Fashion Week, Moda  •  18 mar 2015

O QUE É QUE EU VOU FAZER COM ESSA TAL FASHION WEEK?

Critiquei os looks da Kim na PFW, mas por outro lado até a defendo, afinal, ela não foi a única ~palhacita~ desse circo. Ok, talvez a mais famosa e notória, mas o exagero das última semana de moda foi tão bizarro que transformou os looks de Kim & cia em algo até conceitual diante de tanto esforço pra (a)parecer o que não parece.

05-fall-2015-ready-to-wear-street-style-03

O mês de moda terminou semana passada e se uma observação podemos fazer é: ainda bem. Nunca na história das FW’s viu-se frenesi tão grande, ego loucura tão grande, ousadia tão grande. Digo isso pelas roupas sem noção, pela forçação de barra e pela total perda de propósito e norte da situação em questão.

Já lemos por aí vários textos refletindo sobre o tema e esse é apenas mais um deles, mas afinal: o que a gente leva das semanas de moda? O que você assimila de fato pra sua vida?

Aqui no Fashionismo vocês sabem que insiro o tema de forma bem natural. Seja comentando o desfile do Elie Saab ou outras marcas que seguem nossa ‘linha editorial’ ou seja analisando as tendências trazidas pra nossa vida real e também pelo look de uma ou outra celeb/fashionista. Exemplos como Olivia Palermo ou Lena Perminova,  nos inspiram legitimamente ou ao menos nos fazem refletir, afinal, o que a semana de moda agrega pra gente?

Veja bem, faço reverência a essas pessoas que conseguem personificar um estilo da passarela pra vida real, nos inspirando seja lá como forma, maaaas, junto a isso, vem naturalmente o tal – e questionável – circo.

05-fall-2015-ready-to-wear-street-style-04

Olhando honestamente, pelas lentes do famigerado Instagram, vemos um show e não falo isso das célebres apresentações de um Dior ou Zuhair, mas de pessoas que estão mais preocupadas com o look pessoal vigente do que ler aquele papelzinho que fica lá na cadeira querendo te explicar o conceito da tal coleção. Isso quando a pessoa entra de verdade no desfile , pois muitas vezes o regram é tão meticuloso que parece que estava sentada no colo da Kim ou da Chiara, mas não.

06-fall-2015-ready-to-wear-street-style-04
As pessoas querem se tornar personagens. Além do fato de uma semana de moda não ser lá uma novela de Gilberto Braga, a irreverência de Anna dello Russo é única e suficiente, a graciosidade ousada é provavelmente algo inato à Miroslavas da vida.  Há de se ter sutileza, sempre aliada a autenticidade e pronto!

Pelo que observamos por aí, nem todos tem a real sensibilidade de transformar a Fashion Week em uma oportunidade legítima de brincar/ousar com a moda, mas ainda conseguir ser fiel ao seu estilo. Isso é mais que possível e vemos frequentemente em streetstyles inspiradores, mas nem sempre tal objetivo é atingido, com isso vemos um circo armado nas sublentes de Tommys e Sartorias.

05-fall-2015-ready-to-wear-street-style-29

O que a moda perde com isso? Ela fica em segundo plano. O bom e velho desfile vira cenário não para Hedi e Olivier apresentarem seus 35 looks em 13 minutos, mas para as pessoas endossarem por mais uma temporada essa tal bagunça generalizada, desprestigiando assim o desfile em si.

Valorizem os desfiles.

Tenho lido bastante por aí o quanto as semanas de moda tem perdido a sua força. Aqui no Rio – uma pena – a gente nem tem mais! Pelo mundo só vemos flashes, instragamadas e patacoadas, o desfile que é bom? Nada.

Se as pessoas seguirem desinteressadas a tendência é piorar e, ao invés de admirar um desfile maravilhoso do Valentino ou Saint Laurent, a gente vai viver num mundo fantasioso de poses, estas que agora, em dias de Snapchat, duram aproximadamente 10 segundos.

Daí eu lembro daquele nobre ditado francês: “a gente fica batendo palma pra maluco dançar”

O que precisamos levar disso? Essa projeção de glamour é furada e você não é obrigada a nada. Bora exaltar a moda na sua essência, fazer nossa parte e admirar inicialmente o desfile em si. Seja leigo ou especialista, na galeria de fotos do Style.com ou no frontrow de Chanel, o desfile é pra ser admirado (assimilado, imaginado, criticado) e o resto é apenas consequência.

Se as semanas de moda voltarem a se tornar algo mais exclusivo e menos democrático, onde esse show paralelo vai passar? Acredito sim que podemos conviver pacificamente com essas duas vertentes culturais da moda, basta respeitá-las cada uma em seu quadrado :)

05-fall-2015-ready-to-wear-street-style-15

Já tinha falado um pouco do tema nesse post ‘Gosto de gente básica’, mas nessa temporada, vendo fotos & fatos desse mundo paralelo de Cristinas e Emmanuelles, me deu vontade de compartilhar esse pensamento com vocês, afinal, blogar é isso!

Essa é a minha visão vigente, não tenho opinião formada sobre (quase) nada, mas com o tempo que acompanho esse meio, aguardo os próximos passos de uma reviravolta que traga frescor a essa geração. A ideia do post é que vocês compartilhem suas reflexões e impressões sobre esse delicioso – mas também questionável – mundo da moda.

Queria saber o que vocês acham, o que sentem e, no final, o que levam de uma semana de moda?

Anterior
Próximo
Comente Aqui

51 comentários em "O QUE É QUE EU VOU FAZER COM ESSA TAL FASHION WEEK?"
  1. 18 mar 2015 // 22h57

    Ai Thê por essas e por outras você é uma das minhas blogueiras preferidas. Conteúdo maravilhoso.
    Não acho que a moda tem que ser elitizada, ou que o street style não merece ser abordado. Mas nessas últimas semanas de moda mesmo, vi mais look da kim do que os conceitos das próprias marcas. E as que vi fiquei meio decepcionada, como por exemplo a Dolce & Gabanna com a mesma beleza e um desfile que mais parecia adaptação do passado do que um desfile mesmo.

    • 19 mar 2015 // 13h50

      Oi Thamy, tb acho isso! Acredito que temos espaço pra todas essas correntas da moda, mas quando uma começa a chamar mais atenção que a outra, acabo me questionando um pouco!
      Adoro ver a montação de looks de várias fashionistas, mas sempre tem uma ou outra que parece se esforçar mais pra aparecer do que parecer esforçada em prestigiar o desfile em si
      bjs!

  2. 18 mar 2015 // 23h14

    Oi querida, tudo bem? Acompanho você pelo Twitter e as vezes espio o blog, hoje resolvi comentar o Post porque senti que conversa diretamente comigo. Com todo respeito pelo debate, discordo de você. Eu, como um ser que se identifica muito mais com Anna Dello Russo do que com a Wintour, nunca fui tão feliz com o universo da moda como tenho sido nos mais recentes momentos da moda global. Finalmente me sinto representada de alguma maneira, mesmo que sendo nos street styles mais pitorescos. Se o frenesi por chamar atenção que JÚPITER em leão tem nos trazido é um pouco exacerbado, sim, concordo com você. Mas não é algo só do mundo da moda. As selfies e mais próximos a nós os “funk ostentação” e a vida de luxurias e consumismo dos jogadores de futebol famosos representam um momento da sociedade de exposição extrema, com o começo da maturidade de uma era pós-redes sociais. O modelo de apresentação de coleções em desfiles fechados extremamente seletos já não funciona mais nos dias de hoje, tanto pela rapidez das fast fashion em copiar coleções que nem chegaram às lojas das grifes apresentadas nas fashion Weeks, como a rapidez que se chega a informação (fotos, vídeos. Comentários) dos desfiles, quanto pela integração e dissolução da idéia de “temporadas” fixas de moda (A/W S/S). Urano está em aries, as coisas acontecem agora, a verdadeira moda está nas ruas, não nas passarelas! Que o circo continue, e pegue fogo! Que as pessoas saíam com suas melancias nos pescoços, suas batatas fritas de bolsa, seus chapéus de sapato, seus color blockins nauseaticos, seu mix de patterns delirantes!! Que a moda não tenha regras, que o mundo fashion desmorone e cada um descubra, errando e pagando mico, onde acertar e onde se reinventar. Poderia escrever muito mais, mas está quase maior que o próprio post, então deixo aqui apenas meu desejo: Não parem de tentar ser a Anna Delo Russo, se é isso que te faz feliz. E se não for, ninguém vai deixar de achar que você é elegante, chique e conservadora com um vestido Dior 50′ uma Chanel clássica é uma sapatilha bicolor. Talvez você não seja tão fotografada, mas o futuro se constrói quebrando algumas barreiras e derrubando alguns mitos. E que cada vez mais, a quem fizer jus, que solte a Vivienne Westwood que há dentro de si! ❤️

    • 19 mar 2015 // 14h06

      Oi Tessália, tudo bem? Fico feliz com seu comentário e acho que a ideia do post é justamente essa, estender a discussão e assimilar como cada um vê as tais semanas de moda.
      Longe de mim achar que os streetstylers não mereçam seu espaço, até porque estaria depondo contra mim mesma, afinal, falo muito disso aqui no blog, fashionistas estilosas e que se destacam naturalmente entre outras pessoas que se esforçam tanto e que acabam perdendo a tal legitimidade na qual me referi no texto.
      Quando digo esforço, muitas vezes digo no fato dela não se sentir confortável com roupa x ou sapato y, mas apenas usá-lo pra se encaixar em uma situação e isso sabemos que infelizmente acontece, logo não é o caso de “ser feliz” vestindo o que quiser, mas apenas mais uma pessoa que sente a ~imposição da sociedade em ter que~ vestir algo.

      Sigo achando divertido e ousado looks de ADLR, bem como sofisticado e inspirador os looks de Emmanuelle Alt, mas pelo que já vivenciei participando e observando as fw’s, me incomodo quando algumas pessoas buscam desse momento APENAS pra auto-promoção sem sequer saber do estilista ou proposta vigente. Acredito que a semana de moda possa ser mais que isso e que estamos vivendo num momento de saturação até um novo momento de mais estabilidade, que sabe-se Deus qdo vai chegar. Enquanto isso, aqui no Rio não temos mais fw e leio que por lá, vários estilistas tem buscado opções mais reservadas para apresentarem suas coleções longe desse frenesi. Seja uma questão econômica ou apenas posicionamento de mercado, o tempo é de mudanças.

      Enfim, sigo adorando todas essas correntes de moda, mas no ponto da moda de rua, algumas vezes acho questionável quando a pessoa se vê obrigada a transformar sua personalidade e estilo com intuito apenas de aparecer. A movimento da moda em si é tão legítimo e artístico, que forçar a barra nesse ponto é o oposto disso.
      Bjs e obrigada pelo comentário, certeza que enriqueceu pro debate!

  3. 18 mar 2015 // 23h21

    Ótimo texto, The. Eu concordo com alguns pontos dele.
    O que mais me atrai nas FW são justamente os desfiles mas entendo perfeitamente que eles fiquem deixados de lado porque eles, normalmente, são conceituais, exigem que a gente imagine e, muitas vezes, é preciso ter um conhecimento prévio de moda, aí normal a gente ficar bastante perdido em porquê tal grife faz assim e a outra faz assado.
    Justamente por gostar tantos dos desfiles, sentir que muitas vezes não compreendi tudo e que ainda tem muita pra absorver, gosto tanto dos posts que reúnem e explicam um pouco as coisas aqui do Fashionismo, seja os melhores looks, as tendências vistas etc.

    O street style, pra mim, veio pra tornar as FW mais acessíveis, não tão imaginativas quanto a passarela e justamente por isso eram tão legais e tiveram o estouro que tiveram .
    Era isso hihi :stuck_out_tongue_closed_eyes:

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    • 19 mar 2015 // 14h12

      Oi Fê, concordo com você!
      Sempre olhávamos os desfiles como algo puramente conceitual (seja de alta costura, como tb ready to wear), enquanto os looks de streetstyles eram traduzidos pra uma realidade mais usável e de fato inspiradora. Mas a contar pelas últimas fwd, parece que o jogo virou e nas passarelas vemos looks usáveis (vide o último desfile da Chanel), enquanto nas ruas vemos looks surreais e distantes.
      bjs!

  4. 19 mar 2015 // 03h42

    É verdade que tem muita gente que causar pela a extravagância e acaba virando um circo mas gosto dessa liberdade. Contudo, só tem graça quando é autêntico como vc mesmo citou, quando tem uma história por trás. Outa vantagem é que força um pouco a despradonizaçao da moda, que é bem saudável. Agora, quando vira padrão querer causar, como tudo na vida que se repete, acaba cansado
    Parabéns pela a reflexão.

    • 19 mar 2015 // 14h15

      Oi Alice, você tocou num ponto certo! O padrão virou despadronizar, com isso, aqueles que estão ‘a frente’ voltam pro básico e tentam fugir dessa overdose vista. Taí a trend (que eu nem sou fã) normcore pra mostrar que as pessoas estão praticamente fazendo um detox dos modismos recentes para, obviamente, depois começar tudo de novo!
      bjs!

  5. Bruna
    19 mar 2015 // 08h33

    Thereza, eu super concordo com você. Acho que esse fenômeno “bloguístico”, que deu voz e vez a uma pluralidade de pessoas no quesito moda, que touxe à baila a beleza e a “interessância” do street style, também fez com que as pessoas perdessem um pouco da naturalidade. Não que isso seja de todo ruim, afinal, tem muita gente que agora se sente muito mais livre para se expressar, o que é ótimo. Mas é inegável que existe muita gente aí praticando e divulgando uma moda inacessível e muito pouco prática. Ex: A Thássia,…Que é linda e super bem vestida, mas olhos para as roupas dela, que são muito bonitas, mas penso: Deus, onde eu poderia usar isso? Longe de mim querer criticar, só estou observando…Outra coisa: com isso de “moda universal” estamos cada vez mais desperasando o estilo brasileiro de ser… eu acho, ao menos em termos. Mas é isso, moda é plural, moda é para todos, só acho que é válido desde que seja espôntaneo! Beijoss

