Viagem  •  31 mar 2015

CALITRIP: ROTEIRO DE UM DIA EM 3 VINÍCOLAS NO NAPA VALLEY

Depois de São Francisco, chegamos ao momento ápice da nossa viagem, um lugar para o qual nunca havíamos ido, mas do qual sempre ouvimos falar – e beber: Napa Valley, a terra dos vinhos americanos!

CALIFORNIA-MAPA-POST-3

Pra quem não sabe, o EUA é o 4º maior produtor de vinhos do mundo, tendo em vista que a California é responsável por mais de 90% dessa produção, vocês podem imaginar a quantidade de vinho feita por lá! Existem dezenas de regiões vinícolas no estado, porém, Napa é a mais emblemática, pois foi quem colocou os EUA no roteiro de vinhos do mundo, com isso, a região se tornou extremamente turística e, diferente de países como Itália e França, os americanos sabem fazer de uma simples degustação, um verdadeiro show. Sendo assim, esperem uma visita com experiência completa e inesquecível!

Nós dedicamos um dia inteiro a visitar vinícolas pelo Napa e foi suficiente pra conhecer a região, degustar bons vinhos e comer em bons restaurantes, aliás, por lá dá pra encontrar os melhores – e mais premiados – restaurantes do país!

NAPA-APRESENTACAO

Quem organizou nosso dia foi a World Wine, importadora dos vinhos das 3 vinícolas que visitamos (além de e-commerce, eles tem uma super loja no Fashion Mall, que sempre vamos), porém, todas as 3 contam com reserva via site ou email. Certeza que em um dia inteiro você vai degustar uma boa variedade de vinhos, sem contar o visual do passeio. Passamos por pontos históricos, construções incríveis e uma paisagem com um quê europeu em plena Califórina!

ETUDE

O legal da seleção de vinícolas que fizemos é que cada uma tem um estilo diferente! Começamos de manhã pela Etude, uma vinícola pequena e aconchegante, perfeita pra iniciar o dia. Uma casa graciosa no meio de vinhedos e dentro um ambiente charmoso e que completa o pacote. Por lá, são exibidos de detalhes dos solos, mapas da região e o local também tem espaço reservado pra você degustar com seu grupo.

A Etude produz vinhos de forma artesanal e é reconhecida pela qualidade de sua Pinot Noir. Seu clima mediterrâneo, aliado às características únicas de solo, resultam em vinhos no estilo da Borgonha, muito elegantes, complexos e delicados. Além de conhecer os vinhedos, degustamos boas variedades, que foram desde o seco e mineral riesling, passando pelo amanteigado chardonnay até a rainha Pinot Noir, foi uma experiência completa e bem especial.

No site da Etude, eles mostram as opções de visitas e preços que ficam na faixa de U$25, o diferencial é que os sommeliers ficam por lá e são super solícitos, falando de forma apaixonada (tem lugares que parece que estão lendo um release) e pessoal sobre cada vinho e a região como um todo.

ETUDE-WINES-VINICOLA

STAGS’ LEAP

Nossa 2ª parada foi na famosissíma Stags’ Leap. Se você é minimamente antenado em rótulos californianos, sabe que seus vinhos figuram entre os mais famosos e premiados da região, com uma propriedade num dos locais mais bonitos – e reservados – do Napa.

A mansão é histórica, pertenceu a uma das famílias mais ricas do EUA (do Chase Bank). Recentemente, ela sofreu com um forte terremoto que destruiu parte da região, mas a casa segue firme e cheia de referências históricas, seja do período indígena americano até seus jardins memoráveis e preservados.

Nessa parte da visita, atravessamos de carro os vinhedos até chegar à sede, por lá, nos deparamos com uma casa impressionante, como nunca antes vimos! O local da degustação era inspirador, com decoração única, atmosfera propícia e que certamente transformou o simples gesto de experimentar vinhos, numa degustação perfeita e à altura dos excelentes vinhos da Stags’ Leap. Seu tipo de solo é muito similar ao de Bordeaux, e como a estrela da casa é a uva Cabernet Sauvignon, espere vinhos com ótima complexidade, elegância, porém com aquele toque “bombástico” americano.

Na Stags’ Leap são produzidos vinhos de qualidade impressionante, por ter um preço um pouco mais elevado, esse é um tipo de visita que vale a pena para experimentar diversos rótulos especiais antes de eleger o seu favorito (quem sabe todos!)No site da vinícola tem as opções de visitas com degustação que giram na faixa de U$55.

Lembrando que essas visitas vão além da simples degustação, pois também aprendemos o contexto histórico e sempre conduzido por profissionais legitimamente apaixonados e isso faz uma grande diferença comparado a outras onde eles fazem tudo na correria esperando o próximo da fila.

