AS MAIS
LIDAS!

SNAPCHAT, O APLICATIVO SENSAÇÃO (E O PORQUÊ DELE SER TÃO LEGAL!).

13/04/2015  •  Por Thereza  •  Pense

Lembram do mIRC? Orkut? ICQ? Ô-ow, são tantas ferramentas, aplicativos e formas de nos relacionarmos que, enquanto algumas vem e vão, outras entram num ostracismo cibernético que nem fazem falta.

Nos últimos 2 ou 3 anos vivemos a geração Instagram. Tudo glamouroso, belo, popular e populoso. Se Andy Warhol estivesse vivo, sem dúvida repensaria nos tais 15 minutos de fama pois lá no Instagram, ao mesmo tempo que um sucesso pode ser fugaz ele também construiu notoriedade, digamos, questionável, ou melhor: frágil.

Muita gente fala que o Insta já viveu seus dias de glória e agora ele provavelmente se encaminha pro período de saturação, logo, declínio, ou pelo menos se tornar apenas mais um aplicativo.

snapchat-office

Qual é a sensação da vez? O Snapchat. O app do fantasminha não é nenhum lançamento, mas virou febre nos últimos meses. Confesso que fiquei bem reticente a aprender-mais-um-aplicativo, mas um belo dia entrei de bobeira “pra ver colé que é” e adorei. Por lá compartilho do meu café da manhã às lambidas do Gucci. É tudo natural, instantâneo e viciante.

Como sei que muita gente ainda não pegou o espírito da coisa, esse post é pra testemunhar a graça do app e incentivar o uso!

AFINAL,  ONDE – E PQ – SURGIU O SNAPCHAT?

É um aplicativo criado por estudantes (agora Bilionários) que tinha o intuito de gerar, segundo eles, uma “mídia efêmera” e mais particular. Muitos dizem que ele se tornou popular mesmo porque as pessoas usavam pra trocar fotos ~apimentadas~, logo, deletadas. Tipo, quem viu viu, quem não viu não pode ver mais.

COMO ELE FUNCIONA?

Você tira uma foto, escolhe quanto tempo ela pode ficar “no ar” e pode mandar pra alguma pessoa específica ou pra sua “História”. O mais legal pra mim do Snap é a arte envolvida, uma coisa emoji meets paintbrush! Você pode colorir sua foto ou video e tudo fica mais  legal e sem a formalidade de uma Instagramada perfeita.

Você também acompanha o dia a dia de quem você segue na timeline e suas fotos rápidas. Vale lembrar que você tem que ficar com o dedo pressionado na tela (no início eu não entendia haha) pra ver tudo. Além disso tem local pra trocar mensagens e ver snaps temáticos pelo mundo.

Recentemente famosas como Madonna, Rihanna e (a única Kardashian, ok Jenner presente) Kylie Jenner aderiram à onda. Por lá rola de acompanhar a vida de bloggers, sites, empresas e +++ (O Starving fez um post com ‘must follows’ aqui).

POR QUE ELE É MAIS LEGAL QUE O INSTAGRAM?

Eu acho que o Instagram virou uma farsa ;] e perdeu a legitimidade. A começar com a tal lojinha, na qual as pessoas podem comprar seguidores, likes e se bobear comentários “Linda!”. Pra quem acha que isso acabou com a varredura recente, não, ela segue firme e, se bobear, mais forte.

Acho uma lástima a pessoa ter que comprar seguidores pra ser alguém na noite no instagram, no nosso meio da moda isso chega a ser desleal com pessoas comprando seguidores, burlando números e ludibriando clientes. Enfim, não quero entrar a fundo no tema, mas resumindo, o Instagram se tornou um circo e o legal do Snap é: lá não tem número de seguidores ou likes públicos. Por lá tem views, e só você sabe quem viu. Com isso, o ego fica menos inflado, as coisas ficam menos rígidas e mais naturais.

Mas o melhor pra mim mesmo é a ~desfiltração~ da vida. Enquanto no insta você perde 5, 10, 20 minutos editando uma foto, seja pelo filtro perfeito ou até naquela facetunada completa, no Snap não tem disso (ou tem eu ainda não sei). Por lá são 2 ou 3 filtros e fim e, até onde sei, você não pode ‘subir’ uma foto, tem que ser aquela do momento e pronto. Por favor, continue assim, Snap!

Por fim, o 3º ponto mais legal do Snap, ele é AGORA. Não tem latergram, é aquilo que você tá fazendo mesmo e pode ser cantando uma música enquanto dirige, cozinhando, vendo uma paisagem qualquer ou simplesmente snapzando seu gato.

2snao

O Snapchat é uma vida menos glamurousa, porém mais legal e real. É tipo o backstage do Instagram, você mostra tudo de forma mais nua e crua e no final é apenas isso que precisamos. Sem forçar a barra, sem querer parecer o que não necessariamente somos pra ter um mísero like.

