Decorismo, Moda  •  30 maio 2015

RECEITA DO CEVICHE DA THÊ

Prazer :) Logo depois do meu casamento, assisti ao programa Estrelas da Angélica (força, Angel <3)  e vi uma receita de Ceviche que o ator Paulo Vilhena fez pra ela, logo, copiei! Na época, 2012, o prato típico peruano estava “entrando” na moda no Brasil e aqui em casa foi nosso primeiro prato oficial de casados, virou quase uma tradição e geralmente às quartas é dia de ceviche!

10844111_1595248830695325_1124896344_n

E quem me acompanha pelo Insta sabe que vez ou outra posto o prato, na minha hashtag gastronômica #choramarthastewart, e sempre me pedem a receita! Na época eu tinha feito um post linkando pra matéria, só que ela saiu do ar :( Mas não seja por isso, vamos ao Ceviche do Paulinho da Thereza!

É muito simples, mas requer uma atenção especial apenas num ponto: o peixe tem que ser muito fresco! Como o comeremos praticamente cru, ele tem que ser bem fresquinho, ok? Sempre que compro faço um interrogatório na peixaria perguntando há quanto tempo ele tá lá, condições de transporte, manuseio, enfim, mas sempre deu certo hehe, vamos lá!

1receita-the-ceviche

Você pode usar qualquer peixe que goste, contanto que ele tenha uma textura mais durinha, sabe? Como vamos cortá-los em cubinhos, ele precisa ficar bem consistente. Eu usou salmão, porque aaamo esse peixe, mas o mais comum é fazer com peixes brancos tipo o linguado, robalo, pescada ou pargo. Ainda vale misturar 2 ou 3 tipos de peixes e ainda acrescentar camarões, vieiras. É um prato bem democrático e que permite mil formas.

O peixe é cru, mas o limão vai cozinhá-lo de leve. Na receita do Paulo, ele indica deixar 1h30 marinando no limão, mas depois aprendi (e testei e gostei) que o ideal é deixar o peixe no limão (gosto de misturar o taiti com o siciliano, também vale até um mix com laranja lima) por no máximo 10 minutos e você vai notar a mágica do cozimento.

Depois dessa preparação, tem alguns itens básicos e imprescindíveis que compõe um ceviche clássico e muito saboroso e que não tem uma quantidade específica, mas sim vai do seu gosto e experimentações, mas não pode deixar de ter pra base: cebola roxa, coentro fresco (mesmo se você não ame, um tiquinho já ajuda), todo e qualquer tipo de pimenta, sal a gosto e azeite. Esses itens são a base pro ceviche ficar legitimamente clássico e muito saboroso.

Depois disso tem outros detalhes que complementam e dão uma certa sustância e cor no prato. Por exemplo, sempre uso tomatinho cereja, às vezes coloco pimentões, gengibre ralado e no próximo vou testar com milho e batata doce.

Pra servir, vale de bowl, taça de martini e até usar endívias como colher. O ceviche é super light e uma excelente sugestão pra servir para amigos!

receita de ceviche thereza fashionismo

receita de ceviche thereza fashionismo

Gostaram da minha receita? Quem fizer e postar no insta, não deixe de usar a #chorammarthastewart que eu vou adorar acompanhar! E se alguém quiser outras receitas que sempre posto pelas redes sociais, só pedir!

 

 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

8 comentários em "RECEITA DO CEVICHE DA THÊ"
  1. 30 maio 2015 // 14h55

    Finalmente! Mas vou encaminhar pro namorido… Hahahaha
    Sou muito sem talento!
    Aceito convite para degustar novamente.
    Beijos,
    Gabi

  2. Tiara
    30 maio 2015 // 22h18

    Ainda bem que vc postou sua receita :clap: :clap: :clap: … quando vc passou o link ele não ia pra receita certa, pra não perturbar deixei pra lá. Mas estava louca pra testar a sua versão, pq é uma coisa q vc come com frequência e é realmente aprovada. (adoro e acompanho vários canais de culinária no youtube, mas as vezes acho q eles podem fingir q tá bom só pra não ficar ruim pro canal kkkkkkkkkkkkk aloca :stuck_out_tongue_closed_eyes: )

  3. Sandra Luz
    31 maio 2015 // 15h53

    Oi The! Ontem msm testamos aqui em casa a receita! Ficou boa, mas não ficou tão apresentável como a sua, por isso nem rolou uma foto… :stuck_out_tongue: :grin: :joy: :joy: :joy:

    • 31 maio 2015 // 18h37

      ahahaha fico feliz que experimento, mas o que importa é que ficou saborosa!
      Teve uma vez que fiz e coloquei em tacinhas de martini, ficou bem fofo ;)
      bjs!!

  4. 01 jun 2015 // 18h20

    Amei! mas fiquei cabreira de usar outro peixe que não o salmão, cru…
    e tomate cereja fica bom com salmão mesmo?
    porque tomate normal com peixe fica horrível né hhauhahua, sempre que acontece de colocar salada de tomate junto com o peixe no prato parece o tomate fica com gosto de maresia, bleargh.

    No mais, amo ceviche e pretendo fazer :facepunch:

  5. Ana Luísa
    02 jun 2015 // 14h04

    finalmenteeeeeee!!! acho que fds rolará um cevichinho de leve com o boy ;)
    thanks for sharing thethe!! :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart: