Moda  •  09 fev 2010

Guia da Arquitetura

Outro dia fiquei pensando cá com meus botões: sim adoro moda, adoro ler sobre o assunto, pesquisar, fuxicar, mas eu amo e entendo mesmo é de arquitetura. Acho um desperdício não usar meu blog pra falar também do que realmente sei e me graduei – com honras!

Sorry Gloria, desculpa Costanza, mas muitas querem ser Oscar Niemeyer, foi o formspring que me ajudou a ver que MUITAS pessoas estão interessadas em seguir a carreira de Arquitetura e Urbanismo. Então resolvi fazer um guia do estudante de arquitetura, transformar em post as dúvidas mais comuns do vestibulando, e quem tiver mais dúvidas ou for um colega de profissão, compartilhe nos comentários.
arq

Teste de Habilidade Específica (THE) e o vestibular

Se você está pensando no vestibular, pense antes no THE, as principais faculdades públicas exigem esse teste que é onde você tem que mostras que você entende do riscado, literalmente. É uma prova MUITO difícil e eu me enrolei no tempo (hehe), se você não passar nessa, obviamente nem o vestibular faz. Caso isso te assuste, recorra às universidades particulares que não fazem uso desse critério doloroso.
Dependendo da universidade, o curso pode se encaixar em Ciências Humanas ou Exatas, e as específicas são sempre matemática (ó vida) e física.

O Curso

A faculdade dura ao menos 5 anos, mas não pense que o curso é um mar de rosas, pois desde o primeiro período você vai virar noites e noites debruçadas numa prancheta. E sim, você vai querer comprar uma mega prancheta, que 3 períodos depois ela vai mofar no canto do seu quarto, porque afinal, AutoCad é o nosso melhor amigo! Não conheço UM arquiteto que não ame o Autocad. Outra coisa importante, você vai gastar uma grana com “material escolar”, não com livros, mas sim equipamentos pra você desenvolver o traçado. De Caran D’Ache a esquadro de acrílico.
arq-2

Matérias

Lembro que meu primeiro dia de aula era aprender a fazer letra-de-arquiteto, pois com ela você  é obrigado a escrever de acordo na plantas da vida e é uma letra fofa, então nunca mais abandonei! Além disso, todo período tem uma matéria de projeto, onde você começa fazendo uma casa, depois uma escola, hospital e vai ficando mais puxado e detalhado. No último período, nada de monografia, um projeto final à sua livre escolha, no meu caso, fiz um equipamento público da Prefeitura, e modéstia à parte ficou muito bom, aqui tem até vídeo da apresentação (o vídeo tá tosco).
Mas não pense que tudo é criativide, existem matérias chatas  tipo Estática, Isostática, Instalações, Resistência dos Materiais e Fundações. Se você não ama cálculos, ou reveja seus conceitos ou se dedique dobrado, pois é muito difícil, mas nada desesperador.

Orgulho de ser arquiteta(o)

Não ache que todo arquiteto é como o Jorge da novela das 8, aliás ele é o  exemplo clássico de arquiteto caricato, porque na vida real a gente rala MUITO, com capacete na cabeça e nenhum apelo fashion. Agora um fato comum, não confunda arquitetura com decoração de interiores, na  minha faculdade, tive apenas uma matéria de interiores e foi bem básica. Arquitetura é mais complexa e talvez você nem saiba as técnicas do feng shui, porque isso NÃO dá na faculdade.
Quanto aos engenheiros, eles são uma raça! Totalmente (des)necessários, rola muita rixa, mas no final somos todos iguais, você vai ouvir piada de engXarq, mas no final, provavelmente você vai se casar com um deles.
arq-1

Mercado de Trabalho

Enquanto estagiário, são inúmeras oportunidades  que você descola nos murais da faculdade ou até mesmo no Catho. Depois que você se forma é que complica, você tem que se “filiar” ao CREA, que é o conselho da nossa área  (e dos engenheiros), mas não precisa fazer prova, apenas pague uma generosa anuidade.
Se você tiver um bom networking pode tentar a difícil arte de ser freelancer e trabalhar por conta própria em reforma ou interiores. Caso queira ser uma funcionária, a área tem dois ramos bem diferentes de atuação: Escritórios de Arquitetura ou Construtoras.
Escritórios de arquiteta: O lado bom é que você vai conviver com gente jovem e vai exercer um pouco mais da sua criatividade, mas o lado negativo, salvo raras exceções, é que você não vai ganhar bem e eles não vão pagar o piso do sindicato (8 salários e meio) e você pode virar noites detalhando marcenaria.

Construtoras: O lado bom é que você tem to-dos seus direitos, tem muita segurança e estabilidade profissional, além do fato de você conviver com pessoas experientes e vivenciar grandes obras. O lado negativo é que se você não vigiar, pode mudar de profissão e ir pra alguma área burocrática demais pra sua criatividade.
arq-cdm

Minha experiência

Acho que daria um outro post, mas vou ser bem breve porque minha história pode se misturar com a política, aí lá se vão milhares de caracteres. Nos últimos 4 anos trabalhei na construção da Cidade da Música, quem é carioca conhece suas polêmicas, mas, infelizmente, são poucos que reconhecem seu valor e necessidade. Por politicagem a obra ficou um tempo parada,  mas depois do carnaval volta (!) pra terminar o pouco que faltou.

Ir pra NY, implicou nessa grande decisão que foi abandonar (mesmo que talvez temporariamente) a obra, pois independente de polêmicas (não acredite no que lê), para qualquer profissional é um orgulho trabalhar num projeto (feito pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc, e mais premiado e reconhecido lá fora do que aqui dentro) como esse. Comecei estagiária, e logo que me formei fui efetivada e acredito que passei por todas as fases da obra, de organizar as mais de 5.000(!) plantas a gerenciamento e planejamento de projeto. Uma experiência única que fez com que eu me realizasse na profissão, e obviamente tudo que conquistei (after-formada) foi graças a essa experiência, única e inesquecível.

Links utéis

Links úteis pra quem já é do meio, pra quem quer fazer parte, pra quem é curioso ou um simples apaixonado pelo belo:
Arcoweb: A bíblia virtual do arquiteto, onde você vê projetos detalhados e fica por dentro de materiais e novidades.

Great Buildings: Os melhores arquitetos e mais bonitos prédios do mundo

Vestibulando: Pra quem quer saber mais detalhes da carreira.

Skycrapercity: Forum que discute o setor e compartilha informações.

Vitruvius: Outra excelente fonte pra trabalhos acadêmicos e assuntos relacionados.

Cidade da Música: O site oficial; pra ver a maquete eletrônica; pra conhecer o projeto; e pra ler textos interessantes clique  aqui; aqui e aqui.

Anterior
Próximo
Comente Aqui

145 comentários em "Guia da Arquitetura"
  1. Carolina R
    09 fev 2010 // 13h21

    Tenho que concordar a cabeça, a inteligencia, o humanismo, deste homem ,além da emoção de passear pelas maiores cidades do mundo e dar de cara com as obras dele.. e de nos orgulhar de ser Brasileiro. Bjs

  2. 09 fev 2010 // 13h29

    só a gente q estuda ou estudou sabe realmente o qto ralamos, as noites mal dormidas, as não dormidas e as dores (de cabeça, pescoço, coluna e etc.), mas no final mesmo a gente achando q nosso projeto tá uma bosta e a nota tá linda (hahaha) e q temos a recompensa! E dá-lhe projeto 3! E que venha o 4o.!

  3. Camila Luise Borba
    09 fev 2010 // 13h30

    caramba, sempre tive vontade de fazer arquitetura, mas sempre amei moda né. afe. acabei passando em um curso tecnico de design, o qual estou fazendo atualemente. e ainda faltam dois anos para concluir. ou seja, tenho um tempinho ainda para resolver. tenho medo de fazer moda, e não conseguir carreira. até já fiz cursos realcionados. mas mesmo assim. medo.
    acho que talvez eu faça arquitetura e depois, quem sabe, moda né.
    mas The, valeeeu pelo post :] sem dúvida ajudou muuito ein!
    beijão

  4. Thais Goetz
    09 fev 2010 // 13h41

    Nem toda universidade pública exige teste de habilidade específica! Na UFMG, por exemplo, não é exigido! E segunda etapa: física e matemática! Mto legal lembrar que: arquiteto não é artista!!! =)

    • 09 fev 2010 // 13h42

      Thais, bem lembrado!!!
      E bom saber que nem todas exigem THE
      No dia do meu estava super nervosa e nao tive tempo de terminar uma questão e no THE voce precisa GABARITAR!

  5. 09 fev 2010 // 13h42

    Ps.: Adorei o post!

    Mais alguns links p/ vc:
    http://www.big.dk/ —-> depois de concluir meu projeto 3, um amigo me indicou esse site, achou meu projeto parecido com o MTN Montain Dwellings.
    http://mir.no/#/projects
    Vale pesquisar nomes, como: Richard Meier, Norman Foster, Alvar Aalto, entre outros.

    Bjo.

  6. 09 fev 2010 // 13h48

    arquiteto não é artista?? Eu acredito que sim, principalmente pq desenvolvemos mto o lado artistico, sem contar q mtos artistas plástico têm formação em arquitetura. Poderia colocar aqui uma lista.
    Eu estudo arquitetura, amo moda (mas nunca faria) e estudo artes visuais na EAV.

