Moda, Viagem  •  12 jul 2012

Por dentro do design

Quando fui convidada pela TAMvia F*Hits – para vir à Seattle conhecer a fábrica da Boeing, o objetivo final era compartilhar minha experiência e traçar um paralelo entre ModaxDesignxTecnologia. Mostrar as soluções encontradas pelos alunos vencedores do Projeto D e como é tudo é desenvolvido e feito na prática. E depois de 2 dias imersos nesse novo mundo, pudemos perceber que o desenvolvimento de uma aeronave tem muito mais a ver com moda e design do que imaginávamos.

Na arquitetura é assim, na moda e design também, quando começamos um projeto, seja ele pra qual finalidade for, o primeiro ato é reunir idéias e inspirações, certo? Com isso, criamos um moodboard, que nada mais é que um mural cheio de colagens com imagens que nos inspiram e criam o norte do projeto.

E pra desenvolver o interior de um avião o processo inicial é o mesmo! Baseado na cultura de cada país (na China é uma coisa, no Brasil é outra e assim por diante), as aeronaves são montadas da maneira a melhor servir o cliente e seu perfil. E depois da parte externa do avião pronto, a TAM faz a escolha final de cada item, e pra quem acha que é apenas um detalhe, a escolha desses materiais fazem toda a diferença!

No escritório de design da Boeing conhecemos outros aspectos complementares que mal percebemos, mas que já estão organicamente incorporados ao nosso ato de viajar. Seja diariamente ou anualmente, a idéia é que a viagem seja uma boa experiência, um momento único e inesquecível, e se no design de interiores a idéia é essa, criar um local acolhedor, com os aviões o caminho é o mesmo!

Da escolha do tapete, passando pelo papel de parede até a textura perfeita da parede. A parte luminotécnica  também é tema imprescindível, fornecendo uma sensação de amplitude, que no final tudo vira conforto e prazer em viajar. Tem inúmeros detalhes que nunca percebemos, mas estão lá tão naturalmente, que já incorporamos com o ato de viajar.

E seja na tecnologia, moda ou arquitetura, essas são áreas que sempre precisam observar o comportamento do consumidor, pois não basta fazer livremente e pronto, é necessário atentar para esses tais mínimos detalhes, onde por exemplo, a estampa de uma poltrona pode fazer toda a diferença.

E se na moda as coleções duram um ciclo de 6 meses, com os aviões a “moda” dura 20 anos, daí a atenção redobrada em sempre criar um design a frente do seu tempo e de acordo com cada cultura. Depois de conversar com o pessoal da Boeing, da TAM e os próprios alunos e professores que estão aqui, já estou com uma visão totalmente diferente sobre o tema!

E pra quem achava que a atuação no ramo de moda e design poderia ser limitada, taí tanto a Boeing quanto a TAM provando que esse mercado vai muito além. Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais de um tema que parecia distante do nosso meio, mas não é, e além disso sei que tenho várias leitoras que trabalham nessa área!

No Facebook do Fashionismo adicionei várias outras fotos da visita à fábrica! Amanhã ainda tem mais posts sobre Seattle, TAM e Projeto D e logo depois rumo a Nova York!

Anterior
Próximo
Comente Aqui

10 comentários em "Por dentro do design"
  1. Luisa
    12 jul 2012 // 20h53

    Muito legal o post!
    Adoro seu blog!

    ps: experiência #falhanossa

  2. Paula
    12 jul 2012 // 21h03

    Já conheci o Centro de Tecnologia Aeronáutica aqui no Brasil e ainda assim nem imaginava 1/4 das coisas que vc mostrou, fiquei impressionada :)
    bjo

  3. 12 jul 2012 // 21h06

    O maximo esse post! Deve ser divertidissimo conhecer a Boieng e entender o processo de criacao das aeronaves. Fora que Seattle deve ser o maximo!

  4. Vanessa Rech
    13 jul 2012 // 09h11

    Thereza que bacana esse projeto, sou designer e realmente os processos de concepção de conceito de projeto me encantam. Parabéns pelo post!

  5. Danny Schmidt
    13 jul 2012 // 14h30

    Quanto teremos posts de suas comprinhas por ai? rsrsrrs

  6. 13 jul 2012 // 16h50

    Gostei bastante dessa ação com a TAM. Tudo a ver com o blog, eu acho, além de ser um assunto legal :)

  7. Sarita Marin
    14 jul 2012 // 14h32

    Adorei a descontração deste post, super diferente e nunca tinha visto nada igual em qualquer outro blog de moda. Poxa, gostei mesmo. Não imaginava que era dessa maneira, quer dizer nem tinha pensado nisto antes, rs. Mas, estou aqui também para dizer que estou lendo seu blog faz uns dois meses e A-M-O! O dinamismo desse site é ótimo, e as matérias sobre Blake Lively, show! É, agora conseguiu mais uma fã. Entro todo dia, e curto tudo. Beijão!

  8. 14 jul 2012 // 18h07

    Adoreeei o post e a sua companhia nesta viagem tambem! Parabens from NY! rsss

  9. Ana Bachesque
    29 maio 2014 // 15h17

    Saudades desses posts!!