    • 19 mar 2015 // 14h19

      Oi Bruna, é exatamente isso, a moda é para todos, mas acho que a espontaneidade vem antes disso.
      Bom, eu ando super observando o quanto algumas (ok, minoria) estão deixando de lado a legitimidade de se vestir, tudo com o intuito de apenas causar e aparecer no clique de um fotógrafo x. Acho o máximo quem consegue ousar e sair da zona de conforto durante essas semanas de moda, mas os looks que mais me conquistam são os que balançam com a personalidade vigente do dia a dia.
      Sobre a Thassia, confesso que acho que ela é uma das poucas blogueiras brasileiras que consegue ousar, mas segurar e, como falei, manter o estilo dela!
      Bjs!

  6. Roberta
    19 mar 2015 // 08h43

    Muito verdade a sua reflexão Thereza! Acompanho vários blogs de moda, e vimos muitas fotos de blogueiras desfilando seus “looks” na frente de centenas de fotórgrafos, não teve como não pensar no distanciamento dessas com as “reais” leitoras, looks baseados mais em publicidade, e bem distantes da nossa vida, e talvez até da delas, vá saber o que é sincero nisso tudo! E comentário efetivos de moda, cadê? Nada….frustrante, no mínimo…

    • 19 mar 2015 // 14h21

      Verdade, Roberta! Imagino que pras meninas que fazem look do dia seja muito complicado buscar sair da zona de conforto, mas ainda conseguir se manter fiel ao estilo e tb buscar trazer uma informação de moda, é uma equação difícil :o
      bjs!

  7. gabi
    19 mar 2015 // 08h59

    Só tenho uma coisa a dizer: “Morena, tu tá metida com negócio de fashion week?”

    • 19 mar 2015 // 14h21

      hahahaha gabi #euri
      bjs!!

  8. 19 mar 2015 // 09h03

    Pra mim, cada vez mais as semanas de moda e consequentemente os desfiles estã distantes. Não entendo muito de moda, mas esse frenesi aluco todo em torno do desfile não seria um reflexo disso? Sei que desde sempre a moda é conceitual e os desfiles são o modo do estilista dar vazão as suas ideias e conceitualidades, mas, com exceção de alguns pucos renomados estilistas e de marcas ultracomerciais, o pensar, interpretar e assimilar da maioria dos desfiles hoje em dia? Fica difícil transpor tudo aquilo para a “vida real”… junte-se aí a onda individualista e de culto à vida em rede social que vivemos hoje e temos a combinação perfeita para estimular as pessoas a “pirarem” kkkkkkkkkkk no fim acho que a isso é reflexo de uma época e a moda sempre foi, em grande parte, reflexo de época.
    http://www.blogamorreal.com.br

    • 19 mar 2015 // 14h23

      Oi Cris, é meio isso mesmo e o ciclo da moda está numa transformação muito forte e em breve veremos uma nova corrente e reorganização disso tudo! Se anos atrás acompanhamos o boom dos streetstylers, tenho lido que a fase é total de transição. É esperar pra ver!
      bjs!

  9. LAIZA QUEIROZ
    19 mar 2015 // 09h26

    Thereza amei o texto, explendido! Concordo que a moda tem se tornado algo fútil, em que poses e likes substituem todo conceito e estudo criado pelas marcas, por seus diretores criativos. Um exagero nas produções, uma busca pelo ”vejam-me estou aqui”.
    Sou estudante de moda e meu pré-projeto tem o tema: A INFLUENCIA DOS BLOGS DE MODA SOBRE O CONSUMIDOR. Ficaria imensamente feliz se pudesse usar deste seu texto em meu projeto, você me autoriza? :blush:

    :raising_hand: E mais, rs. :blush: Caso possa responder este meu comentário gostaria que você desse sua opinião ou compartilhasse comigo o inicio dos blogs de moda como meios de varejo, o inicio ou quando isso realmente tomou toda a dimensão.

    Parabéns pelo blog e por essa mente brilhante.
    Beijinhos :kiss:

    • 19 mar 2015 // 14h24

      Oi Laiza, claro que pode usar, fico feliz que tenha gostado!
      E posso colaborar sim, me manda um email que te ajudo, adoro participar de tcc’s e afins heheh
      bjs!

  10. Mariana
    19 mar 2015 // 10h48

    Fashion week virou ostentação!