  7. 09 fev 2010 // 14h04

    antes de ir pra facul, fui fazer teste vocacional e ninguém tirava da minha cabeça que iria fazer Arquitetura, culpa do meu pai, que na verdade queria que eu fizesse pra assumir os negócios da família. Mas com muita conversa percebi que por mais que eu ame Arquitetura, não era pra mim e me encontrei na Publicidade!
    Foi o melhor pra todos, porque assim meu pai resolveu voltar pra faculdade e agora ele está no 4º de Arquitetura! :D

    ainda quero fazer algum curso de decoração ( tá no sangue! ), mas só mais pra frente

    beeijo ;*

  8. 09 fev 2010 // 14h08

    Ainnnnn arquitetura eh mára … estou trabalhando em um escritorio de engenharia agora, com projetos hidraúlicos, infelizmente acabo pegando pouco coisa arquitetônica pra fazer … mas qdo me formar posso ficar por aqui quem sabe e pegar alguma obra desde o começo pra fazer… AHHHH e SOMOS SIM ARTISTAS e por isso nos apaixonamos por moda, maquiagem e afins … a gente tem que tá ligada em tudo pra nos inspirar….

    Bjaooooo guria!!!

  9. 09 fev 2010 // 14h12

    Acho arquitetura o máximo! Como boa filha de engenheiro civil frequentei muito escritório e obra de construtora quando era pequena. Faltou a habilidade manual para seguir a carreira. Nem por isso fiquei longe do babado… (só conto ao vivo).
    Adorei sua idéia de falar sobre o assunto.
    bjks
    Mel

  10. jéssica trisch
    09 fev 2010 // 14h14

    QUE POST MAIS MARAVILHOSOOOO. OBRIGADA, OBRIGADA E OBRIGADA!

  11. Karine
    09 fev 2010 // 14h28

    Muito legal seu post! Tb sou arquiteta (recém-formada diga-se de passagem) hehe
    Amo a profissão, adorei seu post… E posso afirmar categoricamente que é uma faculdade puxada… Quando vc passa pelos 9 semestres de projeto aí pensa “chegaaaaaaa”, mas que nada meus amores aí vem o TC que bota pra ferrar… Perdi as contas de qtos tubos de corretivo tive que comprar pra desfarçar minhas big olheiras! hehehehhe

  12. Érika Barros
    09 fev 2010 // 14h41

    Gostei muito do post,Thê! Eu fiz vestibular em 2009 e a minha maior dúvida foi escolher entre arquitetura e publicidade e propaganda .. acabei escolhendo PeP
    por conta do THE, que como vc escreveu tem que dominar mesmo e eu sou uma tristeeeza em desenho, além da matematica né .. mas quem sabe eu nao me arrependo no meio do curso e vou ser sua colega de profissão? aha

  13. 09 fev 2010 // 14h43

    Arquitetura é muito legal mesmo! Nos meus devaneios de vestibular eu até pensei nisso mas como não desenho nada e matemática zero, foi uma que eu cortei de cara mas admiro muito quem faz! Não é mole não e sim, é uma arte! beijoss

  14. Livia
    09 fev 2010 // 14h54

    Olá, amei a matéria. Estou há dois anos tentando entrar em uma faculdade de arquitetura mas esse vestibular + the que tá complicando a minha vida. Me disseram que a melhor aqui do rio (pública) é a uff.. Será que vc poderia fazer uma listinha das melhores faculdades de arquitetura aqui do rio?
    vc fez aonde?
    Beijos

    • 09 fev 2010 // 20h39

      Livia, na minha época a UFF não tinha uma fama muito boa nao!
      Super precária, sem infra e muita gente estava se transferindo pra Gama.

      Das melhores acredito que sejam a UFRJ, a Gama Filho (a que fiz) e mesmo sendo “nova” a PUC deve ser boa tb!

  15. 09 fev 2010 // 15h17

    Acho interessantíssimo. Adorava as aulas de artes e sempre achei legal fazer blueprints e plantas e etc, mas por mais que goste de exatas definitivamente não é a minha praia.
    Acho super digno saber que você trabalhou na Cidade da Música, eu tenho uma conhecida que fazia museologia e estagiava lá — e adorava! Acho que quando a obra estiver completa e ela for inaugurada os cariocas darão o reconhecimento devido!
    Beijos
    P.S: Assino embaixo de quem disse ai nos comments que é uma arte. Há cada construção liiiiiinda — e os engenheiros só constróem, quem tem a visão e quem cria são vocês! Ha!

  16. Fabi
    09 fev 2010 // 15h40

    aeeee! arquitetura! li, muito bom e com certeza vou voltar nesse post no futuro…
    ps: acho que arquiteto é sim um artista :)

  17. Manu
    09 fev 2010 // 15h46

    Oi Thereza!
    Também sou arquiteta. Adorei o post! Mostra a realidade da nossa profissão….aqui em Porto Alegre a federal também não exige o THE.
    Complementando as opções de trabalho…..ainda podemos entrar em algum órgão público (através de concurso), existe vaga para funcionários estaduais e federais.
    Existem alguns poucos programas de trainees em grandes empresas (que não necessariamente construtoras).
    Ou abrir seu próprio escritório…..que talvez demore um pouco a dar um bom retorno, mas pelo menos não terá nenhum chefe te regulando! Rsrsrsrs

    Beijos!

    • 09 fev 2010 // 20h38

      Manu, muito bem lembrado! Concursos, trainees

      Meu trabalho na CDM era por orgao publico, eu trabalhava na fiscalização da prefeitura, mas era contratada pela Andrade Gutierrez.

      Abrir escritorio é uma ótima por isso, mas a pessoa tem comecar reformando o banheiro da tia, o quarto da vizinha!!!!

  18. Renata Oliveira
    09 fev 2010 // 15h50

    Oi Thereza
    Adorei o post, sou arquiteta de curitiba e me formei ha um ano na federal do paraná. Por aqui a prova de desenho no vestibular foi implementada faz pouco tempo (ainda bem q eu não precisei fazer). E a facul é muuuuito difícil e sacrificada, mas até que dá rpa se divertir com as pessoas exaustas virando noites e fazendo loucuras.
    Agora eu estou rpocurando um trabalho de treinée na europa e estou emio perdida nas minhas pesquisas, alguem me dá uma luz?
    beijocas

  19. Camila
    09 fev 2010 // 15h57

    Olá thereza. Já até lhe enviei um email contando também minha experiência,espero q vc tenha visto. Também sou estudante de arquitetura, mas estou num momento crise do meu curso!Mas acho normal,acho q td mundo passa por isso!adoro td de arquitetura,só acho q eh uma profissão tão complicada,mas q ng vê e valoriza nosso trabalho. Para se projetar são necessários tantos conhecimentos distintos (função,estética,engenharia,iluminação,ventilação,etc…!) e assim associá-los da melhor forma possível. Uma vez li um texto q dizia que não existe projeto perfeito, e sim um projeto com a melhor associação de todos os conhecimentos. E todo mundo acha que a única coisa que fazemos é escolher a cor da parede e o revestimento. Oh god!isso que me deixa triste!
    Outro problema que vejo, pelo menos na minha universidade,talvez por ser púbica (UFMG), é que não aprendemos metade das coisas que vamos precisar. O aprendizado depende muito mais de nós. Mas acho que vale a pena,pq por outro lado,as universidades públicas geram outras discussõs muito mais interessantes e ricas dos que as particulares.Tenho amigos que fazem arquitetura em faculdades particulares e a única coisa que querem fazer na vida é participar da casa cor. Nada contra a casa cor,só acho que arquitetura vai muito além disso!e acho que as pessoas precisam ter consciência disso!
    Ps.: e isso sobre os engenheiros é realmente verdade. eles sempre acham que não precisam da gnt,mas precisam sim. Desde as festinhas de arquitetura e engenharia (pq nosso curso só tem mulher e o deles só homem), até na profissão msm,os dois precisam e devem trabalhar juntos (sem esse clima chato de existe de um se achar mais importante que o outro!)
    Bjos!

    • 09 fev 2010 // 20h36

      Camila, todo estudante tem uma entresafra dessas, um certo desânimo e no curso de arq acho que ocorre lá pelo 5-6 periodo, quando chega o 7 vc se anima de novo.

      E sabia que um dos setores de arq mais carente é o de gerenciamento e compatibilização de projetos, justamente isso que vc falou.
      Conciliar um projeto com o outro, “encaixar” pra um duto não passar por uma porta, mais ou menos isso.Na CDM minha unção era um pouco essa tb

      E qto ao trabalho, é num ESTÁGIO que vc aprende MESMO, na prática que vc desenvolve suas habilidades e se conhece melhor, é outro mundo!! Por isso eh bom estagiar desde cedo!!

  20. Bebela
    09 fev 2010 // 17h17

    Oi, adorei seu post ! Eu tb curso arquitetura !! Parabens…

  21. adriane
    09 fev 2010 // 17h40

    Nossa, adorei seu post! Começo o cursinho agora em março, e tenho um ano pela frente estudando pra tentar entrar na FAU- USP é o meu sonho! seu post confirmou o que eu eu ja venho percebendo a algum tempo é arquitetura que eu quero pra minha vida! mesmo sabendo de todas as dificuldades que me aguardam.
    A tenho uma duvida, qual faculdade vc cursou ?
    Obrigada pelo post :*

    • 09 fev 2010 // 20h33

      Adriane, eu cursei a Gama Filho que é considerada a mlehor particular do Rio.
      Na época não tinha arquitetura na PUC, mas agora já tem!
      E infelizmente não passei pra UFRJ pq o THE tinha que gabaritar e a veloz aqui nao conseguiu terminar!

      Lembro que na época que comecei, 2001, a PUC-Campinas foi eleita a melhor do Brasil!

  22. 09 fev 2010 // 17h41

    Meninas!!
    Já fiz arquitetura da UFRJ, saí pq não era isso q queria pra mim!
    Voltei para a Indumentária!
    Aquitettura é um curso q admiro muito, mas não é pra mim!
    então… quem gostar mesmo faça, quem gostar mais ou menos pensem bem!
    Pq é muita ralação!!!!
    bjo bjo

    graziele pacheco.

