Moda  •  23 nov 2011

Por que arquitetura?

Nessa temporada de vestibulares e decisões importantes sobre o futuro acadêmico, e consequentemente profissional, tenho recebido vários emails de meninas que estão em dúvidas sobre ser arquiteta, ou não. Não só a opção de entrar na faculdade, mas também o que encontrar pela frente.

Daí, ao invés de responder pontualmente (posso complementar nos comentários), resolvi reunir algumas questões pontuais e um pouco da minha experiência. Lembrando que ano passado fiz um post repleto de dicas da área, que vale ler também.

Antes de mais nada, confesso que fico feliz em receber esse tipo de email, onde a leitora me enxerga mais que uma blogueira, mas também como arquiteta e uma referência com a profissão que elas desejam. Costumo falar que só optei em me dedicar integralmente nesse mundo dos blogs, porque no fundo, tenho a arquitetura como estrutura (sem/com trocadilho). Sei que a hora que quiser, seja lá qual for o futuro dos blogs, a minha formação acadêmica estará sempre lá, pronta pra eu retomá-la, mas também sei que a curto prazo, tentarei conciliá-las da melhor forma, o sonho plano é esse.

Agora um dos principais tópicos que me perguntam: Arquitetura ou moda? Acho que todos os emails que respondi, dado cada cenário informado, sempre puxei sardinha falei: arquitetura. Nada contra a moda, mas acho que o embasamento da arquitetura é maior. Não só porque o curso dura pelo menos 5 anos, mas por toda a questão técnica e cultural, sem contar o background mais completo.

Também acho que começar uma faculdade exaustiva como essa, requer algum frescor e paciência, ou seja, coisa de jovem-cuca-fresca, não sei se eu começaria uma facul dessa mais velha (madura, estressada), daí, a graduação (ou até mesmo pós) em moda, pode ser uma segundo passo. Mas vamos agora aos 4 medos que mais recebo acerca do tema!

“Thereza, odeio cálculos, números, estou pensando em desistir”, esse é o questionamento No1. Não vou te dizer que o curso é um mar de desenhos-e-belezas, mas a matemática e física são minoria sim. A grande dica é: se dedique MUITO na primeira matéria de cálculo (cada facul tem seu nome, a minha foi Isostática), o bê-a-bá vem daí, se você abdicar das aulas em prol de chopadas (oi!), vai perder o fio da meada de todo o resto das matérias do curso, com isso, uma hora vai repetir e atrasar a formatura, já que as matérias são pré-requisitos até o fim do curso.

“Eu não sei desenhar!”, eu também não, até hoje. Mas te garanto uma coisa, você não vai precisar desenhar bonequinhos ou arvorezinhas, o desenho é técnico e você vai aprender tudo logo no primeiro período. Do peso que você dá sobre cada traço, até à famosa letra de arquiteto (que não sei se caiu em desuso, mas é fofa). E depois que você pega o gosto pelo desenho, vai querer comprar “estojo” novo todo período e ter uma coleção de Prismacolor$ e Caran D’ache$. Mas logo depois, o Autocad que será seu verdadeiro bff.

“Também serei decoradora de interiores?” Não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, na realidade, por mais que seja uma confusão comum, durante a faculdade, são pouquíssimos créditos em decoração propriamente dita. Mas por lá, aprendemos outras matérias complementares e imprescindíveis, como Conforto Ambiental, Iluminação e Acústica. O que geralmente se faz (e eu até fiz, mas tive que trancar por conta do trabalho) é assim que se formar, já emendar com uma pós em interiores, caso você queira se especializar nessa área.

“E o mercado de trabalho, vai bem?” Já contei da minha experiência incrível na Cidade da Música, comecei como estagiária e assim que me formei fui efetivada, e isso acontece com muitas pessoas, especialmente se você trabalha em grandes construtoras. A dica é, faltando 1 ou 2 anos pra se formar, já procure um estágio onde você tenha aspirações e, obviamente, se dedique dobrado!

Agora, não preciso nem dizer que o mercado de arquitetura, assim como o de engenharia, estão totalmente aquecidos. Seja Copa, Olimpíadas, a melhora na nossa economia também incrementou esse ramo e só não arranja emprego nessa área quem não se entrega.

Se alguém tiver alguma dúvida, pode mandar. E quem for arquiteto (estudante já é arquiteto), pode contribuir com sua experiência e pontos relevantes.

Anterior
Próximo
Comente Aqui

88 comentários em "Por que arquitetura?"
  1. Carolina Queiroz
    23 nov 2011 // 07h40

    Alguém avise a essas meninas que faculdade de arquitetura é puxado em qualquer que seja a instituição. Vc vai passar noites sem dormir… muitas delas em dias seguidos… Vc vai matar e morrer por baldes de café e graficas que imprimam em 10s todas suas 10 pranchas A1, porque vc já está atrasada e o professor não avalia apresentações de alunos atrasados. Tem gente que não aguenta o rojão e larga tudo no meio do caminho. Primeiro período 80 alunos e último, 15.
    De qualquer forma, eu me formei e não morri. ;)
    Fora que trabalhar com criação, arte e realidade ao mesmo tempo é para poucas áreas.

  2. Luenne
    23 nov 2011 // 08h09

    Fui na onda da Arquitortura porque AMAVA The Sims, e acreditava que no fundos um tinha a ver com o outro. Resultado: não tem naaada a ver, arquitetura é MUITO melhor.

    Como a The disse, tem que entrar de cuca-fresca mesmo, ainda mais se você cursar pública, onde o horário é integral. Você vai ver no 1º semestre tudo o que você nunca viu na sua vida. Vai sofrer com a tal da Geometria Descritiva, mas se sempre sonhou em fazer maquete, vai se deliciar.

    Estou no 6º período da UFRJ, confesso que já pensei em desistir um milhão de vezes, quando a madrugada e os mil trabalhos atrasados eram a minha única companhia. Mas depois da entrega, do trabalho feito, lindo e com ótima nota, você percebe que vale a pena.

    Tenho um amigo que vai se formar agora, depois e 11 (isso mesmo) anos na FAU.

    Beijos

  3. Manuela
    23 nov 2011 // 08h56

    Arquitetura, porque é uma profissão fascinante e uma bela responsabilidade de poder tornar as cidades e o mundo melhor.
    Claro que durante a faculdade muitas vezes temos vontade de desistir, de dormir as noites mal-dormidas e muitas em claro, de sair com as amigas ao invés de ficar horas e horas na frente de um computador (que chega uma determinada hora que ele tbm não colabora!)… Mas depois, todo o esforço feito é recompesado, e vale muito a pena!
    Arquitetura, pra mim, vai muito além de uma profissão. É uma paixão!

    Beijão!
    Manuela / Arquiteta

  4. 23 nov 2011 // 09h09

    Eu começei outros cursos na área de construção, e nunca me indentificava totalmente, e eu acho que arquitetuta pra mim foi meu principe encantado, eu nunca me indentifiquei tanto com nada, apesar de todas as semanas que eu fico dormindo muito pouco, eu ainda acho um cansaço gratificante.
    É um curso cansativo, extressante, mas você se apaixona de tal forma, que anula o cansaço e o extresse.
    Depois de um tempo vc começa a perceber que que a faculdade é a sua casa. E que é melhor você se dar mto bem com alguém, pq vão ter trabalhos em grupos, e os que não são mas vc quer uma dica, e vai ter um amigo que vai praticamente morar com vc.
    Como disse a Manuela, arquiteutra é mais do que profissão.É uma paixão. =D

    Priscilla Dantas/Estudante de Arquitetura

  5. Lucy
    23 nov 2011 // 09h38

    The, nada a ver c/o assunto mas kd aquele post sobre os perfumes q vc comprou q vc prometeu a um tempãaaao atrás??? Continuo esperando!! Beijos

  6. jonara
    23 nov 2011 // 10h31

    Acho importante manter uma boa rede de contatos, tanto colegas quanto professores. Trabalhar desde a metade do curso ajuda a se posicionar melhor no mercado. Pra quem está pensando em entrar: não é um curso fácil, são muitos trabalhos madrugada a dentro durante a faculdade. Depois de formado, é preciso ter postura muito ativa, correr atrás de novos clientes e parcerias, lidar com a instabilidade financeira (as vezes sobra trabalho, as vezes falta), ser um pouco empreendedor. O mercado hoje está pedindo muita familiaridade com softwares de simulação 3D e apresentações montadas no corel. É preciso se dar muito bem com o computador. Se você é uma pessoa acomodada e quer sossego e estabilidade, procure outra profissão.
    Os grandes escritórios só existem em SP e Rio, nos outros lugares são escritórios menores ou trabalhos por conta própria. As áreas mais comuns para trabalhar são: interiores/reformas, projeto de casas e edifícios, paisagismo, planejamento urbano (em prefeituras), restauro. Especializações em sustentabilidade (iluminação natural, eficiência energética) estão em alta.
    A profissão não dá muito lucro no início, é preciso fazer uma poupancinha ou pedir ajuda financeira para pais, etc. Nos primeiros cinco anos de carreira, a maior parte dos arquitetos trabalha muito e ganha pouco.
    Boa sorte para quem vai tentar!

