New York, Viagem  •  22 jun 2015

DICA DE VIAGEM: A NOVA YORK DE ALÊ GARATTONI

Hoje é dia de tag nova no blog e uma que já vinha querendo há tempos! Periodicamente trarei um convidado especial para compartilhar por aqui suas dicas, achados e memórias de suas cidades favoritas no mundo! “A cidade de fulano” é uma forma de estender nosso papo de viagem, que sei que rende muito e sempre com um convidado especial e sua cidade do coração.

Pra estrear a coluna, minha amiga e super blogueira, empreendedora, mãe da MH: Alê Garattoni. Sei que Alê é apaixonada por Nova York, então escolhi a cidade que é destino de muitos, portanto, dica de expert com a Alê!

ALE-GARATTONI-NY-HEADER

Primeira lembrança de Nova York: Eu tinha 18 anos quando fui pela primeira vez e, sei lá por que, o que mais me marcou foi ver aqueles predinhos de tijolos com escadas de incêndio externas. Tal e qual a gente via nos filmes! Acho essa uma das grandes representações da cidade até hoje, como uma marca-registrada!

Restaurantes que você vai todas as vezes que está na cidade: Eu sou super óbvia e repetitiva, vou sempre nos mesmos lugares e como os mesmos pratos! Amo o Fig & Olive (o risotto trufado é um dos meus recorrentes desejos!), tenho que sempre comer uma massinha no Eataly e acho o Serafina do Upper East uma ótima pedida para aqueles dias de preguiça – não tem erro! Dos famosinhos, o Bar Pitti é meu top top top favorito, o Papardelle e a burrata são imbatíveis. Não sou muito dos badalados, mas curto o ambiente do Mercer Kitchen.

Programação que te faz sentir como uma New Yorker: Andar sem rumo pelas ruas do West Village ou sentar no Central Park e ver a vida passar num domingo qualquer – de preferência comendo um hot dog da rua!

Passeio turístico favorito: Subir no Top of the Rock, menos cheio e com uma vista mais bonita (ao menos na minha opinião) do que seu concorrente mais famoso Empire State.

Programa de índio que não recomenda a ninguém: Estátua da Liberdade! Você pega uma fila quilométrica, entra num barquinho que dá enjoo até em quem não tem tendência a isso (como eu!) e quando chega lá é uma decepção – ela é muito mais bonita quando vista de longe! Vale muito mais a pena ir passar o dia no Battery Park e, de lá, garantir suas fotos com a famosa Estátua, se for o caso!

Experiência negativa com a cidade: Quem me conhece sabe que tenho verdadeira FOBIA de ratos – não é medinho, é num nível que não posso ver nem na TV ou em foto! E, sabemos, Manhattan é um dos lugares com maior concentração dos tais bichos. Por sorte, eu só tinha visto de longe umas duas ou três vezes (dica: evitar olhar para os trilhos do metrô ajuda a não se deparar com um!), mas nesta última ida, em setembro passado, fique num hotel no Upper East. Por ser uma área mais residencial e menos movimentada, acho que os ratinhos ficam mais à vontade e passei o maior sufoco da minha vida a caminho de uma farmácia que ficava a uma quadra de distância do hotel. Era noite e eu estava sozinha quando um mini-rato passou DO MEU LADO. Neste dia eu tive certeza que não sou cardíaca, mas nunca mais andarei a pé por essas regiões à noite.

ALE-GARATTONI-NY-1

Lojas imperdíveis:  A Barneys é aquela loja que eu escolheria se pudesse comprar tudo sem me preocupar com a conta, acho a melhor seleção de moda, acessórios e marcas menos óbvias de beleza. Também sou viciada na Container Store (pena que muita coisa não dá pra trazer, pela falta de praticidade!), na Uniqlo e, para MH, a Baby Gap da 5ª avenida é a que tem a maior e melhor variedade. Ahh, e agora estou louca para conhecer as recém-inauguradas lojas da Equipment (minha marca de camisas favorita) e da Anine Bing (minha musa mor de estilo), ambas no SoHo!

