Beleza  •  11 maio 2009

O mistério capilar da humanidade

Taí uma coisa que me intriga, fazer escova em casa é um mistério que desconheço, e por mais que sempre pergunte ao cabelereiro-amigo, nunca descubro a maneira certa de fazer uma escovinha caseira sem ter que precisar R$40!

Mas tem coisas básicas que devemos seguir pra conseguir o mínimo de resultado satisfátório (leia-se aquela secada básica pra domar o picumã style).
escova-cabelo

1. Escova: O tamanho vai de acordo com o seu cabelo, mas praquele cabelinho crescendo na nuca, use a bem pequenininha. Aconselho as com cerdas naturais e que tem o metal na raiz das cerdas, que esquenta melhor.

2. Leave-in: É aí que mora o perigo (e o segredo), não adianta passar qualquer um, esse é um tipo de produto que vale o investimento. Marcas como Kérastase e Tigi tem ótimos produtos pré-escova.

3. Lave e seque bem: Quando vou ao salão de cabelo molhado, meu cabelereiro sempre pede que eu passe shampoo duas vezes e que depois retire TODO o condicionador. Além disso, usar marcas razoáveis, quebra bem o galho. Ultimamente uso a linha Granado e amo.

4. Secador: Se você tem o hábito de secar o cabelo, vale investir num bom $ecador. Os semi-profissionais estão na faixa dos R$150. Além disso,  veja o peso antes de usar, caso o supino não seja hábito em sua vida, fazer escova será mais difícil ainda. Agora caso você não seque o cabelo frequentemente, os da Conair são razoáveis, baratinhos e vendem em qualquer boa farmácia.

5. O ato de secar: Separe os cabelos em o máximo de parte possíveis, quanto menos cabelo você secar por vez, melhor você o faz. A posição do secador sempre tem que ser de cima pra baixo, o vento nunca pode ficar pra cima, caso fique, assuma o modelito Teletubbie inside. Insistir na raiz é fundamental, seque-a bem, senão aquela nuvenzinha no topo da cabeça entregará a escova mal-feita.

6. Finalmentes: O último vento tem que ser o frio, pois ele dá brilho e assenta o cabelo. Depois disso, é indicado um anti-frizz, popularmente conhecido como silicone. Eu uso um da Avon e adoro, e os da John Frieda vendem na farmácia e também são super indicados, além disso a marca de ótimos produtos para todas as etapas de secagem.
dicas-secar-cabelo


Alguém tem uma super dica pra escova de cabelo perfeita??

Anterior
Próximo
Comente Aqui

23 comentários em "O mistério capilar da humanidade"
  1. Renata N
    11 maio 2009 // 08h51

    Escova em casa é uma malhação… principalmente pra quem tem muito cabelo e comprido! Quando termino já estou tão suada que os cabelos da nuca já começam a ondular! Agora tá mais curto, então fica beem mais fácil. O meu é repicado então, pra finalizar, uso uma pomada nas pontas, pra ficar bem despontado, arrepiado.
    E quanto a fazer escova no salão, tem que ser um profissional muito bom, senão o cabelo fica tão elétrico que fica aquela camada de cabelinhos em pé que demooora a baixar, e parece que levei um choque!

  2. Weber
    11 maio 2009 // 09h55

    Aii meninas, é por isso q vcs sao tudoo

    olha o sacrificio q vcs fazem pra sempre estarem belas e com essas madeixas

    de deixarem os homens babando +_+
    Como eu tenho um cabelo meio emo u.u’, eu no maximo
    faço uma chapinha, sometimes….

  3. MARCELLE VALENTE
    11 maio 2009 // 10h22

    Escova pra mim é só no salão mesmo! o.O
    Em casa só a chapex (every day)!, passo sempre uma pomada finalizadora na franja e um protetor térmico nos fios, Pq ficar sem escova NÃO DÁ!!!