  23. ka(:
    09 fev 2010 // 17h58

    Eu to no terceiro colegial, e queria fazer arquitetura. O problema é que eu nao tenho facilidade em exatas, e pelo que eu sei arquitetura está na area de exatas (quelegalhein)..mas enfim, eu queria me especializar depois em design de interiores, porque acho que é o ramo que eu gosto mais..Alguem ai que ta fazendo/fez arquitetura pode me dar alguma dica pra me ajudar? hahaha thanks

  24. Li
    09 fev 2010 // 18h01

    Ó o preconceito, hein, gente!
    Quer dizer que os engenheiros “só constroem”?

    Enfim, sou engenheira (mas não civil) e tb apaixonada por arte, moda, beleza e arquitetura.
    :)

  25. Marie
    09 fev 2010 // 18h04

    Siiim, compartilhe conosco seu conhecimento em arquitetura! Estou adorando a idéia, :). Estou no primeiro semestre de arquitetura, e estou amando, sempre quis fzr arquitetura (desde qndo tinha uns 12 anos) e estou me realizando e buscando conhecimento por td parte. Esse post veio na hr certa! E sim, essa richa entre arquitetoxengenheiro é divertida, haha, nós desprezamos eles, mas eles são essenciais, e provavelmente, nos casaremos com um deles, haha. Beijoca

  26. 09 fev 2010 // 18h13

    Adorei seu post sobre arquitetura Thereza, sou estudante de arquitetura e urbanismo da PUC Campinas estou indo para meu 5 semestre e achei super bacana voce compartilhar com a gente um pouco do que voce sabe. O projeto da Cidade da Musica espetacular e eu sentiria muito orgulho de participar de um projeto do Christian de Portzamparc. Sempre quando der poste mais sobre arquitetura afinal de contas amoo moda mas arquitetura com certeza é minha paixao.

  27. luana
    09 fev 2010 // 18h20

    faz tempo que acompanho o site e adooooro todo dia confiro pra ver os novos post
    mas sentia falta desse assunto..e hoje tive uma bela surpresa
    adooorei o post vo começar agora o curso e tava meia indecisa se tem mercado
    mas com isso to mais tranquila
    adoreeeei
    beijooo

  28. Rafaela Naomi
    09 fev 2010 // 18h22

    PARABÉNS pelo post!
    Amei mesmo, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo, estou no terceito semestre, e esse post é realmente muitto útil para nós que estamos começando.
    Além disso, eu AMO moda também, visito seu blog todos os dias mas nunca comentei (vou começar).
    Beijo

  29. 09 fev 2010 // 18h22

    Nossa The, amei muuuito o post! Sou de Brasília e passei na específica da unb no meio do 3 ano (aqui o vest é a cada 6 meses) aí terminando o 3 ano fiz 2 semestres de cursinho, mas agora minha prova já venceu! :/ aqui só vale 4 vest e já foi, agora to indo pra particularr muuito triste :/ pelo menos esse post me deu vontade de cmeçar!!! brigadinha bjssss

    http://thelittlejoy.wordpress.com/

  30. Luiza
    09 fev 2010 // 18h22

    Theee,
    Eu tenho um certo trauminha com arquitetura, pq minha mãe ficou desempregada ANOS em um período de recessão econômica. Infelizmente, o setor de construção civil tá intimamente ligado com um bom desenvolvimento econômico.
    De qualquer forma, amei o seu texto! Me fez repensar bastante esse certo ‘preconceito’ que tenho com relação ao curso. Acho que falta valorização no Brasil fora do tripé medicina-direito-engenharia. Afinal, é raro ouvir um pai ou mãe falando que sonha que o filho seja, sei lá, nutricionista.. Mas quem não quer um médico ou advogado?
    Beijão

  31. amanda
    09 fev 2010 // 18h43

    AMEEEEEI DEMAIS SEU POST

    mas sou suspeita pra falar hahaha! estou indo pro segundo ano de arq na UFPR *____*

    geente, conselho pra qum acha que quem não sabe desenhar não deve fazer arquitetura… nada a ver!!

    eu tirei 20 de 40 na prova específica e passei!! é importane GOSTAR de desenhar, de fazer trabalhos manuais (tipo 9 desenhos iguais em várias técnicas rs)…. tem gente que desenha bem melhor que eu e nem por isso tira notas boas ou necessarimente vai se dar melhor na profissão

    ARQUITETURA É MARA

  32. 09 fev 2010 // 19h41

    Vou dar meu palpite nada profissional de estudante de letras e aspirante a escritora que nada tem a ver com Arquitetura, mas que tem um pai que arquitetou diversas casas: O AutoCad é lindo e tudo lá é perfeito, mas nada é mais charmoso que um escritório de arquiteto com aquela prancheta enorme.

  33. Luiza
    09 fev 2010 // 19h52

    oi the, vou falar da federal de pernambuco, se vc editar o post pode escrever o que a gente compartilha nos coments, quem sabe!
    aqui em pernambuco a prova especifica é a de desenho geométrico, 14 questões de verdadeiro e falso sobre vistas, areas, volumes etc… e duas abertas pra desenhar. e junto com essa prova tem matematica normal de engenharia e historia. eu acabei de passar em design e é o mesmo grupo, ou seja mesmas provas.
    eu particularmente adoro arquitetura, desde pequena quis ser, mas acabei mudando de curso por causa do photoshop hahahahaha

  34. Carol Malaua
    09 fev 2010 // 19h58

    The!muito bom o post!
    Sou arquiteta e assino embaixo!Amo o que faço, apesar de viver cansada, com dores e com olheiras!!kkk que incentivo!
    só acho que as vezes as pessoas pensam na profissão com muito “glamour” as vezes por pensarem mais em decoração, fazer Casa Cor, etc…acho mesmo lindo ser arquiteta, mas é muuuuita ralação e como vc frisou os escritórios de arquitetura não pagam tão bem assim, isso vai depender do tamanho (numero de funcionarios, tipo de projetos, quantidades,etc) dele. Em contra partida, vc tem um tempo a mais para se dedicar a projetos paralelos, coisas prórpias, que é muito gratificante ver uma coisa que vc criou 100%, fora que vc cria seu portifólio, caso um dia o mercado não esteja contratando, vc pode fazer projetos particulares. Aliás, o mercado atualmente está ótimo, mas como em toda profissão ele é cheio de altos e baixos. ..Nossa!não vou falar mais!daqui a pouco sai outro post! Ah!e nunca vi arquiteto usar terno igual ao Jorge!!hahahaha
    Bjim*

  35. Dóris
    09 fev 2010 // 20h59

    Adorei o post! Só confirmou minha escolha! HAHA Tô no terceiro colegial, tensao pre-vestibular total! e quero fazer arquitetura e urbanismo. adoro a profissão e sinto que n há nada mais que seja tão apropriado para mim =D Obrigado Theresa por ter postado tudo isso, ajudou mt! Seu blog é demais (; sou fã

  36. Thais Rodrigues
    09 fev 2010 // 21h15

    Olá Thereza,
    Adorei o post e fiquei curiosa para saber uma coisa. E depois que o projeto Cidade da Música for concluído, quais serão os próximos projetos?
    Parabéns…é muito bom ver alguém feliz e realizado com o que faz!
    Beijos

  37. Tamara
    09 fev 2010 // 21h22

    Que tristeza Thereza, esse teu post abriu meus olhos e me desanimou hahaha. O problema é que eu já me matriculei em Arquitetura, paguei algumas mensalidades, aiai, agora é esperar pra ver como vai ser. A vontade de começar ta 0%, o problema é que esse vai ser o 4º curso que eu vou começar hahaha, até te deixei uma pergunta no formspring, obrigada por ter respondido! Mas valeu o post, gostei, depois que eu começar pode ser que mude a idéia né?
    beijos

    • 09 fev 2010 // 22h28

      Mas Tamara, relaxa que o primeiro ano é super empolgante, vc vai amar!!
      E pelo menos na minha fac, as materias de calculo eram so a partir do 3o periodo

  38. Gabi BN
    09 fev 2010 // 21h28

    Nossa, até que enfim um depoimento real sobre a vida universitária/pós-universitária. Só quem já está lá pra saber bem como funciona.. Antes de entrar na faculdade eu pensava totalmente diferente! ainda bem que escolhi o curso certo (?), pelo menos até agora. hehe. Faço Artes Visuais, que de uma forma ou outra tem uns pontos a ver com Arquitetura. E hoje, depois de 2 anos de curso, ainda sinto dificuldade pra escolher qual área quero trabalhar e tudo mais. Acredito que quando nos dedicamos de corpo e alma, obtemos resultados positivos. Mas tem que se entregar mesmo, se não, nenhum curso é bom ;~~ hehe beeijo The :*

  39. 09 fev 2010 // 21h47

    Olá meninas!
    Leio o blog há muito tempo e só depois desse post incrível resolvi me manifestar. Interessante ver que algumas pessoas ficaram em dúvida entre Arquitetura e Publicidade. Pois esse foi bem o meu caso láááá em 97. Desde os 2 anos de idade (sim, verdade!) eu dizia que seria arquiteta e quando estava saindo do colégio, fiz um teste vocacional na UFRGS e acabei indo pra Comunicação. Em 2002, me formei em publicidade. No final de 2009, depois de trabalhar 5 anos na Box 1824, uma empresa maravilhosa de pesquisa de tendências, resolvi largar tudo e fazer Arquitetura aos 30 anos de idade! Minhas aulas começam agora em março e estou EMPOLGADÍSSIMA! São muitos anos esperando por esse momento. Sei que vou penar um pouco, mas, nada como virar noites fazendo o que se gosta! Só que o que eu quero é bem diferente. Gostaria de trabalhar com Expografia ou Museografia. Só que aqui no Brasil não tem muitos cursos… Acho legal falar de outras coisas que um arquiteto pode fazer. Vi uma palestra com o Gringo Cardia e ele falou do seu trabalho como cenógrafo e como ele prefere trabalhar com arquitetos do que com cenógrafos mesmo! Enfim, “falei” demais, mas, quis compartilhar minha experiência!

    beijos!