STAGS-LEAP-WINERY-VINICOLA

BERINGER

Nossa última parada foi na Beringer, uma das maiores vinícolas da região e que tem uma infinidade de rótulos, ou seja, daquele tipo de visita que é o pacote completo e que sem dúvida agradará a todos os estilos. Ela fica em Santa Helena, norte do Napa, e tem uma estrutura bem maior que as outras.

Por lá encontramos uma casa igualmente histórica e junto a isso uma exposição que funciona como museu do vinho, sem contar uma SUPER loja que vende os vinhos da casa, claro, até itens de decoração e outros produtos! Há diversos ambientes, desde cômodos datados do início do século XX até salas com fotos de celebridades que já passaram por lá.

Os vinhos da Beringer representam bem o estilo californiano: potentes, encorpados e suculentos. Nossa degustação ocorreu na cave dentro de uma montanha, num clima todo especial, onde pudemos experimentar – a título e curiosidade – desde um vinho direto do barril, até uma degustação completa de 10 rótulos que foi brilhantemente conduzida pelo nosso agora amigo, Jerry Comfort!

Por ser uma vinícola enorme, existem vários tipos de visitas e degustações, não deixem de fazer essa opção dentro da cave, pois sem dúvida fechou nosso dia com chave de ouro. Aqui no site tem maiores infos dos vinhos e visitas, não se esqueçam de reservar, especialmente se for no verão, pois a cidade fica lotada.

BERINGER-WINERY-VISITA

Pra quem quer fazer um dia inteiro no Napa, pra mim esse é o roteiro perfeito e que alia 3 tipo de vinícola: intimista, histórica e clássica americana. Acredito que essas 3 puderam sintetizar muito bem o espírito da região e passamos um dia muito agradável, repleto de vinhos  e histórias! Não vejo a hora de compartilhar o vlog desse dia (e da viagem toda!), que vai mostrar em movimento tudo que vimos!

BÔNUS!

Pra quem busca dica de hotel, nos hospedamos no Napa River Inn, hotel bem charmoso o localizado no coração do Centro Histórico do Napa, aliás, o centro da cidade é uma graça, parece cidade de filme! Jantamos no Bistro Jeanty, que fica em Yountville e foi um dos melhores jantares da viagem, restaurante clássico francês, com 1 estrela Michelin e ambiente incrível.

Gostaram do meu dia etílico? Lembrando que quem estiver até por São Francisco pode reservar um dia pra fazer todo esse roteiro! A distância entre as duas cidade é de 1h15 e em um dia dá pra fazer um bate voltar, mas, sem dúvidas que Napa merece muito mais dias!

No próximo capítulo volto com minha aventura pelas curvas da estrada Big Sur :)

Anterior
Próximo
Comente Aqui

23 comentários em "CALITRIP: ROTEIRO DE UM DIA EM 3 VINÍCOLAS NO NAPA VALLEY"
  1. liana
    31 mar 2015 // 20h44

    thereza, vcs foram de carro ou algum transporte. Fico imaginando dirigir depois de tres vinicolas hehe e nos states não da pra fugir da blitz

    • 01 abr 2015 // 12h35

      Oi Liana, fomos de carro, mas não dirigimos pelo Napa não! Diferente da Europa, os Eua são bem severos com essa questão de beber e dirigir, então não quisemos arriscar e o pessoal de lá organizou nosso transfer, isso é super comum e eles preparam tudo!
      Mas olha, chega uma hroa que a gente usa o baldinho da vinícola até mesmo pra seguir sentindo o vinho heheh
      bjs!

  2. Letícia Menegassi Borges
    31 mar 2015 // 22h01

    Parabéns pelo post. Completo e empolgante. Já tinha vontade de ir para o Napa, mas agora estou convencida. Bjs.

    • 06 abr 2015 // 16h21

      Oi Leticia! Vai sim que o Napa é incrível!
      Bjs!

  3. 01 abr 2015 // 06h41

    oi the, que fofura a primeira casa, parece com o interior e tem o contraste tambem, aquelas outras parecem castelos imperiais, de princesa :D muito verde, olhar para natureza, muito divino s2 o cheiro desse lugar deve ser uma delicia <3 vc estava linda the :)
    the, me conhece também:
    Gilvaniaevans.com

    • 06 abr 2015 // 16h21

      Oi Gil! O local é incrivel mesmo, seja pela natura, historia e, logicamente, todo o vinho envolvido :)
      Bjs!!

  4. 01 abr 2015 // 09h34

    Estou adorando os relatos. já fui em Los Angeles, mas ainda não fiz essa parte ao norte da California. Espero um dia poder fazer esse roteiro.
    Também estou inaugurando meu blog só com dicas de viagem, para quem quiser conhecer. Vai ter relato da Polinésia, Americas, Europa e muito mais. http://ihviajei.com/
    Nosso instagram também está cheio de fotos das nossas viagens @ih_viajei
    bjs

    • 06 abr 2015 // 16h20

      Oi, que legal! Vou visitar seu blog e não deixe de visitar o norte da California que é lindíssimo bjs!