Um achado/segredo New Yorker que você só revela pros amigos e, agora, pra gente: A livraria Barnes & Noble tem sempre uma programação bem legal de palestras e lançamentos (agora, que algumas filiais fecharam, acredito que tenha menos). Em 2010 eu assisti a uma palestra incrível com a PR Kelly Cutrone. E as programações são gratuitas e abertas ao público, eles costumam divulgar no NY Times. Nos fins de semana, há também contação de história para crianças, uma dica para mamães em busca do que fazer em dias chuvosos!

Também descobri recentemente a fama da versão coffee shop do Sant Ambroeus, que tinha uma filial embaixo do Loews Hotel, onde fiquei. Da janela do meu quarto eu via um trânsito ininterrupto de it girls (!!! sério!) numa portinha. Era o tal coffee shop da rede, que tem também restaurantes. O croissant com açúcar é daquelas coisas que fazem valer qualquer caloria!

No mais, eu sou tão óbvia e turistona que não teria nada muito fora do comum, acho (amo turistar até hoje, mesmo conhecendo bem a cidade! Só não me leve pros lados do Times Square, de resto amo e topo tudo!).

Off-Manhattan, local ou programação imperdível fora da ilha: Atravessar a pé a Brooklyn Bridge (de preferência em um domingo) e curtir a região do Dumbo, no Brooklyn. Levei anos para conhecer este lado off-Manhattan e me apaixonei!

Um hotel que te faz sentir em casa: Nesta última ida, fiquei no Loews Regency e AMEI, porque ele acabou de passar por uma renovação 100% e está novo em folha, coisa rara em NY. A localização quase do lado do Central Park (com a Barneys no meio do trajeto!!) é perfeita, inclusive para quem está com crianças, e o atendimento é o melhor que já vi na cidade. Mas meu hotel eternamente do coração é o New York Palace, que tem quartos enormes e um serviço muito bom. É o único que já repeti várias vezes, nas últimas vezes só não fiquei nele porque no verão as tarifas ficam MUITO altas!

Um hotel que você não recomenda a ninguém: Park Lane! Sei que tem quem ame, sei que a vista do Central Park é maravilhosa, sei que é um dos mais-mais dos brasileiros, mas eu não fico lá nem de graça, literalmente! Tive um problema seríssimo em 2012 (o teto do meu banheiro, que diga-se de passagem era supostamente um dos melhores quartos, DESABOU). E o atendimento é pior que péssimo.

Com uma ou outra rara exceção, os funcionários parecem aqueles novaiorquinos dos anos 80, quando era normal ser azedo por lá! E eu sei que não foi falta de sorte minha, porque basta entrar no Trip Advisor para ver uma coleção de reclamações neste sentido. Acho que uma das coisas mais importantes em hotel é o atendimento e ser maltratada nas suas férias é muito chato. Não recomendo nem pra minha pior inimiga, não se iluda pelas tarifas bem abaixo dos concorrentes da região!

ALE-GARATTONI-NY2

Época do ano favorita: Primavera em abril! Sou louca por tulipas e a cidade fica cheia delas, é a coisa mais linda!

Um filme ou seriado que te faça sentir em NY: Sex and the City, sempre! E O Diabo Veste Prada e Gossip Girl ao lado no pódio de favoritos!

Um livro que todos precisam ler antes de visitar a cidade: O livro do Pedro Andrade é legal, porque tem dicas muito boas, das mais óbvias às mais “insider”, mas não tem aquele clima de guia de viagem. E gostei também do livro da Didi Wagner, especialmente da parte com dicas para crianças.

Peça na Broadway: Sou zero fã de Broadway, não tenho muita paciência, e acho que a última que vi foi Cats (!!!). Prefiro aqueles off-Broadway tipo Stomp ou Fuerza Bruta.

Shake Shack ou Burger Joint: Burger Joint, sempre, sem pensar duas vezes! O Shake Shack tem seu valor, mas com a concorrência do BJ em NY eu até esqueço dele!

Upper East ou West Side: Adoro ambos, mas acho que sou mais feliz como uptown girl! Andar pela Madison e pela região do Metropolitan Museum é tão gostoso!