    • 09 fev 2010 // 22h26

      Aline, que legal!!! AMEI sua historia e sucesso na sua nova empreitada!!

      Quanto ao Gringo Cardia, ele é icnrível!!

      Teve uma semana de arq na minha facul e ele era um dos palestrantes e eu como uma das organizadoras busquei ele na casa dele e ficamos batendo altos papos da profissao, ele eh incrivel e mega talentoso

    • Val
      11 jun 2013 // 19h07

      Sou estudante do segundo ano de Arquitetura e Urbanismo, tenho 30 anos, e estou bem feliz. Mas passo por um dilema, estou saindo do meu emprego e pensei em arrumar um estagio. Vou ganhar uns 30% a menos, visto que eu nao ganhava bem no meu emprego, por isso fui fazer outro curso (sou graduada em marketing). Mas mesmo ganhando menos, penso em fazer. O problema eh que estou com vergonha da minha idade… na hora da entrevista e talz. O que vcs me aconselham?

  40. Clara
    09 fev 2010 // 22h08

    Faço arquitetura e estou no 7″periodo! Gosto sim do que faço e adoro moda! Ultimamente tenho lido varios blogs de moda e meu interesse pelo assunto tem crescido… Arquitetura eh um curso muito dificil e sempre fico pensando se eh o q eu realmente quero! Gosto de projetar, mas o estresse da faculdade eh tao grande que as vezes acho que nao compensa, dai penso em abandonar tudo e ir fazer moda… Sei que nada eh facil, por isso coloco na minha cabeça q tenho q me formar e, quem sabe, depois fazer um curso de moda! Duvida!!! beijos!

    • 09 fev 2010 // 22h24

      Clarinha, passei pelo mesmoproblema que vc, cheguei ate a fazer um periodo de moda junta, mas optei por terminar arq.
      Acho melhor vc terminar pq pra voltar depois, vc nao vai estar no ritmo sabe, termina uma depois engata a outra1!!!

  41. 09 fev 2010 // 22h56

    kkk!! Muito bom esse post!! Sou arquiteta casada com engenheiro…..dei muita risada quando li….Falando em Portzamparc, eu fui numa palestra dele long time ago quando eu tava na faculdade, foi d+!!!

    • 09 fev 2010 // 22h59

      Paulete, será que foi no congresso de arq em 2001 ou 2002 no riocentro??
      eu fui tb!
      ele é gênio, mó orgulhe de trabalhar num projeto dele
      ihhi

  42. Carol Malaua
    09 fev 2010 // 23h14

    The!
    eu não trabalho em construtora, mas o escritório em que eu trabalho presta serviços a elas, eu faço compatibilização de projetos, exatamente o que vc falou que é escasso. Mas, acredito que isso é falta de instrução na facul, pelo menos a minha não explorava esse lado. Tenho o prazer de trabalhar no escritório de um ex professor, onde tinha sido estagiária e atualmente ele apresenta mais esse tipo de coisa nas aulas dele, para os futuros arquitetos não terem que aprender “apanhando” tanto, apesar de que é na prática que se aprende. Ah! essa visão é um pouco distorcida de que as particulares visam mais interiores, a minha teve um período, já acho que a federal daqui de BH é muito teorica, enfim, só quem tá dentro pra saber, né?! Atualmente me sinto muito realizada com que faço, só preciso ganhar mais $$$$!!!

  43. 09 fev 2010 // 23h23

    Thereza, eu adorei o post! “A verdade nua e crua sobre arquitetura” :P
    A única coisa que eu acho da novela que é bem real são as olheiras do Jorge… não dá tempo de dormir.

    Eu fiz tecnico em edificações e terminei querendo fugir do ramo de construção… tive que entrar em outra faculdade (historia, outra paixaozona) pra perceber que as linhas e a letra e o autocad ja faziam parte de mim.
    Tô no 3º periodo da faculdade e amoamoamo! apesar do sacrificio, tomei a decisao certa e isso dá mto animo pra fazer os internimáveis trabalhos e pra construir as maquetes (meu terroooor!)

    E… mais duas coisas:
    hj a UFF tá melhor conceituada pq parece que os alunos da UFRJ boicotam o enade… mas tudo depende do foco.. a uff tem mta matematica, mta fisica, mto urbanismo (mamãe é arquiteta formada pela uff). A ufrj tem mta arte, mta maquete (MTA MTA MTA), mto desenho e nem tanto urbanismo assim (dei sorte de passar no the malvado). A diferença basicamente é o foco do curso.

    e…
    Eu quero ver a cidade da música pronta!!! acho uma obra mtooo interessante, tira nosso olhar do lugar comum, quebra a vista da barra… mas da dando a sensação de abandono… tão triste :(((

    beijos de uma fã! :)))

  44. 09 fev 2010 // 23h29

    credo, quase fiz um post ai em cima!! rs

  45. Ingrid
    10 fev 2010 // 00h45

    Parabéns pelo post… apesar de cursar Direito e Artes Visuais, me interessei e gostei de ler até o final.

  46. 10 fev 2010 // 00h49

    thereza, amei o post!
    Para mim chega a ser uma referência ao falarmos de arquitetura!
    mandei o link para a arquiteta da família que trabalha na bel lobo!
    Ela vai amar!
    Parabens!

    http://www.f-utilidades.com

    beijos
    Jo

  47. Marise
    10 fev 2010 // 08h50

    Adorei esse post.Também sou arquiteta, apesar de nunca ter exercido. Sou completamente apaixonada por arquitetura,mas me decepcionei horrores com a profissão ainda enquanto estagiava. Lá na minha terra (Paraíba) o mercado é muito complicado e se concentra nas áreas de construção e design de interiores. Como nunca tive a intenção de ser decoradora, acabei me desiludindo, porque o mercado da construção se concentra em 3 ou 4 nomes de arquitetos experientes. Mas meu caso é bastante sui generis e não pode desestimular ninguém. Eu acredito que a característica mais importante para quem quer fazer arquitetura é, além de ser criativo, ser dedicado. O curso exige demaaaaaaaaais. É super puxado e ou você AMA aquilo e faz ou, simplesmente, leva de qq jeito e aí.. Eu lembro de semanas e semanas sem dormir. E eu não achava NADA ruim. Pelo contrário, tenho as melhores lembranças da minha vida. Dá um orgulho danado ver uma planta baixa bem desenhada. Ver que aquele projeto ficou super bacana. Ver uma maquete toda construída. É simplesmente LINDO. E também tem as matérias de teoria e história da arquitetura, que estudamos tudo o que já foi feito, e tudo sobre o que já foi feito. E isso é uma cultura danada. Porque nos força a ler muito, viajar, estudar muito mesmo. E eu sempre digo que um arquiteto quando viaja,não apenas viaja, mas vai formando seu arquivo de criação… É isso… Quem gostar: faça. Se desisitir, eu também tenho altas dicas. Acima de tudo, qq profissão exige DEDICAÇÂO!!!

  48. Juliana Toledo
    10 fev 2010 // 09h32

    Cris hehehe descobri que só te chamam assim então agora vou chamar hehhe, afinal já somos super intimas por que leio vc todo dia!!!
    Brincadeira!!
    Olha já disse na formspring que adoro o blog e cada dia adoroooo mais!
    ele diversificado ficou ótimo e o post sobre arquitetura super fofo beijooo

  49. Fe Marconi
    10 fev 2010 // 10h52

    Muito legal saber um pouco mais sobre a profissão, sobre o curso…enfim, sobre o ramo de arquitetura!!! Acho muito valido para quem tem interesse em estudar essa area… Valeu Teh!

  50. Marcela
    10 fev 2010 // 11h18

    Excelente post Thereza. Vc é muito dedicada.

  51. 10 fev 2010 // 11h27

    oi The! nem preciso falar que amei o post, né? Acho que a arquitetura foi uma das coisas que fez eu me identificar mais ou mais rápido com voce e com o blog. Já tem um bom tempo que eu sou leitora assídua daqui (mesmo que passiva), e compartilhamos as duas paixões: arquitetura e moda.
    Eu ainda não me formei, sigo no sexto periodo e tenho uma paixao inexplicavel pela arquitetura. O que ninguém entende é porque eu não me dedico mais a ela, hahahahaha. Taí, ninguém (exceto estudantes de arquitetura e arquitetos) sabem o duro que a gente dá nessa faculdade. Mas o que importa é que vale a pena, no final ver seu projeto “pronto” em 3d e em maquete e dizer “eu que fiz!”
    E sobre a cidade da música, muita sorte, The! Realmente o Christian de Portzamparc é incrível e mesmo assim pouco reconhecido por aqui. Uma amiga estagiou com ele na França durante o intercâmbio pra lá no ano passado, e ouvir as experiencias dela diretamente com ele é simplesmente demais!
    Sou estudante da UFRJ, atualmente de intercambio na cidade do méxico (aproveitando pra acalmar meus desejos fashionistas, né? haha).
    Adorei the, e acho que pra uma passiva me empolguei até demais nesse comment giga!!

  52. 10 fev 2010 // 11h31

    @Deborah (twitterfeelings!) parece não! os estudantes da ufrj realmente boicotam o enade! vai todo mundo (pq a gente é obrigado a ir,né? senao nao se gradua no final), assina a presença e a prova, e entrega ela assim, super clean! haahahah
    Tem toda uma teoria que rola pela faculdade sobre isso, e eu acho super válida! Só não vou discutir isso aqui pq nao vem ao caso. Só comentei pra informação mesmo!

