Gastronomia, Rio de Janeiro  •  28 dez 2014

Comer & beberISMO: Meus favoritos gastronômicos do ano

Férias estão aí, verão também e sei que o Rio está repleto de turistas e também de locais desejando conhecer lugares novos! Sempre recebo pedidos de dicas de restaurantes e, apesar de não falar tanto quanto gostaria sobre gastronomia e meus restaurantes favoritos aqui, sei que o tema rende! Por isso, e aproveitando esse espírito de resoluções, resolvi fazer uma edição pessoal do Comer & BeberISMO, risos! ;P

Outro dia conversando com o Rodrigo, ficamos batendo nossa lista de restaurantes favoritos, seja por estilo, prato ou ambiente, daí pensei, porque não trazer pro blog? Trouxe! Minha seleção de restaurantes – e comidas – favoritos de 2014, aqueles que mais frequentei, desejei e recomendo!

É uma lista 100% pessoal, não sou expert ou entendida, mas se vocês se identificam com o que escrevo, podem se identificar com os tópicos abaixo. Tentei falar brevemente pro post não ficar enorme, mas acima de tudo ficam dicas certeiras de locais legais aqui no Rio.

 COMER-BEBERISMO

Asiático: Mee, no Copacabana Palace. Ambiente incrível, qualidade maravilhosa, pratos que vão dos tradicionais aos mais exóticos e atendimento sem igual (procure pelo Felipe Ishihama, que vai deixar sua experiência melhor ainda!).

Japonês: Naga. Com o Mee, formam as melhores novidades do Rio! Já teve post exclusivo aqui. A melhor pedida é sentar no balcão e procurar o Shino, que ele vai te conduzir pelos melhores pratos (destaque para a ótima seleção de peixes brancos).

Italiano: Benedictine. Ótima revelação! Italiano contemporâneo, comida muito saborosa e cardápio recheado de opções. Adoro a seleção de antipasti, a carta de vinhos e a lojinha de produtos artesanais.

Melhor acompanhamento: Palmito do Otto. Pioneiro dessa iguaria no Rio, faz um palmito sem igual, só de lembrar, salivo!

Churrascaria: Porcão. Um clássico, entra ano, sai ano.

Carnes: Royal Grill. Um dos meus favoritos quando quero comer uma boa carne, destaque para a picanha fatiada. E a linguicinha!

Pizza: Vezpa. Gosto porque tem um quê daquelas pizzas nova iorquinas aka junkie!

Hamburger: TT Burger. Todo o Hype – e preço! – valem a pena, de fato o danado é delicioso!

Frutos do mar: La Plancha. O melhor pastel de siri que o Universo já produziu.

Revelação: L’Entrecote de Paris. Não deve em nada pra versão parisiense. A batata é de repetir e repetir.

Restaurante chique: Le Pré Catelan. Para jantares especiais, que se tornarão inesquecíveis. O chef, Roland Villard, é imbatível ao criar pratos que mesclam produtos brasileiros (muitos deles exóticos!) com a técnica francesa.

Boteco: Aconchego Carioca. Merecedor de todo (e são muitos) e qualquer prêmio. Boteco carioca na sua melhor forma!

Decepcão: Blá Blá Champanheria. Atendimento horrível, descaso com o cliente e bagunça generalizada.

Melhor sobremesa: Brownie do Manekineko. Japonês clássico, mas seu brownie com ganache de chocolate e glaze de futas vermelhas, OMG!

Melhor sorvete: Baccio di Latte. Com a invasão de sorveterias na cidade, a Baccio é minha favorita! Sorvete leve, artesanal e muito saboroso (amo o fior di latte!).

Saladinha básica: Bibi Sucos! Você monta a sua maneira e não tem nada melhor que isso (sempre peço delivery!).

Acecipes: Adega Pérola. No coração do Rio, em Copa, um bar carioca clássico e cheio de comidinhas deliciosas.

Árabe: Amir. Também em Copa, árabe de verdade, de qualidade e muito saboroso!

Restaurante que precisa vir pro Rio: Myk! Culinária grega em SP, que faz falta – e é a cara! – do Rio.

Restaurante – gringo – que precisa vir pro Rio: Nobu! Melhor japonês do universo. Please, come!

Pronto, minhas 20 categorias! Se alguém quiser acrescentar ou até mesmo discordar veementemente :p de alguma escolha, só falar! Aceito sugestões e novas dicas também, espero que tenham curtido! 

Anterior
Próximo
Comente Aqui

11 comentários em "Comer & beberISMO: Meus favoritos gastronômicos do ano"
  1. 28 dez 2014 // 20h42

    Thê, confesso que nunca pedi sobremesa no Manekineko, não sei por que. Mas o petit gateau de doce de leite do gula gula é a melhor sobremesa dessa cidade, na minha humilde opinião hahaha

    • Martha B
      29 dez 2014 // 20h22

      Concordo plenamente! O petit gateau de doce de leite do Gula Gula é dos deuses, maravilhoso!! Recomendo.

  2. camilla
    29 dez 2014 // 08h57

    royal grill é puro amor! <3

  3. Inês
    30 dez 2014 // 01h47

    Olha, eh manjado, eu sei, mas a pizza da Braz eh tão maravilhosa!!
    E na melhor carne, eu colocaria o CT boucherie. A carne eh a cereja do bolo de uma seleção de acompanhamentos que eh dos deuses!!
    Bjoss :)

  4. Caroline Tosta
    30 dez 2014 // 09h51

    Eu prefiro o Brothers Burger (Gávea) ao T.T. Burger, especialmente no que diz respeito ao atendimento e fidelização do cliente e concordo com a Inês que o CT Boucherie tem as melhores carnes, mas ultimamente tenho ido muito ao Tragga (Humaitá). De resto: lista aprovadissima!

  5. Eleonora
    30 dez 2014 // 16h01

    Não conheço nenhum mas já gosto de post de utilidade pública. Já tá tudo salvo pra proxima viagem pro RJ! ;)

  6. Danielle de Sant'Anna
    30 dez 2014 // 22h20

    The, só concordamos no melhor sorvete! Rsrs. Bacio di Latte é amor eterno! <3

  7. 02 jan 2015 // 20h18

    The, eu não sou do Rio, mas quando eu for, vou olhar esse lista. Amei tanto essa ideia do post que fiz um parecido no meu blog sobre restaurantes em BH. Não ss sei você conheve BH, mas se você for pode ir em algum que eu indiquei! Obrigada pela inspiração! Beijos e sucesso para você em 2015!

    http://ummundonovoemqualquerlugar.wordpress.com

  8. Roberta Ayla
    11 jan 2015 // 11h56

    Sou apaixonadaaaaaaaaaaaa por Bibi Sucos <3 Até gosto da pizzaria Vezpa, mas pra mim, nenhuma pizza supera a do Stalos! Top, top, top!

  9. Flávia
    16 jan 2015 // 00h03

    Benedictine, jura? No dia que fui com meu marido tanto o meu prato quanto o dele não estavam nem um pouco saborosos! Sem gosto…. totalmente sem gosto! Fiquei tão desiludida que ainda não tive coragem de dar uma segunda chance!!!

  10. Cris
    18 abr 2015 // 16h00

    The, vou comemorar meus 30 anos mês que vem no Rio (com meus pais e marido). Que restaurante indicas para o dia do aniversário, que cai num sábado? Não precisa ser top chique! Quero algo alegre e de preferência com música! haha Obrigada!!! :*