AS MAIS
LIDAS!

VAMOS CONVERSAR SOBRE PRODUTOS VENCIDOS?

23/04/2015  •  Por Thereza  •  Beleza, Maquiagem

VALIDADE

Quantas vezes você já passou por matérias que indicavam data de validade de produtos de beleza e passou direto? “Ah, vou usar meu rímel caríssimo até a última gota!” Eu sou/era bem assim. Achava que marcas incríveis nunca irião nos dar alergia, afinal, elas são marcas incríveis e um batom vintage fica um charme na boca, certo?

ERRADO!

Recentemente passei por dois ~estresses dermatológicos~ e que os responsáveis foram provavelmente os produtos vencidos. Um dia passei um batom que eu tinha há uns 3 ou 4 anos (!!!) e no dia seguinte minha boca ficou “tremendo”. Outro dia passei um laquê antiguinho pra segurar os cabelos teletubbies na academia e minha testa horas depois ficou toda vermelha e com umas espinhejas (espinha e/ou brotoeja? nunca saberei). Enfim, depois de conversar com minha dermatologista, ela disse que os dois casos (que duraram pouco tempo, amém #hipocondríaca) podem ser relacionados ao uso de produtos vencidos.

Com isso, esse post é especial para mim, mas deixo vocês lerem, ok??? :) A validade real de produtos de beleza, afinal, por quanto tempo podemos usá-los?

 95285fd3b73e723eed94be94bd1b1618

Base, Primer, hidratante com cor, BB-CC cream: 6 A 12 MESES
Um bom indicador para saber se você deve ou não jogar fora algum destes itens é quando ocorre separação das substâncias do produto no frasco. Além disso, a exposição excessiva do calor pode diminuir ainda mais a durabilidade. As bases com óleo tem um período maior de até 18 meses de validade.

Corretivo: 12 a 18 MESES

Nem adianta insistir ou suas olheiras podem ficar piores ainda.

Máscara para cílios: 3 A 6 MESES

É o produto com validade mais curta e também o mais perigoso, afinal, é um produto que fica ali colado aos olhos o.O
Por ele ser líquido, as bactérias podem se reproduzir rapidamente e sem dúvidas não a queremos perto dos olhos, certo? Pare tudo que estiver fazendo (após esse post :D) e vai dar uma geral nas suas máscaras!

Delineador em gel e líquido: 6 a 12 MESES

Aqui funciona a mesma justificativa da máscara para cílios. É líquido, é limitado, pode ser perigoso! O lápis de olho tem prazo médio de 12 a 18 meses.

Blush e Pó Compacto (ou qualquer outro pó): 2 A 3 ANOS

Se o produto começar a craquelar ou apresentar uma textura diferente, tá na hora de jogar fora! Sem contar que eles param de funcionar, não colorem e nem pigmentam mais, próximo!

Sombra: 2 A 3 ANOS

Os produtos em pó são os que mais duram. Mas quando chega o limite dá pra notar a perda de pigmentação e fixação. Já sua sombra cremosa (validade média de 18 meses) não fica mais na pálpebra? É porque a eficiência dela não é mais a mesma, logo, jogue fora. E na hora de aplicá-la ou você tampa o pote ou vira ele de cabeça pra baixo, 30 segundos de cuidado vão fazer o produto durar mais e secar menos.

Batom: 1 A 2 ANOS

O odor mais proeminente também indica que ele já tá fim de linha. Para que essa durabilidade não diminua, guarde-o sempre em temperatura ambiente e longe do calor!

Gloss: 1 ANO

É fácil identificar a aparência modificada já na embalagem (ele fica tipo bifásico) e se o cheiro não for mais o mesmo de quando você comprou, jogue fora!

COSMÉTICOS EM GERAL

Esmalte é outra coisa danada pra dar alergia, em média é recomendado mantê-lo pelo período de 12 a 18 meses, mas se ele começa a fica “bifásico” (tipo água e óleo), já é hora de dizer adeus. Perfume também tem validade e o limite é de 3 a 4 anos. Shampoos, cremes e condicionadores até 18 meses no máximo. Pincel também tem seu período de validade de 3 anos (eles não são eternos, não), mas as esponjinhas, sabe? Seis meses no máximo!