  5. Daniela Campelo
    01 abr 2015 // 11h00

    Thereza, vc tem o dom de nos fazer viajar junto com vcs na viagem!
    Nunca cogitei visitar o Napa, mas agora acho que ele já passou a frente de outras regiões de vinho que planejava!

    Bjkas!!

    • 06 abr 2015 // 16h20

      Fico feliz, Dani! Pq a ideia é essa mesmo
      bjs!

  6. 01 abr 2015 // 11h33

    boas dicas por aqui. O Napa é realmente legal!

    Um abraço, Mundo da Fani <3

  7. Camila Neto
    01 abr 2015 // 12h00

    Que post incrível, The!
    Ja conheci vinícolas no Chile e na toscana e sempre tive vontade de conhecer o Napa e justamente pelo motivo que falou, os americanos sabem receber como ninguém!

    Em outubro vou pra NY e Vegas e já estou pensando em estender uns dias pelo Napa :wine_glass:
    Bjs!!

    • 06 abr 2015 // 16h19

      Oi Camila!
      O Napa realmente é incrível, tem um toque frances, mas com a receptividade americana.
      Ando cada vez mais apx pela California e essa região é imperdivel
      bjs!

  8. Maria Castello Branco
    01 abr 2015 // 12h29

    Oi Thereza, sou leitora do seu blog há anos, mas nunca comentei!
    Amo suas postagens e esse tema vinho pega no meu coração, meu marido e eu tb somos apaixonados pelo tema e sempre seguimos suas sugestões (e do Rodrigo tb!). Em janeiro aproveitamos a promo da World Wine depois que vimos seu post e meu marido fez a festa!

    Em julho estamos indo pro Napa e sem dúvidas seguiremos seu roteiro! Você acha que conseguimos fazer essas 3 em um dia?

    Bjs!

    • 06 abr 2015 // 16h18

      Que bom, Maria! A promo deles é bem boa!!
      Sobre as 3 vinicolas, super dá sim! Nosso tour começou às 10 da manhã e terminou às 16h. Ficamos por volta de 1h-1h30 em cada uma e o deslocamento entre elas é de 20 minutos, dá pra fazer tudo com calma e aproveitando tudo
      bjs!

  9. Luíza
    02 abr 2015 // 12h35

    Oi Thereza, estou planejando uma viagem para california e gostaria de fazer Los Angeles, Malibu, Santa Barbara e San Francisco. É muito tempo de carro? Temo ficar muito cansativo.

    • 06 abr 2015 // 16h15

      Oi Luiza, acho que o ideal é parar em alguma cidade entre LA e SF pra pernoitar ao menos 1 ou 2 noites.
      Nos dormimos em Paso Robles que fica exatamente entre SF e LA e foi ótimo, a cidade é uma graça, com otimos restaurantes e vinicolas!
      A Big Sur é muito incrível e por lá não dá pra correr muito, então é uma estrada longa que requer muito tempo!
      No proximo post falarei mais sobre
      bjs!

  10. Andressa Cunha
    02 abr 2015 // 14h01

    The, estou esperando ansiosamente pelo vlog :heartpulse:

  11. Gabriela
    29 abr 2015 // 14h13

    The (aquelas íntimas), tô sentindo falta dos outros posts da sua calitrip. Quando vão sair? Adoro suas viagens e agora que estou planejando uma (por enquanto, só de trabalho pra faculdade, mas quem sabe né?). E aproveitando aqui… você não é do típo que faz look do dia, mas podia rolar um look do apê, né? Adoraria ver a decor da casa de uma arquiteta!!

  12. 25 maio 2015 // 10h09

    Thereza, tudo bom?
    (Lá vem uma chata cobrar novos posts)
    Continua com os posts da viagemmmm! <3
    Estava amando seus relatos!

    Bjs!

  13. Laura
    18 jun 2015 // 21h47

    The, estou indo fazer essa mesma viagem, mas estou preocupada com o meio de transporte em Napa, não quero alugar um carro para poder degustar umas várias tachinhas em paz! rs Mas os tours que vi são todos em vinícolas escolhidas por eles e não nas que eu quero… Você tem alguma opção de guia para indicar? Ou algum outro meio de transporte idôneo! rs Beijos, posta logo o resto da viagem porque viajo dia 16/07 e quero TODAS as suas dicas!! hahaha

    • 19 jun 2015 // 22h36

      Oi Laura, esse final de semana entra mais um post!
      Sobre o meio de transporte, vc já tentou ver com o hotel que vc vai algum transporte? Lembro que o meu tinha essa opção! Ou até mesmo a propria vinicola pode disponibilizar
      bjs!

  14. Aline
    11 set 2017 // 22h44

    Vi embaixo q vc disse q há disponibilidade de transfer. Gostaria mto de saber como isso funciona. Quem oferece esse serviço? Qual o custo?
    Vc chegou a Napa , deixou o carro onde?