    Jonara Oliveira
    Arquiteta e Urbanista

  7. 23 nov 2011 // 10h41

    Que máximo, bem interessante!
    eu mesma fiz 1 semestre na FAU (Arquitetura) e mudei para Moda! rs
    foi uma boa troca, mas cada caso, é um caso!! ;)
    beijinhoos!!!

  8. ANNA CLARA
    23 nov 2011 // 10h54

    The,

    Tenho duvida entre arquitetura e eng civil. Acho a eng civil mais completa. O que acha?

  9. Maria Carolina
    23 nov 2011 // 11h25

    Eu também faço arquitetura, era para eu me formar esse ano, mas, né? Me atrasei kkkkkk Você viu que arquitetura é a sétima profissão mais estressante?

    http://www.arcoweb.com.br/noticias-em-geral/arquitetura-profissoes-mais-estressantes-24-08-2011.html

  10. Ciça barcellos
    23 nov 2011 // 11h27

    Ana, tem muita gente que se engana com eng Civil e arquitetura, mas acredite, são duas coisas muito distintas :D

    e só pra deixar claro por aqui, estou desde sábado sem dormir (cochilando 1 hora por dia entre os projetos hahaha)

  11. Luiza Rodrigues
    23 nov 2011 // 11h31

    AMEI aquela caneca que tem no post com as plantas nela.. Quero dar de presente pra minha amiga arquiteta!
    De onde que é?

    Adoro arquitetura e sempre quis fazer, mas acabei caindo num mundo muito diferente disso que é a Medicina, ainda assim admiro muito os arquitetos!

    Beijos!

  12. Virginia
    23 nov 2011 // 11h40

    Ei, Thereza! Todo dia passo por aqui mas nunca comento hehe. Nesse post decidi comentar porque me identifiquei bastante.
    Então, eu faço arquitetura na federal aqui do ES e tive muitos problemas desde o início, principalmente pelo meu sonho de fazer moda! Ano passado larguei e nesse ano fui pra SP e comecei moda na Santa Marcelina. Realizei meu sonho e descobri que era pura idealização. Era muito legal estudar moda, mas não me adaptei a muuuuuitas coisas! Fui desgostando cada vez mais do mundo da moda, não me adaptei à faculdade como instituição mesmo e nem às pessoas, e definitivamente senti falta do estudo mais amplo da arquitetura! Falando de um modo mais bruto, eu senti que lá na moda só tendia a deteriorar como pessoa e diminuir cada vez mais meus horizontes de conhecimento.
    Voltei pra casa, peguei menos matéria na arquitetura e tô amando! Acredito que o pior do curso realmente é que sobrecarrega muito e isso acaba fazendo muita gente duvidar se realmente tá no lugar certo. Moda continua sendo minha preferência, pretendo fazer um curso fora do país quando me formar aqui. =)´
    É isso!
    Beijo!

  13. Amanda C
    23 nov 2011 // 11h47

    Therezaaaaaaa vc leu meus pensamentos!! Comentei essa semana com minha mãe, que estava querendo desistir de arquitetura por causa dos numeros (péssima em matematica)… Mas acho que esse post serviu de sinal para mim!! hehe Beijos

  14. Mimo
    23 nov 2011 // 11h54

    Oi The (:

    Eu moro em SP e ano passado comecei um curso de Fotografia em uma escola super conceituada por aqui, a Escola Panamericana de Artes e Design. Mas adivinha só? To largando tudo pra fazer Arquitetura! HAHAHAHAHHA Essas sempre foram minhas paixões mas me decepcionei no meu curso mas não com a Fotografia em si e sim com meu professor que deu um vacilo legal comigo (:
    Beijos

  15. 23 nov 2011 // 12h00

    The, eu como arquiteta não praticante como você adorei seu post. A arquitetura dá uma base fantástica! A estrutura que você falou! E serve para várias coisas além da arquitetura. Somos mais críticas, pensamos mais no coletivo, temos senso estético. Eu como profissional do marketing adoro ser arquiteta!

  16. Júlia
    23 nov 2011 // 12h21

    The,

    tudo o que você disse é a mais pura verdade! Sou estudante de arquitetura, e uma das coisas que eu mais escutei quando entrei na faculdade há 3 anos atrás foi que NINGUÉM PRECISA SABER DESENHAR PARA COMEÇAR A ESTUDAR ARQUITETURA! A faculdade é o lugar de aprender… ninguém nasce sabendo, e todo mundo diz qu e a gente já nasce com o ‘dom de ser criativo’, ou o ‘dom de ser arquiteto’… não discordo, PORÉM, não é impossível adquirilo! Força de vontade é T-U-D-O ;)

  17. fabiana
    23 nov 2011 // 12h27

    Estou indo pro quinto semestre de arquitetura… primeiro vc tem que pensar se vc vai mesmo se DEDICAR, porque o curso requer MUITA dedicação mesmo, muito mais matérias e carga horaria que os outros, inclusive todas as piadas e musiquinhas que fazer sobre arquiTORTURA são sobre a tortura que é fazer arquitetura, entao tenha certeza que gosta disso! nao é mole nao!
    É ótimo saber desenhar, tenho 4 matérias só de desenho, porém nao é NECESSARIO saber, alem de que pode-se aprender no curso, quanto à matematica e etc, também odeio, inclusive repeti uma a matéria, mas creio que passando pelo pessimo desafio, no futuro nao será necessario, apenas como um conhecimento geral!! Arquitetura tem um ramo muito grande entao é mais facil vc se achar dentro do ramo futuramente…
    :)

  18. 23 nov 2011 // 12h42

    Olá Thereza

    Eu sou Kinha, vim conhecer seu espaço, gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Vc quer ganhar uma bolsa ou carteira Tommy Hilfiger ou um cinto Michael Kors e mais 5 premios? Então visite o blog e faça a sua inscrição para o grande SORTEIO INTERNACIONAL de Aniversário.

    Bjoooooooooo…………………
    http://www.amigadamoda1.com

  19. Caroll Perez
    23 nov 2011 // 12h42

    Tenho muitos amigos na FAU e venho todo semestre, principalmente no final deles, o sofrimento dos bichinhos, alguns viram 48 h sem dormir a base de café e cigarro pra entregar projeto…Meu pai começou e largou antes do 5º perído (na época dele, há uns 20 anos atrás)…Então pelo que eu vejo é uma faculdade que exige muuuuito de você…Tem que amar MESMO, tem que gostar do que faz e ter certeza do que quer…mas se desistir, semrpe é possível largar e começar outra né?! a gnt só sabe se gosta provando… ;)

  20. Carol
    23 nov 2011 // 14h03

    Faço Arquitetura e confesso que quando começa a apertar me dá vontade de desistir.
    Ontem por exemplo foi a entrega do projeto e eu tava chorando de desespero, foram noites sem dormir…
    Mas quando você vê o resultado é muito bom.
    :)
    Tem mesmo que gostar pra conseguir levar em frente, são muitas as pessoas que desistem do curso. Mas quanto a matemática e os desenhos, acho que não precisa ser bom, isso você apredenderá durante o curso.