Um dia perfeito pra você em NY: Começa no Central Park, inclui o cachorro-quente de barraquinha de rua e andanças sem rumo. Pode ser no High Line, no West Village, no Meatpacking. Vai ter um almoço no Fig & Olive ou no Bar Pitti e invariavelmente uma passada diária na Duane Reade, meu vício. Fico horas e aproveito para comprar todas as revistas de fofoca que aparecem na minha frente! E gosto muito da energia da Catedral St Patrick, então sempre vou no mínimo duas vezes para agradecer e rezar um pouquinho. Agora com MH tem também uma parada nos deliciosos playgrounds do Central Park (eu nunca nem tinha percebido, mas há muitos deles espalhados pela cidade, todos ótimos).

O que te faz voltar pra NY sempre? Amor! Eu tive uma tia (já falecida), que era minha segunda mãe. Ela era apaixonada por NY e sempre me dizia: na primeira vez que você vai, ou você ama ou não vai significar muito pra você. Foi amor à primeira vista, eu nunca, nunca enjoo – e não ligo muito por acabar trocando outras opções de possíveis viagens por NY! Juro que aqui em casa a gente tenta, mas por fim os planos sempre mudam pra um “por que não NY?”.

ALE-GARATTONI-NY-3

Alê, obrigada por ter participado e compartilhado suas dicas, já estão na listinha! Vocês gostaram da ideia da tag? Quem tiver alguma sugestão de pessoa e/ou lugar pro próximo post, só pedir!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

17 comentários em "DICA DE VIAGEM: A NOVA YORK DE ALÊ GARATTONI"
  1. 22 jun 2015 // 08h03

    oi the, amei essa nova tag <3 assim a gente conhece muito mais sobre aqueles pontos turisticos por alguem q conhece de verdade s2 nova york nao precisa de muitas recomendaçoes ne haha sonho de qualquer um <3 legal conhecer a ny q nao é so lojas e central park s2 mas sinceramente eu q nunca saí de recife so iria querer gastar (ou so olhar) muita roupa e make nas lojas, iria consumir todos os meus dias assim nao ía querer mais saber de nada kk <3
    oi the, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

  2. Carolina B
    22 jun 2015 // 10h18

    Therezaaaaaaaaa,AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI! É mto bom ver dicas assim,gostaria q vc informasse se souber onde tem loja de instrumentos musicais, lojas de esportes de baseball e lojas q vendem roupas de personagens de séries e filmes pra Halloween ou cosplay,em NY.A blogger Laura Peruchi assim como as meninas do Starving tbm devem ter dicaas bacanas. Bjooooooooooooooooooos.

    • 22 jun 2015 // 20h03

      Carolina B. Instrumentos musicais, qual exatamente? De forma geral ha Guitar Center em varios locais, mas para pianos, por exemplo, ha outras lojas especializadas. Para fantasias, NY Costumes na Broadway, proximo a 11th se nao me engano, na regiao da Union Square, eh excelente. Proximo a ela ha uma loja de comics otima, se a pessoa se interessa pelo assunto (Forbidden Planet). E para baseball a Paragon, tbm na Broadway (x18). Ha as lojas dos times de baseball locais tbm se for algo mais especifico.

  3. dai
    22 jun 2015 // 10h20

    Nova Iorque é a minha segunda cidade favorita só perde pra Los Angeles, um dia vou conhecer esses lugares, adorei a participação especial, achei uma ótima ideia The.

  4. Tamy
    22 jun 2015 // 11h14

    Querendo ir pra NY de novo em 3…2…1…. kkkkk Ameiii também! Mal posso esperar por outros posts assim =)

  5. Adriane Quaresma
    22 jun 2015 // 11h33

    Eu ainda não fui a NY mas tenho mta vontade de ir! Adorei as dicas.

    Bjss

    http://www.adrianequaresma.com.br

  6. Cláudia
    22 jun 2015 // 13h40

    Adorei o post! Me identifiquei demais ,pois me sinto exatamente assim em relação a NY, amo demais e em maio passado apresentei à minha filha que passou a compartilhar esse mesmo amor pela Big Apple!! Adoro e acompanho seu blog desde o início! Bjs!