  11. 19 mar 2015 // 11h56

    Acho muito pertinente sua reflexão The! Acredito que com essa febre das redes sociais e com todo mundo querendo aparecer acaba acontecendo esse festival de gente montada na porta dos desfiles. É claro que é válido ir prestigiar a marca bem arrumada e tal, mas não é festa a fantasia né! haha
    Eu gosto muito de ver os desfiles e as tendências que eles trazem que eu possa adaptar ao meu dia a dia. O streetstyle acaba ficando em segundo plano pra mim, vejo basicamente pelas blogueiras e salvo minhas inspirações no Pinterest.
    Beijos!

    • 19 mar 2015 // 14h25

      Certeza, Helena! Fw é dia de festa e, pra quem curte, é legal sair do look básico do dia! Acho que o legal é quando acontece numd esfile x um mix democrático entre informação de moda dentro da passarela e como usar fora
      bjs!

  12. 19 mar 2015 // 12h56

    Nossa! Não sabia que não tinha mais no Rio :O

    • 19 mar 2015 // 14h26

      Poisé, tem um ano já que o Fashion Rio acabou, como carioca isso é muito triste!
      Uns dizem que a ideia futura é que a semana de verão seja aqui e a de inverno em sp, mas acho muito difícil! Talvez o Rio tenha uma mini semana de alto verão como já teve uma vez
      bjs!

  13. tati
    19 mar 2015 // 13h27

    Ótimo texto e ótimo questionamento. Tenho em mente que quem é bom mesmo não precisa se expor ou se montar, o melhor estilista está sempre com um jeans e uma camiseta branca. Por outro lado acho bacana as pessoas se “montarem” buscando fama ou photo shoOts para blogs de streetstyle, pois de certa forma o simples fato de “se montar” acaba aguçando a criatividade e o limite das pessoas.
    Acho uma pena que aqui no Brasil ninguém ousa tanto nos looks como lá fora, acho uma pena que aqui os que ousam e inovam são tachados de estranhos ou loucos.
    As fashion weeks deixaram de ser apenas uma apresentação da coleção das marcas, para também apresentar novos rostos, novos looks, novas bizarrices, uma vez que as tendencias deixaram de vir só das passarelas (trickle-down) ou de tribos (bubble- up).
    É apenas uma singela opinião minha.

  14. dai
    19 mar 2015 // 14h24

    The está cada dia mais difícil de ver alguns blogs e acabei peneirando e fiquei com três o Fashionismo, Petiscos (só por causada dos tutorias de maquiagem da Julia Petit :heart: ) e Garotas Estupidas o resto não dá me cansaram, mais pra ver, o alterego das moças nos instagrans da vida já me cansaram, gosto do que você escreve e temos muito em comum, a moda a uns quinze anos atrás era interessante e marcava, hoje virou um show de quem quer aparacer, vivo num mundo real e poucas coisas que uso servem pra mim e graças a Deus não sou vitima da moda como muitas se tornaram.

    • Karen
      19 mar 2015 // 17h39

      Nossa Dai concordo com vc, acho que algumas blogueiras por aí estão mais preocupadas em se manter na mídia para ganhar presentes e ficar famosa, do que realmente passar uma mensagem pra nós que acompanhamos elas… Por isso digo o ÚNICO :heart_eyes: site que ainda acompanho, e diariamente ainda :relaxed: é o da Thereza, os conteúdos são incríveis, realmente me identifico. Está de parabéns :clap: :clap: :clap: :clap:

  15. Nathália Colon
    19 mar 2015 // 16h21

    OI the! tudo bom?

    Chamo de The porque é como se fosse amiga. Acompanho teu blog a tanto tempo que nem sei mais a quanto tempo. Sou formada em Design de Moda e acredite se quiser, me mantenho atualizada sobre o que acontece em alguns sites, e o seu está entre os principais. Na verdade, é o primeiro que sempre olha. Pois me conta de forma rápida, inteligente e sintetizada o que eu preciso e quero saber. Já até falei teu site quando me perguntaram em entrevista onde eu me atualizo. Olha a responsa!

    Enfim, vim aqui dizer, que desfiles infelizmente não são mais pra se olhar o que está sendo apresentado na passarela, e sim quem está sentado, ou andando lá fora. É triste, mas concordo 100% com seu texto. Sou apaixonada por moda, e o fazer moda, mas minha real paixão está mais em toda a imagem que é transmitida com a moda, como desfiles por exemplo. Faz uns dois, um ano, não lembro, fui no desfile da Fernanda Yamamoto na FW de sp. Ainda na faculdade, sai de lá semi chorando, porque a experiencia foi magnifica. Sentada, absorvi cada momento, desde a musica que tocava, que fazia meu coração bater mais forte e entrar no compasso das modelos, como a maquiagem, as peças, as cores… tudo. Durou meio segudo, na minha percepção. Quando acabou, parecia que tinha saído de um momento em realidade paralela hahaha. E isso The, foi impagável. Foi um dos melhores momentos da minha vida, e eu sai de lá outra. Isso pra mim é moda, entende? Não a selfie que tiram lá fora, não a roupa que eu estava vestindo nem a roupa que vi andando por lá…

    Mas, infelizmente, como você disse, se depender da onde está o foco das semanas de moda, poderemos sair no preju e nunca sentir mais sensações como essa…

    Desculpe o comentário giganteso, mas é que eu realmente amo seu site, tenho muito respeito por você, e adoro falar tmb hahahahaha

    beijos!