  4. 11 maio 2009 // 10h22

    Thê, vc vai amar: http://estiloglam.com/2009/05/08/gossip-guy-o-irresistivel-bad-boy-ed-westwick/ Lembrei de vc, rs! Bjs

    Para quem tem o cabelo liso e as vezes o quer com um pouco mais de movimento, aconselho dormir de coque. Quando vc acorda e solta o cabelo fica todo ondulado, lindo!

  5. vivi
    11 maio 2009 // 10h25

    Uso um produto antes de secar o cabelo com secador que é maravilhoso, e é termoativado. É o Heat Glider da linha Smoothdown da Redken, com óleo de macadâmia. Este mesmo produto é utilizado na escova catiônica. Ele tira o frizz do cabelo, aqueles fiozinhos meio quebradinhos que insistem em levantar na superfície do cabelo…

    Para quem tem o mesmo problema que eu, o de ter pouco cabelo e pouco volume, e os fios muito finos, tem um produto ótimo da TIGI, o Small Talk. Ele dá volume e serve também como fixador leve. Eu uso com o cabelo úmido, como se fosse um leave-in (ele também trata o cabelo) e seco com o secador.

    • 11 maio 2009 // 10h45

      Redken é muito bom, né!
      Cunhada, em NYC tem uma mega giga loja da Redken, acho que fica na 5a, vc tem que ir!!
      Ahhh, vc não pode deixar de ir na Rick’s!!! Tem em vário lugares, mas no Soho tem uma giga, com 89230748 coisas pra cabelo!!!

      ” A cosmetics junkie´s paradise” http://www.rickys-nyc.com/

  6. 11 maio 2009 // 10h57

    Oi,
    Cortei o cabelo curtinho para não precisar mais de fazer o escovão.
    Boa semana

  7. Bruna
    11 maio 2009 // 11h07

    Meu cabelo é praticamente liso, uma onda aqui, outra acolá, mas como é muito fininho se eu não passar a escova ele fica aquela coisa desvairada em todas as direções, e uso franja, que GRITA por secador. Uma coisa que observei nos salões, apliquei na minha franja e vi resultados é na hora de escovar, não escovar os fios sempre na mesma direção. Joga a mecha pra direita e escova, depois pra esquerda, pra cima e pra baixo. Fica muito mais lisinho depois. Não sei no resto do cabelo, mas na franja dá super certo. Só não exagere no pra cima pra não ficar aquela coisa Xororó.

  8. 11 maio 2009 // 11h07

    Quase nunca seco meu cabelo no secador. Ele não é liso liso, é liso ondulado, mas quando é preciso não uso o secador (esse só no inverno mesmo), ligo o ventilador no mais forte e uso uma escova com cerdas duras e espaçadas e grande. Divido o cabelo para não misturar com o vento e acabar quebrando, e vou passando a escova lentamente. Depois passo algum produto ati-frizz. E, para dar um melhor acabamento e se eu tiver tempo e paciência prendo na nunca com uma piranha fazendo um coque e a franja prendo para um lado com grampinhos. É bem mais rápido e o cabelo fica macio e brilhante e bem natural!
    Bjs
    Carolina

  9. silvia chamma
    11 maio 2009 // 12h57

    Uso dois produtos para a escova (meu cabelo é curtinho, lembra aquele da Nicole Ritchie em seus tempos anoréxica), e eles foram aprovados pelas minhas amigas… Primeiro um termo protetor/ hidratante da Kerastase verdinho, Cimment qquer coisa… e o silicone da Tigi que dura um ano, o Girl Toy. Bjs

  10. Caroline®
    11 maio 2009 // 14h59

    Modéstia à parte, faço uma escova tão boa quanto a do salão (até melhor, dependendo da cabeleireira….) São anos de prática! Vc falou tudo de importante, The: cabelo bem limpo e desembaraçado, um bom leave-in (eu recomendo o Liss Ultime da L’oréal Expert, facilita horrores!), boa escova (recomendo as da Condor) e um secador power (Taiff ou Ga.ma, não sei usar outros). Pra finalizar, o reparador de pontas da Avon, o mesmo que vc usa (amooooo! leve e cheiroso.) E muita prática, que é o que faz a diferença!