    • 23 nov 2011 // 14h17

      Eu acabei de contar aqui em baixo que desisti e tenho uma pontinha de arrependimento! haha

  21. 23 nov 2011 // 14h14

    Bom, eu cancelei minha matrícula na UFRJ para cursar Artes: Hablitação em figurino e indumentária no Senai Cetiqt. Na época, estava super certa de que isso era o melhor a se fazer! Morava muito longe da faculdade, não comia direito, tinha mil trabalhos atrasados e era péssima em GD. E eu sou a pessoa mais dedicada que conheço, na boa! Essa cobrança sobre mim mesma me fez desistir e chorar noites a fio. Mas hoje, lendo esse post acho que me preciptei um pouco. Era muito nova, tinha acabado de completar 18 anos e não tinha entendido ainda que agente não pode ser boa em tudo que faz!
    Sou formada em figurino e adoro minha profissão assim como adoro moda. Mas acho que seria uma ótima arquiteta se não tivesse desistido.
    Então, peço a você que está na faculdade, qualquer que seja, que tenha calma e pense muito bem sobre seu futuro acadêmico. Ele é importante e muda os rumos da sua vida para sempre! Meus pais apoiaram a minha decisão com um aperto no coração, mas eu sei que eles adorariam me ver formada em arquitetura.
    Thê, obrigada por ter feito eu repensar isso!

    bjos
    @Grazielepacheco
    http://www.grazielepacheco.blogspot.com

  22. 23 nov 2011 // 14h35

    Minha maior dúvida sobre profissão era fazer jornalismo e me especializar em moda ou fazer arquitetura, fui em orientadora vocacional e sai de lá com a certeza que seria jornalismo/moda! Mas ainda tenho certos dias de insegurança, porque jornalista ganha pouco (como todos dizem) e eu vou ter que me mudar pra São Paulo pra fazer faculdade particular (Faculdade Cásper Líbero se Deus quiser e o bolso dos meus pais permitirem), e na minha cidade tem arquitetura na unesp, e eu ganharia um salário bom. Já tenho quase certeza que eu vou fazer jornalismo mesmo mas estou em uma dessas minhas crises de insegurança quanto ao salário, e aí, arquiteto ganha bastante mesmo? Mais do que jornalista?
    Beijoss

  23. Nicole Vono
    23 nov 2011 // 14h39

    Ameei…. eu não tenho dúvidas de que sou apaixonada por arquitetura…e sinceramente não me importo que não vou ganhar tão bem quanto uma eng. civil… as pessoas vivem me falando pra fazer eng. civil, elas nao entendem que são coisas completamente diferentes !!!

  24. Letícia
    23 nov 2011 // 14h57

    Eu sou estudante do quarto semestre de Arquitetura, e gostaria de comentar este post maravilhoso da The com algumas das minhas opiniões sobre o curso:

    – Um coisa que eu acho engraçado na faculdade, é que existe uma certa “glamourização” do curso. Como estudo em faculdade particular, minha sala é lotada de meninas que estão ali mais para cumprir um horário do que efetivamente aprender. Estas meninas vivem reclamando que é muita coisa pra fazer, que é muito chato e tal. E realmente é MUITA coisa pra fazer, mas eu acho que se tu está te propondo a fazer uma coisa, tu TEM que se dedicar. Arquitetura não é para pessoas que vão na faculdade dar uma voltinha, saem na metade da aula e acham que depois só vai ter uma provinha e pronto.

    – Em todas as cadeiras de projeto, pelo menos na minha faculdade, nós temos que fazer um projeto de alguma tipologia específica. No primeiro é uma residência miníma, no segundo uma residência maior, e assim cada semestre vai aumentando a complexidade. Neste semestre estamos projetando uma biblioteca pública. Fazer um projeto não é uma coisa fácil e simples. Muito pelo contrário, devemos fazer uma edificação que leve em conta diversos fatores, como aspectos locais e físicos de onde irá ser implantanda a edificação, aspectos legais (código de obras, plano diretor da cidade, normas de acessibilidade), aspectos funcionais, entre outros.. E além de tudo, ainda temos criar uma volumetria interessante e inovadora! Ou seja, é um exercício que necessita de muito trabalho e paciência para ser feito! 1% inspiração, 99% transpiração!

    – Aulas de projetos não são nenhum pouco parecidas com as que tinhamos no ensino médio, com os alunos sentados e o professores lá na frente explicando. Os professores estão na sala de aula para te auxiliar na hora da criação, e resolver as inúmeras dúvidas que temos. Na minha faculdade trabalhamos com os chamados acessoramentos, onde o professor passa de mesa em mesa, conversando com cada aluno para debater idéias, fazer modificações no projeto, tirar dúvidas e etc. A aula é mais solta e os horários mais flexíveis. Isso é muito legal e eu adoro estas aulas!

    Por fim, eu só queria dizer que eu também já passei por inúmeras situações onde você pensa “Que merda de curso, quero dormir” ou “Queria taaanto ir no cinema, mas tenho muita coisa pra fazer..” Mas acho que tudo é uma questão de prioridades, e como eu sei que quero ser uma boa arquiteta no futuro, no final tudo vale a pena. O momento mais feliz é quando você entrega o último trabalho de semestre, tendo a certeza que você deu o máximo de si! Sensação de missão cumprida!

    Boa sorte pras meninas que quiserem se aventurar na arquitetura!

    (Thê, desculpa o comentário gigantesco, é que me empolgo quando começo a falar das coisas que gosto! Um beijo)

  25. Caroline
    23 nov 2011 // 15h50

    Olá The, eu estou pretendendo seguir a carreira de arquiteta porém estou com alguns medos e duvidas (normal né?). Estava pensando esses dias vir perguntar pra você, algumas duvidas você me esclareceu e por enquanto creio que seguirei essa carreira mesmo! Porém tenho uma outra duvida, quais são as principais diferenças de design de interiores e arquitetura?

  26. 23 nov 2011 // 16h09

    Oi Thereza, ótimo post!
    Como arquiteta e atuante no mercado, achei suas considerações super válidas.
    A área de design de interiores termina sendo um caminho fácil para muitos, pois os amigos e parentes são os primeiros clientes e aos poucos vc consegue uma estabilidade maior – comigo foi assim! Já para conseguir emprego em grandes empresas, o ideal é começar como estagiário mesmo. igual foi com vc.
    Tenho um blog que virou ponto de encontro de arquitetos, designers e apaixonados pela arquitetura e decoração. Quem se interessa pelo tema, tenho certeza que vai gostar:

    http://assimeugosto.com/ >> tudo sobre arquitetura e decoração

    Bjos,
    Mariana – arquiteta e blogueira

  27. Caroline
    23 nov 2011 // 16h35

    Eu novamente! Hehehe fui pesquisar sobre esse THE (nunca tinha ouvido falar!) e acabei achando algumas provas de the em faculdades particulares, como assim? hahaha

  28. Mariana
    23 nov 2011 // 17h03

    Fico feliz que você tenha feito esse post Thereza, te perguntando sobre o assunto!
    Bom, agora já é tarde porque eu já fiz minha inscrição no vest, só me resta passar kk
    Passei na prova de habilidade específica, já é um começo né? Eu gosto muito de desenhar, e desenho bem.. e conheço bastante gente na área, o que também ajuda.
    Já garanti minha caixa de caran d’ache! haha
    Beijos, Obrigada.

  29. Fernanda Nigro
    23 nov 2011 // 17h15

    Gente como pode? Você é muito fofa e atenciosa com a suas blogueiras! Amo ess blog, entro todo dia até umas duas vezes, mas nunca comento! The vc é a melhor

  30. 23 nov 2011 // 17h36

    esse post esclareceu ainda mais minha cabeça sobre arquitetura, minha duvida era entre engenharia civil e arquitetura. Fiz muitos vestibulares para engenharia , mas o que quero mesmo é passar em um unico vestibular que coloquei como opção arquitetura. Sou apaixonada por arquitetura, e toda vez que abro seu blog e voce fala sobre o assunto me da mais vontade ainda de fazer.Thee, voce foi minha grande inspiração para escolher o cursos*-*
    obrigadaa, beeijos.

  31. Pamella Toledo
    23 nov 2011 // 17h45

    Adoro quando você faz posts sobre Arquitetura Thereza!
    Lembrando pro pessoal que o campo de atuação do Arquiteto Urbanista vai do Macro ao Micro ( me lembros dos professores falando isso! kkk), podemos projetar e planejar desde uma cidade inteira, como um detalhe para colocação de um caixilho na fachada de um edifício.
    Para o pessoal que pensa em ingressar na carreira, é super importante saber que Arquiteto não é decorador (!!!), de forma alguma desmerecendo os colegas decoradores, porém trabalho do arquiteto vai muito além da escolha das cores das paredes, se combinam com cortinas e almofadas. Eu fiz Belas Artes em São Paulo, e tive apenas uma cadeira ligada a Design de Interiores.
    Como algúem já colocou acima, o mercado para criação é um pouco restrito, a gente sai da faculdade achando que vai ser o Niemeyer da nova geração..kkk, e acaba entrando por caminhos um pouco diferentes…
    Hoje trabalho com Coordenação de Projetos para uma grande empresa, amo a minha profissão, mas acho que as vezes a profissão fica um pouco “biscateada” ( desculpem pelo termo..kk) pois a maioria das pessoal tem uma impressão errada sobre as reais atribuições do Arquiteto…
    Pro pessoal que perguntou sobre salário, olha ainda não fiquei rica..kkk, e acredito que depende muito de cada setor de atuação, você pode abrir seu próprio ecritório ( o que eu não aconselho muito logo no comecinho de carreira…), trabalhar para uma Construtora, empresa de projetos, consultoria e afins, lembrando também que o salário mínimo para a Profissão é regulamentado pelo CREA (não me lembro se são 6 ou 8 salários mínimos).
    Pra quem está em dúvida entre ARQUITETURA ou Engenharia Civil, falando legalmente sobre atribuiçoes de cada um, pode dar uma olhada na Resolução 1010 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura) que lá está escrito certinho onde cada um pode, ou não pode atuar.
    No sentido original da palavra, arkhitektôn , significa o ” construtor principal” (pedreiro!!!!kkk), mas com toda a formação que recebemos na faculdade, é tanta cultura, história da Arte, Teoria da Arquitetura, Planejamento Urbano e Ambiental, ao meu ver hoje a profissão pode ser considerada como a de um grande Planejador, aquele cara que bola de tudo…kkk o que me fascina cada dia mais!! (acho que me empolguei esvrevendo…)

  32. Thatiane
    23 nov 2011 // 18h10

    Muito obrigada The! Esse post maravilhoso esclareceu muitas dúvidas além de é claro me fazer ter a certeza de que arquitetura é o que eu realmente quero para minha vida! E sinceramente? Não me importo com as noites mal dormidas e a ralação que irei enfrentar nos próximos anos, porque eu simplesmente AMO arquitetura e sei que lá no futuro tudo isso vai valer a pena!

  33. Jussara Fernandes
    23 nov 2011 // 18h24

    esse post abriu mais algumas portas na minha cabeça hahahaha faço técnico em edificações, tenho matérias relacionadas com arquitetura e engenharia civil e, como muita gente, seeeeempre me bate a dúvida de qual das duas profissão vou querer seguir e fazer faculdade… ainda não me decidi, mas espero estar chegando perto! mas depois que li essa parte no comentário da carolina “trabalhar com criação, arte e realidade ao mesmo tempo” meus olhos brilharam hahahaha arte é essencial pra mim… obrigada thereza, me ajudando a decidir meu futuro :)

  34. Paula Thomaz
    23 nov 2011 // 19h19

    Aruqitetura é sofrido!!!!!!!

  35. Marina
    23 nov 2011 // 20h17

    Eu sempre venho aqui e nunca comento nada, mas dessa eu tive que comentar. Eu estou no 2° ano e sabe quando você não tem ideia nenhuma do que fazer? Então é o meu caso. Penso de jornalismo até nutrição, e achei interessante arquitetura, que aliás, já tinha pensado também. Acho tão importante esses depoimentos de quem fez arquitetura e de quem atua na área, dá uma noção pra quem quer fazer do que vem pela frente. Só sei que eu estou muito confusa, sem rumo seguir é muito ruim isso. Mas eu gostei de arquitetura, eu vou pesquisar mais um pouquinho e ver se é isso mesmo que eu quero, quem sabe… me identifiquei.

  36. Ana Paula
    23 nov 2011 // 20h43

    Nao tem como uma estudante de arquitetura ler esse post e comentar!! Quando eu li o titulo já quis correr para os comentarios!
    Concordo com varias coisas que as meninas acima falaram. A profissao é mt ‘glamourizada”, acho que algumas pessoas nao tem noção do quão exaustivo é fazer mil pranchas, maquetes, pensar no projeto, etc.
    E super concordo com a formação cultural, no curso de arquitetura vc tem de TUDOO, vc sai com uma cabeça completamente diferente. Historia, fisica, matematica, topografia, plantas em paisagismo, materiais mais humanas, arte.. vc passa a enxergar o mundo com outros olhos e isso é mt gratificante.
    Enfim, tb ja tive momentos que pensei em desistir, mas ai eu pensei: “desistir para fazer o q??” e nao vinha nada que me interessasse tanto como arquitetura.
    E preparem-se quem for querer fazer arquitetura, vcs realmente vao entender o que significa FIM DE PERIODO!!
    Arquiloucura, arquitortura.. arquitetura! <3

  37. 23 nov 2011 // 20h59

    Oi Thereza,
    Apesar de Arquitetura não ser minha opção como profissão e eu nem estar nessa fase ainda, pois só tenho 14 anos.. Fiquei impressionada com o seu carinho e atenção para com suas leitoras, pois tanto eu, quanto você e como todas que leem seu blog temos plena consciência de que você, como blogueira de moda, não tinha necessidade de dedicar seu tempo a algo que, no momento, está fora de sua ossada. Essa foi a primeira vez que visitei seu blog e já fiquei encantada com sua dedicação especial para com suas leitoras, saiba que serei presença certa daqui em diante hahaha.
    Beijos, saúde, sucesso e tudo de bom sempre.
    http://laylafonseca.blogspot.com/

  38. 23 nov 2011 // 21h16

    Incrível!!!Eu ia inclusive perguntar mesmo pra você se vale a pena fazer arquitetura, se é legal e tals.
    Bom, eu tô no 2º ano, dai estou em dúvida entre medicina, arquitetura e moda(ok, tudo a ver.rs) Eu amoo mesmo desenhar bonequinhas, roupas, mas a faculdade de moda não me atrai mais como antes, acho q sentirei a necessidade de estudar mais do que apenas aquelas cadeiras,sabe, um conteúdo de verdade(não os desmerecendo,claro), mas não sei:( Talvez,como você disse é melhor começar com a arquitetura, depois caso ainda queira, eu faça estilismo(:
    Mas me pergunto: se não é preciso saber desenhar,mas eu que sei, não vai fazer diferença? E como são as matérias(tirando a mat. e a física) são divertidas?;D
    Obrigado pelo post:D amei!
    bjsssss

  39. Helena
    23 nov 2011 // 21h27

    oooi eu tinha te mandado um e-mail tambem , muito obrigada pelas dicas me ajudou muito beijooos

  40. Isabela U.
    23 nov 2011 // 21h55

    Adoreei esse post ! Poderia ter parte 2, 3, 4… Eu tô terminando o 3º ano do ensino médio, tõ prestando vestibular pra arquitetura e não tenho dúvidas quanto à escolha, mas alguns comentários sobre a arquitortura me assustaram um pouquinho, hehe.

  41. 23 nov 2011 // 22h57

    Também sou arquiteta e vou meter o bedelho, pode? HAUHAUHAUHA! Na verdade, é afirmar um pouco mais o que você já disse… Arquitetura é um curso longo, especialmente o meu, que foram 5 anos integrais, e eu recomendo que a pessoa comece se ela tem muita certeza do que ela quer… Esse esquema de “ah, gosto de desenhar, não sei o que vou fazer da vida, ah, arquitetura!” não rolou muito, pelo menos na FAU… Como você disse, Arquitetura é muito mais do que saber desenhar (mesmo porque eu também não sei até hoje, HAUHAUHAUHA), é projeto, é compreensão do espaço, é noção de conforto… Enfim, hehehe! Eu recomendo o curso, mas devo dizer que, a não ser que a pessoa goste muito, muito e muito, eu recomendaria a Engenharia Civil… =)
    Beijinhos!

  42. Carolina
    23 nov 2011 // 23h40

    Arquitetura não é um curso facil!! Tem que gostar de verdade!!! Sou arquiteta, formada a quase 3 anos, tenho meu escritório proprio desde que me formei, pois durante o curso sempre fiz estagio, e aprendi muito a pratica. A faculdade é puxada!! São muitos trabalhos!!! A exigencia dos professores é enorme!!! E é preciso virar noites e noites fazendo trabalho, porque realmente eles são muitoo trabalhosos!!! Finais de semana e feriados são apenas dias a mais pra você tentar deixar os trabalhos em dia!! Nossa profissão envolve muitos outros conhecimentos!! Cada trabalho é um novo desafio, é um novo tema, é um novo cliente.. Temos que saber interpretar o que o cliente deseja, a ergonomia, a estetica, a tecnica, não adianta apenas ter criativadade, precisamos que seja capaz de ser executado!! Alem de ter que conhecer sobre varios assuntos, o proximo projeto pode ser um hotel, um hospital, um restaurante, um aeroporto ou uma residencia, temos que estar constantemente estudando para entender como cada projeto precisa funcionar. E precisamos estar sempre atualizadas com as tendencias, e muitas vezes usando a moda para construir um ambiente, a cor do momento o mix de texturas, tudo pode ser inspirador. É muito gratificante quando você apresenta um projeto para o cliente e ele diz: Nossa está incrivel!! Você fez exatamente como eu sempre sonhei!! (mas existem tambem clientes dificeis, mas isto os professores nos preparam na faculdade fazendo o papel destes clientes super exigentes). É incrivel a sensação quando vemos uma obra nossa em pé!! Está la.. cada tijolo, cada detalhe, cada cantinho que você ficou horas imaginando, agora saiu da sua cabeça e do papel e está construida!!! Sim.. sou uma Arquiteta completamente apaixonada e realizada!!! E todas as horas que passo projetando valem muito a pena!!!

  43. Luiza
    24 nov 2011 // 00h02

    Minha maior duvida é entre Arquitetura e Engenharia Civil…. queria que alguem me ajudasse a diferenciar, sempre me dizem que nao tem nada a ver uma com a outra!!! beijooooooo amo o blog

  44. Mayara
    24 nov 2011 // 00h26

    Oii Thereza, comecei a ler seu blog por causa daquele post de arquitetura no ano passado.
    Sempre amei arquitetura, amo até hoje, mas faço administração (eu sei, nada a ver haha), to no 1º ano ainda, mas não é o que eu gosto e to pensando em fazer arquitetura ano vem, mas vou fazer 20 anos, e fico com receio de estar “velha”, porque vou acabar a faculdade com 25 anos. Você acha que mesmo co? Esse é meu receio, de estar velha kkk.

    Bjo ;*

    • 24 nov 2011 // 01h28

      que nada Mayara!
      eu terminei a minha exatamente com 25 hehehe
      até porque a minha durou 6 anos e meio pois meio que tranquei um periodo (so fiz uma materia, pq tava fazendo fac de moda e ainda estagiando). E o lado positivo é que acabamos ficando mais maduras e focadas, faz sim!
      bjsss

  45. Guilhermy
    24 nov 2011 // 00h59

    Eu to numa duvida irritante entre realizar meu sonho de fazer Jornalismo, principalmente pra trabalhar com Moda ~diabo veste prada feelings~ ou fazer Arquitetura que eu ADORO, vivo desenhando plantas e tal, mas não sei o que faço, cada mês decido uma coisa diferente, todo mundo fala pra fazer arquitetura, mas jornalismo é meu sonho, e sei lá, eu sou desses adolescentes idealistas que acham que os sonhos devem ser realizados sabe, eu to completamente confuso e tenho menos de 6 meses pra decidir ://///

  46. Hayona
    24 nov 2011 // 02h08

    Olá, eu sou estudante de arquitetura, que adora moda. Sempre gostei de desenhar bonequinhas, roupas e todas essas coisa(apesar de não desenhar bem)mas pra mim a decisão de fazer arquitetura veio desde criança. Não sei o pq mas sempre disse q ia ser arquiteta, pq gostava de desenhar e tal,ai quando ia estudar no ensino medio decidi fazer curso tecnico em construção civil, no qual eu tinha tanto aulas da area de desenho como de construção, essa formação tecnica deu uma boa base do que eu poderia esperar na area de arquitetura. Como muitos falaram em arquitetura a pessoa não precisa saber desenhar, mas verdade seja dita, tem que gostar muuuuuito de desenho, ate pq a pessoa praticamente respira desenho dura todos os cinco anos, seja ele o desenho no papel, prancheta, artistico ou de computação grafica, atraves de AutoCAd, corel, Sketchup ou 3dmax’s da vida. Mas que como a Thereza disse, tudo isso é tecnico e é ensinado na faculdade. Já em relação a matematica, na maioria das materias, voce vai ver que pra td tem uma formula e é so tentar compreender ela pra vc poder se da bem, pois pode acontecer como eu ja vi de ate colando a pessoa levar bomba por n entender onde deveria colocar tais valores. Mais não é nd muito absurdo como eu vejo os meus amigos de engenharia que pagam algoritimo, calculo 1, 2, 3, 10.
    E como muitas falaram realmente são noites e noites sem dormir, que são recompensadas qd agnt ve o projeto pronto. E realmente a pessoa tem escolher bem os amigos, pois a maioria dos trabalhos são em grupo e sempre tem aquela pessoa que se escora nos outros e muitas vezes acabam por prejudicar o andamento dos projetos.
    Mas é mt melhor fazer oq gosta ao inves de fazer oq é mais facil ou que dá mais dinheiro.

  47. fabiana
    24 nov 2011 // 10h32

    Chris Anelise, no meu curso, todos os semestres voce tem Projeto de Arquitetura, e cada semestre vc faz um projeto de alguma coisa, uma escola… uma casa… um museu… e etc, também tem aula de conforto ambiental, de instalaçao (duas que precisam de um pouquinho de conta,mas bem pouco, nem sofri), de história da arquitetura (que é bem história mesmo) e de matematica/fisica que é sistemas estruturais na minha, e é BEM dificil!!

  48. Luenne
    24 nov 2011 // 11h03

    The, gostaria de saber se você já participou de algum encontro de arquitetura.

  49. Mayara
    24 nov 2011 // 12h58

    aaah brigada, com tanta vontade de fazer arqutetura, é uma vontade que tenho desde pequena, mas sempre fiquei com medo de fazer por ser muito difícil ou seila, esse tipo de coisa de antes de começar a facul hahaha. Brigada meeesmo =D.

    Bjo ;*

  50. Joyce Santos
    24 nov 2011 // 14h03

    Olhaa como estudante de arquitetura eu posso dizer que Não é nada facil esse curso, já pensei em desistir milhares de vezes ( mesmo agr que estou acabando o 3º ano hahaha) mais se vc realmente gosta vai em frente, pq depois do sacrificio td eh gratificante…E realemnte o q a The disse sobre o mercado de trabalho estar aquecido eh vdd, apartir do 3 ano nao é muito dificl conseguir um estágio nao! Então pra quem decidir por essa área boa sorte e muita paciencia hahahaha

    Bjonhos ;*

  51. Marcelle
    24 nov 2011 // 14h14

    Eu fiz moda da na UEL. O diferencial é que o curso não é só “moda”, mas “design de moda”, o que faz TODA a diferença.
    Na grade do meu curso, além da abordagem dos aspectos técnicos de produção e cotidiano de chão de fábrica, existia uma pressão muito forte para que apurássemos ao máximo nosso senso estético, não somente com vestuário, mas com objetos, projetos gráficos, e até mesmo na composição visual de alguns espaços.
    O legal da faculdade de moda é a interdisciplinariedade (palavrão). Costurar e cortar devem ser uns 10% do curso, de resto, é pesquisar e dormir na biblioteca pra aprender tudo e mais um pouco de tudo, pois a imersão em todas as áreas do conhecimento é muito útil pra gente.
    Daí que pra conseguir esse resultado, além de modelagem e desenho, tive altas doses de comunicação visual, teoria da comunicação, história da arte, antropometria, fundamentos do design, marketing, direito aplicado, etc.
    Pra quem quer trabalhar com moda DENTRO DO SETOR DE CRIAÇÃO, eu recomendo um curso de moda, no entanto, se a intenção é a área de marketing, comunicação produção de editoriais, aí tanto faz. Claro que qualquer curso que dá um baita suporte nas artes, programacao visual e estética contribuem e muito pra quem vai enveredar pro mundo fashion. Eu mesma, por muito pouco não fui pra arquitetura; aliás, também tive professores que eram na verdade arquitetos, até mesmo porque na época deles não existia facul de moda.
    Mas seja lá qual for a escolha, não há certo nem errado, os dois cursos são deliciosos, e eu poderia ser feliz em qualquer uma delas!

  52. Luiza V
    24 nov 2011 // 19h22

    oi thereza,
    sempre gostei muito do curso de arquitetura, mas teve um epoca em que ate cheguei a desistir pq achava que nao seria criativa o suficiente. Hoje estou no 2º ano e estou em uma duvida terrivel, pq aaaaamo matematica haha, e tenho medo do curso ter pouca contas (matematica, fisica e quimica), mas adoro o curso, adoro essa ideia de ‘criar’ algo.
    acho que essa duvida entre a engenharia(conta) e a arquitetura vai acabar so no dia do vest….

  53. Camila
    24 nov 2011 // 20h49

    The, adoro vc e seu blog!Vc tem prazer em responder os emails das suas leitoras!Sou estudante de arquitetura tambem, e tenho mais um ano e meio para finalizar. Concordo plenamente com seu post, 100%. So acho que as pessoas antes de optarem por fazer arquitetura, tem que saber que a vida nao eh so glamour. Trabalhamos pesado,viramos noites e noites antes de entregar projetos, e no comeco o salario eh pequeno. Se vc quer fazer arquitetura, vc tem q gostar. Eu gosto mto, e msm assim ja pensei em desistir diversas vezes!Algumas coisas ajudam, como vc disse,arrumar um estagio em uma boa empresa. Estou nos Estados Unidos estudando ingles e ja de olho num mestrado aqui quando formar. Arquitetura exige um diferencial, se vc quer bem sucedida. Tenho isso em mente desde o comeco, vc se saira bem!

  54. Cinthya
    24 nov 2011 // 21h51

    Oi The! Adorei esse post… tirou muitas dúvidas minhas e os comentários tambem ajudaram bastante! Estou terminando o terceiro ano do ensino médio e vou fazer arquitetura. Sou da PB e aqui não tem THE, graças a Deus, pq meu desenho não é tão bom.. assim, sempre gostei muito de desenhar, de olhar prédios, construções antigas, tudo que é relacionado a construção e arquitetura eu sempre fui apaixonada desde pequena! Adoraaava desenhar! Tudo o que eu via pela frente eu desenhava.. mas principalmente esses ultimos 3 anos do ensino médio eu não tenho mais tanto tempo pra me dedicar a isso.. venho estudando muito pra conseguir ingressar na faculdade. Quando falo que vou fazer arquitetura, todas as pessoas me perguntam se eu gosto/sei desenhar ou se eu tiro notas boas em Matemática, Física e Quimica e as vezes eu fico realmente pensando se o curso é apenas isso! Eu tiro notas boas nessas materias sim, mas ja fiquei de recuperação e tenho dificuldades em certos assuntos.. E seu post me ajudou a ver que arquitetura é muito mais do que tirar notas boas em Exatas ou saber desenhar muito bem! Já tinha ouvido falar sobre as noites mal dormidas e os mil projetos que se tem, mas tou preparada pro que vinher! Acho que no final vai realmente valer a pena todos os ‘sofrimentos’ que se tem no curso. E bem.. se depois de tudo isso, de todas as coisas que sei que vai ter pela frente, ainda estou decidida e moorrendo de vontade de passar no vestibular pra cursar, é porque eu gosto e realmente quero exercer a profissão! Venha o que vinher ne? Tenho ainda 17 anos e se caso eu queira desistir, vou ter tempo!
    Obrigada realmente pelo post, The! Foi maravilhoso ver todas esses comentários e todos esses esclarecimentos sobre o curso! AMEI!!!

  55. Camila Fleury
    24 nov 2011 // 22h53

    Já pensei em fazer Arquitetura, mas nunca foi minha primeira opção. Periguei pedir transferencia de curso – do que eu faço pra Arquitetura – mais por questões futuramente financeiras. Só que desisti… Sempre me imaginei no meio de roupas mesmo, seja as fazendo ou sei lá o quê.

    Até tive uma matéria no meu atual curso – de Indumentária – que era pra desenhar planta baixa e tudo mais. Uma coisa bem básica mesmo e que gostei bastante. Só que o que eu gosto mesmo dentro desse ‘mundo’ é a parte mais estética, tanto que fico sempre admirando as construções antigas aqui do Rio, que, sinceramente, não recebeu nome de Cidade Maravilhosa à toa.

    Me diria simpatizante de sua profissão, só que, em vez de construir casas, iria preferir decorá-las e fazer Design de Interiores. Aaai, gosto de tanta coisa! Pena que leva muito tempo pra gente se graduar, senão eu teria várias profissões. =D

  56. Ana
    24 nov 2011 // 23h59

    Meninas, também faço Arquitetura e estou adorando! É Bem isso que já falaram: muitos trabalhos em grupo(onde vc precisa muitas vezes ser maleavel, pq cada um tem um gosto, uma ideia), as vezes tá tudo prontinho, lindo e o professor não gosta, precisa mudar tudo pra proxima semana…mas quando vc entrega e tem vontade de realizar o projeto, de ver ele construido, é uma sensação ótima!!

    uma pergunta para as arquitetas ou estudantes: existem muitos programas de computador que nos ajudam e incrementam nossos projetos, o Autocad é o mais basico em 2d e o sketchup em 3d. Qual outro programa vcs usam?? Existe uma infinidade de programas e eu nem sei por qual começar a aprender!!

    beijinhos

  57. Danielle
    25 nov 2011 // 05h14

    Tenho 17 anos, e sim, sou pré-vestibulanda. Já tenho decidido arquitetura desde os 13 anos e AMO moda. Fiz curso técnico em Design de Inteirores pra ter uma noção básica e realmente é o que eu gosto. Essa carreira me fascina e é claro que a Thereza me influencia e muito. Adoro os posts do decorismo e os de moda tambem. Acho essas dicas superválidas para quem ainda está na dúvida. Obrigada!

  58. Isabelle
    25 nov 2011 // 12h40

    Há 2 anos atrás era essa a minha dúvida (moda/ arq / eng civil) e você me ajudou muuuito! Depois disso meu terceiro ano foi conturbado, cheio de dúvidas e no final acabei decidindo por engenharia civil! Hoje estou no final do primeiro período sofreeeendo com a pressão e exigência por notas (que nunca são proporcionais ao seu esforço). Apesar disso acho que fiz uma boa escolha, a cada palestra, visita técnica eu fico mais apaixonada e isso me motiva a encarar 600 pgs de cálculo haha =)

    mudando de assunto: Theee, quando vai rolar encontro, algo assim tipo o que teve no leme ano passado? Eu não pude ir e sou frustrada por não te conhecer pessoalmente ainda! hahaha

  59. Aiade
    26 nov 2011 // 12h29

    Eu fico nas nuvens quando vejo Arquitetura aqui no blog!

    Eu fiz vestibular com 16 anos e meus maior medo era entrar pelo caminho errado e ter que começar de novo. Escolhi Arquitetura porque sabia que não viveria sem desenho e História (até pensei em Odonto porque era profissão da família e desisti só de pensar em viver rodeada pela cor branca, hahah). O que posso dizer é que não me arrependi. Instalações e Topografia foram muito desgastantes, mas as coisas que aprendi, os amigos que fiz, as referências e o modo como passei a enxergar as coisas – você fica mais humana porque aprende o valor do espaço e deve pensar no próximo – valem MUITO, mas MUITO a pena. E sinceramente, se o curso não exigisse tanto de mim eu talvez nem seria tão apixonada por ele.

    Só tem uma coisa que discordo: detesto o Autocad e não vejo a hora de Archicad, Revit e companhia tomarem o lugar dele nos escritórios.

    Agora deixa eu voltar pro meu projeto porque eu tenho planos de dormir mais de 3h essa noite!

  60. 27 nov 2011 // 10h43

    Achei o máximo esse post, vc tocou em assunto bem legal, a triste dúvida entre Arquitetura ou Moda? Dúvida cruel! Mas por que será que ficamos com elas em primeiro lugar? Eu por exemplo, tenho essa dúvida comigo, termino o ensino médio esse ano e não sei qual das duas escolher, por um lado amo moda, desfiles, maquiagens, roupas, sapatos…,mas por outro lado, adoro fazer plantas, acompanhar programas e sites de arquitetura, construção, decoração… Amo matemática, confesso que as vezes ela me paga de jeito, mas mesmo assim eu gosto, o problema é minha relação com a física e suas fórmulas. Não sei onde vou começar, mas talvez eu possa fazer uma pós em Moda com foi dito na matéria, só o futuro dirá. vou continuar amando as duas profissões enquanto isso.
    Xoxo!Souciar

  61. Louise
    27 nov 2011 // 23h21

    Ate o primeiro ano do ensino medio ia fazer moda estava super decidida mas ai fui pra São Paulo passar ferias de inverno na casa dos meus tios e fui em uma exposiçao de arquitetura que aconteceu lá e simplesmente M E A P A I X O N E I não me imagino fazendo outra coisa além disso tenho uma amiga que esta terminando o primeiro ano e me disse realmente que e trabalhoso mas o prazer de ver sua maquete prontinha ali compensa isso ;)
    Adorei o post e parece até que foi coincidência já que essa semana fiquei sabendo que fui aprovada em uma faculdade que eu queria em arquitetura e urbanismo, otimo post e otimo blog parabéns!

  62. Hana
    28 nov 2011 // 23h21

    Cá estou eu no sexto semestre de arquitetura. Estou lendo esse post agora, que acabei o projeto que tenho que entregar amanhã! haha
    Estou há vários dias sem uma noite decente de sono, com umas olheiras GIGAS mas estou feliz!

    A arquitetura é um paradoxo ambulante: ao mesmo tempo que morre de ódio, não se imagina mais em outra profissão.

    Thereza, amo seus trocadilhos arquitetônicos!

    • 28 nov 2011 // 23h34

      eu sei bem como é Hana!
      O alívio de entregar um projeto faz a gente esquecer todo o stress e noites mal dormidas!

      Meninas, AMEI todos os comentários, as contribuições, tudo, fico muito feliz com a interação toda!
      bjss

  63. Bianca
    03 dez 2011 // 13h33

    E por que não DESIGN? O embasamento do design, é ainda maior. É um curso transdisciplinar. E você aprende a fazer plantas como em arquitetura, mas estuda história de arte/arquitetura/design, aprende semiótica, compreende a psicologia das cores, formas e elementos. É um curso riquíssimo! Arquitetura é mais desenho técnico enquanto o design tem seus fundamentos em outras áreas, mas te dá inúmeras possibilidades. Vale a pena!

  64. Thamires
    04 dez 2011 // 23h34

    Eba The, que felicidade ao ver esse post e eu fui uma das meninas que te mandou um e-mail perguntando sobre a Arquitetura e cheia de dúvidas. Estou prestando vestibular para tal,e depois de ler seu post e todos os comentários não me restam DÚVIDAS de que fiz a escolha certa, esse momento foi totalmente claro pra mim, pq a cada frase eu abria um sorriso imenso! Espero que eu ano que vem esteja cursando e me dedicando cada dia mais a ele! beijos

  65. 07 dez 2011 // 10h51

    Olá adorei a reportagem e os comentários. Sou formada a anos e sei que não é fácil, mas é uma carreira apaixonante.
    Gostaria de oferecer meus serviços as arquitetas que estão lotadas e trabalho e desejam tercerizar.
    Faço estudos, planta pra prefeitura, executivo e maquetes: casa, prédios comerciais e residencias e de loteamento, faço cartões de visitas também
    Breve lancarei um blog divulgando os meus trabalhos e imagens.
    As alunas de arquitetura eu ofereço também meus serviços para ajudá-las nos tantos trabalhos que virão por ai: maquetes eletrônicas, imagens etc…
    Quem se interessar o email é : flavia_decarvalho@ymail.com
    abraços

  66. Tatiane
    13 dez 2011 // 00h56

    Olá pessoas tdo bem???
    euu queria saber realmente respondendo p mim, se p fazer o curso de arquitetura precisa desenhar, pois não sei, mais amo o planejamento de casas, o conforto, o ambiente, a decoração enfim .. gosto muito de ler sobre o assunto vou fazer o vestibular … alguem pode tirar minha duvida .. obrigada Beiijooss

    • 13 dez 2011 // 02h07

      precisa nao, Tatiane! Por la vc aprende tudo
      bjsss

    • 19 dez 2011 // 04h31

      O problema é o THE, que vc precisa passar nele. Eu não passei porque tive que desenhar um bar (tranquilo), com pelo menos um cliente e um garçom e isso ACABOU comigo… HUSAUSAH

  67. Valéria A.
    19 maio 2012 // 00h24

    Oi. Aqui estou eu a uma hora dessas na internet procurando sobre arquitetura. Tudo bem se eu não fizesse isso todo dia. Meio que já se tornou uma obsessão. O problema é: sou boa em exatas, e desenho bem, pensei em arquitetura, mas não vou negar que o que me preocupa não é o curso, e sim o mercado de trabalho. Eu já não aguento mais essa angustia. Sério. Fico com medo de fazer o curso e depois me frustar com a remuneração. Já não sei mais com quem falar sobre isso. você poderia me ajudar?

  68. JEFERSON SILVA
    01 ago 2012 // 20h08

    Poxa to vendo que fui o unico homem aki…. espero que eu tenha a mesma dedicaçao qe vcs mulheres coloca

  69. Prycila
    03 set 2012 // 15h08

    Ola, primeira vez que vejo o blog e achei muito interessante a matéria sobre arquitetura. Sempre gostei de inventar e desenhar casas moveis, tenho vários desenhos em casa,e gosto de matemática, física,pesquiso muito sobre arquitetura no geral tenho muitos livros e revistas etc..e amo cada dia mais!Tenho certeza que é a única facul que eu faria! Gostaria de fazer a faculdade, mas (por outros motivos e família pois casei muito nova) não deu e agora já estou com trinta anos e tal,?!? rss

  70. yasmim
    29 out 2012 // 17h01

    Gente, estou me formando em jornalismo e sou muuuuuuuito apaixonada por decoração de interiores,mas realmente não qria pegar mais 5 anos de graduação e fazer arquitetura para seguir minha paixão. Vcs sabem se tem alguma pós que eu possa fazer nessa área que meu curso de jornalismo dê suporte?!

  71. Ingredi Lima
    27 jun 2013 // 18h37

    a

  72. Ligian Jéssica Quaresma
    24 abr 2014 // 06h34

    Eu sou uma menina de 30 anos, kkkk!!!! Já fiz um pouco de adm, um pouco de jornalismo, e não conclui nenhum dos cursos, sou cabelereira e ganho relativamente bem, porque afinal de contas, alguma coisa eu tinha que fazer da vida, rs! Gosto do minha profissão, porém, eu estive pensando em fazer arquitetura, é o que mais pesquiso na internet, fiz uma reforma recente em um apartamento que comprei, mudei várias coisas, pedi para quebrar paredes e escada, incrementei com idéias novas. Estou pensando em voltar para facul, mas para fazer arquitetura, li em um post uma garota dizendo de 20 anos perguntando se já está velha para iniciar, me senti uma idosa, rs!

