são muitas opções pra você ficar uma semana inteira no mesmo hotel comendo no mesmo restaurante.

Acho que nesse caso vale quando é um local sem muitas opções, onde você simplesmente quer relaxar em um resort, mas no caso de Aruba, acredito que diversificar na gastronomia e roteiro faz toda a diferença!

DICAS DE ARUBA

VALE A PENA ALUGAR UM CARRO? SIM! A ilha é pequena e muito fácil de dirigir, com isso, alugar o carro é a certeza que você pode percorrer toda a ilha de cabo a rabo e conhecer do California Lighthouse até o outro extremo, a Baby Beach. Eu dirigi por lá e me senti uma típica arubiana :)

Mas taxi não é caro (eles tem preços fixo entre U$7-15) e te leva tranquilamente aos principais pontos da ilha, por falar nisso, Aruba é muito segura! Nós saímos à noite pela rua, andamos por diversos locais e sempre despreocupados, Aruba é conhecida por ser a ilha mais segura do Caribe!

QUANTOS DIAS FICAR: Nós ficamos 4 noites e achei pouco, mas eu sempre gosto de sair de um local com gostinho de quero mais (até mesmo pra ter muitas razões pra voltar ). Acho que o ideal são 7 dias, pois você consegue misturar alguns dias de relax na praia num dolce far niente, mas também momentos mais radicais e de esporte, sem contar conhecer cada canto da ilha, ou seja, 7 dias dá pra conhecer bem, descansar e explorar.

É CARO? Não achei, pelo contrário, sejam restaurantes ou compras, o preço é muito bom! Os impostos de lá são bem baixos e eles sabem que manter dessa forma vai atrair mais e mais turistas (aprende, Br!), com isso, o turismo fica agitado, a economia aquecida e cada vez mais as pessoas vão pra Aruba não por ser apenas referência de lindas praias, mas também por boas compras!

POR FALAR NISSO, COMPRAS! O Renaissance Mall é o principal shopping da cidade, tem lojas como Gucci, Prada, Dolce & Gabbana e Louis Vuitton (dizem que algumas vezes há promoções que vale mais a pena comprar lá do que nos EUA). Além disso, tem lojas como Victoria’s Secret, Mango, Aldo e em breve quem chegará a Ilha? Zara, claro! Sem contar, a Kate Spade inaugura no final do ano (enquanto no Br, ela vai embora esse mês :/), entre tantas outras lojas de perfumaria, marcas locais e também irresistíveis souvenirs! E como o país é livre de muitos impostos, é como se fosse um free shop integral pra gente fazer boas compras entre uma praia e outra.

DICAS DE ARUBA

Esse é o capítulo 1 da minha viagem à Aruba, nas próximas semanas ainda teremos posts sobre dicas de passeios, da praia ao cassino, tem muita coisa e, claro, todos os restaurantes que fui! Obrigada mais uma vez à ATA (No site deles tem muitas outras informações!) e ao F*Hits que proporcionaram essa experiência incrível na “One Happy Island” mesmo! <3

Quem também tiver dicas de Aruba, compartilha por aqui e quem tiver dúvidas, só falar!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

25 comentários em "DICAS DE ARUBA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR!"
  1. Aline Lima Louzada
    27 jul 2015 // 07h49

    Amei acompanhar sua viagem! Achei esse lugar maravilhoso e amei os flamingos, vou esperar ansiosa pelo post de gastronomia.

    • 27 jul 2015 // 12h46

      O flamingo é a coisa mais linda de tds! Fiquei apaixonada, acho que tirei umas 300 fotos sem exagero :)
      Bjs!

  2. Janaina
    27 jul 2015 // 07h55

    Tereza nunca comentei em seu blog mas acesso ele duas a três vezes por dia :heart_eyes: , qual a moeda de Aruba? Dólar? E quanto levar em uma viagem para casal tipo 7 dias?

    • 27 jul 2015 // 12h45

      Que bom, Janaina! Adoro novas ‘comentadoras’ ;))
      A moeda é o florim, mas o dolar é aceito em todos os lugares, sem problema algum, inclusive rola de sacar em dolar nos caixas eletronicos.
      Agora quanto levar é muito relativo, mas o que eu notei que lá as coisas não sao nada caras, tem refeições para todos os bolsos (e bocas) e ainda vários tipos de passeios, mas os melhores são gratuitos, as praias!

      bjs!

  3. Larissa
    27 jul 2015 // 09h43

    Ai , the. Tô amando esse post e, claro,Aruba!
    Taí uma boa dica de viagem ;) você como sempre arrasando

    • 27 jul 2015 // 12h43

      Aruba é o máximo, mais perto do br do que a gente imagina e não vejo a hora de voltar!

      bjs!