No final das contas, achei o app um sopro de frescor em meio à loucura generalizada causada por essa geração do Instagram. Ele é um aplicativo bem cru, de fato precisa ter várias melhorias (sem mexer na essência), mas pra mim tem sido mais empolgante que o Insta, por lá me sinto à vontade pra compartilhar, falar e relaxar.

1snap

Por falar nisso, me acompanhem no #SNAPVLOG que estou fazendo durante meus dias na SPFW. Mostra uma visão diferente do meu dia a dia, blogagem e tudo mais!

Ah, por lá me achem como @fashionismo :) Vocês estão usando, gostam, nunca entenderam?



Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

34 Comentários
  1. Davi - 13/04/15 - 18h50
    adoro o snapchat. :heart_eyes:
    o único problema é que não executa vídeos de iphone e dependendo a versão do android, só sai o som.
    acabo perdendo muito coisa. :cry:
    Responder
  2. Leticia - 13/04/15 - 19h15
    Adorei a imagem “TheThenista”hehehe
    Bjs!
    http://www.beautyoffice.com.br
    Responder
  3. Paula Giovanella - 13/04/15 - 19h20
    Amo snap por ser mais descontraído mesmo. Tenho a bastante tempo e já “converti” vários amigos! Hahahaha.
    Me segue The! Pgiovanella ;)
    Responder
  4. Joyce - 13/04/15 - 20h13
    Tenho adorado seus snaps, pois realmente vc nao aparece muito no insta. Amandooo Me sentindo sua best. Beijos joka.silva kkk
    Responder
  5. camila - 13/04/15 - 20h15
    Adoro seu snap! :sparkling_heart:
    Responder
  6. Luziane - 13/04/15 - 20h40
    Oi Thereza,

    eu gosto desse conceito do snap. Mas não estou conseguindo ver todos os snaps… a tela fica toda preta. Fui pesquisar e vi que é algum bug e acham que vão ajeitar na próxima atualização. Tomara…

    Vou te “seguir” por lá.

    Bjs

    Responder
  7. meg - 13/04/15 - 23h06
    Eu queria saber pq dá pra ver a contagem de algumas pessoas e se outros aparece escrito pendente.
    Responder
  8. ana - 14/04/15 - 00h28
    VICIEI por sua causa! hauahauah! Ótimos argumentos, só preciso lembrar de usá-lo opsss
    Responder
  9. Mariana Bessa - 14/04/15 - 01h08
    Adorei sua visão The! Tbm pensei a mesma coisa, por ser uma coisa mais solta, menos ‘filtrada’. Estou tentando me acostumar, a maior parte das vezes esqueço de usá-lo! Já de adicionei lá, o meu é o @fashionflats ;) :blush:
    Responder
  10. Talyta bastos - 14/04/15 - 01h12
    O Snap foi um aplicativo que veio para acompanhar ou ao menos tentar acompanhar esse nosso ritmo de vida maluco e compartilhar com pessoas pequenos detalhes do nosso cotidiano por um tempo determinado. E isso é o que torna tudo mais legal. É muito amor pelo Snap, pelo melhor grupo e por vc, Thê! Adoro seu gato, ele é a coisa mais fofa do mundo <3
    Responder
  11. Fêh Zenatto - 14/04/15 - 02h11
    The, tive a mesma experiência que tu com o Snapchat; de início, não gostava, não entendia e agora ando aparecendo mais por lá do que no Instagram!
    Concordo com todos os pontos que tu falou mas queria muita a atualização onde não precisasse ficar com o dedo em cima pra continuar vendo os snaps porque se forem muitos, cansa. Podia haver algum outro jeito. :kiss: :kiss:

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    Responder
  12. Ana - 14/04/15 - 08h13
    eu tenho mas ainda não peguei o gosto pela coisa….acho ele mto devagar pra carregar tbm…. aí acabo não usando tanto quanto gostaria. Vou tentar mais.

    PS: mesmo que não use mto, óbvio que já te sigo né! ;)

    bjs :kiss:

    Responder
  13. Ana Luiza Oliveira - 14/04/15 - 09h59
    Ok, The, mas não abandone o instagram não tá =DD
    Não tenho snapchat (e nem pretendo ter) por motivos de ~estudos pra concurso~ nao posso perder muito tempo com celular e afins, mas você é uma das poucas blogueiras que sigo no insta e amo!
    Beijos!
    Responder
  14. liv - 14/04/15 - 11h20
    não queria ceder à tentação de baixar, mas agora fiquei curiosa!! :ok_woman:
    Ah, é Fulgaz :stuck_out_tongue_closed_eyes:
    Responder
    • liv - 15/04/15 - 22h35
      nossa errei fugaz é sem L :joy:
  15. Rosangela - 14/04/15 - 11h35
    Nossa, me cadastrei e deletei o aplicativo depois rs, mas pelo jeito jaja vou aderi lo novamente. Valeu The.

