Decorismo  •  25 maio 2009

Arquitetura da moda

Vocês estão carecas de saber da minha paixão, e eterna comparação, da moda com a arquitetura e vice-versa. Pra mim, as duas andam sim de mãos dadas e abraçadas, seja no desenvolvimento de uma coleção ou na concepção de um projeto.

Aproximando ainda mais um tema do outro, Tóquio é celeiro de grandes projetos arquitetônicos direcionados ao mercado (de alto luxo) da moda. Mas o mais interessante, é que essas grandes marcas escolhem os arquitetos baseados na mesma linguagem construtiva usada pelas marcas. Além dos acabamentos nobres feito com o logo da marca, utiliza-se segunda pele, tramas e transparências, tudo isso interpretado nos moldes arquitetônicos.

Um exemplo claro dessa parceria é a Prada, localizada na Champs-Elysées nipônica, a famosa Avenida Omotesando, que é repleta das principais marcas do mundo e dos mais renomados e premiados projetos. O projeto é da dupla Herzog e de Meuron, mesmos autores do “ninho de pássaro” na China.
prada-toquio

A Hermés, é projeto do mestre Renzo Piano, e foram gastos mais de 13.000 tijolos de concreto. Durante o dia, a fachada é transparente, mas à noite ela brilha, refletindo as luzes japonesas. O interior remete o estilo clássico da marca.
hermes-toquio

Em cada esquina de Tóquio tem uma Louis Vuitton, mas essa criada pelo arquiteto Jun Aoki é minha preferida, pois preza por uma das minhas disciplinas favoritas da área: a iluminação! Os tubos de cristal colocados na fachada, além da função decorativa, exercem um aspecto luminotécnico que varia de acordo com a posição e luz do dia. Além disso, detalhes como o monograma da marca, feitos de aço inox, complementam a mega loja.
lv-toquio

Outra loja em Tóquio que une arquitetura, design e moda, é a Tod’s. Com arquitetura simples de concreto armado e vidro, que são transformados em formatos de árvores locais. O conceito, praticamente orgânico, se destaca com a iluminação.
tods-ny1

Pra terminar a orvedose de arquitetura, a Dior de Omotesando tem em sua fachada o monograma da marca, e seguindo a tendência japonesa de arquitetura, muito vidro na fachada. O detalhe é que os provadores da loja não possuem espelho, mas sim uma câmera que tira foto do dito cujo a cada 3 segundos e projeta numa tela dentro da cabine.
dior-omotesando1
Arquitetura e moda são duas coisas que amo.

Anterior
Próximo
Comente Aqui

21 comentários em "Arquitetura da moda"
  1. Milaa
    25 maio 2009 // 01h06

    *——* Nossa Thê, esse post ficou perfeito. Os dois (moda e arquitetura) com certeza andam juntos, e vamos combinar né?!, um mais perfeito que o outro! ;D eu estou fazendo Design, mas simplesmente amo Arquitetura, e claro a Moda. Ainda estou super indecisa sobre o que escolher na hora do vestibular (faço só tecnico por enquanto), mas ainda assim acho que vou seguir no ramo da arquitetura, que aqui no RS, pelo menos na faculdade federal, tem um curriculo e tanto. espero estar seguindo o caminho certo!

  2. 25 maio 2009 // 01h13

    Nossa, que super post! =)
    Não conhecia estas “construções”, e confesso que nunca tinha ido atrás tbm, mas simplesmente adorei! Hermés e L.V. são lindas d+! Vou começar a prestar mais atenção nisso a partir de agora! Grande bjo!

  3. Fernanda Lima
    25 maio 2009 // 01h28

    Gente q TUDO!! A loja da Dior eh perfeitaaaaa

  4. Weber
    25 maio 2009 // 01h38

    Q absurdo de lindo isso tudooooo
    devem ser as mais bonitas filiais dessas lojas no mundo
    to simplesmente IN LOVE com a Tod’s, a Prada e LV
    aiii todas sao liiiindaaaasss
    sorte sua neh Thê, trabalhar com algo que se encaixa tao bem
    com a moda q vc ama ;)

  5. Marcelle Valente
    25 maio 2009 // 08h25

    Genteeeee! Q chiq os provadores da Dior… A-May !!!