  16. Mariana
    19 mar 2015 // 16h27

    Texto maravilhoso!!!
    Sem dúvida, o melhor blog de moda e comportamento!!
    Parabéns :kiss:

  17. Amanda Kock
    19 mar 2015 // 17h07

    :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
    Muito obrigada, The! É bacana um texto como este vindo de quem participa do meio. Comentei esses dias no Melhor Grupo sobre isso, mais especificamente de vlogs, mas acaba caindo exatamente na questão do seu texto, o destaque cada vez menor à semana de moda em si. Seria tão mais interessante saber mais sobre os conceitos, os tecidos, as tendências .. claro que é super legal o streetstyle, quem não gosta? Mas muito mais proveitoso seria, se com os posts e os vlogs, eu me sentisse no desfile, sabe? Nos gostamos do glam das que podem comparecer a tais eventos, mas que isso enjoa.. não há dúvidas .

  18. Nathalia
    19 mar 2015 // 18h11

    Eu amo street style , é o tipo de moda que mais me atrai, só em fashion week é realmente muito difícil ver autenticidade no que a maioria das mulheres usam. É até desanimador, parece que elas estão usando aquilo somente para serem fotografadas, e não porque elas gostam, não porque se sentem confortáveis. É bem como você disse, a roupa que a Anna ou que alguma mocinha extravagante usou, acabam tendo mais destaque que os desfiles em si, o circo na rua fica maior que o na da principal objetivo que é a passarela.
    Eu entendo que em semana de moda todo mundo quer causar, só que as pessoas fogem completamente do que elas são, elas entram em um personagem, perde total a naturalidade. Pra que usar 5 roupas diferentes no mesmo dia? Uma coisa é a marca de oferecer para usar alguma coisa dela no próprio desfile.
    É muito diferente quando uma pessoa é daquele jeito mesmo, dai sim eu admiro, mas agora ver pessoas que nos outros meses do ano são beeem diferentes daquilo, ai sim me incomoda.

  19. Ana Luisa
    19 mar 2015 // 20h36

    Oi Thê, aodrei o post e acho sempre válido para nós leitoras refletirmos sobre a real influência desses looks na nossa vida ne, que acaba sendo sempre quase zero, por isso eu amo qunaod vejo bloggers postando looks casuais ( ou quando você posta um loook casual da kim hehe) que, mesmo sendo grifados e tals, podem ser ‘copiados’.

    Queria fazer uma pergunta nada a ver com o post, mas você faz algo de química no seu cabelo além das luzes ? tipo relaxamento ou progressiva ? Eu tô querendo ficar loira daquele jeito meio kim, meio morenoiro que vc já postou várias vezes, mas tô lutando pra encontrar uma química compatível com a descoloração das luzes!

  20. Bruna L.
    19 mar 2015 // 20h54

    Desde bem antes do “Gosto de gente básica”, ainda estou te acompanhando, Thê! :blush:

  21. 19 mar 2015 // 22h08

    Nossa, Thê! Tenho um bode dessas fashion weeks… inclusive das nossas conterrâneas que “participam”. Ficam aqueles posts monotemáticos, fora da realidade de quem lê blogs.
    Detesto mesmo.

  22. Karina Fialho
    19 mar 2015 // 23h43

    Eu sempre gostei de moda, de acompanhar os desfiles por internet, revistas, redes sociais, mais além de gostar do glamour da moda eu gosto de saber a história das marcas, a idealização de cada desfile, a história por trás de uma peça que seja importante pra marca,só que quando vejo pessoas que muitas vezes só vão a semanas de moda por porque quer atenção, flashes e ai vejo fotos surreais de roupas impossíveis que não representam identidade da pessoa que veste e ela simplesmente parece vestir aquilo para chamar atenção eu fico decepcionada e o que era pra realmente ter destaque fica em segundo plano e parece que cada vez vemos looks surreais, que nunca serão usáveis e a parte que eu gostava da moda que era a história, a tendência, a inspiração estão perdendo espaço na minha humilde opinião ,parece que se você pegar várias peças qualquer que chamem muita atenção e sair no dia da FW ir lá onde está toda a badalação ganha destaque e vira uma it girl do momento e minha lista de blog que antes tinham várias blogueiras agora se resume a seu blog e mais uns 4 .