  53. Jordana
    10 fev 2010 // 12h32

    Thereza!!!
    Simplismente AMEEYY o post, já acompanho o seu blog a um certo tempo e foi incrível ver um post sobre Arquitetura. Eu sou estudante de Arquitetura como muitas aqui nos comentários, e AMO muito o que eu faço, jamais trocaria por outro curso mesmo tendo todos os trancos e barrancos como tu citou no post. E gente, é tudo verdadeee!!!! Resistência dos materiais é o maior saco do mundo hahaha. Anyway, AutoCAD de cada dia, seja santificado vosso nome, o blog tá lindo, e o post nem preciso dizer mais uma vez que foi vital.
    Poste sempre que puder sobre o assunto, tenho que certeza que assim como eu, as leitoras estão adorando saber mais sobre o assunto! Beijos;*

  54. Aline Pek
    10 fev 2010 // 12h56

    Thereza, amei seu post, sou colega de profissão e achei que vc descreveu mto bem todas as etapas percorridas por nós!!! Afinal, aquele glamour todo representado na novela não nos representa “exatamente” bem!! E fiquei mtooo surpresa por saber que vc participou do projeto da Cidade da Música. Sou de SP e sempre li todas as polêmicas relativas a obra, mas qdo fui pro Rio e vi a obra de perto (até tentei entrar no canteiro, mas me “expulsaram”!) percebi sua importância para todos nós!!! Escreva mais sobre arquitetura, pois realmente acho que moda e arquitetura tem tudo haver, de alguma forma!!!!! Bjusss

  55. Luiza
    10 fev 2010 // 13h35

    Thereza,
    é chato ficar repetindo o que todos já disseram nos outros comentários. Eu achei super relevante tudo que você disse sobre arquitetura. Eu estou cursando o 3o período, só q como o meu é integral eu formo daqui 3 anos. Me dá muita raiva mesmo quando os engenheiros ou aspirantes a tal profissão desmerecem tanto a nossa profissão e o nosso curso. Eu sou apaixonada por matemática e acho um absurdo quando estudantes de engenharia vem tirando sarro da gente…falando que nós somos burros e mais uma imensidão de idiotices. Gostaria que arquitetos fossem tão valorizados no Brasil como são lá fora, na Itália ou nos EUA…aqui em bh é muito pequeno o reconhecimento e ai no Rio é melhor?? Bjus

  56. Mariana
    10 fev 2010 // 15h03

    Oi The! Achei ótimo esse post. Eu não sei que carreira seguir e já pensei em Arquitetura e Urbanismo. Achei que foi super útil, pelo menos para mim, dá uma super ajuda de como realmente é e etc. Agora vamos ver se eu tomo coragem pra encarar e matemática e a física! kk beijos

  57. 10 fev 2010 // 16h59

    Beatriz!! Queridaaaa, mas foi brincadeirinha, eu disse que um não vive sem o outro!!! A rixa é super saudável e faz parte, mas o arquiteto não se faz sem o engenheiro e vice-versa.
    No meu caso, escolhi arquitetura pq via meu irmão lá com suas plantas enquanto fazia faculdade de engenharia civil, foi super inspiração!!

    E não me esqueco de um curso que fiz com o Niemeyer e o Sussekind, engenheiro dele, que um falava com tanto amor da relação do outro.
    Sõ o engenheiro pra colcoar em números os devaneios artísticos do arquiteto!!

    E na minha sala do trab era só eu de arq pra uma dúzia de engenheiros ehhehe

  58. 10 fev 2010 // 20h41

    Oi The. Eu estou indo pro segundo período de Arquitetura da UFRJ e, bom, apesar das muitas noites já viradas e do cansaço está super valendo a pena. Estou adorando. :) Você fez aonde ?
    Bom, alguns comentários e dúvidas.
    Você achou o THE tão absurdo assim ? Eu nunca desenhei de verdade na vida e só fiz um curso básico com um professor amigo especialmente pro THE e nele aprendi umas noções de perspectiva, sombra, o básico mesmo e não achei tão difiicil assim. É mega importante mas achei que vc assustou um pouco a galera. hahaha :P
    Duas dúvidas.. Quando vc acha ideal fazer aquele curso de AutoCad e quando você acha indicado começar a procurar um estágio de verdade ?

    Brigada :) bjobjobjo

    • 10 fev 2010 // 23h19

      Isabela, na minha época (2000) era super dificil, pessoal ficava tenso, e olha que fiz Oberg, mas meu problema é que deixei uma questão incompleta, o qu enão podia, aí acabei indo pra Gama que era a melhor particular.

      Eu aprendi Autocad na Facul mesmo, logo no primeiro período e não vi necessidade de fazer curso extra não! No Fundão não tem aula de autocad não?

      E tinha um arquiteto na CDM que era prof dai, chama Clovis, nao sei se voce conhece.

      Quanto ao estagio, indicam mais a partir do 4 ou 5 periodo! Eu comecei no 5 e nao parei mais!! É viciante hehe
      Aprende-se muito!!

  59. Cláudia
    10 fev 2010 // 22h37

    Infelizmente não estou vendo muito futuro pra mim na arquitetura. Acho que o fato de eu ter entrado no curso por acaso não ajudou muito. Queria muito que desse certo, mas com quase dois anos de formada ainda faço trabalho de estagiário, ganho mal e trabalho 10, 11hs por dia. Minha última esperança é computação gráfica, fazer maquete eletrônica, planta humanizada, acho que vou continuar ralando, mas pelo menos vou fazer uma coisa que gosto muito e ainda dá pra ganhar um pouco melhor. Se nem isso der certo vou mudar de profissão. Quanto ao THE, acho que na época que eu fiz era mais tranquilo, imagina uma pessoa que se inscreveu em Composição de Interiores e foi parar no THE de Arquitetura, sem nem saber direito o que estava acontecendo, toda nervosa, até questão em branco eu deixei, alguém devia estar de muito bom humor quando corrigiu meu teste…..hehehehehe

  60. Carla
    11 fev 2010 // 09h45

    Prezada Thereza,

    Quando publicamos algo em um blog, é importante ter cuidado com a informação ali veiculada, pq acaba virando verdade.

    Não existe “filiação” ao Crea, mas sim registro profissional. Para exercer arquitetura no Brasil é obrigatório o registro e não opcional. Os Creas são autarquias federais e não entidades de classe/associações, sendo responsáveis pela fiscalização do exercício profissional. São órgãos que possuem poder de polícia, podendo aplicar multas e outras punições.
    A filiação existe nos sindicatos, associações, institutos, entre outros entes de direito privado.

    • 11 fev 2010 // 10h59

      Prezada Carla,

      Quando você vier a um blog com o único intuito de criticar, certifique-se que é uma crítica verdadeira. Em momento algum mencionei que seria opcional essa “tal filiação”, mas acho que fui bem clara ao TEM QUE, não sabia que teria que grifar e sublinhar. No entanto que que tal frase não gerou nenhuma dúvida quanto a isso.

      A palavra filiar foi usada entre aspas pra justamente transformar esse sentido em algo mais amplo, conforme você mesma mencionou. Minha idéia nunca foi transformar esse texto em uma dissertação do CREA, mas sim criar em algo mais simples e objetivo, pois se trata, principalmente, num texto para para novos alunos e não recém formados, pois todo graduado sabe de sua OBRIGAÇÃO, quase uma imposição, de “filiar-se” ao CREA para obter o registro.

      E fique tranquila, pois TODAS as informações postadas aqui são pesquisadas e publicadas de maneira clara, e sempre uso o espaço de comentários pra elucidar outras questões.

  61. Marcela Franco
    11 fev 2010 // 09h47

    Olá Thereza, sou arquiteta há 6 anos e adoro moda também !! É a 1ª vez que comento aqui , mas acompanho diariamente seu blog e adorei saber que teremos posts sobre a nossa profissão…
    Meu trabalho final de graduação teve o seguinte tema : Espaço de Moda : um novo conceito mercadológico. O local para a implantação foi a cidade de São José dos Campos, que se adotasse a idéia iria ser sucesso para a minha região !
    O partido arquitetônico foram as referências do traçado de moda e arquitetura…
    Atuo como arquiteta no serviço público e escritório ….é o jeito né , mas o que me motiva é a paixão pela profissão!!!
    Bjss e sucesso no Fashionimso !!!!

  62. Mayara Bet
    11 fev 2010 // 10h05

    Adorei, de verdade, o post. To tentando arquitetura no vest :D
    Fiz a THE e passei de primeira (ufa, oi). Adorei todas as dicas *-*

  63. 11 fev 2010 // 12h17

    Então acho que foi nessa data mais ou menos a palestra, mas foi no Mackenzie em SP!!

  64. Flávia Guimarães
    11 fev 2010 // 13h35

    Eu sempre fui apaixonada por Arquitetura, mas meu rumo foi mudando.
    Cursei 1 ano na PUCPR, depois mudei para Design de Produtos. Não me arrependo.
    Hoje em dia tb faço trabalhos com moda e estou me voltando para o MKT.
    Mas o ano que cursei Arquitetura foi mto bom, continuo em contato com vários arquitetos aqui de Curitiba e sempre que posso me informo sobre o assunto. A Arquitetura em si não é realmente a profissão que gostaria de seguir, mas tenho ela como uma das minhas admirações. Oscar Niemeyer, Le Corbusier e Mies Van der Rohe são sempre inspirações para mim.
    Enfim, gosto do belo….seja na arquitetura, design, fotografia, moda….tudo que faz bem aos olhos!!