  11. 11 maio 2009 // 15h49

    Eu faço a escova em casa, e às vezes prefiro muito mais a minha! Tenho um jeito só meu de escovar os cabelos que em 10 minutos tô pronta. Tudo bem que meu cabelo não é compridão, o que facilita. Uso sempre depois o jato frio + o silicone da Kerastase e faz uma diferença ABSURDA! bjsss

  12. 11 maio 2009 // 17h12

    Ih não sabia da dica final do ar frio! ADOREI!
    Mas graças a Deus não sou escrava de escova… pq não tenho paciência! É meu pecadinho como mulher vaiosa… rsrsrsrs
    Dou uma leve secada, com cabeça para baixo (pq tenho pouco volume de cabelo!) e voilá!

  13. 11 maio 2009 // 19h55

    oi!!!! amo o blog!
    pergunta – que programa vc usa pra montar esses conjuntinhos de produtos, ou de makes ou de qqe coisa? Rs!
    Sou novata no assunto e so conheço o Polyvore!
    beijos

    • 11 maio 2009 // 20h10

      ehhehehe eu uso o powerpoint mesmo!! Raramente que recorro ao photoshop!

  14. Fernanda Lima
    12 maio 2009 // 00h20

    Gente quem faz escova em casa eh guerreiraa demais!! eu nao tenho braço pra isso! ainda mais q meu cabelo eh cumprido e tenho mtooo!! eu só seco a franja e o resto seco normal pra depois passar uma chapinha básica depois!
    amo os produtos da Kérastase!! não são mto baratos neh, mas vale mto a pena!!
    Meu cabelo é mtoo oleoso, e começei a usar um xampu com Mentol na fórmula, e ajuda mto! nao preciso ficar lavando todos os dias!
    xoxo

    • 12 maio 2009 // 00h31

      Juuura? Mentol? Mas vende onde? Ou é formulado??
      Meu cabelo tb é oleoso e tenho que lavar toda hora!

  15. Fernanda Lima
    12 maio 2009 // 03h03

    Eu li (não lembro onde) que era bom xampu com Mentol na fórmula, dai eu fui caçar algum q tivesse.. e q fosse mais barato neh, pq eu gasto quase um pote por lavada no meu cabelo,rs (por ser grande e ter mto,alem de passar 2vzs o xampu) e achei o Clear anticaspa men – Maximum fresh (gente eu nao tenho caspa nao hein!!kkkk) Ele remove a oleosidade, o mentol refresca o couro cabeludo e dá brilho! Gostei do efeito q deu no meu cabelo!! e ficou menos oleoso q antes, f a t o!
    Experimenta, as vzs diminui a oleosidade do seu tbm!! ;)
    Se alguém souber de outros com Mentol, me avisem tbm!! hehe

    • 12 maio 2009 // 09h52

      Nossa, vou comprar hoje mesmo!!!! AMEI A DICA!
      E vou pesquisar se existem outros, ai faço um post e te homenageio ehehhehe

  16. Fernanda Lima
    12 maio 2009 // 13h09

    Ok! vou esperar então! hehehe

  17. larinha
    12 maio 2009 // 17h34

    The, eu jah usei esse pre escova da tigi-bed head, e o meu cabelo super enjoou! Hj uso um da redken q eh perfeito, meu cabelo eh super seco e uso shampoo e condic da Tigi q chama Dumb blonde(rss) mega hidratante e cheiroso e super melhora a qualidade da minha escova! Ah claro fazer selante d 3 em 3 meses ajuda mto na qualidade e hidratacao dos fios! Beijo beijo

  18. joelma
    15 maio 2009 // 11h52

    adoro fazer mas tenho muito cabelo e ele arma oq eu posso fazer para nao acontece isto bjs .jo

  19. 29 nov 2011 // 11h03

    Essa escova de cabelo que está na foto é anti-frizz?