Captura de Tela 2015-04-22 às 16.47.32

Esses períodos podem ser relativos e variar de acordo com cada marca, portanto vale ficar de olho na aparência do produto, qualquer sinal de mudança, jogue fora! Além disso, a indústria de beleza ajuda pra que a gente não use produtos estragados (logo, compremos novos :D). Geralmente jogamos a embalagem fora, certo? Mas dependendo da norma de cada país, conseguimos ver no próprio produto a data de validade.

Você conhece o site Cosmetic Calculator? Eu nunca tinha ouvido falar, mas achei MEGA útil, por lá você consegue ver quando o seu produto foi de fato produzido e a validade em questão, mas como?

VALIDADE-PRODUTOS-BELEZA

Na parte de trás do produto tem marcado um código de 4 a 5 dígitos, daí você coloca nessa calculadora e aparece data de fabricação e média de uso recomendado. Fiz teste com alguns produtos meus (na foto não dá pra ler bem, mas ao vivo funciona) e em quase todos tem o código. Por exemplo, esse quarteto de sombras da Chanel tá mais que vencido, Thereza Christina! kkk de fato eu comprei o produto em 2009 mesmo e guardo de relíquia, mas agora vai pro lixo! #desapeguei

Além disso, no fundo da embalagem também tem esse potinho que indica a validade do produto depois de aberto e que também ajuda a nos situar no calendário do que tem que ir pro lixo!

Também é preciso limpar os pincéis periodicamente e vale lembrar que o local que você guarda o produto é fundamental para afetar essa durabilidade, tipo banheiro: jamais, bem como local que bate sol. O ideal é guardar seus produtos em ambientes frescos e arejados! As maquiagens estão cada vez mais caras, então vamos valorizar nosso rico dinheirinho, mas acima de tudo nossa saúde :)

Vocês tem o hábito de fazer limpeza geral no estoque? Hoje pode ser um bom dia!

 

 


Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

20 Comentários
  1. Simone - 23/04/15 - 14h20

    Oi The! (a leitora super presente mas fantasminha nos comentários)…
    Post de utilidade pública total. Tenho paletas de sombra que comprei em 2009, e depois de ler esse post e reforçar o que eu já sabia, vou analisar meus itens e retirar tudo o que não uso mais.
    Eu era obcecada por rímeis, já cheguei a ter 7 máscaras em aberto. Nesse ponto estou melhorando muito, hoje tenho somente um em uso, acabou, abro outro. Acho que cada vez terei menos coisas e usando tudo, é tão bom ver um produtinho chegar ao fim e a certeza que usei até o último centavo que investi. Mas paleta de sombra eu tenho várias….vou me obrigar a usar mais.

    Beijos beijos beijos

    Responder
  2. Rafaela - 23/04/15 - 14h43

    The, melhor post dos últimos anos! Utilidade pública mesmo..
    Fui correndo ver algumas validades de coisas que uso todos os dias, e estou em choque rs!!

    Responder
  3. Gil - 23/04/15 - 15h05

    Oi The eu acredito que produtos de maquiagem quando passa alguns meses da validade da para usar inclusive já usei mas quando passa tempo demais irrita mesmo o rosto, outro dia fui passar rímel e eu só tinha Um à prova d’Água que era o vencido imagina o perigo nos olhos mas meus cílios são longos e passei só no final mas eu sentia ele queimando :(
    The, me visite também:
    Gilvaniaevans.com

    Responder
  4. Indigo - 23/04/15 - 15h09

    A mim nunca me aconteceu nada de mal, e todos os produtos que tenho de beleza já devem ter passado do prazo de validade…

    Responder
  5. […] Quantas vezes você já passou por matérias que indicavam data de validade de produtos de beleza e passou direto? “Ah, vou usar meu rímel caríssimo até a última gota!” Eu sou/era bem assim. Achava que marcas incríveis nunca irião nos dar alergia, afinal, elas são marcas incríveis e um … ver mais no blog > […]

    Responder
  6. Isabela - 23/04/15 - 15h27

    Ameiiiiiii a calculadora! :purple_heart:

    A maioria das marcas estrangeiras botam a validade depois de aberto, mas eu fico pensando: e o tempo em que o produto ficou na prateleira? Ele não estava no vácuo, né?