  65. Taís R. Tostes
    11 fev 2010 // 14h46

    Oi querida arquiteta fashionista!
    Eu sou estudante de arquitetura, do 3º período. Fico muito feliz por poder acompanhar as informações de profissionais feito você, que para nós que estamos começando é uma inspiração.Seriam adoráveis mais posts como esse..
    Beijão.

  66. Giselle O. Lourenço
    12 fev 2010 // 14h06

    Estou no 2º ano do ensino médio e ja estou pensando qual faculdade quero cursar (é o tempo passa rápido, rs! ) e uma das minhas opções é arquitetura. Adorei o post, deu pra tirar algumas dúvidas e conhecer um pouco mais a profissão !
    Beijo !

  67. Juliana Berti
    12 fev 2010 // 23h35

    Oii Thereza.. bom eh a primeira vez que visito o seu blog, e o conheci graças a uma amiga minha que eh louca por moda.. qndo ela viu esse post ela me enviou logo.. pq adoro arquitetura e to prestando vest. Adorei o post e me tirou MTAS duvidas =] .. So q ainda me restou duvidas em relaçao a decoraçao .. eu to mto na duvida se faço composiçao de interiores ou arquitetura.. se eu fizer arquitetura nao tem como trabalhar na area de decoraçao tbm??

    bjuuu =]

    • 13 fev 2010 // 00h22

      Oi Juliana!
      Olha, até tem, mas no curso de arquitetura, são pouquíssimos os créditos destinados a decoração de interiores! Você não se especializa, você tem noções fundamentais como espaciais e de composição, mas outros detalhes específicos não!

      O que eu conheco muita gente que faz e é super legal, é fazer a faculdade de arq e depois especialização em interiores, aí eh uma super bagagem!!

  68. Cintia
    15 fev 2010 // 09h02

    Obrigada pelo post. Mas pq os engenheiros sao uma raça? meu pai é um. sim nao importa!
    O post me esclareçeu umas coisas, é pq eu onde eu moro é bem diferente, agente tem que decidir o que quer na oitava (quivalente), eu fiz ai no Brasil até o primeiro ano mas eu tenho o refazer, e a filial que eu penso em fazer é pra quem quer fazer artetura, moda, design, essas coisas, e eu nao sabia bem quais eram as materias principais e ninguem me diz nada. Acho que vai dar pra tomar essa decisao com menos medo agora. Brigada!

  69. Igor
    16 fev 2010 // 11h49

    Prezada Thereza,

    Infelizmente o termo “filiar ao Crea” está bem claro em seu texto. Infelizmente também, está incorreto utilizá-lo. Erro comum, devido o desconhecimento da Lei 5.194/66. Pior ficou a sua resposta ao comentário da Carla, aprofundou ainda mais a confusão entre filiação e registro obrigatório.

    Antes reconhecer um erro, no caso uma informação incorreta, e aproveitar a oportunidade para corrigí-lo do que tentar justificá-lo. Lamento sua atitude.

    A internet é isso mesmo, não adianta ficar chateada com comentários sobre seus posts, mesmo que sejam críticas, e neste caso, consistente. Fato.

    Igor.

    • 18 fev 2010 // 11h35

      Realmente desconheço a lei 5.194/66, falha minha, mas infelizmente continuo não achando que fazer uso do termo “filiar” seja uma falha.

      Quanto a ficar chateada, não lembro disso ter acontecido, no entanto que aceitei esses dois comentários sem nenhum problema. Não sei se vocês são funcionários do CREA, arquitetos, agrônomos ou engenheiros, mas estranhei tamanha “preocupação”em esclarecer algo já esclarecido.
      Porém, cada um com sua incunbência
      Fique à vontade pra dissertar as leis do CREA aqui no blog, acredito que as leitoras possam se interessar.

  70. 16 fev 2010 // 14h58

    Uma delícia este post. E fica a dica para quem está prestando vestibular, se é que eu posso contribuir de alguma forma: qualquer atitude tomada neste momento da vida deve ser muito bem pensada. Converse muito, visite escritórios, tente sentir um pouco mais da profissão e da sua paixão. E da sua vocação pessoal, claro. Eu, por exemplo, tenho pais arquitetos, sou apaixonada por arquitetura (grande parte por influência deles) e estou me formando em Direito. Não acho que fiz a escolha errada, pois gosto bastante do que faço, mas por vezes páro e penso se eu não seria tão (ou mais) feliz com uma vida profissional mais colorida, mais “abstrata”, mais arquitetônica…
    Beijos pra você, Thereza, e bom finzinho de carnaval a todos!

  71. Stef
    17 fev 2010 // 12h20

    O THE é megaaaa fácill… difícil foi aguentar a faculdade qd o que eu queria era ser Decoradora… pulei fora!!!!

  72. Isabelle
    17 fev 2010 // 20h05

    Thereza, já comentei aqui uma vez falando sobre minha dúvida entre moda e arquitetura.. amo quando você fala sobre isso, o post está ótimo!
    tentei arquitetura esse ano na UFRJ para ‘me testar’, ainda estou no início do terceiro ano, passei na primeira fase, que foi o Enem, e aguardo o resultado da segunda.. o THE eu não achei muito difícil, apenas uma questão foi cansativa, mas também eu fui tipo sem saber como era, sem muito compromisso de passar esse ano. mas é o tipo de teste no qual o rigor na hora da correção faz toda a diferença .. posso até não ter achado as questões difíceis, mas não significa que tenho habilidade suficiente.. ;/
    amo o blog, beeijos!

  73. Juliana Berti
    20 fev 2010 // 00h24

    Brigadão Thereza!! me ajudou bastante.. agora ja posso me decidir tento plena certeza do qro!

    bjuuu =]

  74. Bruna
    24 fev 2010 // 19h41

    Oi, vou fazer o vestibular para arquitetura esse ano, porém estou na dúvida de qual faculdade fazer. Eu sou do interior do Rio de Janeiro e gostaria de saber qual das faculdades você julga melhor, UFRJ ou Puc? Ah, você fez especialização na área de Edificações? Conheço pessoas que trabalharam na obra da cidade da música !!! O blog é muito interessante, Parabéns !

    • 24 fev 2010 // 21h23

      Oi Bruna! De pública a melhor é a UFRJ! De particular, a Gaa Filho é a mais tradicional porque é super antiga e a PUC é boa, mas é bem nova, não tem nem 10 anos de arq.

      Eu não fiz edificações não, mas conheco muita gente que fez!!

      Quem vc conhece que trabalha lã??
      Beijosss

  75. Bruna
    24 fev 2010 // 22h22

    Tenho uma prima que é arquiteta e trabalha aí no Rio, ela me disse que a Gama Filho tinha dado uma caída, mas que a UFRJ era a que tava mandando das públicas ! O nome dela é Tatiana ! Não tenho certeza, mas acho que o marido dela trabalhou lá também, Maurício ! beijos

  76. Vania
    25 fev 2010 // 00h31

    Amei esse blog no instante que li seu perfil e vi que você era arquiteta!
    Sou carioca também e estou na metade do curso de arquitetura da UFRJ. Pelo que li no post, acho que foi lá que você estudou também, não é??
    Acho que arquitetura e moda têm tudo a ver, é muito difícil ver um arquiteto mal vestido, ou que não se interesse por outros tipos de arte e formas de expressar a criatividade, acho que já está no nosso sangue!!
    Parabéns pelo blog, estou adorando as matérias!! Visitarei sempre!
    Beijos!!!

  77. Gabii
    25 fev 2010 // 20h08

    Parabéns pelo post Thereza, mto bomm!

  78. Bruna
    26 fev 2010 // 17h19

    Estão me desanimando de estudar na UFRJ devido a violência, o local é muito perigoso mesmo? A única coisa que eu sei é que fica na Ilha do Fundão, o nome é meio assustador, mas nunca fui lá!

  79. Taliita
    03 mar 2010 // 14h57

    Tiipo, queero muito fazer Arquitetura . Sempre quis, mais não sei desenhaaar nadica . E odeeeio física, tenho chaance ? Rola aalgumas diicas pro THE ?? Tipo que já fiiz curso autocad 2D (curso de verão) acheei legal mais nom pude treinar, pq não tenho o programa e já esqueeçi tuudo . To quase deisitindo pq to coom supeer medão de não passar, oooh me ajudem please !!

    • 03 mar 2010 // 15h34

      Taliitha, quanto ao autocad, não se preocupe, na hora certa vc vai saber, é um programa de informãtica normal!
      Quanto a desenhar pro THE vc precisa ter uma noção sim, aqui no RIo sei que tem o Oberg.
      Mas se voc~e não souber nada e nada, não se preocupe, no primeiro periodo da fac eles ensinam até a traçar uma reta, ad nauseum!

  80. Priscila
    04 mar 2010 // 12h52

    Olá…descobri o blog meio por acaso vasculhando na internet, e fui lendo todo os posts até me deparar com este…sou arquiteta e adorei ler a matéria sobre arquitetura, e é realmente verdade quem diz- Arquitetura ame-a ou deixe-a, sou completamente apaixonada pelo que faço, adorei ler sobre os mais variados assunto femininos, mas adorei mesmoooo no meio de tudo achar algo tb sobre arquitetura! Parabens pelo blog, é fantástico!!!

