AS MAIS
LIDAS!

Tailandês no Rio de Janeiro: Sawasdee

03/01/2013  •  Por Thereza  •  Gastronomia, New York, Rio de Janeiro, Viagem

Vamos começar o ano com a volta da tag gatronômica? Aproveitar que o Rio está cheio de turistas e leitoras me pedindo dicas da cidade! Depois de falar do Esplanada Grill e da Champagneria Blá Blá, volto com meu restaurante favorito da temporada, e ele é de uma gastronomia que nunca liguei muito, a tailandesa!

Quando passei aquela temporada em NY, ia quase todo final de semana pra Williamsburg com o Rodrigo e sabe-se lá porque era o programa favorito dele. E tinha um restaurante delícia na Bedford st. – que é a rua mais badalada do bairro – que a gente sempre ia (temos mania de repetir restaurante até enjoar), era um tailandês chamado Tai Thai  com bom preço e a cerveja mais barata da cidade (ok, descobri o motivo que ele voltava), além disso tinha o arroz mais delicioso da vida, arroz jasmin, cheirooooso e com sabor dos deuses  de leite de côco!

Voltamos de NY e acabamos esquecendo desse tipo de culinária. Mas no final do ano passado, num almoço de sábado no Fashion Mall, cansamos de CT Brasserie de sempre (o restaurante é maravilhoso, vale dizer) e fomos ao Sawasdee, demos uma outra chance a uma culinária, digamos, mais difícil e… viciamos!

 sawasdee rio

O restaurante é uma gracinha, decoração simpática, ótimo atendimento e vista linda do bairro. Agora o ponto mais relevante é o cardápio bem explicadinho! Acho esse tipo de gastronomia difícil de entender e pra gente não pedir lé com cré, um cardápio fácil ajuda muito. Acho o do Mr. Lam (que tem especialidade chinesa) muito complicado, daí das vezes que vamos sempre peço a mesma coisa, mas no Sawasdee é facinho, o menu também indica se é muito ou pouco picante (pra quem tem receio) e ainda harmoniza comida com vinho. De entrada aos drinks, é tudo bem variado e caprichado.

2thai

Como já fomos algumas vezes nesse último mês, estamos experimentando cada prato (o que no meu caso não é muito porque não como camarão e afins, mas acho lindo, vai entender), o mais bacana é focar nas entradinhas, eles tem mix com vários, espetinho de frango, bolinho de salmão, ceviches, saladas diferentes e é tudo muito bem temperado e saboroso. A mandioquinha frita do welcome é delícia e vale também pedir o mix de pimentas, pra deixar mais aventura hehe ;D

1 sawasdee

De prato principal a gente geralmente divide (porque além de ser bem servido, é forte, então a gente como devagar e pouco) um Mussaman de carne ou cordeiro, que acho que é o clássico da culinária, carne picadinha, com vegetais e um líquido bem saboroso e picante na medida! De acompanhamento ainda vem o arroz jasmin, que já descobri que vende em mercados porém não achei ainda (alguém sabe onde tem?).

Enfim, ainda estou me aprofundando nessa culinária, mas pra quem gosta de comida ultra saborosa (forte, temperada, apimentada) vai adorar o restaurante! Mas por lá também tem saladas, cardápio vegetariano e no final das contas – literalmente hoho – acho o preço convidativo (R$55 num prato principal), porque quem acha que esse tipo de gastronomia é mais cara, nem é tanto assim! O restaurante é sempre eleito como um dos melhores asiáticos da cidade e além do FMall, também tem no Leblon e em Búzios!

2 sawasdee

E vocês, curtem uma comida tailandesa? Quem tiver alguma outra recomendação, pode falar! E pra quem não curte, dê uma chance e experimente!


Deixe seu comentário!
*Preenchimento obrigatório (seu email não será divulgado).
Quer que a sua foto apareça no comentário? Clique aqui e cadastre-se!

25 Comentários
  1. Jaddy Rodrigues - 03/01/13 - 17h11

    Me interessei! Quero experimentar!

    Responder
  2. Manoela - 03/01/13 - 17h36

    Sensacional The!!!! Fui no de Búzios e me apaixonei… olha, já q vc gosta não deixa de provar a sopinha chamada TOM KHA GAI. Super aromática meio picante (mas levinha, dá pra comer até quem não curte pimenta) e o melhor: dizem ser afrodisíaca! hahaha. Outra coisa, a melhor sobremesa da vida é o Mango stick rice, por-favor, quem gosta de arroz e coco tem obrigação de comer!!!! :o)
    Escrevi um post mega dedicado as minhas experiências gastronômicas lá aqui: http://manudoutroladodomundo.blogspot.com.br/search/label/Experi%C3%AAncias%20gastron%C3%B4micas%20e%20afins

    Bjos!!!