  23. Nathália Álvares
    20 mar 2015 // 02h04

    Thereza S2, apenas a melhor blogueira!
    Tem uma frase que vc destacou que pra mim sintetiza o texto “valorizem os desfiles”. Fico meio irritada quando eu vejo que várias blogueiras vão para as semanas de modas e os seus posts não falam nada das tendencias que elas viram nos desfiles, são apenas recheados de fotos de “look do dia”. Ok a moda depende do consumo, mas é tão maior que isso!
    Adoro os blogs de moda, acho que eles tem uma influencia muito positiva, as informações circulam mais rápido e a moda se tornou mais acessível, mas também acho que muitas blogueiras e outros meios perderam o cuidado com a informação que transmitem, tá tudo tão comercial, tão publipost, e ao mesmo tempo que é bom que as informações circulem mais rápido, a industria da moda sentiu a necessidade de produzir coisas mais rápido pra suprir a demanda por informação e ao meu ver os desfiles tem se tornado mais repetitivos, sem grandes novidades ou tendencias!
    Antes eu amava acompanhar as semanas de moda, observar quais eram as novas tendencias, eu até conseguia falar só de bater o olho em uma foto, a marca e a coleção que ela pertencia, mas o espaço entre as semanas de moda ficou cada vez menor para suprir essa necessidade de consumir coisas novas que a criatividade dos estilistas vem se exaurindo e por isso acabamos vendo mais do mesmo e uma “dança de cadeiras” nas direções criativas das marcas. Moda apesar de ser algo extremamente comercial é arte e arte precisa de criatividade e não é sempre que se tem uma ideia inovadora!
    Eu acho muito engraçado o fato de vc ser uma das poucas blogueiras que não vai as semanas de moda, mas é a que mais escreve sobre o assunto, sobre o que é tendencia… acompanho o blog desde quando tinha escrito “blog is the new black” e admiro o fato do fashionismo não ter perdido a essência de “blog de moda” informativo, pra virar um ego blog de looks do dia , apesar de também gostar e admirar o que essas meninas fazem, acho que um bom post ainda se faz com informação, não só com os créditos do look! Torço pra alguma marca te chamar pra cobrir as semanas de moda in loco !
    Beijos

  24. Heloisa Carvalho
    20 mar 2015 // 09h26

    Gostei da reflexão! Não conhecia essa Anna Dello Russo (a mais desinformada :sweat_smile: , rsrs), mas depois que vi as fotos dela entendi melhor o que você quis dizer no texto. A Anna, apesar do jeito de se vestir bem diferente do “normal”, parece muito autêntica e feliz com suas escolhas! Às vezes ela usa umas coisas muito doidas :fries: , mas também aparece de pretinho básico. Pelo que entendi, você quis trazer ao debate as pessoas que fazem esse tipo de releitura de moda não porque querem mudar conceitos ou se sentem bem, fazem apenas para serem mais clicadas nos eventos e redes sociais. Sou a favor tanto da moda de rua quanto das passarelas, acredito que cada um deve buscar – ou inventar, se não existir – o estilo que te deixa mais feliz! :smiley:

  25. Marcelo Nunes
    20 mar 2015 // 11h16

    Bicha, um traa eterno pra senhora!

    Um texto coeso, objetivo, simples, mas que fala exatamente tudo sobre o corpo circense que aparece nas portas dos desfiles mundo a fora.
    Que você continue escrevendo textos ótimos e sinceros estes, que o público por aqui só aumentara cada vez mais. Precisamos de mais conteúdo para debate e mais informação escrita de forma divertida e imprevisível, como os seus, e não mais só publipost e propaganda de roupa, como vemos muito por ai.

    Muito sucesso, sua linda.

  26. Tayse Souza
    20 mar 2015 // 14h51

    :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
    Não aguente essas coisas. Preguiça insana de tudo isso.
    Tenho a sensação que as pessoas perderam a noção do belo. Nunca na vida eu imaginei que os looks das passarelas de alta costura estariam mais usáveis do que os do público.

  27. Fabiana
    20 mar 2015 // 22h42

    concordo! ps: por isso você é a melhor blogueira da blogosfera!

  28. 20 mar 2015 // 23h07

    The,
    seu texto não poderia expressar melhor o meu sentimento com relação a esse assunto! Acredito que street style tem sim seu valor, mas hoje esse pessoal vai aos desfiles muito mais preocupados em ser fotografado do que de fato assistir o trabalho da marca/estilista. As blogueiras então, trocam de roupa a cada desfile, se vestem de forma extremamente extravagante – só falta por a melancia no pescoço – que é para chamar a atenção, ser fotografada e servir de outdoor ambulante de marca. Postam mil fotos no instagram, do look, da chegada e saída do desfile, do jantar que foi e sobre as coleções apresentas, nada… Ou seja, vai para a semana de moda só para dar pinta, dizer que é top blogger porque recebeu convite da Chanel. Uma pena!