  4. 27 jul 2015 // 12h32

    Theee, uma pergunta.. Você acha que esse destino compensa pra passar a lua de mel, ou você acha que é muita agitação e não vamos conseguir curtir esse momento mais romântico?
    Qual a sua opinião?

    • 27 jul 2015 // 12h42

      Super vale a pena! Inclusive eles tem um programa de benefícios pra quem quer passa a lua-de-mel lá e vou colocar no proximo post! Tipo são várias coisas que os hoteis e passeios oferecem, de mimos a descontos pra quem vai em lua-de-mel. Inclusive a cidade é um dos principais destinos pra essa ocasião! Acho que é aquele tipo de agito na medida, boas opções de restaurantes e praias pra todos os estilos.
      bjs!

  5. 27 jul 2015 // 12h47

    Agora fiquei com vontade… E aqui tão nublado!

  6. 27 jul 2015 // 13h54

    Oi Thereza!

    Não sei se você chegou a ver as dicas que te falei lá no blog! Mas passei a minha despedida de solteiro lá e foi ótimo!
    Recomendo super a ilha tanto para quem procura tranquilidade quanto para quem procura agito!
    A noite de lá ferve e é ótima!
    Coloquei tudo aqui http://coisasqueamamos.com/category/viagens/aruba-viagens/

    Beijos

  7. dai
    27 jul 2015 // 19h51

    Meu Deus que vontade que me deu de ir pra Aruba fiquei com vontade de fazer minhas malas e ir direto pro aeroporto :sunglasses:

  8. Joana
    27 jul 2015 // 22h03

    Ah The!!!!! To indo pra la na quinta feira da semana que vem! Nao vai dar tempo de pegar todos os seus
    Posts :(
    E os restos hein? To querendo fazer uma listinha top
    Alguma diquinha imperdivel?
    Thanks!!!!!!!!
    Bjaoooo

    • 28 jul 2015 // 13h47

      Quarta que vem entra com dicas de passeios, mas posso te fazer um mini spoiler com dicas gastronomicas ;)
      Não deixe de ir ao Papiamento, rest mais clássico de lá, ao Flying Fishbone pra um jantar romantico com os pes na areia, agora se vc qusier uma experiencia gastronomica surreal, vá ao the kitchen table by white, foi um dos melhores rests que fui na vida, vale cada centavo (nao deixe de reservar!)
      bjs!

  9. 27 jul 2015 // 23h49

    Poxa, primeiro post sobre viagem que me deu uma vontade imensa de conhecer o lugar, sendo que nunca tinha cogitado antes… amei Aruba sem ainda nem conhecer kkk

    • 28 jul 2015 // 13h46

      Que bom ler isso, Cris! É que eu acho que fiz com muito amor e transpareceu isso hehe fiquei de fato muito encantada com Aruba
      bjs!

  10. 28 jul 2015 // 01h45

    Eu adorei o restaurante Barefoot, em Oranjestad. Dá para jantar com a mesa na areia da praia, à luz de velas, e a comida é muito, mas muito boa! ;)

    • 28 jul 2015 // 13h45

      Ele estava na minha lista, mas fomos ao Flying fishbone que tem a mesma pegada!
      bjs!

  11. gabriela moro
    28 jul 2015 // 16h53

    fiquei apaixonada e já quero ir !!!! :yellow_heart: :yellow_heart:

  12. Joana
    30 jul 2015 // 11h10

    The! Super obrigada pelo Spoiler gastronomico!!!!
    Ameiii! Vou ficar ligada no post de quarta que já incluo as dicas no roteiro!
    Bjaooooo

  13. mariana
    31 jul 2015 // 07h40

    Poxa! também não vou conseguir ver todos os posts! viajo para lá na quarta!
    Já que você falou rapidamente dos restaurantes… dá uma dica de lojas com preços bons! Pleeease!!!

  14. Vanessa
    04 set 2015 // 19h36

    The precisa tomar a vacina da febre amarela pra ir pra Aruba???

    Beijos

    • 04 set 2015 // 23h21

      Não!!
      bbjuss

  15. Marielly Andrade
    16 jun 2016 // 15h19

    The,
    Resgatando esse post porque mais uma vez pretendo seguir outra dica de viagem sua. Já te copiei na toscana e agora quero copiar em aruba! Estava na dúvida sobre o all inclusive… Vou pesquisar o Hyatt também!
    Beijos

  16. jonas
    04 mar 2017 // 23h46

    estou viajando para Aruba (1 semana) e para Punta Cana (2ª semana). Foram ótimas suas dicas e preciso de mais. Como fazer ?

  17. jonas
    04 mar 2017 // 23h49

    Esqueci de dizer. A viajem sera em Abril. Iremos eu e minha esposa. Temos idade de 60 anos.