  6. 25 maio 2009 // 09h20

    Oi Thereza! venho sempre aqui (nunca comentei porque quando era WordPress eu nunca conseguia ) e também sofri com a ausência do Fashionismo na semana passada. Enfim , passei por aqui só pra dizer que adoooooro seu blog, bjs

  7. Fabio
    25 maio 2009 // 10h19

    Todas divinas, maravilhosas!!But…. PRADA é minha predileta, não adianta!É moderna é retrô,é intelectual,é espiritual, é chicosa,é esnobe!! Glam!Glam!Glam!

    Prada é minha numero 1 no quesito criatividade/comércio/conceito.

  8. vivi
    25 maio 2009 // 11h25

    Thê, eu vi um livro na Livraria da travessa sobre o assunto, chama-se “Absolutely Fabulous” que une moda e arquitetura, e mostra exatamente isso, algumas lojas de luxo e sua arquitetura-escândalo. Quando procurei novamente na sexta feira, não achei mais…

  9. 25 maio 2009 // 11h33

    A loja da Farm na Vila Madalena em SP se encaixaria direitinho nest post!

  10. 25 maio 2009 // 11h34

    ok, que este post fala de Tókio…

  11. Marcelle
    25 maio 2009 // 11h43

    Moda e arquitetura se complementam não somente pela forma – por vezes transposta em vestuário – mas também pela função – envolver, cercar, proteger.
    Mas o que eu acho mais fascinante neste “casamento”, é a bagagem cultural que ambas carregam – Arquitetura e Moda são espelhos que refletem tendências sócio-culturais e as explicam melhor que qualquer livro de história!

  12. 25 maio 2009 // 11h59

    aiai, eu me obriguei a ler mais vezes esse post, sério, ficou muuito bom ;D

  13. Anna
    25 maio 2009 // 13h02

    Se eu não me engano, o predio de alguma coisa do Herchcovich no Japão também é todo modernete. puro loosho

  14. 25 maio 2009 // 15h07

    Thê, quando eu fizer a minha coleção e abrir uma loja vc será a arquiteta, combinado? Ai sooonho, rs! bj

  15. Cintia
    25 maio 2009 // 15h20

    O melhor post do fashionismo, tb adoro a parde da iluminaçao, muda tudo.
    A Tod’s deveria gastar menos no ambiente e mais na cratividade dos produtos dela, pq eu acho os sapatos e as bolsas dela bem pobrinha parece coisa la do “Beco da Poeira”.

  16. Julia Gutierre
    25 maio 2009 // 21h44

    Babei na fachada da Tods!

  17. 25 maio 2009 // 22h23

    Adorei!!!!
    Acho que arquitetura e moda andam super juntas, sim.
    Mas acho também que a arquitetura tem um “tempo de duração” bem maior que o das roupas. E o que é legal em projetos de lojas é isso: como elas trocam a linguagem e a “carinha” com mais frequência, os arquitetos podem experimentar mais nelas. Acho que os projetos de lojas acabam funcionando como um laboratório de experimentação para idéias novas.
    Adorei ler isso!!!!
    Beijos.

  18. 28 maio 2009 // 18h55

    Não tem como discordar que moda e arquitetura se complementam. Tanto que minha coordenadora de curso fez os dois (meu sonho!), hahaha. E ainda não consegui me decidir sobre qual é a mais legal… Tô entre a Hermés e a LV.

  19. Ciro Azul Cobalto
    02 maio 2012 // 19h12

    Estou fascinado em descobrir mais sobre meu país favorito, adorei e sou estudante de arquitetura. Japão é um dos locais que eu quero muito conhecer e talvez até morar por uns tempos.