  29. Thiara
    22 mar 2015 // 15h22

    Texto e tema perfeitos!!! Leio vários blogs do segmento há vários anos e cada qual com sua identidade, mas o Fashionismo é o que reúne na minha humilde opinião o melhor conteúdo textual e fora do comum, sem dúvidas. Sobre o tema, desde quando comecei a realmente buscar entender e conhecer mais a fundo a moda, os desfiles eram a parte mais encantadora desse mundo pra mim. Faz a junção entre o editorial e o real, o lúdico e o comum, as novas tendências e os clássicos em um show

    • Thiara
      22 mar 2015 // 15h40

      Postei sem querer kkkkkkk
      Continuando: onde quem realmente ama e entende moda vai APRECIAR, refletir sobre, obter referências, tendências e fazer sua crítica baseada no que viu, baseado na identidade da marca e do estilista e da proposta da coleção.
      Quando eu tinha blog, há 5 anos atrás (lembra The, pra minha alegria na época até sua participação nele teve!!!) as FW eram meu pelas prazer particular de resenhar, porque pra mim os desfiles eram munh conexão real e direta com esse mundo, com os estilistas e as marcas que eram deferência e admiração pra mim como amante da moda. E eu sinto falta disso nos blogs hoje: vão no desfile X e postam o look, a nata Fashion presente e uma frase do desfile tipo: amei, quero tudo. E só. Falta blogueira e repórter de conteúdo numa FW da vida pra realmente ir e trazer para as leitoras conteúdo sobre a semana de moda!
      E aí eu sugiro uma campanha pra Alice Ferraz do F Hits: trabalhe mais nesse sentido e leve em todas as FW blogueiras como a The que sabem fazer esse trabalho sem se preocupar com quem está na frontrow ou a pose que ela fará para os fotógrafos.
      Condeno street style na semana de moda? NUNCA, pelo contrário, é outro prazer que a semana de moda nos proporciona, mas falta discernimento entre o que é o fato principal de uma semana de moda e o que é consequência dela…
      P.s.: sei que estou sumida nos comentários mas como boa ex-blogueira vou melhorar nessa área hehe :kissing_heart:

  30. 24 mar 2015 // 19h23

    Thereza, tudo bom? Adorei muito o seu texto.
    Desde a última temporada de moda que cobri aqui em São Paulo, fiquei pensando muito para que lado a moda brasileira estava indo (fala da brasileira porque é o contato maior que tenho). Fiquei um tanto quanto decepcionada com a falta de cobertura crítica e analítica dos desfiles em si e o excesso de looks megalomaníacos que chamavam de toda forma a atenção alheia, tirando o propósito do evento. Até Lady Gaga com vestido de balões eu vi por lá. Confesso que fiquei triste pelo trabalho dos estilistas que pareciam não ser respeitados por tudo isso e também me senti estranha naquele ambiente como um todo. Esperando, de coração, que esse cenário mude!

  31. Isabelle
    25 mar 2015 // 11h54

    GENIAL

  32. Adriana
    30 mar 2015 // 23h05

    Thereza, concordo absolutamente com seu posicionamento (talvez por também ser taurina e arquiteta, hahaha). Adoro o Fashionismo justamente pelo conteúdo informativo que o blog apresenta – textos, discussões, opiniões – e não apenas fotos do look do dia (muitas vezes questionáveis, pelas inúmeras razões que você listou no post). Parabéns pelo seu trabalho, que é um diferencial relevante nesse universo “bloguístico” ;). :ok_hand: :clap: :clap: :clap:

    • 31 mar 2015 // 00h43

      Obrigada, Adriana! Fiquei mais feliz ainda pela identificação arquitetônica e taurina :)

      bjs!!

  33. 07 abr 2015 // 17h17

    The, adoro quando você faz esse tipo de post. Coloca a gente para pensar e/ou acaba transcrevendo o que gente já vem pensando. Eu acho muito legal poder brincar e ousar mais nos looks, mas tenho pavor de gente que não faz sentido e que faz de tudo para chamar atenção. Parece/ é carência e isso tão cansativo, tão coisa de gente mal resolvida. Tão mais fácil sermos nós mesmas, sem – é claro – deixar de procurar evoluir.

    Aqui, queria receber os posts por e-mail, mas quando clico no símbolo RSS, não tem essa opção. Disponibiliza aí! xD

    Beijos.

  34. 02 abr 2016 // 21h38

    tambem acho e pena rio perde Fashion Week rj venho tambem falar que maringa tera 1 edição do Fashion Week
    conto ajuda de todos