    bjs

    Responder
  16. Tay Araújo - 14/04/15 - 13h15
    Adorei, também acho o Instagram bastante artificial, com o Snapchat fica bem mais espontâneo!
    E corrige lá em cima, o certo é fugaz (sem L e com Z no final).
    Abraço!
    Responder
    • Thereza - 14/04/15 - 14h00
      Geeente fulgas eh uma musica ne?? Kkk viajei tksaa
  17. Gabriela - 14/04/15 - 13h54
    Estou viciada no Snpachat! É muito legal isso de não ter seguidores públicos, nem comentários. Já te sigo por lá. http://www.alemdolookdodia.com
    Responder
  18. SARAH - 14/04/15 - 18h44
    Oie The, adorei o seu post falando sobre o Snap, tenho minhas duvidas sobre esse aplicativo e ainda nao tive a coragem de baixar. Suas opiniões me ajudaram, to com o mesmo pensamento sobre o insta, to achando tão parado, tudo no mesmo no insta, agora até propagandas já tão colocando.Vou ver se crio a coragem e baixo, adoraria acompanhar suas postagens. O blog está melhor a cada ano, sua dedicação é perceptível, adoro demais vim aqui, me atualizo sempre. Deus te abençoe The :)
    Responder
  19. Heloisa Carvalho - 15/04/15 - 10h25
    Fiz minha conta ontem, ainda estou descobrindo como funciona! Ainda não apaixonei, quem sabe quando eu aprender melhor como funciona…
    Responder
  20. Haydana - 18/04/15 - 23h57
    E até agora eu não tinha tido a mínima vontade de adentrar no negócio. Mas como sempre a sua forma de colocar as coisas desperta uma vontadinha. Adoro demais seus textos The! ❤️❤️❤️
    Responder
  21. Dani Ferrê - 21/04/15 - 11h28
    a onde agora tbm é o Periscope já viu Thereza???

    Bjokas :kiss:

    Responder
  22. […] eu criei um SnapChat depois de ler esse post do blog Fashionismo (♥) da Thereza, que e chamo de The porque me sinto íntima. E meu Snap é o mesmo de todas as minhas […]
    Responder
  23. Nissi Mendes - 24/05/15 - 22h30
    Adorei este blogpost. Em primeiro porque nao sabia mesmo como o snapchat funciona, mas sim q gostei de saber como tudo surgiu :-)
    Xoxo Nissi

    http://www.nissimendes.ch

    Responder
  24. Jay - 07/09/15 - 23h19
    Snap: santiagojajay
    Responder
  25. Luciana - 21/09/15 - 14h01
    O que É aquele número q aparece embaixo do fantasminha?
    Responder
  26. Ellen Aread - 17/10/15 - 23h58
    Oi Therê! #Intima kkkkkk
    Comecei a usar o snap ha um mês e ainda não to viciada (pq em dia q não da pra fazer ou esqueço kkkkkkk) Mas percebo a interação das pessoas, a curiosidade de nos acompanhar (nós, bloggers) e tudo dos “bastidores”. Digo q no Snap a “vida é como ela é mexxxxmo” kkkkkk
    Amei seu post. bjoooo
    Responder
  27. Ellen Aread - 17/10/15 - 23h58
    Oi Therê! #Intima kkkkkk
    Comecei a usar o snap ha um mês e ainda não to viciada (pq em dia q não da pra fazer ou esqueço kkkkkkk) Mas percebo a interação das pessoas, a curiosidade de nos acompanhar (nós, bloggers) e tudo dos “bastidores”. Digo q no Snap a “vida é como ela é mexxxxmo” kkkkkk
    Amei seu post. bjoooo Sucesso!
    Responder
  28. Bianca - 18/10/15 - 02h23
    Não entendo essa vibe de “ah, o instagram é falso, as pessoas usam pra inflar o ego”. Se os outros são falsos com as postagens, basta a gente não ser, né? Quer dizer, cada um que cuide da própria consciência. No fim, toda mídia é exposição: instagram, snap, facebook, twitter, blog. É preciso ser mais de bem com a vida. Se tem gente que compra seguidor, tá na bad mas finge estar curtindo um drink na praia, o que isso influencia na vida de terceiros? Cada um sabe o que quer ver, quem quer seguir. E cabe a cada um colocar a mão na consciência e decidir se quer ser falso ou verdadeiro consigo mesmo.
    Responder
    • Thereza - 18/10/15 - 14h50
      Na teoria é isso mesmo hehe!
  29. Aurylaine - 27/10/15 - 13h12
    aurylaine_vrg
    Responder
  30. kathleen - 27/10/15 - 22h35
    :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
    Responder