Moda, Pense, Tendência  •  01 out 2014

Por que rejeitamos tanto a moda dos anos 90?

anos-90-please-come-to-brasil

Eu amo os anos 90, sério! Época da inocência, da descoberta, época que a gente ia pra Disney (comprar moletom do Hard Rock, Planet Hollywood NO!), escutava Backstreet Boys (n’sync, oi?), desejava uma mochila (agenda, baby look..) da Company e no natal sonhava com uma árvore repleta de sacolas da Cantão, a vida era boa!

Quem viveu o auge da juventude nessa década, viu o florescer da moda num período pra lá de instigante, porém BEM mais ~fácil~ que o ousado anos 80. Convenhamos, o adolescente dos anos 80 era glam, enquanto o dos anos 90 era cool. Enquanto uns apostavam na overdose de neon e purpurina, os da década retrasada usavam o bom e velho jeans, camiseta e basicamente isso, tão mais fácil! Daí eu me pergunto, qual é a restrição que o povo tem com os anos 90? Coitado! #freeanos90

12_12_Tommy-Ton-Spring-2015-RTW

Semana retrasada postei sobre a saia jeans, ícone noventista, muitos rejeitaram, depois falei do salto gatinho gracinha, outro item que teve seu auge na famigerada década, não curtiram… e se preparem porque essa semana tem post sobre gargantilha que nem preciso falar que viveu seu apogeu fashionístico uns 17 anos atrás (ok e se queimou no pescoço da Luma, valeu Eike!).

Mas o que eu penso é, dos males, o anos 90 é o menor! Como a moda é feita de referências passadas, poderíamos seguir a trend dos anos 70 e sairmos caricatura – paz e amor! – do Festival de Woodstock, poderíamos também endossar os anos 80 fantasiada de Madonna (like a vir-dgen!) e sair de casa direto pra Terê Fantasy (haha poucos lembrarão).

NOVENTISTAS

Eu acredito que o grande problema dos anos 90 seja nossa memória seletiva. Pois ao revisitarmos uma tendência – ou peça particular –  que usamos pouco tempo atrás e que provavelmente logo depois torcemos o nariz, é só disso que nos lembramos: apenas da saturação “mal resolvida” do item.

Mas o principal – e isso eu julgo pra quem viveu a adolescência nos anos 90, é claro – é que é a primeira vez que vivenciamos fortemente “o voltar de uma década”. Tanto se fala do glam dos anos 80, do romantismo dos 50 e por aí vai, obviamente nós não temos memória disso, mas os anos 90, ah os anos 90, vivenciamos bem – e nos vestíamos sem muita consistência, ok..

Acho que no final das contas, é um belo exercício de moda e evolução fashionística saber usar com inteligência algo que na história recente enjoamos. Vai dizer que não é uma delicia olhar como evoluimos e, por exemplo, como a calça da Pakalolo de ontem pode ser o jeans bleached destroyed de hoje, como a pochete Company de ontem, pode ser a mini bag utilitária da vez. Reflitam! :D

10645072_823318461023093_5663423189815157374_n

Todas as fotos do post refletem os anos 90, mas tiradas recentemente nessa temporada de moda

Acho que a moda taí pra gente tentar, desapegar de qualquer pré-conceito e nos libertarmos de estigmas. Os blogs de moda podem ajudar e nesse caso noventista vale pensar com carinho, pois fomos felizes e (não) sabíamos.E pense, bem capaz que a nova moda de hoje, torceremos o nariz em 15 anos, ou seja, melhor aproveitemos com doses de diversão, alguma evolução e um quê de fashionismo ;)

Mas agora me digam, o que vocês tem contra os anos 90?? Algo que atéé usariam ou rejeitariam eternamente? Me contem!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

41 comentários em "Por que rejeitamos tanto a moda dos anos 90?"
  1. Juliana Lima
    01 out 2014 // 08h12

    Como eu (que sou de 93 era baby na época, mas ok) e minha irmã (ela é de 96!) estávamos falando outro dia, há apenas duas palavras pra essa trend: TOO SOON!
    A “era” dos anos 90 não parece que foi digerida ainda, boa parte dos ícones pop ainda estão aí e acho que ainda não conseguiram adaptar de maneira muito convincente… acredito que as marcas ainda vão encontrar o ponto de equilíbrio, a exemplo do boho ou o retorno das peças cropped (jurava que não ia vingar!).
    Se clog foi moda recente, quanto mais uma birkenzinha HAHAHA

    • 01 out 2014 // 13h45

      verdade juliana, mas sabe que fico pensando que essa foi a ultima grande década, tipo, nao consigo ver agora (talvez por ser muito recente) o que tivemos de referencia nos anos 00, tipo foi uma década meio average, onde já se tinha muito mais informação de moda e sei lá, nao muita criatividade
      louco isso, vou pensar mais sobre hehe
      bjs!