    Responder
  7. Heloisa Carvalho - 23/04/15 - 15h37

    Que legal esse site! Recentemente desapeguei de alguns batons que estavam mais que vencidos. Como não conhecia o site, fui pelo cheiro e textura. :lipstick:

    Responder
  8. tania - 23/04/15 - 19h14

    Bom,apos ler este post fiquei na maior curiosidade e preucupação quanto a validade de perfume isso sim! :scream:
    Sera que tem como fazer um post sobre isso tambem? Obrigada! :relaxed:

    Responder
  9. Aninha - 23/04/15 - 19h35

    Ri muito qdo li o título do post. Por que? Eu fiz isso semana passada…do nada resolvi verificar a validade dos meus produtos. Faço isso sempre, pq adivinha. .sou alérgica a um monte de coisa…mas passei do tempo desta vez. Resultado: lágrimas :sob: Joguei batons lindos, sombras, delineador, lápis de olho e etc fora. O lado positivo desta história é q eu não acumulo muita coisa, mas tb não uso com mta frequência pq não posso abusar e taí o problema, fiquei c menos coisa ainda e aí tenho q comprar tudo novamente..e o salário de estagiários ó :thumbsdown: :see_no_evil: :speak_no_evil:

    Responder
  10. Rafael do Valle - 23/04/15 - 19h58

    Amigaa queremos os Looks da Scarlett Johansson na premier dos Vingadores.. :grin: :grin:

    Responder
  11. Renata - 23/04/15 - 22h19

    Adorei da dica do site, obrigada, tenho vários produtos importados de diferentes viagens, nem lembro quando comprei cada um.
    No caso dos produtos nacionais TODOS tem a validade, ai parabenizo a nossa legislação que obriga as empresas a colocar data de validade, respeitando o consumidor.
    Muito mais fácil verificar o rótulo dos nossos batons brazucas se eles estão ok, em vez de puxar na memória de quando compramos, ficar cheirando para ver se não nada errado, rsrs

    Responder
  12. Talyta bastos - 23/04/15 - 23h54

    Nossa, Thê! Que post de utilidade pública!!! Eu sempre tomo cuidado, principalmente com delineador que irrita muito meus olhos, amanhã vou conferir tudo com mais atenção ainda e utilizar a calculadora.

    Responder
  13. Amigas do Closet - 24/04/15 - 14h19

    Post muito muito útil! Não conhecia nem fazia ideia que existia este tipo de site.
    Obrigada!

    Amigas do Closet
    http://amigasdoclosetblog.blogspot.pt

    Responder
  14. Ana Beatriz - 25/04/15 - 12h37

    AMEI a dica do site. Achei muito bom. Eu queria saber qual era a validade da minha base Matchmaster, e não conseguia descobrir. Ainda tem 17 meses, ufa! Estava estranhando porque o tom mudou um pouco (mais pra laranja).

    Responder
  15. Luana - 27/04/15 - 22h01

    Muitas vezes a gente so olha a validade dos produtos que comemos, quando não sabemos que algo que passamos na nossa pele ou no cabelo que esteja vencido pode ter danos serissimos.
    Foi ótimo esse post.

    de parabéns
    beijos.
    http://byluanamidorie.blogspot.com.br/ :heart:

    Responder
  16. Links do mês: Abril | - 03/05/15 - 12h21

    […] 1. Sobre a validade de produtos e um site bacana para conferir os seus. […]

    Responder
  17. Nadica - 16/11/15 - 14h09

    Que maravilhoso esse post, The! Não tinha visto! sou muito viciada em ir guardando as coisas e não jogo fora nem a pau aff. vou dar uma limpa hoje! vou mandar esse post pra uma amiga também pq la na casa dela tinha um condicionador da natura vencido ha 12 anos.

    Responder
  18. Tereza Coelho - 06/03/17 - 09h59

    The, esse é um assunto que pode parecer bobo, mas importantíssimo. Faz pouco menos de um mês que fiquei sabendo sobre o prazo de validade de esponjinha tipo Beauty Blender e fiquei impressionada. É o tipo de informação que se fosse mais popular fariam as pessoas até mesmo repensarem no valor que estão dispostas a dar em alguns itens ao fazer comparativo com a validade.

    Responder
  19. Isabella Bernat - 06/03/17 - 14h37

    Nossa, amei esse post. Eu sou completamente relaxada com isso e preciso ficar mais ligada.

    Responder