    Responder
    • Thereza - 03/01/13 - 17h55

      Manu, que post incrível! Sou doida pra conhecer essa regiao, arrasou!
      E ja to com agua na boca da sopinha heheh
      bjusss

  3. Vanessa - 03/01/13 - 17h49

    só fiquei com uma dúvida: o valor dos pratos principais é em dólares mesmo, como está no post (U$55), ou foi engano??

    Responder
    • Thereza - 03/01/13 - 17h55

      nááá é em real mesmo heheh bjus!

  4. alana - 03/01/13 - 18h13

    Adoooro o sawasdee também! É muito gostoso!! Eu gosto de comida bem temperada e apimentada, então é uma combinacao perfeita.

    O arroz de jasmim vende no zona sul. Pelo menos já comprei várias vezes lá!
    Beijo!

    Responder
    • Thereza - 03/01/13 - 18h25

      No zona sul?? procurei e nao achei ;////
      nem zs nem pao de acucar!!

  5. Marta Zanetti - 03/01/13 - 18h22

    Amei o post e fiquei morrendo de vontade de conhecer esse lugar quando for pro Rio. Thê, seus textos são sempre uma delícia, parece uma amiga falando! Beijos!

    Responder
  6. LAri - 03/01/13 - 19h46

    Olá td bem ?
    Tem um restaurante em Niteroi que acho que vc tem que conhecer é maravilhoso !!
    Primeiro a decoração é incrível e tem um visual espetacular de Niteroi de cima !!
    A comida é MTtt boa eu sempre vou e agora estão fazendo algumas sexta e sáb um louge na parte de baixo que tem um salão de festa !
    Trata-se de uma filial de sp dps procura na net se chama TANTRA
    Procura na internet e olha as fotos vc vai ficar louca com de coração vem tudo da Tailândia tem q ver um Buda maravilhoso já falei pro dono que quero comprar
    Hahahaha
    Bjs fica a dia e vem conhecer o restaurante TAnTRA … Espero que goste da dica !!

    Responder
  7. mariana - 03/01/13 - 20h10

    Thereza, adoro comida thai… aprendi em orlando…
    duas dicas de restaurante: o Zen Thai, no Downtown…fica super escondido( acho que é restaurante pra levar amante ou peguete que ninguém pode saber…rs) e o outro, no Leblon é o mais famoso de todos, o Nan Thai…sensacional tb…
    o arroz de jasmim, não é dificil de encontrar( vc pode procurar tb como arroz oriental ou thailandês), e é muuuuito facil de fazer… é só lavar, jogar na panela com agua fervendo, um pouco de manteiga… quando ele estiver quase pronto( ele fica meio empapado), é só colocar mais um pouco de manteiga… quase nunca coloco o leite de coco, pq o cheiro do arroz puro é uma delicia por si só…

    Responder
  8. Tamy - 03/01/13 - 20h28

    Viciei em Thai food dps q morei nos US tbm!! Ia td domingo num restaurante pertinho da casa do meu namorado!! Nossa q sdd!! Era delícia, td tão fresquinho, eles tinham vaaaaarias opções vegetarianas e veganas, inclusive um Vegan Duck que era meu favorito!!! Até me arrisquei cozinhar um curry com tofu e leite de coco, fiz do jeito que eu achava que devia e não é que ficou bem parecido?!rs Na minha cidade não tem restaurante Thai!! =( bjinho

    Responder
  9. Ana Helena - 03/01/13 - 20h36

    Nan Thai 1000 vezes melhor que o Sawasdee!

    Responder
  10. Bruna - 03/01/13 - 20h38

    O Nam Thai é no Leblon, é tailandês e uma delícia! Sinceramente gosto mais de lá do que do Sawasdee.. Mas a fila muitas vezes é mais longa… http://namthai.com.br/2011/

    Outro que é bem legal e mais em conta é o Mekong, que tem pratos orientais em geral. O nome é por causa do Rio Mekong que corta basicamente toda a região.. Também tem o cardápio super claro! Fica na Dias Ferreira, logo depois do Q Gastrobar (que também é delicinha, tem uma ostra com caviar surreal)… Bem na esquina mesmo!

    Responder
  11. Mariana - 03/01/13 - 20h38

    Adorei a dica!! :)

    Responder
  12. Eliane Fagundes - 03/01/13 - 22h47

    Duvida: vc conhece o Nam Thai no Leblon? É uma deliiiicia, sem falar no ambiente, ótimo, enfim, Amo! Moro em Fpolis, e ele ta sempre entre os “tem que ir” cada vez que vou ao Rio.
    e assim, pelas fotos nao fiquei impressionada com esse nao. Sei lá…rs

    Bjo

    Responder
  13. Bia Martins - 03/01/13 - 22h55

    Eu curto uma comida meio exótica, mas aqui em Brasília nunca vi restaurante tailandês, parece bem gostoso mesmo!

    Responder
  14. Amanda - 03/01/13 - 23h58

    Olá, em Sp é fácil de encontrar tanto esse arroz como o aromático tailandes em qualquer hipermercado. No Pão de Açúcar sempre tem e fica pertinho daqueles arroz tio João de saquinho. Em SP tem uma rede de restaurante maravilhosa chamada Ping Pong mais ou menos nesse estilo.