  7. Ana Luiza
    22 jun 2015 // 16h58

    Amei a tag!!! Na próxima quero alguém que fale de Londres para eu me transportar mentalmente para lá de novo :heart_eyes: :heart:

  8. 22 jun 2015 // 17h13

    Oi, Thereza!
    Amei a nova tag! Gosto demais da Alê Garattoni, e acho que foi um super acerto! É sempre bom escutar a experiência de viagem de outra pessoa quando planejamos a nossa, por isso acho que essa nova sessão vai ser um sucesso! Beijos!
    http://promptestilo.blogspot.com.br/

  9. Daniele
    22 jun 2015 // 20h23

    Faço uma ressalva em relação à Estátua da Liberdade: fui em setembro do ano passado, por volta de 8h30, e estava super vazio! Até me assustei, porque tinha lido em vários sites que era super lotado. Adorei o passeio, o barco é grande não dá enjôo. É ótimo para fazer selfie. Afinal a Estátua é o símbolo mais famoso da cidade.

  10. 22 jun 2015 // 20h55

    NYC é amor mesmo, conheço pessoas que odiaram, eu sou super urbana, fui 4 vezes e já estou programando para o próximo ano novamente.
    Anotei algumas dicas da Ale :)

  11. 22 jun 2015 // 21h07

    Amei! Se eu entrar numa container store acho que eu não saio mais… Que perigo!

  12. 23 jun 2015 // 11h30

    Muito da minha obsessão em ir pra Nova York lendo o blog da Alê. Adorei ver ela dando dicas aqui!

  13. 23 jun 2015 // 11h37

    Acho que eu sou uma boa opção para os próximos rsrs
    Tenho blog de viagens e meus posts mais lidos sao sobre o Tahiti. Que tal?

  14. 24 jun 2015 // 13h01

    Thereza xuxu, recomendo EU! :) Sou blogueira de viagem há 5 anos e já fui em MUITOS destinos exóticos e maravilhosos. Neste momento o blog deu uma esfriada pq to ferrada de no trabalho MAS semana que vem to retomando as atividade em ritmo non-stop. Já conheci os mais variados destinos, amo cultura, observar pessoas, conversar com elas nesses lugares todos que fui e sou simplesmente apaixonada por países fora do comum, resumindo: viajar fora da caixa é a minha praia kkkkk. Como sua fã, adoraria escrever um artigo lindo pra vc sobre as experiências mais incríveis que já tive.
    Bjoss :kiss:

  15. 24 jun 2015 // 16h28

    The, leio seu blog desde os primóridos e AMO ! Nunquinha comentei (não me mate nem me pergunte o pq), mas lendo esse post seu e da Alê, não pude deixar de dar uma palavrinha. Estive em NYC pela última vez em abril – que a Alê disse que adora – e fiz muitas das coisas que ela citou e que também estão no meu top 10. Sou turismóloga e adoro a forma como vc aborda o tema viagens por aqui, congrats ! Como sei que vc é outra aficcionada pela Big Apple, tbm deixo uma sugestão: para aquelas pessoas que não querem abrir mão do passeio de barco para a Estatua sugiro pegar o ferry *gratuito* pra Staten Island. Demora cerca de 35 min cada trecho e a vista que se tem de Manhattan + Estátua + Brooklyn Bridge é de ficar pra sempre na memória. É bem confortável, nada de gente apinhada, dá pra fazer fotos lindas e ainda namorar with THE view ;) Beijos !!

  16. Bruna Brandäo
    26 jun 2015 // 11h34

    Oi The, adorei a nova tag, adoro ler sobre viagens, me ajuda a planejar as minhas. Se alguém pedir Alemanha ou outros paises da Europa, eu adoraria te ajudar. Eu moro em Munique, cidade da Oktoberfest, mas conheço muitas outras cidades na Europa, que sou apaixonada *-*

    Beijos!!