  81. jessica
    06 mar 2010 // 23h35

    oi The! Simplismente ameeeei o post!!
    acabei de passar pra arquitetura, mas so vou começar no prox. semestre.
    na ufc (federal do ceará) tem THE, mas na hora da inscrição, quem escolhe arquitetura escolhe também uma segunda opção de curso – a maioria dos candidatos escolhe eng. civil – para, caso nao passe no teste, concorra para o outro curso escolhido. as especificas aqui sao física e história!

    mas tudo isso pode mudar, pois a ufc acabou de adotar o enem como vestibular, então não sei se continua assim.

    quero te agradecer sinceramente, pq eu ainda tinha algumas duvidas e vc esclareceu bastante.
    Obrigada!!
    bjaum amooo o blog
    ;DD

  82. 19 mar 2010 // 11h57

    Também sou arquiteta e achei perfeita a sua descrição da profissão, super consciente e detalhada. Glamour à parte e ralação muita, não tem como não amar essa profissão.
    Adorei saber que você participou da obra da Casa da Música. Acho o projeto perfeito e inclusive, aqui em Recife iámos fazer algo parecido, nos moldes do Parque das Nações em Portugal (uma área do projeto ia ter uma casa da música também). Inclusive trabalhei com a equipe portuguesa aqui no Brasil para implantar esse projeto que foi tão criticado, como no caso de vocês, que acabou no ralo.
    Mas é isso, bola pra frente!!
    bjs

  83. Olívia
    25 mar 2010 // 21h21

    Passei pra arquitetura tanto na UFRJ quanto na PUC,mas nao sei qual escolho,tirando a questão do dinheiro, qual das duas na sua opinião é mais reconhecida no mercado?
    qual das duas devo escolher?

    • 25 mar 2010 // 21h47

      Olivia, sem dúvida a UFRJ, né. Uma pública sempre faz a diferença.
      Mas lembre das greves, falta de estrutura, veja o que pesa pra vc!!
      E depois me contaaa

  84. Bruna
    30 mar 2010 // 20h41

    Arquiteto tem que ser criativo, essa criatividade pode ser desenvolvida ao decorrer da faculdade? Adoro a profissão, mas não me considero muito criativa.

  85. elidenia
    31 mar 2010 // 16h02

    adorei seu blog pois consegui tirar minhas dúvidas.

  86. 31 mar 2010 // 23h35

    This is cool that we can get the loan moreover, that opens up completely new chances.

  87. Gabriele
    06 abr 2010 // 22h58

    Oi Thereza…
    Adorei o post.
    To no terceiro colegial e em dúvida entre arquitetura e publicidade.
    Queria mesmo arquitetura, mas lendo o post vii que a questão das materias relacionadas a exatas me preocupam mais, pois em relação a parte artistica comecei um curso de desenho arquitetonicos a pouco tempo
    Queria um conselho seu a respeito dessa questao da matematica e fisica pois nao gosto muito. São as principais materias do curso?
    Obrigada.
    Bjoos

  88. 12 abr 2010 // 11h43

    Ola Thereza…Temos algo em comum…Sou designer de interiores, “quase” arquiteta (4 ano) e amo moda…Fiz um blog, é bem novinho, mas visite please!!! E também quero ir para NYC (já estou planejando minha trip)….Seu blog tem me ajudado muito!!!! Adorei o post que vc fez sobre arquitetura…É ótimo para que todos saibam que ser arquiteto vai muito além do dinheiro (que todos acham que temos), que há muita ralação por tras disso tudo!!!! Costumo dizer que hoje em dia não vivo mais…Faço arquitetura!!!! Beijos

  89. Thamyres S.
    30 jul 2010 // 00h48

    The, obrigadão pelo post. Ajudou muito, mas acredito que vá entender mais do que se trata a profissão depois que começar o curso. E outra, existe alguma especialização antes da fac, quero dizer, tipo colégio técnico ou qualquer coisa assim?
    Eu estou em duvida sobre fazer o E.M. técnico em Petróleo e Gás, Polígonos ou Informática. O que é melhor? E outra coisa que a Bruna disse é verdade… muita gente começa o curso sem muita criatividade… Isso voce pode ganhar depois que começa o curso?

  90. paloma
    07 ago 2010 // 00h55

    to com uma duvida danada… eu to no .6 periodo de deireito. fiz vest pra arquitetura e passei. Vo fazer o primeiro semestre e ver como é, afinal sempre foi meu sonho. Mais confesso que to com medo. Odeio calculos mais sei q se fizer uma força acho q do conta. So apaixonada por direito mais me desanimei. To com medo desses calculos ai e me falaram q o curso e muito caro.

    • 07 ago 2010 // 01h40

      Paloma, provavelmente vc so vai pegar calculo no 2o ano, enquanto isso vc se adapta, nao é taaao dificil assim, so mta dedicação!

  91. Camila
    15 ago 2010 // 12h42

    Amei a matéria, tô encantada. Muito obrigada, me ajudou bastante. Estou a pouquissimos meses de prestar vestibular para essa carreira incrível, e depois de ler tive mais certeza ainda de quero ser uma arquiteta. Semana que vem vou começar um curso preparotorio para o THE, no Daniel Azulay na Barra. Queria saber se você conhece e tem alguma refencia sobre o curso. Beijocas!

    • 15 ago 2010 // 14h16

      Oi Camila!!, nossa somos quaaase alma gêmeas hehehe

      Olha, eu ja ouvi falar em Daniel Azulay, mas nem sabia que ele tinha curso pra THE, de repente na minha época não tinha, eu fiz no Oberg, que era um dos únicos na época (10 anos atrás)!

      buss

  92. Camila
    15 ago 2010 // 12h46

    e ah, esqueci de dizer que também sou carioca, (futura)arquiteta, taurina, apaixona por moda, maquiagem e cultura pop. HAHAHA

  93. Camila
    16 ago 2010 // 13h36

    É mesmo, haha!
    Então o curso deve ser recente… Nunca ouvi falar no Oberg, onde fica? Vou dar uma olhada por lá também. Obrigada mais uma vez!
    Beijiinhos

  94. nathalia
    06 set 2010 // 22h01

    vou fazer vestibular agora e fiquei sabendo que nao vai ter mais calculos na grade de arquitetura! mudaram varias mateiras, achei otimoo

  95. rosiane
    22 set 2010 // 21h04

    eu quero muito fazer arquitetura mais tenho medo de não estar fazendo a coisa certa, eu tenho muitos planos para o meu futuro,um deles e me forma em arquitetura mais eu não sou muito boa em matemática isso vai me atrapalha sim ou não

  96. Amina
    24 set 2010 // 10h55

    Por favor, gostaira de saber qual é o nome ta fonte que você designou como “letra de arquiteto” É para um convite de arquitetura. Podes me passar o nome por e-mail?

    Agradeço

  97. H.
    13 out 2010 // 22h22

    Oi, vou fazer o THE dia 24 agr pra UFRJ e queria saber se é difícil a ponto de ter que gabaritar a prova pra passar …
    Beijos :)

  98. Isabella Dias
    30 dez 2010 // 19h21

    Ameiiiii,o post!
    super interresnate vc falar desta profissao lindissima que é aquitetura!
    estou cursando arq tb!e sou suspeita pra falar,pois adorooo,apesar das dificuldades que vc falou de passar horas e noites fazendo projetos,e um curso otimo!
    beijos!
    parabens!

  99. carol serpa
    03 jan 2011 // 07h57

    O meu sonho de fazer Arquitetura vai por água a baixo toda vez que leio as palavras FÍSICA e MATEMÁTICA, hehehe

  100. Regina
    01 mar 2011 // 18h13

    Gostei muito do seu post e gostaria de saber de você, como você vê a profissão de arquitetura para quem entra nela mais velho. Tenho 40 anos, trabalhei por 20 na área de Designer Gráfico, mas minha paixão mesmo sempre foi arquitetura.
    Pretendo prestar no final do ano para a FAU-USP, mas gostaria de saber a opinião de alguêm que já está na área sobre o fator idade.
    Não tenho probelmas com horas mal dormidas, nem com noites viradas em cima da prancheta/computador, porque isso já é uma constante para mim.
    Se puder me responder, te agradeço.

    • 01 mar 2011 // 22h13

      Regina, honestamente, acredito que seja muito difícil.

      Por incrível que pareça o mercado de arq/eng tá meio saturado, dificil arranjar vaga. to meio por fora do mercado, mas pelo que me falam!
      Mas quem sabe vc abrir seu próprio negocio, talvez ;)
      bjss

  101. Luana
    07 mar 2011 // 12h24

    Olá…muito bom post..sempre sonhei cursar arquitetura mas nunca consegui …..hoje tenho 21 anos e o sonho ainda existe so q tenho medo de ser tarde de mais..Alguém pode me orientar?

  102. julio cesar
    26 maio 2011 // 10h30

    Eu amo a Arquitetura éa melhor profissão que eu poderia ter escolhido!!!!

    • Nilsa
      01 ago 2011 // 08h40

      Gosto de observar os designers de construções, gosto de desenho, das artes em geral, por várias vezes pensei em fazer arquitetura, porém sou uma pessoa alérgica demais a cheiro de cimento.Você acha que posso ter problemas por conta desta alergia?E tbm em relação à minha idade hoje com 40 anos, sinceramente me diga o que acha em relação aos prós e contras de seguir esta carreira?Desde já obrigada

  103. Carol
    16 ago 2011 // 22h28

    Acabei de me formar em História numa pública, amei o curso, mas profissionalmente me iludi.A Arquitetura sempre me fascinou, e só não prestei vestibular para o curso por medo, insegurança!
    Agora, o “fantasma” voltou a me perseguir,e estou com muita vontade de largar tudo e fazer Arquitetura, porém tenho receio em relação a idade! Não quero depender financeiramente dos meus pais em mais um curso universitário…

    Lendo os comentários percebi que não estava louca rsrsrs em querer começar outro curso :)

  104. CARLOS GARCIA
    10 set 2011 // 15h03

    TEREZA parabéns pelo seu blog, esta muito interessante, como você mesma disse que é direcionado para estudantes, coloco aqui um a sufgestão, você poderia colocar provas de aptidão de vestibulares, passados para que pessoas interessadas pudessem adquirir alguma experiência visualizando como é a cara desse bicho papão, obs., as pessoas que entram em seu blog poderiam dizer como foi a prova deles, por exemplo, e assim você teria um arquivo.
    novamente meus parabéns.