    Responder
  15. Camila Zilli - 04/01/13 - 08h22

    Oi Thereza! Estou fazendo intercâmbio na Tailândia, há quatro meses já. A comida como você disse é muito forte e apimentada haha mas depois que acostuma você ama!! Sugiro que você peça Phad Thai, é um tipo de macarrão frito com ovos e algumas verduras, e Tom Yum, que é um curry, geralmente bem apimentado, com carne de frango, peixe, camarão ou cogumelos, uma delícia, vale a pena!!

    Responder
  16. Ludmila Assumpção - 04/01/13 - 12h48

    Sawasdee definitivamente é o meu restaurante preferido no Rio e em Búzios.
    Amo comida tailandesa.
    Aliás, fica a dica de outro no Leblon chamado Nam Thai. Delicinha tb, com entradinhas adoráveis.
    Melhor que o Sawasdee no Brasil, só o Marakuthai que fica em Ilha Bela/SP. INCRÍVEL, INESQUECÍVEL e o clima de lá não tem igual..Fica de frente a um clube náutico e o restaurante tem uma decoração linda e aconchegante.
    As entradinhas são um must, os bons drinks são BONÍSSIMOS drinks, os pratos principais são impecáveis e as sobremesas são de babar e querer todas.
    Se um dia for a Ilha Bela, não esquece de ir no Marakuthai.

    Beijinhos The.

    Responder
  17. Carolina - 04/01/13 - 16h30

    Thereza, não sei se você sabe, mas o Sawasdee é o melhor restaurante asiático do Rio há cinco anos, segundo a “Comer e Beber” da Veja Rio. O Thiago Sodré, filho do Marcos (fundador do restaurante), foi eleito o chef revelação de 2010.
    Sou suspeita para falar porque o Thiago é um grande amigo e eu conheço a familia inteira.
    Você já provou os drinks? O “Malay” foi criado em homenagem a duas amigas minhas, Marina e Layla, e é uma delicia. Já o “Khabre” foi criado em homenagem a esta Carolina que vos escreve e a Brena, outra grande amiga – ele escreveu com “kh” para soar mais tailandês. Os dois são deliciosos, mas, de novo, sou suspeita para falar.
    Uma pena você não gostar de camarão, pois te daria várias dicas.
    Adorei o seu post! Sempre acompanho o seu blog, pois acho o mais interessante que tem, já que você não se prende a moda apenas.
    Beijos e feliz ano novo,
    Carol

    PS: Saudades de Chuck Bass!!!

    Responder
    • Thereza - 06/01/13 - 20h39

      Oi Carolina!
      Sei sim, é super premiado!!
      Inclusive conheci o Marcos e a esposa dele num jantar harmonizado na Cavist aqui na Barra, eles são bem bacanas e o restaurante é incrivel!

      Nao sabia da historia do drink, mto legal, da proxima vez que for, vou experimentar!!

      E obrigada por curtir o blog e dps indica pro Thiago o post heheh

      Bjsss

  18. Isabel - 04/01/13 - 21h12

    Thereza, esse arroz jasmin vende no Zona Sul, minha mãe sempre compra lá! Acho que isso e arroz basmati são a mesma coisa, procura por esse nome também… É realmente delicioso!
    Beeijos!

    Responder
  19. juliana Caldeira - 08/01/13 - 17h08

    Adorei o post Tereza, quero conhecer todos os falados agora.

    Aproveitando o post sobre os restaurantes tailandeses, alguém conhece algum coreano aqui no Rio. OU que tenha Ramen (ou Lamen)????
    Adorei

    Responder
  20. Fabi. - 13/01/13 - 02h26

    Eu amo comida oriental!
    Sou de são paulo, mas ano passado passei o carnaval em Búzios e dos 8 dias que passei lá, fui 3 vezes comer no Sawasdee, é realmente um otimo restaurante e dá vontade de comer tudo no cardápio rs

    Para quem é do Rio de Janeiro, fica a dica de um barzinho/restaurante bem legal no Leblon: o Mekong Bar. É um barzinho bem charmoso e pequenino numa esquina, a comida é divina, é sua especialidade é um mix das culinárias, Tailandesa, indiana, chinesa e vietnamita. Saudade daí! :(
    Aqui em SP, tem vários restaurantes Thai maravilhosos: meu preferido é o Mestiço. Tb adoro o Ping Pong, uma fraquia de Dim Sum que veio de Londres, maravilhoso e amo o indiano Tandoor. Fica a dica!

    Responder
  21. Camila - 06/06/13 - 03h18

    Na barra e no Leblon tem uma loja chamada Casa Vitana, especializada em produtos orientais . Tem o arroz jasmim e tudo mais da culinária tailandesa. Eu faço muita comida tailandesa em casa e compro tudo lá !

    Responder