  73. Vanessa Senna
    27 jan 2015 // 18h00

    Ligian, estou me sentindo uma idosa também! kkkkkk Tenho 29 anos e já fiz 2 semestres de Relações Públicas e 6 semestres de Administração, e desisti dos dois :( Odiaaaaaava ADM! Empurrei os 6 semestres com a barriga. Foi quando decidi fazer um teste vocacional, e para a minha surpresa o resultado foi Arquitetura. Fiz mais 4 testes e todos deram o mesmo resultado. Aí comecei a pesquisar sobre o curso e me identifiquei de imediato, me apaixonei! Quanto mais leio sobre, mais louca fico para iniciar o curso. Mas, depois que vi o comentário de uma garota de 20 anos se sentindo velha para iniciar o curso, esmoreci! kkkkkkkkk… E pensei: será que ainda tenho pique para perder noites em claro fazendo projetos? Será que vai valer a pena terminar o curso com 34 anos e ainda fazer alguma especialização? #frustrada hahaha… Thereza, me dê sua opinião sobre essa minha crise existencial, please! rsrs

  74. Lucas
    13 fev 2015 // 00h26

    Oi…sou carioca e eu tenho 19 anos e no momento estou passando pela fase louca que é o vestibular. Já é o meu 2º ano que eu tento e eu nunca ao certo decidi o que queria ser. No entanto, no ano passado (2014) eu me pegava fazendo desenhos de casas, rabiscos de plantas e me perguntei porque nao Arquitetura? Comecei a pesquisar muito e achei fascinante e achei que finalmente tinha decidido o que queria ser, Arquiteto. No entanto prestei a prova de THE da UFRJ e nao passei. Fiquei sem chão, literalmente, como pode eu querer arquitetura e nao passar na prova especifica de desenho . Decidi investir em ciência da computação que é o que meu irmão mais velho fez e hoje está muito bem sucedido e até chegou a me ensinar programação. Eu gostei, nao minto,mas no fundo ainda sinto uma atração forte por arquitetura mas como disse, nao passar no THE me deixou sem chão. Comecei a pensar que nao tinha habilidade pra desenho, nao tenho criatividade, nao é o caminho certo… No dia 08/02/2015 fiz o THE da UFF, ainda estou no aguardo do resultado e enquanto isso estou na lista de espera pra Ciência da computação na UFRJ e tenho grandes chances de passar. Nao tenho problemas com matemática, alias sempre foi a minha melhor matéria e adoro humanas. Então arquitetura é o meio termo delas , realmente achei que seria o certo pra mim….mas… o THE , eu nao passei, ainda estou no aguardo no da UFF mas e se eu nao passar? Uma prova de desenho pode dizer que é ou nao o caminho certo? Eu sou contra o THE porque acho que criatividade e habilidade vem com a prática, existem faculdades como a UFMG UFBA e UFC recomendadas no curso de arquitetura e elas nao exigem THE , estou pensando em colocar essas opções no sisu 2015.2 . Entretanto pesa na consciencia, mudar de estado e nao saber o certo o que fazer, Ciência da computação , Arquitetura…

  75. Leticia
    27 abr 2015 // 15h46

    Boa tarde, adorei sobre a tua matéria , me formo esse ano e ainda não tenho certeza se é isso que eu quero, acho que por medo, falei com várias pessoas que fizeram ou fazem e todas falaram que a faculdade é “impossivel”, você talvez por ter uma mente mais aberta por causa do blog e tal, se pudesse me dar sua opinião em relação a esse “impossível” ou o que te fez querer isso? Obrigada, e amei o blog

  76. Brenda da Silva Teixeira
    18 maio 2015 // 13h03

    Ótimas dicas querida. Meus parabéns, sou estudante de arquitetura e por muitas vezes pensei em desistir, estou no 3 período e a vontade continua. É como se eu gostasse e não gostasse. Grata pela dica, vou continuar o curso e ir até o fim em nome de JESUS!!

  77. 27 fev 2016 // 21h07

    Oie! Vi seu blog e gostei muito sobre sua opinião sobre a arquitetura… Eu comecei agora o 1 semestre e queria uma dica de como ir pegando as “manhas” do AutoCAD, e os outros amores de programas… La na facul só teremos essas aulas lá pro 4° ,5° semestre… :( tem alguma dica de ir estudando um pouco sobre eles? Aah, obs.: só consigo ver pelo celular :((( ou seja, o programa propriamente dito não conseguiria mexer…
    Aguardo resposta *-* bjss

  78. Michelle
    28 mar 2016 // 20h18

    Olá Thereza, vi que esse post foi datado de 2011. E foi justamente pelo mercado aquecido e por amor a arquitetura que entrei no curso, entretanto só venho me decepcionado com o mercado de trabalho e com a falta de oportunidades.. a desvalorização do trabalho que o arquiteto desenvolve, Estou cursando o sétimo semestre, mudei de faculdade, as grades não se bateram e daí acabei retrocedendo 1 ano, ou seja, se fosse pra me formar esse ano como o previsto, não me formaria, já que nunca estagiei.
    Bom, é mais um desabafo mesmo, já não sei o que fazer, a não ser pensar em trancar o curso e começar algum outro, pois o curso de arquitetura é caro, materiais e cursos extracurriculares também e não há nenhum retorno. :cry:

  79. Giovana
    13 jun 2016 // 14h13

    Gente,eu queria saber pq falam tão mal assim de arquitetura!Já entendi que são noites e noites mal dormidas,mas parece que ninguém fala nada de bom desse curso,esse blog foi o primeiro que eu vi falando coisas boas!Desde pequena eu amava arquitetura mas sempre me disseram pra fazer outra coisa e esquecer disso!Hoje em dia eu faço outra coisa e não esqueço de arquitetura,todo tempo fico me imaginando o que estaria fazendo lá!Será que vai valer a pena??

  80. Daniela Menezes
    24 jan 2017 // 09h33

    Boa tarde!

    Me chamo Daniela, e tenho 25 anos.
    Quero muito fazer faculdade de Arquitetura, porém muitas pessoaaasss me atormentam dizendo: que não vou conseguir, que já estou velha, que está mega difícil conseguir emprego na área, que se você não sabe desenhar e não entende de matemática você não vai conseguir.
    Me ajudaaa.
    O que eu faço????

  81. isabele
    22 mar 2017 // 14h12

    Olá, boa tarde!
    Me chamo Isabele, sou estudante e almejo a faculdade de arquitetura. Assim chegou um momento no teu curso que tu parou e pensou poxa não é isso que eu quero? tipo de achar que era uma coisa e ser totalmente diferente das tuas expectativas? Tu já é formada, o mercado foi receptivo a ti ou tu ainda não atua?
    obrigada!!!! :purple_heart:

  82. Camila Souza Vieira
    18 maio 2018 // 09h43

    Thereza, me ajuda! Não sei mais a quem socorrer. Cada pessoa me diz uma coisa e estou ficando apenas mais confusa!

    Estou no sétimo semestre de arquitetura e a carreira não é mais para mim. Não me interesso pelos trabalhos, pelas matérias. Tenho me identificado cada vez mais com a área da saúde.. A faculdade é relativamente fácil, mas massivamente estressante. Me sinto uma inutil completa! Por outro lado minha família quer que eu termine

    Que conselho você daria pra mim?

    Me sinto como se estivesse emburrecendo ( e empobrecendo) mais a cada dia que passa!

    • 18 maio 2018 // 12h59

      Olha, vou ser bem sincera! A tendência é a facul ficar mais puxada, estressante, lembro que no último ano tive vários problemas de saúde relacionado ao stress, eu tinha torcicolo uma semana sim, outra tb. E tb os amigos de turma vão sumindo, uns vão ficando pra trás, outros mudam de turno, então aquele frenesi de todos unidos (mesmo no perrengue) vai ficando solitário.

      Poderia até te sugerir de ir aos trancos e barrancos pq você está perto do fim, mas se você não tem certeza, pq não tranca? Sei que é uma decisão muito difícil, mas acredito que você seja muito nova e pode começar uma outra faculdade e até mesmo finalizar arq quando você estiver mais madura e com certeza do seu caminho. O único conselho real que posso te dar é, veja pelo meu caso, mudei de profissão aos 27 anos e deu tudo certo! A Faculdade de arquitetura é incrível, mas você tem tempo pra descobrir outra aptidão e amor.

      Bjs!