  2. Natália
    01 out 2014 // 08h41

    Estou adorando (e usando!) muitas referencias dos anos 90, tipo destroyed jeans com camiseta branca, cabelo messy jogadao de lado, camisa amarrada no cintura! Mas tudo isso vai sendo incluído aos poucos. A gente vai adicionando uma coisa aqui, outra ali. A Chiara do The Blonde Salad usa bastantes looks inspiradores assim também. A gente já torceu o nariz para tanta coisa realmente tosca à princípio e depois acabamos cedendo. Mas poxa vida, Thereza, voce fez post sobre aquela sainha jeans #partiuigreja (na minha época 90’s eu era crianca e a memória que eu tenho sao as tias indo para a igreja com elas!) e aquele sapatinho que a minha avó ainda usa quando tem algum casamento para ir. Nesse post voce já foi para o lado cool da coisa e eu acho que é isso que vai pegar ;)

    • 01 out 2014 // 13h43

      olha eu acho que as duas peças do post ainda merecem chance se usadas com um certo planejamento, bom, meu papel é incentivar voces haha!
      e é verdade, chiara é super noventista, nao amo de paixão os looks dela, mas ela é uma boa referencia!
      bjs!

  3. dai
    01 out 2014 // 09h39

    Minha adolescência foi nos anos 90 onde tinha os moletons da Side Play, as TOP Models, desfiles bafos de Gianni Versace, blusa com alça espaguete, as paradas de música da falecida MTV, ouvia loucamente Guns n Roses :) usava muita calça jeans e macacão, tênis All Star e blusa na cintura, não tinha photoshop nas revistas, foi a época menos brega que eu já vi, também gosto bastante doa anos 70 queria ter nascido nessa época.
    Anos 90 era legal, eu era feliz e sabia :)

    • 01 out 2014 // 13h42

      dai, esse seu comentário poderia ser escrito por mim haha pq eu vivenciei e lembro com muito amor isso tudo!
      eta época boa!

  4. 01 out 2014 // 10h17

    Calça jeans larga é “pacabá”! No way
    Mas morro de arrependimento por ter doado minha jaqueta jeans =/

    • 01 out 2014 // 13h41

      calça larga de fato nào é das mais lisonjeiras haha só na kendall jenner
      agora jaqueta de couro, so nessa viagem comprei 2, uma na mango e outra na forever, coringonas <3

  5. Bruna Filgueira
    01 out 2014 // 10h42

    Eu amo os anos 90, fui criança nessa época e para mim os anos 90 se traduzem em uma palavra: minimalismo. Afinal, nada maus minimalista do que jeans e camiseta branca…#bringbackthe90’s

    • 01 out 2014 // 13h40

      total, Bruna! adoro o minimalismo na moda, acho cool e sem precisar de muito!

  6. Luanay
    01 out 2014 // 10h48

    Olá Thereza, eu não tenho nada contra os anos 90, sou de 87 então parte da minha adolescência foi nesta década, amava Backstreet Boys e Britney Spears, e vale lembrar dos looks dessa superstar que era incrível, e um exclusivamente foi recentemente copiada pela Katty Perry, sem contar o figurino do filme das “Patricinhas de Bevely Hills, amava de paixão! Os tubinhos básicos e lindos, as saias com os terninhos, hoje não usaria as duas peças juntas, mas na época eram lindas. Acho que foi uma década maravilhosa, e podemos sim ter boas recordações e porque não trazer algumas peças de volta, aquela saia jeans é uma graça, um jeans elegante, é claro que precisa saber usar, combinar com as peças certas pra não ficar careta. Sou como vc e amo a década de 90!

    • 01 out 2014 // 13h40

      Luany, sem duvidas que patricinhas de beverly hills foi um ícone dos anos 90, super bem lembrado!
      e acho que a moda dessa decada era bem democrática, por nao ser muito ousada ou exagerada, caia bem pra qq tipo de corpo ou estilo, sou fã!
      bjs

  7. Priscila
    01 out 2014 // 11h04

    Contra os anos 90 eu não tenho nada contra. Adorava o jeito que me vestia, como as músicas eram boas. :D

    Agora tem uma coisa que me arrependo demais de ter usado: gargantilha! hahahahahaha E eu usava quase todos os dias, tive que parar de usar, pq já tava toda torta e minha mãe não aguentava mais me ver com aquilo no pescoço. hahahaahahaha

    Beijos

    • 01 out 2014 // 13h39

      eu me arrependo de usar aqueles braceletes que ficavam lá em cima do braço, quase da altura da manga haha, aquilo ali dividia as gordurinhas até dos braços mais magros, mas era super trend haha
      bjs

  8. 01 out 2014 // 11h51

    Nice sunglasses, golden mirrored sunglasses are just so fashionable right now, I wonder who started the trend?

    http:///www.mexican-mint.com | A Fashion Blog

  9. Tayse de Souza
    01 out 2014 // 12h56

    Eu nasci em 89, então peguei de adolescência só o finalzinho dos anos 90.
    Não gosto exatamente da moda, embora ainda use salto gatinho e saia jeans (gargantilha nevermente never)
    Acho que o que aquela década teve que samba de salto agulha na face da atual foi a cultura pop. Friends, Seinfeld, As Patricinhas de Bervely Hills, Uma linda Mulher e Cia foram super

    • 01 out 2014 // 13h36

      eu acho salto gatinha a coisa mais clássica e básica do mundo, tipo é apenas um sapato com salto mais baixo, sem misterio haha e muuuito confortavel

      e tay, vc falou tudo, foi nessa década que vivemos o auge dessa cultura pop que falamos até hj, entao nao tem pq rejeitar!!
      bjus

  10. Cássia
    01 out 2014 // 13h01

    Sou super a favor da moda dos anos 90! Tô criando coragem pra comprar um macaquinho jeans haha! Lembro que lia todas as revistas de moda que minha mãe assinava, adorava! Acho uma graça os conjuntinhos, blusas de alcinha fina, peças jeans etc!

    • 01 out 2014 // 13h35

      acho que jeans e anos 90 tudo a ver!! bjss

  11. Carolina
    01 out 2014 // 13h15

    Como não amar?! Usar keds ou aquele modelo da Reebok preto ou branco?!
    Amava a MTV Brasil nessa época! Outro dia vi uma festa aqui no Rio, só de músicas dos anos 90, queria muito ter ido!! Ainda escuto várias baladinhas dessa época! Sinceramente, os anos 80 eram muito mais trash!

    Beijos!

    • 01 out 2014 // 13h34

      eu uso keds até hoje!
      e eu sou doida pra ir à essas festinhas com musicas tematicas, vou me acabar!

  12. 01 out 2014 // 13h35

    Vivi parte da infância e começo da adolescência nos anos 90 e posso dizer com toda certeza que usaria sim tudo de novo. Gente, foi a época menos brega de todas! Amava os anos 90. Fichário da Side Play com capa dos personagens do Looney Tunes (tinha uma outra marca que vendia coisas desses personagens que não me recordo agora, se alguém souber me fala?) agenda da Pakalolo, mochila da Company e muitas outras marcas que foram esquecidas, tudo tão lindo e mágico. Era uma época muito boa, sem preocupações de adulto. Voltaria a usar, de maneira mais atual, tudinho daquela época.

  13. Ana
    01 out 2014 // 14h14

    Cadê Kylie ? Ela é uma das que maaais abusa desse estilo, de vez em quando até demais eu acho! E os anos 70 Thê, vendo as fotos do PFW foi o que mais me veio a cabeça, vários desfiles tiveram essa referência forte…..

  14. Mariana Beloto
    01 out 2014 // 15h16

    Sou de 96, então não vivi nada dessa época,mas eu acho muito bacana mesmo, essa “simplicidade”, sem essa montação toda que a galera anda hoje em dia.Sinto até um alivio por esse minimalismo vindo a tona,um belo jeans,camisa branca e fim.Usaria com toda certeza e sem crise a gargantilha.

  15. Lari
    01 out 2014 // 15h17

    Eu não tenho nada contra os anos 90! Sou de 88.
    Acho o destroyed jeans muuuito legal e to amando que voltou! Jaqueta jeans também…. Era uma época bem casual na minha opinião, como você mesmo disse, fácil!
    Mas creio que a falta de aceitação rola por dois motivos: Os anos 90 ainda estão bem frescos na nossa memória, então não rola tanto aquele sentimento de “NOSSAAAA, LEMBRA QUANDO EU USAVA ISSO AQUI???” e quando olhamos as fotos daquela época, ainda rola o remorso fresco na mente, causado pelas atualizações na moda que ocorreram até hoje. Não digerimos isso ainda. ahaha
    Outra coisa é o exagero… Usar os anos 90 atualmente é uma coisa… Voltar aos anos 90 é outra…. A graça tá em incorporar as peças da época nos dias de hoje e o pessoal as vezes exagera, quer colocar todos os modismos juntos!
    Jaqueta jeans, com destroyed jeans, uma gargantilha e bracelete para combinar! Nãoooo….
    Por exemplo, eu amo a Candice, mas o look dela, na minha opinião é too much! Se ela estivesse brincado com umas peças mais atuais, ficaria menos bizarro. Pega uma peça anos 90, joga com outra mais atual e ai vai….
    Acho que é isso…

  16. Luhana Andreoli
    01 out 2014 // 17h23

    Oi The.

    Adorei o post, até hj uso o combo jeans + camiseta estampada + keds colorido e não vejo problema nenhum nisso. Sem contar que adoro uma camisa de flanela xadrez… aquela que entrega a idade com a indumentária, ne?!

    Tenho uma proposta pra te fazer (mentira, é quase um pedido de socorro), eu sou escritora e estou escrevendo um livro que se passa em 98/99. Meu calcanhar de aquiles está justamente em descrever em detalhes a moda da época, para o dia a dia, para um show de Boy Band, baile de formatura, etc. Você aceitaria colaborar com seu conhecimento???

    Ah, essa é uma outra história, mas seu blog se mistura com a história de criação desse livro. Se tiver curiosa depois eu te conto.

    Beijão.

  17. Juliana
    01 out 2014 // 18h18

    Ô saudades dos anos 90! Acho que a principal diferença é que nos anos 90 as coisas pareciam mais autênticas, os trends eram incorporados mais organicamente… afinal, foi a última década antes do boom da internet, e a impressão que eu tenho é que nesse mundo ultra-conectado as pessoas perdem a essência e a individualidade e por isso essa impressão de falta de criatividade. E ah, eu adorava gargantilhas, haha!

  18. leandra
    01 out 2014 // 21h07

    EU USEI MUITO A SAIA JEANS DA DISCÓRDIA RSRSRS E TE DIGO:::: Eu ficava muito bem kkkk Verdade verdadeira!!!!

  19. 01 out 2014 // 22h44

    Nao entendemos essa rejeicao. Amamos essas tendencias cropped, macacao e oculos espelhados. Reportamos e aprovamos no nosso site.

  20. 01 out 2014 // 23h18

    The, adoro os anos 90. Jeans me define! haha
    E vendo as fotos do blog, percebo como essa volta dos anos 90 tem a ver com uma trend que vem agora que é o normcore. Talvez nem percebamos a influência dos anos 90 nessa ‘nova’ tendência.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

  21. Manu
    02 out 2014 // 08h16

    Oi Thé, sou de 93 e não vive beeeem a época, mas lembro da minha irmão de macacão jeans e mochila Company hahahahahaha… Adoro os looks jeans+jeans, mas tenho aflição com a maioria dos acessórios principalmente o colar/coleira. Acredito que essa rejeição é pq a maioria viveu esse tempo e tem uma lembrança recente, lembra como esse itens ficaram “bregas” e trazem a lembrança disso quando olham agora.

  22. Flávia
    02 out 2014 // 09h04

    Ai que saudade bateu agora!! Thê nasci nos anos 70 então peguei glitter e as cores neon(na época quem usava era chamado de New Wave)dos anos 80 e o minimalisto da calça semi bag com a camiseta branca dos anos 90. Sem falar numa gargantilha pretinha que parecia uma tatuagem em volta do pescoço kkk. Mas eramos muito felizes e o que nao fariamos por uma mochila da cantão e um tenis redley?? bjkas

  23. Flávia
    02 out 2014 // 09h07

    minimalismo* ;)

  24. 02 out 2014 // 11h28

    Thereza Chammas, a senhora ainda não foi nas festas temáticas aqui no Rio?!?!?! Tem tanta opção! A melhor, pra mim, é a Modinha, mas tem a Festa Americana, a Coordenadas (que puxa mais pro rock, me acabo!), a Fofoca, enfim, escolha uma e se divirta! Mas ó, aviso logo: são bem tumultuadas e dependendo do lugar, eu nem passo perto (gosto mais das que são no Jockey e no Vivo Rio). Mas você TEM que ir, toca Britney, Spice, Bonde do Tigrão e Guns! É muuuito legal mesmo.
    Com relação à moda dos anos 90: eu só aproveitei mesmo o final (sou de 88, né…) e eu AMO! Usei um macacão da Chomps até literalmente ele se desfazer. A cultura pop foi instaurada no final dessa década e se firmou mesmo nos anos 00 (pensa em VMA e na Britney com uma cobra). Adorava calças jeans largas, ficava tão lindo em quem tem cinturinha fina, mas hoje em dia, jamais usaria (mentira, eu pensaria seriamente). Beijo, Thê!

  25. 02 out 2014 // 15h42

    Jamais irei aceitar boca larga, boca de sino. Mesmo que renomeiem como quiserem, jamais serei adepta dessa moda horrenda hahahahha #traumas

  26. Rosangela
    02 out 2014 // 16h02

    OI…..Sou sua leitora mais não sou de comentar,mais este eu não resistri…Amei o post e concordo plenamente com você,minha adolescência foi nos anos 90 e só tenho ótimas recordações.Amo todos os looks e adoro seu blog.BJSSS….

  27. Ramps
    02 out 2014 // 18h25

    Passado o momento “lembrando a Tere Fantasy” (que só pude ir a partir de 2003, quando fiz 18), vem o comentário com mais informação:

    Já faz alguns dias, acho que aqui mesmo, você falou sobre o estilo das personagens de Friends. A impressão que tive foi: falta glamour! Era uma moda mais simples, funcional, com poucos excessos (gargantilha, pulseira no meio do braço, melissa de plastico com meia…) já ps looks de hoje parecem mais bonitos, mais arrumados e tal. Daí vem o pensamento que está na cabeça até agora: acho que temos muito dos anos 90 ainda aqui, esse “minimalismo funcional” se faz presente no armário de grande parte das pessoas.
    Talvez minha visão seja deturpada por morar em cidade de interior e não em uma grande capital, onde o conservadorismo ainda é grande e também por ter uma profissão que não nos permite muitas estravagancias _o jaleco tapa tudo e acessórios são lindos, mas perigosos em hospitais_
    Por mais que não vejamos mais uma profusão de tubinhos pretos nas festas, alças spagetti e gola alta, ainda vejo muito dos 90 por quase toda parte.

    beijos!

  28. Camilla Marques
    02 out 2014 // 19h36

    Oi Thereza eu não tenho preconceito com os anos 90 na verdade é a década em que eu mais me inspiro, principalmente no grunge. Já fiz até um DIY da tal gargantilha no meu blog! Enfim, adorei o post. Bjs

    http://www.decoturnoespikes.com.br

  29. Lu
    12 out 2014 // 12h41

    Olha, The, to morando na Inglaterra e o povo aqui leva a sério meeesmo, a moda dos anos 90! É pochete na balada, rabo de cavalo no alto com xuxinha de veludo, vestido de alça com camisa branca por baixo, entre muitos outros clássicos. E a embaixadora disso tudo aqui é a Urban Outfitters! Vamos ver se chega essa moda no Brasil!
    Beijo

  30. Chica de Oliveira
    07 jun 2016 // 19h03

    Acho que o buraco é bem mais embaixo. Acredito que essa rejeição ou muito dela (como é o meu caso), vem de relíquias do túnel do tempo de uma época que para muitas pessoas não foi tão UAU!!! assim. Das frustrações da adolescência, vindas desde a infância, lógico com o gostinho da gente não deixar a peteca cair e dar a volta por cima. Hoje todo mundo que me conheceu há uns 5, 10, 20 ou até 2 anos atrás me elogia como eu me visto bem e tal, como estou bem, mas eu acho que eu estou conseguindo realizar todos os meus sonhos, coisa que levem pelo menos os primeiros 26 anos para começar a colher. Tem a nostalgia do que era bom e a surpresa pelas cicatrizes do que foi muito chato. Fora que sou aquariana e não gosto nem tatuagem para não ter que ficar com ela pra sempre, imagina repetir uma roupa que usei. Tudo igualzinho ao que vesti!!! E o pior é que teve uma estação que todo mundo era obrigado a vestir marrom e calça abaixo do umbigo, parecíamos carros antigos da Ford versão castanha e mesmo que a gente estivesse acima do peso os estilistas não queríam nem saber!!! Quero fugir dessa cor por tudo nesse mundo!!! Não sei se todo mundo concorda comigo, mas pelo menos em parte alguém deve concordar.