  105. Amanda
    21 nov 2011 // 14h35

    Oii, parabéns pelo seu post EU AMEI. Eu tenho 15 anos e estou louca para fazer arquitetura, mas qnd fiquei sabendo do THE entrei em pânico, eu vi um teste de habilidades especiais da UNB e acho q eu não conseguiria fazer aqueles desenhos. Eu adoro desenhar, mas não desenho nada comparado aos desenhos q são exigidos no THE. Queria um conselho seu… eu estava pensando em treinar desenhar mas n sei nem por onde começar. Eu vou ficar muito triste se eu não tiver as habilidades necessárias para ser uma arquiteta. Se der tudo certo vou me formar em arquitetura e depois me especializar em design de interiores q é minha verdadeira paixão :). Se for possivel me responda dando alguns conselhos.

  106. Mariana
    23 nov 2011 // 17h20

    É meu pai é engenheiro. Imagina o desgosto dele de ter filha arquiteta.

  107. Sarita
    23 nov 2011 // 22h10

    Sou formada em design de interiores pelo IFPB e cursei até o 5° período de arquitetura na UFPB. Tranquei o curso de arquitetura, apesar de gostar muito e admirar a profissão com muita tristeza que estou prestes a deixar de vez…O mercado de trabalho é complicado. Abrir escritório só é valido pra quem tem um bom network como vc comentou, escritórios de arquitetura pagam pouco ( trabalho atualmente em um deles e realmente tem muito detalhamento e marcenaria), construtoras aqui (Paraiba) pagam tão pouco quanto os de arquitetura, concursos são raros e ainda existe a opção de lojas de interiores (estudar para ganhar um salário minimo e uma possivel comissão como vendedor não dá!). Como uma arquiteta da paraiba falou ali em cima, só alguns arquitetos se destacam aqui na minha cidade…devem tá bem riquinhos. Com muita tristeza, estou prestando vest. para engenharia de produção para tentar um futuro melhor, visto que é uma profissão com mais oportunidades de emprego.

  108. Thairine
    26 nov 2011 // 21h53

    Meu sonho é entrar pra faculdade de Arquitetura e Urbanismo!
    Amanhã irei fazer o THE … Espero que dê tudo certo! rs

  109. 26 dez 2011 // 00h08

    Excelente post! Sou estudante de Arq. e Urb. e estou no 5. período. Você poderia indicar livros que complementem na formação?? Acho que seria bem interessante :)

  110. Tanara Santos
    11 jan 2012 // 14h58

    Olá, adorei o post, acabei de terminar o curso técnico em Segurança do Trabalho, tive uma noção básica sobre leitura de projeto arquitetônico, desenhos etc… E por sinal gostei muito!
    Estou querendo fazer uma faculdade agora, e para aproveitar o curso aqui em Brasília, tenho que fazer um curso tipo engenharia, arquitetura, e pesquisando achei interessantÍssimo a area de Arquitetura, mesmo não sendo tão boa em cálculos nem a melhor desenhista, mas acredito que tudo com dedicação vai pra frente! Vou prstar vestibular para arquitetura, estou empolgadissima, ,parece ser um curso muito bacana!

  111. Carol
    19 jan 2012 // 13h40

    Olá, adorei a materia e estou iniciando no curso Tecnico em Design de Interiores (na verdade começo em alguns meses) e tenho uma duvida, que talves seja um pouco esdrúxula mas preciso esclarecer a minha duvida. Como eu pretendo fazer Arquitetura no termino do meu curso Tec. em Design de Interiores eu gostaria de saber se tem aquele “esquema” de fazer apenas 2 anos do curso de arquitetura ou isso é pura lenda?
    Estou no aguardo de uma resposta de alguém. :)

  112. Talita
    06 jan 2013 // 11h19

    Muito bom o post ! ;D
    Você poderia explicar melhor o processo para o ingresso na UFRJ em arquitetura??

    Obg :**

  113. 23 ago 2013 // 00h45

    Amei ler essa matéria ! Eu AMO moda, tenho um blog e estava muito decidida em fazer moda. To no último ano e procurei me informar com pessoas que se formaram no ramo, ou estao cursando moda e algumas que já tinham acabado, disseram p eu fazer algun outro curso antes, como publicidade ou desenho industrial, ok.
    Procurando sobre algumas coisas, achei arquitetura e to pensando seriamente em fazer e depois disso fazer algum curso, ou especialização em moda. Você sabe me dizer se é proveitoso fazer isso ?

    • 23 ago 2013 // 01h16

      faz isso sim Jessica! Acho a melhor coisa e nao me arrependo, mas saiba que um curso de arquitetura nao é facil, muito longo (eu fiz em 6 anos), cansativo, sufocante, mas MUITO gratificante, me formei em arquitetura e certeza que ela me guiou ate mesmo pra visao que tenho no blog! Depois de formada vc pode fazer pos em design, interiores ou até mesmo em moda, certeza que vc ficara bem diversificada e completa no mercado! bjs!

  114. 23 ago 2013 // 01h03

    Amei ler essa matéria ! Eu AMO moda, tenho um blog e estava muito decidida em fazer moda. To no último ano e procurei me informar com pessoas que se formaram no ramo, ou estao cursando e algumas que já tinham acabado. Disseram p eu fazer algum outro curso antes, como publicidade ou desenho industrial, ok.
    Procurando sobre algumas coisas, achei arquitetura e to pensando seriamente em fazer e depois disso fazer algum curso, ou especialização em moda. Você sabe me dizer se é proveitoso fazer isso ?

  115. Jorge Oliveira
    19 jul 2014 // 17h18

    Engenheiros são os que sustentarão suas invenções, a separação da forma que se deu, é que cria esta rixa, criaram um caricato, de que engenheiro só enxerga linhas retas e arquiteto vive de curvas e blá,bláblá.
    Arquiteto e Engenheiro nunca serão artistas e nunca poderão trabalhar separados, afinal, ambos lidam com construção civil, então, um é suporte do outro. Quando digo que arquiteto não é artista, é porque basicamente, ele tem que se apoiar em estudos técnicos, em estudos físicos, o que foge a arte, o que o diferencia e caracteriza, é que ele é um técnico com tendencias artísticas, porém, este dom, não é dado a todos, até porque dom, não há escola que ensine, isto é natural, portanto, onde a técnica pode ser repassada, não lhe faz um artista.
    Esta rixa existe e é desnecessária, tenho um professor (que não troca a prancheta por CAD nenhum,rsrsrsr) que é Arquiteto, detalhe, pago a ele um curso particular, sendo que estou prestes a me formar em Engenharia, por que faço isso? porque sei o quanto o Arquiteto será importante em minha carreira, e nada melhor, que conhece-lo para poder lidar com um.
    Enfim, boa sorte aos novos arquitetos, acho lindo suas invenções, mais não me vejo diante de uma prancheta (ou CAD) inventando formas e curvas, prefiro mil vezes me acabar no cálculo estrutural de suas “artes”.

  116. Francine Silva
    09 mar 2015 // 17h07

    Adorei o post. Mas me deixou surpresa com uma certa informação, sobre o fato de Arquitetura não ser voltada para as decorações. Confesso que agora fiquei um pouco em dúvida, mas não desisti ainda de querer fazer esse curso. Quero muito ser uma futura Arquiteta ♡ e pretendo atuar nas Construtoras (ficar por dentro de quase tudo)
    Beijos!

  117. Maria Eduarda
    09 mar 2015 // 20h28

    Olá, estou no 2 ano do ensino médio, tenho 16 anos e estou muito inclinada a fazer arquitetura. Pretendo passar para uma universidade pública, logo terei que fazer o THE, estou muito em duvida se ja começo a fazer aula ou se espero o ano que vem, gostaria de saber a sua opinião, e também gostaria de saber se existem cursos que não são recomendados, qual o meu critério para escolher onde fazer as minhas aulas para esse exame?
    P.S. Adorei o seu post, muito esclarecedor!

  118. Clara
    18 mar 2015 // 14h51

    Olá Thereza!
    Estou fazendo arquitetura na UFRJ e gostaria de saber se voce indica alguma papelaria , tanto pelo preço quanto pela variabilidade de materiais.
    Gostei muito do post :purple_heart: :purple_heart:
    beijos

    • 18 mar 2015 // 16h43

      Oi Clara, conhece a Casa cruz no centro da cidade?
      Ela tem de um tuuudo e com bom preço
      bjs!

  119. Jéssica
    30 jun 2015 // 12h01

    Olá, adorei seu post, eu estou prestes a começar minha faculdade de arquitetura claro !! (:
    Mais ainda tenho algumas dúvidas, agradeceria se pudesse falar comigo sobre esse assunto, pode seer poor email ou whats.. Agradeço desde jah!!
    Segue meu número: 19 9 8257 8501.
    Aguardo ansiosa seu contato!!

  120. 14 out 2015 // 16h50

    Somos da Trybo Design, da uma olhada em nosso site, lá vc encontrará artigos bem interessantes sobre decoração e iluminação.

    Sendo fabricantes conseguimos atender projetos personalizados com preços justos.

    Trybo Design – http://www.trybo.com.br
    Facebook – http://www.facebook.com/trybodesign
    Instagran – #trybodesign

    Quando morre a vergonha nasce a auto-estima

  121. 16 out 2015 // 12h24

    Somos da Trybo Design, da uma olhada em nosso site, lá vc encontrará artigos bem interessantes sobre decoração e iluminação.

    Sendo fabricantes conseguimos atender projetos personalizados com preços justos.

    Trybo Design – http://www.trybo.com.br
    Facebook – http://www.facebook.com/trybodesign
    Instagran – #trybodesign

    Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros